e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo do parabólica uma aula de filosofia muito importante eu sou pedro rennó professor aqui e hoje a gente vai falar sobre a filosofia de john locke tudo o que vocês precisam saber para fazer o enem e demais vestibulares sobre john locke tá ajeitando microfone aqui olha só o bloco é um filósofo que a gente conhece muito pelo contrato social a gente vai falar de tudo isso aqui a gente já falou de outras questões de john locke já no canal gente já falou de contrato social
a gente já falou ah e parte do seu infeliz muits tecnologia só que o que a gente vai fazer de diferente é juntar tudo e um tópico em um vídeo só sobre john locke porque todos os outros vídeos eram relacionados na playlist história sobre o iluminismo a gente tem também na sobre contextos psi tecnologia ea gente vai falar mais a gente vai falar de concepções que poucas pessoas conhecem de john locke então é importante que fique até o final que a gente pode vir por tópicos então vocês já sabem já se inscrevem no canal se
inscrevam no canal se ainda não foi inscrito e curto esse vídeo porque tem história geral só do brasil filosofia sociologia história que tem um monte de coisa aqui conteúdo completo playlists completas para o enem e demais vestibulares certo começando a falar uma breve biografia de locke locke é um filósofo foi então que ele está mais ligado lá no século 17 é do século 17 do que dos 18 mas é porque ele viveu a maior parte ele faleceu no começo do século 18 tá e ele é um filósofo moderno considerado um dos pais do pensamento liberal
do liberalismo a gente vai entender nessa aula como isso é possível e também do iluminismo e é um dos primeiros talvez o primeiro grande filósofo iluminista e ele teve uma atuação política ele participou ativamente do processo de revoluções inglesas que a gente já falou que no canal está na playlist história mas eu deixo aqui para ajudar vocês como está muito bom muito bem explicado que o tema é bem complexo as revoluções inglesa são aquelas que colocaram o primeiro a burguesia não é ter um processo de revolução puritana e depois da revolução curiosa que colocou o
rei né o como rei da inglaterra o holandês guilherme de orange né e um dock foi um desses defensores na revolução gloriosa que acabou estabelecendo o processo em 1688 de monarquia parlamentar da inglaterra então além de filósofo ele teve uma participação política importante na história da inglaterra como eu falei pra vocês a gente vai dividir aqui por tópicos primeiro entender um pouquinho do pensamento da político de john locke a filosofia política de john locke o teu locke ele acreditava que um estado de natureza o estado de natureza eu já expliquei aqui em outras vezes é
aquele estado antes da formação de um estado propriamente civilizado organizado com governantes é um estado de natureza seria uma espécie de estado onde nós viveríamos sem leis certo o thomas hobbes falou isso o russo que é um filósofo que a gente vai ver mais para frente também falou isso que a gente vai ver outro os próximos dias aí o de locke só que ele vai se opor ao pensamento do thomas hobbes que no filósofo que falava sobre o absolutismo que a gente tem vídeo aqui também explicando dele o dia o loc ele acreditava que nesse
estado de natureza sem essas leis a gente poderia viver sim de forma pacífica diferente do thomas hobbes que dizia que nós éramos em um constante conflito não estaríamos em constante conflito sem ausência de leis que a gente deveria um estado de guerra em constante conflito porque a natureza do ser humano por thomas hobbes é uma natureza ruim o ser humano nasce mal locke ele não está falando isso ele está falando que é possível sim viver de forma pacífica nesse estado de natureza só que já no estado de natureza mesmo sendo um estado sem leis ele
acredita que todos os seres humanos nascem com alguns direitos é o que a gente vai chamar de junho naturally juiz naturais seriam direitos naturais aguardem esse termo juiz natural é um termo bem utilizado não só por locke que seriam os direitos naturais para o john locke seriam basicamente três direito aí você já teria antes da formação das leis na você teria direito a sua vida ninguém pode retirar sua vida e isso é uma crítica direta aos reis absolutistas porque os reservas santistas tiraram a sua vida é uma crítica direto a autônoma hobbies já que ele
falava que a gente estava em constante conflito guerra direito à vida ninguém pode retirar o direito à liberdade o seu direito de ir e vir seu direito à liberdade de expressão você sempre tem esse direito desde o início através dos direitos naturais e o direito à propriedade que eu falo aqui pra vocês eu sempre falo isso na verdade não é direito de vocês já têm uma propriedade ganhar de alguém essa propriedade mas o direito de adquirir o que ninguém pode te tirar tá bom é o direito de adquirir lembrando que eu tomo o john locke
ele é um filósofo que pertence à burguesia inglesa já então ele não está falando de socialismo talvez porque o conceito de socialismo as pessoas como não existe ainda tá então esses três direitos guardem isso vida liberdade e propriedade certo são direitos naturais e inalienáveis significa que ninguém pode retirar eles de você só que um estado de natureza fica complicado principalmente a questão do direito à propriedade porque uma outra pessoa pode retirar a sua propriedade que é direito seu dentro do estado de natureza com a ausência das leis pode retirar sua vida quando john locke fala
que a gente pode viver de forma pacífica no estádio natureza ele não está falando que é pacífico estado de natureza ele está falando que acredita que pode ser sim mas a gente não tem garantia está de que sempre vai ser pacífico então pra ele é preciso escolher governantes certo e aí nesse processo é a parte que o john locke vai defender uma espécie de contrato social o que é o contrato social o contrato social não é um contrato literal é uma escolha é onde aqueles que estavam no estado de natureza escolhem os seus representantes para
governá los escolhem está é uma eleição seja de qualquer forma que a gente pode definir a eleição voto direto voto indireto é uma escolha e aí dentro desse contrato social o thomas hobbes também falava disso o thomas hobbes dizia que o ser humano abdica de sua liberdade plena no estado de natureza e dava ao rei absolutista para governar como john locke eles se opõem aos reis absolutistas ele defende um sistema a atenção de democracia liberal e representativa e o que significa isso representativa no sentido de que você vai escolher os seus governantes ele acredita em
um processo de monarquia parlamentar ele o foco dele maior no parlamentarismo a a apesar não há ainda mais se a gente lembrar da história que ele ajudou lá o guilherme de hora de formar a monarquia parlamentarista da inglaterra o rei não governa como absolutista quem governa o parlamento o rei é representativo ele tem algumas outras funções mas não governa então ele acredita que as pessoas escolhem o parlamento para representá-las ele é um democrata nesse sentido democrata liberal representativo tá e aí nesse contrato social que já diferencial bastante do thomas hobbes que dizia que o absolutista
devia governar com o punho de ferro que é uma coisa todo o dia o loc ele dá uma função para esse estado porque fizemos a escolha de de optar rali pelos nossos representantes o estado deve garantir a principal função os direitos inalienáveis juiz natural a o estado deve garantir a todos aqueles três direitos naturais ele na alíena vez que a gente falou que o ser humano nasce com eles à vida à liberdade e propriedade então no processo democrático estado deve garantir isso então como vocês perceberam que ele é um democrata vão pensar agora em outras
áreas do saber para john locke vamos falar por exemplo de religião ele vive em um país que o contexto é um contexto de que passou já por um processo de igreja anglicana mas que a realidade onde ele vieram de uma maioria de puritana os protestantes calvinistas então a base o início da vida dele a base dele vem do puritanismo tá do calvinismo a mais mesmo assim o john locke como um democrata e defensor de uma liberdade em todos os sentidos ele acredita que é preciso ter tolerância religiosa da tolerância religiosa ele é contra a intolerância
feita por alguns grupos com a própria história da ele na inglaterra passou pela intolerância dos anglicanos a intolerância depois os católicos têm intolerância dos puritanos também mas ele é contra essa intolerância certo ele acredita que nem juízes nem governantes e nem a população em geral podem definir o qual é a verdadeira religião qual é a verdadeira religião o que você deve seguir só que vão tomar cuidado com isso porque o john locke é um homem do século 17 e como um homem do século 17 ele é dentro de um contexto do século 17 a gente
não pode tirar o loc eu sempre falo isso lá no século 17 colocar agora no século 21 e falar assim o pensamento é o mesmo não há lá no céu e ao mesmo tempo também é importante a gente também não pode isentar de um lock de de repente pensamento que a gente discorde isso é importante também tá a gente tá fazendo uma análise sobre a sua filosofia que lá no século 17 é o século onde o seu país a inglaterra inclusive está colonizando américa américa do norte que a gente já falou aqui no canal também
então o john locke ele olha para os nativos da américa do norte e diz que esse processo de lutar por uma tolerância religiosa ele não se encaixa nos nativos da américa os povos que ele vai chamar de povos primitivos da américa não se encaixa porque porque na concepção dele esses povos não são utilizados principalmente na questão do capitalismo na questão do dinheiro e sem o dinheiro sem necessariamente lei nesse sentido para sensibilizá-los eles acabam às vezes conseguindo que querem através do que um hobby só robinho locke vai falar de atos como selvagens tá e ao
mesmo tempo também esse conceito de buscar tolerância né que nem a gente não tem tolerância à os católicos eles não aceitam essa tolerância também para o do loc porque os católicos segundo ele através da missão católica agem como serpentes envenenadas para conseguir o que querem então sempre tem um lado num lago na balança e que a gente deve questionar também certo vamos falar agora de uma organização dessa sociedade do loc por exemplo através do trabalho que inclusive é bem contraditório se você pensar que ele é um iluminista mas lembre-se a formulação deles iluministas não tenham
100% iguais o dia um ok ele defendia uma espécie de trabalho infantil para famílias carentes que não tinham condições de se sustentar e isso vai ser uma realidade do século a do século 18 a gente vai ser uma realidade da revolução industrial que a gente já falou que mais me ver todo mundo sabe que o trabalho infantil a revolução industrial era permitido não havia lei que proibisse o trabalho infantil então as crianças elas tinham funções específicas dentro da revolução industrial como trabalhar nas minas de carvão porque elas passavam com mais facilidade nos nos buracos das
minas de carvão a consertar máquinas que eram gigantescas as crianças também passavam por dentro vai ser uma realidade o loc ele defende que crianças de famílias carentes trabalho para sustentar essas famílias está a e também atenção muito importante é uma coisa pra falar o john locke ele não viveu a revolução do céu ele faleceu anos antes está mas não tá longe então é uma realidade que foi utilizada a revolução industrial talvez com influência inclusive do pensamento de um ok está lembrando que ele é um liberal e do ministro aqui tá dentro dos moldes do capitalismo
e ele também ele não era 100% contra o trabalho escravo tá porque numa situação bem específica num processo de guerra por exemplo num estado de guerra entre duas nações e entre dois povos o derrotado ele pode fazer uma espécie de contrato de servidão com o vencedor em vez de ele morrer com vez ele ser assassinado pelo vencedor ele aceita ser virta uma espécie de escravo mas é o mais uma servidão mesmo ele aceita servir ao ao vencedor como ônus pela sua derrota tá no processo de guerra ele não está defendendo aquele processo que a gente
conhece na américa está na américa dá na américa latina que é o processo de escravidão enquanto fonte econômica tá ele está defendendo nesse processo de guerra enquanto o derrotado ao invés de morrer aceita um tratado de servidão seja principalmente temporário mas pode ser para a vida toda ele não especifica tanto isso mas como ônus pela sua derrota agora vamos sair um pouco dessa parte de filosofia política de organização econômica e política segundo o loc e vamos pensar um pouquinho já no seu pensamento mais enquanto iluminista o pensamento racional vamos falar um pouquinho da questão da
epistemologia como eu já fiz uma aula semana passada para você explicando epistemologia que seria a teoria do conhecimento a filosofia que estuda ciência como adquirimos conhecimento certo o john locke ele é um defensor do empirismo que é o imperialismo a melhor forma para ele de conhecer de estudar de buscar conhecimento é através da experiência através da indução de experiência fazer experimentos para conhecer isso ele está se opondo aos racionalistas principalmente ao de carro que vai falar que vai falar do método da dedução eu deduzo mas não necessariamente pautado em uma experiência hotel ok assim como
outros filósofos da sua época ele está defendendo então há uma indução da experiência e pra ele olha só ele vai usar uma metáfora que que existia desde os tempos antigos desde roma ele vai identificar que não nós seres humanos somos uma etapa importante que nós seres humanos somos como uma tábula rasa é a teoria da tábula rasa nós somos uma folha em branco que vamos preenchendo através das nossas sensações através da nossa experiência é uma folha em branco você e você vai preenchendo através da sua experiência enfim uma parte que eu acho bem interessante de
um ok tá que poucas pessoas conhecem mas é uma parte bem interessante e muito importante também que são noções sobre identidade pessoal e john locke ele não é só um filósofo político é um filósofo iluminista ele pensa na vida ele pensa em nós seres humanos para o john locke é bem interessante isso olha só todo o átomo é único é único ele está fazendo uma metáfora também para chegar aos seres humanos mesmo agindo mesmo no processo formação de massa cada átomo vai ter a sua a sua especificidade segundo locke é assim que ele quer que
a gente pense para os seres humanos cada ser humano é particular e individual mesmo no processo vivendo em sociedade nós temos as nossas especificidades as nossas particularidades a cada palavra difícil nós somos individuais certo mesmo organizados em sociedade então cá como cada organismo vivo cada um é único e aí que vem a parte interessante o john locke ele vai fazer questão de fazer uma distinção aqui pra gente entre o que é ser humano usa o termo homem então vamos a um homem e pessoa o homem é um corpo vivo apenas um corpo vivo já a
pessoa é algo mais complexo é algo que é mais importante para o loc a pessoa é um ser pensante que tem a capacidade de conhecer a si mesmo ea conhecer os outros em diferentes lugares então ele está querendo dizer pra gente em outras palavras que o homem é o corpo físico a pessoa ela está ligada à sua consciência a pessoa então é a consciência que habita o corpo dos homens e olha a o termo chave que eu falei essa consciência pode estar em diferentes lugares certo significa o quê essa consciência ela pode passar de tempos
em tempos de alma para alma certo então a gente está falando de algo que é muito importante de que quando um corpo morre essa consciência ela pode segundo ele está em um outro corpo mas a mesma consciência a atenção não dar um reset na consciência não é isso a gente não está falando necessariamente a do da reencarnação antes e dar um reset para ele essa consciência ela se é isso que acontece ela passa de homem de alma para a alma de corpo a corpo mas a mesma consciência tá agora é interessante porque ele usa também
uma história bem interessante aqui que a história do sapateiro e do príncipe quando a consciência uma pessoa do príncipe passa em determinado tempo mais para frente para um sapateiro a gente vai falar que é o sapateiro ou é o príncipe o corpo é do sapateiro todos vão identificar o sujeito vendo a um homem o físico dele como o sapateiro mas o seu pensamento é um pensamento de príncipe está então propor hoje o loc ele está vendo ela está falando ali de um príncipe à sua pessoa é um príncipe o corpo o homem é um sapateiro
olha só que interessante que ele está falando pra gente isso é uma tradição que ele está vendo a gente porque se fosse posta mas ele não era iluminista mas ele tem uma tradição que vem em questão bíblica tá o john locke é de uma sociedade extremamente religiosa como eu falei pra você está ali dentro do puritanismo ele começou no puritanismo tá então ele é claro que ele vai se moldando a folha branca vai se moldando com tempo mas ele começa uma tradição bíblica inclusive tá bom eu espero que vocês tenham gostado tudo que a gente
falou do john locke que a gente foi um pouco mais além e ainda a sua filosofia política a gente trouxe dados novos e interessantes vocês espero que vocês tenham gostado acho que a próxima aula de filosofia a gente vai falar de um cara que era fã de john locke que era voltar tá a gente vai tentar fazer um pouco mais além de fazer bem mas na verdade além daquela idéia da da da liberdade de pensamento de voltar tem mais coisa pra falar eu vou ficando por aqui vocês sabem que é de total coração vocês grande
beijo fui