Não ponhais a candeia debaixo do alqueire - Estudo do Evangelho à Luz do Espiritismo

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[Música] Olá amigos nós estamos reiniciando a programação sobre estudo do Evangelho à luz do espiritismo no programa de hoje analisaremos o Capítulo 24 do Evangelho Segundo o Espiritismo não ponhais a Candeia debaixo do alquil O interessante é que o codificador nesse capítulo ele Analisa essa parábola de Jesus inclusive comenta Porque Jesus fala por parábolas mas Analisa também não vad ter com os gentils não são os que gozam de saúde que precisam de médico da carregar a sua cruz quem quiser salvar a vida perd e este Capítulo Allan Kardec não incluiu mensagens espirituais também ele fez
as suas próprias análises os seus estudos sobre os trechos bíblicos e nós estaremos hoje analisando um trecho de Mateus e que diz o seguinte ninguém acende uma Candeia para pô-la debaixo do alqueire ponha-a ao contrário sobre o candeeiro a fim de que ilumine a todos os que estão na casa é interessante que hoje em dia no Brasil a palavra Candeia ela tem significad às vezes localizados ou regionalizados em algumas regiões do país nem é utilizado a palavra alqueire em nosso país hoje tem outros significados também então torna-se muito importante nós entendemos no contexto da vida
do Cristo o que significavam essas palavras Candeia alqueire candeiro isso aí na tradução feita por roldo dias existe alguns esclarecimento sobre isso Candeia ele coloca como sendo de Barro alimentada por óleo geralmente azeite de oliva utilizada nas residências e no templo então é aquela aquele formato da lâmpada mesmo quando a gente fala aquele gênio da lâmpada da lâmpada Gadinho da lâmpada de ladinho é aquele formato mesmo aquilo que pendura-se ela tinha uma correntinha você pendurava ou você colocava em cima dos objetos e na ponta dessa lâmpada ficava aceso o fogo tinha um pavio e esse
fogo ficava aceso o alque por sua vez o Aroldo coloca aqui na verdade ele transliteradas ilhame utilizado para guardar o azeite cuja capacidade em litros era aproximadamente igual a da unidade de medida ou seja 35 L na Palestina ela costume guardar a Candeia apagada debaixo dessa vasilha então a gente vê que era uma vasilha que comportava 35 l não era algo pequeno era algo relativamente grande esses nossos baldes que a gente usa hoje em dia tem por volta de 10 12 15 L Seria algo o dobro onde Eles guardavam a Candeia a Candeia era movida
por azeite e esse local eraa onde se guardava o azeite então era era tudo muito interligado então isso é na questão lexic nos ajuda a entender um pouco mais do que que Jesus do ponto de vista das palavras estava dizendo isso é muito importante porque Jesus construía o seu ensino com aquilo que era do cotidiano da vida das pessoas e a vida naquela época tinha elementos muito diferentes que que a gente tem hoje então a gente não se lembra da função da Candeia de como é que é o processo de produção como é que eles
se armazenavam isso e o Emanuel quando comenta esse versículo ele faz cinco comentários sobre esse versículo especificamente né e e um deles tem um aspecto muito importante porque ele fala assim Às vezes a gente interpreta isso como sendo somente a divulgação falar pros outros a gente tem que lembrar do azeite que a Candeia consome na hora de produzir luz e o azeite são os recursos a nossa própria vida tempo nós estamos consumindo essas coisas para produzir de luz para o próximo ou a gente tá com uma Candia apagada debaixo do alque né Pois é e
o tempo é a única coisa que a gente não recupera né sal esse vai e é interessante você não recupera as outras coisas a gente pode mas o tempo nesse sentido dessa luz que a gente deve produzir em benefício do outro é interessante a gente voltar um pouquinho um versículo antes para entender um pouco melhor essa passagem porque essa passagem ela se situa no sermão do monte né onde Jesus concentrou resumiu sintetizou as suas máximas então quando a gente quer um roteiro seguro resumido basta ler o sermão do monte e voltando no Versículo 14 porque
Kardec inicia do 15 Jesus diz vós sois a luz do mundo não se pode esconder uma cidade situada num Monte aí a gente começa a ver estabelecer relações bom voçes a luz do mundo e a gente vê passagens concordantes a gente vê que aparece aqui indicando João 8:12 aí a gente vai ver o que que é João 812 é aparece assim novamente Jesus L dirigiu a palavra eu sou a luz do mundo aquele que vem em meu seguimento não andará nas trevas ele terá luz que conduz a vida então a gente vê que começa a
ter essas relações uma passagem vai completando a outra e essa luz na verdade é o que Jesus veio trazer E se a gente pegar a questão da Candeia tem uma nota explicativa aqui quando fala na de não colocar ela embaixo do candeeiro do mdio aonde na casa que ela deveria iluminar todos e tem uma nota explicativa dizendo que e aqui na tela do ecumênica da Bíblia no Oriente ou seja naquela região a casa das pessoas humildes consta de uma peça ou seja era um cômodo único Então aquela Candeia deveria ser colocada alta para iluminar o
cômodo e aclarar aclarar a todos Então na verdade é uma questão se a gente olhar é um combate direto ao egoísmo um estímulo à fraternidade é é essa lição Isso é uma maneira se olhar Entre várias mas vamos prosseguir nas análises aqui no Evangelho Segundo o Espiritismo nesse capítulo o item 4ro Kardec eh vem tecendo os comentários analisando esse versículo né E ele fala que parece um contrassenso parece um paradoxo que Jesus que sempre falava por parábolas Viesse a nos convidar a colocar a Candeia sobre alqueiro ou a luz em um local que que fosse
que iluminasse a todos mas ele mesmo Kardec Analisa que Jesus as grandes Multidões ele tratava de certos temas em um determinado grau de aprofundamento de de de elevação do conhecimento Quando ele estava num ciclo menor no ciclo mais íntimo com com seus discípulos seus Apóstolos ele tratava de temas e com de outros temas que não eram tratados com a multidão e com um grau de de aprofundamento muito maior e também Kardec nos explica aqui que as comunidades assim como os próprios seres humanos eles têm seus graus de evolução então o o grau do conhecimento tem
que ser proporcional àquela capacidade que tem ou uma determinada pessoa ou uma comunidade de absorver esse conhecimento Então você colocar A Cir sobre alqueiro ou todos os nossos esforços de tempo e recursos para passar adiante a a mensagem ele deve ser proporcionalizado ao grau de absorção que tem aqueles que com os quais nós estamos convivendo ou que estão nos ouvindo né então isso é muito interessante que aí eles desmancha esse paradoxo com com Jesus fala com parábolas eles falavam por parábolas para quê Porque era o o grau de capacidade de absorção que tinha a multidão
para ouvir inclusive no sermão do Monte que foi citado pelo pelo Flávio não é É interessante como é que Kardec a sabedoria dele né quando ele vai eh analisar e e comentar o evangelho ele coloca vários Versículos né Então tá tá tá avalando esse da Candeia E aí de repente ele ele vem aqui para falar eh na passagem né de Mateus 13 15 10 a 15 por que falas por parábolas né Então se se eu não coloco eh a Candeia debaixo do alqueiro Mas por que que tá ocultando alguma coisa E aí ele explica né
que não é porque está ocultando no sentido de não tem uns privilegiados e outros não né é a dose homeopática né você vai aumentando ação intensa cega né cega e confunde Honório aqui no livro luz imperecível ele fala muito bem de nós termos que respeitar as pessoas que ainda T pouca luz essa luz espiritual porque um conhecimento muito profundo dado a essas pessoas pode confundi-las e trazer grande prejuízo para elas então por isso esse comentário do do Edmilson nós temos o cuidado de ver para quem nós estamos falando com com quem nós estamos conversando e
trazermos esse conhecimento o mais palatável possível ao entendimento das pessoas Então vamos agora preparar pro intervalo e fica claro portanto que a palavra alque não tem nada a ver com o que se fala hoje no Brasil que alque é uma medida de terra então nós voltamos após o intervalo com mais comentários [Música] Vamos então continuar com os nossos estudos sobre não ponhais a Candeia debaixo do alqu eu queria falar um pouquinho aqui do Candieiro né que foi colocado nós temos que ver que se você tem uma Candeia com pouca luz colocar no lugar muito alto
que a luz chegar pessoas que tem a luz mais alta né então Chic por exemplo a esia dele expu luz pro mundo todo né então o Candieiro é de acordo com a nossa conção evolutiva aquilo que nós podemos produzir aquilo que nós podemos oferecer de luz e aqui no livro Evangelho por emana nós temos aqui um trecho diz o seguinte é possível marchar valendo-nos de luzes alheias todavia sem claridade que no seja própria padecemos constante ameaça de queda os proprietários das lâmpadas acesas podem afastar-se de nós convocados pelos montes de elevação que ainda eh ainda
não merecemos então a gente confia muito nos guias espirituais ah os espos vão resolver isso aqui não nós temos que fazer a nossa parte nós temos que a nossa luz porque amanhã depois né esses espíritos tem também suas tarefas eles podem nos deixar E aí então essa questão da nossa luz Ser Uma coisa pessoal eu não tenho condições de ajudar um amigo meu adquirir a sua luz eu até posso iluminá-lo para ajudar o caminho dele temporariamente com a minha luz mas cada um tem que lutar pelo se bamento para adquirir a sua cata luz é
e e nesse ponto aí eu gostaria de aproveitar que os espíritos evoluídos têm nos dito que muito do que ainda ocorreu no mundo ou não ocorre no caminho do bem É por causa da timidez dos bons né então como o Zé luí falou se se a minha luz não é tão forte assim e eu claro que eu não vou P colocar o candeeiro lá em cima eh num local muito alto mas no meu nível que eu estou eu não devo ter essa timidez e devo oferecer aquelas coisas boas que eu tenho porque senão a gente
vai cair comentário que Allan Kardec faz no item cinco desse capítulo que ele quando ele fala do contrário daquelas pessoas que ocultam esse saber esse conhecimento não compartilham para poder dominar os demais uhum para para o exercício do do Poder Eu sei eu domino o outro não sabe é dominado por mim né que é o um caminho da da impositivo ditatorial que que existe que nós estamos vendo tanto ainda hoje em dia no nosso mundo em todos os campos n não estamos falando aqui do campo político no campo social no campo econômico nós vemos acontecer
esse tipo de coisa por causa dessas pessoas que ocultam o saber não compartilham para poder ser dominante né é eu lembrei né da importância do estudo né Porque é bom que a gente tenha Mestres é bom que a gente tenha livros que nos ensinem né mas que a gente busque que essa luz né por conta própria E lembrei também da da parábola das 10 Virgens né que que né quando chega lá quem quem não tiver o óleo não não vai entrar né Não adianta você pegar o óleo do outro né então Eh essa busca constante
de est estudando né de de Tá tendo sim Jesus como mestre guia né o espiritismo que esclarece mas que a gente vá às Fontes né É aqui no na introdução de o evangelho segundo espiritismo Kardec bem fala que a chave do entendimento do Evangelho de Jesus se encontra no espiritismo mas essa chave precisa ser utilizada é não adianta você ter a porta a chave na mão ficar com ela no B so BR achando ela linda mas não abre a porta não abre a porta e é o que você disse a a porta vai ser aberta
pelo estudo pelo trabalho pela persistência então nós temos tudo a porta a chave uhum conção condição e ele diz que os espíritos são as as as vozes do céu que nos está nos serão esses esclarecimentos e que dali por diante elas não cessariam continuariam e É nesse nessa prospecção que Kardec fez que entra o resto das obras complementares subsidiárias entre elas as de Emmanuel Emmanuel comenta vários Versículos várias passagens em diversas mensagens mas ele também registra testemunhos experiências de vida nos seus romances históricos entre eles su a 2000 anos e aqui nesse romance tem uma
passagem que se conecta diretamente à aquela ideia que o Edmilson falou a pouco da timidez da gente ter a coragem da gente ter dia de pô a candeia de levantar a candeia de às vezes romper com Convenções de às vezes sair da zona de conforto mesmo de ir ao encontro de outras pessoas para ajudar elas a se auto iluminar por aí vai também né então aqui no 2000 anos tem um exemplo disso em um de seus capítulos eh o capítulo C Capítulo 5 Se não me engano e da segunda parte nas Catacumbas da fé e
no circo do martírio esse capítulo vai tratar da ida de Lívia e de Ana sua serva sua escrava há uma catacumba para ouvir João de cleofas que foi um enviado de Antioquia para falar sobre os ensinos de Jesus naquela ocasião elas foram e no final quando João de cleofas já estava finalizando e fazendo a prece soldados Romanos chegaram de surpresa fizeram ali eh eh uma armadilha mesmo para prender todos e naquele momento João de cleofas disse alguns crentes mais exaltados começaram então a apagar as tochas provocando as trevas para a confusão e o tumulto mas
João de cleofas dess Serra da Tribuna com sua figura radiosa e impressionante a gente vê que essa frase de Emmanuel tem todo um sentido figurado ou seja Diante Do perigo diante de uma dificuldade diante de uma eles seriam presos então para eh ele ele perderia um privilégio vamos dizer assim pessoas apagaram tochas provocando as trevas ou seja treva que pode ser treva interior também você não acender esse você se recusar ou você protelar esse alto acendimento podemos dizer assim se ocultar Pois é e ó o que ele continua dizendo aí vem essa frase de João
de cleofas irmãos gritou com estranha e vibrante no seu apelo como que saturado de extraordinário magnetismo recomendou o senhor que jamais colocássemos a luz sobre o alqueire não apagueis a claridade que deve iluminar o nosso exemplo de coragem de fé então pôr a Candeia em cima do alqueire é na verdade é promover essa iluminação é dar o exemplo de coragem e de fé na hora do testemunho na hora do testemunho e até perante os demais o próprio Kardec se pergunta aqui no no item seis desse capítulo que nós estamos estudando pergunta-se que proveito podia o
povo tirar dessa multidão de parábolas cujo sentido se lhe conserve impenetrável não é e que aí daria aquele sentido paradoxal de de estar se escondendo as coisas e Kardec explica muito bem que na realidade Jesus falou de alguns temas da sua doutrina ele falou por parábolas mas teve coisas nas quais ele foi muito Claro não é ele diz aqui mas tendo feito da caridade para com o próximo e da humildade condições básicas da salvação tudo que disse A esse respeito é inteiramente Claro explícito e sem ambiguidade alguma só pra gente não pensar que Jesus Ficou
sempre falando por parábola e ele colocou a Candeia sobre alque tanto por parábola como por colocações explícitas né naquela época é só interessante lembrar que Jesus não era o único a falar por parábolas os mestres judaicos falavam por parábolas isso er uma forma de ensino muito utilizada e às vezes ele falava a parábola para que a multidão se interessasse não entendesse e quisesse segui-lo para para entender o sentido é por isso que às vezes Jesus Explica as parábolas Jesus explica duas parábolas no Novo Testamento só duas a do joi do Trigo e a do semeador
são e a explicação do próprio Cristo dessas palavras nos Evangelhos aqui no livro também evangel por himano do livro caminho verdade e vida tem um trexo que fala com com continuando ali a fala do des inço eh o problema eh o problema fundamental da Redenção meu amigo não se resume a Palavra Falada ou escritas é muito fácil pronunciar belos discursos e prestar excelentes informações guardando embora a cegueira nos próprios olhos Nossa necessidade básica é de luz própria de esclarecimento íntimo de autoeducação e conversão substancial do eu ao reino de Deus no finalzinho fala assim todavia
avançar sem luz é impossível é e a gente sempre tem que lembrar né a função da luz é brilhar Onde existe escuridão é que ninguém vai acender uma luz para brilhar durante o dia porque ali já há luz então se a gente tem alguma luz já desenvolvida nós vamos ser convidados a iluminar aonde ela é necessário is Porque fala que quem acende uma luz é o primeiro aer da luzo é bom pessoal nós estamos aí completando uma segunda etapa desse estudo do Capítulo 24 e após o intervalo será interessante nós trocarmos ideia sobre aspectos práticos
porque esse capítulo não ponhais a Candeia debaixo do alqu tem a ver com a difusão da mensagem cristã e no nosso caso da mensagem espírita então nós Voltaremos após o intervalo analisando aí algumas questões sobre a do ensino de [Música] Jesus nós estamos retomando o estudo do Capítulo 24 do Evangelho Segundo espiritismo não ponhais a Candeia debaixo do alqueire ao mesmo tempo estamos na Federação Espírita brasileira fazendo a campanha Viva o evangelho ou seja estimulando o conhecimento estudo e a prática do Evangelho Segundo o Espiritismo por ocasião dos seus 150 anos de publicação por isso
que é interessante fazer com que o evangelho realmente Pulse no coração das pessoas na prática nas ações de todas as pessoas em função disso esse capítulo ele é bastante sugestivo porque ele trata do assunto de fusão e nós temos então uma pergunta a fazer Kardec ele Analisa nesse capítulo também um trecho de Mateus não vest com os gentios Jesus enviou seus 12 apóstolos depois de lhes haver dado as instruções seguintes não procureis os G e não entreis nas cidades dos samaritanos ide antes em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel e nos lugares onde
fores pregai dizendo que o reino dos céus está próximo a nossa pergunta é como Houve essa orientação e poucos anos depois e Paulo o grande Apóstolo da difusão da mensagem cristã ele provoca uma grande ruptura e vai divulgar o cristianismo para os gentios para todo o entorno do mar mediterrâneo e do império romano é é interessante a gente ver primeiramente pensar o que era o Gentil né dentro daquele contexto quem era o Gentil Gentil era todo aquele que não era judeu era considerado Gentil ou Hebreu cas judeu na verdade tinha samaritanos que também eram descendentes
do povo hebreu e os judeus que eram aquelas duas tribos de Judá e Benjamim que montaram a capital na Samaria mas tudo aquilo que não fazia parte daquela cultura Hebraica era considerada como gentios eles fazem a divisão porque os samaritanos determinado momento da história eles se dividem E aí passam a ser odiados pelos judeus das duas tribos cuja capital era Jerusalém então era o resto todo mundo né É é todo mundo que fugia daquele grupo padrão que eles cons que eles elegiam como próximo porque para o judeu próximo era só aquele que ele se identificava
os seus os seus pares Mas é interessante a gente pensar porque a gente vê essa passagem aqui e a gente tem um pouco de dificuldade em transpor pros dias de hoje porque Jesus aqui ele fala dos Apóstolos então tem uma uma distinção Jesus costuma falar em suas passagens em discípulos em Apóstolos em multidão quando ele fala em discípulo ele tá ensinando algo Apóstolo é essa pessoa que ele já ensinou algo e vai pregar Vai representar ele então aqui no caso já é ele tá falando de iniciados pessoas que vão de alguma forma passar algum ensinamento
exemplificar algo pessoa que já tem de alguma forma conhecimento ou já foi tocado pela mensagem do Cristo mas pra gente entender essa passagem e tentar trazer pros nossos dias de hoje nós vamos nos valer de um trecho do livro Boa Nova do Espírito Humberto de Campos no capítulo 5 chamado os discípulos ele vai fazer um comentário parafraseando exatamente o mesmo trecho de Mateus só que ele vai trocar as palavras e jogar no lugar expressões que façam sentido nos dias de hoje na verdade ele vai colocar caracteres espirituais caracteres de pessoas comportamentos que estão presentes Desde
aquela época até hoje naquela época associado a um Gentil hoje em dia é outra coisa mas vamos ver vamos ler um pouco aqui o mesmo trecho em Humberto de Campos de conformidade com a narrativa de Mateus as recomendações iniciais do Messias aclarar as normas de ação que os discípulos deviam seguir para as realizações que eles competiam concretizar amados entrou Jesus a dizer-lhes com mansidão extrema não tomeis o Largo caminho Por onde anda toda a gente levada pelos interesses fáceis e inferiores gentils então quando a gente fala em Gentil o Gentil daquela época é na verdade
o grupo de pessoas de hoje que segue o caminho largo por onde anda a maioria tomada pelos interesses fáceis e inferiores então isso isso aqui é gentil buscareis a estrada escabrosa e Estreita dos sacrifícios pelo bem de todos também não penetra nos centros de discussões estéreis a moda dos samaritanos nos das contendas que nada aproveitam as edificações do verdadeiro reino nos corações com sincero esforço então Samaritano Hoje em dia a gente identifica muitos Campos eh samaritanos ainda hoje ou seja locais onde há discussões estéreis e pouca ação prática e falta de essência muito palavreado muita
muito discurso eh muita beleza Eh nas frases mas tudo estéril discussões estéreis então ele fala não vai encontro disso que também vale a pena e de antes em busca das ovelhas perdidas da casa de nosso no pai que se encontram em aflição e voluntariamente desterradas de seu divino amor então ele fala das ovelhas desgarradas de Israel é esse tipo de povo ou seja os sofredores a gente tem que ir ao encontro dos sofredores eh que voluntariamente voluntariamente desterrada seu amor divino ou seja aquela pessoa que já é uma bem-aventurada que ela já aceitou vir destituída
ou já aceitou passar por uma aflição ela ela veio nesse papel de provação Consciente e precisa dos seus pares para caminhar dentro daquele imperativo da Fraternidade e da cooperação por isso é que ele fala ide Em Busca das ovelhas perdidas da casa de nosso pai que se encontram em aflição e voluntariamente desterradas de seu divino amor reúne convosco todos os que se encontram de coração angustiado e dize-lhes de minha parte que é chegado do Reino de Deus então a gente vê que essa essa paráfrase que Humberto de Campos fez atualiza muito bem essa mensagem pros
nossos dias a gente já não vê Jesus ou a mensagem de Jesus como algo distante algo enquadrado só que só vale há 2000 anos atrás mas algo que do ponto de vista espiritual é válido para hoje e passível de ser aplicado em cada um de nós é isso também Flávio pode nos dar a medida de como nós vamos fazer a divulgação do Espiritismo sem fazer o proselitismo exacerbado não é se você guardar a as devidas proporções não é aquele que já está preparado é mais fácil de você levar a mensagem do Cristo de acordo com
o que nos preceitua a a doutrina espírita aquele outro Digamos que são os gentios modernos é mais complicado então você tem que saber em qual momento que você vai levar essa divulgação fazer chegar ess essa mensagem hoje em dia a gente tem visto inclusive em novelas em telenovelas levando-se a mensagem da espiritualidade levando-se a mensagem do espiritismo como por casao daquela telenovela a a viagem que foi baseada em obras espíritas né se a gente olhar bem Humberto de Campos colocou três pontos nessa passagem que que devem ser ponderados três vias a primeira via é via
do convencionalismo a gente pegar a nossa crença ou a nossa e adequar a conveniência do mundo então ele fala não faça isso segunda via é aquela das discussões estéreis também não vai ficar com aquela discussão nas alturas ou somente eh mantendo pontos de vista mantendo pontos de vista da boca para fora mas não sentindo Ou seja a revolução primeiro tem que ser dentro de você então esse é o outro ponto que ele coloca então não ficar nessas discussões estéreis também então não vai não ir ao encontro disso então não necessar ente não é um encontro
de pessoas mas não é ir mas é evitar esse hábito você ir ao encontro desse hábito do seu lado Samaritano Todos nós temos um lado Samaritano dentro de nós ainda que tem essa tendência paraa vocação estérel Então a gente tem que evitar esse lado então não ir ao encontro desse nosso lado Samaritano não ir ao encontro desse nosso lado gentil mas ir ao encontro do outro ou seja daquele aflito daquele que sofre o outro pode ser a outra pessoa ou até nós trabalhando já esses pontos que já estão já despertos ou em processo de conscientização
e que nos causam aflição que são exatamente os pontos que devem ser trabalhados tanto em nós quanto nos outros eu acho interessante porque quando a gente olha a missão de Jesus né E tem uma passagem muito interessante que tá em Mateus 15 tá em Marcos 7 também é encontro com a mulher cofen é aquela mulher que procura Jesus porque tá com a filha doente e ela esclarece um pouco essa questão de de como é que Jesus lida com aqueles que já têm o conhecimento mas se distanciam abrem mão da responsabilidade que tem em relação à
comunidade à sociedade e a mulher pede para que ele ajude e ele diz né mulher não foi enviado senão as ovelhas perdidas à casa de Israel mas a mulher demonstra tamanha a fé que ele mesmo fala a tua fé tão grande seja feita conforme a sua vontade e é esse pessoal que falha na difusão da mensagem cristã que depois Jesus pinça um judeu um fariseu Paulo era judeu e fariseu para estender a mensagem para os outros uma vez que ficos nos discursos estéreis ou nas imagens exteriores nós estamos chegando ao final do estudo do Capítulo
24 do Evangelho Segundo espiritismo e fica claro portanto que não ponhais a Candeia debaixo do alque tem uma significação Ampla profunda e leva sempre a ideia da divulgação do Evangelho então nós deixamos aqui o convite a você que acompanha a FEB TV que acompanha esta série pensemos em viver o Evangelho no nosso dia a dia [Música] k [Música]
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