Educação e Cultura: debate entre Olavo de Carvalho e Eduardo Bueno no Fórum da Liberdade 2004

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Clube Libertas
Debate entre Olavo de Carvalho e Eduardo Bueno em abril de 2004 no XVII Fórum da Liberdade no painel...
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iniciar que abordará o tema cultura e desenvolvimento veremos a seguir os resultados da pesquisa realizada pelo ie em parceria com o Instituto fe comércio de pesquisa hoje pela manhã entre os participantes do evento e relativo ao painel o que acabamos de assistir E que abordou o tema O Desafio dos blocos econômicos qual o principal motivo que faz você pensar que o Brasil será um país desenvolvido situação político-democrática das últimas décadas 7,96 por. o desempenho econômico das últimas décadas 5,47 por. avanços tecnológicos importantes 6,97 fortalecimento dos blocos comerciais 15,42 a ampliação do sistema educacional 24,38 o
amadurecimento cultural brasileiro 20,9 recursos naturais disponíveis 11,44 outra razão 3,98 e nenhuma alternativa 3,48 a seguir passo à coordenação dos trabalhos ao comentarista econômico da Globo News editorialista do Jornal Globo e mediador do 17º Fórum da Liberdade George Vidor Continuo não vendo vocês aqui com essa tem alguém aí tem 2000 pessoas ao final desse encontro eu confesso bom nosso segundo painel do dia será sobre cultura e desenvolvimento temos dois brilhantes eh expositores Como tem sido a tônica desse encontro desse fórum a minha esquerda Eduardo Bueno que vocês conhecem bem aqui no Rio Grande do Sul
e notoriedade Nacional desde que escreveu uma série sobre o primeiro século do Brasil e temos também a à minha direita eh o filósofo Olávio de Carvalho famoso polemista também conhecido pelos seus artigos que saem aqui na Zero Hora Em vários jornais do Brasil cada um deles vai ter 30 minutos e depois vamos ter aquelas perguntas que nossas recepcionistas estarão apanhando com vocês no mesmo estilo dos os dois outros painéis Eduardo Bueno vai fazer um depoimento febril porque ele tá com 38º de fé eh Então tá fazendo um esforço pessoal para tá presente aqui com a
gente Eduardo você começa obrigado bom dia obrigado por terem vindo mais um fórum mais um sucesso é a segunda vez que eu participo A primeira foi há 4 anos atrás Inclusive eu vivi os últimos 4 anos com o dinheiro que eles me pagaram na na da da palestra dos últimos de 4 anos atrás você sabe que os liberais são muito liberais no pagamento de dinheiro também e só que aquela vez eu tinha preparado um texto extraordinário etc e a apresentadora Ana mélia Lemos disse Eduardo boiano 12 minutos e a piada que eu tinha planejado inicialmente
tinha 8 minutos portanto né e e dessa vez com a Lady Murphy evidentemente nada preparei e ainda estou delirante e febril mas como o Paris também é febril e delirante talvez a gente consiga atingir alguma coisa eu sou obsecado pelo século X eu adoro o século X eh eh no mundo inteiro mas especialmente nas Américas é o momento em que se dá O Grande Encontro o grande choque eh cultural entre nativos e europeus e é o momento que na minha opinião pelo menos eh fundamentou eh muito da trajetória não apenas do Brasil mas de toda
a as Américas eh então eu gostaria de falar para vocês eh eh nesse painel cultura e desenvolvimento especificamente sobre eh o desenvolvimento cultural do Brasil no século X que eu acredito que tenha como em tantos outros aspectos econômicos sociais eh estabelecido uma série de padrões que a gente para o bem e para o mal e acho que mais para o mal vem mantendo na verdade a colonização portuguesa do Brasil se inicia eh em 1540 o que veio antes foi uma espécie de ensaio geral Não muito bem concretizado o país foi descoberto oficialmente Você sabem em
1500 provavelmente já era conhecido desde 1498 embora não existam provas documentais sobre isso se supõe que em 1498 4 anos depois da assinatura do Tratado de tores Ilhas assinado em 94 Portugal Tem enviado expedições para ver aonde passava o limite desse tratado em terras ainda eh eh desconhecidas ao sul do Equador eh em nesse período 1548 eh Bartolomeu Dias o grande navegador o primeiro a ter dobrado o Cabo da Boa Esperança que aliás Ele batizou muito propriamente de cabo das tormentas né O Rei Dom João I que entendia tudo de marketing é que mudou o
nome para Cabo das tormentas da da Boa Esperança já que ele não tinha que passar por lá eh o o o Bartolomeu Dias teria vindo em 1498 e largado no sul de São São Paulo em Cananeia uma um dos personagens mais eh intrigantes da história do Brasil muito pouco estudado Infelizmente eu acho que deveria haver uma concentração maior no estudo dessa figura o chamado Bacharel de Cananeia né é interessante que o primeiro degradado brasileiro tenha sido um bacharel né Bacharel é aquele cara que tinha se formado numa universidade numa faculdade né mas eh segundo um
Historiador Paulista João Francisco de Almeida Prado bacharel em 00 em em 1500 e no século XV poderia querer dizer também pessoa que fala demais nesse caso seria uma espécie de de Santoro né O Procurador Geral da República ou seja um bacharel que fala demais portanto foi degradado largado aqui em Cananéia no limite Sul eh eh das possessões portuguesas nesse território ao mesmo tempo uma outra expedição em 1498 também teria ido ao Maranhão eh com o Duarte Pacheco Pereira que muitos consideram o verdadeiro descobridor do Brasil etc is são polêmicas que eu acho que deveriam ser
aprofundadas mas que não não estão diretamente ligadas ao nosso tema o fato é que em 1500 o país é oficialmente descoberto por Portugal em 1501 vem a primeira expedição de reconhecimento com o extraordinário Américo Vespúcio uma figura eh fascinante um polemista como o Olavo não sei se vivia disso também ou não mas talvez e Brilhante inteligente culto rico não sei se o olava é rico também filho de banqueiros e sobrinho de banqueiros uma espécie de Valtinho Moreira Sares assim o Américo com a diferença que conseguiu batizar um continente né um mentiroso bem-sucedido eh e Brilhante
eh e o América Vespúcio define Os destinos do Brasil por pelo menos 50 anos porque na sua carta ao rei ele diz depois de 10 meses percorrendo as costas o litoral desse território não encontramos coisa de metal algum apenas uma infinidade de árvores de Pau Brasil se inicia Então a primeira privatização do Brasil né O Brasil é entregue a um consórcio liderado por Fernando de Noronha na época chamado Fernão de loronha era o seu verdadeiro nome e durante 12 anos esse consórcio tem o monopólio da exploração do Pau Brasil e nesse território e é a
única coisa que acontece aqui eh em 1516 é descoberto o Rio da Prata o Rio da Prata tem uma importância infinitamente maior na história do Brasil do que a gente do que em geral o colégio nos faz supor Portugueses e Espanhóis ficam OB seccad eh pela conquista do Rio da Prata porque por esse rio se chegava segundo os indígenas e era verdade a montanhas eternamente cobertas de Neve onde vivia um povo riquíssimo com que usava ouro e prata nas suas próprias vestimentas cujos pratos eram de ouro os talheres eram de pratas e isso tudo era
verdade porque eles estavam descrevendo o império Inca a melhor maneira de chegar no império Inca era subindo o Rio da Prata subindo o Rio Paraná subindo o rio Paraguai para se atingir a Cordilheira dos Andes porque o o Pacífico o Oceano Pacífico não tinha sido ainda descoberto pelos europeus quer dizer havia um vislumbre dele tomado lá no Paraná em 15 no Panamá em 1513 mas na verdade não se sabia da existência do Pacífico e então toda a colonização do do Brasil a Expedição do Martinho Afonso de Souza 1530 estão a fundação de São Paulo de
certa forma em 1554 estão todas diretamente ligadas à obsessão dos Portugueses e Espanhóis de conquistarem o império Inca o império Inca acabaria sendo conquistado por outra via né pela via do Panamá e do pacífico pelo Francisco Pizarro mas os portugueses só perceberam que o território conquistado pelo Pizarro em 1539 era o mesmo que eles estavam buscando só perceberam isso em 1550 1548 e justamente nesse período no intervalo entre essa busca pelo Rio da Prata e o o a a desilusão provocada pela descoberta do Peru pelos espanhóis eh houve o período chamado capitanias hereditárias que vocês
estão cansados de saber no tempo do colégio embora ele seja muito mais dinâmico muito mais intenso muito mais vibrante do que que qualquer aula de segundo grau nos tenha feito supor e tem herdado e tenha legado ao Brasil e eh muito mais muito mais coisas que que que que que a gente supõe em geral como a estrutura fundiária com uma grande concentração e eh de renda como a o início da lavoura Canavieira né Eh tudo isso se inicia no período das capitanias hereditárias que vai de 1532 a 1500 e 48 Então É que na verdade
vai se iniciar a plena colonização portuguesa do Brasil em 1549 quando o tesouro Real Português pela primeira vez decide investir eh o seu dinheiro na colonização do país eh da colônia no caso o Brasil vivia um assédio muito grande por parte dos Franceses Que que foi realmente os que lucraram com o pau brasil e lucraram muito os franceses tinham estabeleceram uma relação com os indígenas muito mais equilibrada e eficiente e lucr Vel eh do que os portugueses eles vinham obtinham p o Brasil em vários lugares da Costa Brasileira e estiveram a um passo de se
tornarem Senhores da Costa Brasileira muito mais do que a a história tradicional eh nos deixa entrever então em 1549 o Rei de Portugal em função de várias coisas entre elas a ameaça dos Franceses decide definitivamente ocupar o Brasil e funda a cidade do salvador quando ele Funda a cidade do Salvador e cuja data decidiu-se estabeleceu-se comemorar no dia 25 de março de 1549 embora na verdade esse seja apenas o dia que eles desembarcaram na na Bahia eh é que se realmente eh o Brasil começa a se incorporar a Europa ao grande jogo de trocas mercantis
do Atlântico e a ser um país de origem e eh realmente um país colonizado por portugueses desembarca junto com Tomé de Sousa governador geral todo o aparato burocrático administrativo do Brasil o primeiro vem um desembargador bastante já interessado na sua aposentadoria é um fato porque ele várias vezes ele envia cartas para o rei perguntando quando ele enfim se aposentará eh esse homem se chama Dr Pero Borges foi o primeiro Ouvidor eh Geral do Brasil eh ele seria o primeiro ministro da Justiça é um homem de um passado interessante porque em 1546 quando ele era Desembargador
em elvas no norte de Portugal ele foi encarregado de controlar a construção de um Aqueduto em elvas e quando O Aqueduto ficou pronto pela metade ele deveria ir daqui até o fim da sala e parou na metade naquela época acontecia isso hoje a gente não jamais voltou a ver uma obra que para pela metade naquela época primitiva o ficou a obra parou pela metade então a água vinha em vez de chegar onde tinha cair cair ali o povo se reuniu indignado e mandou numa petição para o rei e disse pô Que fim levou o resto
da obra do Aqueduto Descobriram que o dinheiro da da da obra tinha sido desviado e se descobriu depois de uma comissão parlamentar de inquérito acreditem ou não chamava-se assim eh que quem havia desviado a verba tinha sido o Desembargador Pedro Borges o Desembargador Pedro Borges então foi julgado condenado e preso em enado ao presídio do Limoeiro em Lisboa um presídio terrível de lá ele pegou o seu celular naquela época 1546 era possível ligar de celular de presídios hoje está totalmente proibido isso e telefonou pro Rei Dom João I e disse pô Rei só eu porque
só o Paulo César lembra da uma porque só só eu rei o rei Tá certo então vamos fazer o seguinte você devolve metade da verba isso tá tudo documentado os os autos desse processo foram encontrados pelo pelo Historiador Capistrano de Abreu evidentemente a parte celular não é verdadeira fora a parte do celular é tudo verdade parece filme do arson Wells Mas é verdade e os autos do processo foram encontrados pelo Historiador Capistrano de Abreu publicados num livro chamado história da colonização portuguesa do Brasil e então o rei sugere que o Dr Pedro bodes devolva a
metade da ah da grana desviada o que ele o faz e ele fica proibido de exercer cargos públicos por 10 anos em 1546 em 1549 ele foi escolhido como primeiro ministro da Justiça do Brasil e desembarca no dia 25 de março de 1549 na Bahia junto com Tomé de soua esse sim probo Digno junto com ele vem o primeiro ministro da fazenda do Brasil que é o Antônio Cardoso de Barros eh na época chamado de provedor Mor que segundo as denúncias do segundo governador-geral que substituiu o Tomé de Souza O Dom Duarte da Costa teria
desviado o dinheiro público e construído com ele seis engenhos de Açúcar foi um dos primeiros senhores de Engenho da Bahia no interior do recôncavo baiano o primeiro ministro da Fazenda brasileira mas não é o nosso tema hoje o nosso tema Hoje é a cultura em desenvolvimento porque NSA mesma época coincidência ou não eh se inicia o o o projeto cultural planejado para o Brasil e planejado por quem planejado pelos Jesuítas que desembarcam em Portugal naquele mes mesmo dia junto com Tomé de Souza vocês sabem o nome dele chama-se Manuel da Nóbrega Manuel da Nóbrega nascido
em 1521 era filho de um desembargador e sobrinho de um chanceler mor do reino havia decidido seguir como todo filho de Desembargador a carreira de Desembargador porque os desembargadores poderiam indicar os seus sucessores em geral indicavam os próprios filhos a questão é que Manuel da Nobrega tendo estudado em Salamanca Onde estudavam os desembargadores portugueses na Espanha eh era gago tava com febre vai ver quando foi fazer o exame dele que nem eu com 38º deu um depoimento errático inconstante e febril que nem esse meu e portanto foi reprovado e ao ser reprovado vendo o mundo
o despicar decidiu despicar dele é assim que é assim que um biógrafo explica por o Padre Manuel da Nóbrega Resolveu se tornar um Jesuíta um soldado de Cristo os Jesuítas e a companhia de Jesus havia sido criada por Inácio de Loiola não sei se vocês viram o filme A Paixão de Cristo de Mel Gibson o personagem principal na verdade não é Cristo é o Inácio de Loyola é um cara que se açoitavam Inácio de Loiola e nascido e em 15 1466 creio eu na Espanha eh era um Fidalgo de vida eh de vida de vida
em bebida em prazer e e e glória no campo de batalha até que levou um tiro de obus no meio das pernas literalmente no meio das pernas e além de ter sentido muita dor perdeu também a virilidade eh E tornou-se então um mendigo de Deus ele era muito rico ele abandonou e ele abriu mão de todas as suas hã de todas as suas propriedades de todos os seus morgados de todos os seus títulos Vestiu um um saco de câh repleto de farpas ficou com as unhas enormes os cabelos compridos eh e tornou-se um alumbrado como
então se chamava e começou a viver pobre no prato e no trato eh percorrendo a Europa como um Andarilho eh depois de ter sido preso e acusado quatro vezes pela inquisição espanhola ele decidiu que precisava estudar Teologia E então se dirigiu a Paris Paris eh onde ele chegou eh não me lembro qual é a data que ele chegou deve tá aqui em algum lugar se eu não tivesse com febre eu me lembraria chegou em Paris em 1500 e 30 chegando em Paris em 1530 ele se alistou num lugar que tem uma importância muito grande pra
história do Brasil e que a gente desconhece absolutamente a maior parte de nós o Colégio de Santa Bárbara o Colégio de Santa Bárbara era um colégio arrendado por um intelectual português chamado Diogo de Golveia Diogo de Golveia era um dos principais assessores do Rei Dom João I de Portugal e fora dele a ideia de dividir o Brasil em capitanias hereditárias já em 1521 ele tinha tido essa ideia embora ela só tem só venha a ter sido aplicada em 1532 com 10 anos de atraso e com com com grande problema pro rei se tivesse sido aplicado
o sistema das capitanias 1521 teria sido muito melhor para Portugal talvez até pro Brasil Dom Diego de Golveia eraa um humanista tanto é que tinha convivido intensamente eh com o Erasmo de Rotterdam eh e conheceu o próprio Lutero eh a Paris essa Paris do século X era o único lugar onde se realmente se podia discutir e teologia discutir os caminhos do cristianismo sem Os horrores persecutórios que já estavam ocorrendo eh eh na península ibérica e sem o fervor incendiário que já se alastrava pela Alemanha e pela Inglaterra e e pelos países baixos e na Paris
dessa época e havia Inclusive essa discussão muito intensa e o Diogo de goveia era dono desse Colégio de Santa Bárbara onde o próprio eh eh Erasmo estudou e onde depois estudaria o Miguel de montain né e e nesse Colégio é onde se matricula o Inácio de Loiola e ali ele estabelece relações com alguns nobres portugueses que estudavam lá também e os convence a abandonarem o colégio depois de formados e peregrinar até e Jerusalém a pé para converterem o coração dos turcos como eles então chamavam qualquer povo muçulmano mas solimão magnífico havia conquistado várias posições no
oriente médio e a jornada se tornou impossível para eles então eles voltam para Roma saem de Paris vão até Veneza e se dirigem a Roma conseguem uma audiência com o Papa Paulo I e conseguem a autorização para criar a companhia de Jesus a compania de Jesus viria se tornar a mais ferrenha instrumento de defesa da cont reforma Contra Reforma Luterana né em em 1517 vocês sabem Lutero havia pregado seus 97 teses na porta de uma igreja eh eh na Alemanha e rachado para sempre o cristianismo dividindo entre protestantes e e e e católicos dentro dos
católicos a ala mais extremamente radical é representada justamente pelos Jesuítas os Jesuítas eh concluem que como tinha sido a partir de uma leitura segundo eles equivocada da Bíblia que o Lutero havia tirado a ideia segundo eles absurda de que poderia se dirigir a Deus diretamente sem a intermediação do clero os Jesuítas concluem que todo tipo de leitura Desde que não orientada por alguém superior é nefasta aos interesses dos seres humanos e eles decidem eh depois que eles começam a a se espalhar com mais força pela Europa mas especialmente por Portugal e por que por Portugal
porque os primeiros discípulos do Loyola como eu falei que ele arrebatou em Paris eram Portugueses e o primeiro país a aceitar plenamente os Jesuítas a a incorporá-los e depois a entregar em suas mãos Tod a direção da educação e da cultura de o país foi justamente Portugal inclusive foi o único lugar onde isso realmente aconteceu com grande intensidade aconteceu um pouco na Espanha também mas muito mal muito mais em Portugal e havia o propósito portanto dos Jesuítas de primeiro banir absolutamente o estudo das línguas eh eh eh como hebraico e grego havia a proposta única
de que se estudasse apenas o latim eh e um latim eh bastante eh digamos também convencional eh eles proibiram não apenas a leitura de eles fizeram er o primeiro grande índex proibitório de livros na Europa foi feito pelos Jesuítas eh incluindo inclusive o maior intelectual português da época o Damião de Gois que tinha e até então Eh grande influência sobre o Rei Dom João I Porque Portugal viveu de 1541 a 1546 Portugal viveu uma espécie de Primavera renascentista houve se diz até o interesse do Rei Dom João I de trazer o grande herasmo de Rotterdam
para ser o o reitor da Universidade de Coimbra fundada em 1541 Mas a partir de 1544 mais ou menos os Jesuítas começam a controlar toda a educação e todos os colégios de Portugal eh abolem eh definitivamente o estudo como eu já falei do hebraico e do grego eh eh retomam todos os conceitos da Escolástica eh São se revelam inteiramente contrários ao humanismo e eh não apenas do her mas também do Miguel de mon e eh dão uma guinada cultural radical que vai afastá-los cada vez mais e da Europa culta digamos assim da Europa dos Países
Baixos Da onde era oriundo o próprio Erasmo da Europa francesa de onde vinha o próprio mon e o o autor de pantagruel como é o nome dele mesmo deu um branco agora o o Rabel Rabel inclusive havia durante duas semanas estudado no Colégio Santa Bárbara de onde saiu correndo também conheceu o Diogo de Golveia e essa figura a o Diogo de goveia é quem lidera a a esse esse esse esse não sei o quê a temperatura dele tá subindo Você ainda tem quatro séculos para falar viu não S só vou falar do primeiro mas você
tem 10 minutos só preocupado Só vou falar do primeiro século só vou falar do primeiro do século Porque tem uma frase que não é minha portanto brilhante do Wilson Martins no qual ele estabelece um um uma uma uma ligação muito intensa entre o que aconteceu nesse período com esse desembarque dos Jesuítas e o que viria a vi depois porque você vê a primeira Universidade Brasileira é fundada quando em 1830 né e segundo ele por por causa dessa disposição jesuítica depois incorporada pela própria coroa de que livro não dá em boa coisa estudar não é uma
grande ideia nessa mesma época 1549 nós estamos falando haviam 4.000 colégios na Holanda nos países baixos haviam 11 colégios em Portugal os 11 eram dos Jesuítas não havia nenhum colégio no Brasil evidentemente o primeiro colégio no Brasil foi fundado eh pelo Manuel Nobrega assim que desembarca era um colégio única e exclusivamente para catequese indígena né foi fundado em 1549 1551 foi fundado o segundo colégio no Brasil também um colégio apenas para indígenas em São Vicente eh na Baixada Santista Esse colégio não dá certo e é transferido e inaugurado no dia 25 de janeiro de 1554
em São Paulo é o Colégio dos Campos de Piratininga que viria a dar origem a cidade de São Paulo que recém comemorou seus 450 anos mas esse colégios eram como eu já falei colégios exclusivamente para alunos indígenas ou então para noviços que quisessem ingressar na Companhia de Jesus primeiro colégio efetivamente aberto criado no Brasil não o é até a virada do século X né então eu na pesquisa pro quarto volume da coleção Terra Brasílias que é que é o livro que eu esc agora chamado a cruz a coroa e a Espada que é um livro
que vai tratar justamente de 1549 a 1556 eu deparei com um momento muito muito Sombrio da história de Portugal chamado a grande viragem eh por alguns historiadores modernos que é o momento em que o Rei Dom João I eh assessorado por Damião Damião de gorres que é desculpem Damião de guais que foi uma das grandes influências em Camões e que era um dos principais assessores do Rei Damião de Gois consegue do Rei Dom João I o dinheiro para criar um colégio em Portugal o Olá deve conhecer a história desse colégio Colégio real das Artes e
humanidades e nesse Colégio vem mencionar alguns dos maiores intelectuais da Europa na época entre eles o André de Golveia que era sobrinho do Diogo de Golveia e que foi o mestre particular do Miguel de montain do Michel de montain André de Golveia junto com eles vem Pat e Neil buan que eram dois escoceses com tendências protestantes evidentemente eh e que haviam assessorado a Rainha Mary Stuart antes de virem para para por Portugal e vem franceses vem alemães e se cria um corpo docente como nunca houve na história de Portugal eh eram 16 professores Colégio chamava
Colégio real das Artes e humanidades e esse colégio dura de 1546 a 1548 quando foi fechado ex terminado e a muitos dos seus professores presos pela inquisição acusados de de de serem heréticos e homossexuais amigos de Lutero vários deles de fato conheciam o Lutero e há uma guinada absoluta no no na na cultura portuguesa eh um ano depois os os Jesuítas que assumiram o que assumiram o próprio Colégio real das Artes que passa a ser um colégio Jesuíta 1548 um ano depois 49 desembarca no Brasil Nóbrega ancheta que vem um pouco depois e 11 outros
Jesuítas que se tornam e os os principais responsáveis pelo estudo e pela educação no Brasil a frase do Wilson Martins que tá no final do seu história da Inteligência Brasileira é uma frase forte mas eu acho que bastante reveladora se eu encontrá-la será mais fácil de lê-la hum Pois é muito febril o depoimento não você pode dar o sentido pelo menos da frase é o sentido da frase depois a gente durante as as perguntas você ela era a primeira a colônia se desenvolveria sem livros sem universidades sem imprensa sem debates sem inquietações culturais em uma
palavra sem o frescor do humanismo renascentista a inteligência brasileira viria a constituir-se submetida à direção ex da Companhia de Jesus so a é da contrareforma e do Concílio de de tentro esse desejo de perpetuar a ignorância condicionaria as perspectivas mentais do Brasil pelos três séculos seguintes a frase é forte mas eu não sei exatamente sobre o que o olav vai falar mas eu acho que ele poderia comentá-la também se ela é verdadeira ou não na minha opinião é na minha opinião o desejo de perpetuar a ignorância No Brasil se prolongou por muito tempo de certa
forma se prolonga ainda e embora a frase seja proselitista e e e e na verdade defendendo interesses próprios a frase clássica do Monteiro Lobato um país se faz com homens e com livros eu acredito que se o primeiro artigo tá em falta no mercado Quem sabe a gente não vai conseguir construir um país melhor com livros era isso obrigado obrigado obrigado bom eh Imagine se ele tivessem febre né Agora passo a palavra de Carvalho que vai falar sobre os quatro outros séculos os que eu deixei em São Paulo Tinha um conjunto de rock chamado aquilo
de nisso mas poderia ser o título aqui da conferência o começo eu vou dar o fim esse estado de coisas que o Eduardo começou a descrever ele cmin a meu ver na Constituição de 1988 quando ela define a cultura como aquilo que dá testemunho do modo de ser de um povo ora aquilo que dá testemunho do modo de ser de um povo pode ser por exemplo o noticiário policial Diário nós não podemos negar que o narcotráfico seja uma expressão do modo de ser Nacional do presente então narcotráfico é cultura prostituição infantil é cultura e assim
por dentro este este artigo da constituição ele expressa vamos dizer uma espécie de horror a ideia qualitativa de Cultura algo que eu creio que isso tem algo a ver com este fundo aí que você eh descreveu Ou seja a cultura não é definida mais nesse sentido nem como cultivo e nem como culto ora a ideia de cultivo pressupõe a ideia de melhoramento Ou seja a cultura não pode ser simplesmente aquilo que dá testemunho de um estado de coisas mas aquilo que melhora e eleva esse estado de coisas justamente ao eh ao contrário de simplesmente dar
um testemunho passivo e não valorativo a ideia de Cultura além de tá ligada a cultivo tamb também está ligada à ideia de culto que é a mesma coisa que devoção Então esta ideia implica necessariamente a ideia de algo que é melhor de algo que merece a nossa atenção merece o nosso amor merece o nosso respeito E esta ideia de valor culmina então naquilo que Platão chamava o Supremo bem or nós sabemos que o Supremo bem não é uma coisa muito muito fácil de você e definir ou encontrar ou mesmo intuir de long Mas esta dificuldade
mesma faz parte da própria dinâmica da cultura onde ao longo dos milênios Nós vemos uma sucessão de esforços humanos para conceber o que seria o Supremo bem ou a suprema meta da existência a necessidade de ter um Supremo bem ela é tão grande que no século XX um grande psiquiatra Victor Franco diz que a perda da noção do sentido da existência ou da noção do supremo bem está na base de todas as neuroses e psicoses e e Victor Franco descobriu ISO em circunstâncias particularmente dramáticas pois sendo Prisioneiro de um campo de concentração ele desde o
primeiro dia ele teve a preocupação de eh se perguntar qual a diferença decisiva que fazia com que algumas pessoas suportassem aquela provação bravamente e fossem até saíssem até engrandecidos enquanto outras se degradam e desmontavam como uma montanha de de geleia e ele descobriu que as pessoas que se saíam melhor daquele desafio eram aquelas que tinham uma meta ou um valor ao qual servir ou como diz ele o sentido da vida então então a cultura ao longo dos milênios foi definido como foi definida como um conjunto de atividades de esforços humanos voltados à descoberta à contemplação
do supremo bem ou do sentido da existência a nossa Constituição nos coloca exatamente nos antípodas disto definindo como cultura o que quer que com valor ou sem valor dê testemunho de um modo de existência ora o modo de existência é um simples estado de coisas é um dado empírico e não um valor de maneira alguma associada a esta é evidente que isso não é só um fenômeno jurídico vamos dizer que a própr esse próprio artigo da constituição ele dá testemunho do nosso nosso modo de ser existe em toda a vida brasileira em toda história brasileira
uma espécie de inibição intelectual que éos poucos vai se tornando vamos dizer mais do que uma inibição uma rejeição e até um ódio de tudo aquilo que é eh elevado Sublime importante isso tudo então sendo compensado por um culto das nossas insignificâncias das nossas misérias se você vê por exemplo o número de de vamos contrastar aqui dois fatos o Brasil teve entre os anos 30 e 60 um dos maiores filósofos do mundo vi aqui que foi Mário Ferreira dos Santos a obra do Mário é uma coisa de quando nós a conhecemos de deixar com orgulho
extraordinário eh nunca ninguém prestou menor atenção no Mário Ferreira Até hoje ninguém sabe quem é e os escritos dele estão todos jogados paraas traa até hoje nunca mais foram reeditados para compensar todo ano você vê uma enxurrada de teses de doutoramento sobre sambistas eh proxenetas eh amantes de de político etc etc quer dizer uma boa parte da nossa atividade Universitária né é dedicada ao cultivo né ao culto daquilo que existe de pior ou pelo menos de mais insignificante este amor a insignificância este amor à aninhar né é evidentemente ele se torna cada vez mais pronunciado
ao longo dos últimos 20 anos e El nesta ideia do nosso Ministro de fazer com que o samba se torne Patrimônio da Humanidade eu não sei porque que o samba e não maxixe Maracatu ou qualquer outra eh eh coisa dessa porque todas elas dão testemunho do nosso modo de ser Aliás quando o o Eduardo assinala que o Brasil já teve um estado organizado Anes mesmo ter população quer dizer quando chega Tomé de Souza já vem com todo o ministério pronto com a constituição pronta para uma uma população que era constituída de tatola minhoca né então
Eh do mesmo modo nós temos hoje a ideia de que o estado deve não só fomentar a cultura mas formá-la ele deve ter a concepção da cultura e deve dar a receita pronta para todos nós a nova legislação de incentivos fiscais para cultura é exatamente isso Tá certo então com infelizmente ele deu o século XV e eu tô dando a situação de Agora não vai dar para contar tudo que aconteceu no meio mas assim situação presente é é mais ou menos esta Então hoje nós entendemos cultura de três maneiras entendemos primeiro pelo seu lado lúdico
quer dizer cultura é divertimento cultura é show business cultura é samba e rock and roll em segundo lugar a cultura é um produto comercial quer dizer é um existe a indústria eh cultural e ela tem que funcionar e da lucro em terceiro lugar cultura é propaganda política você ver A que distância nós fomos parado a ideia do supremo bem ou do sentido da vida Ora eu não sou contra diversão também não sou contra ganhar dinheiro também não sou contra propaganda política mas quando você tem tudo isso e você perde o sentido da vida é melhor
você estourar os miolos né então quer dizer o tipo da cultura que nós estamos produzindo hoje a nossa concepção de cultura é uma coisa profundamente deprimente feita para nos isolar do sentido da vida e fazer com que nós nos dispersos cada vez mais numa busca e num cultivo de e ninharias intimamente associada a esta a esta ideia existe uma outra que é de que a cultura é função do desenvolvimento de que só os países desenvolvidos tem alta cultura então nós temos que alcançar um certo nível de desenvolvimento para ter um certo nível de Cultura em
São Paulo Teve até um cidadão chamado Paulo Arantes Paulo Arantes é é um professor de filosofia da Universidade de São Paulo que escreveu um livro interessantíssimo Como interessants como documento não pelo seu valor eh chamado um departamento francês do ultramar no qual ele investiga Por que a faculdade de Filosofia da USP em 50 anos de atividade não conseguiu produzir nenhum filósofo é fantástico e a resposta é que somente quando alcançarmos um certo patamar de desenvolvimento é que poderemos ter uma eh filosofia à altura da eh europeia eu achoi isso uma coisa extraordinária porque eu estudei
um pouquinho da história da filosofia a ao ponto de ser autor do de um de um livro sobre isso de um curso sobre isso eh eu asseguro para vocês que nunca houve nenhum surto de grande criatividade filosófica que fosse posterior a um surto de desenvolvimento econômico geralmente o surto cultural Acontece muito antes ou muito antes ou muito depois por exemplo a época Áurea da Filosofia na Grécia era uma época de decadência de Cultura decadência socioeconômica fantástica a inflação subindo nas nuvens uma corrupção generalizada e no meio disso é que surge a a academia platônica mais
tarde a gente viê um outro grande eh surto de criatividade Justamente na eh na Escolástica e os países que mais contribuem para isso eram países paupérrimos como a irlândia e a Inglaterra na época Inglaterra ainda faltaria cinco séculos antes de que ela se projetasse como como grande potência uma outra etapa de grande criatividade evidentemente o idealismo alemão com Kant Hegel shelling etc nessa época a Alemanha não era sequer um país era um conjunto de de principados educados aliás sobre domínio domínio estrangeiro ainda faltaria meio século mais de meio século para que Alemanha se constituísse como
nação e se tornasse uma uma eh nação rica e assim por diante então nós que a própria ideia de que nós precisamos ficar rico primeiro para ter cultura depois é uma ideia que me parece muito esquisita porque se a cultura tem algo a ver com o sentido da vida ela tem algo a ver com a orientação da vida e portanto ela tem algo a ver com a sanidade da inteligência Ora se você tivesse um amigo e ele tivesse com dois problemas ele tem dois problemas primeiro ele está sem emprego sem dinheiro segundo problema Ele está
louco qual dos dois problemas você acha que dá para resolver primeiro primeiro vamos arrumar emprego e o jeo vai ter um sucesso enorme depois tiver tudo resolvido ele faz um tratamento psiquiátrico toda a orientação da nossa cultura é essa quer dizer primeiro nós vamos resolver todos os nossos problemas e depois nós trataremos de ficar inteligentes Isto é rigorosamente assim mas desde o tempo do império o tempo da Colô não conheço direito mas do tempo do império eu acompanhei quer dizer esta ideia de que nós precisamos produzir muito dinheiro e daí vamos ter uma cultura que
servirá para Adorno né da nossa da nossa riqueza então essa noção lúdica ou decorativa da cultura ela já existe aqui há muito tempo mas ainda ela não existe só socialmente ela existe na alma de cada um Nenhum de Nós vamos dizer pode dizer que está livre deste preconceito e das consequências devastadoras que ele traz não só para a sociedade mas para a formação da Inteligência de cada um de nós o Eu Noto por exemplo com essa coisa de participar muito debate discussão Eu Noto que No Brasil existe uma crença Geral de que aquilo que você
desconhece não existe isto aí chamava-se na retórica antiga chamava-se argumentum AD ignorância ele diz assim se isso se eu aquilo que você tá dizendo é algo que eu desconheço então não interessa não pode entrar em linha de conta e não pode ser alegado como argumento dito de outro modo tudo aquilo que eu desconheço inexiste e eu asseguro para vocês eu tô nesse negócio de bate boca jornalística há 10 anos eu asseguro para vocês que este é o argumento mais alegado em todas as circunstâncias o sujeito olha para você com ar de despreza você diz alguma
coisa camarada olha para você com ar de desprezo um de superioridade formidável e diz eu nunca ouvi falar disso então o Brasil tornou-se o único país do mundo onde a ignorância é de autoridade Intel acontece e note bem eu acho que isto foi uma das grandes forças publicitárias na eleição do se Luiz Inácio da Silva porque ali se associava a ideia do sujeito pobre com o sujeito inculto quer dizer ele era inculto porque era pobre é uma ideia absolutamente cínica Porque toda a cultura brasileira foi feita por pés rapados por pobretões é Machado de Assis
é capistran de Abreu que ele acabou de citar é Lima Barreto e assim por diante quer dizer o número de pessoas abençoadas pela fortuna que contribuíram em algum modo pra cultura brasileira é mínimo eu creio que é menos de 5% Claro você encontra de vez em quando no Joaquim Nabuco né Eduardo Prado el tinha algum dinheiro mas era um entre cada 100 Tá certo Quer dizer a cultura aqui foi sempre feita por gente que veio de baixo Então por que associar a ideia de Cultura com as classes altas ora então do meu ponto de vista
o Lula não representava propriamente a o o homem que veio de baixo né e e subiu e que por isso mesmo era e o vamos dizer o o brasileiro que subiu por seus próprios méritos me parecia ao contrário porque ele quando el se candidatou já não era um homem pobre né fazia muit muitas décadas que não era um homem pobre mas continuava tão inculto quanto o começo né Agora durante esse período em que o homem foi subindo na vida ele teve a oportunidade de melhorar o corte da sua barba de começar a usar ternos armane
né Eh começar a consumir vinhos Roman con ti mas não teve tempo para contratar um fono audiólogo para corrigir a sua a sua pronúncia e não pense que eu tô falando mal dele pessoalmente não isso aqui é um sintoma geral Todos nós somos culpados disso todos nós damos prioridade a certas coisas e achamos que primeiro né Nós temos que ter uma belíssima conta bancária temos que ter um terno Armando e temos isso não precisa sobrar tempo depois até lei um livrinho não é isso isso está no fundo de todos nós e começou aí onde Eduardo
falou quer dizer essa coisa impregnou mesmo entendeu então não é uma questão de de de Lula não se fos só ele que é assim mas eu conheço muita gente que é assim H demais eh eu por a classe e Maisa então dizer não é eh essa pra ch e inveja pelo conhecimento inveja pela pelas grandes realizações da cultura e esta inveja é tão dolorida que ela não pode se expressar como tal ela tem que se expressar de maneira invertida como uma espécie de desprezo quem passou a vida inteira pensando nisso que eu sempre eh e
recomendo a leitura é Lima Barreto Lima Barreto é um homem que nasceu de de de família relativamente pobre eh e que escreveu pelo menos três romances exatamente sobre este tema qual é o lugar nesta sociedade tem o homem o homem colado para esses eh vi g j bag isso não efeito fenomenologia né da da brasileira com relação à eu cin um rapaz rapaz projeção met na cabeça Brasil ele acredita oa português é uma imposição imperialista que deve ser subscrito pelo tupi guarani né então o Policarpo guaran é uma mistura de sábio e louco quer dizer
umas coisas que ele diz são verdad Mas tá tudo fora do lugar então é o sujeito mal formado brasileiro É o anti-herói cultural né é o camarada que ele vamos dizer todas as ideias dele são tortas mas ele de certo modo é melhor do que ambiente porque ele pelo menos tem o idealismo e o terceiro personagem para mim é o mais interessante de todos que seror Manuel Joaquim gonzagas disar é um sábio autêntico um homem de ciência e quase um filósofo e que só encontra a paz fugindo totalmente da sociedade se e se refugiando num
isolamento feroz onde um um um repórter que é o próprio Leão Barreto vai encontrá e faz uma série de de entrevistas com ele então o gonzagas Sá é o um homem de alma Sublime que ele está tão acima do meio que ele não pode deixar que o meio descubra a sua existência senão o destrói então a vida e as obras de LMA Barreto não são realmente um um testemunho do nosso modo de ser e é um testemunho de que esse modo de ser tá errado tá certo é um testemunho de que a sociedade brasileira tem
tem inveja e despeito pelo conhecimento de que ela acredita que é possível enfrentar todos os problemas da Vida Prática sem inteligência sem cultura sem o esforço de autoaprimoramento e enfim de uma sociedade que acredita numa cultura que só serve para Lála dando testemunho do seu modo de existência e ao mesmo tempo servindo para essas três finalidades a lúdica a comercial e eh a político partidária se me perguntarem hoje como é que eu equacionar os problemas de cultura e desenvolvimento eu digo olha se nós queremos pensar em na hipótese de uma cultura que favoreça o desenvolvimento
a primeira coisa que nós temos que fazer é destruir completamente esta cultura que nós temos e destruir esta autoimagem vamos dizer da cultura lisonjeira lúdica comercial e propagandista na cabeça e levar os hos em busca do bem supremo do da vida que significa dedicar a nossa existência a isso e vez dedicar o nosso próprio amigo né ao culto das nossas belezas naturais né a ao culto da do nosso modo de existência e assim por diante o fato de nós termos colocado di Sista no ministério da cultura para mim já é o o vamos dizer o
s sintoma final e Cabal desse estado de o próprio Gilberto Gilma vez se Air seus interit de ouro mle e nós temos que lhe dar razão Cabal ISO aí não é um homem capacitado entender os problemas reais da cultura eh e também não se trata problema pessoal com ele evidentemente a presença dele lá é um sintoma do Nosso Erro sintoma do erro da sociedade que está entendendo as ecultura como show business e propaganda política e vej uns anos atrás houve aquele teste feito entre alunos de ensino médio de 32 países testados na compreensão de leitura
e os brasileiros tiraram naturalmente o último lugar então imediatamente apareceram entrevistas Ministro de educação são técnicos educadores né todos comentando aquilo uns tentando atenuar a coisa outros fazendo diagnóstico e ninguém parou para pensar o seguinte que se o teste fosse realizado não entre alunos de Ensino Médio Mas entre educadores de 32 países os brasileiros também tirariam último lugar e se fosse entre ministro da cultura os brasileiros também tirariam o problema não é com os é tudo o que for acima disso o brasileiro já acha pedantismo aqui nós conseguimos inverter a noção o pedantismo quer dizer
o pedantismo significa você posar em público exibindo um conhecimento que você não tem aqui o contrário ter o conhecimento é que é pedantismo e se você entra numa discussão e você exige do interlocutor que ele Conheça o assunto ele fica ofendido isso não isso já me aconteceu inúmeras vezes eu sempre pensei o seguinte a liberdade de opinião tá certo direito a a expressão o seu pensamento deveria ser condicionado condicionado a atenção que você presta ao assunto quer dizer se você pensou no assunto durante um ano Então você tem ali umas Du horas para falar mas
se você pensou 5 segundos Por que que nós temos que ouvi-lo durante 10 minutos quer dizer nem você dá atenção ao que você tá pensando o que que nós temos que dar quer dizer a liberdade de expressão deve ser compensada pela Liberdade de não ouvir di liberdade de ir embora não é isso mas aqui no Brasil não ela é é absoluta isso quer dizer que conhecendo ou não o assunto tendo se dedicado a ele ou não você tem direito de ocupar o nosso tempo com as ideias maravilhosas que você eh criou a respeito e se
o seu interlocutor por acaso exige que você leia pelo menos um livrinho a respeito ele é condenado como um pedante que quer te oprimir e te humilhar bom como é possível que os debates deem certo nessa nesta condição quer dizer a primeira regra é o seguinte é proibido conhecer o as segundo se você conhecer por favor responda o que conhece porque nós não queremos ser humilhado e em terceiro lugar você trate de parecer bonzinho não é isso então é evidente que não há menor condição para um debate sério e nesta altura curiosamente uma vez que
todas as regras vamos dizer da moral intelectual todos os deveres da Inteligência foram abandonados e pisoteados o que entra no lugar deles as normas de polidez quer dizer atualmente debate culto e elevado significa aquele debate no qual todo mundo fala as neiras educadamente e isso é é evidente que esse é um conceito que aí pessa sabe não sabe to sab então ele tem que se guiar por certos sinais exteriores a polidez deve ser um desses sinais exteriores então ele vê as conversando pessoas conversando polidamente ele deve pensar que são pessoas muito cultas e este critério
é o que vigora hoje eu para mim já aconteceu inúmeras vezes discuti com pessoas que pela sua circunstância profissionais tem obrigação de conhecer o assunto na aqui como não pelo menos 700 is a jag população se quer existir agora a mídia no Brasil ela tem algumas funções ligadas à cultura superior eh que são diferentes do que acontece nos outros países por exemplo a gente imagina às vezes os Estados Unidos como se fosse uma espécie de de Brasil mais rico e a gente lê a mídia americana como se fosse igual à nossa por exemplo a gente
acredita que lá existe uma rede Globo com 70% da audiência nos Estados Unidos a gente chega a ter 3% da audiência já é uma uma verdadeira maravilha a grande mídia americana não tem um centésimo do poder que tem a nossa aqui a nossa abrange toda a opinião pública e lá ninguém ninguém faz isso lá a coisa é infinitamente muito mais subdividida lá os jornais discutem uns com os outros um quer publicar o que o outro não publicou aqui o contrário aqui os jornais fazem né eles se alimentam uns dos outros uns só publica o que
os outros publicaram e aquilo que ninguém publicou vigora de novo o argumento a ignorância né não existe porque ninguém publicou Eu lhes dou um exemplo por exemplo se vocês sair na rua perguntar paraas pessoas o que que é foro de São Paulo as pessoas vão dizer que é um edifício na praça rente da cidade de São Paulo ninguém sabe que este é o nome da entidade que coordena 82 partidos políticos de esquerda na América Latina e que forma o conjunto da Estratégia revolucionária para o continente ninguém sabe disso por a mídia jamais publicou hã Ah
só eu publiquei mas eu evidentemente não sou a mídia você não pode esquecer que eu tenho ali 20 linhas por semana tá certo para desmentir alguns milhares de volumes que são publicados durante a semana quer dizer Esso é uma é uma luta desigual Então vamos dizer a uniformidade da nossa mídia ela faz com que o argumento a de ignorância tenha um peso absolutamente formidável na mentalidade brasileira eu posso dizer que o Brasil hoje está separado do mundo por uma espécie de muro de Berlim intelectual esse muro de Berlim é feito de papel são eh os
jornais bom tem algumas câmera de televisão também lá lá empilhadas mas o número de de notícias importantes que são sonegados a toda a população brasileira uniformemente então é uma coisa incrível isso não acontece mais nenhum outro país porque os jornais são muito diversificados um jornal nos Estados Unidos tem tem interesse de desmentir o outro aqui não outra coisa que contribui para isso é a alta rotatividade da profissão jornalística as pessoas saem muito as pessoas que estão no jornal já estiveram em todos os outros então acaba todo mundo pensando igual eu mesmo sei disso porque eu
também trabalhei em todos C do anos um 3 anos no outro encontrar pess Ah você também tá aqui então existe uma coisa que é opinião da classe jornal Classe pequena verdade mas que tem de fato o monopó é errato você pensar que são empresas olha empresa dono de jornal não manda nada em nenhuma redação eu trabalho trabalhei em jornal 30 tantos anos nunca houve um impedimento de empresa de que eu escrevesse Isto ou Aquilo e nunca um dono de jornal vem me dizer o que devia escrever quer dizer a redação tem uma uma uma força
muito grande na hora que se forma uma espécie de uniformidade mental nesta classe pronto a circulação de informações tá bloqueada tá de novo é uma espécie de corporação jesuítica tá entend só pode saber o que eles sabem fora daquilo não pode quer dizer nós pod falar mal dos Jesuítas mas esa aí quantos de nós tem tem sido jesuíticos ao longo da ao longo da vida esse processo jesuítico se repetiu muitas vezes aqui tá se repetindo de novo agora não sei se isso Responde a sua pergunta não Vou defender a mídia aqui não viu gente Apesar
mas lá fora ele vai ver né bom eh de novo aqui peninha você é tratado com carinho Apesar desse passado trágico né esse entre aspas que ela põe é uma Ana Lúcia esse passado trágico inegável é inegável que carregamos e Tô aqui apanhando um pouco da tá com febre que é um que é um tilenol aqui eu tenho vários Apesar desse passado trágico inegável que carregamos gostaria de saber em que momento histórico na sua opinião houve uma guinada na cultura brasileira pois hoje temos muitos homens ela grifou homens dos quais nos orgulhamos atualmente M Mas
ela disse que vocês por exemplo os dois palestrantes são motivos de orgulho né Muito obrigado obrigado obrigado olha Eh eu não sei se teria havido um momento mais especialmente marcante n há há alguns momentos evidentemente há vários momentos eh eh interessantes estimulantes na na trajetória cultural brasileira eh agora todos eles têm não sei alguma coisa meio estranha né Por exemplo se você parar para pensar na época da chamada Inconfidência ou Conjuração como preferem eh alguns historiadores mineira você vai encontrar ali alguns poetas extraordinariamente bons né o o o a produção poética naquela época em Ouro
Preto ã na época da conjuração mineira foi de altíssima qualidade O Olavo deve est bem familiarizado com a obra do do Cláudio Manuel da Costa com a varenga Peixoto eh né bons poetas do Tomás Antônio Gonzaga Agora você vê você para para pensar Quem eram esses homens né que de certa forma passaram pra história até como heróis né Eh eh pô eram Caras todos eles ligados a extração de ouro e diamantes todos eles profundamente endividados com a coroa todos eles conspirando numa revolta que era do seu próprio interesse né E que acabou sobrando ún exclusivamente
pro pro pro único participante que não tinha dinheiro algum que era o Tiradentes que aliás se comportou com grande dignidade durante todo o processo E durante todo o seu martírio Mel Gibson niano eh Então eu não sei qual é o grande momento da cultura brasileira e qual é que quando é que deu agnado LV de Carvalho paga um pouco do meu cachê para você os momentos bom se eu soubesse euia eh dois peros primeiro a segunda metal do Sé X é claro comado dinheiro da Caixa Econômica feral mas até aquele momento é o período o
período branco vai eu agora vem o caro Bueno aqui Bueno caro Bueno caro Bueno Eduard é um estudante aqui da O que você entende através da máxima aspas a base de uma nação é educação e cultura como você relaciona isso com o desenvolvimento econômico brasileiro olha Talvez Domingo vocês tenham visto um comentário do do do Hélio gaspares sobre um livro recentemente lançado o espetáculo do desenvolvimento acho queo se chama né no qual ele diz que tudo bem é interessante um que uma nação tem a cultura e educação e é óbvio qualquer um diria isso mas
que não resolve totalmente o problema porque daí o engenheiro vai se torna taxista né se não há desenvolvimento econômico e a gente tem visto em advogados Engenheiros taxistas a mãos cheias por aí né eh não sei eu eu eu tenho uma certa dificuldade em pensar em termos nacionais sabe ou coletivos ou globais eu sou meio além de est doente eu sou meio doentia mesmo ao natural individualista sabe eu acredito no indivíduo Uno único indivisível sabe eu sou meio tonian aquele Henry David touro sabe um filósofo transcendentalista americano que foi viver na beira de um lago
chamado walden escreveu um livro chamado Alen a vida nos bosques também o cara que escreveu o Tratado da desobediência civil na qual tem uma frase Espetacular Aliás a primeira que é um dos meus lemas o melhor governo é é o que menos governa e no caso do Brasil a gente tem tido esse governo há anos né na verdade no caso brasileiro a gente tem tido há anos esses governos um governo faz anos mas na verdade eu acredito sabe eu sou sou muito individualista assim não h h não nos Meus interesses nem na sabe não sei
eu acho que dá para entender o que eu quero dizer eu não não acho que eu não seja uma pessoa ativa socialmente eu acho que eu sou sabe eu tenho compaixão pelos demais seres humanos que é o princípio básico do budismo que eu tento seguir eu acredito num mundo melhor meio e ripe utopicamente e eu batalho por uma sociedade melhor mas eu acredito mesmo é no indivíduo sabe o un Uno exclusivo ele próprio e eu acho que a cultura como Olávio colocou é um aprimoramento pessoal individual e que você tem se dedicar a ela Então
claro que um que eu eu acredito num numa nação melhor num país melhor num mundo melhor através da educação e da cultura Mas é uma jornada individual única independe das da tua Claro se você chegar num num estado de indigência tal que você não tem nem comida e no no caso brasileiro talvez tenhamos 20 milhões de pessoas nessa situação e a nossa obrigação tá Lig se se preocupar direta e inteiramente com isso eh sem ser essa a situação sem ser o cara que tá na indigência total sem ser o marginal absoluto sem ser o lumpen
todo mundo tem condição de de de traçar o seu próprio caminho tanto espiritual quanto culturalmente e ele citou exemplos de dois dos maiores mais brilhantes intelectuais brasileiros de todos os tempos certamente o maior escritor brasileiro de todos os tempos o machado de assas seguido muito de perto pelo Lima Barreto injustiçado na sua época injustiçado até hoje que fizeram seu próprio caminho cultural com todas as dificuldades e nós não sabíamos que sabemos hoje que o lá Carvalho também é um desses hom fil de uma mera lavadeira de uma etc contrário de mim já nas milá avó
que era lav avó avó você não nasceu a não já nas já nasci sapendo tudo isso então é isso bom Mas nasci sem fe a reforma univers você a reform está em Pauta no país O que o senhor acha ou o senhor pensa sobre a reforma esboçada pelo atual ministro de educação taço gen de que forma se se o senhor fosse o ministro Faria reforma para fomentar a intelectualidade eu encontrei un seria Ministro desculp encontrei uns caras do planeta que disseram mas não disseram ao vivo que se ele não sabe educar nem a própria filha
como é que ele vai ser ministro da educação mas é perfeito perfeito fui eu eu que falei eu não preciso responder a resposta é essa não fui eu que falei foi o planeta eu vou contar um negócio para vocês eu tô eu dou aula há 25 anos eu tenho o meu curso de Filosofia que hoje está instalado numa universidade mas que sempre foi uma coisa privada 25 anos eh eu fiz o diabo para que essas pessoas melhorassem para que elas aprendessem eu cometi uma infinidade de erros pedagógicos que hoje eu percebo e depois de toda
essa experiência eu sei alguma coisa quanto à educação dos meus alunos eu sei o que eu posso fazer por eles eu jamais me atreveria a ser Ministro de educação o número de pessoas aqui no Brasil que se capaz de educar os outros e de planejar educação é assombroso eu acho que a gente tem o maior número de ministros de educação virtuais per capita no universo agora o que falta é assim é pessoas que estudem e que conheçam a sua disciplina e que sejam capazes de fazer isso aqui todo mundo quer ensinar o outro primeiro não
é realmente não é assim que se faz você ver eu com toda esta experiência pedagógica que eu tenho que não é pequena eu não me atrevo a sequer a pensar em termos de reforma Universitária se você eu tiver alguma ideia boa para reforma do meu curso eu aceito a a a sugestão agora um problema deste tamanho está acima da capacidade de não seu Tarso genro mas 1 milhão de taro geros N é isso aí bom senhores eu só queria eh e papel de mediador aqui fazer uma colocação final PR sua reflexão também ó lá e
também sou um Jornalista muitos anos já pensei sobre esse papel da mídia que colocamos aqui e de maneira geral a mídia grande mídia né grandes veículos de comunicações tem uma tendência conservadora e isso é universal eu não nunca vi nenhum país em que a chamada imprensa alternativa fosse ponderante né e eu acho que na verdade isso é um reflexo do que a opinião pública quer eu acho que a opinião pública é que determina essa linha de uma maneira geral mas isso dá um outro debate eu queria agradecer a presença de vocês aqui parabenizar os dois
ilustres par hisória doento brasileiro acerto
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