Ser espírita - Artur Valadares

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NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
Palestra realizada no dia 20/10/2022 para o Grupo Espírita Inácio Ferreira, em Araraquara/SP. Obs.:...
Video Transcript:
bom então antes de mais nada Uma boa noite para todos nós que sintamos junto de nós a presença de Jesus o nosso mestre o nosso amigo de todos os momentos que sintamos também a presença dos benfeitores espirituais desta casa de cada um de nós e que assim envolvidos nesse clima de paz nesse clima neste ambiente em que estamos de tanta Fraternidade que o nosso coração esteja aberto esteja sintonizado mesmo com a vibração do amor do cristo para que por meio dessa conexão que aqui se estabelece a gente possa se fortalecer buscar recursos nele que é
sempre para nós esse Manancial inesgotável de esperança de fé de coragem para nossa caminhada antes as lutas e os desafios que naturalmente a vida material vai nos propondo porque é Inclusive a função de aqui estarmos preparamos no mundo espiritual como aprendemos Fizemos lá os cursos estudamos fizemos planos e projetos de melhoria para quem então pudéssemos vir a matéria consolidar estas propostas aferir o valor digamos a solidez de nossos ideais e de nossos anseios de melhoria e renovação então que seja uma noite proveitosa para todos nós eu gostaria de agradecer pelo convite a pessoa da Isabela
que carinhosamente nos chamou para mim é uma alegria estar aqui pela primeira vez e eu e a Flávia recebendo já tanto carinho de todos que seja uma noite bem proveitosa para cada um de nós e para a nossa reflexão escolhemos como tema algo que nos diz respeito assim muito intimamente a cada um de nós porque no fundo é uma reflexão sobre a nossa experiência Espírita ou a nossa relação com o espiritismo para tanto nós selecionamos uma mensagem que limos há algum tempo e que nos marcou profundamente pela beleza do texto assim dessa reflexões queimando nos
traz somos de certo modo suspeitos para falar de Emmanuel tal carinha gratidão que temos por ele pela pelas inúmeras lições por meio das quais tanto temos aprendido mas existem aquelas né que tocam-nos de uma maneira especial seja pelo momento pelas circunstância pela etapa que estamos vivendo da caminhada e foi o caso desta mensagem que se encontra em um livro de comentários de Versículos do novo testamento Mas diferente dos demais daqueles mais conhecidos Talvez né o fonte viva caminho verdade de vida pão nosso vinho de luz palavras de vida eterna que compõe aquela coleção mais conhecida
este ele tem uma particularidade ele não somente comenta Versículos do novo testamento mais trechos do Evangelho Segundo espiritismo então ele coloca em paralelo um versículo selecionado ou mais de um e um trechinho do Evangelho Segundo espiritismo justamente para destacar ainda mais essa conexão ou esta proposta do Evangelho Segundo espiritismo de abrir para nós caminhos de entendimento Mais amplo e mais profundo do Evangelho de Jesus ou seja mostrando realmente que Ali temos um marco inicial ou um Marco fundamental Poderíamos dizer do Evangelho redivo o espiritismo que vem trazer-nos um novo olhar um olhar mais profundo mais
amplo sobre a mensagem mortal de Jesus desdobrando para nós consequências apresentando nos interpretações entendimentos que antes não conseguimos acessar pela falta de algumas Chaves de alguns conceitos Chaves que nos trará como por exemplo mediunidade a reencarnação a pluralidade dos Mundos habitados e outros conceitos fundamentais que a gente vai aprendendo com a doutrina espírita e essa obra ela surge justamente no Centenário de lançamento de o evangelho segundo espiritismo né que foi lançado em 1864 portanto em homenagem ao Centenário 1964 ao lançamento dessa obra Emmanuel além do prefácio insere ali uma oração muito bela agradecendo a Jesus
por essa obra por esse resgate do evangelho que o espiritismo vinha fazer é uma oração tocante em que ele fala desse retorno da palavra Solar de Jesus as nossas vidas palavra é essa que ao longo dos séculos muitas vezes esteve abafada esteve velada por interesses ou pela nossa própria ignorância mas que agora resplandecer assim como ele chega a dizer em um outro livro seu no livro Vinha de Luz logo no prefácio dirá ele o Evangelho é o sol da imortalidade que o espiritismo reflete com sabedoria para a atualidade do mundo então esse sol que esteve
por alguns séculos eclipsado pelas sombras humanas voltava agora resplandecer e é refletir-se para a humanidade pleno de Sabedoria de vigor de atualidade para os nossos corações que anseiam por respostas por caminhos por horizontes mais amplos que nos possam preencher o espírito então é muito bonito esse livro cujo título é não poderia deixar de ser livro da Esperança a destacar essa fonte primeira e maior para perdão para a humanidade terrestre essa fonte de esperança que é boa nova ainda mais agora expandida pelo Consolador então no livro da Esperança no Capítulo de número 70 nós encontramos uma
mensagem com o seguinte título ser espírita ser Espírita e aqui já vale uma reflexão como geralmente o fazemos nossos estudos acerca dos textos de Emmanuel sempre começam nos títulos geralmente Fazemos uma pausa já logo no título porque são títulos muito elucidativos títulos muito digamos indicativos né que apontamos rumos de entendimento reflexões e não é diferente aqui ser espírita atentemos para o verbo escolhido por em é diferente de dizer-se Espírita nomear-se Espírita afirmar-se Espírita categorizar-se como espírita ele busca utilizar o verbo ser como nos dizer implicitamente e também ostensivamente ao mesmo tempo que o espiritismo só
fará sentido em nossas vidas quando alcançar de fato o nosso viver Quando não mais simplesmente estiver retido no plano da memória no plano da cultura do conhecimento apenas porque assim tem sido para muitos de nós ao longo dos séculos a nossa experiência com o próprio evangelho ou no cristianismo temos conhecido Decor ou a exaustão mensagem de Jesus suas parábolas provérbios né frases dele que como que se tornaram ditados populares de tão repetidas mas muitas vezes ainda é tão distantes da realidade de nossas vidas por isso o espiritismo em sua proposta despojada mas simples ele Visa
focar naquilo que é essencial o espiritismo vem desprovido de rituais definidos hierarquias sacerdotais de uma série de elementos exteriores de culto o espiritismo disso prescinde respeitando é essa experiência essas buscas nas outras tradições espirituais mas em sua proposta prescindindo disso para que para que não nos desviássemos como tantas vezes temos feito do que é essencial do que é chave e é por isso que ao definir o verdadeiro Espírita Kardec para a questão de dizer em o evangelho segundo espiritismo lá no capítulo 17 quando ele fala dos bons espíritas que o verdadeiro Espírita aquele que realmente
não é fácil digno do título do rótulo é aquele que tem se esforçado por aplicar isso sendo reconhecido portanto pela sua transformação moral e pelos esforços que empreende para vencer as suas más inclinações enfim para fazer com que o espiritismo não esteja apenas na sua rotulação ou na palavra fácil mas antes no seu modo de ser e de agir no cotidiano da vida na indulgência na brandura na cordialidade na paciência na esperança que se traduzam na convivência em família na convivência no trabalho profissional na convivência na rua em sociedade e por Óbvio espera-se também dentro
da casa Espírita né começamos por aqui essa vivência esse ser espírita para que ele se expanda transborde para todas as dimensões da nossa vida então Kardec ele define muito claramente isso quando trata da questão dos bons espíritas e dos tipos de espíritas lá no capítulo 17 mesmo de o evangelho segundo espiritismo utilizando-se né da parábola do semeador dos tipos de solo ele vai fazendo uma analogia uma comparação com os tipos de Espírita desde aquele que está ainda na superficialidade apenas a feito atento aos fenômenos aquilo que tange os sentidos aquilo que distrai o que gera
curiosidade é o primeiro passo é uma primeira experiência né Depois aqueles que já até conseguem vislumbrar algo da parte mais filosófica ou moral da doutrina espírita mas que ainda não aplicam a si próprios geralmente aplicam esse padrão esse crivo as vidas alheias cobrando exigindo muito sem fazer tanto assim e ele passa então para o terceiro tipo né que ele denomina Espírita Cristão Espírita verdadeiro aquele que realmente incorpora essa mensagem em sua vida né no esforço Diário de aplicação ele também faz essa essa divisão no Livro dos Médiuns no capítulo 4 da primeira parte só que
lá ele acrescenta mais um outro tipo de Espírita que seria o espírito exaltado aquele que mais do que contribuir gera dificuldades no âmbito da doutrina porque acolhe muito facilmente o que vem do mundo espiritual Sem Análise Sem Crise sem discernimento sendo CDs fica muito preocupado com o que é exterior com números com proselitismo e pouco focado naquilo que é essencial a transformação de si mesmo então Kardec deixa isso bem definido para nós para que não nos esquecemos que a proposta mais do que denominar os É de fato sermos verbos ser sermos espíritas E aí ele
vai comentar uma fala de Jesus no Evangelho de João Capítulo 16 na Última Ceia portanto versículo 33 em que Jesus diz tenho vos dito isto para que em mim tenhais paz no mundo tereis aflições mas tende bom ânimo Eu venci o mundo é interessante a gente pensar né Por que que Emmanuel escolhe esse versículo para falar de ser espírita o versículo que fala das lutas o versículo que fala das aflições das dificuldades para nos dizer justamente isso que quem abraça sinceramente a proposta com Jesus espere portanto maiores lutas maiores desafios porque a misericórdia divina lógica
da Providência dirá Emmanuel no Capítulo 60 do livro por 9 do livro pão nosso Ela opera Sim quanto mais luz recebida mas ela nos permite nos possibilita experiências mais desafiadoras até para que testemos os recursos recebidos a luz que já foi acessado então ele faz essa conexão aqui ao falar de sermos espíritas que no fundo é a mesma coisa que dizer sermos né ou buscarmos ser verdadeiros cristãos para ficar deck também o apóstolo Paulo no Evangelho Segundo espiritismo dirão ser espíritas Ser Cristão são uma e a mesma coisa quando sinceramente a gente busca selo então
ele faz essa conexão esperemos portanto lutas porque é o que Jesus disse desde quando esteve entre nós aos seguidores que ele convidava diria ele se alguém quiser vir Após Mim tome a sua cruz negue-se a si mesmo e siga Então não é Se alguém quiser vir Após Mim espere proteção especial isenção de lutas aguarde os caminhos de mais camarinha e tranquilidade Pode até ser num plano interno porque quem caminha com Cristo o fardo é sempre mais leve o jogo sempre mais suave por mais repente a tempestade fora de nós internamente vamos sempre mais confiantes mas
esperançosos mas isso não significa de modo algum isenção de lutas ou aquisição de privilégios o fato de nos dispomos a seguir a Jesus significa sim mais responsabilidade mais consciência pelo que já aprendemos com o mestre que há de se traduzir nos testemunhos a que Somos convidados então por isso é essa escolha singular ao mesmo tempo que destaca as aflições fala ele também do bom ânimo que nos compete ter porque uma vez que vamos nos aproximando de Jesus uma vez que temos o Cristo em nossas vidas que passam a ser as aflições diante da luz que
se nos abre se nos descortina no horizonte o que passam a ser as ralas expressões da névoa matinal o mesmo a sombra escura da Tempestade diante da certeza da presença Solar de Jesus em nossas vidas sempre acima de toda nuvem para além de toda névoa essa luz que há de nos beijar a Face novamente de nos visitar Sempre Mais uma vez renovando-nos as esperanças Então se fala das aflições o mestre fala também logo em seguida do bom ânimo que nos cabe ter E aí também o trecho do Evangelho Segundo espiritismo que o Emmanuel seleciona para
complementar não é juntamente com o versículo Capítulo 20 seja trabalhadores da última hora e tem quatro ide e agradecer a Deus a gloriosa tarefa que ele vos confiou mas atenção entre os chamados para o espiritismo muito se transviaram reparai pois vosso caminho e seguir a verdade então Essa é aquela mensagem de Erasto que está no Capítulo 20 missão dos Espíritos em que ele vem falando nos é o conceitando-nos a tarefa da difusão da mensagem naturalmente sobretudo por meio de nossa vida mas nos Alerta ao final muitos têm se transviado ou ão de se transviar de
se perder porque até pelos próprios atavismos que trazemos é muito fácil perdermos o foco da essência para nos atermos aquilo que é secundário na experiência espiritual é muito fácil por exemplo como aos tempos de Jesus nos atermos as longas discussões e perlendas filosóficas debates questões científicas processos de esgrima intelectual como faziam os fariseus esquecidos da Justiça da Misericórdia da indulgência da humildade lembramos daquele conhecido sermão de Jesus registrado no Capítulo 23 de Mateus O Chamado sermão dos ais em que ele vai falando né para os fariseus ai de vós que estais tão atentos com os
dízimos disso daquele outro com os rituais etc etc e esquecidos do que é mais essencial na lei ai de vós Diz ele que quais o mosquito engolir um camelo a expressão de Jesus quais o mosquito engolir um camelo ou seja Às vezes a gente dá imensa atenção importância parece o fim do mundo uma coisa que é um mosquitinho mas a gente tá engolindo um camelo assim né pela cegueira espiritual tá se acomodando com determinadas posturas abraçando determinadas ideias que são imensa ilusão e tá ali extremamente preocupado criando embaraços criando discussões estéreis por causa de um
mosquito então isso tem sido a nossa experiência muito século gente não só na época lá de Jesus mas também no cristianismo ao longo dos tempos basta olhar a história Quantas vezes a gente como os Quito engolir O Camelo quanta gente quantas vezes e quanta gente quantos de nós lá estamos excessivamente preocupados com a vestimenta da adoração com o templo sempre mais belo grandioso com o número com o poder temporal e no entanto agindo com violência com perseguição com dureza de coração movidos única exclusivamente por interesses materiais ou retidos apenas nos castelos teóricos né no brilho
da Inteligência brilho esse tão fugaz e às vezes tão falso em termos de expressões de verdadeira luz então nós espíritas precisamos estar muito atentos analisando o caminho que temos percorrido para ver se de fato tanto conhecimento que o espiritismo nos traz tem se convertido em vivência espírita e não simplesmente em teoria espírita E aí ele adentra então o comentário propriamente destes trechos né do versículo e do trecho selecionado de o evangelho segundo espiritismo e ele começa doutrina espírita cristianismo renascente algo que emano sempre buscou destacar ao longo de toda a sua tarefa mediúnica o vínculo
intrínseco indestrutível inegável entre o consolador prometido e a própria Doutrina do mestre algo que não foi Emmanuel que inventou o próprio Kardec assim como os espíritos que o ampararam fizeram questão em vários momentos da codificação das obras de Kardec de destacar uma de suas principais funções você não a principal função é lembrá-los daquilo que o Cristo Já lhes havia dito mas que ou havia sido esquecido ou mal entendido mal interpretado Por ignorância ou por interesses que misturamos a mensagem de Jesus e nos fizeram entrar por falsos caminhos de entendimento os espíritos fazem questão de deixar
isso bem claro como por exemplo está na questão 626 né de O Livro dos Espíritos Kardec inclusive Faz uma pergunta interessante os benfeitores olha se Jesus né que é o modelo e guia na questão anterior eles haviam respondido isso se ele é esse modelo guia se ele é para nós a referência do que seja a lei divina e a vivência dessa lei Qual o papel de vocês então espírito e os espíritos então respondem Jesus falava de conformidade com os tempos e os lugares porque precisava ser entendido então utilizava-se ali de metáfora de parábola de alegorias
e também afirmou disse que não estávamos preparados naquele tempo para tudo compreender e que mais tarde nos traria mais amplas possibilidades de compreensão por medo Consolador né que ele mesmo promete Então os espíritos dizem Face mistério Ou seja é necessário que agora tudo se torne Claro e acessível para que ninguém mais possa protestar a ignorância Eis o nosso papel viram os espíritos tornar para vocês acessível compreensível que Jesus se havia deixado na forma de princípios de parábolas de reflexões é claro que os pontos capitais Jesus sempre deixou muito claro numa dúvida nenhuma quanto a importância
da caridade no evangelho quanto a importância do Perdão agora as questões mais abstratas Jesus deixou para o tempo para quando estivessemos mais maduros e Eis aí a função também dos Espíritos tanto relembrar o que era mais essencial estava esquecido como explicar o que não havia sido entendido por isso um cristianismo renascente que Ressurge dos escombros onde nós o enterramos ao longo dos séculos né as camadas que nós fomos sobrepondo a ele ele renasce ele Ressurge mas Ressurge ainda mais belo ainda mais amplo pela amplitude que o espiritismo lhe confere e ele comentará ser Espírita é
constituir-se em núcleo de ação edificante através do qual príncipe a nova era essa frase muito bonita Talvez uma das mais importantes aqui de toda a mensagem porque ela destaca ao mesmo tempo o valor e alcance da ação de cada coração na Seara de Jesus e é algo que às vezes nós não valorizamos devidamente acerca de nós próprios muitas vezes nos questionamos duvidamos até mesmo das possibilidades de sermos úteis de alguma maneira E no entanto aqui emano traz uma reflexão bem no sentido ou ao encontro daquela outra de Jesus quando diz um pouco de fermento é
veia da massa toda para fazer um bolo você precisa de um pouquinho de fermento então cada coração sinceramente entrega a Jesus onde ele estiver no âmbito de um lar onde ele esteja ali talvez entre corações que ainda não entendam a proposta do mestre não busquem esses elementos mas aquele coração ali sincero e dedicado será o fermento que no tempo com paciência e perseverança ah de consolidando pelo menos estimulando naqueles corações Novos Valores novas perspectivas ele passa a ser um núcleo catalisador um ponto irradiador de um novo modo de ser humano de ser humanidade e é
tão interessante isso porque era de certo modo a visão que Paulo já tinha quando escreveu suas cartas Paulo chega a dizer em uma delas quem está em Cristo Nova Criatura é essa palavrinha do grego traduzida por criatura ela pode ser traduzida também por criação E olha que interessante Qual que é a visão de Paulo acerca de cada Cristão de cada coração que se entrega a Jesus ele passa a ser um Recomeço digamos assim ou uma nova etapa da criação do desenvolvimento da humanidade é como se a partir dele um novo Gênesis começasse em que agora
o ser humano se fizesse mais de fato a imagem e semelhança daquele que é nos foi dado como referência então é como se realmente o mundo começasse de novo a partir de cada coração que se transforma porque ele passa a ser uma influência de transformação para o mundo criando o mundo novo a partir de si e naturalmente é o seu redor pela influência que gera Olha que interessante essa visão então cada coração entregue verdadeiramente a vivência Espírita Cristã que são a mesma coisa passa a ser um núcleo do mundo regenerador passa a ser um ponto
de regeneração da humanidade e esses pontos né inseridos em diferentes partes em diferentes lares em diferentes circunstâncias na vida vão aos poucos se comunicando entre si vão aos poucos influenciando os que ao seu redor estavam ainda dormentes né não despertos E então um efeito em Cadeia no movimento múltiplo as coisas vão se multiplicando como uma velhinha que acendesse uma outra que acendesse mais duas outras e assim e assim vai até que daqui a pouco uma luz imensa se fez de algo pequenino de um primeiro ponto de um primeiro esforço Pequenino de um coração que se
entregou Jesus Então essa é a visão para Emmanuel do que é ser Espírita é constituir-se em um núcleo de ação edificante onde se principia Nova Era ou seja onde os corações estão muito acostumados a operar no egoísmo no interesse pessoal na revolta aqueles corações que estão acostumados somente a esse modos Operandi esse modo de ser de repente eles começam a conhecer outras maneiras de se portar diante da vida aquele que só sabia revidar que a vida toda vinha revidando a atmosfence no primeiro momento aquilo até o choca ele até de certo modo Quer distância daquilo
porque não consegue compreender alguém que não revide uma ofensa mas aquilo quer ele queira ou não toca em fibras mais íntimas toca em aspectos mais profundos do seu ser que estavam ali esquecidos adormecidos e aos poucos graduamente ele começa a repensar será que é mesmo só esse caminho que existe o que eu estava tão acostumada a percorrer ofendido é vida ofendido é vida e esse outro que se alguém percorreu será que esse caminho não terá algo novo a me mostrar porque ele parecia tão Pacífico parecia tão seguro de si parecia tão bem ao passo que
toda vez que eu revido me sinto mal no ódio me consome a raiva acaba com meu dia então a criatura ela vai Conhecendo novos paradigmas ela vai Conhecendo novos caminhos novas portas que antes se quer ela via Ou estavam fechados pela sua ignorância ou pela digamos pela obscuridade né de sua consciência fala-se no mundo de hoje qual se o mundo estivesse reduzido a casa em Ruínas então nós vemos um mundo em lutas o mundo vivendo momentos tumultuosos em nós da Nação no mundo como um todo características estes momentos dos tempos que são chegados dizem os
espíritos era esperado e foi até previsto pelo mestre no seu Sermão Profético que o processo de transição de amadurecimento da humanidade não seria indolor ou amém como qualquer reforma isso ainda mais uma reforma que muda bases estão Profundas e consolidadas isso gera confusão e sugerem certeza isso gera tumulto isso gera bagunça acontece que muitas criaturas se detém nisso no mundo como ele está agora e esquecem de ver ou não sabem ver o mundo que virá o mundo como está destinado a ser quer queiramos ou não com o nosso auxílio ou não o mundo caminha para
o progresso agora muitos corações não conseguem vencer esse Horizonte Estreito do aqui do agora do material do imediato e Eis aí o chamado para aqueles que vislumbram mais além pela visão do pensamento pela visão do Espírito pela fé pela confiança que tem a certeza que sabem que isso há de passar e que mesmo em meio ao tumulto ao caos não deixam de se esforçar de trabalhar para que esse mundo do porvir faça-se pouco a pouco no presente Venha para a realidade do presente né como aquele símbolo que está lá no livro de Apocalipse o último
o último livro das escrituras e Jesus através da mediunidade de João ele usa aquele símbolo né da Jerusalém do alto a Nova Jerusalém que vem de cima e aos poucos vai descendo até fincar bases digamos na terra o que que esse símbolo os valores que o Cristo nos trouxe que vem das mais altas esferas da perfeita comunhão com o criador que aos poucos Vem Descendo a terra criando Bases na terra e nas coletividades quando assim se der a Nova Jerusalém que desce do céu se fará na terra o reino de Deus Se fará também na
terra venha nós o teu reino quando a gente afirma isso no Pai Nosso no fundo deveríamos entender estamos afirmando o nosso compromisso de trazê-lo venha a nós o teu reino não é Deus faça tudo para mim vem até mim é senhor ajuda me a trazer o que tens para a vida as bençãos do teu reino para o mundo Eis que vem a nós o teu reino não é uma ordem para Deus atenda-me na verdade um pedido senhor ajuda me a trazer os teus desígnios para a terra a ser um instrumento de ti essa ideia por
isso ele acrescenta o Espírita é chamado a função de viga robusta suscetível de mostrar que nem tudo se perdeu Então se muitos veem o mundo como uma casa em ruínas o espírito é chamado a ser onde estiver uma viga de sustentação Não é esse o chamado do consolador a palavra que foi traduzida por Consolador do grego é paracreto e quando a gente Analisa etimologicamente ela ela é composta de dois radicais digamos de duas expressões para que é uma preposição no grego que significa ao lado de ecleto é a conjugação do verbo chamar no grego então
de certo modo o consolador paracleto é o que foi chamado estar ao lado e aí no sentido figurado aquele que apoia aquele que consola aquele que sustenta se nós estamos na Seara do Consolador somos chamados a ser aqueles que estão do lado consolando quais vigas robustos de apoio para que não creiam as criaturas que o mundo está desabar certo os valores sim certas maneiras de ser sociedade sim o tempo Age de levá-las a de tragá-las porque não mais condizem com o que o progresso nos pede mas a humanidade espíritos que aqui estamos em evolução seguiremos
a sociedade se aperfeiçoarão e é preciso manter Então essa solidez essa segurança essa confiança quando e só conseguimos fazer o quando construímos em bases sólidas por isso Jesus disse aquele que ouve as minhas palavras as práticas este constrói sobre a rocha quem ouve as não pratica comparar o erro homem insensato que constrói sobre a areia estão muitos caem nesse estado tal de desesperança porque ainda tem estado muito baseado baseados sobre areia movediça do mundo que não dá solidez que não dá perenidade ao que construímos Mas quem constrói sobre a fé sobre o amor sobre a
esperança esse sente por mais cai a tempestade corram os fios como diz o mestre sente-se firme e confiante em sua posição há quem diga que a humanidade já as em processo de desagregação o Espírita é convidada a guardar-se por célula Sadia capaz de abrir caminho a recuperação do organismo social Então se nesse menso organismo social muitas células têm estado adoecidas porque entregues a um materialismo ao desespero a loucura das paixões e com isso vão certo modo contagiando outras células que vão entrando nesse estado também nós somos chamados a tanto quanto possível buscarmos ser células mais
Sans longe ainda estamos da saúde plena integral falamos aqui da saúde do Espírito não só da do corpo a saúde a luz do Espiritismo é saúde do ser estamos longe da saúde plena mas tanto quanto possível convém e somos chamados a nos conduzir a luz da terapêutica que o evangelho representa para nós a fim de que sejamos células mais sadias que ao invés de contagiar e outras para o adoecimento as conclamam as chamam a pacificação harmonização a saúde que atende por vários nomes à saúde do Espírito Esperança trabalho boa vontade bom ânimo compreensão perdão são
todas essas Faces da saúde espiritual no evangelho diria Eurípedes Barsanulfo service a condição de saúde eterna então Aqueles que estão elaborando que estão movimentando as potências do coração da alma do ser no serviço semelhantes são essas células que por onde passam trazem uma atmosfera de saúde digamos assim porque até mesmo em termos de fluidos como aprendemos com Kardec cada espírito tem ao seu redor uma certa psicosfera ou uma atmosfera fluídica a depender do sentimentos e Pensamentos que nutre uma psicosfera uma atmosfera espiritual que cura que ameniza que eleva que só ergue que estimula ou a
depender dos Pensamentos e sentimentos uma atmosfera espiritual que sufoca que adoece que inspira o azedume o medo a desesperança Então me recorde uma frase do André Luiz que eu gosto muito nós somos parte integrante da farmácia do próximo Olha o alcance dessa frase somos parte integrante da farmácia do próximo quanto mais sadios buscarmos ser essas células disso mas estaremos contribuindo com o próximo na sua busca pelos medicamentos que eu posso efetivamente curar para além dos da terra os medicamentos do espírito o Espírita onde surge a destruição converte-se em apelo ao refazimento onde estou-lhe em disciplina
Face Esteio da ordem e onde lave o pessimismo ergue-se de imediato por mensagem de esperança isso aqui nos lembra o que aquela conhecida oração atribuída Francisco aquela oração que fala dos contrastes onde houveróide que eu levo amor onde houvera mentira que eu leve a verdade onde houver ofensa que eu leve o perdão o Cristão é chamado a dar A Outra Face Às vezes a gente entende esse dar A Outra Face um sentido Muito estreito mas aqui essa fala de Jesus ela ganha uma outra conotação tão mais Ampla nós somos chamada dar sempre A Outra Face
que a lei a face da Lei Divina onde a face que esteja sendo mais mostrada não Ou seja então onde se mostra Face da soberba são chamados a dar A Outra Face da humildade onde se tem mostrado a face da vaidade somos chamados a mostrar a face da sobriedade onde se tem mostrado a face da cobiça sem medidas somos chamados a mostrar a face da simplicidade para que as criaturas comecem a ler a mensagem de Jesus nas páginas das vidas com as quais convivem porque geralmente é por aí onde começa o contato com Jesus não
tanto pelos Livros mas por vidas que apontam para o mestre que são verdadeiros faróis verdadeiras placas apontarem para Jesus pelos parágrafos da Lei nela nessas vidas escritos pela Outra Face que apresenta as criaturas que antes nós conheciam assim sucede porque o espírita reconhece que não vale exigir dos outros aquilo que não fazemos nem reclamar do vizinho o clarão de um farol quando muitas vezes esse mesmo vizinho espera pela chama de alguém que lhe aquece ilumine o coração em regelado na sombra como exigir portanto uma luz uma postura que nós sequer temos conseguido ou expressar esperamos
tantas vezes a chama Luminosa do outro quando nem mesmo um breve um ligeiro clarão temos assim de nossas vidas que seja um pequeno fulgor de uma vela mas já é luz que vai à frente de nossas palavras Emmanuel chega a dizer é chegado tempo de fazer preceder cada palavra de um ato que faça essa palavra ter mais sentido que a torne mais viva e a mais e mais sincera mais legítimo Então essa é a ideia antes de cobranças excessivas antes de esperar que outros espíritos venham e façam o trabalho da Regeneração a consciência sobre nós
próprios sobre o trabalho que nos compete O discernimento sobre nós mesmos os caminhos que temos tomado para que não nos atenhamos ao cisco no olho ali cegos para trave em nosso próprio E aí ele vai encaminhando aqui a conclusão companheiro de ideal o ensinamento Espírita é a palavra do Cristo que nos alcança sem gritar Olha que bonito sem gritar porque o espiritismo assim opera em nossa vida né ele não nos exige nada não cobra nada mas espera tudo um grande tarefalho né um grande irmão de ideal seu Nora Abreu dizia isso o espiritismo não nos
exige nada mas espera tudo ele não chega cobrando mais uma vez que ele adentra o nosso mundo íntimo a nossa própria consciência faça esperar muito do que foi recebido então o espiritismo é o Cristo que envolve ao contato com a humanidade como dirão os espíritos sem gritos mas luminoso irradiante-se por toda parte ao alcance de todos e a obra Espírita desde as bases primordiais de Allan Kardec é construção do Evangelho levantando as criaturas sem rebaixar a ninguém da construção do Evangelho sobre as mesmas bases com os mesmos Pilares voltar a obra que muitos de nós
largamos ao longo dos séculos voltar a pôr mãos na massa diante do material de construção que nos foi ofertado nas construção que deve ser feita por nós nem mesmo Jesus poderá fazer trabalha servindo côncio de que cada um de nós é o agente da propaganda de si mesmo ou seja o espiritismo o nome da doutrina espírita está empenhado em nossas vidas que temos feito disso Qual o espiritismo temos apresentado ao mundo que visão do evangelho e da doutrina espírita os corações tem lido em nossas almas em nossos gestos no trabalho da Redenção humana então voltando
né côncio de que cada um de nós é o agente da propaganda de si mesmo no trabalho da Redenção humana que não nasce da violência e sim da Verdade e do Amor no toque fraternal de espírito a Espírito então lá no início a gente falou das célula Sadia que vai contagiando as células ali ao seu redor a gente falou do pequeno da atuação de cada um né que se torna um núcleo de ação regenerador um ponto onde principia Nova Era então o espiritismo e a mensagem do Cristo assim se propaga sobretudo porque o mestre não
está preocupado com os grandes números com as questões do mundo de status de grandeza Jesus ele vai tocando coração a coração vencendo palma palma o terreno dos corações como diziam um amigo Jesus não pesca de rede mas de vara porque ele vai no trato com cada coração e é o que mano tá dizendo aqui é o toque fraternal de espírito espírito não esteja preocupada em arrastar a Multidões esteja preocupado em tocar aqueles espíritos com os quais você interage dia a dia se algo você expressar para eles do Cristo se algo puderem ver de Jesus em
ti o toque de terá sido feito e o restante a vida vai conduzindo o próprio mestre e naturalmente a criatura na medida em que desperta E aí ele conclui a vista disso se muito pode se realizar a benefício do próximo por aquilo que sabes somente conseguirá se renovar o semelhantes por aquilo que é se o conhecimento Espírita abre-nos muitas possibilidades de instruir de consolar de orientar só conseguiremos agregar congregar corações a Jesus por aquilo que somos o conhecimento é horizontalidade na vida em amplitude de possibilidade capacidade realizadora mas é a verticalidade do sentimento do testemunho
da vivência que realmente convida as almas a subir ia deixar o Terra Terra da vida imediatismo terrestre que Jesus portanto nos posse inspirar que não venhamos jamais É nos esquecer de que elaborar na Seara Espírita é no fundo laborar com Jesus aceitar o chamado aceitá-lo convite para sermos onde estamos com ele um pequeno núcleo mas com imenso potencial de construção desse mundo que esperamos já apresentação dos novos paradigmas e Valores que desejamos para a sociedade a começar do âmbito da nossa convivência diária E radiante-se então para as vidas com as quais vemos a conviver as
vidas as quais venhamos a tocar que Jesus abençoe a todos a todos e que saibamos Honrar tamanho investimento em nossas vidas e realmente fazemos dignos do título de espíritas tornando-nos ou sendo verdadeiramente espíritos a todos muita luz e muita paz
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