Olá pessoal boa noite bem-vindos a mais uma aula do inef dessa vez sobre já já cursou filosofia moderna e dando seguimento ao nosso ciclo aqui de filosofia moderna nós vamos falar sobre filósofos mais controversos e famosos porque teve um rival do jagunço o motor muita gente atribui a ele por exemplo a origem dos pensamentos progressistas e de esquerda da atualidade e daí a atualidade do filósofo de ser estudado Sem falar que ele é um clássico da modernidade portanto aqui nós estamos estudando o então só para a gente aqui a linha com você o nosso itinerário
nós vamos fazer em quatro partes primeiro vida e obras do Russo segundo a gente vai falar sobre aqui o estado de natureza ou a concepção de estado de natureza e nós vamos ver que ao contrário da aula passada essa concepção dele é bastante sui generis bastante particular peculiar depois a gente vai o conceito de contrato social e de vontade geral também e por fim vamos para uma parte menos estudado do Russo em pelo menos no ensino médio que a obra dele sobre pedagogia O Emílio principalmente e a gente vai ver a concepção de educação que
ele propõe e uma crítica que ele faz a religião Principalmente ao cristianismo então esses quatro momentos serão os quatro momentos da aula você já está acostumado você que já tá aqui assistindo ao nosso curso que agora é hora de eu fazer um pequeno mexendo aqui que se você enxerga valor no que a gente faz e Claro tá dentro das suas possibilidades econômicas eu te convido a entrar para o nosso rol de apoiadores o curso é gratuito e sempre será mas os nossos apoiadores tornam-se tudo que possível então o link do Catarse que a plataforma por
onde nós recebemos os apoios tá aqui embaixo tanto na descrição do vídeo quanto no primeiro comentário e fica à vontade e se você não tem grana ainda muito conteúdo para você e é uma novidade hoje nós não somos semana passada um e-book um e-book sobre pensamento crítico e nós temos inclusive um novo quadro no canal o pensando bem Tem uma playlist só de vídeo sobre pensamento crítico que eu te convidou assistir também depois da aula Se você quiser Esse e-book é gratuito basta que você coloque Seu e-mail seu nome e automaticamente você tem acesso a
eles são mais de cinquenta páginas de conteúdo espero que você goste fica à vontade o link também tá aqui embaixo caso você queira Tá bom então vocês tem o nosso o nosso Instagram no Instagram de uma novidade novidade na verdade não nós já tem um tempo aí mas tem uma um produto bastante legal que também é gratuita na Live que eu faço com a professora Joana e amanhã nós iremos para a última live com a professora Joana professora Joana Rita professora de filosofia lá de Portugal e nós às cinco da tarde do sábado sempre falamos
sobre o conteúdo da aula de hoje da aula anterior no YouTube então amanhã falaremos o Russo o leite também tem o nosso canal do telegram nosso canal do telegram aberto para qualquer pessoa de graça nós colocamos aqui conteúdos que não entram em uma das redes sociais e fique bastante à vontade para a consumir tudo isso que a gente tem para oferecer OK agora vamos parar o russo russo vamos lá já começou eu quero te mostrar aqui ó qual vai ser a nossa bibliografia básica Nossa bibliografia básica é seguinte a gente vai pegar esse livro aqui
do Anthony querem tá esse livro que eu também é um livro de história da filosofia O Despertar da filosofia moderna tem vários várias a sessões dessa história da filosofia que na verdade pega os gregos até os contemporâneos a gente tá pegando ele também mas principalmente Principalmente mesmo assim a gente está se baseando aula de hoje quase que na íntegra nesse livro aquilo Giovanni reale e Dario antiseri que é o livraram também história da filosofia essa exceção que fala sobre é a de Espinosa atacante erro solto aqui dentro a obra que eu já li do Russo
na íntegra foi só essa confesso foi essa aqui é a origem da desigualdade entre os homens da editora Penguin Eu já li a sua obra na íntegra mas não falaremos hoje somente sobre ela mas se você quiser conhecer o Russo introduzir e que aí de quiser ir ao filósofo pegar ela amanhã são barato é confiável Editora Penguin ok certo vou deixar ele aqui em cima agora vamos ao Russo Como prometido vamos falar sobre a vida EA obra do senhor primeira vida tem alguns fatos aqui curiosos sobre o soro Ele nasceu em Genebra que atual suíço
mas na época não era era um território independente ele se radica mesmo na França mas ele nasce em Genebra fala língua francesa tudo mais mas ele não nasci na França ele não filósofo francês por exemplo quando nós nos referimos aí nós falamos querer um filósofo genebrino G Ah mas fala francês eles estabelecem Paris bem depois ali em 1741 onde ele Estreita laços de amizade com os iluministas da época nós não teremos aula sobre Iluminismo mas mas mais certamente você já sabe sobre esse movimento o seu ensino médio ou senão eu eu eu aconselho que voce
assistir alguns vídeos sobre isso para se contextualizar o Russo é considerado um Iluminista mas também um lanche iluministas você vai ver que tem algumas críticas ao pessoal do Iluminismo no decorrer da aula de hoje mas ele tá vivendo na mesma época depois ele rompe com essas pessoas do Iluminismo principalmente ali o pessoal do da enciclopédia o de terror e tal Porque eles divergem diametralmente assim de como essas pessoas é Inca encaravam o progresso a noção de progresso humano ou interpretavam a sociedade da época e aí e vocês teóricas fazem com que o curso se afaste
dessas pessoas sabe que o usuário bastante encrenqueiro em vida ele encrencou com bastante gente mesmo de verdade ele sai da de Paris assim obrigado e o David filme sim sobre quem nós já falamos aqui também oferece a ele uma estadia na Inglaterra e ele vai ele vai ele aceita o convite dele de passou um avião aqui ele aceita o convite do Baby Rio só que briga com filme também olha que louco briga com filme e volta e aí tem mania de percepção e volta e tal temos casos da vida do rosto que são bastante curiosos
assim tem umas anedotas eu queria contar uma porque o Anthony Kenny deixa isso bem bem em evidência aqui uma parte do livro e queria compartilhar com vocês é digamos assim uma parte da vida do Russo que não é a mais talvez Politicamente correto então na mesmo e o que olha só olha que o que ele fala aqui na página 118 ó o sua residência o desprezo pela convenção social de uma maneira prática mantendo uma relação prolongada com uma lavadeira até Régis lava ser com ela teve cinco filhos os quais abandonou um após o outro em
um asilo de enjeitados sem uso teve cinco filhos e os abandonou todos todas todos Muita gente utiliza isso esse fato biográfico da vida do Russo para acusar o dia hipocrisia porque ele tem uma obra chamada o e-mail sobre a qual já falei em que Ele defende ali a educação da criança de modo integral na educação sentimental intelectual e social mas falaremos sobre isso só que se por um lado no mundo teórico Ele defende uma educação integral da criança por outro na Vida Prática ele enjeitou cinco filhos reais que ele teve Salmo um dos mais especiais
para que você reflita o seguinte não tanto para refutar o filósofo é meio bobo eu diria da sua parte da parte qualquer pessoa tentar rejeitar o filósofo ter o que ele fez na Vida Prática dele como se houvesse uma relação direta necessária entre a conduta de vida EA coerência das ideias defendidas não há não há mesmo é possível que o i***** completo na vida da fenda teses que são coerente Isso é perfeitamente possível perfeitamente cabível isso não deveria ser polêmico como é costume falar não deveria ser polêmico O sol fez várias falando português correto cagadas
cagadas Mas isso não impede que a gente o leia de modo filosófico e não meramente biográfico como eu tô falando de biografia aqui nessa parte da aula eu estou mencionando esse fato curioso tá falando sobre a obra de conhecidos do Russo tem algumas o discurso sobre as ciências e sobre as artes que foi É que na verdade fez com que ele divergir se dos iluministas que confiavam nas ciências e nas artes para o progresso da humanidade tudo mais o rosto não era tão um digamos assim otimista em relação ao Progresso via Progresso das ciências e
das Artes tenta meu discurso sobre a desigualdade entre os homens esse livrinho aqui que eu mostrei para vocês que tenho aqui tem um romance chamado a nova Heloísa que é muito famoso também como o primeiro romance like diagnóstica o início Zinho da modernidade da Revolução Industrial das cidades se reorganizando tem um contrato social que é um dos mais famosos tem o Emílio que essa obra pedagógica sobre a qual eu te falei e tem uma obra chamada confissões Olha só você se lembra que a última vez que nós falamos de uma aba chamada confissões talvez tenha
sido ele o Santo Agostinho que inaugurou o gênero lá confissões mas o urso também tem uma confissões aqui bom Então essas são as obras mais conhecidas do Russo e tem um caso anedótico que eu não queria deixar de compartilhar com você certa vez certa vez um Pensador chamado Thomas carlyle perguntado na de um comerciante sobre o valor das ideias você vale a pena estudar as ideias e tal ele falou o seguinte ele falou o seguinte ó eu não sei se é tão relevante assim isso das ideias mas deixa eu contar um negócio deixa contar um
negócio aqui certa vez né ouvi certa ocasião um homem chamado russo russo que escrever um livro contendo nada além de ideias coisas inofensivas e tal a segunda edição desse livro na que continuar da menos que ideias foi encadernada foi encadernado vou colocar em tela inteira aqui foi encadernada com as peles daqueles que desde é a primeira Por que que essa situação é tão legal porque ela exprime duas coisas a primeira é que as ideias tem poder as ideias podem ser colocadas em prática e quando colocadas em prática mostram que sim tem força em força nós
somos regulados por ideias das quais nem temos consciência nem temos consciência e o russo foi um dos mais influentes na modernidade em relação aos regimes que se propuseram a revolucionários se propuseram modificadores da realidade social se propuseram falar em nome das pessoas mais desfavorecidas e em segundo lugar isso aqui é muito legal porque é uma ótima maneira de você convencer alguém que Filosofia é importante é uma para você que o professor para você que a professora ou para você que simplesmente gosta de Filosofia e quer falar sobre o quanto você é importante para o seu
amigo chega assim ó quero ouvir certas bom e que um homem chamado Russo que escrever um livro contendo nada além de ideias é e foi negligenciada por todo mundo até que a 2ª edição deste livro foi encadernado com a pele daqueles que desprezaram o primeiro livro é uma metáfora o demente mas eu acho que ela convence eu acho que vou conversa se eu fosse você usava então fica aí a dica para você impressionar os seus amigos que não gostam de filosofia Tá certo bom essa em resumo é a vida EA obra do Sono como de
terem maiores detalhes porque para para os efeitos de uma aula aqui não importa muito vamos primeiro conceito que é basilar e geralmente contrapõe-se o Russo ao Thomas Hobbes filósofo da semana passada através desse conceito aqui ou pela porta de entrada desse conceito que a justamente o conceito de estado de natureza bom lembra Lembra que o Hobbes defendia que o homem antes da sociedade sem e antes do governo sem instituído era extremamente competitivo era extremamente egoísta e não havendo certo errado porque afinal de contas para o Robson o certo o errado só é instituído na sociedade
ele poderia fazer o que quisesse e como o princípio fundamental da natureza é a autoconservação então o homem poderia fazer tudo para se auto preservar inclusive tomar a vida de outro homem daí um egoísmo fundamental da natureza humana do indivíduo humano só que eu vou sou acha isso um equívoco fundamental para o sou a concepção de homem em estado de natureza de modo de modo a conceder o assim competitivo opressor egoísta e já é uma leitura do que seria o homem na cidade na sociedade em coletividade pois estado de natureza ele fala para ele defende
uma concepção que o homem a sociedade não teria porque não teria porque ter essas características não teria porque tu essas características e interessante a gente pensar os trechos em que ele fala isso dá uma olhada nesse texto aqui eu vou colocar só o trecho aqui para gente ler juntos tá diz ele lá na obra discurso sobre as ciências os selvagens não são precisamente maus porque não sabem o que seja ser bons olha olha o que que é interessante tem que pensar nessa primeira informação não dá para dizer que os homens são maus sabe porque não
dá para ver que os homens são baixos porque não também não dá para dizer que eles são bons ou seja Eles não têm a noção de mal e bom não tenho noção de mal bom não é o aumento das luzes na da luzes aqui como metáfora da Razão nem o freio da lei que lhes impede de fazer o mal mas a calma das paixões EA ignorância do vício e ele vai defender que o homem parece sociedade ele tem essas características a ignorância do vício e a calma das paixões porque as paixões excitadas e o conhecimento
do vício só vem quando a gente vai em sociedade é só uma concepção Russo está o russoniana E aí tem um trecho dessa obra que discurso sobre a desigualdade em que ele descreve assim de modo bastante bastante eloquente o que que ele concebe como o tal do homem que vive no estado de natureza veja você ou com em seu diferente do que o Thomas Hobbes falava vem comigo e vagando pela Floresta Sem trabalho sem palavra sem domicílio sem guerra e sem laços qualquer necessidade dos seus semelhantes como também sem nenhum desejo de incomodá-los talvez também
sem nunca reconhecer Algum deles individualmente o homem selvagem sujeito a pouco as paixões e bastante se assim mesmo nada mais tinha que os sentimentos e os conhecimentos próprios daquele estado só experimentar vez necessidade de verdadeiros olhava apenas o que lhe interessava ver mas isso inteligência não ia Além de sua vaidade é um período longo que dá para gente desdobrar aqui em algumas etapas EA primeira eu já facilitem a nossa vida já marquei ali de uma cor mais forte próxima do laranja ó vagando pela Floresta Sem trabalho sem palavras em domicílio sem guerra nota que o
estado de natureza para Hobbes era o estado de guerra de todos contra todos para o Russo ou não professor é ao contrário não à guerra é uma laços porque não há necessidade dos semelhante porque também não há nenhum desejo de incomodar os o rosto vai descendo aqui na no estado de natureza não a propriedade se você se lembra bem olha aqui para mim se você se lembra bem uma das causas do Estado de guerra acontecer para o Hobbit é que os homens temiam pelas suas Posses pelas suas Posses eles desejavam coisas em comum desejando coisas
em comum brigavam por elas conseguindo na briga manter a posse ficavam no estado de medo de perdê-las por uma revolta o homem se juntarem contra eles e tomarem de novo ali o seu O opa Tomara de novo ali o seu a quinhão Então esse é o estado do Hobbit Esse é o estado do Rock Show colocar aqui o microfone para mais longe que eu acho que ele tá bastante alto entendi esse é o estado hobbies promoção não volta lá para o funcionam Então como também sem nenhum desejo de incomodá-los talvez sem nunca reconhecer Algum deles
individualmente o homem não para sociedade sequer reconhecer o outro homem porque é isso ele se comportava como um animal e não como um homem propriamente homem selvagem sujeita pouco as paixões não tinha porque tem muitas paixões ele se bastava assim mesmo nada mais tinha além de sentimentos e conhecimentos próprios aquele estado só experimentar a necessidade de verdadeiras vocês não queria nada além do que ele já tinha olhava apenas o que lhe interessa ao avesso inteligência não ir além da sua vaidade sacou como era simples ele vivia do que tinha e não desejava mais nada além
daquilo afinal de contas desejar algo para Além do que se é algo típico da sociedade e não do homem para a natureza natureza do modo como Hobbes Hobbes não o Russo eu tô defendendo se por acaso de fazer alguma descoberta o rosto ou continua sequer podia transmitir ela não tinha linguagem né bicho que sequer reconhecia seus filhos arte a pericia com seu inventou os homens até inventavam as coisas mas não tenho linguagem no chão vamos passar frente não havia educação nem Progresso as relações se multiplicavam em vão e partindo cada uma do mesmo. Os séculos
transcorreram que a rudeza da era primitiva mantinha-se inalterada ou seja os homens viviam exatamente como os animais a espécie já estava velha você já tinha vivido muito mas o homem ainda na hora que o homem ainda era criança no sentido de não tinha amadurecido o seu próprio intelecto ver como tem uma imagem dupla aqui do homem no estado de natureza primeiro ele é sozinho e se basta a si mesmo o que você poderia contestar como sendo a bala estou aqui deixa vendo que o Russo falava e dois o homem não desejava nada além do que
ele já tinha isso é o homem do Russo que é o contrário do homem do Robson Qual que é o verdadeiro Victor você me pergunta sei lá qual que é o verdadeiro nota que são duas premissas que que são fundantes de todo um aparato teórico se você parte do pressuposto que o homem é competitivo no início você vai numa direção política que a direção do Hobby sobre como nós falamos ao passado se você parte dessa concepção aqui de que o homem não é competitivo você tem outra concepção de política e é isso que você vai
descobrir hoje comigo aqui em aula bom então digamos assim que o estado de natureza tem as seguintes características vem comigo olha lá e eu vou colocar aqui junto comigo os slides pensa que características do estado de natureza primeira Note que é um estado aquém do bem e do Mal como assim Victor aquém do bem e do mal que palavra é a quem que eu nunca houve a quem é uma palavra que se opõem à além além você usa todo toda hora Allen é a ultrapassar alguma coisa a quem é estar abaixo de alguma coisa então
quando o Russo descreve o estado de natureza ele escreve um estado que tá abaixo do bem do mal ou seja não é que não é que as pessoas ali são cruéis é que elas não conhecem o conceito de bem mal não conhecem Então na hora que você falar que elas são boas ou mais tente não há que se falar que elas são coisas mais é são assim como não vou abrir também se você acompanhar aula passada as pessoas são pessoas são outra característica e é que o estado de natureza por sou assim como o hobby
se você lembrar é uma categoria de análise filosófica não histórica ele traz sim exemplos históricos tá registrado nos livros dele ele por exemplo muito impressionado pela pela descoberta do novo mundo o que era chamado novo mundo Na época nós aqui por exemplo nós brasileiros principalmente os povos originarios daqui e ela impressionado por essa por essa caracterização mas ele não se limitava ela ele não se limitava era do mesmo modo como Hobbes também tinha conhecimento porque acontecer aqui aquela época mas ele não se limitava essa descrição ele utilizava como mero recurso retórico mero recurso de exemplificação
é mais uma categoria de análise filosófica ou seja Olha como seria se não houvesse Sociedade do que histórico guarda isso e também na terceira característica é que no estado de natureza assim como Hobbes dizia ao Triunfo da autoconservação Sem dúvida mas Professor alto conservação e leva a opressão do outro autoconservação leva ao contentamento com aquilo que se tem não porque o homem querendo se alto conservar diria o Russo atacar outro homem se ele só quer se altos e conservar e é razoável supor que ele só queira é isso então meu amigo então por que que
eu vou supor que ele o primiria outro homem entende não tem por que isso por isso diz o Russo então estados natureza não é nem bom nem mau Esqueça isso isso é um arquivo que muitos nós defendemos em sala de aula não é bom nem mal ele é é uma categoria mais filosófica do que histórica ainda queria te dê exemplos da história e como o Hobbit são a enchendo de autoconservação que funcionam porém não há por que supor diz o Russo que essa autoconservação Level A pressão certo são três princípios aqui de estado de natureza
e são três princípios aqui do Estado de natureza e como é que isso tudo acaba né não estamos lá vivendo no estado de natureza como é que isso tudo aqui acaba Bom você sabe que tem um trecho famosíssimo famosíssimo a história da filosofia retirada dessa abobrinha sobre o qual já te falei essa aqui aqui na parte 2 dessa obra tem um parágrafo que eu quero te mostrar que marca é exatamente a saída do Estado de natureza para a sociedade civil tal qual o Russo Ah entendi Acho que você vai reconhecer dá uma olhada é o
primeiro que tendo cercado um terreno pensou em dizer isto é meu e encontrou gente simples o bastante para Acreditar nele foi o verdadeiro fundador da sociedade civil quantos crimes guerras assassinatos quantas misérias e horrores não teria poupado o gênero humano aquele que arrancando os mourões ou tapando o fosso na Muros E o Fofo é aquela aquele buraco que circunda o castelo sabe e que geralmente é enche de água para que haja ali uma barreira entre Os Invasores e a muralha houvesse gritado Não escutem este impostor Vocês estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de
todos e que a terra não é de ninguém bom então tudo começa com a propriedade privada que produz ou é um dos primeiros indícios de desigualdade e portanto aí de ruína e de geração de conflitos sociais a desigualdade não é não é originária segundo as pessoas nascem iguais elas vão lá sem com propriedade privada E à medida que a propriedade privada é inserida e concentrada na mão de poucos Aí sim começam os conflitos eu quero te dizer uma coisa esse trecho ele geralmente é muito desde contextualizado tá porque o rosto não parte aí não parei
não é que ele tá dizendo que a sociedade nasceu de uma hora para outra quando uma pessoa ser com terreno ele não está dizendo isso esse é o primeiro parágrafo do da segunda parte desse livro aqui logo depois ele fala ele fala com todos os leitos não é que é sociedade nasceu de um dia para o outro é claro que ela nasceu progressivamente com a o desenvolvimento de várias instituições de vários regula e hoje vários comportamentos e solidificação desses comportamentos Ele só faz esse recurso retórico eu diria para abrir a segunda parte do livro para
chamar atenção mas não é isso que ele tá defendendo tá ele vai colocar assim na propriedade privada uma das responsabilidades pela desigualdade mas não é assim que a sociedade surge literalmente saca não é isso que ele tá defendendo então olho olho nisso E aí o seu defende que nesse estado de natureza antes de haver propriedade privada olha só que legal esse aqui né porque muita gente fala que a ignorância a ignorância tem que ser combatida o Russo defende um tipo de ignorância razoável ele chama de ignorância razoável que é típica do homem em estado de
natureza Deixa eu te mostrar qual que é essa ignorância razoável para lá e e a uma ignorância a feroz e brutal que nasce de um espírito perverso e de uma mente falsa existe em suma uma ignorância criminal que degrada a razão multiplicando os vícios tudo bem eu reconheço que a esse tipo de ignorância mas há uma ignorância que podemos dizer razoável pois delimita a curiosidade ao âmbito das faculdades recebidos Como assim o que que uma ignorância razoável nesse sentido é aquela que faz com que o homem sua queira saber aquilo que ele pode conhecer é
aquela que faz com que o homem só almeje o conhecimento que ele é acessível é aquela que faz com que o homem não sinta exasperação porque desconhece muita coisa porque ele sabe que não está dentro de suas capacidades conhecer ele prossegue uma ignorância modesta indiferente a tudo o que não é digno do homem Ué se eu não sei de tudo tatoo é porque eu não quero saber de tudo né tudo que me interessa não é tudo que me é digno uma ignorância Olha lá doce e Perigosa típica de um ânimo puro e contente consigo mesmo
então para você que acha junto com Aristóteles lembro do Aristóteles que a vida feliz a vida feliz é a vida dedicada ao conhecimento pelo conhecimento Russo Eu tenho um recado para você olha que conhecimento é esse que você acha que o homem tem que ter vamos lá ele é o conhecimento de livros tem que ter uma biblioteca imensa na sua casa para ser feliz é isso tem que entrar na livraria Cultura será talvez na sua cidade não haja Livraria Cultura quase não há mais de Bahia cultura Por falar nisso que elas estão fazendo mas talvez
haja uma Saraiva talvez mais uma de beleza Veja uma biblioteca não sei felicidade para você a ler tudo aquilo ali você fica exasperado por que você já se deu conta que você não vai ler todos os livros que você quer eu já te atendo sensação com o seu dia o seguinte para você a vocês a espera com isso você é um tolo você é uma tola porque a felicidade não está em saber de tudo a felicidade está em saber tudo que é digno para vida boa hora o fiz um homem estado de natureza Era Um
ignorante sem dúvidas ele não tinha ciência ele não dominava as artes mas ele não desconheceu que era essencial para viver uma boa vida e tudo que interessa é viver uma boa vida não é lindo livro que você vai encontrar a felicidade entende diria burro sou altamente te deu o sobre a mente então ele a partir dessa análise do homem do homem presta ansiedade em estado de natureza ele vai se contrapor à ideia Iluminista né do Iluminismo a luz da Razão Vai libertar o homem o progresso da ciência vai fazer com que o homem domina a
natureza conheça a si mesmo conhece a sociedade em que vive controla seus e portanto por Brida Tecnicamente e moralmente conta toda essa concepção Iluminista o senhor vai dizer não e sendo as coisas necessariamente esse tipo de coisa que me permite dominar a natureza vai fazer com que eu fique melhor não ele fala lá ele continua lá no livro discurso sobre as ciências dá uma olhada lá a todos os Progressos da espécie humana afastam na continuamente de seu estado primitivo quanto mais acumulamos novos conhecimentos mas nos impedimos de adquirir o maior e mais importante dos conhecimentos
o risco que o rosto tá apontando aqui é que o conhecimento sobre a boa vida mesmo não é o mesmo que conhecimento sobre a a técnica entendi não é E isso se contrapunha ao projeto enciclopedismo dos iluministas de fazer um livro tá o que ali estivesse contido todo o conhecimento disponível até então de modo a quem o Lê se tivesse acesso ao conhecimento não é algo como assim olha só olha só Fazer uma comparação aqui que é claro anacrônica não não não pertence ao tempo mas e eu quero que você entenda Digamos que alguém invente
uma coisa chamada não sei Wikipédia Talvez um vários verbetes dizendo tudo o que significa no mundo assim uma enciclopédia de graça não precisa nem pagar e aí isso eu tivesse disponível Olha só para qualquer pessoa que tenha celular com acesso à internet só que se eu disponibilizasse uma enciclopédia de se monta né Será que as pessoas vão ficar mais sabes só que tem do acesso à informação as pessoas ficariam melhor informadas e portanto inteligente as se eu acho que não eu acho que não eu acho que não é dando informação as pessoas que você faz
com que elas progridam é moralmente percebi isso esse é um Insight do Russo que já era um Insight do de kart se você entende se você se lembra da aula do de kart de que a gente sai da escola de lá Flash acho que ela Jesuíta sendo possível estudar na melhor escola do da Europa eu saio mais confuso que eu entrei nada me foi o útil para dizer a boa vida nada me foi hoje para ver a boa vida então ele resolveu lembra e para o mundo ele tinha grana foi para o mundo foi guerrear
foi conhecer gente tal é a mesma crítica é a mesma crítica o conhecimento verdadeiro não está nos livros necessariamente o conhecimento verdadeiro é de outra monta conhecimento que importa para a vida então o que ele tá aqui ainda é descrevendo O Homem Pré natureza e fazendo de certo modo um elogio desse homem certo é dizendo contas filme é superior a nós que somos aqui sociais e tal Lemos Live nós estamos muito inteligente e trazendo seu olho talvez a gente não tendo lá tanta vantagem sobre esses outros homens não é isso que ele tá dizendo E
aí ele vai comparar lá pelas tantas o homem que ele chama de selvagem com um homem que vive na sociedade dá uma olhada se o selvagem vive em si mesmo porque né ele já tem tudo que é necessário o homem da sociedade sempre voltado para fora desse olha olha olha essa imagem que o Russo tá utilizando de dentro de si e fora de si isso é importante para entender o que que ele tá pronto o homem da sociedade sempre voltado para fora de si só sabe viver da opinião dos outros e por assim dizer é
apenas do juízo dos outros que ele tira o sentimento de sua própria existência e sacou é apenas do juízo dos outros que ele tira o sentimento de sua própria existência O que você está fazendo aqui é uma análise um tanto quanto a um tanto quanto psicológica do homem selvagem termos do Russo em relação ao homem da sociedade onde a sociedade como ele tá num num campo em que ele precisa se olhado e reagir a olhar do outro ele acaba que se acostuma a só se identificar enquanto alguém que representa alguma coisa para outra pessoa hora
somos nós lá somos nós em sociedade Todos nós somos assim nós olhamos muito mais para fora aqui para dentro é ou não é você vai lá para o Instagram e você fica olhando as pessoas que estão postando no Instagram e você vai lá para o YouTube e fica olhando as pessoas que ficam postando no YouTube Você está no YouTube agora Olhando uma pessoa postando no YouTube nada você tá vendo o professor que você talvez nunca tenha encontrado pessoalmente na vida para aprender Filosofia mas vem cá me responde uma coisa vou vou dar uma de russo
aqui me responde uma coisa Há quanto tempo de hoje vocês dedicou a você mas eu digo assim aí você pode falar de produto mas agora eu tô me dedicando a mim eu tô vendo uma aula de filosofia Tá eu entendi que você quer falar né você tá alimentando o seu intelecto digamos assim mas não é isso que eu tô falando quanto tempo de hoje você ficou com você mesmo olhando para si e não para alguém numa tela te dizendo o que que um Pensador do século 18 falava com meu caso daqui agora entendi você passou
um tempo com você hoje ou todo tempo que você passou hoje ontem anteontem a semana passada mês passado o ano passado os dez anos que antecederam este que que você fez quanto desses 10 você deixou a você mesmo a olhar para ser quase nada quase nada você é um desconhecido para você mesmo e grosso mas só que você não está sozinho nessa todo homem em sociedade tende a ser assim todo homem assim a ser assim Um desconhecido para si porque a gente só sabe olhar para fora isso é uma desvantagem que a gente tem em
relação ao homem da no estado de natureza Porque como eles tem o quê aí ele de basta aí ele de baixo ou debaixo da Ele parece redundante então ele não orienta se olhar para fora de si e portanto se conhece e portanto sabe o que é preciso saber de si próprio para viver bem você percebe que é uma herança agostiniana e não mas nessa socrática não é uma herança agostiniana porque eu disse o plástico porque você poderia ter pensado no conhece-te a ti mesmo não não é maior na sua prática lembre-se que o Sócrates dizia
conhece a ti mesmo repetindo o Oráculo de Delfos mas ele ia para a praça pública né Ele não ficava em casa o Agostinho que é o cara que começa com esse negócio de olhar para dentro olhar para o interior EA modernidade cada vez mais vai topar esse discurso que no fundo no fundo é Agostiniano olhe para dentro de si olha para dentro de si aqui está o seu verdadeiro eu você só é você quando você tá em quatro paredes digamos assim é semana são bastante moderna de subjetividade que hoje eu acho que é psicologia vulgar
né você tem essa noção de Psicologia mesmo sem ter estudado nenhuma der nem um Agostinho nem nada disso mas o Russo é muito essa pessoa do Olhar interno olhe para si e não para fora Oi e aí ele começa a defender o seguinte ele começa a defender o seguinte é preciso sair dessa razão externa desse olhar para fora e redirecionar o olhar para uma razão interna cada vez mais porque importa existe uma necessidade de renaturalização do homem ou seja de torna ele mais próximo ao que ele era em estado de natureza em estado de natureza
é uma ideia de que o homem só é natural de verdade quando ele tem uma transparência tanto que ele faz no exterior quanto no que ele faz no interior em que não há uma cisão e olhe o homem moderno possou e para ir para essa maneira de moderna comum o Russo endossa mas não é só ele não homem moderno é o homem cindido é o homem que Vivendo em sociedade olha para fora o tempo inteiro e dentro de casa é outra pessoa a gente é um é um é um animal que vivendo nesses dois mundo
social e o interno ou privado a gente é duas pessoas diferentes na sociedade a gente faz o que é preciso fazer porque a gente cuida do Olhar do outro precisa se relacionar e dentro de casa a gente no momento mais íntimo pode ser quem a gente realmente é essa uma concepção moderna de como encarar a subjetividade eo Russo tá nessa e ele propõe importante que a gente precisa não fazer mais essa cisão gente precisa ter uma transparência do exterior com o interior e para isso ele problema reconstrução de como está até aqui a filosofia dele
foi negativa ele tá comparando o homem atual com o homem pré sociedade para dizer olha o conto a gente era melhor para a sociedade mas incrivelmente isso legal de notar ele não prega uma volta pura e simples a natureza tipo vamos viver no campo é tipo trovadorismo não é isso o rosto não é isso O senhor vai defender uma sociedade hora ele tá criticando a sociedade mas Ele defende a sociedade calma ele tá criticando uma sociedade essa que eles viviam só que ele tá defendendo outra sociedade ou da sociedade que Harry naturalize o homem que
defendo uma transparência entre exterior e interior e e isso só se concretiza se houver uma reconstrução daquele chama do homem integral homem integral e uma condição Comunitária e nunca isolada e nunca individualista e nunca sozinha nunca sozinho nunca sozinho e aqui ele se diferencia muito dos individualistas e liberais por exemplo por exemplo se entende e Como assim Como assim um Liberal acha que o homem basta a si mesmo e que ele é egoísta por natureza para o sou o homem é comunitário por natureza Essa é a essência humana é sem ser humano é cooperar cooperar
e Não competir Olha que diferente do Robson até agora não é bastante diferente é bastante diferente frente mais então dessa dessa concepção de natureza humana digamos assim aí o hall o puxou parte para uma construção como é que construímos uma sociedade dado que é assim que nós entendemos o homem em estado pré social e aí a gente vai para o segundo conceito da aula que é contrato social como fala sobre contrato social aqui bom sobre o contrato social vamos falar o seguinte tem uma situação aqui do reale durante série esse aí o Miguel reale Miguel
reale não hoje e naquele dia bom que eu te mostrei no início da aula e que ele fala assim sobre o contrato social do Russo ó deixa eu colocar o slide inteiro para ficar melhorar a leitura tal contrato não projeta O Retorno à natureza originária mas exige a construção de um modelo social não baseado nos extintos e nos impulsos passionais como modelo primitivo aqui já quero que você preste atenção uma coisa primeira coisa o Russo sou o Russo não quer fundar uma sociedade que volte para a natureza não é inscrito tá querendo segundo ele não
tá querendo uma sociedade que se baseia só em instintos e impulsos em paixões sacou ele não é um cara que vai rejeitar a razão não é mesmo se por um lado ele critica o Iluminismo dessa crença a razão por outro por outro Ele defende uma razão mas a realizada em oposição essa razão exteriorizado ele fala assim ó vou repetir tal contrato não projeto O Retorno à natureza originária mas exige a construção de um modelo social não baseado nos extintos e nos impulsos passionais como modelo primitivo nem Porém na pura razão porque a pura razão enfim
esquece os esquece de que o ser humano também é impulso a pura razão isolada e contrapostos sentimento sua voz da consciência Global do homem aberto à comunidade portanto aqui o contrato social deve fundar uma sociedade baseada na razão mas não há razão puro na razão raciocínio por exemplo mas não razão que se conecta com a verdadeira natureza humana que é Comunitária que é antes de tudo aberta à coletividade e não fechada em si mesmo essa seria a essência humana a natureza humana que nós progressivamente esquecemos a medida que fomos construindo a isso e nos oprimem
que nos acorrentam como um um conceito Russo e seu contrato social que o sou propõe mágica diferente do contrato social do Hobbit por quê que é diferente do contrato social Hobbes porque lá no contrato social de Hobbes a sociedade fundada é uma sociedade fundada no medo medo ou seja para garantir a minha posse de terra a minha mulher os meus filhos todos eles falam só sobre homens lá a interessante isso porque essa é assim que a nossa sociedade evoluiu para garantir tudo isso eu tenho que abrir mão do meu direito de fazer tudo que eu
quiser porque os outros também vão abrir mão do deles estou no mundo abrir mão desse direito a fazer tudo então a gente vive um pouquinho mais seguro porque bom a gente vai respeitar um ao outro gostado se afundando medo aqui não o estado o contrato social se Funda na esperança de cooperação porque qual operando os homens vive E aí e cooperando os homens vivem melhor é porque eu não tem medo do outro é porque eles podem ver melhor eles podem fazer mais coisas juntos Se todos cuidarem do interesse comunitário e não apenas individual sacou então
todos eles vão ter que se orientar segundo Russo depois do contrato social por um princípio normativo que é um princípio normativo é um guia que serve para avaliar como que o homem vai se comportar e com base em que ele vai tomar decisões coletivas isso é um princípio normativo Qual é o princípio normativo do Russo o segundo motivo do Russo Vem de um trechinho que eu selecionei para mostrar para vocês Venha cá é só a vontade geral pode dirigir as forças do Estado segundo o Finn pelo qual foi instituído Isto é o bem comum com
efeito se foi o contraste dos interesses privados que tornou necessária a instituição da sociedade por outro lado foi o acordo entre eles que a tornou possível o vínculo social decorre daquilo que há de comum nesses interesses diferentes se não houvesse para nós irmos eu tô falando que se não houvesse algum ponto no qual concordam todos os interesses a sociedade não poderia existir hora é unicamente sobre a base desse interesse comum que a sociedade deve ser governado bom então uma vez que fizemos o contrato social sobre o que será o verdadeiro princípio é que a sociedade
repousar a qual é o princípio princípio da vontade geral que que é o princípio da vontade geral ora o princípio da vontade geral é aquele que se opõe ao princípio da vontade particular então guiará guiará a decisão pública tudo aquilo que não responda especificamente ao seu umbigo Val meu umbigo mas é um grande umbigo da sociedade de galera sei se é que isso existe sexo existe de modos que a gente poderia conceituar a vontade geral Esse princípio normativo da sociedade que o rosto quer afundar mais ou menos assim ó a vontade geral seria o princípio
que legitima o poder e garante a transformação social inaugurado pelo novo contrato enquanto a vontade particular tem sempre como objeto o interesse privado a vontade geral é ao contrário amante do bem comum e se propõe o interesse comum não é a soma Olha isso é muito importante cara não é a soma das vontades de todos os componentes ou seja não basta sei lá se é uma democracia em que a maioria volta em determinada direção né porque a maioria quer que a vontade de chorar você é muito importante mais uma renúncia de cada um aos próprios
interesses percebe Então por que que não é a maioria porque a maioria poderia votar em prol de interesses localizados na sociedade e não em prol dos interesses de todo mundo dos interesses Gerais não é porque tem o maior número que uma opinião é necessariamente algo a ser a cultivado é uma opinião que é da maioria pode ser somente da Nasa vou te dar um exemplo e a países que sustentam ditaduras com base maioria e não sei se essas ditaduras são melhor para todo mundo entende se a gente fosse ouvir a maioria das pessoas né a
gente talvez fizesse ou desce vazão a atrocidade por exemplo não sei eu vou chutar aqui uma coisa talvez você concorre talvez não Mas reflita se a gente perguntasse para a maioria amanhã vocês querem expulsar a minoria x substitui aqui x se querem expulsar a melhoria x do país o vestido que a minoria que se quiser se você acha que a maioria voltaria sim ou não eu acho que ela voltaria assim para expulsar minoria x eu acho o fato dela volta Assim faz com que essa decisão seja legítima não não faz e aqui tem uma complexificação
no conceito de democracia e é para ela que eu quero te apontar democracia não deve ser o regime da maioria por e simples o que é possível que a maioria esteja errada errada Portanto você que resumi tô falando aqui que nem um burro sou você sabe que a minha característica de atender o filósofo sobre o qual estou falando se você resume a democracia a um conjunto de indivíduos você está condenando a sociedade a uma doença é uma doença que a não olhar para coletividade e sim só para umbigo de cada um hora uma família pode
funcionar bem assim tchau beijo agora uma sociedade é mais complicado e note uma família pode funcionar assim quem manda é o pai da família a mãe da família seja lá quem for o Chef a Chef agora é razoável supor que o estado funciona assim segundo o sol não portanto recebemos o conceito de vontade geral no sentido de refinar o conceito de democracia é muito importante isso só que você Nossa que vontade geral sendo ela não uma mera soma das vontades individuais é muito difícil muito difícil de você mensurar eu acho extremamente difícil eu sinceramente acho
extremamente difícil por isso por isso eu lembrei de um exemplo que para mim é muito é muito eloquente assim essa palavra eloquente Você conhece um desenho chamado Rick e Mori Wiki Mori esse aqui ó tem um episódio ali na segunda temporada é o Episódio 3 chamar o autor ottke assimilation ou assimilação autoerotico em que é apresentado um personagem chamado Unity ou em português unidade o Rick que é o personagem principal um deles o cientista se apaixona pela Unidade E aí o unirea a unidade nada mais é do que exatamente isso ela é uma unidade ela
é uma mentalidade que num país inteiro se desdobra em muitos indivíduos mas mas esses indivíduos não têm uma mentalidade particular individual eles são indivíduos corporais mas a mentalidade deles é Una O país inteiro é extremamente harmônico é extremamente organizado é extremamente E sistematizado por quê Porque a mentalidade deles é uma unidade eles querem a mesma coisa eles fazem a mesma coisa no sentido de eles sabem onde tudo se encaixa porque porque não advérbio é só um pensamento falando por todos eles que o pensamento da unidade Talvez o pensamento o pensamento da vontade geral se aproxime
muito desse pensamento da unidade se aproxime muito entende a por quê Porque o pessoal da vontade geral não pensa no próprio umbigo só pensa na coletividade mas talvez um pensamento assim de vontade de geral só fizesse sentido se houvesse alguma entidade parecido com a unidade entendi eu não sei eu quando quando leio a vontade Geral do arroz ou sinto uma certa dificuldade de concebê-la na prática e eu trouxe esse exemplo do Rick morre para que vocês tenham mais facilidade em conceber esse raciocínio bom é só um exemplo é só um exemplo e essa é a
concepção em geral em resumo diria política do Russo ou seja ele parte ele parte de uma concepção de homem pré sociedade como o Robson também fez só que ele discorda do Robson em relação a como seria esse homem para os ou não faz sentido supor que se o homem fosse a competitivo que ele fosse Cruel porque ele se bastavam a si mesmo ele tinha o que precisava portanto crueldade e competitividade fazem sentido na sociedade em contexto de escassez e não contexto parece social em que não havia propriedade dado que esse é o homem hora então
é razoável supor também que a sociedade fundada por ele por ele ser uma sociedade também não baseada na competitividade também não baseada na utilidade seria uma sociedade baseadas na cooperação na cooperação tem uma sociedade portanto as é bastante bastante aberta para que surgisse uma vontade geral que não se confundiria com vontade de umbigo de cada um e de solta mais decisões que verdadeiramente alcançasse beneficie a todos essa seria a vontade geral que de fato as pessoas a agirem de modo unitário e não de modo individual egoísta Essa é toda a base política do Russo é
toda a base política do Russo agora muita gente o acusa de ser autoritário Oi e essa acusação tem um pé Ali de coerência porque Observe comigo eu vejo a vontade geral Não não é a soma dos indivíduos certo hora então é bem possível imaginar uma situação em que os indivíduos num país querem uma coisa e um governante que se diga na a voz da vontade geral que era outra e portanto legitimado pela vontade geral cometer atrocidades o uso da margem para interpretação e é por isso que era tão criticado e é por isso que é
tão buscado você já viu aquela pessoa que já se convenceu de que o discurso dela é o melhor para a sociedade EA partir desse Auto convencimento acha que ela está legitimada a fazer qualquer coisa para o bem da sociedade você já conheceu pessoas assim você já assistiu a políticos pronunciaram discursos assim eu não me importo comigo não me importa com o povo eu por isso que faz lá e faz qualquer coisa porque ele já está legitimado na sua consciência de que o que ele vai fazer é algo benéfico para todo mundo gostou dá margem à
interpretação e é por isso que o discurso acaba se tornando perigoso entendi OK essa concepção política do Russo EA concepção de Educação do Russo que é a nossa terceira parte aqui de ser e na verdade é quarta parte a quarta parte coloquei três aqui mas está errado a educação EA crítica à religião do Sul com base nessa concepção política dele essa concepção de homem natural vamos aqui há uma das obras mais desconhecidos para ganhar de ensino básico mas já muito conhecido por esse monte de professores que fazem licenciatura porque a gente considera como a obra
fundante da pedagogia na modernidade O Emílio do Russo Tão lá pelas tantas o Russo defende o seguinte E por quê que é uma obra de pedagogia porque no livro ele descreve a relação de um professor com o aluno e não Professor tipo eu sabe que vai para a escola da aula para 40 cabeça e 60 cabeças não é um a relação de um de um professor com o aluno E aí essa essa essa relação pedagógica se dá de uma maneira que provocou é a modelar que deveria ser imitada para preparar o homem de verdade para
estar assim disposto a viver naquela sociedade fundada pelo contrato social aquela sociedade em que reinaria a vontade geral é só que eu vou só fala isso é muito muito muito importante que o homem para viver numa sociedade daquela não pode e aqui vem o Iluminismo Russo Extra Olha só se de um lado ele ele criticava a razão Iluminista porque ele achava que era uma razão meramente exterior aqui ele vai reabilitar a razão vai dizer o seguinte olha para que você seja realmente forte preste atenção você quer um conselho prático dívida do Russo se você quer
realmente forte de verdade você precisa ter fibra moral em baixo ser bom não basta ser bom se você se treinar para ser bom se você precisa se treinar parecer bom porque temperamento bom muita gente tem Mas nem todo mundo persiste no temperamento bom Por isso você tem que ter sua razão muito bem exercitado você tem que ter os seus sentidos muito bem exercitados Tem Que Ter suas disposições corporais muito bem exercitados como e tem uma situação que é basilar eu queria te mostrar dá uma olhada Vou colocar aqui em slide inteiro não há felicidade sem
coragem disso Russo nem virtude sem luta a palavra virtude deriva da palavra força força Você se lembra e são resolve aqui se lembra que eu falei Exatamente isso quando nós estudávamos Aristóteles a palavra Aretha que é uma palavra grega que deu origem a palavra virtual em latim que deu origem a palavra virtude em língua portuguesa a palavra aritan no início designava força destreza habilidade essa origem que horros ou tá lembrando aqui a volta é uma situação não há felicidade sem coragem nem virtude sem luta a palavra virtude deriva da palavra força pois a força está
na base de toda a virtude 20 do verbo ver 20 e crescer mais bom do que Virtuoso diz o preceptor preceptor é professor Mas quem é a sua mente bom se mantém tal enquanto encontra prazer em selo e enquanto sua bondade não é aniquilada pela Fúria das paixões até agora tu tem sido livre Na aparência deixou tão do unicamente da Liberdade precária de escravo a alvorada foi ordenado mas agora já é tempo de seres realmente Livre Para que saibas ser senhor de ti mesmo e saiba que comandaram o teu coração só com essa condição se
comanda o coração que ele tava chamando atenção aqui uma educação integral de verdade não é só uma educação que que prepare digamos assim para que as pessoas sejam boas Na aparência no seguinte sentido que elas saibam que é certo a fazer basta saber que acertar fazer é preciso treinar a pessoa para que ela Exerça o bem na prática para que ela seja forte o suficiente para que quando a situação re queira ela aja ou haja uma concepção de educação que é muito longe daqui a gente tem porque a gente é muito intelecto a lista né
não sente o seguinte sentido a gente acha que basta você assistir uma aula expositiva de filosofia como é que você tá assistindo aqui agora e para que você seja uma pessoa melhor e deixa de contar um segredo e aqui novos eu falando não aqui é o Vitor não basta e você pode sair desse curso de Filosofia sabendo tudo sobre os famosos que você viu e ainda assim ser uma besta é uma besta porque você vai continuar sendo fraco fazendo as m***** que você faz que não é assistindo aula de filosofia que você fica melhor você
fica melhor fazendo coisas boas para fazer coisas boas tem que ser forte mas sem querer e basta querer isso é uma lição bastante preciosa do Russo bastante precioso mais fazer doutorado em filosofia aquela ser uma pessoa melhor fazer graduação difícil não adianta a gente fazer graduação em filosofia se você continuar sendo uma besta na sua vida cotidiana é outra coisa que acredito que quer que é necessário fazer filosofia não garante nada ninguém em relação a ser uma pessoa melhor nada absolutamente nada essa é outra questão a outra por isso ele propõe outro tipo de educação
outro tipo de educação essa liberdade que ele chama que a gente precisa ter verdadeira é essa essa força o que cada um tem que cultivar para fazer a coisa certa quando ela for precisa Então os princípios aqui são os seguintes no Emílio Emílio é o nome da obra sobre a qual eu te falei uma educação conforme a razão só que uma razão diferente o princípio da Liberdade bem orientada vocês Oi livre você Só é livre se as suas paixões as suas disposições são bem orientados pela sua razão bem treinada sua razão forte ele dividir esse
processo educativo aqui em algumas etapas em algumas etapas a primeira etapa ele chama ali ó de educação dos Sentidos que vai do 0 aos 12 anos ainda não tem sei lá para tomar algo acessível a você português matemática qual que não tinha português matemática história geografia vai ficar dele só para tornar acessível para você ou seja nessa etapa aqui a criança aprende a e a ter um Paladar que reconhece as coisas bater um papo que reconhece as coisas até uma visão que reconhece as coisas diversos até maldição que reconhece as coisas diversas Vem cá como
é que você quer ser alguém né que você quer pensar diferente se você sempre chega as mesmas coisas Escuta as mesmas coisas assistir as mesmas coisas se o seu sentido sempre tem acesso aos mesmos estímulos mas que você quer mudar a sua personalidade como é que você quer refinar a Sua percepção sobre o mundo se você sempre age sente o escuta da mesma maneira uma possibilidade diante dos mesmos estímulos tendem a ver as mesmas reações se você é incapaz de apurar os seus sentidos você com grandes chances além capaz de ter uma compreensão melhor sobre
o mundo que te cerca e é sobre isso que você tá falando então dos 0 aos 12 anos seria uma educação só pelos sentidos um dos dois aos 15 Aí sim ser uma educação para o intelecto em que aqui entre a linha aquela disciplinas típicas ali daquela época aritmética geometria a gramática enfim essas coisas aqui sim ele aprenderia uma vez já tendo os sentidos preparados ele aprenderia parte do intelecto e dos 15 aos 22 ele aprenderia ali uma educação Social Social que educação social S segundo Russo é uma educação preparada para viver entre o entre
os homens a se compadecer do sofrimento alheio é uma educação preparada ao casamento por exemplo porque deixar o casamento era uma questão de dever não é uma questão de amor olha só que louco para uma questão de amor o casamento Professor o rosto ou é considerado o pai do romantismo mas aqui não tem nada a ver com o amante ele fala assim você tem que casar não é para você ter prazer meu amigo Você tem casar que é para fazer bem a sociedade que é para cuidar dos seus filhos que é para cuidar de outra
pessoa que é para manter a harmonia social se você não entende por casamento antes de tudo Harmonia social se você confunde casamento com seu prazer é um bilical você não entendeu nada do que a casamento diria o urso de urso Se você não se compadece do sofrimento alheio se você passa pela rua e ver alguém sofrendo não faz nada se você não se interessa pela com vida em comunidade Então você você está adormecido você tá dor mecido você precisa de comparecer você precisa se importar com os outros você precisa ter consciência do dever você não
pode exigir que a sociedade seja um mero instrumento para você ter prazer e alegria não né está em jogo se você pensa assim você não tá preparado para fazer uma sociedade cujo cujo o princípio regulador cujo princípio regulador é a vontade geral você não tá preparado olha como é sério isso aqui né olha como é sério isso aqui é outro tipo de concepção trocou o Esse é o tipo de concepção muito muito diferente do que a gente tem hoje e Norte e qual o pai que deixaria o filho ser educado assim não sacou nenhum pai
ainda mais hoje não a tendência em que a gente vive em cada vez mais os pais quererem o tal do homeschooling pessoalmente na internet né os meus pais de classe média e classe média alta enfim é uma concepção bastante outra de um homem integral mas é muito bonito falar na um homem tem que ser integral educação integral educação moral Qual o preço da educação moral é pesado amigo é pesado né fácil não não é fácil não essa concepção de Educação do Emílio em resumo E aí o seu também tem uma crítica ao cristianismo Olha que
interessante porque ele tem uma crítica ao cristianismo e pelos seguintes e o senhor tá querendo uma educação voltada e vai coletividade para comunidade para vontade geral é aquele enxerga no cristianismo da época uma tendência é que o homem se afaste da sociedade e da coletividade e se volte excessivamente para dentro desse excessivamente lembra que o senhor defendia essa volta assim mesmo só que perceba a volta a si mesmo professor é uma vez que ela é genuína o que o que se encontra dentro de si mesmo essa Essência coletiva humana e não a essência atômica individualizada
e indivisível que não se relacionar com as pessoas não é disso que se trata a interioridade pelo Russo não é disso que se trata do rosto interioridade é coletiva é comunitária bom então ele identifica alguns traços na igreja ou na religião cristã que afasta o homem da vida em sociedade e ele esquerda critica e eu peguei aqui o trecho em que o Giovanni reale e Dario antiseri falam sobre isso dá uma olhada aqui eu vou colocar o slide inteiro para gente trazendo prometo do Espírito os valores e os vínculos mais profundos entre os homens enquanto
filhos de Deus e portanto irmãos o cristianismo conquistou o conceito de comunidade universal mas somente em nível espiritual você quer muito importante eu quero lei de novo com você porque eu quero sua atenção plena preste atenção aqui trazendo pro âmbito do Espírito vamos lá o cristianismo trouxe os valores espirituais o e os vínculos mais profundos entre os homens encontro filhos de Deus e portanto irmãos é isso que o cristianismo oferece como laço entre nós seres humanos é o não é ele nos oferece uma imagem de mundo em que nós somos irmãos pois não temos vínculos
mas não vínculos de carne e sangue nós temos vínculos espirituais porque o nosso pai comum não é um pai biológico é o criador do universo é Deus Portanto o cristianismo traz um senso de vínculo o que o senhor tá falando que tá tudo certo até aqui aí pessoas quanto mais cento e vinculadas mas eu acho trabalham pelo bem comum só que vale a ressalva que ele faz o vínculo do cristianismo é o vínculo espiritual só ele não sai desse desse nível espiritual ele continua sendo intra mundana ou seja estando dentro do mundo tal religião gerou
uma sociedade Universal porque ela diz que todos os homens são irmãos porque são filhos de Deus o sendo somente espiritual abriu as portas a toda forma de tirania e egoísmo ou seja ou seja Porque toda a forma de tirania egoísmo que ele tá me virando aqui que que eu fosse outra Miranda aqui ele tá me dando o seguinte é uma vez que o cristianismo se convence de que os homens são irmãos a nível espiritual ele também na prática faz com que quem não aceite essa Irmandade espiritual seja combatido seja exilado seja afastado e quantas guerras
não foram feitas em nome dessa tal comunidade espiritual contra os infiéis contra os pagãos contra as pessoas que eram hereges nota se de um lado a uma abertura de comunidade por outro também há uma hostilidade generalizada com quem não quer fazer parte dessa comunidade porque essa comunidade espiritual e tem gente que não quer fazer a parte dessa comunidade entendi é isso que está criticando Ora ora ele continua aqui é a palavra do Russo já olha o que ele diz é preciso tolerar Todas aquelas religiões que por seu turno toleram as outras desde que seus dogmas
não contenham nada de contrário aos deveres do cidadão e não só do filho de Deus do cidadão Mas quem quer que ouse dizer que fora da igreja não há salvação deve ser expulso do Estado Olha a gravidade do que ele tá falando e quem quer que eu use dizer que fora da igreja não há salvação deve ser expulso do Estado por quê Porque o que importa é a solidariedade neste mundo neste mundo nesta sociedade e não só espiritual se a espiritual ok nós acolhemos nós temos que tolerar todas as religiões porque elas trazem um senso
de comunidade agora Se houver uma uma religião tá o que haja condenação de quem estiver fora dela do meu amigo essa religião é mais prejudicial do que benéfica a sociedade porque ela tende a incentivar a cisão entre as pessoas a cisão a separação portanto se a religião vamos lá vão repetir que isso é delicado e talvez você não tenha entendido se a religião como é tipo de toda e qualquer religião incentiva o agrupamento o vínculo entre as pessoas tudo certo esse vínculo é bem-vindo quanto o melhor para a sociedade porque ela tende a cooperar agora
do momento em que sua religião só estimula esse vínculo entre aqueles que se irmanam por espírito e rechaça a todos os demais estão na pasta perigosos porque ela passa a ser tolerante ela acha que o único discurso que convenceu dela e as pessoas que estão fora tão condenadas são piores e no limite são desprezados e aniquilados como aconteceu historicamente Nesse caso a gente precisa fazer alguma coisa e essa massa crítica do Russo em relação a região e Cristã principalmente porque ela pode levar sob o pretexto de vincular as pessoas espiritualmente lá pode levar a cisão
das pessoas que não concordam com essa com esse abraço espiritual percebe Então tudo clicar tudo que ele quer é fortalecer uma sociedade que renaturalize o homem se torne ele mais próximo do que ele seria se tivesse no estado de natureza é melhor não voltar para a natureza propriamente mas construir uma sociedade preparada para agir Conforme a vontade geral é só que para agir Conforme a vontade geral a educação tem que ser específica daí o Emílio falar e também alguns traços religiosos precisam ser combatidas ou rejeitados é isso que eu vou tá propondo e em resumo
é isso que você está pronto então assim se a gente quisesse resumir o Russo tem uma vida extremamente controverso a semente controverso ele é um brigam de mão cheia ele é um brigam de mão cheia você viu lá comigo que ele se envolve com os iluministas depois ele briga com os iluministas ele até escreve para enciclopédia mas ele briga com os caras e acolhido pelo David riu me briga com Deivid rhyme tem cinco filhos e coloca os cinco filhos ali para o orfanato não queria a vida dele é cheio de contradições mas a teoria dele
tenta o tempo inteiro reconciliar o homem e sociedade com o mais próximo possível do que ele seria se não tivesse sido corrompido por a sociedade é só que ele acha que eu passo aí do nós voltar para natureza a saída é ficar e tenta construir valores diferentes que são mudados tanto pela educação e pela religião desde que a gente privilegiou cidadão e não apenas os irmãos em espírito ó esse erro sou tomate que o rosto é mais complexo que você poderia imaginar isso aqui apenas uma parte do Russo eu não falei assim de longe Tudo
Claro que não obviamente não você quer um grande resumo do que o senhor pode ser Espero que tenha plantado uma sementinha na sua cabeça para que você vai mais à frente e pesquise mais sobre esse cara tão importante certo eu só queria lembrar você que nós temos uma novidade Se você quiser a um e-book gratuito sobre pensamento crítico o link está aqui embaixo tanto na descrição do vídeo quanto no primeiro comentário Fique à vontade para baixá-lo a seja nosso apoiador se assim você tiver grana se assim você quiser o Catarse a plataforma que a gente
ia o apoio e não se esqueça de que amanhã lá no telegram telegram não confundir lá no Instagram nós estaremos aí professora Joana falando sobre a aula de hoje e falando come o Russo pode ser utilizado para pensar a vida não só no seu contexto moderno lá mas hoje também tudo certo queria me despedir de vocês muito obrigado por ter me aguentado até aqui vocês sempre são muito gentis comigo e espero que vocês tenham gostado muito obrigado muito boa noite deixa só mencionar vocês que estão por aqui ó hoje está aqui o Marcos tá aqui
o Bruno tá aqui o Marcos Antônio e o Marcos Vinícius estão aqui e a bobina aqui o Diogo o Marcelo só para dar um salve para galera quem mais o rhay o Guilherme tá aí ônibus tá aqui a Joana passou e falou que vai dar um oi só ela tá no colóquio do lá na UERJ o jardson daqui mais tarde tá aqui a Iara tá aqui o Ramiro tá aqui e é putz muito bom muito bom gente muito bom aí tem uma pergunta aqui do Marcos Vinícius deixa eu ver se rola se vou responder é
uma questão um homem que manda os cinco filhos com uma fanáticos Infante estou ver sim teria legitimidade para falar sobre como educar os filhos Marcos eu falei sobre isso e sala né eu falei sobre isso aqui ainda agora eu acho que sim cara eu acho que sim eu vou te dizer porque eu vou te dizer porque um beijo se você atacar alguém você atacar ideia de alguém pelo que essa pessoa fez na vida Esse é um caminho possível Se e somente se as ideias dela dependerem da vida que ela leva na prática bom então eu
diria o seguinte e se você precisa confiar um farmacêutico e para tomar uma porção porção né Falei que nem idade média se você precisa confiar no farmacêutico para tomar um remédio com isso tem-se farmacêutico na vila e ele tá com a mesma doença que você e ele fez o remédio e ele não toma o remédio bom então eu desconfiaria aí eu te Confiarei essa cor porque a vida dele a vida dele tá indo em outro sentido do que ele tá pegando que você faça ué se ele tava com a mesma doença que você se ele
fez um remédio que cure essa doença e se ele não tomar esse remédio pô tem uma coisa estranha aí tem alguma coisa estranha aí eu não confiaria no que esse cara defende mas veja só não é mesma coisa quando alguém tem um conhecimento tenho conhecimento a e na sua vida particular tem outro tipo de Conduta não é mesma coisa postar um exemplo muito simples Imagine que se alguém homem ou mulher tanto faz seja formado em nutrição Imagine Imagine também que esse homem ou essa mulher seja obeso obesa é isso inválido o conhecimento de nutrição que
ele tem e não isso torna esquisito que ele seja um próxima de nutrição torna eu concordo tarde esquisito ué se ele afinal de contas tem o conhecimento técnico porque não o conhecimento prático mas se nota que é uma incongruência dá uma parte pensar dessa forma o fato dele ser obesa obesa não invalida o fato ele saber Teoricamente alguma coisa você consegue perceber isso e eu e eu faço o caminho oposto o fato de alguém saber muito uma coisa faz com que ele faça na prática mesmo tempo não então na na vida real essas coisas estão
dissociadas você não deve avaliar portanto um filósofo somente pela vida pessoal dele porque aí cara o critério que você está estabelecendo é muito alto entendi é muito alto se você for pela vida privada das pessoas para jogar as ideias delas você não vai adotar a ideia de ninguém cara porque o critério que você quer um critério de santidade quase que a pessoa nunca faça nada contraditório com que ela defende isso é quase impossível só uma pessoa conseguiu fazer isso que eu saiba Jesus e e olhe lá E aí olha lá que a gente nem sabe
da minha parte da vida dele né E que ele fez é desconhecido então eu diria aqui é um fato digno de ser notado e ele teve uma contradição ele com a vida mas toma cuidado com essa avaliação das ideias de alguém meramente com base na conduta pessoal dessa pessoa nem sempre a mãe incongruência é possível que um i***** perfeito fale uma verdade não não é impossível não é possível o recomendável é que as coisas estejam alinhadas Eu concordo com você Marcos e só recomendável e esse essa minha briga toda que no inef né não basta
saber lógica para você pensar melhor tem que de fato uma pessoa melhor tentando à disposição comportamental melhor pensar criticamente não significa aprender a lógica aristotélica lógica clássica Em lógica proposicional não não é isso não é prender Lógico que vai fazer você pensar melhor a gente estúpida para que sabe lógica para caramba eu vou continuar vai aconselhar os dois mas cuidado com essa crítica com base unicamente na vida da pessoa do filósofo isso que eu penso claro que você tem todo o a liberdade do mundo para pensar diferente obrigado pela pergunta eu achei relevante ser comentada
aqui no final da aula tá bom muito obrigado gente agora sim eu me despeço de vocês e amanhã nós fez 15 horas no sábado então muito obrigado boa noite e tenha uma boa sexta-feira e nos vemos Até breve tchau tchau