A FILOSOFIA DE BARUCH ESPINOZA

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Parabólica
Entenda a filosofia de Baruch Espinoza, para o ENEM e demais vestibulares. Seja um apoiador do Para...
Video Transcript:
oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo do parabólica quinta-feira quinta-feira é filosofia é um filósofo que se pedem já eu diria que vocês não querem a mais de ano acesse filósofo a gente vai falar hoje sobre spinosa ou barulho esse fi nossa ou benedict spinosa é o vocês me pedem muito para entender a teoria dele para entender a filosofia dele o que que ele pensava pouquinho sobre a sua vida e hoje tá aí caiu nosso vídeo sobre as pessoas e talvez a gente faça mais mas hoje a gente vai entender
os principais conceitos dele aqueles que conceitos básicos que vão fazer você fazer as questões sobre espinosa no enem e demais vestibulares certo então você já sabem velha se inscreva no canal se ainda não for inscrito vamos aí me ajudem a bater a meta de 400 mil inscritos aqui no canal a gente está chegando falta pouco faltam menos de 30 mil inscritos aí para gente chegar lá e curte porque gente o pagamento de vocês comentários e curtidas ajudam a potencializar o canal o poder no canal metro falar impotência a gente a falta de potência hoje em
espinosa e pra gente continuar fazendo esse trabalho porque aqui se você está chegando agora você não sabe tem vidro história geral e história do brasil filosofia sociologia é conteúdo completo aqui não tem tô parado não é para nem viver mais vestibulares bom da verdade tem parada sempre ó e a voz vai embora logo nessa empolgação nós vamos falar de spe nossa larga usp nossa aos seus podem chamar de benedict né isso é nossa trazer português benedito p nossa chama de nossa fé nossa é um filósofo importante um filósofo racionalista a festa ligado aquela treta entre
racionalistas e empiristas ele é um filósofo racionalista do século 17 nascido em amsterdã nos países baixos atual holanda certo então não filósofo moderno que vai dialogar muito com a as ideias de de carvalho ter de carga inclusive que era contemporânea esp nossa ele vai ter um diálogo com as ideias de car ele vai pegar muito da influência do de cá e vai discutir vai também tem influência de outras outros outros momentos filosóficos a como por exemplo a filosofia medieval lá em santo agostinho na patrística mas ele vai ter uma questão religiosa que fundamental na sua
vida que ele inclusive vai bater de frente e ele vai discutir política também não fica só no campo da dos conceitos da filosofia humana né então ele ficou bem interessante é bem amplo e tem uma visão bem completa sobre sobre as coisas a gente vai ver isso aqui vamos então começar pela básica e necessária de esperança e o spinosa a gente vai falar que substância tá eu eu citei isso e nossa na nossa aula que eu dei o recentemente aqui no canal se procurem ou eu deixo no card aqui para você sobre substância substância que
seria a origem o que está por trás de tudo no universo existem aqueles que acreditam que a substância existem várias substâncias aqueles que acreditavam que existiam a origem das coisas estão em duas substâncias o isp nossa ele é chamado de filósofo monista que que significa isso ele acredita em uma substância significa que tudo que existe no universo tudo que existe no mundo no universo e são compostos a de apenas um item de apenas uma substância e o que é essa substância é deus tá é deus para espinosa tudo é de deus tudo vem de deus
só que atenção que agora é muito importante que é base do pensamento dos pedaços o que que ele vai falar para gente que deus está em tudo assim como deus é tudo a natureza é a manifestação de deus a natureza é deus é monista existe uma substância quando ele fala de natureza ele tá falando do universo tudo que existe ao nosso redor ao qual também nós fazemos parte nós fazemos parte da manifestação de deus então é se vocês pegarem os filósofos antigos os pré-socráticos que também acreditavam a tem origem em uma única substância enquanto origem
se vocês pegarem lá us o e o anaximenes anaximandro um acredito tales de mileto que acreditava que vinha da água outro que ele estava querendo fogo do ar né essas coisas todas do fogo do ar né e a gente vê que eles pensavam algo assim a origem algo até muito próximo mas a origem de tudo vendo aqui o negócio não está falando que tudo é deus tudo é manifestação de deus não é que só veio de deus então tudo que nós temos ao nosso redor é a manifestação de deus é a única substância tá então
isso é muito interessante na filosofia do isp nossas e tem uma outra questão além de monista o spinosa também é panteísta porque não é só tudo vem de deus mas como tudo está em deus deus é tudo é presente é onipresente em tudo então monista porque é uma única substância deus é natureza a substância panteísta porque tudo vem de deus e deus está em tudo que no certo certo gente a agora o que que é importante a gente destacar nessa nessa concepção quando a gente está falando em deus especificamente esp nosso falando deus esse deus
que ele tá falando não é o deus necessariamente judaico-cristão que é o deus a mais conhecido aqui por nós principalmente aqui no ocidente certo não é esse deus judaico-cristão o espinosa a sua própria história de vida ele era de origem judaica certo mas muito por conta dos seus estudos filosóficos de suas todas as suas suas teorias elaboradas ele acabou se afastando da sinagogas ele acabou se afastando da sua própria religião e inclusive foi alvo de críticas e perseguição a deus por conta disso porque se deus que ele tá falando não é esse deus judaico-cristão ele
tá falando que esse deus ele não precisa de veneração esse deus ele não precisa de pressa se você não precisa orar para esse deus não precisa pedir a esse deus esperar que ele atenda a as suas preces e se deus para para ele não faz milagre esse deus é o universo é a substância e você precisa estar em sintonia com esse deus ele falava para a gente se você não quer se você quer chegar a deus chegar perto de deus não olhe não não faço as suas preces viva caminho pela natureza sinta essa natureza então
ele é bem interessante tá ele foi julgado né foi foi chamado pelos próprios pelos próprios num determinado momento ele foi chamado de ser ateu mas aí quando eu vou ele defende um deus e ele depois ele passa até ser chamado de cartão né fofoca que deus é esse que você está falando que não é o nosso deus esse deus que ele tá falando não é um deus que pune e também não é o deus que faz milagres a esse deus é algo perfeito e quando se tem uma natureza perfeita um ambiente perfeito não há necessidade
de milagres não há necessidade de correções certo tudo está em deus é a mesma substância e aí ele vai definir dois conceitos bem interessantes para gente que são conceitos que inclusive pegam lá da idade média para pegar a gente vê a influência do spinosa ele vai falar de dois conceitos interessantes natura naturans e natura naturata prestem atenção nesse conceitos porque é bem simples natura naturans é simplesmente quem são os fenômenos que estão movimentando o construindo essa natureza os fenômenos as movimentações rochosas das placas tectônicas tô dando um exemplo prático para gente pensar na nossa terra
por exemplo o próprio os movimentos dos astros pensando no uma questão mais ampla mas geral então eu o que está fazendo essa natureza ser criada segundo ele vocês lembram vem de deus e natura naturata já é esse estabelecido que nós temos aqui então olhar para uma cadeia de montanhas ou andar por uma cadeia de montanhas um rio isso já é a parte da natureza já pronta já criada então natura naturans é a criação dessa natureza sua natureza sendo criada e curso está curso natura naturata é já a parte mais específica pronta que a gente tenho
que ir esse e todos estão sempre acontecendo natura naturans a está sempre acontecendo está sempre a natureza está se movendo lembra-se que vem de deus e aí a gente chega numa parte que eu particularmente gosto bastante aqui do espinosa que são as partes clicando a gente fala mais de seres humanos bem mais interessantes quando a gente começa a chegar nessa parte filosofia né como tudo existe essa substância a única como tudo vem de deus significa que nós mesmos fazemos parte dessa totalidade certo da os pontos estamos aqui na natureza né e as nossas atitudes as
nossas a nossa forma de agir as nossas ações são determinadas por deus então nós estamos falando de um filósofo que vai criar uma espécie de determinismo que vai se opor de fato a e a o livre arbítrio certo ele não é que eles eu ponho 100 porcento ao livrar árbitro que a gente vai vir aqui mas ele vai falar para gente que como nós fazemos parte a substância a mesma nós estamos somos uma manifestação de deus nos temos o nosso as nossas ações determinadas por deus certo mas nós temos liberdade para fazermos várias coisas ao
longo da vida se eu quiser tomar minha água aqui ó eu tô tomando a água e eu quero colocar a minha caneca não no meu descanso eu sempre vocês exemplo da caneta mas não no meu descanso vai colocar do lado vocês não tão vendo né mas colocar do lado sem ser no descanso eu posso posso é a minha liberdade ok mas o nosso vai falar que isso aqui é determinado que eu fiz é determinado por deus a liberdade segundo espinosa na verdade é a nossa capacidade olha só de entendermos que somos determinados e a gente
entender que as nossas ações são determinadas por esse essa substância denominada deus de espinosa certo essa substância que nos guia que nos revela que nos faz a agir agirmos né então a a nossa liberdade entendermos isso e aí a gente chega naquele ponto de que ea razão pois é então logo pro spinosa para receber atenção a gente tem a razão nós temos a nossa razão certa mas é nossa razão se dá principalmente pela compreensão desse determinismo essa essa ideia que deus está nos colocando e aí gente ele fala para gente que a gente está muito
longe de viver só pela razão pela sua própria consciência pelo seu próprio lançamento a primeiro porque a questão de deus o do determinismo nerd determinar as nossas ações mas também porque a nossa razão e barra nas nossas paixões dos nossos sentimentos que muitas vezes acabam sendo maiores do que a nossa própria razão então vocês podem pensar em amor em ódio inveja e ciume tudo isso acaba sendo maior nas nossas atitudes o que a nossa própria razão de tudo isso é concebido ou através de uma ideia de algo muito maior que vem da nossa essência que
vem da nossa substância certo e não consegue viver plenamente só pela razão nós somos atingidos por sentimentos é aquele pessoal que fala assim ah eu sou um cara super racional tal mas aí se apaixona na primeira apaixonou falou mais alto do que a própria razão não é aquela aquela história se a gente for jogar muito para o senso comum pois é e aí e a gente chega conseguindo essa parte né da que está contido o cruzeiro na obra ética do do estudo sobre ética de espinosa ele vai falar para gente que os nossos corpos são
pra gente entender como é que são esses sentimentos como é que são essas essas idas e vindas dessas dessas paixões ele fala para gente que os nossos corpos são formados por pequenas partículas a por vários outros corpos partes duras e partes móveis seu corpo não é um único ele é formado por várias partes certo duras e moles e acaba que você tendo o corpo totalmente complexo você não consegue ter controle de tudo do seu corpo você não consegue ter controle de tudo que acontece no seu próprio corpo e aí nós temos as afecções que são
afecções são alterações que acontecem dos corpos de acordo com os movimentos os complexos de todas as partículas de todas as partes que existem certo então você não consegue ter controle de tudo que teve seu corpo e surgem informações surgem movimentação mudanças e tudo que acontece tanto de um corpo de uma pessoa para outra pessoa como dentro do seu próprio corpo dentro das partículas das partes duras e moles que existem dentro do seu próprio corpo e também de outras coisas na vida uma planta por exemplo e aí essa afecção pode a elevar a potência potência é
sair de um ponto a um ponto b por exemplo é o movimentar essa afecção ela pode elevar a potência de agir e de pensar assim como ela pode diminuir a potência também e aí é interessante parece-me atenção porque eu vou dar exemplos que acho que vão ficar bem mais fácil né para vocês e levar ou diminuir né a potência afecção movimentação a formação do movimento dos corpos quando a afecção o movimento e leva sob a potência de agir e de pensar o spinosa vai chamar de afeto de alegria perto da geração das paixões dos sentimentos
bom e quando diminuir a potência do agir e do pensar ele vai chamar de afeto de tristeza e agora vai ficar muito mais fácil com os exemplos os exemplos são bem fáceis na verdade afeto de alegria elevou a potência que te torna muito feliz movimentação de corpo de corpos você não está sozinho existem outros corpos um abraço de um ente querido um abraço de uma pessoa amada um beijo caloroso isso eleva a potência de trás o afeto de alegria mas precisa ser só entre corpos preciso só ser entre pessoas não estou provando uma comida que
eu adoro tem um paladar muito bom essa comida afeto de alegria o movimento dos corpos a comida meu paladar afeto de alegria certo olha só que interessante ao mesmo tempo afeto de 3 é estar no mesmo ambiente por exemplo de uma pessoa que o nome do muito bem uma pessoa que eu não gosto que eu tenho várias críticas ou ela comigo também afeto de tristeza e a ser contagiado por uma doença quando você vai sair de manhãzinha para trabalhar ou para ir para escola hoje para cursinho ou fazer qualquer coisa você pega aquele ônibus lotado
e todo mundo fecha a janela do ônibus e quando chove forte a janela fecha mas ao mesmo tempo que aquele ar parado muitas pessoas você conectado por uma doença e isso te torna feliz e você fica triste por não significa você tá depressivo por conta disso mas este torna triste na concepção isso é nossa afeto de tristeza entendeu provém uma comida é estou estão sendo obrigado a comer algo que eu não gosto afeto de tristeza o movimento essa afecção essa alteração afeta que tristeza certo então é bem tranquilo né é bem fácil de entender esses
exemplos e é por aí que os pneus fala que a gente não consegue ter uma racionalidade plano viver só pela razão porque não depende só da nossa razão depende da nossa paixão' depende do nosso sentimento depende dessa relação dos corpos da flexão entendeu e aí ele entra um pouco na seara e da política que eu acho bem interessante bom como um filósofo do século 17 ele também esteve ali é dialogando percebendo toda a movimentação política que se fazia a gente só vai vendo o e absolutismo ou antigo regi me já que existiam os filósofos no
antigo regime né a gente atende por exemplo ali passado não é pelo pela vida na terra a nicolau maquiavel por exemplo e e aí o o isp nossa ele vai falar para gente que existe um direito natural olha só prestem atenção para não confundir com outros filósofos que viram posteriormente opção contemporâneos a ele o direito natural segundo ele é ordem estabelecida pela natureza que vem de deus a ordem o como somos é um direito natural isso foi colocado por deus certo a forma como como somos a a nossa razão a razão que você tem é
um direito natural certo então é diferente de pensar por exemplo na frente do inter está do john locke dão logo para falar que direito natural é propriedade privada direito de liberdade de expressão ou hei de ir e vir certo e o hospital só tá falando que o direito natural é a ordem da natureza a tua própria razão a sua o seu direito de pensar você pensa mas não direi de pensar porque eu posso falar o quê que eu quiser não é liberdade de expressão é pensar você ter uma consciência é um direito natural colocado pela
substância a monista deus natureza entenderam só que ao mesmo tempo ele defendia nesse ponto de vista assim uma liberdade de expressão ele dizia para a gente que o estado é a capacidade que nós seres humanos temos de organizarmos em sociedade e limitar e a nossa liberdade limitar a o o nosso e bicho agora é para ele o estado aquele estado que é baseado no poder da razão das pessoas na razão individual é um estado que respeita o direito natural pensar é um direito natural e logicamente isso já então já devem compreender isso que o isp
nossa era um defensor da separação entre estado e igreja certo ele vai querer separar ele é bem claro que ele define muita diferença entre o que é política e o que é teologia certo porque o para ele os estados eclesiásticos eles eles tentam banir o teu direito natural é o direito de pensar certo então ele fala para gente até mesmo por conta da a própria vivência que foi perseguido pelos judeus chefe a por ter sido judeu anteriormente por ter por ser judeu na verdade mas romper com pensamentos dogmáticos do judaísmo ele vai falar com os
estados eclesiástico usa eles não respeitam o direito natural que é o direito de pensar e aí gente ele vai muito a ele é muito contra a teorias que eram bem elaborados na época bem elaborado eu quero muito disseminadas na época do antigo regime que seriam as teorias do direito divino de que o estado é formado baseado no governante enquanto um representante de deus não ele não quer isso ele fala que direito natural é você pensar e pensar por si mas compreender lembrem-se através da sua liberdade de que há um determinismo e para com as nossas
atuações as nossas ações aqui na terra certo espero que vocês tenham entendido isso é nossa ele é um pouco complexo não tanto assim mas é um pouco conversa essa parte que eu falei para você só um parte mais básicas mas que são as partes mais necessárias para entender o pensamento dos pinus conforme o tempo for passando surgirem novas ideias novas a novos pensamentos ou novas sugestões e dúvidas de vocês inclusive a gente pode elaborar mais trabalhos aqui sobre esse nossa que eu acho que inclusive acho que é bem importante assim como a gente ela tem
feito com kant e outros filósofos que merecem isso também certo deixa aquela curtida porque ele já falei para você que vocês ajuda o canal a crescer vive tá muito grande mas tô feliz com o resultado vou ficando por aqui gente amo você de coração um grande beijo fui
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