E aí [Música] E aí E aí Oi Ana Mercês Bahia Bock Ei se o DNA tem a brasilidade e latinidade não é meu marido que é bom que essa qualidade do marido e se formou aos 23 anos iria Ana Teresa uma psicologia voltada para a transformação social e olha o período que eu estudei a de 70 75 na PUC de São Paulo a PUC principalmente o Brasil mas a pouco em especial a vivia um momento os anos de chumbo e portanto subterraneamente muita coisa acontecia algum momento do operário se organizava movimentos sociais vão ver de
creche a igreja tinha um posicionamento Progressista e eu tava numa universidade católica então era um momento da história brasileira muito duro o conta da ditadura militar mas também aonde uma esquerda os movimentos progressistas organizavam a guardando forças né porque iria acontecer posteriormente nos anos final dos anos 70 e começo dos anos 80 e e é a universidade ela tinha essa característica ela que tinha recebido a Universidade PUC de São Paulo tinha recebido os professores cassados pela USP o florestan Fernandes otaviani Maria Nilde Paulo Freire esses professores foram parar na PUC de São Paulo pode ser
não ter certeza se vem da USP mas os outros Sim foram parar na PUC de São Paulo que é um lugar que Dom Paulo Evaristo arnes que eram no cardeal de São Paulo acolheu no Paulo foi muito firme contra a ditadura isso eu vivi nesse período na universidade A então nós fazemos o coral era um cural Progressista que discutiram o grupo de teatro é o movimento estudantil nós ficamos centro acadêmico né a universidade fervilhava tanto que depois que eu saí usando 77 78 79 ao ano da invasão da PUC né 78 movimento estudantil foi para
rua e então eu vivi aquele aquela gestantes e isso tinha repercussão nos debates nos textos que a gente Lia nas discussões em sala de aula nos trabalho e já vamos lá eu fiz trabalhos por exemplo nome em Osasco com o professor habibis lá no sindicato dos metalúrgicos de Osasco a gente ia lá perguntar para os operários como é que eles achavam que era psicologia se eles conheciam né a gente ia perguntar da vida deles eu fiz trabalho na favela do Rio Bonito com a professora Maria Nilde mascellani Então eu acho que é isso eu sou
fruto desse período histórico lá e ali nascia com Silva Lene é com professora bíblico A professora Beth assim é um pensamento crítico na psicologia a partir da academia né não que a psicologia não tivesse pensamento crítico mas era pequeno né não era um pensamento hegemônico e sai da academia e vai pela tua vida mesmo né É nós trabalhamos favela alfabetizando a partir do método Paulo Freire muita coisa então é isso Ah não é um toque mas muita gente que tava ali naquele momento comigo tanto que eu tenho muitos colegas de militância hoje na no campo
da Psicologia que estavam comigo naquele momento o estudante 1 há 70 para para agora o dos muitos menos ele dizia 2019 e a gente a turma que não foi para o céu como é que é psicologia dos personagens principais das psicólogas podem ajudar a gente a sair desse inferno foi plantada academia né Eu acho que é psicologia ela pode ajudar sendo sensível alguns aspectos psicológicos que a gente vive por exemplo a solidariedade no país se você tem um governo truculento grosseiro com a sua população grosseiro é para lidar com as questões o descaso para as
mortes é a 170 mil mortes nós já temos a um a contraditória meio exatamente pela ausência do Estado em todos os lugares né a um cuidado de um do outro principalmente nas comunidades nas favelas né e entre jovens Aonde a ouvir assim o surgimento de uma solidariedade decorosa das pessoas é trocando apoios lá e eu acho que a psicologia poderia ter destacado dado visibilidade a isso é como um fator importante nos vínculos entre as pessoas o que é a questão da academia ela é uma catástrofe como toda a catástrofe ela exige o fortalecimento de vínculos
entre as pessoas para que elas possam se sustentar naquelas possam se recompor naquelas costas de salvar então os vínculos entre as pessoas as relações sociais né Elas carecem de serem fortalecidos nesse momento quem sabe muito a iniciativa de solidária de apoio de fortalecimento de vínculos EA psicologia podia ter dado visibilidade maior a essas questões podia ter dado visibilidade a questões do Medo do medo da morte né que passa encarar a morte mais de perto você pensa na sua finitude na a gente se redefinir re seguir muitas coisas se ressignificam num período como este e nós
poderíamos ter ajudado mais nessa visibilidade desses aspectos do que eu mando aquele psicológico nós fizemos algumas coisas nós reunimos por exemplo nos reunimos ela institute da lei né e quarenta e tantas entidades nos reunimos para fazer a marcha virtual ao Sindicato de Cosmo qual participou da fenapsi participou a Nós nos reunimos para fazer uma marcha e os aliando ao movimento o Brasil pela vida e pela democracia se fez para mim São Paulo Conselho Regional São Paulo fez uma mostra de práticas da psicologia na pandemia mas eu acho que a gente não não não teve nada
conseguimos é os canais adequados para uma visibilidade maior dessas contribuições que a tecnologia poderia ter dado ou deu em pequena escala a sociedade todas Platônico nós fizemos um apoio às pessoas que estavam de luto imediatamente a psicologia se manifestou para dar apoio a lua dupla dá apoio às pessoas que estavam sofrimento né as famílias as pessoas com medo as pessoas na elas imobilizou mas ela Manteve seu a sua oferta no mar um campo né que é um campo é mais individualizado é um atendimento individualizado ao fato de ser clínico é de ser mais individualizado mesmo
no campo da educação né a gente ficou com uma perspectiva mais individualizada e uma catástrofe ela existe uma perspectiva mais colete Vista né mas coletiva mas coletiva mais social nós por exemplo poderíamos ter sido a categoria porque tinha um suporte teórico para isso para propor um livro coletivo mas é tudo eu acho coisa quando chega a 100 mil morte de uma vez tivesse sido um momento em que ativos escancaradas né Nós Nós poderemos ser feito isso o Presidente da República vai ao ar pra gente morte é assim mesmo todo mundo morre o filho de todo
mundo né Eu acho que isso tudo nos joga é tão surpreendente né é tão surpreendente modo como o governo e no seu conjunto não respeita a vida não respeita a vida não respeita a democracia eo respeito à Vida a e e Ah entendi muito porque não é só não respeitar é desrespeitar né então a isso acho que nos caldo se você se formar uma época e cultural muito gente aumento da temperatura e você também é a Lia todo o seu conhecimento teórico uma atividade prática o presidente da federação foi candidata a vice-governadora quando você leva
para assar militância também como é que essa práxis da a teoria o teu instrumental teórico te ajuda na sua vida então eu acho que na minha vida a coisa se misturar iluminação na Box que tá aí eu acho que assim eu bom essa informação que eu tive na PUC de São Paulo ter uma formação política Progressista aliada fortemente ligada à esquerda eu fui representante no conselho departamental na faculdade quando eu me Olá eu sou procurada por um amigo que diz assim são acho que tava na hora da gente organizar os psicólogos a gente podia fazer
um alguma coisa juntos né ele era no PC eu era de um outro grupo durante esta E aí ele disse eu disse para não ir embora vamos fazer eu e outros né fizemos um movimento que ser de ouro 7 Sapiência aí da linha nós resolvemos que nós temos de alguém diz assim a gente não podemos ficar aqui discutindo nós temos que o Paulo entidade aí procuramos saber qual era a entidade que tinha eleição mais próximo era o sindicato dos psicólogos de São Paulo tinha um coronel nada a presidência nossa é uma campanha de sindicalização fortíssima
rampa grande e ganham as eleições São o meu primo vou alugar assim dividido é trabalho produção foi o sindicato de costas São Paulo eu sou diretor secretário e depois o diretor-presidente E aí é quando eu passo a fazer parte do movimento que renapsi eu sou a primeira presidente do senado eu vejo que as coisas vão se consegue encadeamento né a nesse tempo você tem a gente sair da clandestinidade dos partidos eu fui convergência socializa depois entramos para o PS depois passou o PT na ai e como sindicato nossos fundadores da Cut não eram um espaço
em que se misturavam muitas coisas e dentro da PUC eu fui a chefe de departamento diretora da do curso de psicologia né então é um conjunto de coisas e é o mesmo tempo a gente tem uma perspectiva da Psicologia por E eu não podia deixar de ter uma perspectiva baseada no Marxismo e assim da minha formação né então a gente eu encontro Assim muitos parceirinhos parcerias e também tinha um esse endereço e vamos formar um grupo aí nos dão em torno da Sirlene E aí galera aí a gente vai constituindo a chamada psicologia sócio-histórica que
tem influências da histórico-cultural de vigotski né dialoga com muitas coisas ácida de alugar muitas perspectivas Então a gente vai meio que eu conseguindo uma certa coerência né Eu transformo a produção a categoria profissional EA profissão e meu objeto de estudo o incentivo lá Silvia eu já estudei lá no meu mestrado a Psicose e depois de no doutorado a psicologia né a concepção que os psicólogos tinham do próprio fenômeno psicológico não vai criando uma certa coerência e aí me dediquei depois achei que tava na hora de casar Eu descansei alguém ligou e disse vamos embora conselho
de Psicologia vai ter eleição no Conselho Federal de Psicologia agora que você ficou gente aí eu fui duas gestões do Conselho Federal fiz uma depois do Regional de São Paulo outra no Federal para finalizar a carreira lá e saímos um conjunto grande de pessoas naquele momento saiu dos conselhos para criar uma rotina Leme sobre é assim ó é o mundo é o as pessoas com quem o ando elas são ocupadas As pessoas dizem que diz que com quem anda né então é um pouco isso a minha as minhas companhias sempre a essas más companhias dessas
preocupações era E aí a gente pega o origem do compromisso social da primeiro compromisso social a gente lá na PUC nós tínhamos uma é porque eu estudava minha profissão a o Odair Furtado estudava os a social onde estudava a prática do professor dorme tá vamos ali todos juntos aí é coisa do compromisso social vai se desenvolvendo vai nascendo ali né E vai vai recebendo Assim muitos sendo super bem recebido por que nasce é na rua e ali conosco mas nasce também ao mesmo tempo ali outro lugar ali outro lugar né então é que nós inventamos
vai nascendo porque ela é o clima da época é o as preocupações da época o movimento estudantil que tinha acontecido que estava acontecendo tudo isso possibilitava facilitar a vida está dura o mês facilitava e os pensamentos precisa a viagem agora é a nossa vez e e eu não vou nem te perguntar se você acha importante o psicólogo participar do sindicato né essa pergunta para você óbvia mas eu queria te falar um pouco sobre o que você coloca concepção Instituto o nome desse valor Mas uma coisa eu vou te falar uma coisa quando não somos sindicato
nós chegamos lá e uma das primeiras coisas existiam a greve dos Metalúrgicos no ABC e nós fizemos uma manifestação de apoio sindicato é indicado nós temos nos ali meio já começou a participar da formação da aí nós fomos fizemos um objeto recebemos quantidade de cartas pedindo demissão indicar porque as pessoas diziam isso não é uma coisa para psicóloga porque era essa a concepção que as pessoas que pediu demissão Ratinho A então nós temos que trabalhar muito e acho que não terminou esse trabalho de é aquilo arte bordas pudessem se entender com o trabalhador Eu acho
que o nosso crescimento na política pública ajudou muito é isso mas o tecido além de ele nasceu assim ainda estava viva de uma vontade de mandar Nossa achar música assim já tínhamos ficado muitos anos nos conselhos então assim vamos vamos embora vamos embora né mas assim ir embora não é uma coisa fácil porque perderíamos os canais em que a gente trabalha rápido respeito à academia profissional mas trabalho em cima de uma plataforma que a forma como de leite e lê então nós e apartir desse lugar nós fazíamos uma interferência na psicologia eu não tenho dúvida
disso pode ser O Paulo sem conhecimento algum que apesar de ter um carimbo na blog e era muita gente que atuava nesta direção anos tempos em que eu estive no conselho aqui que era uma busca de da construção de projetos para a Psicologia brasileira Qual é o projeto que a gente teve na brasileiro O que que a gente quer que aconteça né a gente queria por exemplo toda a psicologia sair das Universidades e a trabalhar nos mais diferentes Campos com as mais diferentes pessoas a gente queria que aquela prática tivesse reconhecimento como psicologia porque nós
descobrimos que não tinha a academia as entidades mais tradicionais achava que aquilo não era psicologia trabalhar no Leme SP com criança a gente historinha fazendo livrinho hoje trabalhar comigo nós com eles não é psicologia trabalhar na rua fazer psicoterapia na rua não né psicologia a fora dos cânones Ah não é psicologia a rádio conversando com os jovens sobre relações afetividade sexualidade Cinépolis havia aquela coisa tradicional acho que é psicologia Clínica psicologia Educacional e Psicologia organizacional e do trabalho era a organização Então tudo estava fora aí nós não pode muita psicologia acontecendo fora desse exame e
aí nós usamos a mostra de práticas em psicologia nós mil aqui que era exatamente Prazer tudo isso aqui é psicologia Então veja que é uma interferência das mais fortes O que que a gente rompeu Fronteira pelas estreitas que a psicologia ampliamos tudo a gente foi isso tudo aqui no pra dentro da Psicologia então é esse tipo de interferência é importante cunhal Direitos Humanos dentro de cirurgia para nunca mais sair é o é uma atividade era uma coisa importante né eu tinha um compromisso social nos alinharmos a movimentos por exemplo a democratização da comunicação a nós
vamos trabalhar lá democratização da comunicação era muito interessante porque os os comunicólogos jornalismo se e se pode fazer o quê que estão aqui aí um dia eu vi uma moça respondeu assim ah é porque isso agora que tem negócio terapia e aí Aquilo é comunicação é basicamente comunicação por isso que estão aqui na sociedade democratizada a condição de vida importante condição de saúde Então tinha assim muita coisa para gente poder interferir questionar nosso pensamento colonizado a procura uma situação na América Latina nós somos iniciadores não do Mercosul mas dá um lápis se dentro do Mercosul
existe até hoje acordos Marcos aqui são feitos a sobre a ética na produção que a gente discutia no Brasil e os outros países Itamaraty a gente discutir a o livro EA livre circulação Dora preciso ter afirmado e as coisas que seriam comuns entre esses profissionais e fizemos inicialmente os quatro países depois abrir vamos utilizar o livro depois o México aí foi dando um formato de lá acho que a gente queria uma coisa que nos permitisse o espaço que permitisse que a gente continuar se a interferir na história da Psicologia brasileira E aí nós resolvemos criar
um instituto para nos o Perry Então vão embora do concelho pelo institudo não imaginava que coisa ridícula gente não faz isso acho ela depois alguns anos depois ela veio aparecer ainda ainda com saúde com falta de saúde mais podendo com cabeça entendeu uma cabeça ainda um criativa aí dia que ela na semana que ela morreu nós resolvemos nós já temos o Instituto Rego é inscrito no canal desmotivado é o instituto aí nós resolvemos ativar e temos feito a a nossa discussão as nossas malcriações as nossas buscas de astenia ar no campo da Psicologia quando a
gente tem uma ideia nós nunca queremos ter uma ideia e levar sozinho na sempre acham arranjar assim não menino importância que vai ter então a gente quer sempre levar e convidar outras entidades né assim iniciativa que a gente tem agora das tecnologias de comunicação a gente tem 26 a 27 conosco 27 entidades é trabalhando como é que vai ter simpósio e quando colocar ele é usado né simpósio nacional isso aqui no mar com ele e pandemia virtualmente ou um tema que até o livro instigante quase duas mil pessoas já escritas e e construiu a ideia
de fazer o simpósio a partir de uma rede e essa rede organizaria e realizaria o simpósio ele vai acontecer dois três e quatro na parte da manhã de dezembro na parte da manhã às 8:30 até aqui para uma nesses três dias o primeiro dia ele nós vamos bater uma mesa com o Sérgio Amadeu e o Pedrinho parece nós vamos debater a manipulação da subjetividade a partir dessas dessa tecnologia não é esse do uso dessas tecnologias no segundo dia no mesmo horário 8:30 nós vamos levar ter a expropriação da intimidade e como essas ferramentas a dizem
da expropriação dos meus dados sem que eu queira tem que autorize sempre na a e a São também é a Anna Bentes que é psicóloga elderson Faustino e é da ciência política e é o segredo artesanal e esse é o segredo é que meu colega não quer mais mesmo aí no terceiro dia nós vamos discutir mesmo horário nós vamos discutir a o descontrole social da essas ferramentas a necessidade né do controle a falta de controle hoje EA necessidade do controle dessas ferramentas o Ricardo briga se colo nada avaliação psicológica e rodeava madeira que é um
estudioso e profissional da computação e os mal Cassino que é da do núcleo de Tecnologia do PT São três mesas aí nós vamos fazer uma coisa de é uma coisa diferente o que a gente precisa fazer o esforço de criar algo alternativo várias vezes cada um vai lá abre o aplicativo pois cinco palavras que parecem representar que eu falo mais interessante daquela sala que ele acabou de ouvir os ele ouve a outra fala ele faz de novo essa dúvida palavra ela vai ser colocada por um grupo na dona nós vamos pegar essas duas pessoas organizar
em cem grupos lá olha só livro de palavra que que é uma nosso Gonzaga ouvir uma palavra tão esquisito Eu eu achei muito mais importante só palavra de um debate aí nós vamos fazer a nuvem discutir a nuvem e aí todo mundo terminou todo mundo pega de novo mas outra nuvem essa outra nuvem vai cair lá no colo no primeiro dia do Sérgio Amadeu do Brasil o esc E aí eles vão comentar eu fizer isso vai acontecer todos os dias ai três dias vão ser assim que dia encerra uma hora da tarde o simpósio e
à tarde no período da tarde entra a plenária da rede e usando né é usado é usado principalmente porque a temática entre nós não é uma temática que todo mundo sabe mas a certeza de que a temática é necessária certeza que não pode pegar na mão e debater porque o que tem se colou Gia sendo utilizada para criar os algoritmos para criar as ferramentas de Inteligência Artificial por isso que é usado por que a gente tem a certeza de que a importância a temática Mas a gente não tem ainda a quantidade suficiente de conhecimento na
própria enfrentar como buscar todo mundo que entende disso fizemos eventos preparatórios muitos eventos preparatórios aí descobriram alguns psicólogos de quanto nós estamos então a nos apropriando e como a rede tem continuidade a gente espera poder a terminar o simpósio uma certa satisfação de termos tido mar colaboração e uma apropriação mínima legal na te agradeço muito tempo eu também faço uma pergunta Ainda mais se tiver ainda tem que ter mais uma eu posso te contar por exemplo quais são as entidades que estão conosco há isso é legal isso é importante a união latino-americana de tecnologia e
reúne entidades América Latina é a sinapse abrapia de Psicologia que é de psicoterapia abrapec é de Psicologia Educacional e escolar a sua árvore que é das abordagens viva energéticas abep que é de ensino de Psicologia antes os pesquisadores negros pesquisadores e pesquisadoras negras abraço psicologia social seção Minas Gerais aí tem um há 11 conselhos regionais de Psicologia de vários estados e tem vários institutos com o institucionalismo pelo Instituto Libertas do Instituto de psicodrama Gaia o espírito que thembu que é um laboratório de estudos da subjetividade e cultura afro-brasileira tem o Instituto sedes sapientiae importante São
Paulo pelo Instituto de psicologia do Grande ABC A então nós temos um conjunto de atitudes e o sindicato dos psicólogos do Estado de São Paulo e o sindicato dos psicólogos de Minas Gerais Então esse conjunto ele tá aí é dando sustentação aí com toda a nossa precariedade não só financeira de muitas das entidades mas a precariedade marca maior né é a precariedade em relação ao apropriação da temática Mas nós vamos corajosamente enfrentar porque nós temos a certeza de que a união entre a identidade dia dos profissionais e estudantes de teologia é o que permite a
psicologia EA inserção social que ela tem tido não é porque tem um outro que abrir as não é porque a união é projeto do dia brasileira que a gente vai comentando meu Facebook é isso aí E aí E aí