E aí Oi boa noite a todos sejam bem-vindos aqui ao centro Dom Bosco né A maioria dos que estão presentes eu já conheço mas tem gente nova chegando então espero não decepcioná-los né sejam todos muito bem vindos é sempre uma alegria e uma honra muito grande sentar aqui nessa mesa para falar sobre qualquer tema na terça-feira que é o dia nobre do centro Dom Bosco mas antes de começarmos então eu gostaria de fazer uma oração Inicial pedindo do auto ajuda necessária para que a somente a verdade seja dita aqui que eu seja livre de todo
o erro peço que me incluo nas intenções de vocês nesse sentido que eu seja um instrumento do Espírito Santo em nome do pai do filho do Espírito Santo amém inspirar e ao Senhor As Nossas ações e ajudar-nos a realizá-las para quem voz começa e termina em tudo aquilo que fizermos por Cristo senhor nosso Amém Santa Maria mãe de Deus rogai por nós Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor enviai o vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra Oremos ó Deus que
instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do espírito santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua Consolação o Cristo nosso senhor amém ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém Santo Tomás de Aquino São Pio Décimo São João Bosco Nossa Senhora Auxiliadora II é em nome do pai do filho do Espírito Santo amém
viva Cristo Rei salve Maria Santíssima viva nosso país São João Bosco então renova aqui as minhas boas-vindas na para essa palestra cujo título é a existência de Deus em Santo Tomás de Aquino e não é para quem porventura ainda não me conhece isso aqui vai para o YouTube depois eu sou professor Luciano Pires o professor de física católico casado pai de três filhos membro do centro Dom Bosco e nas palavras do Gustavo corção né eu eu não sou filósofo profissional Tá eu vou a gente vai ensinando aquilo que Deus da Graça de aprendermos um pouco
antes dos outros né E aí a gente por necessidade vai compartilhando é um pouco essa ideia não é e Então apesar disso né eu não sou um filósofo profissional mas me apoio no sagrado magistério a ideia dessa palestra aqui é partir de uma de uma exortação para pau a figura de São Tomás de Aquino como aquele cuja doutrina filosófica deve servir de suporte a ao o maior esclarecimento das verdades reveladas E por que que eu estou aqui falando disso E aí infelizmente nós sabemos todos vivemos uma crise doutrinal muito grande e o ideal seria que
o clero ensinasse isso com mais frequência Mas infelizmente não é o caso então é legítimo que nós leigos nos esforcemos no sentido de suprir essas faltas na e colaborar com a com aquelas almas né para aquelas almas que buscam a verdade acerca de alguns temas fundamentais é e que estão na história na riquíssima história do magistério da igreja e ir nós como todos os leigos temos aquele compromisso não é assumido no batismo de ser luz do mundo diz nosso senhor no Sermão da Montanha vós sois a luz do mundo não se pode esconder uma cidade
situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire mas sim para colocá-la sobre o candeeiro a fim de que brilha a todos os que estão em casa assim brilhe vossa Luz Diante dos homens para que Vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso pai que está nos céus Mateus 5 Versículo de 14 a 16 então é que Deus me ajude aqui a Honrar essa promessa batismal né colaborando um pouco para iluminar essas verdades fundamentais nas mentes e nos corações de vocês bom eu começo falando da importância do tema né porque
é importante nos falarmos da existência de Deus a essência de Deus aqui no sentido de as provas da existência de Deus né é a uma uma opinião muito difundida de que a existência de Deus é um objeto de crença pessoal é algo subjetivo né fora do alcance da pura razão por assim dizer né da luz natural da Razão apenas o que não é verdade e só aparece uma novidade muito grande aos olhos da sociedade que temos hoje né uma sociedade que de fato se afastou muito de princípios fundamentais de verdade fundamentais que nega e até
com muita veemência que haja verdade fundamentais isso é muito frequente então a esses olhos vai aparecer Talvez uma novidade que a existência de Deus é não não a natureza de Deus mas a existência de Deus seja assim alcançável pela razão natural como Aristóteles alcançou certo como os gregos demonstraram ser possível não é então a eu me Vale aqui das palavras do Papa Leão Treze na sua maravilhosa Encíclica eterna e Patrícia sobre a restauração da filosofia Cristã conforme a doutrina de Santo Tomás de Aquino Encíclica publicada em 1879 vejam é o final do conturbado século 19
não é um século agitado por muitas Promessas de avanços tecnológicos e bem-estar material né a própria física e disciplina viu e evoluções nesse período né então a era um século muito marcado por um certo otimismo é tecnológico Industrial não é e mesmo assim a igreja mãe e mestra da humanidade no alto de sua sabedoria bimilenar sobretudo na figura de um papa da envergadura de Leão Treze sempre muito Atenta às novidades e os movimentos a da humanidade e veio a público manifestar a necessidade de se resgatar uma Sã Doutrina filosófica na para a leitura da realidade
não apenas Como suporte da doutrina Cristã não apenas como uma ferramenta da luz natural para servir a teologia Sagrada mas também para compreender mais diretamente aquilo que é passível de ser compreendido tão somente pela luz natural bom então eu trouxe aqui para vocês alguns trechos aí fica bem maior do que isso tá permitam-me ler um pouquinho passo então a palavra para ler um 13 então na no item 4 da esse ficar interno e Patrícia diz o santo padre se alguém atender a malícia dos nossos tempos e pensar na razão das coisas que acontecem pública ou
particular mente concluir a certamente que a causa fecunda dos males não só daqueles que nos oprimem mas também daqueles que receamos consiste nas mais opiniões Acerca das coisas divinas e humanas que parte do primeiro das escolas dos filósofos tem invadido todas as ordens da sociedade acolhidas pelos aplausos e muitos porquanto sendo próprio da natureza humana a seguir na prática como guia a razão sem inteligência até aqui em qualquer coisa à vontade também cai facilmente que acontece então que a malícia das opiniões que tem sede na inteligência influi nas ações humanas e as perverte pelo contrário
se for reto o pensar nos homens e baseado em sólidos e verdadeiros princípios nesse caso a de produzir muitos benefícios para a felicidade social que individual e não foi em vão que Deus concedeu a alma humana a luz da razão a luz da fé que depois ele foi acrescida longe de extinguir ou diminuir a força da Inteligência antes a aperfeiçoa e aumentando e as forças a habilita para maiores coisas e pede pois a economia da mesma providência divina que tratando-se de chamar os povos a fé e a salvação se aproveite a cooperação da ciência humana
é porque esse modo de proceder provados sábio foram seguidos pelos preclarissimo os padres da igreja está confirmar está confirmando pelos monumentos da antiguidade perdão está confirmado pelos monumentos da antiguidade eles em verdade atribuíram sempre a razão muita e não pequena importância a qual resumiu sucintamente Santo Agostinho atribuindo a esta ciência aquilo por meio do que a fé salubérrimo na é produzida no trem da defendida e roubos tecido então vejo muito ao contrário de uma opinião muitíssimo de fundida e a fé não obstruir a razão antes a eleva bom então nós temos uma luz natural a
luz da razão que nos permite conhecer muitas coisas né próprio Santo Agostinho seu processo de conversão A exemplo de sua conversão sempre dita como intelectual na ele que já era um grande filósofo um grande retórico quando se converteu quando adquiriu a luz Sobrenatural da fé a sua inteligência o Tube no e não é porque você acende uma segunda lâmpada você consegue enxergar ainda mais fundo ainda mais longe do que já enxergava porque é um modo de participação do intelecto Divino em nós certo então Aqueles que têm a inclinação ao pensamento ao reto pensar não é
Sob a Luz Sobrenatural da Fé um tem a sua capacidade de compreensão de meditação de aprofundamento das coisas catapultada não é nós ouvimos muito aqui no seu Dom Bosco né de um professor nosso eu pelo menos ouvir várias vezes né que a razão é uma espécie de vaso no qual Deus em fund a fé bom então se esse vaso não está bem calafetadas se ele não está bem fechado ele não retém a fé então ao contrário a reta razão ela não é um obstáculo a fé ela é um pavimento a entrada da Serra certo e
no item 6 o Papa Continua em primeiro lugar a filosofia sendo bem compreendida pode em certo modo aplainar e fortificar o caminho para a verdadeira fé e preparar convenientemente a inteligência dos seus discípulos para receberem a revelação visto que com razão é chamada pelos antigos umas vezes instituição prévia para a religião cristã outras vezes Prelúdio auxílio do cristianismo e também é chamada pedagogo para o evangélico veja como a filosofia já foi considerada no âmbito da doutrina católica como um preparador para fé o certo mesmo os filósofos pagãos tinham a clareza de que não é possível
ser filósofo de verdade se você é beberam por exemplo ou se você é incontinenti o sexual é porque isso vai viver sob A tormenta das paixões e na e a verdade não vai se revelar na sua integridade aquele que tem alma curvada por essa por essa movimentação incessante não é tão mesmo pagam é capaz de alcançar que a verdade nas suas maiores altitudes ela não é alcançável a alma desordenado a é realmente Deus benigníssimo no que diz respeito as coisas divinas não só revelou com a luz da Fé aquelas verdades que inteligência Humana não pode
atingir mas também manifestou algumas que não são absolutamente na acessíveis a razão para que com a autoridade de Deus logo fossem compreendidas por todos sem receio de errar donde resulta que os mesmos sabe eu te pagamos só com a luz da Razão conheceram demonstraram defenderam com apropriados argumentos certas verdades que nos são propostas pela fé ou estão estreitamente Unidas com a doutrina da Fé "pois as coisas dele que são invisíveis se vem depois da criação do mundo considerando as pelas obras que foram feitas ainda sua virtude sempre terna EA sua divindade São Paulo na epístola
aos romanos Oi e o gente US que não tem lei mostram todavia a obra da Lei escrita em seus corações também na epístola aos romanos romanos e é muito conveniente que essas verdades conhecidas mesmo e pelos sábios pagam sejam convertidas em proveito e utilidade da doutrina revelada a fim de se demonstrar que a sabedoria humana e os próprios testemunhos dos adversários prestam a homenagem a fé cristã então a para quem tem fé e para quem já tem alguma caminhada no estudo da doutrina da história da igreja né não parece haver muitas dúvidas de que o
a emergência do da filosofia grega Esse é um sinal da providência divina é uma preparação para a Plenitude dos tempos não é costuma-se dizer que ali na Plenitude dos tempos houve a confluência de Atenas de Roma e Jerusalém e não é então o povo escolhido que teve a benesse de receber algumas coisas reveladas diretamente por Deus algumas dessas coisas como veremos aqui os gregos alcançaram pelo esforço da Luz da razão e claro as verdades reveladas é contém coisas que são inalcançáveis a razão humana que é cedem a nossa capacidade mas há outras que com esforço
notável Podem sim ser alcançados né Portanto o grande excelente fruto que em primeiro lugar colhemos da Razão Humana é demonstrar que Deus existe porque pela grandeza da Imagem e da criatura pode chegar sem dúvida ao criador delas livro da sabedoria 55 depois mostra-nos que em Deus se reúnem-se regularmente todas as perfeições sobre a saindo sua infinita sabedoria a qual nada pode ocultar e sua Suprema justiça que de nenhum mal afeto pode ser invada e que por isso Deus não só é verdadeiro mas é a própria verdade que não pode enganar-se nem enganar-nos donde vidente mente
se deduz que a razão se presta a palavra de Deus pleníssima fé e autoridade e aqui eu encerro a citação assim sílica intern pátrios e nesse último parágrafo de certo modo o santo padre resume as vias de Santo Tomás quando ele fala de Deus como não apenas verdadeiro mas sendo a própria verdade na ele aqui está antecipando um pouquinho a quarta via Santo Amaro da demonstração da existência de Deus que havia dos graus de perfeição na natureza já já veremos isso né é e também ele apresenta o esquema Geral das demonstrações de Santo Tomás que
são as demonstrações a posteriori quer dizer que partem da experiência sensível que parte dos efeitos para demonstrar a existência da causa Ah tá as demonstrações de São Tomás de Aquino são a posteriori veremos inclusive que oferece uma certa resistência ao chamado argumento ontológico de Santo Anselmo né É porque este é não partiria da experiência sensível partir do conceito de Deus já veremos isso também né e antes que eu avance eu tenho aqui sobre a mesa algumas obras que foram usadas nesse estudo né a aqui embaixo naturalmente a as obras do próprio Santo mais a summa
contra gentiles né a summa contra gentiles foi escrita e concluída antes da Suma Teológica ela tinha um propósito interessante que era a eu quero a peleja com os muçulmanos na península ibérica reconquistada né então ouvi foi mantida a presença de multi muçulmanos na península já recristianizar em processo de recristianização né e e os muçulmanos ali havia muitos filósofos havia gente de altíssimo gabarito né Então as discussões doutrinárias elas eram uns férias assim era um erro muito honestas né então São Tomás de Aquino escreveu assumir a compor gente ir no sentido de contrapor a a doutrina
cristã nos seus detalhes ali suportada pela filosofia natural grelha né É É a ideia era justamente resistir aos erros colocados ou iluminar os erros colocados pelos muçulmanos naquela realidade então era uma catequese de alto nível colocamos assim né a Suma Teológica O que é aquilo perece apenas a primeira parte e é aqui São Tomás de um de dica muito muito espaço a falar da demonstração da existência de Deus na summa contra gentiles ele foi ele foi mais extenso aqui na Suma Teológica ele logo na segunda na segunda questão né Salvo engano ele trata disso e
trata-se um relativa brevidade né ele apresenta inclusive As cinco virgens modo muito resumido certo e também me Vale aqui de uma obra que aqui no centro Dom Bosco nós temos a venda também que é o elemento de Filosofia de Dom Tiago sinibaldi os nossos irmãos lá de Florianópolis do Instituto Santo Agostinho e na isso aqui é o volume o volume 3 de antropologia e teodicéia então aqui também estão ótimos comentários sobre as cinco vias não é e toda essa parte de sobre de até os preâmbulos e sobre se a existência de Deus é demonstrável que
tipo de demonstração requer a existência de Deus e por aí vai muito bem então começamos a falar da existente da existência de Deus beijo e nós somos católicos então para nós é presume-se é absolutamente dispensável uma prova racional da existência de Deus nós temos a fé Nós cremos em deus. É isso e nós nos valemos apenas da Revelação nós temos passagens das escrituras tais como estas aqui é Moisés disse adeus quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que eu desde seus pais me enviou a eles que lhe responderei se me perguntarem Qual
é o seu nome Deus respondeu a Moisés eu sou aquele que sou o que ajuntou ex como responder às aos israelitas aquele que se chama eu sou envia-me junto de vós seu livro do Êxodo capítulo 3 Versículos 13 a 14 né esse é essa é a passagem da sarça ardente né E que uma sarça não se consumia pelas Chamas Deus falava através dela com Moisés que que eu quero chamar atenção aqui ela já fiz essa brincadeira uma vez né aquilo Deus facilitou para o povo eleito e os gregos que lutem né para chegar nisso né
é séries tóteles Conseguiu alcançar que Deus seria o próprio ser subsistente e aqui Deus entrega de bandeja para o povo eleito eu sou aquele que sou eu não sou aquele que existe Eu sou aquele que sou o certo é o próprio ser subsistente aquele que sustenta tudo mais na existência que está falando isto aqui é metafísica isso é deu já se valendo de uma linguagem metafísica para o povo eleito certo eu não era nem serei eu sou a eternidade e o seu agora fixado Tá certo e daí e no Evangelho de São João Capítulo 8
Versículo de 56 e 58 quando Jesus é acossado pelos fariseus tem uma passagem que ele diz o seguinte Abraão Vosso Pai exultou um pensamento de ver o meu dia viu e ficou cheio de alegria os judeus lhe disseram não temos ainda cinquenta anos e viste Abraão respondeu-lhe Jesus em verdade em verdade vos digo antes que Abraão fosse eu sou é só Deus pode dizer desse mesmo eu sou bom então é eu tenho eu tenho um grandessíssimo amigo que é espírita uma vez nós conversamos juntos e os espíritas não acreditam que Jesus seja a Deus né
E uma pergunta que ele me fez bom mais onde é que tá na Bíblia que Jesus se apresentava como Deus está aqui mas tem que saber metafísica e se não tiver auxílio da metafísica quer dizer eu não existo eu sou chá deu não não por acaso Jesus depois deve correr Porque os judeus queriam jogar pedra nele porque era uma baixinha eles entendiam como abaixar como assim e quem falou assim falou com Moisés lá na sarça ardente esse cara tá se passando por Deus só Deus pode dizer desse mesmo eu sou o próprio ser subsistente não
é então por isso que apesar de falarmos da existência de Deus ou de que Deus existe mais apropriadamente seria dizer que deu Zé e deixe é aí a compreensão disso é uma coisa aqui quem ainda não a tem vai adquiri-la aos poucos tá quem é e no Salmo 13 lê-se o seguinte dízimo insensato em seu coração não há Deus corromperam se os homens sua conduta é abominável não há um só que faça o bem Veja a as escrituras então associando a crença de que Deus não existe com um sensatez não por falta de fé mas
com insensatez né e mais adiante na epístola aos Romanos Capítulo 3 não há nenhum justo não há sequer um não há um só que tem a inteligência um só que busca a Deus veja São Paulo coloca a busca de Deus como a questão de inteligência é um Questão de Fé Ah tá certo então lá já encontramos na revelação e é indicativos de que a existência de Deus não é uma questão de fé e é possível chegar a a provar que Deus existe pelo esforço da Razão natural tão somente não é então falei da revelação da
sustentação na revelação da existência de Deus né e faremos agora da razão o primeiro apresento a vocês o argumento ontológico que seria o argumento a priori de Santo Anselmo um tô Lógico é tudo aquilo que diz respeito ao ser tá metafísica EA filosofia do ser em si mesmo o ser pelo ser é o mais alto grau de abstração filosófica que a gente pode fazer né Por ser enquanto ser tão antologia das coisas é a natureza das coisas no ser tá nós poderíamos dar aqui um exemplo o ser humano Ele está num degrau ontológico ontológico acima
dos animais irracionais dizer que ele tem mais ser do que os seres irracionais Ah tá certo ele está num degrau odontológico abaixo dos Anjos mas está acima dos animais dos animais irracionais Tá certo Ah é Então um pouquinho sobre o argumento ontológico Santo Anselmo Santo Anselmo da Cantuária né viveu entre 1033 em 1109 século entre os séculos 11 e 12 portanto com quanto à existência de Deus fosse na prática e desde o princípio do cristianismo tomada pelos cristãos como revelada e evidente em si mesma coube a Santo Anselmo de Cantuária a ser bispo e Doutor
da igreja formular o célebre argumento ontológico com o objetivo de saciar a razão acerca do que pela fé já se cria a respeito da substância Divina na apresentação de seu opúsculo proslogion Santo Anselmo da justificativa dos seus furos e essa é uma obra que você se encontram facilmente na internet traduzida tá português saiu Claro evidente é muito bem então "mal acabei de escrever um opúsculo monológico ascendendo aos pedidos de Alguns irmãos o qual serviço como exemplo de meditação sobre os mistérios da fé para um homem que busca em silêncio descobrir através da razão o que
ignora e dei-me conta de que essa obra era difícil de ser entendida devido ao entrelaçamento das muitas argumentações então comecei a pensar comigo mesmo se não seria possível encontrar um único argumento que válido em si e por si sem nenhum outro permitisse demonstrar que Deus existe verdadeiramente e que ele é o bem Supremo não necessitando depois alguma quando ao contrário todos os outros seres precisam dele para existirem e serem bons um argumento suficiente em suma para oferecer provas adequadas sobre aquilo que cremos acerca da substância Divina a que está o nosso diretor me trouxe aqui
né já está editado pelo Centro Dom Bosco para os lógico a obra de Santo Anselmo um e Então meus amigos vejam só e considerando que os intelectuais do século 11 aqui é o cinto o professor Rogério Soares da Costa que meu orientador de Mestrado inclusive ele tem um artigo muito bom sobre isso considerando que os intelectuais do século 11 tinham em suas mãos somente algumas obras do órgão de Aristóteles e por isso conseguiam e sua maioria a filosofia a partir de categorias eminentemente lógico-formais não é à toa que no céu melhor construir um argumento totalmente
a priori ou seja Independente de qualquer apoio ou referência a experiência de fato no argumento ontológico é pela consideração do significado do conceito que se chegar a segunda Anselmo a conhecer a necessidade da existência do conceituado quem é e assim é pela rigorosa e enxuta com situação lógica de Deus que são tão Selma Pretender a provar a existência de Deus é evidente em si mesma me dispensando qualquer demonstração seu argumento ontológico pode ser sintetizados da seguinte forma Deus é um ser do qual não se pode pensar Nada Maior e assim não pode existir apenas como
uma ideia na mente porque quando a gente diz assim quando você define Deus olha que o que seria a Deus Deus é aquilo de que Nada Maior se pode pensar o certo é uma pergunta naturalmente se impõe Então Deus existe na realidade ou só existe na cabeça de quem pensa como aquilo que de Nada Maior se pode pensar e daí Santo Anselmo completa bom Se existisse só na mente de quem pensa faltar Lia a perfeição da existência também na realidade logo ele não seria o ser acima do qual Nada Maior pode pensar logo ele necessariamente
existe na realidade o Extra mentes fora da cabeça certo então Deus necessariamente Existe ponto e esse é o cadeado Lógico que Santo Anselmo coloca certo eu vou repetir porque é pode ser um pouco confuso à primeira vista tá Deus é o ser do qual não se pode pensar Nada Maior assim não pode existir apenas como uma ideia na mente caso em que lhe faltaria perfeição da existência real é convenhamos existir apenas na cabeça é menos perfeito do que existir na cabeça e na realidade É mas não seria próprio de Deus faltar-lhe alguma perfeição certo bom
então não pode existir apenas com uma ideia na mente caso em que lhe faltaria perfeição da existência real senão que precisa existir também fora de quem pensa pois do contrário não seria o ser do qual não se pode pensar Nada Maior logo Deus existe necessariamente bom então vejam tem um argumento ontológico sobre o ser de Deus tá certo sem nenhum recurso a experiência sensível tá a nenhum recurso de evidência é da experimentação dos dados obtidos pelos sentidos Ok esse argumento ele é tão forte que era discutido até hoje tá debate o argumento são tão Selma
até hoje no entanto vejam que interessante São Tomás de Aquino que veio um pouco depois dele se apresenta aí algumas reservas então vejo vocês olha só que interessante né em plena Idade Média a malfadada Idade Média a eu tinha lá pessoas que não estavam satisfeitas ou melhor daqui não estivessem satisfeitas desse eu me recolocar apesar de estarem satisfeitas com as verdades reveladas tinham sim o desejo de saciar também a razão a respeito do que se cria sobre a substância divina e a ponto de entre homens da igreja como veremos agora um olha para o outro
olha tem um argumento é bacana mas eu acho que ele não prova que que que a existência de Deus é evidente em si mesma eu vejo algo interessante são homens de fé que vão debater a distância distância no tempo tá certo a resistência de São Tomás ao argumento de Santo Anselmo apesar da força do argumento ontológico de Santo Anselmo que faz que faz discutido até os dias de hoje dois séculos mais tarde quando enfim serão conhecidas no ocidente Cristão a metafísica EA física de Aristóteles São Tomás de Aquino oferecer-lhe ar certa resistência considerando que o
fato de haver quem Negue a existência de Deus seria a prova mesma de que esta não é evidente e portanto Exige uma demonstração a posteriori Isto é a partir dos dados da experiência sensível e eu vejo para São Tomás de Aquino se a existência de Deus fosse Evidente em si mesma não haveria ateus e é como 2 + 2 = 4 que nega isso você sei lá pessoa tem algum problema mental né você não vai atribuir o sanidade mental alguém que negue que dois mais dois já na plena Idade da Razão e next 2 +
2 = pato é um princípio muito básico né É próprio dos princípios básicos da demonstração das demonstrações ser Evidente né No entanto há quem negue que Deus exista e na não se pode negar um princípio de demonstração que seja Evidente em si mesmo logo concluísse São Tomás de Aquino a existência de Deus não é evidente em si mesmo ela precisa ser demonstrada veja que ele não está descordando da expressão né poderemos desdobrar um pouco mais aqui Santo Anselmo disse então que a expressão é Deus existe ela tem que ser verdadeira porque o existir é um
predicado de Deus necessariamente que Deus seria aquele o único ser cuja a essência inclui necessariamente a existência de Ah tá certo esse copo ele existe mas poderia não existir mas se deu Zé se Deus existe e ele tem que ter na Essência dele a existência ele não pode não existir Ah tá certo Deus seria o único cuja Essência inclui a existência Essência desse copo não inclui a existência dele saber o que é um copo não implica que eles estão necessariamente Tá mas Deus o conceito de Deus implica aquele exista necessariamente se não eu não seria
o ser acima do qual nada nada de maior se poderia pensar a serra no entanto há quem negue Deus e aí é como é que São Tomás de Aquino o põe essa resistência né Sem citar diretamente a Santo Anselmo assim se refere São Tomás ao argumento ontológico na Suma Teológica E talvez quem ouvir o nome de Deus não o inteligência como significando o ser maior que o qual nada possa ser pensado pela pois alguns acreditam ser Deus corpo porém mesmo concedido que alguém inteligente o nome de Deus com tal significação a saber maior do que
o qual nada pode ser pensado nem por isso daí se conclui que inteligente a existência real do que significa tal nome se não só na apreensão do intelecto nem se poderia afirmar que existe realmente a menos que se conceder se existir realmente algum ser tal que não se possa conceber outro maior o que não é concedido pelos que negam a existência de Deus Ou seja você pode encontrar pessoas o que até conceda uma ideia de um Deus como um ser acima do qual nada possa ser pensado É mas ele não alcançar que isso requer então
a perfeição de que ele tem que existir também na realidade outra coisa ele diz alguns pensam que Deus é corpo por exemplo os panteístas identificam Deus com a natureza certo hora uma pessoa com Então qual é qual é o problema que são Tomás ver como nós não temos como conhecer plenamente a essência do que é Deus então a existência de Deus automaticamente não é evidente em si mesma porque as pessoas podem fazer ideias diferentes do que seja a Deus tá claro como não é possível esgotar a inteligibilidade de Deus na verdade a gente volta a
inteligibilidade nada que Dirá de Deus mas só que Deus é um salto ontológico infinito para nós né Então graças ao fato de não sabermos exatamente o que é Deus na sua Plenitude só na glória essa é a nossa esperança bom então pode haver essa confusão daí que tem gente que vai lá e diz que Deus existe né E hoje em dia eles nunca foram tão numerosos bom E isto é em função dos Sentidos equívocos costumeiramente aplicada usar o nome de Deus ainda que alguém Concorde seria um ser de que Nada Maior se pode pensar não
necessariamente de seguir a evidência de Que tal ser de fato existe na realidade como o ilustram os ateus com efeito com quantos Santo Tomás reconheça ser a expressão Deus existe Evidente em si mesma se a existência de Deus fosse por ser conhecida de todos não haveria ateus pois "eu volto então a Santo Tomás na Suma Teológica ninguém pode pensar o contrário do que é conhecido por se como se vê no filósofo Aristóteles não sobre os primeiros princípios da demonstração hora podemos pensar o contrário da existência de Deus segundo a escritura ele se tu Salmo né
que o que eu citei antes disse o néscio no seu coração não há Deus logo a existência e não é por si conhecida Tá certo então que Deus existe não é evidente para todo mundo e isto Posto São Tomás concluir então que não sendo a existência de Deus por si mesma conhecida de todos precisa ser demonstrada os termos em que se deve dar Downtown demonstração eles coloca na mesma Suma Teológica mais adiante "a duas espécies de demonstração uma pela causa pelo porquê das coisas a qual se apoia simplesmente nas causas primeiras outra pelo efeito que
é chamada a posteriori embora se baseia no que é primeiro para nós que que ele quer dizer com isso se a posteriori como é que ela pode no entanto se basear naquilo que é primeiro para nós porque como bom aristotélico São Tomás de Aquino entende que o conhecimento começa pelos sentidos Ah tá certo nós conhecemos a realidade em primeiro lugar pelos sentidos é ali que a realidade entra em nós tá então a isso para nós é primeiro no processo de intelecção humana isso é primeiro Tá mas é no mecanismo da demonstração a posteriori Tá certo
isso é começar pelos efeitos quer dizer a realidade criada como os efeitos que espelham a perfeição de vila pode colocar sem se quiser não é e quando um efeito no Zé mais manifesto que a sua causa por ele chegamos ao conhecimento desta da causa hora podemos demonstrar a existência da causa própria de um efeito sempre que este nos é mais conhecido que aquela que de sempre que os efeitos são mais conhecidos que a causa Boa Porque dependendo os efeitos da causa a existência dele supõe necessariamente a pré-existência desta e por onde não nos sendo Evidente
a existência de Deus é demonstrável pelos efeitos que conhecemos Ah tá certo e aqui nós estamos na Suma Teológica a primeira parte que é essa aqui que estão dois artigo dois bom aqui então eu entro e finalmente nas cinco vias de São Tomás de Aquino que são as suas vias de argumentação a posteriori não é eles e partindo da experiência sensível partindo dos efeitos de Deus no mundo para demonstrar que Deus necessariamente precisa existir enquanto quanto causa enquanto o motor primeiro enfim né então como bom aristotélico São Tomás de Aquino entendia que o conhecimento começa
pelos sentidos na apreensão sensível da realidade daí o dizer que a demonstração a posteriori e se baseia no que é primeiro para nós qual seja que no caso em questão uma demonstração segura da existência de Deus deve partir dos efeitos sensíveis da criação para alcançar a causa primeira que é Deus o quanto mais as detalha na suma contra os gentios e as resume na Suma Teológica são cinco as vias pelas quais se pode chegar dos efeitos visíveis ao Deus invisível e a saber são elas a primeira via a via do movimento a segunda da natureza
da causa eficiente a terceira do possível e do necessário a quarta dos graus de perfeição EA Quinta do governo das coisas ou da finalidade das coisas tá Ah é Então todas essas vias elas partem daquilo que é manifesta aos sentidos por exemplo a primeira via do movimento é manifesta aos sentidos que a movimento no mundo só que movimento aqui é no sentido Mais amplo aristotélico não é tão somente o movimento local que a gente diz o deslocamento tá então meu copo tava aqui eu de ló que ele para cá esse é chamado o movimento local
na metafísica tradicional mas o movimento para Aristóteles e São Tomás de Aquino segue é algo mais entanto a definição de movimento que São Tomás de Aquino apresenta é a transmissão da potência ao ato Ah tá certo a transmissão da potência ao ato é já já eu explico o que é isso eu queria só me valer aqui das palavras de Dom Tiago sinibaldi né eu abri a palestra com a Encíclica intern patris né do final do século 19 e essa publicação ela ensejou todo o reavivamento do tomismo na igreja né e a obra de um chá
do sinibaldi é um dos efeitos desse reavivamento então aqui na teodicéia e é quando ele vai falar da demonstração da existência de Deus né ele comentando a obra de São Tomás É bem interessante que ele coloca vejo um soro é espécies de argumentos para demonstração da existência de Deus a existência de Deus demonstra-se a posteriori como nos ensina São Tomás hora os argumentos que demonstram a posteriori a existência de Deus são de três espécies metafísicos físicos e Morais os metafísicos baseia-se na própria natureza das coisas os físicos na ordem que existe no mundo e daí
o termo cosmologia dá certo cosmologia pode ser entendido como sinônimo para física tá a ordem no mundo o e em parte a os metafísicos baseavam-se na própria natureza das coisas os físicos na ordem que existe no mundo e em particular nas operações dos agentes e Racionais isso é muito importante e os Morais na existência da Lei moral e no consenso de todos os povos as cinco vias de São Tomás de Aquino não não entram no tipo de argumentação moral tá as cinco vezes estão compreendidas as quatro primeiras estão compreendidas como demonstrações metafísicas e a última
como demonstração física tá com nós veremos é então vamos a primeira via a primeira via do movimento né é os argumentos metafísicos em favor da existência de Deus baseia-se em que se no mundo existe um movimento ou mudança Deve existir um motor imóvel E aí é pa só que a primeira via O que quer dizer isso vamos lá Primeiro vamos entender que a transmissão da potência ao ato e ali nós temos uma parede branca e ela poderia ser vermelha e fisicamente falando poderia né então ela tem potência para ser vermelha é mas ela ainda não
é vermelha correto Então ela ainda não é vermelho em ar ela tem potência para o vermelho Ah tá mas quando se tornar vermelha então a potência para o vermelho terá sido atualizada ela transitou ela foi movida do branco para o vermelho tá certo mas eu pergunto aparelho de branca pode mover a sua potência do branco para o vermelho por si mesma e não e ela não pode dar o que ela não tem porque se ela já tivesse o vermelho em apto então não teria impotência ela não pode estar ao mesmo tempo em Potência em ato
com relação ao vermelho acerto logo para que ela se mova da potência de ser vermelha para o ato de ser vermelha ela precisa de um outro ente que já tenha o vermelho em ato que promova essa mudança se você já requer um motor que não é ela própria que promova esse movimento essa transição da potência lá então vou lá com rolo de tinta vou com pincel de tinta e promover então a mudança a transição da potência de ser vermelha para ser Vermelha em ato da Claro aqui tá é uma estátua que está numa praça pública
mas tá todinho de Ferro tá lá com o tempo ela oxida né hora então a estátua ela tem potência para oxidar tá certo mas ela não vai transitar para o estado de oxidada por si mesmo ela precisa de um outro ente que tenha o oxigênio em apto e promova nela a transmissão da potência de ser oxidada para ser oxidado em ato E aí tem guarda atmosférico tem água da chuva tá certo então esses elementos vão funcionar como motores que promovem na estátua o movimento no sentido aristotélico a transição da potência para o ato No que
diz respeito à oxidação da claro isso Ah e assim com tudo né do com relação ao movimento local esse copo Ele está aqui mas ele tem potência para estar aqui mas ele por si mesmo não vai fazer isso Tá certo então se eu quero colocá-lo em movimento eu preciso de um outro ente que já tem o movimento em ato que então promova essa transição nele tá claro eu vou movimentar o meu braço mas é o meu braço e o movimentado pelo cotovelo que foi movimentado pelo ombro foi movimentado então e assim como nesse caso como
em todos os outros é o que que a gente percebe bom então não existe movimento não existe transmissão da potência ao ato é pelo ente em si mesmo ele Depende de um outro gente que funciona para ele como um motor que promove essa mudança hora mas aquele motor que vem antes dele que já tem aquela qualidade em ato por sua vez em algum momento não há teve em arte em algum momento nele aquilo foi potência bom então para aquela nele tenha transitado da potência ao ato tem que ter havido um motor anterior que passou pela
mesma coisa e assim para trás e para trás e para trás e para trás Tá certo então é manifesto que no mundo há movimento as pessoas envelhecem as frutas apodrecem essa parede aí vai descascar se ninguém fizer nada certo é as folhas caem das Árvores né enfim as coisas se deterioram a os cabelos caem da cabeça né então é manifesto que a movimento no mundo e nada que é movido ou é senão por um motor que promove essa mudança e assim para trás e para trás e para trás então uma pergunta se impõe e essa
sequência de motores tela F Nita ou ela é infinita bom né É uma pergunta razoável um e se você considerar aquela infinita Vamos considerar isso qual é o problema o problema é que você não terá um motor primeiro se você não tem o primeiro eu não tenho segundo e não tem os demais Ah tá certo então você não vai ter uma uma causa proporcionada nos efeitos aqui eu já tomei que entrando na segunda via tá agora pode ser que alguém não se sinta satisfeito com isso eu posso dar um outro exemplo que é pessoal de
física né engenharia sabe que não existe moto Perpétuo bom né Por exemplo aquelas aquelas figuras de encher né Tem uma cascata que cai aqui e pose tal aí ela parece meio que sobe continua girando a mesma a mesma roda enfim né Eu não tenho como é canalizar o vento de um ventilador que sai daqui que volta e alimento ele próprio não existe um moto-perpétuo então não poderia ver não poderia haver por exemplo uma sequência é circular de motores para trás seria absurda acho que as teremos uma sequência linear infinita para trás bom primeiro aumento que
eu dei aqui você não teria um primeiro motor então você não teria um segundo não teria um terceiro não ter o seguinte mas tem um argumento que eu acho muito bacana que eu só vi na boca do Professor Orlando fedeli lá de São Paulo né já falecido O que é o seguinte olha e quanto ao infinito dividido por 2 E aí o pessoal que força e lembra matemática tá é Infinito infinito / 10 Infinito infinito dividido por 1 milhão é infinito O infinito é indivisível Ah tá certo Ora se nós considerarmos que a sequência de
motores para trás ela é infinita então nós temos um problema porque eu vejo movimentos diferenciados sequenciadas no mundo bom então esses movimentos eles seriam necessariamente uma fração do infinito de uma sequência infinita Tá bom mas o infinito não é divisível se essa sequência fosse infinita nós não teríamos movimento algum no fim das contas é isso ela não pode ser infinita porque ela comprometeria a própria ideia de movimentos e diversos motores tá claro isso a beleza é existem desdobramento desses argumentos eu não vou ter tempo de ir também não tenho assim o domínio que eu gostaria
já de ter para desdobrar os muito extensamente mas esse esse argumento me parece muito interessante né e de Fato né Qual é a teoria mais aceita pelos físicos com relação a origem do universo é que o universo teve um começo Tá certo então universo segunda-feira ele vem tendo começo para a própria teoria do Big Bang seria é uma confirmação de que essa sequência de motores para trás ela não é infinita a tem começo Ah tá certo uma hora começou é uma hora que entre aspas né porque segundo a própria teoria do Big Bang não existia
tempo antes o tempo tempo espaço começam com ele então não faz sentido perguntar o que vem antes e aí a gente já tá no terreno da metafísica É mesmo né Então essa é a primeira via do movimento bom sintam a sequência para trás não pode ser infinita ela tem que ser infinita se ela é finita Tem que haver um primeiro motor imóvel e esse primeiro motor imóvel que não é movido por ninguém é Deus Ah e detalhe E por que que Deus não pode ser corpo porque que ele não pode ser corpóreo porque corpo tem
matéria e matéria tem muita potência e se Deus fosse corpo ele teria potência logo ele não seria o primeiro motor imóvel porque tem potência para ser movido para alguma coisa o primeiro motor imóvel não pode ser movido por ninguém logo ele não pode ter potência alguma ele tem que ser ato puro em todas as qualidades encontram-se em grau máximo em Deus em Taquaruçu porque se ele não fosse absolutamente perfeito si todas as qualidades não existissem dele em ator ele seria passível de ser movido por alguém ele transitaria se é Deus Deus não muda certo então
assim nós já vimos por raciocínio que essa sequência tem que ser infinita logo Tem que haver um primeiro motor esse primeiro motor não pode ter corpo porque corpo significa potência e potência significa poder transitar ao ato logo ele não seria o primeiro motor imóvel Então tá faltando você andar mais para trás um pouco o primeiro motor ele necessariamente Tem que existir é ato puro e a esse motor chamamos Deus e essa é a primeira via Ah tá certo e agora pessoa muito interessante o seguinte a tá bom Tiago sinibaldi ele faz um desenvolvimento aqui muito
interessante porque não apenas os corpos manifestam movimento mas os espíritos também a alma transita da potência ao ato e e na o por exemplo eu dez anos atrás não conhecia coisas que eu hoje conheço já houve um tempo que não era professor de física agora eu sou bom então quando eu não era professor de física eu tinha potência para ser professor de física mais uma vez que me tornei Eu já não tenho mais potência porque eu já almoçou em ato Tá certo agora veja eu pude me transformar o transitar da potência ao ato enquanto o
professor de física sozinho e não há quem alegue a não mas você pode ter sido auto de data mas auto de data é meio que uma força de expressão Tá certo significa que o motive não frequenta a escola né não tive um mestre não mas se você pegou qualquer livro você já tem um extra Tá certo aquele livro foi escrito por alguém então você tem o contato com professores de física em ato eu não poderia transitar da potência de ser professor de física ao ato de ser professor Física 1 E é claro mas ele vai
além ele diz o seguinte olha Quais são as potências intelectivas nossas só a inteligência EA vontade qual o objeto da inteligência e a verdade conhecer a verdade mas o que já dá vontade é o bem possuir o bem Oi e o próprio São Tomás de Aquino diz que a inteligência EA vontade movem-se mutuamente é né movem-se mutuamente Como assim digamos meninas não se assustem é só não é verdade tá é só um exemplo Digamos que eu vi passar uma coisinha ali no chão e me parece ser um camundongo o tá bom e eu vi o
Camundongo com os meus sentidos certo da visão é um isso é entrou na minha cabeça eu intellij que aqui não rato Ah tá certo mas estou um pouco na dúvida Então essa dúvida ela pode mover a minha vontade no sentido de esclarecer mais aqui Valeu vou querer tirar aquilo a limpo Ah tá certo e essa vontade por sua vez acaba movendo a inteligência porque no que eu vou lá que o óleo de novo que eu levanto móvel então inteligência e vontade e se movem mutualmente o corte São Tomás de Aquino concluí que ainda assim o
primeiro movimento da inteligência tem que preceder o primeiro movimento da vontade a tosse alma ela se movimenta ela se movimenta por partes constituintes né uma potência é você pode ter ali a inteligência EA vontade se movendo uma a outra mas o movimento geral da alma também vai requerer um primeiro motor imóvel é pela mesma razão que discutimos antes se você voltar para trás em todos seus movimentos intelectivos evolutivos tem que ter havido um primeiro movimento e esse primeiro movimento não pode ter começado na própria alma porque é uma têm potências eu preciso do primeiro motor
imóvel como ato puro movimentando a minha alma esse primeiro motor é Deus o verão interessantes E então também acima da Inteligência da vontade de seus objetos é necessário haver um motor primeiro imóvel que ponha em movimento e as nossas faculdades Tá certo é bom isso foi então a primeira via é a segunda via Como eu disse é a via do da natureza da causa eficiente né é que aqui não Tiago sinibaldi vai colocar assim se existem causas segundas Deve existir a causa primeira aqui é uma via que passa mais pela pela pelos dentes passíveis de
geração e corrupção e é por exemplo eu só filho dos meus pais certo Então nesse sentido metafísico os meus pais são a causa e eu sou o efeito Ah tá certo em relação a mim meus pais são uma causa necessária né que se ele não tivesse se conhecido e tudo mais eu não estaria aqui é mas os meus pais por sua vez são efeitos dos meus avós e assim para trás assim para trás assim para trás e assim com as galinhas e os pintos e com os gatos e e com as plantas Tá certo então
todo efeito é resultado de uma causa você vai voltando para trás para trás e para trás e para trás e para trás e de novo a gente se coloca ela pergunta essa sequência pode ser infinita e a gente vai cair naquele problema do infinito indivisível certo então a conclusão é que não essa sequência para trás de causas ela não pode ser infinita ela tem que ser infinita então é preciso que haja uma primeira causa em causada aquela que não é causada por nenhuma causa anterior do contrário isso compromete toda a sequência causal e essa primeira
causa dizemos ser Deus Ah tá certo então Deus como a primeira causa inclusive disse que Sócrates teria dito né no momento da morte causa das causas e tem pena de mim talvez um um Pagão o alcançou e isso alcancei o que tem que haver uma primeira causa tá certo é podemos brincar aqui com aquela aquela charada né clássica de quem veio primeiro o ovo ou a galinha não tem isso E aí depende se você é católico se você evolucionista né espaço que você vai dar E aí tá vejam quem é mais perfeito é a galinha
ou é o a galinha Então tem que ter tido uma galinha primeiro Tá certo e sem galinha em ato não tem como transitar galinha impotência para galinha ato Então tem que ter Puxa tem que ter surgido uma galinha Tá certo e não pode esse do ovo Anderson né você tem que ter a você tem que ter a uma galinha em ato para poder hoje é promover galinhas em potência o engraçado isso mas enfim né é inclusive é interessante porque na Biologia tem artigo na revista Nature que é uma revista muito prestigiada Salvo engano já de
1987 sobre a Eva mitocondrial não sei se vocês já ouviram falar disso que já ao entendimento científico de que toda a humanidade descendeu de uma única mulher Ah tá certo aí o pessoal brinca chama de EVA mitocondrial não mas é só uma força de expressão certo não quer dizer que a gente acredite que houve uma erva e tal e parece que a também o correlato do Adão acho que é só uma questão de tempo para eles descobrirem assim parece que ainda há um de casamento temporal nas pesquisas que eles não teriam devido ao mesmo tempo
a gente dá mais um pouquinho de tempo e e assim como aconteceu com o Big Bang acho que eles vão chegar lá então é mais existem depois de quem quiser pesquisar É Eva mitocondrial revista Nation mitocondrial Iva vai vocês vão encontrar lá tá aí ver né e inglês aí ver muito bem Então essa é a essa é a segunda via havia da natureza da causa eficiente então nós enxergamos no mundo é que que a causas e efeitos né E essa sequência não pode ser infinito Então tem que haver uma primeira causa incausada essa causa seria
a Deus a terceira via é havia do possível e dor necessário né Essa é uma via bem interessante que diz o seguinte bom possível aqui a gente poderia dizer contingente que é um termo filosófico é bastante empregado não é o que que é Prontinho gente contingente aquilo que não é necessário é aquilo que que é mas poderia não ser tá esse cópia contingente eu se o contingente essa mesa é contingente né todos nós aqui somos contingente nós nós existimos nós poderíamos por sei lá acontecesse alguma coisa aí no meio do caminho a gente não existia
Tá certo então tudo no mundo que a gente vê é contingente Tá certo as árvores nascem depois morre as pessoas nascem e morrem na e assim vai as montanhas não existiam passaram a existir Tá certo então a gente percebe que no mundo tudo é contingente bom mas aí tem um problema e se não houver nenhum se tudo no mundo sempre tivesse do contingente quer dizer se tudo que existe no mundo existe agora mais um dia não existiu em um dia deixará de existir então se você volta para trás a ter havido um momento em que
nada existiu é porque tudo é contingente hora mas se assim fosse até hoje nada existiria porque do nada nada sai bom então tem que haver um ser absolutamente necessário Ah tá certo que traga a existência dos seres contingentes eu acho que essa é a via mais talvez mais profunda metafisicamente tá ou seja não pode haver na natureza lá na realidade não pode haver apenas entes contingente porque se todos fossem contingentes e não haveria nada e tem algum momento lá para trás nada ouvir e do nada nada bem Tá certo então é necessário aí perdoa minha
Redonda é necessário haver um um ente necessário absolutamente necessário né necessário por si mesmo e Garanta a entrada na existência dos seres contingentes veja os meus pais em relação a mim são entre os necessários Tá certo relativamente a minha eles são necessários 100 meu pai sem a minha mãe ou necessariamente não existiria tá certo mas tomados em si mesmos eles não são necessários Tá certo então se eles têm alguma necessidade a causa dessa necessidade não está neles próprios porque eles próprios são contingentes quando vistos em si mesmos então e é não seria possível um mundo
inteiramente contingente sem nenhum em ti necessário absolutamente necessário e ciente absolutamente necessário é Deus tá certo e é como é que como é que dá um Tiago sinibaldi Coloca aí se ele coloca o seguinte cingir-se existem seres contingentes Deve existir um ser necessário vá e assim que ele que ele coloca isso tá é a quarta via que é uma via muito bonita né e eu pretendo dar uma na verdade aula essa primeira aula seria já sobre essa temática Mas eu achei por bem fazer primeiro uma aula mais Ampla sobre as cinco vias e depois fazer
uma aula específica sobre a quarta via em função de um artigo que eu fui convidado a escrever a gente vai marcar mais para diante Mas então teremos um aprofundamento da 4ª via é na no que ela diz respeito à justiça divina e a pena eterna é como uma necessidade lógica Tá certo a pena eterna como uma necessidade lógica sincera é o racional não haver uma pena eterna a a ideia do da exposição é demonstrar isso né e com base na um pouco de teologia também a de que também a existência do inferno ela é uma
necessidade lógica para encontro logo enquanto local de inspiração reserva Mas isso é tema para a próxima Mas então o que que a quarta via TV com isso a quarta via é havia dos graus de perfeição né Não Tiago sinibaldi aqui nós ainda estamos nos argumentos metafísicos vai dizer o seguinte se existem vários e diversos graus de perfeição Deve existir um ser infinitamente perfeito Ah tá e aí a gente pode daqui a alguns exemplos bom é manifesta na natureza que existem flores mais belas do que outras flores existem pessoas mais bonitas que outras pessoas sejamos honestos
né quando a gente está procurando um par né uma namorada ou namorado né claro que a gente quer uma pessoa virtuosa claro que a gente quer beleza interior mas ele dente aqui com o conhecimento começa pelo sentido certo então é você olha com mais intensidade é para quem agrada a vista certa então é manifesto que a pessoas muito bonitas as pessoas nem tão bonitas assim né é manifesto que a homens mais justos do que outros Ah tá certo é manifesto que a homens é com o maior grau de bondade do que outros hora nós nós
percebemos é Sagrada ação com muita espontaneidade né mas ligamos o seguinte Olha a ali nós temos uma porta e a ali nós temos o nosso o nosso visitante hoje pela primeira vez desculpa esqueci seu nome Marlon isso e Aqui nós temos a Oi Terezinha bom é tem lá uma porta e eu digo que o Marlon está mais perto da porta do que a Terezinha tá certo e eu só posso dizer isso porque existe uma porta que é usada como referência Ah tá certo sem nenhuma porta como referência não faz sentido dizer que o mar vão
tá mais perto da porta do que a Terezinha Ah tá certo então só faz sentido eu dizer o que uma rosa é mais bela do que outra e Se isso for em relação a um referencial em cabeleza existe o seu grau máximo E isso está implícito Tá certo se não houver a beleza em grau máximo automaticamente ruiria e no mundo toda a gradação de beleza porque ela faz sentido o certo mesmo relativista são muito menos ativistas que eles gostam de pensar que são um papo todo relativista no fundo ele ele é um absolutista enrustido ele
ele faz ali petições absoluto assim sem se dar conta tá certo ah mas não existe moral objetiva Oi e essa sua afirmação é uma afirmação moral e tem ou não tem um apelo absolutista E você tá me dizendo a existe uma regra então a regra não tem regra Tá certo por contraditório que seja mais veja é é uma afirmação com com é uma reivindicação solista ah tá claro Então veja é os graus de perfeição que existem no mundo ele só fazem sentido se você tem um ente em que todas as qualidades existem em grau máximo
Então se a homens mais justos que outros é porque existe a justiça a régua segundo a qual você mede o quanto um homem ajusto serra se existe é um homem mais santo do que outra Porque existe a santidade certo existe uma pessoa mais bonita que a outra Porque existe a beleza quem está em Cristo certo então este ser no qual todas as qualidades existem em grau máximo o chamamos Deus São Tomás Aquino luz o exemplo do fogo na Suma Teológica né é o fogo com uma referência de cálido de quente né tudo o que é
quentinha 1° ou é em referência ao máximo a mente quente Então tudo que tem alguma qualidade tem essa qualidade num grau de participação daquilo que tem aquela qualidade em grau máximo Ah tá certo então existem coisas mais verdadeiras do que outras porque porque existe a verdade em relação a qual você você é estabelece a gradação né o reconhece a gradação do mais e do menos verdadeiro logo existe um ente em que essas qualidades estão em grau máximo né em ato puro lembra disso lembra então é Deus não pode ser apenas verdadeiro ele tem que ser
a própria verdade porque porque ele não pode transitar senão ele não seria Deus eu não seria o primeiro motor Tá certo ele não pode ser mais verdadeiro do que ele já era e ele não pode ser mais belo do que ele já é ele não pode amarrar mais do que ele já ama certo tudo nele em grau máximo é ato puro então é dali É desse referencial de massivamente ser na de máximo ser que é Deus que se graduam as perfeições no mundo isso está em Cristo Essa é a quarta via Tá certo então se
a É como diz aqui retomando o dom Tiago sinibaldi se existem vários diversos graus de perfeição Deve existir um ser infinitamente perfeito taquarussu e essa foi a quarta via e aqui não tá via é havia do governo das coisas né E se as quatro primeiras estão dentro dos argumentos metafísicos né vão Tiago sinibaldi vai classificar pela classificação dele então a quinta via veremos ela cai nos argumentos físicos os argumentos físicos baseia um sim o que se existe uma ordem maravilhosa no mundo e nas operações dos agentes e Racionais Deve existir um ordenador infinitamente Sábio e
Poderoso aqui eu faço questão de ler porque eu achei realmente uma exposição muito muito interessante veja o que diz não Tiago uma ordem maravilhosa e constante existe entre as muitas e diversas substâncias que compõem o universo e esta ordem Exige uma causa infinitamente Sábio e poderosa pois só essa causa por ser infinitamente sábia podia conhecer a natureza de todas as substâncias e o posto de cada uma delas no plano da criação e escolher as leis mais aptas para a Constância EA regularidade da mesma ordem e por ser infinitamente poderosa podia executar esse plano a causa
infinitamente Sábio e poderosa é Deus logo existe Deus Tá certo então de fato você percebe uma ordem nós substâncias do mundo né é a água via de regra se coloca sobre a terra tá certo o ar se coloca acima dos líquidos e na existe os líquidos mais densos se colocam sempre abaixo dos líquidos menos densos né são várias as ordens é o melhor é manifesta a ordem entre as diferentes substâncias inanimadas no mundo mas ele prossegue não só a ordem que existe no universo mas também é que existe nas operações de cada gente irracional proclama
a existência de uma inteligência Soberana infinita na verdade todo agente racional nas suas operações tende para um fim e empregando para isso os meios mais e ficarmos e executando um plano com maravilhosa exatidão Constância e uniformidade este fim esta escolha de meios este plano devem ser efeitos de uma inteligência infinita porque só uma inteligência infinita podia determinar a cada agente racional um fim proporcionando a modelar planos complicados e ao mesmo tempo perfeitos e para os realizar servir-se das forças cegas da natureza a inteligência infinita é própria de Deus logo existe Deus Quem é João de
Barro não tem aquele passarinho né chega uma altura da vida dele o que ele sem ter frequentado nenhuma escola de arquitetura de engenharia ele sabe exatamente o que tem que fazer Ah tá certo ele vai lá e pega na pega o barro pega o gravetinho não precisa ser João de Barro pode ser uma árvore qualquer ela vai saber montar o ninho dela não é é vejam os seres irracionais você não vai ver um leão optando por ser vegetariano tá ele está irremediavelmente ordenado a um fim e hoje em dia em tempos de êxtases ambientalistas né
fala-se Muito do equilíbrio do meio ambiente Vejam o reconhecimento de que há um equilíbrio de que cada coisa ocupa o seu lugar existe uma ordem natural a hora se existe uma ordem ordem é um efeito próprio de uma inteligência e tem que haver um ordenador nós pegamos a seguinte situação você está andando lá no meio da floresta amazônica a arvore arvore arvore de repente você chega numa clareira e essa carinha é perfeitamente Redonda o futebol e dificilmente isso aqui ficou assim por si mesmo aí você olha lá no cantinho nessa clareira tem um negócio macho
Pana é uma cabaninha feita com gavetas com madeira com barro você vai olhar não tem ninguém mas você vê aquilo lá você vai olhar vai dizer o que Pepa não tô sozinho aqui Tá certo porque se eu vi ordem Eu presumo ordenador e seria irracional presumir que é os elementos naturais ali teriam se organizado por si mesmos cegamente e naquela estrutura que a gente entende que é para nos proteger das intempéries e é isso aqui eu vou chamar de ordem secundária tá bom se num caso como esse de ordem secundária e eu já presumo com
muita naturalidade um ordenador que Dirá na ordenação primária quando você pega a cada gravetinho daquele em fio microscópio dele e você vê o que tem lá dentro ou uma árvore ainda antes de você derrubar o mecanismo de como sob a seiva de como os nutrientes sobem pela árvore de como as folhas se ajustam para fazer a fotossíntese de como tudo é otimizado para que aquilo atingir o seu fim e não é mais eficiente não é dotado de razão então se ele cumpre um fim se ele está inserido numa ordem Essa ordem tem que ter sido
imposto por uma inteligência certo então como é que nós estão facilmente presumimos um ordenador diante de um caso que eu chamo aqui de ordenação secundária como caso da cabana né ou então sei lá os exploradores não para só vai entrando lá na península de Yucatán lá no México aí faz bastante bastante e aí veio um assunto lado de pedra que não é simplesmente uma vontade de pedra a coisa tem uma geometria cara reconhece uma ordem ali Tá certo ele também vai preso mim não mano a gente descobriu uma cidade abandonada teve gente aqui ouvir inteligências
trabalhando aqui ordenando as coisas aqui certo Ora se é assim para coisas pequenas porque essas coisas estão pequenas se você comparar com a magnífica ordem que a gente encontra em todo o meio ambiente né aqui dirá então passar a relação primeira Tem que haver um ordenador e essa inteligência não pode ser finito ela tem que ser infinita É porque ela conhece a natureza de absolutamente todas as coisas certo e é muito curioso que hoje haja tantos cientistas que torçam o nariz para ir para essa ideia porque isso e isso vai contra a própria trajetória da
ciência né se você volta mesmo Nilton né é a própria atração gravitacional em nenhum momento se tem dúvida de que aquilo ali é uma expressão da vontade de Deus né é intrínseco à matéria que ela se Atraia mutuamente gravitacionalmente mas é mas onde veio isso porque tanto que fiz que a gente tem a chamada as forças elementares né nos funções básicas força gravitacional a eletromagnética nuclear forte não tem a faca você perguntar para o piso é porque a gravidade em abril seios você que a natureza é assim dois pedaço de matéria eles tendem a se
atrair é assim e a física não ilumina Por que que assim ela pela é assim e funciona dessa dessa dessa maneira né é eu consigo revelar leis E aí é um outro ponto bom se tem leite em legislador né se você tem leite e legislador Tá certo então essa é a quinta via tá havia da finalidade Você se lembra tinha antigamente um documentário já tem um tempo né Um documentário aquele sobre os pinguins imperadores eu não comentário belíssimo que retrata a o processo de procriação os pinguins que tem será um metro de altura né o
papel do macho na guarda dos ovos enfim a delicadeza que tem que ter para manter um ovo tem que ficar entre a barriga do bicho e o pé do bicho não pode encostar na neve porque senão perde-se aquela geração né E aí os bichos ficam desorientados quando isso acontece aí o aí um deles tenta pegar o do outro quer dizer vejam é e para que isso aconteça daquela Maria serviço não pensa e eles não pensa ele sabe exatamente a gente tem que fazer a marcha do Imperador Eu acho que é o nome do documentário é
lindo assim fotograficamente é maravilhoso é aquela coisa assim eu eu pessoalmente até nem curto muito coisas de vida animal mas eu mas eu me lembro que esse documentário marcou bastante sai o livro na época com as imagens é muito bonita e o animal é de uma beleza incrível esse pinguim ele é grande Ele tem ele tem um detalhe dourado aqui próximo ao bico é o bicho é uma maravilha assim né e apropriação deles é uma coisa tão meticulosa para ter um ovo dura não sei quanto tempo essa é uma dedicação tremenda do casal então daquele
ovo sabe eles não pensam e ele se reconhecem tem uma multidão E aí o pai está exatamente quem é a mãe a mãe sabe exatamente o que é o pai como eles sabem disso ele não tem capacidade administrativa claramente eles são ordenados por uma inteligência infinita para que você compra um feio logo eu tenho que haver um ordenador certo então meus amigos é recapitulando brevemente as cinco vias a via do movimento se a movimento Tem que haver um primeiro motor imóvel Esse motor é Deus a segunda via da natureza da causa eficiente né se a
causas segundas Tem que haver uma causa primeira essa causa é Deus é a terceira via do contingente e do necessário né se há entre os contingentes Tem que haver um ente necessário esse a gente necessário é Deus dos graus de perfeição se a graus de Perfeição no mundo tem que haver um ser infinitamente perfeito e a partir do qual se estabelece essa gradação de perfeição e por fim a quinta via do governo das coisas ou da causa final quer dizer é se a ordem no mundo tem que haver um ordenador né sobretudo não só nos
animais irracionais É mas no modo Como se comportam também os elementos naturais e na animados nas pedras sempre caem de uma determinada maneira né a madeira sempre flutua na água e assim por diante Então existe uma ordem no mundo que presume a um ordenador e esse ordenador é livros Tá certo então partindo daqui para conclusão E aí a gente pode abrir para perguntas é Deus não existe Deus é sendo o próprio ser subsistente sustenta na existência todos os dentes ademais é causa eficiente primeira causa das causas no o Sócrates e causa final de tudo porque
a ele se ordena toda a criação tá poderíamos aqui recobrar aquela ideia do movimento da inteligência e da vontade né então a inteligência e ela qual é o objeto dela é a verdade objeto da vontade é homem né hora mas Deus enquanto verdade absoluta e sumo bem ele tem papel de causa final que ele movimenta a nossa inteligência e a nossa vontade é na função de fim porque quando a nossa vontade busca bens no fundo que ela busca é só a sociedade Perpétua e ela busca o bem maximamente perfeito certo é inteligência quando buscar verdades
no fundo o que a movimenta é uma espécie de instinto pela verdade absoluta em ambas as coisas a verdade absoluta e o sumo bem eu estou em Deus certo o fim último do homem sua verdadeira felicidade é contemplar a verdade e possuir o sumo bem né inteligência e vontade na Plenitude dos tempos a revelação vem ao encontro e complementa a razão Cristo é a verdade Então veja que a felicidade última do Homem é a contemplação da Verdade isso Aristóteles já tinha alcançado aí vem Cristo e diz eu só a verdade a cola em mim cola
em mim que você chega lá logo o fim último do homem é a união com Cristo na beatitude eterna né então Cristo em seu amor e misericórdia infinitos né segunda pessoa da Santíssima Trindade é o Deus feito homem encarnado que facilita as coisas para gente certo facilita as coisas para gente e imitando a Cristo e nas suas virtudes em grau máximo igual perfeitíssimo é que eu possa alcançar a santidade e a felicidade que no fundo todo mundo é um beijo e todo viciado em pornografia todo viciado em drogas todo assassino facínora todo ladrão Todo Bandido
todas essas pessoas no fundo almejam um sumo bem e o que a diferencia é que elas são desordenadas na hierarquiza São dos bancos Tá certo e aí que entra a corrupção moral é a desordem dos bens então Voltamos ao começo quando quando papai Leão Treze fala da importância da retidão do pensar de uma doutrina filosófica reta é para que para que a inteligência apreendo adequadamente a realidade ilumine e quais são os verdadeiros bens para que a nossa vontade usar apeteça coordenadamente o mesmo suicida quando se mata ele está buscando um bem e a nossa vontade
sempre esse movimento em vista de um bem Ah tá certo O Suicida entende aquilo como um bem ainda que não se arrependa no meio do caminho mas naquele móvel que ele separou aquilo que ele tá em São consciência ele é movimentado por uma noção de bem só que a inteligência dele está como desordenada Ah tá certo então existe aí uma desordem de bens Santo Agostinho é muito interessante quando resolve o problema do mal no contra maniqueus né é eu não tenho mais pegadinhas que o pessoal faz assim para gente para os cristãos a se Deus
existe como é que ele permite o mal no mundo né ser é infinitamente poderoso como é que lhe permite o mal e tudo mais só que é o seguinte o mal em si mesmo não tem substância o mal em si mesmo não existe é Santo Agostinho brilhante porque se ele existisse ele gozaria da perfeição o gozaria do bem da existência então eu não seria o mal absoluto logo mal absoluto não existe e o mal ele é uma falta de ordem Oi Tá certo vou é uma falta de ser bom então as trevas não são igualmente
substanciais como a luz a Eva é ausência de luz ou como professor Sidney falava tanto aqui a cárie EA ausência de dente Por isso é um mau Oi eu liguei até um olho aqui mas não tenho isso é um mau e o devia ter os dois olhos assim magina serão assim um a testa eo nariz calma desordem você é um mal e também tem a desordem moral né ladrão quando ele vai roubar um banco hora o dinheiro a riqueza lá é um bem e ela é um beijo é só que ela não é um bem
acima da Justiça bom então quando ladrão vai lá e se move é e quando a vontade dele se move rumo a um bem que é a riqueza ele o faz de modo desordenado que ele tá desordenando os bens acima daquele bem que ele quer fazer privado existe a justiça Ah tá certo daí nós temos o mal então mesmo Santo Agostinho Vitória nem o demônio é esse mesmo mal enquanto criatura porque Deus escolheu a criação e viu que era bom tudo que ele fez a bom hora de mona criatura logo enquanto tal ele não é mal
com a maldade do de mulher do ponto de vista moral ele é absolutamente mal Ah tá certo mas não encontro criatura mas em função das decisões que tomou Ah tá certo então o pior dos facínoras os estupradores não importa enquanto homem enquanto ser criado ele não é esse mal o mal não tem substância a maldade está na desordem da eleição dos dentes Ah tá certo ele julga que violar aquela pessoa naquele momento é um bem mas esse bem desordenado a inteligência dele tá tá turmada a sensibilidade usurpou o lugar da Inteligência dele e tá guiando
a vontade mas ele sempre se move com vistas a um bem o que ele julga ser um bem então por isso é tão importante a Boa filosofia para que nós conhecemos os verdadeiros bens iluminemos os verdadeiros bens para guiar ordenadamente à vontade certo então Deus na sua infinita misericórdia se encarna nosso senhor Jesus Cristo Então é se apresenta para nós como aquele máximo bem a ser imitado a ser buscado né as virtudes em grau máximo para que nós atinjamos aquela felicidade Suprema que todos nós anunciamos conquistar um dia certo da liturgia da Luz Havan o
fogo do Círio Pascal né No sábado santo e a liturgia diz o seguinte os cristos erodir princípio teve um heatnes Alpha and Omega ipsum tempored século Y Glória é de Imperium pelo universo a eternidade e célula Cristo ontem e hoje lembra que Cristo pode dizer desse mesmo eu sou Ah tá certo ele é Deus princípio e fim causa eficiente primeira e causa final sumo bem que movimenta a vontade de modo Universal todas as vontades do mundo querem Deus ainda que não saibam Tá certo e se perdem um saci a sociedade infinitas insuficiente na própria Suma
Teológica São Tomás de Aquino tratado da bem-aventurança ele demonstra por A mais B Por que que a felicidade última Humana não pode estar nos bens materiais nos Prazeres da cama e da mesa porque que não pode estar nas virtudes civis né porque que não pode estar no poder Tá certo porque que não pode estar em todas essas coisas porque porque elas não são fins em si mesmas sempre haverá algo para a inteligência conhecer para além dessas coisas e sempre haverá algo para a vontade desejar para além dessas coisas então a felicidade propriamente humana fim último
do homem é aquela em que nem a inteligência deseja conhecer mais nada porque já conheceu tudo está diante da própria verdade nem à vontade deseja mais nada porque ela já possui tudo o bem o massa Tá certo então princípio e fim Alfa e Ômega a ele pertence o tempo e os séculos a ele a glória e o poder por muitos e muitos séculos os amigos então muito obrigado pela atenção de todos viva Cristo Rei salve Maria Santíssima viva nosso país São João Bosco e em nome do pai do filho do Espírito Santo amém ave maria
cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres bendito é o fruto do vosso ventre Jesus santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém em nome do pai do filho do Espírito Santo amém E aí