06 Sardes - [SÉRIE]🇧🇷 O plano profético da Igreja nas 7 cartas do Apocalipse-Igreja Cristã Maranata

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Igreja Cristã Maranata
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[Música] [Música] e ao anjo da igreja que está em sardes escreve isto diz o que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas eu sei as tuas obras que tens nome de que vives e estais morto Apocalipse Capítulo 3 verso primeo Olá eu lhe Saúdo com a paz gloriosa do Senhor Jesus Cristo seja muito bem-vindo ao sexto episódio desta série que aborda um aspecto histórico e Profético das sete cartas do Apocalipse neste sexto episódio da série O plano Profético da igreja na sete carta do Apocalipse falaremos sobre a Carta à Igreja de sardes
sadas existe com o nome salir nos dias de hoje onde só existem ruínas de uma cidade antiga e uma pequena e simples Aldeia em nada comparável com a cidade gloriosa dos tempos do passado existe nas suas vizinhanças magníficas ruínas de um templo que parece pertencer aos tempos em que sardes era a capital da Lídia assim como ruínas de um estádio como este que estamos vendo aqui e também de um teatro e de igrejas [Música] cristãs a cidade cultuava a deusa Artemis que presidia os divertimentos da caça e que os romanos chamavam Diana sardes era conhecida
pela idolatria e libertinagem a cidade de sardes pertenceu ao reino de pérgamo no tempo de Alexandre o Grande sendo depois absorvida pelo Império Romano no ano 17 AES de CR s sardes foi destruída por um terrem tendo sido reconstruída mais tarde pelo Imperador Tibério César havia em sardes uma coluna de judeus e a evidência disso podemos constatar nestas Ruínas da Sinagoga de sardes considerada como a maior sinagoga do mundo antigo segundo alguns historiadores essa sinagoga Foi doada por um imperador romano à Comunidade Judaica que residia nesta cidade foi do período Profético de sardes que se
processaram as grandes transformações no mundo tanto políticas quanto sociais e também religiosas que deram lugar ao renascimento sardes corresponde ao período Profético da igreja que historicamente estava próxima do século X e a primeira parte do século X quando a verdade bíblica começou a ser revelada por meio da pregação dos [Música] reformadores S quer dizer restantes ou restos o que coincide com a expressão do texto bíblico que fala a respeito dos restantes que estavam Para Morrer estes eram os fiéis aqueles que sobreviveram espiritualmente ao período de tiatira o texto bíblico menciona ainda que as suas obras
eram imperfeitas e até mesmo a palavra morte é usada os oio representado pela falsa doutrina havia dominado em tiatira por isto a palavra do Senhor Jesus para a igreja de sardes era somente de reprovação a vigilância e advertência sobre a vinda do Senhor Jesus J como ladrão está muito bem entendida na carta a sardes nas expressões dos versos 2 e 3 quando diz se vigilante e também e se não vigares virei sobre ti como um ladrão Isto mostra o desejo do Senhor de que a igreja a partir de sardes já esteja despertada sobre a necessidade
de preparo para o arrebatamento aqui nesta carta as sardes observa-se o pronunciamento de um juízo que vai se dar no período de profética de laudia Lembrando que a nossa abordagem está sendo feita no sentido [Música] Profético Apocalipse Capítulo 3 verso 1 mostra da igreja de sardes Na expressão tens o nome de que vives e estás morto ela tinha liturgia dogmas tradição autoridade governo humano poder temporal religiosidade porém era uma estrutura eclesiástica morta Sem Jesus que é a vida isto era o que havia restado em sardes do período de tiatira todavia no verso 4 do capítulo
3 vai se referir ali a a algumas pessoas eram as pessoas mencionadas na história dos pré-reformadores estes no período Profético de sardes Lutaram por uma mudança na vida da igreja e por isto alguns deles até mesmo chegaram ao martírio como exemplo temos os valdenses nos séculos x e XI e mais tarde John wickliffe na Inglaterra depois John H na Boêmia França Jerônimo savonarola na Itália e tantos outros suas vest físicas foram manchadas de sangue pelas perseguições e até morte mas as suas vestes as vestes das suas convicções de fé não foram contaminadas e por isso
andarão de branco com [Música] Jesus a referência às últimas obras as obras dos fiéis Ema tira que são citados em Apocalipse Capítulo 2 verso 19 na segunda parte estava relacionada às obras dos pré-reformadores estas obras culminaram com a reforma religiosa do século X no período Profético de sardes agora em sardes eles são mencionados como aqueles que andarão de branco com Jesus porque foram dignos disso é importante notar que a intenção dos reformadores era de fazer uma reforma na igreja e não de fundar uma nova igreja daí o nome [Música] reformador a relação da parábola do
tesouro escondido com a carta a sardes está na descoberta da palavra de Deus o tesouro e está escrito também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu e pelo gozo dele vai vende tudo quanto tem e compra aquele Campo Mateus capítulo 13 versículo 44 a parábola fala de um tesouro escondido num campo esse campo era o campo do interesse da religião dominante interesse político eig esse campo tornou o tesouro ocultado Aos olhos do povo a Bíblia naquela época estava escondida dentro dos Mosteiros e sem alcance
da Leitura pelo povo visto que a língua em que estava escrita era o latim e a língua que era falada e entendida pelo povo era outra especialmente dialetos do Alemão todavia Mateus verso 44 quando diz que um homem achou entendemos que essa profecia do Senhor Jesus exposta na parábola do tesouro escondido se cumpriu em um homem que foi Martinho Lutero e isso em 31 de outubro de 1517 Lutero descobre o tesouro a Bíblia e logo depois com o tesouro na mão ficou no castelo Deb e foi quando ele traduziu ali a Bíblia do latim para
o alemão e isto ocorreu quando já havia sido iniciada uma nova fase na história do mundo que se chamou Renascença ou Renascimento [Música] alguns fatores foram decisivos na facilitação da reforma religiosa do século X o espírito nacionalista em diversos países principalmente na França Alemanha e Inglaterra a indignação e repúdio das Nações contra a corrupção e arbitrariedade do governo religioso dominante o renascimento como preparação da reforma fez com que a bíblia começasse a ser estudar mais pois o renascimento foi um momento de Despertar pelas Artes ciências e literatura algumas ações que culminaram com a reforma apoio
do governo Inglês de Eduardo i a wiff tradução do novo testamento para o inglês porli na França o estabelecimento de mais um governo religioso em avin visto que já havia um em Roma e outro em Pisa a palavra de Deus foi o divisor do período histórico e Profético em sardes o Senhor Jesus havia feito uma promessa à igreja em pérgamo que se cumpre agora em sardes quando ele disse em breve Virei a ti e contra eles batalh arei com a espada da minha boca Apocalipse Capítulo 2 verso 16 a palavra de Deus agora em sardes
estava traduzida para a língua falada pelo povo assim a grande luta é travada quando publicamente Lutero expõe na porta da igreja da catedral de wiberg As 95 teses que deram início à grande reforma religiosa do século X a palavra de Deus cantada no hino Castelo Forte expressava O Glorioso momento Profético de sardes quando diz que a palavra ficará sabemos Com certeza e nada nos assustará com Cristo por defesa a confiança de Lutero não era em um príncipe que lhe deu apoio para protegê-lo mas no Senhor Jesus o príncipe dos Reis da terra Castelo Forte é
o nosso Deus equivale a dizer Fortaleza forte é o nosso Deus [Música] o tesouro agora estava descoberto Mas ele já existia evidentemente Além disso o campo do interesse humano o tinha ocultado e o tornara desprezível e até esquecido o sentido da descoberta do Tesouro ele está bem Evidente em seu valor inestimável porque ele falava dos valores eternos e imutáveis que na mensagem do Senhor Jesus constrange o homem a abandonar tudo por amor e pelo gozo do Tesouro os donos anteriores do campo não deram devido valor ao tesouro e por certo nem sabiam que o mesmo
existia eles naquela época só cuidavam das coisas materiais tão superficiais de nenhuma valia e totalmente sem profundidade eles consideravam de importância somente os valores pagos pelo perdão dos pecados pelos cargos monásticos das penitências e tantos outros valores que não tinham qualquer validade para as coisas espirituais conforme relata o conteúdo Profético da parábola tesouro escondido Lutero troca tudo pelo tesouro ou tudo quanto ele tem ele troca pelo tesouro porque a parábola termina Dizendo ele vai vende tudo quanto tem e compra aquele Campo Mateus capítulo 13 o verso [Música] 44 no período da reforma com a descoberta
do Tesouro Novos Valores começaram a existir e uma nova ordem de coisas ficou estabelecida quando surgem ensinos mais consistentes e nesses ensinos despontam as figuras de Calvino zuinglio melanon e tantos outros os grandes resultados da reforma religiosa do século X para nós hoje foram os quatro princípios da reforma defendidos por Lutero nas 95 teses afixadas na porta da catedral de vitg [Música] [Música] primeiro supremacia da Fé sobre as obras que fala da justificação pela fé o justo viverá pela fé segundo o sacerdócio universal dos crentes o direito do crente de ir ao pai somente em
nome de Jesus e não Através de outros mediadores terceiro Jesus Cristo o único salvador só há um mediador Jesus Cristo quarto o livre exame das escrituras a Bíblia como única regra de fé e prática agora a Bíblia estava na mão do crente agora era consagrada A Supremacia da Bíblia sobre a tradição vejamos a operação do espírito de Fortaleza na igreja de sardas e repousará sobre ele o espírito de Fortaleza isso está no livro de Isaías no Capítulo 11 no Versículo 2 a ênfase da operação do Espírito Santo em sardes era o espírito de Fortaleza e
Fortaleza em Apocalipse Capítulo 3 verso 4 está escrito não contaminaram os seus vestidos as V espirituais da Fé verdadeira permaneceram incontaminada por isso para esta igreja o Senhor Jesus Faz quatro promessas no verso 4ro do livro de Apocalipse Capítulo 3 a primeira promessa quando diz assim no Versículo 4ro algumas pessoas dignas relacionando ali a aqueles chamados pré-reformadores e reformadores e o texto completa dizendo andarão de branco comigo a segunda Promessa é quando o texto diz o vencedor será vestido de vestes brancas Isso mostra que os Mártires aqueles que morreram com suas vestes manchadas de sangue
a terceira Promessa é que diz de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida era ali o nome ou os nomes dos restantes de tiatira muitos fiéis tiveram seus nomes riscados do rol de membros aqui na terra isso muitas vezes através da excomunhão mas esses nomes jamais serão riscados do livro da vida a quarta promessa o Senhor Jesus diz confessarei o seu nome diante de meu pai e diante de seus anjos a carta então termina com uma exortação Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas Apocalipse Capítulo 3 verso 6
assim encerramos aqui este sexto episódio da série O plano Profético da igreja nas sete cartas do Apocalipse e lhe esperaremos no próximo episódio quando nossa abordagem será sobre a carta à igreja de Filadélfia até lá e fique com a paz gloriosa do Senhor Jesus Cristo [Música] [Música] [Música] [Aplausos] h
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