olá pessoal tudo bem eu sou professor de downtime guedes e mais uma vez estou aqui nesse canal pra compartilhar com vocês algumas reflexões em especial hoje a nossa atenção nosso foco está em teodoro adorno um dos pensadores mais emblemáticos do século 20 eu sou suspeito porque desde 2012 durante a 2010 11 12 durante o mestrado eu me utilizei da teoria de adorno para compreender o fenômeno educacional em um recorte específico da época de mestrado e hoje percebo a necessidade de retomá-lo de analisá lo mais uma vez seja em preparatório para estudos de doutorado seja para
trazer aqui no nosso canal uma reflexão uma contribuição para a comunidade acadêmica ou pra você que é um curioso um estudioso da filosofia mesmo que não esteja tão preocupado com questões defesas de teses acadêmicas tá certo vamos comigo a primeira coisa é percebemos a vida de adorno um filósofo sociólogo precisa ser compreendido na sua existência adorno nasceu em 1903 faleceu em 1969 ele viveu durante o século 20 e no século 20 na alemanha porque ele era natural da alemanha ele teve a oportunidade de conhecer o grande avanço científico grande avanço tecnológico que o ser humano
é capaz e ao mesmo tempo ele presenciou coisas horríveis promovidas pela segunda guerra mundial que perseguiu inclusive o seu próprio povo adorno era filho de um judeu o pai judeu que se converteu ao protestantismo e que se casou depois com uma cantora lírica italiana esse pai de adorno era um comerciante de vinhos bem sucedido deu adorno condições de estudar em boas escolas ele sempre ocupou lugar de destaque seja na infância na adolescência ele era um aluno de referência nas escolas escolas boas de qualidade e também ele teve uma oportunidade sem igual de estudar com o
filósofo da família chamado krakauer semanalmente esse filósofo visitava a casa dia do ano de sua família e chamava o jovem e cobrava desde as leituras e as lições acerca do livro a crítica da razão pura de emmanuel kant a formação universitária de adorno também foi exemplar adorno estudou na escola de frankfurt e lá ele se dedicou ao estudo de filosofia musicologia psicologia e sociologia só isso demonstra como que para adorno a compreensão do fenômeno mano não poderia se dar por um único recorte por um único viés esse caráter e inter trans disciplinar que no futuro
ele vai chamar de constelação de saberes e já está presente desde a sua formação na graduação ele terminou os estudos dele apresentando uma tese em 1924 chamada a transcendência do objeto de noé a tyco na fenomenologia de edmonton hansel isso é muito importante porque demonstra já que a base epistemológica de adorno está nos na discussão neo kantiana é no próprio kant e também na fenomenologia de hansel e depois na no próprio existencialismo emissor em que gaga e adam seguir seus estudos atentou o ingresso a instituto de pesquisa social que se tornou depois da escola de
frankfurt ele tentou acesso com essa tese acerca de hansel mas ele foi negado porque consideraram ele pouco marxista desse pode isso né mas é uma verdade porque a episteme dele não estava no materialismo histórico dialético mas ele tem um debate fenomenológico muito intenso e é por isso que muitos da própria é dos próprios dentro dos próprios marxistas olhavam para ele uma certa estranheza ele passou cerca de nove anos então se dedicando a outros estudos relacionados à filosofia da arte e ao existencialismo de soren que gagá e em 1933 ele apresentou uma tese sobre que chegará
a construção do estético e nessa tese ele foi orientado por um teólogo e filósofo existencialista chamado polti like o chile que até hoje uma das grandes referências para as ciências da religião no mundo vale a pena ressaltar que essa tese dele sobre que já deu a ele o a cadeira o acento no instituto de pesquisa social na escola de frankfurt ao lado de rokha m e outros de sua época que impactaram o pensamento ocidental a formação de adorno então se dá tanto a partir de kant da fenomenologia da crítica da arte do existencialismo e claro
ele fez leituras de karl marx ele assimilou muito da crítica que karl marx apresentava acerca do capital da sociedade capitalista mas ele não pode ser reduzido a um materialismo histórico dialético porque essa não é a perspectiva o olhar de theodor adorno por isso que ele foi tão incompreendido por pessoas que a notava o olhar marxista de forma mais conservadora tradicional e também ele não foi compreendido por outros que não a do symbiam considerados mais de direita digamos assim eles estranham bastante o pensamento de adorno eu quero trazer para vocês agora de modo bem sucinto as
principais obras de theodor adorno veja ele escreveu centenas de artigos que escreveu muitos livros mas eu quero trazer alguns que me ajudaram tem me ajudado a construir aquilo que chamo de uma sociologia dialética a partir de adorno o primeiro livro que de impacto bastante foi a que guarda a construção do estético aquele que foi publicado em 1933 está traduzido para o brasil ele não bebe seriamente de que gaga mas ele se apropria muito dele de existencialismo e faz críticas aqui que ganha em alguns momentos também em 1944 clássico dele junto com o km a dialética
do esclarecimento que é uma crítica fabulosa o positivismo científico e à necessidade de superação de métodos que desconsidera o aspecto dialético contraditório complexo que é o fenômeno humano não podemos reproduzir aos seres humanos a mesma lógica que se aplica a estudo das coisas né das coisas materiais precisamos comprar admitir a complexidade que há no humano em 1950 personalidade autoritária já é um estudo voltado para a psicologia social de adorno em 1950 também naquela década uma série de estudos foram desenvolvidos por ele e que deram origem a esse texto que a indústria cultural e sociedade inclusive
a dor não é taxado como um sociólogo da indústria cultural e outros dizem que ele não é suficiente para compreender o momento atual que nós vivemos mas há controvérsias vamos conversar sobre isso em outros vídeos tá certo esse texto que é muito importante também em 1951 a mínima moralia já é um debate sobre filosofia moral e adorno em 1966 a dialética negativo esse texto é muito mal compreendido existem pessoas falando bobagens na internet sobre a dialética negativa de adorno como se ele fosse um negativo como se fosse alguém que é pessimista demais e uma série
de outros elementos não entenderam a dimensão estética emancipatória que há nesse conceito nós vamos falar sobre isso mais à frente também a introdução à sociologia um livro que eu amei tá esse livro apresenta o concurso que adorno deu e foi gravado este curso depois foi transcrito e virou esse livro é uma obra póstuma foi publicada depois da morte de adorno e é curioso como que nesse livro apresenta várias críticas aos autores clássicos da sociologia e também como ele se apropria de seus autores em muitos momentos a dona livre isso é uma característica que eu vou
trabalhar com vocês daqui a pouco a liberdade do pensamento de adorno outra obra importante é a teoria estética de adorno que foi publicada em 1970 também uma obra póstuma e traz já há uma contribuição fabulosa de adorno na sua fase mais madura de pensamento outra obra importante que deu muita base para aquilo que eu tenho pensado e estudado é emancipada em educação e emancipação educação em uma situação é uma obra que nasce de uma entrevista que adorno concedeu a uma rádio ela na alemanha eles estavam estudando o currículo da época que currículo nós de história
seria colocado seria posto para as crianças nas escolas logo após a segunda guerra mundial olha que debate interessante vamos contar o que nós fizemos com judeus e com tantos outros pólos por nós não vamos contar de que jeito contaremos a história de nosso povo para suscitar nossas crianças é patriotismo mas ao mesmo tempo consciência olha que pergunta interessante vale a pena para o brasil isso é muito atual esse tema agora para concluirmos nosso vídeo eu quero responder à seguinte pergunta é importante estudar adorno para os tempos atuais o pensamento de adorno está ultrapassado ele ainda
é relevante para a nossa sociedade eu acredito que sim primeiro porque adorno ele traz uma contribuição epistemológica que está muito além da contribuição dele enquanto teoria do objeto que eu quero dizer adorno olhou para a sociedade de massa daquela época daquela aquele contexto e ele apresentou uma um diagnóstico daquela sociedade esse diagnóstico para a sociedade da década de 40 de 50 já foi questionado por muitos outros autores eles dizem não hoje a sociedade é diferente só que uma coisa é a teoria do objeto ea outra a episteme é o olhar ele criou um método ele
um método é eclético inclusive de sociologia dialético ele reúne contribuição de diversos autores e ele observa de uma maneira muito perspicaz e esse olhar dele foi imitado por outros autores como por exemplo sigma palma assumir em todos os livros todas as obras dele a forma como os global um estudo da sociedade contemporânea está inspirada na epistemologia social de adorno e de hannah arendt a sociologia filosofia destes autores impactaram outro autor que é o segundo bom que eu quero dizer não podemos desconsiderar o pensamento de adorno se em algum momento aquilo que ele observou da sociedade
não cabe mais para a sociedade dos dias de hoje a sociedade mudou mas a lente a forma interpretativa dessa sociedade pode ser aplicada mais uma vez que teremos um novo resultado o segundo motivo pelo qual considera o pensamento de adorno extremamente importante é que a dona era o pensador livre exatamente já disse para vocês a dor nuvem é da teoria da arte da crítica da arte ele vem de manual kant vem da fenomenologia do existencialismo ele se apropria também do marxismo mas ele não está cativo e quando o partido socialista tentou por exemplo subjugar o
pensamento dele ou enquadrá-lo no materialismo histórico dialético da maneira como eles compreendiam a dono não aceitou essa é uma crítica que ele fez a georg lukács no catar o de adorno e ele deslocará que você realmente é perdeu muito porque eu estou desapontado com você porque você as deixou o que pensava para si a moldar a imposições do partido e a dona não aceita isso adoro também não aceitou quando na década de 60 a união soviética reprimiu duramente a movimentação do movimento dos estudantes às críticas que eles estavam fazendo adorno questionou duramente e inclusive o
partido socialista bateu forte nele criticou mas ele não é abrir mão da sua liberdade porque para ele ser humano estava acima das ideologias ser humano estava cima dessas construções políticas ele precisava ser respeitado acima de tudo o terceiro ponto fundamental para entendermos a atualidade e relevância do pensamento de adorno é que ele já desde aquela época estava construindo as bases de um conhecimento interdisciplinar multi referencial ele daí o nome que ele dá é o constelação de saberes ele diz que nós precisamos de alguma forma para compreender melhor o fenômeno humano nós precisamos acessar a áreas
distintas do saber e nós precisamos dialogar o pensamento precisa ser construído de modo mais democrático inclusive tem que ser dialogado porque um só uma só vez dente um solado não vai conseguir enxergar o todo a complexidade do humano isso é fundamental até hoje existem pessoas querendo compreender a sociedade somente pelo viés econômico outra somente pelo viés da psicologia que nós precisamos superar um pouco essas visões compartimentadas ea dono já desde a época de 30 40 fazer essa defesa a qual o quarto motivo é que adorno é defende que a ciência precisa se reconciliar com a
filosofia seja numa perspectiva da epistemologia das bases dos fundamentos da ciência recebendo crítica da filosofia do conhecimento seja porque a ciência está carente de ética nós precisamos de imperativos éticos que sejam mente categóricos que estabeleçam um nível de humanidade de reconhecido de dignidade humana não fazer científico e não fazer econômico e não fazer político em todos os fazeres nós precisamos de um novo olhar de uma nova forma de nos relacionarmos um com o outro e por fim eu considero que theodor adorno deixou para nós um uma grande construção sociológica eu não tenho visto tantas pessoas
fazerem a apresentação de adorno como este sociólogo ele não é dos clássicos lá e faz leitura desses clássicos mas acredito que ele tem uma sociologia dialética que deve ser melhor compreendida estudada e apresentada a nossa sociedade hoje um grande abraço e em breve teremos mais vídeos sobre theodor adorno