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fala pessoal sejam muito bem-vindos a mais essa aula aqui no bora aprender eu sou Paulo César E hoje nós vamos fazer um resumão completo sobre o primeiro texto da bibliografia que foi divulgada pelo programa né aí pelo processo seletivo do mestrado profept e qual texto é esse é o texto educação Escola e humanização em Marx ingels e lucat sejam muito bem-vindos Rosana Wesley Daniele Souza Estela Maris Dijalma Joelma marilce Cristiana Juliana Duda Maria Célia gente Vocês já começaram a leitura desse texto já tiveram aí algum primeiro contato bem-vindo Gilberto deixa eu ver quem mais vai
chegando aí na nossa Live Antonio Wesley edjan Mailson Tarciso taana olha qual é o nosso objetivo hoje tá é fazer um resumo completo ou seja vamos passar aí pelos principais pontos que o texto nos traz ao longo aí eh das páginas dos Capítulos Vamos fazer uma visão geral para que você possa ter aí esse Panorama sobre essa obra da autora Liliam Farias você tá escutando bem tá enxergando tudo direitinho Oi Cristina Oi Maria Oi André Studart stepan gente olha uma pergunta tá que sempre é feita eh e aqui eu vou começar com esses avisos é
sobre a divulgação do edital sobre a possível data da prova sobre possíveis mudanças vamos lá tá esses avisos são referentes a hoje 8 de Novembro com as informações mais atualizadas sobre a divulgação do edital O que é que nós temos de informação até agora por enquanto o edital ainda não foi divulgado o programa já fez a liberação aí da bibliografia para que os candidatos possam dar início aos seus estudos mas isso já é cultural aí do mestrado profept fazer essa liberação antecipada dos textos para depois alguns meses depois fazer a liberação do edital agora Paulo
quando você acha que vai ser divulgado o edital gente não faça a menor ideia tá porque isso é interno lá do programa do profept decisão interna lá dos membros do programa Ou seja pode ser liberado amanhã pode ser liberado semana que vem pode ser liberado no final de novembro no meio de dezembro não é incomum o edital ser liberado em Dezembro tá nos anos de 2017 2018 e 2019 foi aí por volta de Dezembro tá E aí vem aquela pergunta Paulo se o edital ainda não foi divulgado você realmente acha que a prova vai acontecer
em fevereiro olha de dat praticamente nos nossos estudos lá do programa de estudos do bora aprender a gente tá elegendo o mês de fevereiro aí como uma possível data da prova mas nada impede tá que a prova venha a ser em março por exemplo antes disso muito Improvável em janeiro muito improvável é possível que aconteça em fevereiro em março Quem sabe em abril e como nós saberemos sobre isso apenas com a divulgação do edital que é o do máximo que vai reger aí o processo seletivo e sobre possíveis mudanças né outra pergunta recorrente novamente apenas
com a divulgação do edital se vai haver uma diminuição do número de vagas se vai haver um aumento do número de vagas se o Instituto vai parar de ofertar ou se outro Instituto vai começar a ofertar todas essas novidades nós só saberemos quando o edital foi divulgado por isso a nossa ansiedade aqui né tanto minha como a de vocês eu acredito que esse edital seja divulgado para que todas essas dúvidas elas sejam eh retiradas agora se você tá muito inseguro sobre possível mudança do edital segura aí tá Espera o edital não se matricula no curso
se você se sente muito inseguro vê aí Guarda um pouquinho ou se você já quer começar começa os estudos começa as leituras tá assim a gente já vai aquecendo e já vai antecipando esses conteúdos aí para o exame Nacional de acesso Tá bom vamos lá qual é o texto que nós iremos trabalhar hoje ele tem como título educação Escola e humanização E aí vem três teóricos três autores que é o Marx o engels e o lucat olha aí são três autores que são marxistas né Marx é o próprio Marx engels é um autor da época
de Marx em parceria com ele fez aí autoria de diversas obras e o lcat ele vem bem depois mas é um autor marxista que vai entender muito da leitura e da criação de Marx e vai fazer a sua própria análise vai fazer as suas próprias considerações e é sobre isso tá que nós veremos aqui ao longo da nossa aula de hoje o texto ele vai trazer aí uma discussão sobre algo chamado humanização Toda vez que você escutar falar sobre humanização você precisa entender que está se referindo aí a um ato a um processo de humanização
de tornar algo humano ou para falar melhor tornar a alguém humano e Quem seria esse alguém toda vez que o texto fala de humanização ele está se referindo a um processo em que nós como animal nos transformamos nos processamos em um processo de humanização para se tornar o quê humanos o que é que a autora quer dizer aqui tá que o planeta terra como nós conhecemos em toda a sua estrutura ele é composto por diferentes elementos tá E aí quais são esses elementos alguns TM vida e outros não t por exemplo os que não TM
vida os minerais mas é um elemento que faz parte da terra outros elementos que por exemplo tem vida Os Vegetais né as plantas e os animais só que tudo isso os minerais Os Vegetais e os Animais formam o que nós vamos chamar aqui de base natural Ou seja é tudo que nós temos onde na natureza tá E é sobre essa natureza gente que vai ser erguer o mundo humano e esse mundo humano é o mundo que você conhece é o mundo que você conhece são os prédios as ruas as estradas as cidades a nossa vida
como ela é com escola com Universidade sobre toda essa base natural que nem sempre foi assim o ser humano ele começou a construir uma civilização começou a construir aquilo que ele chama de Cultura Só que tem um detalhe sobre toda essa base natural junto a esses minerais junto a esses vegetais o homem ele faz parte dessa natureza e ele faz parte da natureza de uma maneira muito essencial muito brutal até porque ele é bicho assim como elefante assim como o leão assim como a a girafa é um bicho é um animal Só que tem um
detalhe ele é bicho como ser natural mas o ser humano ele vai se diferenciando dos outros animais a partir de algumas características e todo esse texto pelo menos n nesse capítulo ele quer que você entenda apenas isso tem um elemento em especial que faz com que o ser humano ele seja diferenciado dos outros animais vamos tentar entender primeiro quando o ser humano que na verdade nós vamos entender aqui como animal vai interagindo com a natureza lembra aí dos primórdios dos seres humanos nos primórdios lá dos homens primitivos dos homens da caverna o homem começa a
interagir de uma forma determinada com a natureza ele começa a interagir como ele precisa sobreviver ele precisa caçar ele precisa pescar ele precisa se alimentar de alguma maneira ele precisa interagir com os outros animais ele precisa se proteger o homem Ele foi capaz de se diferenciar do seu mundo natural como assim o ser humano no caso o homem e quando eu falo homem Eu me refiro à espécie humana na condição de bicho ele poderia viver como rinoceronte como elefante como a girafa só que ele começa a se diferenciar do mundo natural como assim ele começa
a criar um outro mundo e qual é esse outro mundo Lembrando que quem já está no nosso curso de preparação tudo isso aqui nós já vimos né mas o objetivo aqui é fazer um resumão é uma espécie ou de primeiro contato com o texto ou de revisão tá então é possível que você já saiba muito do que eu vou falar aqui isso é excelente significa que você está conseguindo assimilar o conteúdo e quando o homem ele começa a se diferenciar desse mundo natural ele começa a criar um outro mundo e qual é esse outro mundo
é o mundo humano que nós também podemos chamar de o mundo da cultura é um mundo onde o ser humano ele começa a interagir com a natureza de uma forma com finalidade de uma forma com intenção como a Priscila comentou com consciência não é verdade como assim Paulo Consciência calma segura aí que a gente vai entendendo Tá a autora Liliam Faria que é a autora do texto ela vai se basear em alguns autores Como o próprio título traz que é o Marx o engels e o lucat e o J lcat tá ele é um autor
marxista que ele vai trazer um uma explicação sobre o que nós poderíamos chamar aqui de uma ontologia do ser social e agora que começa a entrar um primeiro conceito super importante de você entender não apenas para esse texto Isso vai ser cobrado em outros textos também Como por exemplo o texto número 4 que vai falar sobre todo o processo aí da Constituição do trabalho como fundante do ser social então lucat ele vai fazer o seguinte que compreender essa diferenciação da natureza é entender que o homem Ele vai se distanciando desse modo natural como assim diferente
do leão que só sabe rugir caçar outros animais o ser humano ele começa a pensar ele começa a se organizar ele começa a planejar para onde ele vai onde ele fica o que que ele caça o que que ele come como ele come como ele prepara essa comida o leão não o leão faz tudo instintivamente é genético hereditário ele faz porque ele foi pré-moldado para fazer aquilo ele não pensa ele não faz um curso de formação para se tornar um leão não ele age naturalmente E isso acontece com osos outros animais o ser humano não
ele começa a se diferenciar E é isso que vai chamar o lucat de uma ontologia do ser social Toda vez que você escutar falar sobre ontologia significa a essência do ser é aquilo que está no âmago do ser humano é aquilo que está na Essência pega aí um frasco de perfume você vê uma água transparente nem fria nem quente mas se você cheirar você sente uma essência não é verdade você sente pode ser doce pode ser amadeirado pode ser um tom cítrico a essência é o que vai diferenciar e na ontologia do ser social na
essência do ser humano no cheiro que o ser humano tem tem algo que não tem nos outros animais é a consciência é a consciência e o que o texto vai falar mais pra frente que aqui como é um resumão eu já vou antecipando tá é a teleologia teleologia Olha aí é teleológico é a o Ato é o fato de o ser humano planejar ele tem intenção se você está aqui comigo ao vivo assistindo essa aula em vez de tá assistindo uma série na Netflix e nada contra porque eu tô assim super querendo assistir algo também
depois a até contto um um fato pessoal que eu passei nessas últimas semanas tá mas se você tá aqui ao vivo comigo é porque você tem uma intenção você tem um planejamento Você tem uma finalidade tá e a ontologia do ser social significa isso significa que o ser humano ele tem uma diferença enquanto essência e essa consciência e essa teleologia faz muita assim como todos os seres vivos em particular os animais tá a gente vai excluir as plantas aí porque as plantas não vão interagir com a natureza dessa maneira os outros animais assim como os
seres humanos eles interagem com a natureza para garantir a sobrevivência tá o elefante a girafa o hipopótamo a onça eles vão interagir eles vão caçar Mas lembra que eu falei agora H pouco que que tudo isso é feito de uma maneira hereditária genético hereditária tá inscrito gente no DNA desses animais a maneira como eles vão se portar a maneira como eles vão agir Eles não precisam fazer um curso de formação para ser o animal que ele foi predestinado a ser ele já é predestinado tá assim como todos os seres vivos os animais no e os
homens eles precisam garantir sua sobrevivência é o primeiro ponto que você tem que entender o homem Ele precisa garantir a sobrevivência E aí eu te pergunto o que que o homem faz para garantir a sua sobrevivência imagina lá o homem das cavernas O homem ainda mais primitivo ele precisa interagir né ele precisa trabalhar e é esse o sentido ontológico de trabalho trabalho é exatamente isso é essa interação com a natureza para garantir o quê a sua própria manutenção da vida a sua própria sobrevivência Só que tem um detalhe o homem Ele passa a construir formas
de interagir com a natureza ele faz isso de uma forma que causa transformações cruciais na nossa sociedade a internet por exemplo as máquinas as indústrias as formas de trocar mercadorias você percebe que o homem Ele vai encontrando maneiras de viver de sobreviver e tudo isso permite que o homem alcance a consciência e é com base na ação consciente que é possível compreender de que forma essa ação do ser humano que antes era natural agora ela é social se antes o o ser primitivo ele caçava um determinado animal um bisão para se alimentar ao longo da
história o que é que ele faz E aí ele faz o quê ele começa de repente a caçar um bizão e trocar por um outro animal a trocar por outras mercadorias ele começa a fazer o o quê trocas ele começa a agir de uma forma teleológica existe uma finalidade existe uma ação existe uma ação social antes aquilo que era natural agora se torna o quê social o ser humano ele começa a interagir com os outros para alcançar a sua necessidade só que chega um momento né E vocês vão concordar comigo que o ser humano além
de ter sua necessidade básica alcançada ele começa a ultrapassar essa necessidade Deixa de ser apenas para suprir a necessidade e ao longo aí dos modos de produção ao longo do desenvolvimento da sociedade no capitalismo por exemplo isso deixa de se tornar apenas uma necessidade alguns uma pequena minoria começa a Focar apenas num acúmulo de Capital os outros que se danem mas alguns começam a acumular riqueza é um processo de acumulação que é originado aí principalmente no capitalismo E aí gente a professora Liliam Faria que é a autora do texto ela vai nos trazendo aqui mais
informações importantes sobre o trabalho e o trabalho é a forma específica dos homens você não vai ver o rinoceronte trabalhando uma girafa trabalhando junto com outras girafas pré-determinando a hierarquia da cooperativa das girafas não mas os seres humanos sim porque eles precisam responder à suas necessidades individuais mas também coletivas porque você lembra que nós estamos dando passo aqui para a formação de uma sociedade agora nós temos uma cadeia de mediações agora eu começo a interagir com os outros não que antes eu não interagisse mas à medida que a sociedade vai avançando isso tudo vai se
complexificando tá bom além disso a medida que tudo vai se complexificando algumas necessidades vão surgindo e a autora vai trazer que é necessário aí o desenvolvimento de quê de instrumentos de ferramentas de procedimentos você percebe que tudo isso começa a ganhar forma a ganhar uma necessidade que agora tem ferramentas e Instrumentos E aí eu te pergunto essa ação de cumprir essa necessidade por meio de instrumento a fabricação desses instrumentos esses instrumentos que vão gerar outros instrumentos e depois outros Isso se chama o quê se chama trabalho não é E aí o lucat ele vai trazer
outras categorias tá e a gente vai falar disso um pouco mais para frente mas a linguagem é uma delas nas sociedades a linguagem né a forma de comunicação ela vai começando a ganhar formas específicas seja de forma não verbal por meio das pinturas rupestres seja por meio da comunicação verbal só que aí vem aquela bela pergunta Paulo eu acho que você tá enganado eu acho até que a autora tá enganada por quê a abelha ela faz a comeia ela se reúne em sociedade com as outras abelhas tem até uma abelha rainha Paulo tem um João
de Barro ele constrói uma casa a casa do João de Barro as formigas elas vão lá e se reúnem e fazem um formigueiro a aranha ela produz aquele trabalho a tea da aranha isso não seria trabalho não seria um engano seu só que tá um detalhe de fato a abelha Não tirando o mérito da abelha Não tirando o mérito do João de Barro e da aranha são animais que de fato eles fazem tá um processo complexo um processo elaborado mas não é trabalho o que é que eles têm em comum a aranha o João de
Barro e a abelha eles fazem tudo isso de forma genético hereditário eles fazem isso de uma forma instintiva o animal ele vai produzindo de uma forma instintiva ele foi predeterminado a isso fazer a abelha ela não precisou fazer um curso técnico de produção de coméia não fez uma mentoria de coach para se tornar abelha rainha Líder não fez é instintivo então o que é que diferen tudo isso que a abelha o João de Barro e a aranha faz do que o homem faz é a consciência é a consciência da ação que diferencia o trabalho como
algo que é especificamente humano é apenas o ser humano que vai fazer uma casa e vai planejar antes pode planejar mal pode planejar mal pode fazer tudo errado pode fazer tudo errado pode querer economizar no cimento e a casa começar a rachar pode mas ele planeja antes ele contrata um arquiteto muitas vezes sim muitas vezes não contrata o pedreiro mestre de obra ele faz a listinha Quanto é o cimento a areia o tijolo ele tem consciência do que ele quer antes de fazer já pensando na consequência final do produto Marx vai dizer o seguinte a
melhor das abelhas a melhor das aranhas ela ainda vai ter uma diferença para o pior arquiteto o pior arquiteto ele ainda vai planejar ele tem uma intenção do que ele quer a melhor abelha com a comea incrível ela fez isso de uma forma instintiva ela não fez isso de forma planejada sabe por quê Porque diferente das abelhas os homens não nascem aptos ao trabalho ele aprende durante a vida é um processo aprendido e é aprendido como por meio das mediações é por meio de todas as relações sociais é nessa transmissão das relações sociais para além
das necessidades biológicas que o animal humano ele vai passando por esse processo de humanização e é por isso que a autora Liliam Faria ela vai trazer esse título para a obra educação e escola e o quê humanização gente a humanização é esse processo de transformar-se humano é um processo que o lcat como ela vai trazer ele vai chamar de o salto ontológico é esse processo em que o ser humano é bicho animal e passa para um ser social e não é um processo simples não é um processo rápido é uma transição lenta tá que leva
inclusive aí milhares de anos tá bom deixa eu ver o que vocês estão me falando aqui Prof CAD o senhor eu tô aqui a edneusa falou que o homem faz com a consciência o Alexandro falou que o ser humano é um ser histórico e cultural produzido nas relações sociais Onde ele aprende os conhecimentos historicamente produzidos essa é uma boa constatação tá o ser humano ele Vai acumulando conhecimentos aí ao longo das décadas dos séculos dos milênios diferente dos animais abelha ela não tem por exemplo um manual para aprender com uma abelha do século X o
ser humano tem E aí só pra gente ir finalizando essa parte relativa à humanização o homem nasce bicho e ele se faz homem e quando eu falo homem repito é ser humano nas relações sociis que ele se encontra vocês estão conseguindo entender aqui a Ed comentou que a lam far está na Live é realmente eu não vi professora Lan seja muito bem-vinda Estamos fazendo aqui a análise né da sua obra que mais uma vez caiu na seleção professora lha é uma querida uma professora que eu tenho muita admiração né alguns de vocês Já assistiram a
nossa Live juntos e assim é uma aula incrível que se você ainda não assistiu Vale super a pena tá você dar uma olhadinha fazer as anotações uma revisão aprofundar todo esses conceitos que falam sobre educação sobre escola sobre humanização não é um texto fácil tá porque na entrelinha lá na leitura você vai entendendo que não é um texto simples é um texto complexo nas suas críticas e ainda agora na nossa aula eu vou tentando aqui revelar um pouco mais dessa crítica às algum tipo de escola qual será essa escola qual será essa tendência é isso
que nós vamos ver nesse Panorama geral sobre essa obra tá bom E aí gente o homem nasce e se faz homem nas relações sociais tá até aqui ficou certo né a fome e o instinto reprodutor o ser humano vai ter ele não aprende a ter fome ele não aprende a ter instinto reprodutor isso nasce com o homem e quando eu falo homem é ser humano tá com o homem e com a mulher só que tem um detalhe essa fome esse instinto reprodutor ele vai ser influenciado pela forma social e cultural quando um primo namora uma
prima isso Pega mal na família é possível que sim por qu porque na nossa forma social de entender a nossa sociedade nós temos normas nós temos regras nós temos um processo cultural com relação à fome tá com relação à fome nós temos também um processo social uma forma social e cultural que vai trazer aí algumas influências eu não acho que você come inseto Frito Se você come tudo bem né dizem que é proteico mas lá na China na Índia na Tailândia faz parte da alimentação é uma iguaria é uma com de rua assim como lá
eles não comem por exemplo e caju suco de caju pelo menos Até onde eu sei não é comum na Tailândia por exemplo o caju para eles tem um odor super ruim é fedorento é relacionado a um cheiro podre para nós Talvez o cheiro do Caju Eu sabia que teve um comercial da televisão né que até fez um não sei se é um hidratante algum produto cosmético de caju né inclusive foi uma propaganda que se utilizou bem mal da desse recurso mas o caju cheiro de hidratante aqui no Brasil você percebe que tem uma forma social
tem uma forma cultural que vai influenciar a nossa fome o nosso instinto a nossa forma de pensar inclusive E aí o texto vai nos trazer que olha aí V centraliza aqui você que perdeu o foco o texto vai nos trazer um ponto super importante lembra qual o título da obra educação Escola e humanização educar é humanizar como na medida em que os homens se apropriam daquilo que eles vão Produzindo por meio do trabalho eles vão se distanciando daquele homem que é um bicho irracional que não tem consciência a a humanização é exatamente isso é o
ser humano se distanciando daquela forma animalesca a humanização se remete ao afastamento da determinação natural e aí no texto Vai ter até um exemplo né do mogle que ele nasce em meio aos Lobos e aí ele vai ter todo um contato com o lobo e ele nasce com vários trejeitos eh características que são dignas de lobo por quê Porque ele não nasce em meio aos outros animais aos outros animais humanos né Ele nasce em meio a esses animais mas não nasce numa sociedade humana em contato com os outros humanos Esse é um exemplo tá vamos
lá agora vamos dar mais um passo tá falando de de de tema ruim né em 2020 em 2021 nós passamos por um processo horrível a nível Global né que foi a pandemia E aí quando a pandemia surge final de 2019 em 2020 parece ser um processo muito desconhecido até aquele momento o que é que é necessário Qual é a mobilização nós temos agora um vírus que está em um processo de contaminação em massa das populações começa na China vai para a Itália vai para o outros países chega ao Brasil nesse momento a nível global os
cientistas eles precisam tomar algumas decisões os cientistas agora não mais como bichos mas sim como seres sociais eles têm uma característica que os outros animais não têm eles têm consciência eles têm teleologia falando assim de uma forma simples ou seja eles têm planejamento intenção obj eles têm toda uma história a levar em consideração aprendizados acumulados ao longo do tempo chamado ciência e essa ciência ela vai nos trazer informações de como lidar com o mundo hoje tá a medida que a ciência revisita essa compreensão do real ou seja a medida que a ciência compreende a nossa
realidade como ela está dada nós aprofundamos a compreensão do nosso problema nós superamos os elementos da aparência Como assim você já conheceu alguém que de repente você viu pela primeira vez e você tem uma impressão pela aparência da pessoa de repente pelo jeito de repente você descobre que a pessoa é diferente do que ela aparenta você totalmente diferente muito pior muito melhor pois é a assim é a nossa realidade nós temos uma aparência e nós temos a essência nós temos um livro que tem uma capa mas nós temos todo o conteúdo dentro do livro e
a ciência ela precisa superar os elementos da aparência naquele primeiro momento da pandemia por exemplo não se sabia o que de fato viria pela frente com relação ao vírus as formas de transmissão do que que ele era constituído quais eram as as formas de mutação que viriam pela frente quais eram os tipos de vacina que poderiam nos poupar daquele momento quais eram os tratamentos voltado para aqueles que estavam sendo contaminados no primeiro momento é aparência e caba a ciência superar os elementos da aparência começar a aprofundar a compreensão identificar as conexões além daquilo que é
possível até determinado momento como assim o coronavírus não é um vírus que surgiu em 2019 não é um vírus que surgiu em 2020 coronavírus existe desde o século XX talvez muito antes né mas eu me refiro ao momento que ele tá lá descrito e sistematicamente ou seja os cientistas médicos biomédicos e todos os profissionais envolvidos na busca de uma produção pela vacina eles vão identificando as conexões Vão revisitando tudo que já foi acumulado de conhecimento até então para dar um passo adiante não começou do zero não é um processo que começa do zero toda a
nossa ciência ela é baseada no que foi visto antes e aí eu trouxe aqui para vocês né o texto vai trazer que o exercício da rigorosidade científica produz de forma histórica condições de continuar busca pela compreensão do real nós precisamos olhar para trás quando o texto fala educação Escola e humanização em Marx engels e lucat nós temos aqui uma perspectiva marxista que vai valorizar o processo histórico até porque o método do Marx se chama materialismo histórico e dialético por ismo porque vai entender a situação como ela é é o real é realidade concreta é a
realidade como ela está dada na vida real não é assim ideologia pensamento não é baseado no que está posto é histórico porque a nossa vida não é presentista a nossa vida é totalmente influenciada pelo passado da história humana e aqui tá uma prova a história das pandemias teve a peste bubônica em 1347 peste de varíola em 1520 o Brasil ainda estava com Jesuítas pensando nos primórdios da educação já tinha pandemia de varíola em outros países né não no Brasil ou seja a pandemia que nós passamos foi mais uma e não deveríamos e não poderíamos começar
do zero toda a pesquisa é necessário armos no tempo entender cientificamente todos os processos sistemáticos de conhecimentos para entender o que fazer como fazer quando fazer com qual celeridade com quais ferramentas com quais instrumentos Você lembra que essa é a diferença do ser social Essa é a diferença do ser social dos outros animais Ele trabalha ele interage com a natureza para suprir a necessidade manter a existência e essa compreensão do Real ela é extremamente importante tá E aí gente o texto vai avançando tá lembrando que aqui é uma aula de revisão lá na nossa plataforma
cada parágrafo do texto é descrito é explicado é trazido exemplo é dado a definição dos conceitos aqui é um resumão eu quero que você tenha esse Panorama da obra que você tenha ou esse primeiro contato ou essa revisão caso você já tenha assistido as nossas aulas tá bom e aí o texto vai avançar para um ponto porque você lembra que educar é humanizar pois é e aí A autora Liliam Fari ela vai o quê avançar para um processo de humanização do ser humano ao longo do tempo a educação e os saberes escolares E aí ela
vai chegar à seguinte conclusão que o processo educativo ele é humanizador na medida em que permite que os seres humanos desenvolvam sua capacidade ontológica Paulo tá começando a ficar aqui um pouco mais complexo Como assim desenvolver essa capacidade ontológica é a capacidade do ser humano ser o que ele é na Essência Um Ser interage com a natureza para suprir suas necessidades e conviver com os outros de forma coletiva por quê Porque o ser humano é social é um ser social e se o homem é ser social ao mesmo tempo natureza e cultura natureza porque ele
é bicho eu você isso não é uma ofensa tá você é você nasceu você já nasce chorando já nasce com fome já nasce com instintos se você for jogado numa floresta junto a outros animais sem nenhum contato humano você não sabe se vai falar português inglês espanhol tailandês você não sabe se vai ser católico evangélico ateu você não sabe se vai torcer por um time ou por outro você não tem elementos para isso o seu ato de ser social é baseado na cultura você é natureza mas você também é cultura você é influenciado por toda
a dimensão natural que te cerca de religião de política o time que você torce a sua cultura alimentar a forma com a qual você se comunica estão conseguindo acompanhar gente estão entendendo o ponto que o texto quer que você entenda até o mais subjetivo dos nossos sentimentos eles são produzidos socialmente se você quer o carro de última geração mesmo que você não possa o mesmo que você possa isso é produzido socialmente um bebê não nasce pensando no carro que ele vai querer ele não nasce com a necessidade de assistir um Dorama um drama coreano não
um bebê que nasce e é jogado numa floresta e passa os seus primeiros 15 anos na floresta ele não tem a necessidade de ter um iPhone 15 de última geração ele não tem a necessidade de produzir uma guerra seja por qual motivo que é o mais subjetivo dos nossos sentimentos é produzido socialmente inclusive o nosso fetiche e quando eu falo fetiche eu falo no sentido marxista é o nosso desejo por mercadorias o nosso desejo por mais o nosso desejo de acumulação e principalmente nós que somos aqui frutos do capitalismo de uma certa maneira porque nós
nascemos no modo de produção capitalista todos nós estamos amarrados a eles por mais que nós compreendamos o capitalismo por mais que nós entendamos as desvantagens do capitalismo os problemas nós estamos submersos toda a nossa lógica de consumo de trabalho de vida é baseada no modo de produção capitalista tá queira você ou não só que tem um detalhe não é apenas na experiência direta ou seja com seu pai com com a sua mãe com seu vô com sua avó ou com outros parentes não é apenas com essa experiência direta que os elementos da humanização são entregues
a você não é existe um legado da humanidade que tem inúmeras mediações não quero ser chato com você tá Não é pessoal mas o mundo ele acontece Independente de você o mundo acontece Independente de mim se eu estou fazendo essa Live ou não o mundo vai acontecer da mesma maneira se eu entendo como o mundo funciona ele vai acontecer da forma como ele é Se eu não entendo se eu estou alienado aos processos à minha volta vai acontecer da mesma maneira tá chovendo eu não compreendo o que é a chuva não compreendo a formação e
o fenômeno da chuva mas tá chovendo não importa se eu entendo ou não Não importa se eu concordo que esteja chovendo ou não vai chover por quê Porque isso é o real é a realidade concreta tá ou seja todo o legado da humanidade todas as inúmeras imediações im mediações elas acontecem Independente de você e você tá inserido Nesse contexto você compreenda ou não tá E aí como é que nós temos acesso a todos esses conhecimentos como é que vocês acham de todas as gerações que passaram de séculos e milênios atrás por meio da sistematização do
conhecimento científico e eu volto a lembrar você o título dessa obra é escola educação e humanização em Marx engels e lucat educação Escola e humanização essa educação Ela vai para além do ambiente escola tá educação é bem mais amplo escolarização é o processo da instituição escola educação é um processo mais amplo que foi necessário para a vida para a evolução do ser humano por qu porque dado determinado desenvolvimento humano tornou-se necessário sistematizar o conhecimento científico artístico conhecimento filosófico político e como é que todo esse conhecimento ele seria transmitido para as próximas gerações essa foi uma
dúvida que antepassados também tiveram tá eles começaram a sistematizar começaram a registrar começaram a acumular essas informações e transmitir para as outras gerações e é a isso que nós vamos chamar de educação nós estamos aqui em um processo educativo na nossa sociedade tá você junta aos seus parentes aos seus filhos aos seus netos aos seus pais você a todo momento está em um processo educativo você a todo momento está aprendendo você a todo momento está ensinando também tá E aí a autora ela vai trazer de forma mais aprofundada mais delimitada o processo de educação em
escola onde no Brasil e aí nós vamos começar a pensar na sociedade que nós vivemos que é uma sociedade capitalista e eu preciso que você entenda uma coisa tá se você é uma pessoa que se autointitula como capitalista peço até desculpa tá você bilionário que está aqui na nossa aula mas não é necessariamente uma crítica Mas vamos fazer aqui um processo descritivo tá na sociedade do Capital toda a riqueza humana ela se tornou mercadoria e quando isso é atribuído a Marx é como se fosse uma crítica uma ofensa não muito antes de Marx tudo isso
aqui já era debatido tá por autores Como Adam Smith David Ricardo eles vão falar sobre capital sobre mercadoria sobre valor sobre valor de uso sobre valor de troca o Marx ele vai fazer um processo de avanço só para vocês terem noção o Adam Smith tá ele é autor desse livro que é chamado a riqueza das Nações tá E nesse livro que você consegue ler em duas horinhas e Só que não né mas ele vai falar aqui só para você que tá um pouco perdido an Smith ele é basicamente o pai do liberalismo econômico ele é
quase como se fosse o pai do capitalismo tá de forma simplória falando e ele vai falar aqui no livro dele que se chama riqueza das Nações só aqui no sumário Sobre a divisão do trabalho do princípio que dá origem da divisão do trabalho a origem e uso do dinheiro o preço real e nominal das mercadorias do salário do trabalho dos lucros do Capital Ah e por aí vai muita coisa e sabe um um resumo desse livro ele é o pai do liberalismo econômico gente é basicamente que fundamenta o capitalismo o Adam Smith ele praticamente concorda
muito com Marx Na verdade até o contrário Adam Smith que vai fazer todo o panorama que evolui aí para o capitalismo ele reconhece todos os problemas do capitalismo o Adam Smith ele ele reconhece tá ele diz olha o capitalismo tem problemas tem males essa divisão essa divisão do trabalho ela dá lucro faturamento excelente para os donos do meio de produção os trabalhadores Estão sim na situação precária e acho que nós precisamos resolver e ele morreu dizendo isso resolveu não tem até um autor estivan mesaros que vai falar que alguns autores até tiveram boas intenções né
Muito entre aspas Mas eles só tinham eh soluções formais era só na forma e Adam Smith era um deles então quando nós falamos de divisão do trabalho questão da mercadoria de valor de uso o que muita gente entende que é o Marx criticando o capitalismo Na verdade nem é é uma descrição do que o capitalismo é nas palavras da própria pessoa que basicamente dá início ao capitalismo que é o Adam E aí tá nessa Sociedade do Capital toda a riqueza humana tornou-se mercadoria e não é um Marx que tá dizendo ele vai dizer também mas
isso é um fato é descritivo não é uma opinião Nossa como o capitalismo é ruim não é isso na sociedade do Capital a riqueza humana se tornou mercadoria para alguns para os outros só para o que você bem sabe como é tá só que tornou-se mercadoria bem como os saberes sistematizados os saberes a educação ela também se torna mercadoria ela também se torna Privilégio para poucos por quê Porque não era necessário que a mão de obra tivesse um conhecimento super especializado não era a apropriação dos resultados da indústria tá que faz aí todo um processo
de divisão entre capital e trabalho é evidente gente é evidente que tem uma forma desigual nas classes sociais a riqueza é distribuída de uma forma totalmente desigual a situação dos trabalhadores é precária a situação dos trabalhadores é horrível e o Adam Smith que é o pai do liberalismo econômico ele não mente ele diz e é mesmo ele até pensa nossa eu gostaria de uma forma de amenizar isso ele fala no livro dele tá ele nunca encontrou essa solução até porque ele tinha limitações do tempo dele o Marx né o k Marx ele dá alguns belos
avanços à frente porque ele também está um tempo à frente que nem o Adam Smith nem o David Ricardo que é um outro autor eles conseguem pela limitação do próprio tempo histórico da mesma forma que nós Eu você nós temos aqui uma condição de avançar muito mais que o próprio Marx Marx não conheceu a internet Marx não conheceu o capitalismo da forma como ele é atualmente então todos esses autores eles são limitados ao tempo histórico ao qual eles vão descrever que eles vão criticar só que eu falei que a riqueza é distribuída de forma desigual
só que a educação a apropriação dos saberes ela é distribuída de uma forma desigual também a classe trabalhadora ela é expropriada da riqueza e não só da riqueza dos saberes também da arte também E é assim que uma sociedade de classes ela se apresenta e é isso tá que a autora e outros autores progressistas que tratam da educação profissional vão denominar de uma escola Dual e toda vez que você meu aluno escutar sobre uma escola Dual nós estamos falando de de um lado asol projetadas para a classe proprietária dos meios de produção lá no nosso
curso de preparação quando eu tô trabalhando detalhadamente esse capítulo eu dou até um exemplo de uma escola de São Paulo que a mensalidade é R 12.000 a mensalidade é no mês fora as taxas de manutenção Fora as atividades extracurriculares é uma escola de São Paulo R 12000 a mensalidade eu não sei se hoje você teria condições de bancar essa escola para um dois filhos dois filhos dá 25 quase R 25.000 né por mês aí multiplica aí por 12 mais taxa de manutenção mais todos os extracurriculares não é para todo mundo é uma escola que é
projetada para bilionários para classica é proprietária dos meus de produção Não é para todo mundo para para todo mundo tem uma outra escola é a escola para a classe trabalhadora é uma escola que ela tem outras características tá E aí o texto vai evoluindo para o que a autora vai delimitar como a escola do aprender a aprender Alguém já escutou falar sobre a escola do aprender a aprender E aí vocês já escutaram A autora a lilan Faria ela vai trazer toda uma discussão a partir de um autor que é muito conhecido na pedagogia que é
o Newton duart tá E ela vai se ancorar no Newton duart para prosseguir nessa discussão Vamos lá por tópicos tá o Newton duart Ele defende a pedagogia histórico-crítica vocês estão falando sim sim sim eu não lembro mais nem o que foi que eu perguntei gente só em off tá os últimos 10 dias eu passei manhã e noite no hospital vocês sabiam minha esposa teve um problema de saúde precisou ficar internada então nos últimos 10 dias e noites eu estive lá só voltei aqui para gravar as aulas do módulo do do do texto 4 então se
você já assistiu as aulas do texto 4 tô virado naquelas aulas e a aula de hoje caso hoje a gente recebeu alta tá por volta de meio-dia mesmo se não tivesse recebido o alta eu estaria na Live de hoje já tinha combinado mas foi puxado tá foi um um um processo que saiu aqui do meu planejamento mas agora parece que vai ficar tudo bem Tá e aí nessa escola do aprender a aprender que a altora vai trazer você precisa entender se é uma tendência se é positiva ou se é negativa e o que é que
vocês acham essa Pedagogia do aprender a aprender ela é uma tendência que a autora vai defender ou que a autora vai criticar tô vendo aqui as mensagens tá gente muito obrigado tudo agora parece que vai ficar bem tá agradeço demais a mensagem de vocês pelo menos estamos em casa agora né E aí dá para tudo prosseguir direitinho a irlan e a Cristiana E a Cláudia comentaram o seguinte que é uma crítica negativa essa crítica do aprender a aprender é uma pedagogia é uma tendência que ela vai valorizar uma construção do conhecimento eu preciso muito que
você esteja atento aqui comigo se você perder essa eu nem vou aprofundar muito não tá Se você pegar essa a pedagogia do aprender aprender é uma um tipo de pedagogia que vai valorizar a construção do conhecimento vai valorizar o protagonismo do aluno a centralidade no aluno E o que mais o professor de escanteio a escola do aprend aprender é uma tendência que vai valorizar o aluno mas vai tirar essa valorização do professor tá E aí o Newton Duarte ele vai defender a pedagogia histórico crítica que é uma pedagogia de um autor chamado dermeval saviani tá
dermal saviani E essa pedagogia histórico crítica não tô falando mais da aprender aprender tá pedagogia histórico crítica ela é oposta ao aprender a aprender é uma pedagogia que ela se apresenta como uma materialista histórica e dialética vinculada à psicologia histórico-cultural Como assim essa psicologia histórico cultural é de um autor chamado Levi vigotsky E aí o texto vai aprofundar não vou ter tempo de aprofundar sobre o vigotski nessa aula de hoje mas lá no nosso curso eu trago bem direitinho todo o processo de como vigotsky vai influenciar a pedagogia histórico crítica e essa crítica ao aprender
a aprender vigot é marxista daí você já tira E aí esse aprender aprender tá é uma pedagogia que contamina a escola pública de acordo com o texto por meio do quê do construtivismo exatamente do construtivismo são as chamadas pedagogias do aprender a aprender que elas vão limitar o acesso ao conhecimento vão limitar a condição da compreensão do Real vão limitar a superação da alienação por Paulo você pera aí você falou que o aprendi a aprender é o aluno construindo conhecimento é o aluno como protagonista é o aluno no centro qual é o problema disso E
é isso que eu preciso que você tenha muita atenção é lobo em pele de cordeiro as pedagogias do aprender a aprender elas vão se vestir de uma pedagogia que são contra a escola tradicional e que vão em PR do aluno protagonismo do aluno que constrói o seu conhecimento só que por trás a intenção de Quem promove a pedagogia do aprender a aprender é o que nós vamos chamar de uma tendência neoliberal e a tendência neoliberal ela tem como objetivo principal a formação de mão de obra para o mercado de trabalho as pedagogias neoliberais a tendência
neoliberal ela é absolutamente em prol do mercado ela quer que o aluno tenha ade ela quer que o aluno tenha competência para ser um cidadão crítico consciente não para que ele vá assumir um posto em um mercado de trabalho que está sob demanda a indústria demanda por profissionais as fábricas demanda por profissionais setores e esferas mercadológicas da nossa sociedade hoje demandam por profissionais e a tendência neoliberal ela é focada em preparar no forninho pessoas que sejam aquecidas praque e entregues aí como produtos para suprir essa demanda de mão de obra no mercado e aí o
texto vai fazer essa crítica tá que a escola pública hoje está contaminada pelo construtivismo E aí se você é professor você pode pensar Paulo mas é o construtivismo do SIM examente aquele construtivismo do jeag que você estudou na pedagogia se você é pedagogo se você não é pedagogo e é de uma área totalmente diferente da educação o que é que você precisa saber Jean piag ele vai falar de todo um processo educativo e o lev vigotsky também só que os dois vão falar de uma maneira diferente o piag ele vai por essa tendência chamada construtivismo
ele vai separar todo o processo educativo em etapas o vigotski não o vigotski vai dizer que a aprendizagem é um ato contínuo que essa aprendizagem ela somente é possível por meio da mediação e essa mediação não lembro se o texto traz isso mas tem uma teoria que é chamada de zona de desenvolvimento proximal e Essa zona de desenvolvimento proximal ela significa que alguém aprende com outro desde que esse outro esteja num estágio um pouco acima de conhecimento se nós temos duas pessoas desniveladas de conhecimento uma pode aprender com a outra é isso que o vigot
vai depender defender E aí eu te falo se eu aprendo com o outro de acordo com vigotsky eu aprendo nessa mediação eu aprendo nessa interação não faz sentido tudo aquilo que a gente falou no começo da aula sobre o processo educador por meio da mediação no coletivo na sociedade com os outros pois é tá se as pedagogias do aprender a aprender elas são uma pedagogia que é criticada qual seria então a solução a solução seria tá uma escola que seja capaz de permitir a compreensão do mundo além da mercadoria além da da propriedade privada não
é o aluno morrer de estudar apenas para fazer uma prova como aconteceu né no último final de semana essa aula está sendo transmitida em novembro o Enem foi domingo será que toda a vida escolar do aluno gira em torno apenas daquela prova diz que nem o Caetano velo conseguiu responder a questão que tinha sobre ele né mas será será que toda a Educação do Estudante desde a educação infantil passando pelo Ensino Fundamental ensino médio é só para fazer aquela prova e da prova tira uma pontuação Escolhe um curso cursa o curso e arranja um emprego
e acabou toda a vida é só para isso Será que é só isso mesmo então uma escola que seja capaz de permitir a compreensão do mundo para além da mercadoria para além da propriedade privada para além dessa centralidade do trabalho que é algo que vai ser muito discutido lá no texto 4 é importante que o indivíduo ele apreenda os sentidos ele apreenda o conteúdo nas pedagogias do aprender a aprender o professor ele é deixado de escanteio o professor ele vai ser apenas um facilitador um pequeno mediador um tutor tudo menos professor e is é criticado
pela pedagogia históric crítica pedagogia históric crítica vai dizer que o professor det o conhecimento Sim Ele estudou para isso está em um nível A do alun por ISO que ele é professor aia é que esse professor permita que esse estudante apreenda o conteúdo de forma Prof que ele possa relacionar os conteúdos entre si com seu contexto específico com seu contexto geral diferente da pedagogia do aprender a aprender onde é muito ensinado o método do aprender e o conteúdo é esvaziado o conteúdo é como é que eu posso dizer eu Imagine que na minha cabeça a
imagem não sei dizer mas é tipo vaporizado Despedaçado fragmentado quebrado a pedagogia do aprend a aprender foca tanto no processo que esquece o conteúdo e o estudante decora uma dica aqui decora uma dica ali decora uma fórmula que ele não faz a menor ideia para que que serve Mas sabe responder a uma questão do Enem será que é isso a educação brasileira Será que realmente é esse o foco porque o texto tá se você até agora não entendeu se chama educação Escola em engels e Luc essa escola que é defendida no texto é uma escola
que é voltada para uma compreensão do mundo para que o sujeito ele possa ser um cidadão crítico autônomo humano Como assim humano Todos nós somos humanos será será que você não conhece umas duas TR 30 pessoas que basicamente vivem a vida como se fossem objetos Acorda vai pro trabalho trabalha trabalha trabalha trabalha chega em casa só dá tempo dormir para voltar para trabalhar trabalha trabalha trabalha volta para casa só dá tempo dormir para trabalhar novamente e a vida é só isso at se aposentar e aposentadoria que tá cada vez mais distante é humano mesmo ou
é um objeto do capitalismo que serve a capitalismo porque o capitalismo ama isso tá pessoas que estão ali produzindo mais em menos tempo proporcionando um acúmulo de Capital custando pouco e muitos de nós muitos de vocês estão numa situação dessa hoje e é para além do nosso querer é para além dos nossos para além da nossa própria autodireção por qu porque nós estamos so esse mod tem aí um certo livre arbítrio Ah se estudar mais você pode ter um cargo melhor se você se esforçar mais você vai para outro lado tem esse processo da meritocracia
que é defendida pelo liberalismo Será mesmo então qual a conclusão do texto tá primeiro que a escola ela tem uma função e essa função hoje deveria ser o quê contribuir para o processo de construção do homem mais humanizado possibilitando que os alunos aprendam conhecimento de ciência Filosofia de artes o texto vai reafirmar uma concepção de trabalho educativo tá que vai separar aí uma escola que é reprodutora e alienadora que serve a uma tendência neoliberal que serve a uma tendência capitalista e de um outro lado nós temos uma escola que é transformadora uma escola que tem
um papel na luta de classes reconhecendo suas contradições reconhecendo as suas possibilidades a Carla falou assim estou entrando em uma Crise existencial Carla nesses últimos veos como eu comentei Eu estive no hospital eu precisei me movimentar muito entre os corredores né E para falar a verdade foi minha primeira vez numa situação como essa e eu vi cada situação cada caso cada descaso que eu nunca tinha visto assim pessoalmente eu voltei até assim diferente a alguns aspectos e de pensamento porque eu nunca tinha visto com meus próprios olhos o que eu vi e assim será mesmo
que existe uma preocupação com a pessoa se existe mesmo uma preocupação com o ser humano ou parece que são só massas de ossos e músculos porque parece que no sistema capitalismo se você não é útil trabalhador mão de obra você é apenas um encosto você é apenas mais um ali lotando o espaço e a escola ela pode assumir um papel de reproduzir tudo isso ou ela pode ter um papel transformador Porque existe essa tensão entre uma sociedade alienadora e uma uma sociedade transformadora mas o texto vai delimitar a escola tá a escola a escola reprodutora
e a escola transformadora só que aí o texto finaliza com parágrafo de esperança se existe essa tensão entre uma escola reprodutora existe uma escola transformadora se existe essa tensão significa que existe um espaço para que a escola seja um instrumento e espaço de resistência e de luta como permitindo que os estudantes apropriem os saberes de forma profunda de forma complexa levando em consideração tudo que os outros seres humanos desenvolveram ao longo do tempo [Música] tá o André perguntou o que seria o termo aluno concreto André vamos lá vamos imaginar tá que você vai vai propor
um produto Educacional você foi aprovado no mestrado vai precisar elaborar um produto Educacional que é uma solução para um problema identificado E aí você define que vai fazer uma aula numa aldeia indígena Ribeirinha que é pescadora tá então os alunos eles têm o hábito de fazer pesca eh nos barcos eles vão nos barcos que eles mesmos constroem e vão fazer lá o Ato da Pesca e tudo mais vão pescar e tudo mais e aí chega o professor que vai fazer a pesquisa e diz o seguinte Nossa os meninos estão subindo num barco no Rio para
pescar os peixes eu vou pensar numa solução vou ajudar esse meu aluno esse meu participante da pesquisa e aí ele acopla motores no barco e tudo para dar mais potência e tudo mais durante a pesquisa o que que acontece o motor que foi colocado no barco afugenta todos os peixes aqueles alunos que conseguiam pescar 5 10 15 peixes não pescaram nenhum sabe por quê Porque o pesquisador o professor você aluno do mestrado de repente teve uma ótima ideia baseado num aluno abstrato numa ideia numa boa intenção só que você não levou em consideração o aluno
concreto o aluno real o aluno verdadeiro do que é que eu do que é que adianta Tá eu já fui já fui Professor de escola municipal fui Servidor Público durante alguns anos numa escola e aí dava aula numa periferia de Fortaleza e olha no começo eu chegava com um tipo de planejamento e quando eu ia dar a aula basicamente eu quebrava a cara porque não fazia menor sentido tinha vez que eu chegava assim na aula tinha acontecido algum fato no bairro assim aquelas coisas que você vê em jornal tá aquelas coisas bem violenta digno de
jornal policialesco mesmo tá aconteceu conteúdo da aula Regência de Dom Pedro II e todo o processo de do império e tudo mais não faz sentido não não tem conexão não tem ligação aquele planejamento é totalmente baseado num plano abstrato num aluno Imaginário os meus alunos estão horrorizados por quem morreu não querem saber do Dom Pedro I que é basicamente um personagem fictício de um livro de história pra cabeça deles não faz sentido não tem concretude eles não entendem nem o Brasil de hoje imagina o Brasil daquele tempo naquele contexto da forma como estava previsto visto
no plano só falando não faz sentido o aluno concreto é o aluno real Com Seus Problemas reais com seus desafios reais com suas limitações reais al não tá nem prestando atenção Ele tá esperando a hora do intervalo para comer o pão na hora do recreio então aluno concreto é você ver de fato o aluno real tá Para Além da Imaginação para além da teoria por isso como Alexandro comentou o próprio currículo ele pode alienar porque o próprio currículo ele se descola da realidade você começa a falar do pro aluno do morango o aluno Nunca nem
viu morango Mas você tá ali mostrando a imagem do morango nos exemplos na alfabetização o al Nunca nem viu a irlan comentou que ve o Instituto Federal do Espírito Santo como uma escola trans Olha que incrível a ednea comentou que os livros didáticos não trabalham com aluno real edneusa tem muito a ver com o que nós falamos na nossa aula de hoje tá de forma bem simples todos os livros didáticos que são elaborados aí por grandes editoras elas atendem a uma agenda neoliberal também como assim são grandes existem pessoas que tem um poder da caneta
na mão quando se trata de educação e são pessoas do Meio capitalista porque são grandes proprietários bilionários Jorge Paulo lema é um por exemplo então eles tem poder de decisão é isso que é capitalista tá não é você capitalista é tipo assim é o cara multibilionário o cara poderia comprar sua cidade no cartão de débito ele tem poder de decidir uma lei porque ele vai ali conversa com Fulano ele tem um Network com cicrano Assina aqui assina ali foi aprovado não passou por consulta de não sei quem não passou por votação de não sei onde
você percebe que quem realmente é capitalista tem um poder econômico político nas mãos inclusive um poder de influência tá E aí toda a educação baseada nos livros didáticos nos parâmetros curriculares nas diretrizes nacionais na base comum curricular tudo isso tem aí uma influência tá como a Renata comentou né a bncc que é a base Nacional comum curricular ela tem indícios ela tem uma influência aí daqueles que tem o poder na mão tá e a josemara comentou que os conteúdos do livro didático estão cada vez mais resumidos josemara é exatamente isso que nós comentamos aqui esse
esvaziamento do conteúdo faz parte de uma agenda neoliberal faz parte de uma agenda do aprender a aprender é cada vez menos conteúdo cada vez mais autonomia e protagonismo para o estudante é cada mais poder de escolha e aí você que é professor você acha mesmo que os seus alunos tem proatividade de estar escolhendo o que vai aprender de selecionar e filtrar como direcionar os seus estudos pelos próximos anos eu acho que não né gente e sobre o nosso cursoo de preparação tá para quem tá em dúvida primeiro ponto você só deveria entrar caso você esteja
decidido a estudar tá para o curso do mestrado se você tem algum tipo de insegurança sobre o edital você pode esperar o edital ser divulgado tá não tem nenhum problema o importante é que nós já estamos com a plataforma Já estamos com as matrículas abertas os simulados serão liberados ao longo da nossa programação atualmente nós estamos na fase de análise das nossas suas obras Fin analizamos o texto um texto do texto 4 o texto três vai ter atualização também tá vocês podem ficar tranquilos porque eu estou preparando material legal para vocês também texto cinco também
terá atualização E aí nós teremos simulado sobre cada uma das obras e a melhor notícia cada questão vai ser respondida em vídeo também caso você queira né tirar uma dúvida caso você queira fazer uma revisão então nos nossos simulados nas nossas questões nós vamos responder cada uma das questões de verdadeiro ou falso de incorreta de correta de inciso e aquilo tudo lá que normalmente é cobrado na prova e aqui no nosso cronograma nós temos né a nossa programação da liberação e estudo das aulas E aí se você já é meu aluno Aproveita tá para navegar
pela plataforma abre os módulos assiste as aulas anota sublinha risca imprime simulado imprime os slides se você puder caso não vê no celular vê no computador o importante é que você esteja em movimento esse conteúdo vai para além do Pró ept tá se você pensa em cursar outros mestrados outros processos seletivos projetos de pesquisa essa bibliografia gente Ela é perfeita para você que pensa em tentar outros mestrados também tá Por quê Porque ela fala basicamente da Educação de uma forma geral e ela fundamenta baseada numa linha que é defendida nos mestrados em educação no Brasil
o texto quatro nem se fala texto quatro quem já começou a ler sabe o que é que vem pela frente né então gente amanhã nós temos mais uma aula tá nós vamos fazer um resumão sobre o texto educação tecnológica no Brasil processo geopolítico geografia política tá se você puder estar ao vivo comigo será um prazer eh tô super feliz de poder estar aqui em casa novamente de poder estar aqui junto com você ao vivo para mim esse momento com você vendo você escrever aqui no chat vendo a interação vendo as dúvidas para mim realmente não
tem preço tá é um enorme prazer e amanhã nós vamos fazer um resumão sobre o texto educação tecnológica no Brasil vamos ver todo o percurso da história da educação brasileira e como isso desemborca aí na educação profissional tá bom gente grande abraço Ana Carla ta professora lilan Faria Porto Borges tá dizendo aí força povo sucesso para vocês e gratidão ao Paulo professora lilan gratidão a você tá por essa obra incrível que é um texto que eu tenho um carinho muito especial porque fala da educação brasileira de uma maneira que começa de todo o processo de
humanização que nos toca né a entender o nosso processo como ser humano mas também a crítica a educação brasileira ou seja nem tudo parece o que é né Nem tudo que parece ser bonzinho nem tudo que parece ser legalzinho protagonismo construção do conhecimento nem tudo parece ser o que é a gente precisa aprofundar a nossa compreensão a nossa crítica e aos poucos nós vamos evoluindo aqui enquanto estudantes né Tá gente grande abraço para vocês e nos vemos na nossa próxima aula abração
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