Descubra como o McDonald's opera sua logística | Logística Empresarial Ep. 14

8.92k views2991 WordsCopy TextShare
Ser Logístico
⭐ Garanta sua vaga na turma da Formação de Consultores em WMS e conquiste um salário de até 30 mil r...
Video Transcript:
Olá, meus queridos seres logísticos. Sejam muito bem-vindos a mais uma vídeo aula. Hoje dentro da série de logística empresarial, onde a gente passa como é que funciona a logística das empresas.
E a seleção de hoje foi do McDonald's. Esse icone. Duvido que alguém já não tenha entrado em alguma loja do McDonald's.
Mas hoje, eu vou passar pela perspectiva da logística. E por incrível que possa parecer, por ser um produto no simples, de certa forma, um hambúrguer, ele tem uma ciência uma engenharia logística muito grande em toda a cadeia de suprimentos. O que é fantástico.
E vamos usar isso para aprendizado hoje. Mas antes de eu começar a entrar nesse conteúdo aqui, que vai ser o conteúdo, um vídeozinho relativamente longo e você tem que ficar comigo até o final, para poder entender como é que funciona isso lá, dentro da loja. Porque tem muita logística dentro da cozinha do McDonald's.
Muita engenharia de produção dentro da cozinha do McDonald's. E nós vamos poder explorar isso. Fica comigo até o final.
Mas antes disso, se você é ser logístico raiz, cara, você acha que já tá escrito no canal, mas eu vou te dar essa notícia, talvez não esteja mais ou então não está com todas as notificações ativadas. Porque, o que tá acontecendo? Muita galera comentando comigo e eu vou dizendo: "Bah, cara, tu não tá nem inscrito aqui no canal e tal.
" e eles: "Não, mas como, Menchik, eu sou inscrito, etc. " De vez em quando o YouTube vai lá e dá uma limpada. Eu não sei qual é o critério, eles não explicam isso, mas caras que já estavam inscritos no canal, desaparecem do canal.
Então, aproveita agora, vai ali e ativa o sininho com todas as notificações para garantir. Porque quando você faz comentários eu, obviamente, privilegio responder e dar meus inputs a galera que tá escrito no canal. Então, muita gente fica de fora por causa disso.
Então, se inscreve aí no canal e já vai dando o seu like, aquele likezão raiz, assim, na confiança de um conteúdo diferenciado para o seu aprendizado. E hoje, cara, esse conteúdo aqui tá demais. Fica comigo.
Vamos lá. Então, como é que funciona, cara? Eu tenho aqui o meu roteiro, tem muitas informações aqui que eu não quero decorar, a exemplo de o MacDonald's estar no Brasil desde 1982.
E eu me lembro quando ele começou a trabalhar aqui no Brasil. Era muito diferente. Eu me lembro que a caixinha de hambúrguer, ela vinha numa.
. . Era um isopor, cara, imagina, isopor.
Os primeiros sanduíches, aquilo era, assim, comer um sanduíche do McDonald's era desejo, tá ligado? Era tipo, ter um iPhone. Era um negócio inacreditável.
E hoje cara, evolui, etc. E o McDonald's explodiu. Interessante, nem eu sabia quando estava estudando aqui, sobre o McDonald's.
Eu gastei muitas horas nesse vídeo aqui, de estudo, para trazer esse vídeo bem completo para vocês. E, por incrível que pareça, o McDonald's, com o efeito da crise sanitária, ele cresceu muito. Por quê?
Porque tem o delivery, tem um digital e tem o drive thru. Então, eles dizem que tem os 3Ds. Muito a ver com a questão da tele-entrega, muito a ver com a praticidade, rapidez e etc, que ele entraga.
Basicamente, hoje ele opera aqui. . .
Quando a gente tá olhando as loja, ele aqui tá com 1539 lojas próprias. Próprias. Ou seja, não é franquia.
E mais de 990 franqueados. E aí sim, aqui ó, 990 franqueados. Ou seja, mais de 2.
000 lojas. Muito mais de 2. 000 lojas.
E com um crescimento para os próximos anos. Ou seja, até 2024 atingir um Bi de faturamento. Então, isso aqui hoje, ele fatura aí em dólares aqui 863 milhões de dólares e eles querem chegar até 2024 com um bilhão de faturamento.
Portanto, tem um crescimento agressivo em número de lojas Então o McDonald's, certamente será um cara que vai estar contratando bastante. E vocês vão entender como é que funciona a cadeia deles. Ou seja, muitas contratações são indiretas.
Por quê? Porque ele usa um prestador de serviço, um operador Logístico chamado Martin Brower. Então, se você não sabe o que é um operador logístico que presta serviços, nós temos um vídeo aqui sobre isso e vou botando outros vídeos, que tem muito conteúdo que a gente já venceu aqui para você aprofundar.
Então, se você quer entender o que é um operador logístico, tem um vídeo lá. Senão vou me estender demais aqui. O que esse operador logístico faz?
É ele que garante toda a distribuição. É só pensar em uma cadeia de suprimentos. O que é um supply chain?
No caso aqui do McDonald's, nós vamos ver o seguinte. Por incrível que pareça, existe a cidade do alimento, que fica em Osasco, São Paulo. Então, a sede da Martin Brower é em Osasco, São Paulo.
A sede do McDonald's está em Chicago, nos Estados Unidos. O McDonald's, você sabe, uma empresa global, americana. E a Martin Brower aqui, então, ela hoje tem sete CDs espalhados no Brasil.
Eu fiz o levantamento aqui da operação. Lembrando que o Martin Brower é o maior operador logístico no Brasil, no segmento de food service. Ou seja, ele não entrega, tipo, carga seca ou carga refrigerada ou cara congelada, ele entrega tudo.
Então, tudo passa pelo Martin Brower. Desde o guardanapo, da embalagem, do pão, da batata frita, do hambúrguer. Cara, todo o supremento do McDonald's, ele passa pela Martin Brower.
Ou seja, tem os fornecedores que estão. . .
Por isso que é a cidade do alimento. Porque eles estão dentro deste cluster aqui, de Osasco. Todos próximos, portanto, failitando, obviamente, a questão de transporte e logística dos produtos.
E olha que legal, o pão, a fábrica é ARYZTA. Eu não sei exatamente como é que pronuncia. Não conhecia as empresas.
Eu conheci aqui, através do estudo. A Martin Brower eu já conheço a bastante tempo. Eu vou pedir, inclusive, para o Thiago botar o logo deles aqui, um caminhãozinho deles, para vocês, de repente enxergarem na rua, saberem quem é.
A ARYZTA fornece os pães para a Martin Brower. Os hambúrgueres são entregues prontos, através da JBS, também em Osasco. Interessante que em Portugal.
Inclusive estudei um pouco como é que funciona em Portugal. Em Portugal, o próprio McDonald's faz os hambúrgueres. A qui, no caso, tem uma empresa que presta o serviço.
E o que é interessante, isso é muito importante, porque, dentro do processo produtivo do Sanduíche, ele tem uma padronização e gigantesca lá dentro. E a padronização é um fator importante desde Henry Ford. Inclusive, também já fiz um vídeo aqui sobre padronização.
Porque ele tem muito a ver até hoje no sistema do Lean. No Lean Production, no Lean Thinking, o sistema empurrado ou puxado, todos eles tem como base a questão da padronização. E quando eu trago aqui para a parte do alimento, no caso, de um sanduíche do McDonald's, sim, também tem uma padronização.
O que pode envolver a padronização? O tamanho do sanduíche. Ah, é 120g de hambúrguer.
Ah, é duas alfaces. A alface tem esse tamanho. Quanto de maionese?
Tem um dispositivo para aplicar maionese, que esse dispositivo aplica exatamente a mesma quantidade para cada sanduíche. Não interessa quantos bilhões de sanduíches são fornecidos, vai exatamente aquela quantidade de maionese para padronizar o produto. Ter o custo padronizado também, né?
Obviamente. O consumo padronizado, evitando desequilíbrios na parte do consumo. E eventualmente tirando alguma ruptura no processo suprimento.
Vejam só, tem muita coisa que eu ainda vou falar por aqui, então fica comigo. A batata frita. Por incrível que pareça, cara, a batata frita importada.
E eles importam ou da Argentina ou nos Estados Unidos. Cara, eu nunca imaginava que batata frita era importada. Jurava que isso era produção nacional.
Até porque, batata é um negócio relativamente barato. Plantação de batata deve ter um monte por aí. Mas no caso do McDonald's ela vem importada.
Novamente, uma cadeia do frio aqui, né? Porque é um produto perecível, por portanto, se ele é importado, certamente é tudo congelado. Então, aqui é congelado, aqui é congelado.
O pão já não pode ter uma refrigeração nenhuma. Então aí vai aumentando a complexidade de prestador de serviço logístico aqui, do PSL. Inclusive vou escrever aqui, PSL.
Prestador de Serviço Logístico. Que é um operado logístico, um 3PL, Third Provider Logistics, se for falar me inglês. A Martin Brower, com prestador de serviço, atende.
Então, ele tem que conseguir operar com produto seco, produto refrigerado, produto congelado e assim sucessivamente. E também, no seu caminhão de distribuição, ele também é bipartido, a exemplo de outros de outras empresas. E com isso ele se especializou no food service.
Então, no caso do caminhão. . .
Vou até desenhar aqui para ficar mais claro. Obviamente, vocês sabem que eu não sou um grande desenhista, mas aqui, só para vocês terem uma ideia, né? Ou seja, o que vai acontecer?
Essa parte aqui, que fica mais perto aqui do equipamento de refrigeração, ele vai ser o congelado, né? O geladão, né? Eu não vou saver exatamente a temperatura, mas é congelado aqui, tá?
Congelado. Depois aqui vem a parte do resfriado, depois vem a parte do seco. Então, efetivamente, o veículo, ele é bipartido.
Se vocês quiserem ver isso, eu tenho um vídeo aqui, que é da Frimesa, onde eu estou dentro do veículo, com esses compartilhamentos aqui, mostrando o fechamento, como é feito o isolamento térmico que é feito dentro do veículo. Inclusive, no piso, o veículo tem algumas características para fazer a refrigeração circular, quando é necessário. Então, dentro dessa playlist de logística empresarial, tem vários vídeos e um deles é o da Frimesa e aí, você vai entender como é que funciona esse processo.
Portanto, todo o carregamento aqui também tem um sequenciamento específico. A complexidade logística de um produto perecível é obviamente muito maior. E a Martin Brower é o especialista.
Tão especialista, que ele começou a prestar o mesmo serviço que presta para o McDonald's, globalmente falando, ele começou a entrar outras redes que eles estão atendendo. A rede do Bob's, a rede do Giraffas, além do McDonald's. Em alguns lugares também achei informação que, inclusive, os Subways são também.
Ou seja, os pontos de entrega lá no shopping, quando ele tá entregando no shopping, ele tá entregando no McDonal's, Subway e assim por diante. Com isso, tendo uma otimização muito legal de compartilhamento de cliente e espaço, concentrando tudo. Ou seja, baixando bastante o custo dessa operação.
Do Martin Brower, ele vai distribuir para sete CDs espalhados no Brasil. Eu sei onde é que estão posicionados. Tem um CD que eu já tive.
Passei na frente, já conheci. Estive visitando um outra operação, passei pelo CD, lá do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A galera de Santo Agostinho, Pernambuco comente aqui para nós.
Muitos CDs, é um cluster. Essa região é um cluster log[istico. Então, Magazine Luiza tá lá, Martin Brower t[a lá, todos os grandes marketplaces do Brasil estão posicionados lá.
E-commerces, tá se tornando um pólo logístico muito bonito, os galpões bem modernos. A cantral é em Osasco, São Paulo. Tem também no interior de São Paulo, Jacareí, São Bernardo do Campo, Mogi Guaçu, também já tive a oportunidade de passar por lá, Ribeirão Preto e Curitiba.
aqui para o Sul. Sendo que tem dois centros de distribuição questão de apoio, que um ficam em Itajaí, Santa Catarina e o outro fica no Rio de Janeiro. E aí fechou.
E desses CDs então, de Osasco vai para todos os CDs e aí, obviamente, entrega para suas lojas. Portanto, fechando todo o processo. Ele vai entregando aqui para os CDs.
Ou seja, lá de Santo Agostinho, atende todo o Nordeste, inclusive algumas cidades do Norte. De Curitiba, atende o Sul. Portanto, é assim que ele vai organizando.
Assim como atende diretamente algumas lojas aqui, né? Então, uma operação logística bem interessante. Fechamos aqui a parte de suprimento, digamos assim, da loja e aí vamos entrar em algumas curiosidades, como é a logística da loja.
E um filme que eu surgiram fortemente vocês assistirem, botar a capa dele aqui para vocês, é Fome de Poder. Esse filme te conta a história do McDonald's. E por incrível que pareça, na verdade, o Kroc, que é o cara que fez o McDonald's crescer, ele não foi o cara que criou o McDonald's.
Teve dois engenheiros. Um engenheiro, pelo menos, era muito bom o cara. E tem uma cena deste filme, para vocês utilizarem, que eu vou botar rapidamente aqui, uma ceninha rápida aqui, mas eles trabalhando dentro de uma quadra de tênis, pensando nos tempos e movimentos da operação do sanduíche para o McDonald's ser rápido na entrega.
E veja que esse diferencial competitivo do McDonald's lá trás, hoje ainda se torna um diferencial competitivo. Porque essas lojas, que vão crescer mais de 120 lojas até 2024, a ideia é que 90% dessas lojas tenham drive-thru. Por quê?
Porque a galera que tá com pressa ali no Fast Food. E com isso ele, o McDonald's, continua crescendo bastante, apesar de ser empresa bem, não antiga, mas uma empresa com uma longividade grande. E esses caras trabalharam, montando assim a questão da entrega.
Porque a grande espera que existia na época. . .
E você sabe o que estou dizendo, é a fila para ser atendido. Então, a ideia toda é retirar a fila. Observe isso, cara.
Dependendo da loja que você estiver, vai ter alguém na fila do McDonald's fazendo o teu pedido eletronicamente. Ele vai estar com um handheld, um coletor ou mesmo um papelzinho, fazendo os teus pedidos, antecipando a tua tomada de decisão no caixa, certo? Para você chegar no caixa somente para pagar, agilizando o processo.
Sendo que o McDonald's tem incentivado para que 50% das vendas serem digitais. Totens eletrônicos, assim por diante. Mas o que eu quero dizer com isso, é que eles estão ali, não somente tirando a tomada de decisão do caixa para você decidir antes enão ter espera, mas também já pegando a sua tomada de decisão para garantir que a cozinha esteja produzido que vai ser consumido.
Por que vocês vão lembrar do que eu estou dizendo. Olha só. Todos os McDonald's tem uma caixinha de de metal assim ó, com umas prateleirazinhas aqui e aqui tem gravidade.
Ou seja, lá no fundo é mais alto, né? E eles vão por trás aqui, botando o sanduíche e ele corre aqui para frente. O que ele tá fazendo aqui?
É um kanban. Sim, temos vídeo sobre isso. Ele tem aqui um kanban aplicado para o sanduíche.
Sendo o mais fresco na frente. E no rush eles já sabe o que vende mais. Tipo assim, número um vende mais.
Então, ele vai produzido. . .
E ele sai do sistema produtivo de montagem sob demanda, assembly to order. Se você não sabe o que que é assembly to order, venha ver esse vídeo aqui. Eu falei para vocês que ao McDonald's tem muita Logístico lá dentro.
Muito Lean, muito interessante. Ou seja, o assembly to order, fez o pedido, eu monto de acordo com oteu pedido, porque eu todos os componentes aqui. Eu tenho sanduíche, tenho hambúrguer, tenho todo, eu eu faço na hora e monto na hora para você e te entregar.
Mas no rush, tipo assim, o horário do meio-dia, eles vão produzindo em série. Então, ele vai lá faz vários McDonald's, vai postando aqui. E aqui cria um certo estoquezinho, que só acontece na hora do rush.
Saiu da hora do rush isso aqui vai estar normalmente meio vazio, só aguardando os pedidos realmente feitos na hora. E aí, cada lugarzinho aqui é um tipo de sanduíche, aqui é o McDonald's, aqui é o frango, aqui o peixe e é pré-determinado a localização dos seus produtos. Tudo isso para eliminar a maior perda do que existe, segundo o Lean, que é a perda de esperas.
Temos uma playlist sobre o Lean aqui, também. Inclusive, tenho sido cobrado para por mais vídeos lá. Mas como eu entendo que o Lean também é uma questão prática, que tu aplica no dia a dia, o próprio McDonald's, fazendo sanduíches, ele está sim.
aplicando os conceitos de logística. Padronização. Conceitos do Lean, né?
Padronização, eliminação das esperas, cronoanálise, que é o exemplo que eu dei da quadra de tênis, eles montando um layout. Hoje, claro, a gente já usa algum software para isso, mas na época, o que ele fez? De forma muito engenhosa, montando o layout da cozinha e pensando os tempos e movimentos de passaram bandejas.
Cara, deem uma olhada nisso aí, legal? Inclusive vou deixar o link aqui para vocês, na descrição do vídeo aqui, também, que fala como é que funciona, que vocês vejam exatamente isso que eu tô dizendo aqui. Como é que funcionava, da montagem do layout da cozinha.
Eu não vou botar aqui, porque a gente ficou inseguro se o YouTube vai restringir ou não esse tipo de conteúdo. Então, eu vou deixar na descrição o link, vocês vão ali e acessam. E vejam o fome.
. . O filme.
. . E vejam o filme Fome de Poder.
Queridos, espero que tenham curtido esse vídeo muito importante. E aqui no primeiro link, no primeiro link da descrição e lá nos primeiros comentários, eu vou também falar para vocês sobre a nossa NBA, nosso Master Business Administration de logística e supply chain, onde a gente forma os executivos do futuro, na nossa pós-graduação, na nossa NBA. Estamos com uma nova turma sendo aberta, então, tem uma lista de espera ali e agora, logo, logo já estamos abrindo vagas.
Portanto, serão poucas vagas. Quem realmente tiver interesse em investir em uma formação executiva diferenciada, por ser feita por seres logísticos, vem conosco. Estamos com uma turma aqui, maravilhosa, já andando e agora estamos abrindo a segunda turma.
Era isso por hoje. Beijo no coração de todos. Até o próximo vídeo.
Valeu!
Related Videos
Como PREVINIR PERDAS nas suas OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
21:08
Como PREVINIR PERDAS nas suas OPERAÇÕES LO...
Ser Logístico
5,093 views
Funcionários respondem as perguntas mais frequentes sobre o McDonald's - Patrocinado por McDonald's
5:14
Funcionários respondem as perguntas mais f...
BuzzFeed Brasil
242,879 views
COMO FUNCIONA O DEPARTAMENTO DE COMPRAS?
8:20
COMO FUNCIONA O DEPARTAMENTO DE COMPRAS?
O PRIMO ESTAGIARIO
9,813 views
TENDÊNCIA DE LOGÍSTICA 2024: Saia na frente!
23:29
TENDÊNCIA DE LOGÍSTICA 2024: Saia na frente!
Ser Logístico
19,747 views
Secretos del sistema de los hermanos McDonald's
15:32
Secretos del sistema de los hermanos McDon...
Foxi
1,992,659 views
COMO FUNCIONA UM OPERADOR LOGÍSTICO NA PRÁTICA | LOGÍSTICA EMPRESARIAL
31:48
COMO FUNCIONA UM OPERADOR LOGÍSTICO NA PRÁ...
Ser Logístico
77,491 views
LOGÍSTICA DA COCA-COLA | Logística Empresarial EP. 08
21:33
LOGÍSTICA DA COCA-COLA | Logística Empresa...
Ser Logístico
13,950 views
SUPPLY CHAIN - Tudo sobre CADEIA DE SUPRIMENTOS
12:03
SUPPLY CHAIN - Tudo sobre CADEIA DE SUPRIM...
Ser Logístico
193,558 views
O QUE É LOGÍSTICA?!
29:16
O QUE É LOGÍSTICA?!
Quadrivium Academic
457,621 views
O QUE É LOGÍSTICA REVERSA? TUDO SOBRE PÓS-VENDA E PÓS-CONSUMO
21:53
O QUE É LOGÍSTICA REVERSA? TUDO SOBRE PÓS-...
Ser Logístico
61,835 views
Logística – Aula 01 – Logística e Cadeia de Suprimentos
29:48
Logística – Aula 01 – Logística e Cadeia d...
UNIVESP
198,138 views
LOGÍSTICA DA AMBEV | Logística Empresarial EP. 09
18:36
LOGÍSTICA DA AMBEV | Logística Empresarial...
Ser Logístico
12,189 views
Conheça onde as INOVAÇÕES DE LOGÍSTICA são criadas | Case Invent de Automação | LOGÍSTICA NA PRÁTICA
31:11
Conheça onde as INOVAÇÕES DE LOGÍSTICA são...
Ser Logístico
2,779 views
COMO AS BATATAS FRITAS DO MCDONALD'S SÃO FEITAS. PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
10:18
COMO AS BATATAS FRITAS DO MCDONALD'S SÃO F...
TechZone
4,206,452 views
LOGÍSTICA REVERSA
5:57
LOGÍSTICA REVERSA
Info Sustentável
50,163 views
LOGÍSTICA DA NATURA | Logística Empresarial EP. 10
15:25
LOGÍSTICA DA NATURA | Logística Empresaria...
Ser Logístico
8,648 views
LOGÍSTICA DE VAREJO: Conheça um CD varejista na prática!
24:33
LOGÍSTICA DE VAREJO: Conheça um CD varejis...
Ser Logístico
49,729 views
O QUE É CADEIA DE SUPRIMENTOS?!
25:45
O QUE É CADEIA DE SUPRIMENTOS?!
Quadrivium Academic
273,965 views
O que é um WMS?
15:25
O que é um WMS?
Ser Logístico
48,506 views
Logística Reversa - Brasil 2050    2ª Temporada
26:44
Logística Reversa - Brasil 2050 2ª Temp...
Conselho Emp. Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável CEBDS
49,144 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com