Semana de Arte Moderna de 1922 | Nerdologia

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Nerdologia
E hoje entenda mais sobre a união entre artistas neste Nerdologia sobre a Semana de Arte Moderna de...
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E aí [Música] Olá sejam bem-vindos ao nerdologia de história meu nome é Felipe Figueiredo forma iniciar a colonização para esquecer o sobre o professor entenda mais sobre a união entre artistas e se nerdologia sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 não tem uma para Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 17 em fevereiro de 1922 foi realizada a Semana de Arte Moderna no festival artístico e cultural que reuniu diversos artistas brasileiros e estrangeiros com pintura escultura arquitetura literatura poesia e música A Semana de Arte Moderna deixou um grande legado artístico no Brasil
que você provavelmente eu vou falar dela antes até mesmo na escola para entendermos a Semana de Arte Moderna de 1922 vamos entender o seu contexto histórico modernismo um conjunto de movimento escolas artísticas e culturais cujas origens estão na Europa do final do século 19 em linhas Gerais o modernismo buscavam uma renovação nas artes que naquele momento eu deveria Então retratar e se relacionar com as sociedades urbanas industriais que se consolidavam na Europa a renovação das Artes que significa que o modernismo não pretende a simplesmente rejeitar o abolir valores estéticas ou modelos artísticos mas trazê-los para
o que viam como uma nova realidade a renovação concluir a liberdade criativa humor a revisão a paródia o rearranjo com a reconstrução de obras ou valores existentes e questionavam os moldes formais ou acadêmicos de arte modernismo por sua relação com as sociedades urbanas industriais também envolve a experimentação e atualização com novas tecnologias distanciando-se do Rural do bucólico e da idealização do passado Dando um exemplo simples Você conhece a peça Romeu e Julieta de William Shakespeare escrita no final do século 16 sobre dois adolescentes na Itália cujo relacionamento impedido pela rivalidade entre suas famílias que você
talvez já tenha ouvido falar de algumas renovações dessa história classe como por exemplo adaptando às famílias rivais como as potências da guerra fria ou representando tensões raciais entre brancos e por em Nova York o retratar a mesma história de Romeu e Julieta quase no final do século 20 substituindo-os espadas por pistolas o modernismo vagar projeção após a Primeira Guerra Mundial a mais destrutiva tá então o que causou cerca de 20 milhões de mortes Os horrores da Guerra vão motivar movimentos modernistas a pensar o uso da tecnologia e o poder de transformação da natureza e do
ambiente não para destruir e matar mais uma perspectiva centrada no ser humano e na criação no Brasil a renovação artística começa a ser discutida na década de 1910 naquele momento as principais escolas artísticas do Brasil era o parnasianismo na poesia eu academicismo na pintura ambos Marcados pelo Rigor formal e pela ideia de que o valor estético estarei acima de compromissos de valores ou decentemente provavelmente a primeira exposição de pintura não acadêmica no Brasil que foi do pintor lituano Lasar Segall em 1913 porque ele é chegado da Alemanha no ano anterior e posteriormente tornou-se cidadão brasilei
em 1914 a pintura Anita Malfatti brasileira que estudou na Europa realizou sua primeira exposição ela é considerada Pioneiro do Modernismo no Brasil pois sua segunda exposição realizada em 1917 foi duramente criticada por artistas conservadores principalmente de um artigo paranoia ou mistificação do escritor Monteiro Lobato que classifica o modernismo com adjetivos como decadente e principalmente foi considerado agressivo pessoalmente contra artista isso motivo União dos modernistas brasileiros a maioria de jovens para maior e melhor difundir o seu movimento artístico para alguns modernistas principalmente os Escritores e poetas Mário e Oswald de Andrade um momento do Centenário da
Independência do Brasil em 1922 era o cenário perfeito para não apenas difundir o modernismo mas propor uma ampla reflexão sobre o futuro da arte brasileira que da identidade nacional o investidor e Mecenas das Artes Paulo Prado teve um papel importante Para viabilizar esse festival two tanto pelos Olá meus amigos quanto por sua influência política também convenceu o Diplomata conhecido escritor Graça Aranha a participar da organização do festival o que contribuiu para legitimar o evento perante os críticos o então governador do Estado de São Paulo e futuro presidente do Brasil Washington Luiz também apoiou a realização
do evento tanto por ter sido convencido por parte da Nascente burguesia industrial que patrocinou a Semana de Arte Moderna quando precisarem interessado no prestígio de um festival que reúne artistas de todo o Brasil na cidade que era o centro da industrialização e da urbanização no país a Semana de Arte Moderna incluiu exposição de mais de 100 obras entre pinturas esculturas três sessões literárias e musicais noturnas com a leitura de poemas manifestos apresentações musicais além de palestras alguns artistas participantes foram na pintura Anita Malfatti Di Cavalcanti Zina Aita e Antonio Paim Vieira na escultura Victor Brecheret
o vilão harber hildegardo Veloso na arquitetura o o Antônio Garcia Moya e o polonês York presentão na literatura e poesia além do citado Graça Aranha nomes como Mário de Andrade Menotti del Picchia Oswald de Andrade Guilherme de Almeida Ronald de Carvalho e Manuel Bandeira inclusive foi Ronald de Carvalho que lê o poema os sapos de Manuel Bandeira Jacó autor estava acamado por uma crise de tuberculose o poema uma crítica direta ou parnasenismo e causou protestos de parte do público na música participaram nomes como a pianista Guiomar Novaes o compositor ele Braga eo Maestro Heitor villa-lobos
hoje a Semana de Arte Moderna não é considerada a seminal para a arte brasileira e influenciando diversos artistas e movimentos na época entretanto não existe a ideia de um rompimento de uma revolução artística EA maior parte da crítica foi negativa o principal feito do festival foi começar a quebrar a resistência novas maneiras de lidar com a arte colocar os artistas brasileiros em contato uns com os outros e trazer novos influências artísticas especialmente da Europa e uma das o evento proferida por Mário de Andrade posteriormente publicada como a Escrava que não é Isaura o escritor já
debate a relação entre o Nacional e estrangeiro e importância de adicionar elementos da cultura popular brasileira na estética importada a reunião de diversos artistas na Semana de Arte Moderna promoveu um ambiente propício para criação de inúmeras revistas movimentos e manifestos artísticos nos anos seguintes alguns for a revista klaxon apenas três meses depois do festival a revista estética o movimento pau-brasil que afirmava que a arte brasileira deveria ser insuportável tal qual havia sido a madeira o movimento verde-amarelo nacionalista-ufanista a revista em Belo Horizonte O Manifesto regionalista publicado por Gilberto Freyre no Recife que criticavam a centralização
Paulista das Artes brasileiras no período e o movimento antropofágico cujo Manifesto escrito por Oswald de Andrade para aumentar vai casar você culturas estrangeiras deverão ser bem curtidas e digeridas sob a forma de uma arte brasileira outro é um tropófilos foram poeta Raul bopp e a pintura Tarsila do Amaral cujo quadro Abaporu de 1928 é considerado o pioneiro do movimento antropofágico nas artes visuais citamos Heitor villa-lobos outro artista cuja obra é marcada pela mistura da tradição clássica europeia com a música popular brasileira e esses artistas das décadas de 1920/1930 ao se consagrar em obras posteriores por
sua vez influenciar o diversas gerações seguintes Ou seja a Semana de Arte Moderna de 1922 super tão imensa renovação intelectual e artística brasileira e lembro que esse vídeo um recorte e claro que infelizmente muita coisa interessante ficou de fora e fundo sugestões estão aqui na descrição nos comentários do nerdologia criminosos o brilho de ré tubarão serial killer comentaram com algumas imagens estavam anacrônicas com roupas do século 19 sim vocês tem razão pedimos desculpas pela confusão as imagens Eu apenas para representar não para serem literais o que acontece alguns temas em que temos menos disponibilidade de
referências visuais e também sugeriram nerdologia criminosos sobre a condessa báthory e já fizemos em julho de dois mil e vinte recomendo assistir Na verdade fica comendo maratonar em todos os nerdologia se não se esqueçam de curtir e compartilhar o vídeo assine nosso canal para conhecer mais sobre história da arte e até o próximo 1 [Música] E aí
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