o aterramento É isso aí [Música] e quando nós falamos que que a palavra semântica né O que a palavra semântica a palavra semântica é a ciência o estudo de significados a Mas significa a quando nós estamos fazendo filosofia nós temos um interesse Muito mais geral sobre a questão do significado quer dizer nós não saímos pela rua fazendo uma pesquisa de qual é o significado por exemplo que as pessoas associam a um certo tipo de palavra nós não saímos perguntando e que você pensa que você fez você pensa e dizemos a população de tal e tal
tal faixa etária associada ao tipo de significado o significado do século passado mudou para este século a influência da televisão no significado de atenção e sus e só um estudo empírico do significado mais peça de semântica empírica é uma coisa muito interessante mas não é o que nós fazemos quando o nosso e é isso mas tem uma semântica histórica uma um levantamento de como efetivamente as pessoas atribuem quais significados as pessoas atribuem as palavras Ok não é isso que nós fazemos com nossas filosofia Filosofia é uma reflexão muito mais geral muito mais geral o que
nos interessa quando nós fazemos filosofia para nós fazemos aquilo que nós chamamos de semântica é filosófica é qual é o tipo de significado das palavras das expressões linguísticas de acordo com as categorias as expressões linguísticas tem expressões linguísticas diferentes tipos o e aproximadamente a gente tem as descrições sintáticas existem Então os os adjetivos em substantivos existem advérbios etc e cada expressão desse tipo cada expressão dessas diferentes categorias tem um tipo de significado então isso já é uma questão filosófica Que tipo de significado os nomes próprios tem a nós estamos agora navegando numa dimensão filosófica Que
tipo de significado os nomes próprios tem e esse significado é ou não peculiar aos nomes próprios quer dizer se expressões de outros tipos que se não são nomes próprios não tem esse tipo significado então que outro tipo de significado essas expressões teriam a nome próprio nós consideramos na semântica filosófica a categoria categoria gramatical antes de nomes próprios nós fizemos um pequeno ensaio sobre isso pequeno esboço sobre essa reflexão no nosso último encontro mas a categoria de nome próprio é são aquelas expressões que são feitas para se referir para falar de um e apenas um indivíduo
Tá certo então na escola quando vocês aprenderam A análise sintática que digamos é o estudo das categorias das expressões havia uma uma grande uma distinção básica entre sujeito gramatical e predicado gramatical e mais ou menos a discussão entre tirar essa que o sujeito gramatical é quem faz uma ação quem quem é o responsável por uma ação e o predicado é ação a e contendo ali um verbo que indica ação e pode ter uns um objeto direto e etc mas ocorre que nem tudo nem tu o perdão nem todo o sujeito gramatical é um nome próprio
então por exemplo se eu digo todo homem é mortal ou todo o filósofo é sábio mentira mas se eu disser isso acerta o sujeito gramatical é todo homem ou todo filósofo mas essa expressão todo homem todo filósofo nenhum filósofo é razoável o nenhum o todo e etc essas pressões elas não estão desviando indivíduo nenhum elas não estão não se não foram feitas para falar de um indivíduo em particular a essas expressões embora elas sejam sujeitos gramaticais você poderia voltar lá para o grupo perguntar para professora de análise sintática quando digo todo filósofo é razoável né
o sujeito da ação é todo o filósofo Mas quem é cá desse sujeito onde é que ele está no está em lugar nenhum porque isso não é um nome próprio isso não é o nome de 11 e isso é aquilo que os a partir dos estudos de Freire no século 20 nós começamos a chamar de um codificador né Ah então nem todo sujeito gramatical que eu quero mostrar o seguinte que nem todos sujeito gramatical ou objeto direto por exemplo nosso expressão que sirva como objeto direto é um nome o nome próprio uma expressão que é
feita ela é pensada Como estando para um indivíduo em particular então o exemplos intuitivos e nomes próprios são nomes pessoas né George Bush é um nome George Bush George W Bush porque tem dois ovos crus o pai e o filho mas George W Bush a é o nome de uma pessoa a Edson Arantes do Nascimento é o nome de outra pessoa mas o nome a categoria de nome não é apenas nomes de pessoas Tá certo e vocês têm nomes de cidade nomes de animais nomes é isso aqui é uma caneta Mas eu posso querer dar
o nome para minha caneta de estimação amo tanto as canetas que eu quero dar um nome para ela os a mala de Cleusa por exemplo tá então Cleusa para mim não pequeno dialeto meu virou o nome próprio desse objeto aqui e de nenhum outro tá então nome próprio eles se liga a um e apenas um objeto isso acontece sempre não pega outros tipos de expressão por exemplo expressão pegam adjetivo né do tipo amarelo fazendo então amarelo se aplica esse objeto que eu tô usando aqui agora mas também se aplica ao ouro se aplica a gemas
e gema de ovo se aplica vários vários objetos Tá certo então o a expressão amarelo é um adjetivo ou ela não foi feita ela não é pensada Como estando Para um objeto em particular pelo contrário o objetivo que expressa uma propriedade já tô fazendo um pouco de semântica né o adjetivo ele expressa um tipo de um tipo de entidade diferente que é uma propriedade e propriedade é algo que se aplica por princípio a uma multiplicidade de objetos né a uma multiplicidade mesmo que essa multiplicidade seja outra reduzida os Suponha que só que seja a única
caneta quis que exista nessa casa a única caneta do mundo do universo acabaram todas as canetas universo só sobrou essa ainda assim o adjetivo caneta é algo que se aplica a esse objeto mais gostaria ou foi pensado como se aplicando a uma multiplicidade de objetos que seriam todos aqueles objetos que teriam a propriedade de ser caneta né Assim como Papa Só Existe um único Papa católico tá certo mas se você pensar em Papa como sendo uma propriedade eu não tô falando de Opa eu estou falando da propriedade de ser papa tá então o papa se
aplica a um único indivíduo exceto numa época histórica que houve três Papas na todo mundo estudou isso na escola numa houve uma espécie de racha na igreja católica né mas deixando isso a parte a propriedade de ser papa Ela só fica um único devido mas ainda assim ela é pensada como se aplicando a todo e qualquer indivíduo que tenha uma certa propriedade que a propriedade de ser pago por oposição por Oposição a o nome Bento 16 e se aplica apenas aquele indivíduo por papo ou Francisco na é o Francisco não me lembro números você passa
a supostamente é o nome que se aplica àquele indivíduo apenas então o nome então eu disse para vocês tem coisas que tem parece que são nomes mas não são a porque elas são pensadas como se aplicando a uma multiplicidade da e tem coisas que não parecem seu nome sim mas são nomes tá então por exemplo os algarismos da aritmética a eles não é difícil quando você tá aprendendo uma língua que aquilo lá seja tratado como o nome normalmente aquele parece ser tratado como fazendo parte de uma categoria diferente que a categoria dos numerais mas do
ponto de vista semântico o que é um numeral afinal de contas O que é um numeral final de cada numeral o dois o numeral que a gente como a gente escreve o 2 ou mesmo Romano né o dois Romano ou numeral 4 o numeral qualquer numeral numeral são as expressões Qual é a propósito qual é a finalidade da aquela expressão a finalidade da aquela expressão é se referir a um e apenas um número particular então se eu escrevo 10 Tá certo eu quero essa expressão ou a finalidade ou o e foi introduzida na linguagem é
fazer referência a um e apenas um objeto que é um número também vocês vão não estão acostumadas desde na na época estudada aritmética a pensar os números como sendo objetos mas do ponto de vista ontológico metafísico você pode pensar em cada número como sendo um objeto diferente tá e cada numeral como sendo um nome daquele número correspondente então numeral não tinha cara de nome pelo menos não nas aulas elemento de portuguesa levantar na aula de nem na aula de aritmética né mas do ponto de vista da semântica filosóficas são nomes também Diferentemente então de adjetivos
na Diferentemente de predicados que que é um predicado do tipo vai à feira todo sábado eu pego uma sentença do Chico Pedro vai à feira todo O Dom Pedro é o nome de um indivíduo supondo que só existam Pedro no mundo tem que olhar o nome daquele indivíduo a e vai à feira todo sábado é o restante da sentença que forma uma expressão também mas esse restante da sentença a função dele o significado falando planos e significado não pode ser se referir um objeto né porque vai à feira todo sábado a menos que seja um
objeto de um tipo muito especial que o evento de ir à feira o ação de Iracema vamos deixar isso de lado e essa possibilidade de lado por enquanto tá a o que dá a impressão é que a Pedro vale à feira todo sábado nós temos o nome próprio Pedro desig Nando um individo e vai à feira todo sábado desig Nando um modo tipo de entidade que vamos provisoriamente chamado de uma propriedade a propriedade de ir à feira todo sábado a então o o nó a expressão nome próprio ela ela é pensada ou ela é desenhada
ou era introduzido na linguagem tendo uma função específica e essa função é falar singularizar designar objetos particulares por Oposição a outros tipos de expressão que vão falar de propriedades vão falar de relações né relação no final das contas é um tipo de propriedade ou vão falar de eventos A então nome próprio uma expressão muito peculiar né então EA semântica filosófica então é a o estudo de propriedades muito Gerais de nomes próprios Que tipo de entidade o nome próprio designa a gente já fez fizemos aqui agora nesse nesse vídeo um pequeno exercício de semântica filosófica detectamos
do tipo de entidade que não vê próprio desliga é um objeto particular pura Oposição a outras expressões expressões que não são nomes próprios que designam não vamos falar de objetos Gerais porque isto do ponto de vista ontológico Lógico é um absurdo um objeto geral objeto é sempre particular Mas elas designam universais ou relações ou essas expressões elas são feitas ou pensadas como dizendo respeito a uma multiplicidade de indivíduos são todos aqueles indivíduos que tem essa propriedade ou tem essa ou que estão nessa relação então a a a parte mais substancial do texto de gripe que
é uma reflexão filosófica sobre Que tipo de significado os nomes próprios tem e porque eles têm esse tipo significado né que é uma reflexão bastante antiga na filosofia Ela não começou no século 20 nem começou no século 19 mas ela e ficou muito mais sistemática e muito mais presente foi chamado a atenção dos filósofos para importância fundamental dessa questão é particularmente no trabalho de freg do século 19 a Ea forma como o frevo introduziu a temática a problemática dos nomes próprios como eles significam em virtude do que que ele significa o que eles significam na
qual é a contribuição que nomes próprios fazem para linguagem contribuição semântica né para linguagem ou o nome próprio ocorrendo no interior de uma sentença uma sentença completa a sentença completa também Expressa o significado Expressa o aquilo que daqui a pouquinho nós vamos chamar de proposição e qual é a contribuição então do nome próprio que ocorre na sentença para essa proposição essas questões foram colocadas foram trazidas digamos assim ao centro da reflexão filosófica I got to love fake um filósofo do século 19 filósofo alemão fez em conhecido por várias razões a quem quem fez os meus
cursos no semestre passado já ouviu falar bastante de fregue também conhecido por várias razões porque ele tem um impacto muito grande em várias áreas da filosofia né eles ele eram uma Originalmente um matemático mas todo o matemático alemão tinha uma formação muito sólida em Filosofia também no século 19 é isso acabou e vice-versa né todo filósofo alemão do século 19 tinha uma formação muito muito sólida também em matemática além de várias outras coisas né as coisas não eram tão digamos especializadas combinação hoje né Hoje você entra com curso de graduação em filosofia vai sentir o
Sofia só filosofia e mais filosofia entre uma matemática vai ser matemática matemática não no século 19 não era assim Especialmente na Alemanha a formação era muito mais Universal o filósofo era um uma formação primordial dele era matemática mas no curso de matemática mas não na formação de matemática ele tem uma formação uma educação muito sólida também em filosofia em particular na filosofia do contexto alemão da época que ela fortemente né aquele que nós somos usinel Kantiana uma espécie de versão mas é tardia do kantismo a filosofia de Kant a e também uma formação muito sólida
em religião né vários matemáticos eram criados na tradição protestante né prega no protestante também a então muito cedo ele nem se preocupou tô conta um pouquinho a historinha do interesse de freio e pela questão de nomes próprios para vocês para depois inserir Inserir a teoria pregando de nomes próprios né novamente porque eu tô fazendo entre nós estamos fazendo isso porque que ela discussão sobre queria quê os números são do laterais para o Freio porque eu disse um pouquinho para vocês que a novidade do pensamento de kripke a o aspecto revolucionário né Vamos tem gente que
gosta dessa palavra você vai revolucionário do pensamento de Cristo que a ruptura de paradigmas Mas é com relação a tradição que vinha antes de gripe e de alguns dos seus contemporâneos mas a tradição do século 20 que é fundamentalmente uma tradição inaugurada por freio acerto pelo pensamento de Freire nessa frio para o coitado do freio e que eram protestante conservador ele não sabia que ele estava instituindo uma grande tradição porque é um pensamento muito forte nessas razões muito fortes que existem para para os filósofos pensarem sobrenomes e sobre a linguagem da mesma forma que freio
e pensava então vocês vão entender a novidade E o e o aspecto revolucionário de cripto e quando você sentir em o quão plausível e o com o apelo tão forte do pensamento de Freire que parece que evidentemente que as coisas são assim quando você preferir evidentemente que as coisas são assim e não tem outra alternativa né então a aí vai ficar mais claro porque é que Creep que é muito inovador ele não não apenas Apresentou um ponto de vista diferente mas apresentou argumentos muito fortes por esse ponto de vista diferente então vamos lá vamos voltar
vamos rebobinar 100 anos a nossa a nossa nossa história vamos lá para trás no século 19 pregão jovem matemático alemão que tinha um interesse Muito forte filosófico pela natureza da aritmética frente tinha uma preocupação em mostrar com a Lena a fundamentação epistêmica da aritmética crescente eu estava baseado em que estavam baseados as ideias fundamentais da aritmética a ideia de número que querem tivesse Elite médica ciência dos números na que você você estudou para fazer conta sou uma divisão são todos operação as operações aritméticas soma subtração divisão exponenciação você tá ligando pegando números e fazendo operações
sobre o nome sobre os números Mas então o a aritmética enquanto ciência é a ciência dos números e das operações sobre os números nós temos aquele toda a tradição clássica considerou aquelas agora clássico é antes de emprego né Toda ar e inclusive passando por desde Platão Aristóteles Rio me todos os vendo todos os grandes filósofos pensaram mais ou menos a mesma maneira que a aritmética é uma espécie de paradigma de uma ciência que nós conhecemos e maneira e a priori significa que ela é conhecida é conhecível independente da experiência empírica é todo mundo aprende aritmética
um pouco com algum tipo de experiência contando tartaruguinhas se fosse assistir Vila Sésamo você viu isso três Moranguinhos mais dois Moranguinhos são cinco Moranguinhos três tartaruguinhas e duas tartaruguinhas no final de 15 tartaruguinha é todo mundo todo mundo aprende contando Pedrinhas pecinhas de jogos como você aprende manipulando objetos estão tendo algum tipo de experiência mas isso é a aquilo que é fundamental para ativar certas ideias dá para chamar a sua atenção para certas ideias essas operações mas que no momento de justificar Por que que não sabemos que 2 + 3 = 5 por exemplo você
não vai normalmente você não vai recorrer dizer olha essa pilha 12 + 3 = 5 essa outra pilha de Pedrinhas 2 + 3 = 5 essa pilha de sorvetinhos aqui dois sorvetes mais texto deles é igual a 5 portanto uma coisa que vale para todas elas não não é assim não é assim esse não é o fundamento do nosso conhecimento na aritmética né e não é o fundamento do nosso conhecimento na matemática de maneira geral aritmética é um dos departamentos da matemática tá outro do grande departamento da Matemática é a geometria geometria como são a
ciência do Espaço das propriedades do espaço Mas Frigo estava preocupado com aritmética e seguir essa tendência geral da filosofia não é uma preocupação filosófica né só preocupação de fazer conta né eu preocupação filosófica de saber qual eram quais eram os fundamentos da aritmética né onde é que ele estava fundamentada para ser ao mesmo tempo uma ciência a priori nós conhecemos de maneira priori ou seja embora a em algumas coisas na aritmética a fundamentação a justificativa das leis da aritmética não está na experiência a ela está em algum outro local está na razão Rio me dizia
falava de relações entre ideias que não era uma relação entre fatos a Platão dizia que a área a fonte do conhecimento matemático está nas ideias nas formas platônicas né que não são coisas empíricas cada um tem uma teoria diferente e falei que tava preocupada e quando era a fonte do conhecimento a gente médico é para que a aritmética fosse uma coisa que se aprende a priori ou se justifica a priori Tá certo e ao mesmo tempo aritmética tem uma característica muito interessante que ela tem uma aplicabilidade universal universal significa que se aplica absolutamente tudo qualquer
ciência empírica que você consegue imaginar a aplicabilidade dela é limitado a bom então pense na genética por exemplo A genética tem uma aplicabilidade limitada a certos tipos de seres biológicos Pode ser que amanhã ou depois nós descubramos em outros planetas seres biológicos que se reproduzem de maneira completamente diferente do que a nossa ciência genética disse tá então A genética ela tem um campo de aplicabilidade e limitado as espécies que nós conhecemos até agora tá certo a química tem um campo de aplicabilidade limitado a as coisas a materiais as substâncias materiais mas a química não se
aplica por exemplo as ideias a química não se aplica às entidades abstratas a mesma coisa física física se aplica o que a corpos físicos mas a física não se aplica às entidades abstratas a os meus sonhos a física não se aplicam os meus sonhos porque meus sonhos são completamente amalucados eles violão completamente as leis da física a aritmética tem uma aplicabilidade absolutamente geral aritmética se aplica não apenas as espécies conhecidas se aplica também as espécies qualquer outro tipo de ser né eu posso contar seres seres desconhecidos Dois seres desconhecidos mas três seres desconhecidos são cinco
seres desconhecidos a aritmética se aplica aos meus sonhos né no meu sonho duas entidades que eu nunca vi não sei dizer o que são mais três entidades que eu nunca vi não sei dizer o que são são cinco Adidas a a melhor tivesse aplicado aritmética essa aplicar os anjos se aplica a Deus um deus mas um Deus são dois Deuses ou só existe um único Deus para descrever isso eu tô usando aritmética usando a noção do número 1 Torrent médica tem um aplicabilidade absolutamente Universal ela é a priori e é universal quem chamou atenção para
isso de maneira muito clara foi carne mas Freire estava a entender afinal de contas então de onde vem aritmética com aquela tem essas essas propriedades Ultra especiais que nós temos que ela tem a e agora para entender então as fontes aritmética frente se preocupou em primeiro lugar representar de maneira muito clara e muito inequívoca um raciocínio aritmético ele disse a levamos vamos representar cada etapa de maneira muito clara de maneira inequívoca a cada etapa de um raciocínio aritmético para ver se em alguma etapa do raciocínio se em algum momento entre alguma ingrediente empírico por exemplo
né talvez ela seja uma ciência empírica sem que a gente se dê conta a gente podia pode podemos talvez estarem enganados Então vamos representar vamos Checar um raciocínio aritmético vamos ver se algum momento entra um elemento empírico ou então se em algum momento é aquilo que Kant chamava de uma intuição pura não não não precisamos falar disso a filosofia da da matemática de canto uma coisa as extremamente interessante extremamente rica a e Kant tinha essa ideia que em algum momento num raciocínio aritmético nós temos que construir as ideias que correspondem a números as ideias que
corresponde às aos alimentos aritmética só que a gente não constrói no mundo empírico nós construímos aquilo que Kant chama da intuição pura é uma técnica lidade da filosofia Kantiana que a gente não precisa não precisamos entrar nos detalhes aqui agora mas era o que é isso que caracterizava o que Kant chamava de uma ciência sintética a priori frente não estava de acordo com Kant frente achava que era epiléptica é uma ciência a priori mas ela não é sintética ela é aquilo que nós chamamos de uma ciência analítica para se compõe apenas os juízos analíticos Quem
fez o curso no semestre passado eu falei vai em vários vídeos sobre a diferença entre juízos sintéticos e analíticos eram daqueles três binómios fundamentais para quem tiver interesse pode ir nos na sequência de vídeos sobre teoria do conhecimento né Quem não tiver interessado não precisa Isso aqui é apenas e só que apenas a história para dar o contexto da filosofia de freg que por sua vez é a história para dar o contexto da filosofia de Cristo Tá mas o que Freud fez m1879 foi publicado um livrinho chamado a escrita conceitual em alemão de resistir A
um nível que era a proposta de uma linguagem a formal para representação de raciocínios conceituais ele queria modelar nessa linguagem os raciocínios o médico para ver exatamente o que está envolvido nos raciocínios na aritmética para ver que tipo de ciência aritmética é É como se eu tivesse representando todas as etapas de fazer um bolo para ver exatamente Quais são os ingredientes que entram na na confecção do bolo para saber que tipo de entidade um bolo é já continuamos É nesse processo de construção de uma linguagem informal né que chamada na chamada Big restia ou a
da igreja em alemão a Conceito shift escrita então é normalmente traduzido como escrita conceitual ou notação conceitual 1879 coloca isso na cabeça de vocês como sendo a data da publicação do trabalho de fregue mais à frente trouxe uma série de inovações fazer outros filósofos além de Freire E já tinham se preocupado com a criação de uma linguagem formal no sistema de símbolos formalizado né mas uma linguagem formalizada para representação de raciocínios lógicos e aritméticos né mas a primeira que foi de cama da senhora tinha esse grau de sofisticação e esse grau de precisão foi a
linguagem de Freire por isso freio é considerado pela a cultura popular a chama frente do pai e da lógica contemporânea né o criador da lógica contemporânea ele não é o único é um acidente mente que não é a única pessoa interessada em voz não era o único matemático interessado em nosso não era o único matemático alemão tinha outros grandes matemáticos alemães por exemplo teve Rio Grande a e outros matemáticos fora da Alemanha até a controlar seu por exemplo o diusep ano na Itália Eram todos os contemporâneos e freio em todos os grandes matemáticos contemporâneos e
frêdi preocupados também na criação de uma linguagem a representar né raciocínios matemáticos de apresentar a raciocínios lógicos tá só que nenhum deles se deu conta o nenhum deles sentiu de maneira tão fortemente a necessidade de entender a essência da linguagem que era aquela linguagem que ele estava criando a nenhum deles sentiu de maneira tão forte a necessidade de falar fazer uma teoria geral do significado das expressões que entravam naquela linguagem simbólica fala fala linguagem simbólica uma certa uma coisa um pouco redundante é o que eu quero dizer com a linguagem se embora toda linguagem simbólica
evidentemente linguagem é um sistema de símbolos né contendo os significados o que eu quero dizer com linguagem simbólica é que são símbolos artificiais introduzidos para representar raciocínios lógicos então Desculpem a redundância Mas é isso que eu quero dizer com linguagem formal linguagem simbólica formal e a freak como nenhum nenhum outro telha se sentiu essa necessidade de dar uma teoria geral sobre a natureza do significado daquelas expressões envolvidas não apenas ele tava prestando atenção principalmente naquela linguagem formal que ele tava introduzindo né que depois de frei todo mundo mais ou menos passou a fazer lógica da
mesma maneira através de uma linguagem formal não era assim na época de Aristóteles por exemplo né então o silogismo cela estão atriz os raciocínios picante a expressava no século 18 eram normalmente na linguagem natural mas quando você lê Aristóteles ele tá falando todo homem é mortal Sócrates e ela não importante o que são expressões na linguagem natural em freio e não é mais assim freio e nós temos uma linguagem artificial a Quel até hoje nós fazemos as coisas sem lógica dessa maneira quando você faz um o curso de lógica lógica elementar primeira coisa que você
faz é a construção de uma linguagem artificial para representar a para representar o raciocínios lógicos representar propriedades relações lógicas validade consistência e etc e essa tradição começou com fregue né E como confreg pela primeira vez nós tivemos a introdução dessas expressões especiais que são chamados quantificadores né que hoje nós somos modificadores então para todo o algum quantificador Universal quantificador existencial que você também aprende a manipular no curso de lógica Elementar o primeiro que se preocupou em representar na linguagem codificadores da forma sofisticada como como nós usamos for free tá então a polícia ele é considerado
o pai da lógica contemporânea né muita gente fazer é lógico fez lógica não se entregue mas não consegui grau de solicitação não precisava de clareza o céu e a a a a introdução dos codificadores que são uma ferramenta brutal brutalmente boa para se fazer tudo na língua não só na lógica mas na filosofia Tá tem vários parentes aqui que eu tô abrindo mas eu vou tentar e fechando todos eles é certo é que Normalmente quando eu falo de freio eu me empolgo porque é um dos um dos meus grandes heróis filosóficos mas é como eu
disse nenhum outro grande lógico nenhum outro grande mas normalmente nessa época a maioria das pessoas que estão fazendo lógica seriamente era um matemático porque foi aí que o calo apertou o calo veio da começou a doer quando eu dei vindo da Matemática porque na matemática eles precisavam ter um Rigor maior nos raciocínios para entender por exemplo o kit o que constitui uma prova matemática por Oposição a simplesmente 11 argumentação que não é uma prova então a pra e para clarificação para precificação dos raciocínios a pressão maior veio da matemática por isso os grandes lógicos do
século do final do século 19 eram quase todos matemáticos um século 20 não é mais assim né no século 20 os grandes lógico somos nós filósofos né o mas o século 19 a pressão veio do lado dos matemáticos do lado da matemática e freio e não era uma exceção Mas nenhum outro Grande lógico-matemático no final do século 20 se tio de maneira tão forte a necessidade de parar e falar um pouquinho sobre a linguagem sobre o significado em particular sobre o significado dos nomes dos nomes próprios acerto isso ficou muito caderno eu falei para vocês
que 1879 Freire publicou a The Greatest que a anotação conceito a ou linguagem conceitual há em 1000 o quadro Ele publicou um outro livro que também é um clássico muito grande que ela chamada os fundamentos da aritmética não é de globos larga dela e Pimenta contém uma investigação - lógica e muito mais histórico-filosófica né avaliando o inspecionando as várias visões que havia na época sobre aritmética na e esculhambando com todas elas para no final dos é o único que sabe exatamente quem o que é aritmética com a fonte epistêmica da rede médica sou eu Freire
e eu tô descobrindo isso eu vou mostrar para vocês mas é isso 1884 1892 Freire publicou com o ensaio que é especificamente direcionado para linguagem que se tornou o maior clássico da filosofia da linguagem pelo menos dentro de uma certa tradição né que é o ensaio chamado sobre o sentido EA referência a tradução né saio foi publicado em alemão uva Oi bebê oi Tom na uva em alemão significa sobre né sobre dízimo é normalmente traduzido in snn normalmente traduzido como sentido e dói tom de dó e Tom é normalmente traduzido na no inglês como referência
e no português como referência alguns preferem não traduzir como referência e sim como significado tão seria algumas traduções são sobre o sentido EA referência outras soluções são sobre o sentido e o significado Eu prefiro a tradução referência porque ela dá uma noção mais clara da semântica né porque significado tem duas conotações no português como tem alemão a palavra pedoi do meu não tem duas conotações uma conotação é a conotação realmente daquilo que a significado por uma palavra tá então livro significa uma coisa desse tipo aqui tá a agora a pá e fica não tem outra
conotação que a conotação de importância né então significado da vida a receber esse título significa muito para mim tem muita importância daqui afeta muito meu lado emocional etc então o significado pensa as duas conotações assim como que Dori tão no alemão com essas duas conotações é agora o que freia a parte mais importante o que foi que queria com a palavra ao redor é a conotação semântica que eu queria falar de que tipo de significado linguístico as expressões têm Ah tá era é esse é o alvo principal dele tá certo então quando vocês escutam falar
de frio da teoria da semântica fregeana o da teoria clássica Fabiana esse afeta normalmente vocês vão escutar freio e associado com esse binômio a a semântica de sentido e referência a e que foi exatamente neste ensaio de 1892 que eu recomendo todo mundo que leia tem o link no blog para você ler essa tradução em português está bem feita né em alemão Quem souber alemão tente linha alemão que é muito bonito texto é muito bonito além de um grande filósofo ele é um grande escritor né e escreve com uma elegância e impressionante a nesse texto
freio introduziu a ideia de que expressões da linguagem empate o programa nome próprio é onde a coisa é mais dramática onde ele chama mais a nossa atenção né ah mas que expressões da linguagem de maneira geral mas em particular os nomes próprios não tem um único significado tá na verdade eles tem dois tipos e significados tá fazer cada nome próprio ele caminha assim significando duas coisas e não é aqui não tô falando significado no sentido de significado linguístico e importância que ele tem para mim não é isso que eu tô falando eu tô falando de
dois tipos e significados vocês vão entender daqui a pouquinho tá a um tipo de significado É a coisa no mundo que a palavra designa A então o termo o nome próprio Marco Rufino Um significado desse nome próprio é esse indivíduo que tá aqui falando sem parar com vocês essa coisa que tá aqui esse é o tipo de significado esses igt a preguiça amor de em alemão b-boy Tom ou referência a referência do nome digamos assim é o A Entidade no mundo para a qual o nome está contando Tá certo então se você pensar falamos a
20 minutos atrás que a função de um nome próprio o função primordial de na metrópole são introduzidos basicamente para estarem Para um objeto em particular tão esse objeto particular para o qual cada nome próprio estar é a referência do nome acabou aí não acabou exatamente o ensaio de fregue o ensaio de Freud sobre o sentido a referência era para mostrar que além da preferência nós temos que reconhecer um outro tipo de significado que não é simplesmente a importância no sentido do emocionado tá ao nome próprio Marco Rufino aqui tá referência dele ele a cada emocional
para minha mãe e meus avós certo não não é isso não meu signo