Filosofias africanas e Pantera Negra | Nerdologia

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Nerdologia
No Nerdologia de hoje, entenda o que é epistemicídio e como ele está relacionado com as diásporas af...
Video Transcript:
[Música] sejam bem-vindos ao Neurologia de história meu nome é Felipe Figueiredo formando história colunista podcast YouTube professor e hoje vim falar para vocês sobre as filosofias africanas e algumas referências em Pantera Negra só que dessa vez eu trouxe uma pessoa que entende bastante do assunto a filósofa asa ingere Olá meu nome é asingeri sou Professora Doutora e literaturas e pós-doutor em filosofia pesquisadora de África e de asparas e divulgadora científica no canalismo europeu que colocava suas culturas e filosofias como civilizadas pelos povos colonizados como bárbaras ou como insuficientes para o pensamento filosófico por isso parte
das políticas colonialistas buscavam descredibilizar os saberes desses povos e esse senso comum racista se mantém até os dias de hoje chama-se de epistemicídio o apagamento das contribuições de povos e culturas a construção do mundo uma espécie de morte histórica e filosófica desse saberes a indústria cultural e de entretenimento às vezes é uma das grandes propagadoras desse apagamento com o avanço das faltas e discussões raciais e decoloniais os saberes e tecnologias ancestrais dos povos originários das Américas dos africanos e dos afrodescendentes estão sendo debatidos e reconhecidos como no caso dos filmes Pantera Negra que vão buscar
em Fontes Africanas a construção estética e de narrativa wakanda é um país fictício Onde podemos encontrar elementos de diversos culturas africanas como no conselho de anciãos que espelha bastante a diversidade étnica do continente e nada melhor que um conselho plural num país puriático como a câmara né não mas já se perguntou por que reje wakanda precisam desse conselho é porque a senhoritar é comum nas diversas culturas Africanas a compreensão de que quanto mais idosa a pessoa é mas sabe a importante para a comunidade use yorubais do benim e da Nigéria por exemplo possuem um provérbio
que diz antiguidade é posto já os bambares do Mali acreditam que quando morre um ancião perde-se uma biblioteca viva e expressando o valor que pessoas mais velhas idosas tem para a comunidade por isso é muito comum nas diferentes partes do continente africano termos um conselho neste formato precisa do apoio dos anciãos para ser um rei justo enquanto que o monge um afrodescendente criado na América dentro da lógica capitalista individualista não consegue perceber este valor cultural desrespeitando não só o conselho mas todo uma tradição ancestral africana não à toa o próprio que o monge possui falas
relacionadas às Reparações históricas pois ele faz parte do que chamamos de diásporas africanas Isto é pessoas de ascendência africana nascidas em diversos territórios do planeta as de aspas africanas surgiram com a escravidão mas também se consideram os fluxos migratórios do séculos 20 e 21 principalmente para Europa que dão origem aos afropeus afrodescendentes nascido no continente europeu o Brasil contém a maior diáspora africana do mundo essa densidade afrodescendente pode ser vista em toda América Latina que é renomeada de América Latina cultural entre vários povos originários com os diferentes africanos que foram trazidos ambas populações foram desumanizadas
pelos europeus mas possuíam crenças filosóficas que dialogavam entre si e passaram a ser ferramentas de sobrevivência em comum uma é a crença na força vital a percepção saúde que a vida é o mais importante da existência e não apenas vidas humanas mas o respeito à Vida que há em tudo no universo por exemplo a floresta é uma entidade viva de Máximo Respeito para os Flex e Guaranis e os orixás dos iobais e inquisse dos engolas e vudus dos povos fons são elementos da natureza deificados e reverenciados já ouvimos que Iansã é o vento Oxum água
doce e Iemanjá água do mar ou seja são de idades que representam a força vital que há nesses elementos para além desta criança no vitalismo os afrodescendentes no continente americano herdaram outros valores filosóficos e culturais das diversas partes de África a professora e pedagoga a zoeira Loreto Trindade chamou de valores acessibilizatórios ou valores afro-bras esse conjunto de heranças basilares das culturas negras na América são eles circularidade cor Musicalidade cooperativismo ancestralidade memória ludicidade oralidade e ajacitada força vital foram essas as ferramentas filosóficas que pessoas sequestradas em África traziam junto aos seus corpos ao desembarcarem para escravidão
sendo as principais marcas de resistência permanência e continuidade dos afros diafóricos na América no caso do Brasil vemos todos esses valores enraizados nas experiências culturais negras como samba capoeira jongo Candomblé e também nos processos organizativos que Abdias Nascimento chamou de quilombosismo formas circulares de organização Comunitária Negra ainda vistas nos quilombos e favelas país afora quando olhamos outras afro de asporas a experiência se repete como se pode ver no filme A Princesa e o Sapo em que a espiritualidade africana agora chamada de vudu da Louisiana e a Musicalidade então valores acessibilizatórios que costuram a narrativa na
música o filme nos serve as principais Vertentes afro-americanos que são o Jazz o bus o gospel e os hídrico um estilo de folk do início do século XX criado na mesma Luisiana uma das características do gênero é a presença constante do som da acordeon e isso sem falar da homenagem que o filme faz ao trompetista e ícone da música Luz Armstrong com o personagem luz o crocodilo trompetista que junto ao Vagalume apaixonado e o casal de sapos partem em busca de mama ou de uma sacerdotisa vudum que poderia ajudar o casal de anfíbios a voltar
a forma humana na história Tiana sonha em ter seu próprio restaurante e para se motivar diante das dificuldades lembra do Conselho dado por seu pai que tem uma base na filosofia dos povos achantes cujo provérbio diz a cabeça não caminha sem as pernas e nos ensina que a cabeça a mente pode desejar mas é importante que suas pernas caminha em direção ao seu propósito também vem dos achantes as adincras um conjunto de ideogramas filosóficos no idioma tui que expressam valores importantes para essas comunidades podemos ver a Incra yami do ar bordada no tecido da roupa
usada por Shure nos funerais de wakanda para sempre essa dica significa literalmente a árvore de Deus e simboliza a presença e adoração Divina também chama a atenção a prevalência das cores brancas e Claras nos funerais contrastando com a tradição judaico cristã de se usar preto como símbolo de luto como vimos no nerdologia sobre o meme da dança do Caixão para as diversas culturas Africanas a morte não é o fim mas sim a passagem para outro estágio da existência o da ânsialidade por isso o uso do Branco representando a passagem a possibilidade de um novo começo
a prática de usar branco em enterros também é vista nas religiões de matriz africana no Brasil como o Candomblé e a umbanda por conta da Morte ser entendida com a materialização da ancestralidade é muito comum rituais de enterros serem movidos a músicas danças e comidas para que os vivos festejem a existência desse ente querido que passou para a terra dos ancestrais como ficar nítido nos filmes do Pantera Negra com as cenas de personagens se comunicando com outros já falecidos no Brasil o gurupim prática de Se Beber e festejar o morto é uma herança africana que
pode ser vista na obra Quincas Berro d'Água do escritor baiano Jorge Amado outra dica comum nas Américas é a sanfofa representada por um pássaro com a cabeça voltada para trás ou pela forma de duas voltas espelhadas lembrando o coração que podemos ver pelos gradeados de portas janelas e muros Brasil afora esta filosofia ao fato de que todos podemos voltar ao passado para buscar o que ficou para trás e aprender com o passado é o que fazemos aqui no nerdologia de história lembramos que esse vinho recorte claro que infelizmente muita coisa interessante ficou de fora e
fontes sugestões estão aqui na descrição nos comentários do merdologia sobre colonização francesa no Brasil Perguntaram se a expulsão dos Franceses do Maranhão Teve alguma influência na criação da Guiana Francesa sim bastante foi apenas depois do fim da França que nocial os franceses fundaram Caiena processo que incluiu o combate com portugueses que consideravam isso é uma violação do Tratado de Tordesilhas inclusive por oito anos a Guiana Francesa foi ocupada por Portugal no contexto das guerras napoleônicas também lembraram de outros povos indígenas que foram Aliados os portugueses contra os franceses no recorte do vídeo vamos abordar isso
em outro nerdologia ao tratar do fato de que as relações entre os diversos povos indígenas e os europeus eram bastante complexos filosofia e até a próxima [Música]
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