AULA ABERTA | Quimbanda e Kimbanda com Bàbá Mário Filho @eadubuntu

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Umbanda EAD
Bate papo com o Bàbá Mário Filho sobre a origem, história e diferenças entre Quimbanda e Kimbanda. ...
Video Transcript:
salve salve saravá Aé mojubá eu sou Rodrigo Queiroz estamos aqui iniciando mais um encontro e mais uma aula aberta da nossa pós--graduação em Teologia cosmologia e cultura AF brasileira e nessa edição de hoje eu recebo o nosso grande mestre baba Mário filho que é um pesquisador das religiões e tradições afro-brasileiras também um iniciado em vários Campos dessas tradições e entre elas ele é Tata de Quimbanda e o nosso tema hoje então com o baba Mário filho é falar sobre o universo da Quimbanda enquanto religião e as distorções que podem haver ou existiram ao longo dessa
temática para que você estudioso dessas tradições possa ter maior compreensão desse macr universo que é o conjunto de crenças de tradições de religião de cosmovisão afro indígena aqui em solo brasileiro então convido aqui para abrir essa aula com a gente baba Mário Filho saudações baba saudações bom dia boa tarde ou Boa noite depende da hora que a pessoa vai assistir a esse vídeo é sempre um prazer falarmos sobre aquilo que anima tas pessoas que estão fazendo esse curso quer conhecer um pouco mais um pouco melhor sobre a tradição afr Religiosa e falar de kimbanda sempre
é um assunto que traz muitas paixões eh a falta de conhecimento sobre o assunto é muito grande que permite que haja muitas confusões com as pessoas eh sempre com com uma visão muito deturpada a respeito dessa prática afro-religiosa pai eh quando fala a palavra kimbanda no nosso Imaginário tanto dentro das tradições afr religiosas e também no conceito Popular eh no Brasil a gente traz algumas impressões eh ruins e nada como entender um pouco do processo histórico né antes de entender a sua história dentro da Quimbanda eu quero entender eh como que surge a Quimbanda Quimbanda
é uma coisa que surge no Brasil ela vem mesmo existe ela Originalmente no território africano como que é esse processo nós temos que entender que a kimbanda tem uma origem que não é brasileira ela tem uma origem em território africano especialmente com os Anes da ponta esquerda da África subsahariana ali quando nós vemos Cabinda numa parte da Angola e aí você vai entrando eh pela África e você vai até o antigo Reino do Congo O Reino do Congo era uma área muito muito grande no território que nós chamamos hoje de território bantu que vai des
da da ponta da África cabina vamos ver imaginando a África e Então vamos na ponta esquerda até da ponta não na parte de baixo da África do lado esquerdo temos ali Cabinda Angola e vai entrando para dentro da África à direita você vai ver Moçambique até Madagascar ou Madagascar E aí você afunila até embaixo do da África você vai encontrar a África do Sul Então essa área gigantesca hoje é chamada de área dos povos bantu a palavra bantu é o plural de untu untu quer dizer humano bantu plural de unto humanos mas como os colonizadores
não desconheciam a língua né então ficou bantu como nome desse povo mas a palavra bantu quer dizer humanos e quando Eh vamos falar sobre isso temos que olhar todas essas características desses povos E hoje nós podemos dizer que são cerca de 500 povos diferentes com mais de 1000 línguas que Esses povos falam então quando eu vou falar de Quimbanda ela era uma prática específica de uma comunidade que hoje habita parte do país chamado Angola Angola não existia ainda quando o Diogo cão no final do século eh x ele entra pelo rio zambe ou pelo rio
Zaire não me lembro Eh agora certinho um dos dois rios ele entra na África por esse rio Indo ao encontro do Rei do Congo o manicongo para estabelecer um contato comercial e esse contato ele foi requisitado pelo manicongo que escreveu uma carta dirigida ao rei de Portugal pedindo para que houvesse um contato entre o manicongo e o Rei de Portugal então o Diogo cão que era um navegador veio com a sua embarcação até o encontro com manicom e esse encontro trouxe além dos Comerciantes eh na tripulação trouxe também militares trouxe também eclesiásticos trouxe também eh
outras pessoas que queria iam entabular um contato com o rei do Congo o Manic cono e também com as pessoas que faziam parte dessa comunidade logo em seguida o rei do Congo ele se converte ao catolicismo e o catolicismo passa a ser uma religião mais da corte próximas das pessoas próximas ao Rei qual que era a prática que era feita antes dessa conversão do manicongo ao cristianismo ao catolicismo a prática se chamava kimbanda que vem da palavra Umbanda Que nós conhecemos a palavra Umbanda quer dizer cura quando eu falo Quimbanda eu estou dizendo a grande
cura o curador a arte da cura então era a prática que essas pessoas faziam no seu dia a dia visando uma melhor vida então não era só a cura de algum mal do corpo mas todo o tipo de mal eh qualquer coisa que pudesse trazer de infortúnio ou sofrimento para qualquer pessoa seria tratado pelo Tata kimbanda então o Tata kimbanda era o sacerdote que praticava essa religião pré-catalisador teve uma origem entre os povos africanos especialmente os povos bantu mas especialmente ainda da população que hoje habita a Angola e aí você vai encontrar a palavra Quimbanda
e umbanda no léxico na língua kimbundo então na língua kimbundo a palavra Umbanda quer dizer cura e a palavra Quimbanda é aquele que para prtica a cura a grande cura o grande curador então a palavra aqui banda tem vários várias interpretações sempre relativo a ao substantivo Umbanda que quer dizer cura e o que o que pode ser grande pode ser arte e várias outras coisas que essa palavra k que vai vai juntar-se com a palavra Umbanda Lembrando que a palavra Umbanda não tem o u quando eu escrevo em quicongo em quimbundo minto em quimbundo eu
não tenho o u como nós temos hoje é o m então um banda Só que a pronúncia quando aá a palavra ela escrita com m ou com n eu vou pronunciar com u sempre então é um banda então a pronúncia é essa E aí aqui em banda eu só tiro a a vogal primeira e junto com o prefixo k e fori uma palavra Quimbanda Então essa era a prática que existia antes da chegada da da da delegação de Portugal e antes também da conversão do manicongo e de parte da realeza da coroa também as práticas
católicas bom É uma longa jornada né para poder compreender essas origens e como isso vai se desenvolvendo a gente tá falando que o o kimbanda é algo que o sujeito é e pratica é como um Pajé comparando aqui com as tradições indígenas né do do do Brasil Sem dúvida alguma é a prática do que nós poderíamos chamar de pajelança é a prática completa da pajelança uso de erva de raízes de fumaça tudo aquilo que nós encontramos na pajelança Brasileira é muito semelhante à prática do Quimbanda então ele vai ter um oráculo eh composto por ossos
Por sementes que ele vai consultar e a incorporação que nós temos tão marcada no Brasil não era uma prática tão forte entre essas pessoas é claro que havia incorporação mas não com a a ah como se fosse algo muito comum não era muito comum que eu utilizasse a incorporação para qualquer tipo de aconselhamento sempre isso era feito pelo sacerdote que tinha o conhecimento adequado sobre isso para que pudesse oferecer às pessoas o melhor ento a melhor cura para as pessoas então eram outras práticas feitas e a e a incorporação era muito rara nós temos um
um documentário feito no final dos anos 60 por um antropólogo angolano que ele vai registrar durante alguns meses as atividades específicas de um kimbanda em Angola ele vai trazendo todos os passos que um kimbanda que um Tata kimbanda vai desenvolvendo na sua comunidade como também essa relação é construída entre o Tata kimbanda ou entre o kimbanda e a comunidade aquilo que lhe utiliza eh para chegar a uma cura Então esse vídeo ele é muito interessante porque ele vem complementar toda a literatura que existe sobre a prática da Quimbanda e também você vendo como era realmente
o exercício da da medicina tradicional feito pelo kimbanda então na África no geral hoje a ONU por exemplo ela reconhece que existe uma medicina tradicional africana inclusive na Nigéria por exemplo nós temos hoje uma formação dada pelo Governo já aos médicos tradicionais chamados onum Então os onum eles recebem uma formação Extra governamental para que possam aplicar realmente a medicina tradicional nas pessoas porque há um déficit há um GAP muito grande de médicos em África então para isso os governos têm eh investido na formação de médicos tradicionais em Angola isso não acontece ainda há pessoas eh
são são pessoas que vão buscar isso né de divulgar mais essa situação essa prática para resgatar a a os conceitos da Quimbanda porque hoje Angola ela passa pelo mesmo processo que nós passamos ela tá tá virando um país muito evangélico ele foi ó ou se torna evangélico qualquer prática eh tradicional ela é muito mal Vista Então você só vai encontrar esse tipo de prática em locais muito retirados distantes dos Centros Comerciais das cidades grandes de Angola e você vai ter que ficar buscando os lugares onde os Tata kimbanda ainda existem então nós temos reg que
há sacerdotes de Quimbanda em Angola ainda que moram no Vale do bengo o Vale do bengo é uma região em Angola bastante distante dos centros eh urbanos e a comunidade Rural Lá é muito grande então a medicina que que assiste essas pessoas é a medicina oferecida pelo kimbanda não há uma medicina eh feita pela medicina medicina eh ocidental mas sim um tratamento oferecido pelos kimbanda como era como é feito desde sempre muito interessante como os terreiros e os quilombos aqui no Brasil né até hoje também o faz né pai surgiu uns anos atrás eu não
sei eh o que momento isso começa a ocorrer se faz sentido e virou uma pergunta muito recorrente no ambiente digital que é o tal da Quimbanda com q a Quimbanda com K existe essa distinção Em que momento isso ocorre é eu eu já contei essa história alguns lugares que me perguntaram alguns podcast eu vou contar mais uma vez essa história contar muito ainda pai então o o meu iniciador O Tata kimbanda Lúcio negão ele eh era uma pessoa que tinha um destaque gigantesco como um Tata kimbanda ele é até hoje referido como uma um dos
maiores Tata Quimbanda do século XX eh que nós já tivemos e ele ele era muito sarrista ele tirava muito sarro das pessoas era uma pessoa muito bacana no convívio ele tirava e tinha ótimas Sacadas para brincar com as pessoas e quando ele queria tirar sarro de algum quimbandeiro ele falava assim ah esse aí é da Quimbanda com qu não é daqu em banda com K ele falava isso mas como algo jocoso entre nós e aí uma pessoa que era do nosso círculo que foi iniciado comigo na Quimbanda ele pegou isso essa brincadeira que o Tata
Lúcio fazia e escreveu isso como se isso fosse algo que existia realmente e isso foi escrito no início dos dos anos 2000 em 2005 mais ou menos que essa pessoa escreveu isso para diferenciar dizendo que a Quimbanda com q era fraquinha e a Quimbanda com K era verdade Ira Quimbanda dessa brincadeira que o Lúcio fazia então da Quimbanda com K que seria superior a Quimbanda com que que seria inferior Mas brincando que era a pessoa que não tinha muito conhecimento era da Quimbanda com Q E isso se tornou praticamente uma verdade para muitas pessoas que
passaram inclusive não usar o termo Quimbanda com que porque não se eu falar que isso da Quimbanda com que a minha Quimbanda é fraquinha então era uma brincadeira que o O Tata Lúcio fazia entre nós as pessoas que eram iniciados na Quimbanda que ele tirava sarro que eu falei ele era muito brincalhão e se tornou algo desse sentido então começa a falar sobre isso em 2005 quando essa pessoa escreve sobre esse assunto tentando diferenciar Quim banda com c da Quim banda com q eu até eu escrevo escrevi um artigo que eu falo sobre isso não
conto essa história não artigo logicamente mas eu falo que o uso da kimbanda com K ou com Q não tem nenhuma diferença era só brincadeira que o Lucio fazia nossa e o senhor identifica que dentro do da Quimbanda que se tenta ser séria existe isso levado a sério imagina não nunca levou isso a sério Era uma brincadeira do Lúcio talvez pode ser que no decorrer dos anos alguma pessoa tenha eh introjetado isso e falar não a minha kimbanda é com k é verdadeira kimbanda e passasse a a uma brincadeira se tornar algo sério para ele
mas para nós nunca passou de uma brincadeira do Lúcio muito interessante pai tem uma uma situação em relação a Quimbanda que ela é bem mais reservada do que outros cultos afros aqui no Brasil ou é só uma impressão minha Depende de qual Quimbanda nós estamos falando nós temos como se fosse a umbanda as práticas elas são eh abertas ao público as pessoas podem participar eh São Muitas delas são muito festivas sempre com as festas com pomba gira e Exu Então essa Quimbanda gaúcha não tem essa característica algumas outras Vertentes de quimb terão esse comportamento um
pouco mais reservado em que Pese que hoje há eh casas que se chamam terreiros de kimbanda que fazem também práticas abertas ao público na nossa tradição não há práticas abertas ao público para que a pessoa chegue num numa numa casa de Quimbanda num terreiro de Quimbanda ou é por ou por indicação quando a pessoa irá passar pelo atendimento com o Tata Quimbanda ou então com alguma entidade que a pessoa incorpore para dar atendimento a essa pessoa então é algo reservado Mas por que que isso acontece em razão do próprio estigma que a Quimbanda vai adquirindo
a partir do livro do Leal de Souza que escreve né Umbanda magia branca que im banda magia negra quando isso se estabelece Eh toda a publicação que fala sobre Quimbanda será negativa mesmo que haja pessoas que falarão diferente disso essa essa eh ideia ela se fixa nas pessoas e é difícil que você mude isso entre as pessoas aqui em Band se tornou algo malévolo maléfico do diabo do demo do cramulhão do pé rachado e assim por diante se tornou algo muito muito satânico e pessoas se sentem muito atraídas por esse lado né o Dark Side
é um lado que atrai muito as pessoas você vê lado ele ele existe é um fato a a kimbanda ela tem uma Face de crença e relacionamento com demônio em sua origem de forma alguma como eu falei a sua origem é aquo que nós poderíamos imaginar que fosse a umbanda é umbanda praticada nos terreiros mais velhos só isso agora essa forma de enxergar usando os seres da goécia usando nomes de demônios isso é recente é dos anos 50 40 50 paraa frente como eu falei quando Leo de Souza coloca como se a Quimbanda fosse magia
negra e assim como a umbanda é um culto bastante agregador que ele vai a umbanda vai pegando práticas outras e vai colocando nela e vai adquirindo a roupagem própria da Umbanda A kimbanda passou pelo mesmo processo ela trouxe os seres da goécia os os grimórios do século X 15 escrito por bispos católicos da demonologia católica ela foi introduzindo tudo isso na Quimbanda E aí quando o José bitencur coloca no livro dele a as comparações entre os seres da goécia e o nome dos exus como Exu ventania é o satanas ele vai colocando a relação de
seres do mundo da goécia com o nome dos exus isso faz um sucesso enorme entre e ocultistas e macumbeiros Ah agora eu vou ter acesso aos demônios da goécia em vez de ter todo aquele trabalho maluco que é o da goécia porque na goécia a prática da goécia é uma prática muito difícil eh queem não tá acostumado com a prática da magia cerimonial vai encontrar algumas dificuldades na prática da goécia E aí eu vou encurtar tudo isso utilizando o Exu em vez de usar um demônio da goécia eu vou falar não o demônio da goécia
é o próprio Exu Então em vez de toda aquela Parafernália de magia cerimonial eu vou incorporar um um demônio que vai me ajudar que vai fazer o que o eu teria o mesmo resultado na goécia que demoraria anos até eu contatar esse demônio não eu vou fazer Isso numa incorporação E aí isso se torna uma febre Entre várias pessoas incautas especialmente que vão olhar para isso como se fosse algo verdadeiro então o exu se torna um diabo um demônio da goécia é Resumindo se torna isso pois é agora ainda nesse aspecto o senhor colocou como
um processo quase que orgânico nessa ade sincrética que existe aqui mas aí eu fico na dúvida né o senhor como Tata de kimbanda como que olha esse movimento e a gente tá agora no momento 2 23 por exemplo nesse momento que a gente conversa eh então início aqui do Século XX e a gente vê a internet sendo usada por todos nós das religiões afro-indígenas que é o que recurso midiático que a gente tem para divulgar para lá sobre Nossa nossa fé por exemplo mas também um turmas grupos se usando desse desse veículo para mostrar suas
práticas chamadas de kimbanda o que a gente vê ali é uma prática disso né do Exu as modeus Exu belzebu Exu Satanás Lucifer e e os nomes né de outros Demônios da goécia e trazendo uma um discurso a gente tem visto assim que isso é Exu de verdade que Exu não é bonzinho que Exu é é faca na caveira que kimbanda não tem eh eh Norte moral e eu chamo disso de não Norte ético Porque então assim tá tudo bem Você prejudicar os outros quando esse prejudicar o outro é para você é se beneficiar é
o bom para você então is é o que você precisa Então vai ficando uma coisa meio confusa até onde isso é que banda de fato e como que o senhor vê essa essa disseminação dessa forma o senhor recentemente fez um vídeo inclusive falando sobre terreiro sem tradição né Eu acho que isso vem vem nesse ponto aqui que eu tô falando né ficou Claro pai eu me confundi na pergunta não não é uma ótima pergunta porque é faz com que nós possamos buscar identificar esses momentos Então veja quando eu falei dessa pessoa que escreve que banda
com K banda com que como se aquela brincadeira que o Lúcio fazia entre nós fosse realmente algo verdadeiro que houvesse uma diferença da forma como eu escrevo se é com k ou se é com qu essa pessoa era versada no ocultismo e várias outras pessoas versadas no ocultismo várias delas passaram a pertencer às religiões afro-brasileiras em especial a umbanda e o Candomblé Então muitos ocultistas do final dos dos anos 90 80 dos anos 80 e 90 eh entraram para inúmeras ordens iniciáticas que foi um Boom aqui no Brasil de ordens iniciáticas aoto otoa noto eh
Clube corzon martinismo enfim milhares de ordens iniciáticas desembarcaram no Brasil e essa juventude que entra nessas ordens iniciáticas algumas dessas ordens iniciáticas tem um um conceito eh ligado a aquilo que nós chamamos o que se chama de telema faça o que queres e será o todo da Lei Então nada é proibido tudo é permitido Então essa esses eh dogmas são o que eh animam telema especialmente Não é só isso pai Queirós Não é só isso existem inúmeras outras coisas que estão por trás de só que isso que se torna a verdade para essas pessoas então
eu posso fazer o que eu quiser porque nada me atingirá tudo é permitido nada é proibido então eu vou colocar isso na minha cabeça e também Cley que é o a pessoa que modifica os conceitos da oto ele vai falar que todos nós somos uma estrela e que os fracos obedecerão que os fortes mandarão então todos esses conceitos de telema ela vão vai vai entrando nesse mundo ocultista que depois esses ocultistas passam a pertencer à Umbanda só que eles não querem a umbanda porque eles vem eles acham que a umbanda é muito fraquinha é uma
coisa Tem Glória demais eles querem algo forte poderoso Ah aqui em banda é o grande atrativo se a umbanda é a magia branca eu não quero Umbanda eu quero aqui Umbanda que é magia negra como Léo de Souza escreve Então telema trabalha muito com o que se chama convencionalmente de magia negra e aí eu vou juntando todas essas coisas no mesmo espaço então se torna uma febre entre os ocultistas a Quimbanda e quanto mais Malévola Quanto mais a ideia do mal ela existe melhor será essa Quimbanda perante essas pessoas E aí muitas pessoas vão se
destacar nesse campo e tendo os nomes mais estrambóticos possíveis sempre ligados a algum demônio ou da goécia ou da tradição católica dos grimórios católicos do século X 15v 16 essa loucura toda que vai sendo colocada na Quimbanda então quanto mais malévolo quanto mais palavrões eu falar quanto mais eu maldizer as pessoas ah os fracos obedecerão os fortes mandarão Ah que eh eu tenho que ser o melhor possível essa questão é egocêntrica ególatra ela vai ser muito mais específica porque o caminho mágico o caminho mágico difere do caminho religioso o caminho mágico é individual Então lasque-se
à comunidade lasque-se o outro porque é um caminho individual então é tudo para mim e isso se tornará muito forte Inclusive a prática da magia eh em telema é a mesma ideia não quero nem saber do outro só me importa a mim mesmo eu vou fazer rituais coletivos porque faz parte do processo mas a a eu vou buscar sempre olhar para mim e ponto e vou uo EUR centrado mesmo né sim eu vou utilizar as pessoas o máximo que eu puder para o meu benefício como croy fez com mulheres chamad mulhes Escarlate que todas elas
morreram eh a míngua ou porque ele realmente vampiriza essas mulheres como médiuns que eles ele as utilizava como médiuns E essas todas elas morreram nas mãos de Cley das práticas mágicas que ele usava a essas mulheres então Eh isso se tornou muito atrativo por uma Juventude nos anos 80 e 90 que passou a entrar para kimbanda olhar para Quimbanda com esse olhar o tempo inteiro pai eh nesse nesse aspecto então a gente já vê assim completamente desconexão com a Quimbanda como algo de de eh da tradição banto que é totalmente coletiva né totalmente agregadora né
que é cuidado todo e não do indivíduo apenas então ali a gente já vê uma ruptur e a gente vê uma aproximação com o satanismo né também que é uma outra prática não tem nada a ver com afros religiões e hoje em dia nesse tempo que a gente tá parece que tá muito flertando com essa prática do satanismo enquanto outro movimento né e acho que é importante a gente deixar isso pontuado aqui para ver que é uma distinção muito grande eh inclusive pro leigo não cair né em em possibilidades equivocadas hoje então existe muitos muitas
ordens que em bandeiras que não tá mais nem não conectado nada da África então Eh nós temos inúmeros exemplos de pessoas que criaram a sua própria Quimbanda quando ele eh fala não eu trabalho com Exu com pomba gira o que eu faço é que banda E aí é isso também é algo que é importante que nós entendamos que a Quimbanda ela fazia parte da Umbanda desde os princípios da Umbanda quando eu falava Senor falasse aqui que qual é a relação da kimbanda com a umbanda né sempre teve ou como que isso ocorre sempre houve uma
relação entre Quimbanda e Umbanda então por exemplo quando a umbanda fazia o a oferenda para exu para começar o trabalho era a Quimbanda quando falava Ah vamos virar a banda nos terreiros mais antigos que começavam ah vamos trabalhar com Caboco aí encerrava o Caboco vamos agora virar a banda então quando virava a banda ia para Quimbanda Então essa era a prática que existia entre vários terreiros que falavam sobre essa prática específica da kimbanda que era parte da Umbanda como se nós tivéssemos duas uma moeda com as duas fa a cara e a coroa uma era
a Umbanda A Outra A Outra Face era Quimbanda era assim se era uma coisa só com aí você vai até encontrar um livro que se chama o segredo da macumba do lapad do Marco luz e Lap esse livro tá esgotou-se já há muitos anos eu consegui comprá-lo num CEO cham o segredo da Macumba escrito em 74 esse livro que foi escrito e ele vai trazer como esse processo de separação da Umbanda e da Quimbanda Acontece ao longo dos anos e toda uma explicação social ela vai sendo dada então não só começa com o próprio Leal
de Souza dizendo que a magia negra é aqui em banda mas também do processo interno da Umbanda em sua depuração de práticas africanas Então essa depuração que a umbanda passa a sofrer essa higienização que acontece na umbanda para tirar suas características negras é um processo que joga toda a parte preta Negra africana para a Quimbanda porque a umbanda tem que ser o máximo possível Espírita então é um processo que vai acontecendo que vai eh trazendo esse olhar mais espírita para a prática umbandista e a a prática da Quimbanda é cada vez mais colocada eh em
segundo plano como se fosse algo menor que não deveria ter tanta atenção inclusive o nome vamos virar banda eh vai mudar vamos vamos fazer a nossa Quimbanda agora também passou não ser utilizado em razão do estigma que o nome Quimbanda passa a ter a especialização em Teologia cosmologia e cultura afro-brasileira é uma pós--graduação que vai te inserir na diversidade religiosa que existe aqui no Brasil Quais são suas origens e como elas mudam a nossa sociedade espiritualidades indígenas africanas e europeias se cruzam nesse solo e o objetivo do nosso curso curso é fazer uma viagem histórica
onde o ponto de partida dessas narrativas não são mais a dos livros de escola Qual é a história das religiosidades que surgem no Brasil e fora da perspectiva eurocêntrica o que o passado pode nos contar sobre o nosso futuro sofa essa é uma pós-graduação para todos aqueles que necessitam recontar suas próprias histórias a partir de sua ancestralidade e também para profess profes e profissionais que promovem práticas pedagógicas baseada na lei 10639 que discorre sobre a obrigatoriedade do ensino da história afo brasileira indígenas para fazer parte da próxima turma faz o seguinte clica no link que
tá na descrição desse vídeo ou aponte o celular pro QR Code que você vê na tela e aí você vai ser direcionado pra página com mais detalhes e efetivamente a sua matrícula o senhor citou a macumba pai e ela é um termo genérico para diversos ritos afrobrasileiro como a Quimbanda se relaciona com a macumba e os seus objetivos dentro desse contexto como que é é é foi muito acertada a sua palavra quando nós dizemos macumba eh era o nome utilizado no Rio de Janeiro pelos próprios praticantes então eh não era só o nome dado pelos
praticantes mas também o nome dado pelas pessoas que observavam a prática a gente vai ver o registro da palavra macumba no século XIX já então já existia essa prática mesmo porque a macumba como instrumento musical que é isso essa é a origem da Macumba instrumento musical nós vamos ver na eh nos jornais de época do século XIX essa é uma pesquisa que eu já fiz nós vamos encontrar os anúncios de orquestras de macumba inclusive tinha uma orquestra de macumba do exército brasileiro que animava o carnaval nos clubes cariocas Então até isso nós tínhamos nós tínhamos
essa essa prática e que animava as pessoas no próprio carnaval então o exército vinha com a as os seus macumbeiros com as suas macumbas para animar as pessoas durante o carnaval era assim que era feito então tudo isso eh nós temos que observar então a macumba era um instrumento musical que também é utilizado nas reuniões nas práticas religiosas do Povo preto que animava isso então o samba por exemplo ele se torna eh algo com esse nome samba quando Ah você vai no samba sim eu vou no samba você vai fazer o samba então o local
onde tocava a música se torna o próprio gênero musical e a mesma coisa aconteceu com a macumba Ah você vai na macumba porque tocava a macumba lá tocava o instrumento musical E aí foi se tornando denominando o a prática e aí o próprio macumbeiro adotou o nome macumba como algo da sua prática religiosa assim que aconteceu com o passar dos anos quando a quando a umbanda começa a se institucionalizar a partir dos anos 30 que ela se institucionaliza realmente começa isso nos anos 30 ela vai fazer um movimento de higienização e ela precisa tirar as
características da macumba dela porque a umbanda ela é uma continuação da Macumba a macumba vai sendo apagada ela vai se extinguindo enquanto a a umbanda vai nascendo e crescendo é é um é um contínuo praticamente porque os terreiros de macumba eles se tornam terreiros de Candomblé a minoria e a maioria se torna terreiros de umbanda então esses próprios terreiros vão passar a ter a denominação de terreiros de umbanda nesse nesse sentido Então dessa forma a a prática ela vai sendo construída de forma que eu precise limpar tudo isso das questões africanas daquilo que me lembrasse
da Macumba E aí você vai encontrar inúmeras publicações inclusive no jornal de umbanda que era o órgão oficial da Tenda na da Piedade que falava Umbanda não é macumba para realmente marcar isso Macumba é macumba nós não praticamos a macumba Então tudo aquilo que é um pudesse lembrar a macumba foi sendo jogada paraa Quimbanda a prática preta e aí essa Quimbanda vai sendo modificada ao longo do tempo até chegar no que nós hoje vemos dar o satanismo dentro da da Quimbanda porque ela sempre foi colocada como algo eh não quero isso isso é feio isso
é malévolo isso faz com que as pessoas sejam perdidas tudo isso vai acontecendo e nesse sentido então pai Qual é a a a mensagem eh de transcedência espiritual Qual que é o o cor assim o eixo da Quim banda ela quer transmitir o que pra sociedade para sua comunidade eh de iniciados e religiosos eh enquanto tradição espiritual Qual que é a objetivo hoje eu posso garantir que isso não existe mais então mesmo entre nós quimbandeiros isso foi se perdendo isso foi se perdendo porque essa conexão verdadeira com a tradição Congo Angola ela se desapareceu nessa
Quimbanda moderna você vai ter isso ainda no candomblé Angola o Candomblé angora ainda tem isso no seu seio já a Quimbanda contemporânea ela não tem mais essa tradição e é isso muito forte que se torna muito forte com os autores que vão falar a Quimbanda atual não tem nada a ver com a Quimbanda original Lógico que tem porém essas essa visão de mundo a Cosmologia Congo Angola a Cosmologia bantu ela foi sendo eh ao longo do tempo apagada e essa ideia do homem sozinho do caminho mágico também entrou nas demais tradições de Quimbanda Inclusive a
tradição que eu sigo ela tem essa questão então quando eu falo o que o que é o que que a Quimbanda fará para mim qual a primeira coisa que a kimbanda exigirá de de mim um juramento então eu vou fazer a Primeira coisa um juramento um juramento a quem ao meu Exu então a Quimbanda Visa a fazer com que o ser humano esteja tão unido com o seu Exu que se torne algo eh imperceptível de saber quem é quem se é o exu ou se é a pessoa falando se todos os momentos da vida quem
está ali se é o exu ou se é a pessoa então há um um uma junção entre o praticante e o seu Exu depois Há outras práticas com outros juramentos até a pessoa chegar finalmente como um sacerdote de Quimbanda na prática de Quimbanda E aí e é é o último estágio a última fase dessa pessoa como ela vai trilhar um caminho na Quimbanda como um iniciador dor a partir do momento em que ela possa ter esse essa ideia iniciática da transmissão iniciática E aí pode falar mas Mário essa transmissão iniciática sua vem da onde vem
do Candomblé com Gu Angola não é especificamente de um caminho de Quimbanda que se separa na umbanda não vem do candomblé Angola porque é nesse candomblé Angola que ela permanece ainda então algumas práticas que nós realizamos você você vai encontrar Eco você vai encontrar a compreensão no candombl Angola É claro que eu não sou um sacerdote de candomblé Angola muito longe disso mas eu tenho um conhecimento sobre algumas práticas que são eh eh que estão inclusas nas práticas de terreiro do Candomblé com g Angola mas outras que foram sendo colocadas porque por exemplo Exu não
tem no complexo com angola Exu como orixá não tem isso e assim então vai sendo vão sendo acrescentado várias coisas nisso até desembarcar no que chamamos de de Quimbanda hoje tá mas a Quimbanda ela é marcada por Exu ser a figura Central ali Exu e Pomba Gira Então essa Quimbanda contemporânea sei mas a que o senhor com pratica não é assim é assim também porque ela é contemporânea tá Por mais que ela tenha to TR e não escola mais é uma tradição bantu tudo mais ela tem essa essa tradição tal mas ela vai se adaptando
também como ela se adaptou ao longo do tempo não tem como eh essa qu banda mesmo eh da prática com gangolf você vai encontrar no Candomblé com angola ou vai encontrar em Angola nas comunidades mais longes dos centros urbanos só essa prática mais próxima dos africanos Então essa ideia de a busca de um purismo se já se perdeu não vai ter mais esse fio condutor né Vai parar Então talvez no canom blé com angola só se a pessoa for para Angola morar com algum Quimbanda para aprender se ela inici por ele no processo iniciático dessa
prática que ele exerce Aí sim para ter isso mas hoje raramente alguém fará isso eu conheço só uma única pessoa que fez isso que é o Tata catv O Tata Valmir D Maceno um amigo meu ele fez isso e já foi oito vezes paraa Angola para conversar com o Tata kimbanda para conversar com os reis locais sobre as práticas eh primordiais dos povos que ele visita já se iniciou lá em cultos tradicionais em Angola então ele é a única pessoa que eu conheço que que fez isso porque é algo realmente não é fácil você por
exemplo Ah eu quero ir paraa Nigéria para eh visitar alguma comunidade de culto a orixá você não terá muito trabalho para encontrar isso você vai encontrar sacerdotes que T páginas no Facebook que tem página da internet você não vai encontrar Quem tá aqui banda que tenha isso não vai encontrar que reforça essa postura reclusa né mas eh para você poder chegar numa figura dessa você tem que ser indicado né Alguém tem que fazer a ponte para você n mas é um outro universo por isso acontece em Angola pela perseguição Então os Tata Quimbanda de lá
os quimbandeiros os Quimbanda de lá eles são muito mal vistos então eles são bem reservados algo muito eh distante das pessoas para que não seão mortos lá é possível que a pessoa morra por serquim banda isso acontece lá então isso eles tem muito medo receio de que possam ser vítimas da perseguição religiosa eu já joguei já joguei por exemplo Búzios para pessoas de Angola mulheres angolanas que me encontraram na internet fizeram um jogo de búzios comigo e eu falava Mas vocês têm aí perto de você tantas pessoas não a gente não conhece não sabemos onde
fica Eh aí falei mas não tem nenhum um parente seus um avô uma avó que conheça alguém Ah vamos tentar perguntar e dessas pessoas que eu joguei foram duas pessoas que eu joguei duas mulheres as duas conseguiram encontrar me passaram depois que encontraram mas falaram da dificuldade que foi em encontrar um quimbandeiro porque eles não não são de fácil acesso a encontrar em razão do receio que tem da persegui S religiosa que há na em Angola hoje tem uma inquisição rolando lá então a gente a gente tá muito distante dessa realidade né também de entender
o que pega lá pai eh para para poder ter mais clareza do ambiente de do terreiro de Quimbanda é só exu e pombagira que manifesta existe o tal do Preto Velho quimbandeiro Caboco quimbandeiro talvez boiadeiro quimbandeiro como que é esse universo já contemporâneo mas desses tipos de entidades que se manifestam ali a mesma coisa eh que eu falei no começo depende da Quimbanda que você vai falar então existe como falei a Quimbanda Gaúcha que não terá outra entidade a não ser exu e pombagira e inclusive alguns terreiros de Quimbanda do Sul com a visão de
que exu e pombagira são Demônios da goécia hum inclusive terá essa ideia então você vai encontrar eh Um exu eh PS satanas incorporado numa pessoa em vez de chamar Ventania vai chamar o nome da goécia eh você vai encontrar também no sudeste algumas Quimbanda e pomba gira como se fosse somente isso no nosso trabalho não você vai encontrar o caboc Bandeiro você vai encontrar pto velho Kim Bandeiro como você vai encontrar na descrição do próprio livro do Léo de Souza que vai descrever a Quimbanda como isso que H as entidades que existem Então você encontra
esse universo né além do Exu e pombagira mas mais uma vez depende de cada um que segue esse caminho porque eh muita gente passa a criar a sua própria Quimbanda da cabeça eu vou criar a minha Quimbanda e eu conheço uma pessoa por exemplo que criou a sua própria Quimbanda e essa sua Quimbanda ela tem eh somente Pombajira não tem Exu Ah tá uma ordem Fist cada um vai criando a sua própria Quimbanda e que que eu faço com isso nada não é problema meu é uma pessoa resolveu criar isso acha que tá certo eu
escrevi um texto que fala um espírito pousou em mim e assim que que esse texto fala quando eu falo que eu sou um Babalorixá de Candomblé vou me perguntar quem foi meu iniciador de Que família que eu pertenço quanto tempo fiquei recolhido Quais foram os atos feitos no meu corpo Enfim uma série de perguntas quando eu falo que eu sou um babala vão falar de qual família que eu per ISO qual região da Nigéria que é quantos Babalu estavam presentees na na minha iniciação Qual que é o meu odu da iniciação qual o orixá que
eu tinha que iniciar depois da iniciação tudo isso eu vou ter que responder de cabeça quando eu do fal sei de fazer de cor quantas magias Eu sei tudo isso vou me perguntar se eu falo que eu sou um mestre de Jurema vou me perguntar quem é meu padrinho quem é minha madrinha Qual que é o meu Caboco Qual que é o meu mestre as práticas que eu que eu sei fazer de cor que que é príncipe princesa como é que eu monto uma mesa de jurê uma mesa da Mata uma mesa eh do dia
a dia enfim tu tem que saber tudo isso mas na umbanda e na Quimbanda fala não um espírito incorporou em mim e mandou eu fazer isso E aí acabou e tá tudo bem as pessoas que tá tudo certo o espírito se manifestou a pessoa incorporou e o Espírito mandou você a partir de hoje você é o novo Avatar da Humanidade para Quimbanda e você é o é o Tata kimbanda máximo do universo e pronto ele vai criar todo uma ritualística própria e vai ter um monte de maluco que vai bater palma para ele dançar e
vai ser assim que as coisas vão ser continuar Então qual a tradição disso nenhuma porém é assim que funcionam as coisas é é uma epifania do século né é uma epifania do século que tá se constituindo e não só nas nossas tradições religiosas mas em todos lugares tá tendo isso né agora tem as as várias religiões Estelares surgindo enfim mas aí eu quero só saber agora pra gente ir encerrando pai Qual é a a notada notada diferença característica que a gente pode perceber entre um preto velho que em Bandeiro manifestar e trabalhando de um preto
velho comum que a gente vê no terreiro de umbanda por exemplo é o mesma situação que nós víamos nos terreiros de macumba nos terreiros de macumba incorporavam pretos velhos já tinha a manifestação desses seres você vai encontrar o preto velho que vem Arcado que pede um Rosário que é católico que vai Rezar um Pai nosso que vai fazer o sinal da da Cruz na cadeira para sentar e você vai ter um preto velho que é auo que não é cristão que não é católico que não tem essa essa verve essa verve católica você vai ter
esses dois personagens na própria macumba quando a umbanda começa a ser construída esse personagem do preto velho insubmisso ele vai pro campo da quimb não fica na umbanda mais porque a umbanda só vai ter o aspecto do preto velho que se submete que é o pai Antônio que fala que lugar de preto é sentado no toco que ele não pode nem sentar na cadeira que é a subserviência total a ideia eurocêntrica tal então essa construção também acontece Então quando você fala como fala fica estranha na história né Essa fala fica esquisita na história mesmo né
dele chegar ali saí da mesa por conta própria ficou eu acho que ainda tem que investigar isso daí Porque ficou estranho né sim e aí acontece acontece a mesma coisa o preto velho na Quimbanda ele não fica Arcado ele não tem aquele comportamento tão subserviente ele é mais Bravio ele dá umas pancadas nas pessoas não é aquele o pai que vai abraçar ele vai dar é o pai que vai dar um tapa na bunda é diferente então é essas características que vão sendo marcadas entre uma prática e outra o caboc Bandeiro ele é muito mais
Bravio do que o caboclo que se manifesta na umbanda e o p Negra por exemplo com quem eu trabalho ele é um Caboco Kim Bandeiro ele fala eu sou um Caboco Kim Bandeiro que vem na umbanda quando ele começou a trabalhar comigo ele era muito eh bravo quando quando ele comentava a pessoa ele batia na mão da pessoa assim e puxava no peito e batia com muita força da pessoa botasse a mão no peito de sentir a porrada Que ele dava na pessoa hoje não hoje depois de 22 anos trabalhando comigo ele dá mão pra
pessoa dá mão e aperta a mão ele nem tem isso então ele foi aprendendo a lidar com as pessoas no dia a dia de terreiro ele não faz esse comprimento mais até quando ele vai bater o peito ele ele segura a pessoa assim e dá aquela batidinha mais light na pessoa não dá aquele Puxão e até machuca a pessoa quando ele dá esse Puxão nela para bater o peito na pessoa então ele foi se adaptando também a esse comportamento mais tranquilo que tem na umbanda Então tudo isso também são adaptações da vida de terreiro muitas
entidades elas vão se adaptando para que haja uma aceitabilidade maior da prática também tamb Pai a gente tá chegando ao final desse papo e eu quero que o senhor comente aqui com nossos espectadores o que que eles podem encontrar dentro do da sua disciplina de kimbanda aqui na nossa pós lato senso em Teologia cosmologia e cultura brasileira que é muito importante essa disciplina que que eles mais vão poder encontrar ali com o senhor ah eh eu sou suspeito para falar sobre isso mas como se percebe eu soux por esses assuntos realmente eu quando fui estudar
sobre as tradições que nós seguimos Eu Tentei encontrar o máximo de informações históricas possível e uma das fontes que eu sempre vou utilizar além da história oral daquilo que eu ouvi dos meus mais velhos daquilo que está registrado nos jornais de época então no século X e do século XX muitos que falam sobre Umbanda macumba kimbanda todo esse universo que nós temos tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo quanto na Bahia que são os três estados que eu mais me foco para estudar os textos que falam sobre isso não só os textos em
matérias jornalísticas mas também entrevistas de pessoas que falam sobre isso então para que a pessoa para que nós possamos compreender como tudo isso vai sendo construído ao longo do tempo para chegar onde nós chegamos hoje então é uma um um uma visão histórica para que nós entendamos como as coisas foram sendo construíd em nosso país para chegar onde nós chegamos porque eu acho que é importante que nós tenhamos esse conhecimento para que possamos criar estratégias para sabermos a onde vamos chegar porque há uma série de problemas que a gente enfrenta hoje que dificulta o nosso
caminhar e até onde nós vamos poder caminhar com as situações que a gente enfrenta de vez em quando a trança religiosa as questões das igrejas evangélicas que nos elegeram como inimigos como as práticas afr religiosas são bebidas em muitos espaços Então para que nós tenhamos uma consciência histórica para que possamos realmente entender o que devemos fazer para que permaneçamos nessas práticas para que elas não sejam uma hora ou outra proibidas em nosso país como algo que não deve ser praticado como hoje você já encontra na Europa na Europa já há lugares que as práticas africanas
em especial abate religioso é completamente proibido não vai nisso é impossível de ser realizado então é possível que isso chegue e acontecer em nosso país também não é algo Improvável então tenho que ter todas as ferramentas históricas que é o principal disso para que eu entenda e depois também é lógico falar da prática de terreiro porque da experiência de terreiro que eu tenho para juntar tudo essa PR essa parte histórica como que eu aplico isso no meu dia de de terreiro como como eu compreendo a minha vida em comunidade aplicando isso no terreiro é o
que as pessoas podem esperar das nossos nossos encontros Maravilha Que ótimo então para quem ficou interessado em estudar com baba Mário Filho Fica aqui minha super recomendação para pós em Teologia cosmologia e cultura afro brasileira preste atenção os 50 primeiros inscritos no curso receb lião o kit Ubunto que é exclusivo para nossos alunos se você quiser entender mais sobre o programa do curso entre outros detalhes então faz o seguinte clica na descrição do vídeo onde você tá assistindo ou Fale Conosco pelo WhatsApp também 14 99615 6830 você vê o número em tela e a gente
tá aqui pronto para te atender e garantir a sua próxima especial pai então vamos chegando ao final desse nosso encontro Quero Agradecer mais uma vez a sua disposição e tá aqui trazendo seus conhecimentos experiência paraa Nossa comunidade de alunos e seguidores aqui do canal e quais são as suas últimas palavras quero deixar a senhor à vontade agora se faltou alguma pergunta algum tema que eu go você gostaria de ter falado que eu não trouxe aqui à tona eu creio que neste momento eh foi bastante eh extensa a nossa conversa para abarcar vários vários assuntos Mas
eu só queria deixar registrado da importância que esse curso tem para a comunidade Pode ser que neste primeiro momento as pessoas não estão dando muito valor a essa iniciativa mas isso será algo que ao longo do tempo trará muitos benefícios Às nossas comunidades então eu recomendo a todos aqueles que puderem que façam Essa pós-graduação é é algo importante para nosso conhecimento é importante para que as pessoas tenham um conhecimento mais amplo que conheçam realmente as tradições que praticam que tenham uma noção Geral de como que isso se dá no Brasil e tudo aquilo que uma
pessoa eh dedicada aos estudos afr religiosos deve ter porque como uma pós--graduação haverá diversas ferramentas para que a pessoa possa se aprofundar cada vez mais em diversos assuntos que ela terá eh acesso nessa pós-graduação Então recomendo que as pessoas façam mesmo que nesse primeiro momento Ah acho que não vai virar não vai ser não vai virar porque isso é importante paraa Nossa comunidade é importante que isso exista e vai se tornar realmente um Marco na nossa comunidade então recomendo que façam isso Independente de linha que você segue se é da da linha da Umbanda sagrada
da Umbanda esotérica ou qualquer outro tipo de prática independente disso o conhecimento não não ocupa espaço e as pessoas que vêm aqui colaborar com essa pós-graduação não se importam com nenhum tipo de lha o segmento mas sim de trazer um bom conhecimento às pessoas então mais uma vez recomendo que todos façam esse curso que vai ser um que é está sendo um Marco na nossa comunidade muito grato eu acredito exatamente nisso pai que o conhecimento é algo que eh altera positivamente a vida do sujeito e se você tá dentro de um conhecimento responsável com metodologia
com base né Eh realmente já validada você tá no ambiente seguro se a gente quer um país mais equânime né uma sociedade mais harmonizada em que questões como crença gênero eh etnia eh não seja mais um tema não precisa ser um assunto mais de de resistência de defesa a gente tem que começar a partir do entendimento dessas características então eu sou muito grato por senhor aceitar e fazer parte desse processo também a gente entende isso como um grande movimento de longo prazo não é para já mesmo né a gente tá aqui fazendo a caminhada e
o senhor é mais um que soma aqui trazendo toda a sua bagagem experiência conhecimento técnico científico e jornada de terreiro Isso é o que marca esse nosso grande grupo de eh Mestres na nossa pós--graduação né são todos vivem aquilo que que estão ensinando então é algo realmente extraordinário pai muito grato até um próximo encontro então e você que tá aqui vindo paraa pós eh tenha ótimos Encontros com o pai baba Mário Filho e até mais Axé saravá mojubá e tchau Y
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