Diálogos Impertinentes - A MORAL

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Olavo de Carvalho e Carlos Josaphat discutem os riscos do moralismo cínico - A abrangência da moral ...
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E aí Oi boa noite estamos conversando mais um programa da série diálogos impertinentes Esta é uma transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV PUC de São Paulo é uma promoção conjunta do jornal Folha de São Paulo do SESC Serviço Social do Comércio e da PUC pontifícia Universidade Católica esta série que já está no seu quarto ano ela é transmitida hoje do teatro da Universidade Católica no bairro de Perdizes na capital paulista e na noite de hoje nós vamos conversar em torno do tema a moral os nossos dialogadores São Carlos Josafá que é Frade
dominicano é doutor em Teologia lecionou na França é professor emérito da Universidade de Friburgo na Suíça na qual ele ensinou por quase 30 anos é autor de várias obras como ética econômica e ética da comunicação social foi antes publicado em francês na moral amor e humor igreja sexo e sistema na Roda Vida Viva da discussão atualmente o Carlos Josafá é o responsável pela tradução da Suma Teológica e edição bilíngue que vai ser lançada ainda este ano pela edição pelas edições Loyola e ministra aulas de teologia no convento dos dominicanos e Perdidos na cidade de São
Paulo o diálogo com cara eu já faço era feito com Olavo Carvalho que é filósofo dia é Todo seminário do seminário de Filosofia e da editora da faculdade da cidade do Rio de Janeiro ecolabor lado colaborador do jornal Folha de São Paulo também do Jornal da Tarde e das revistas bravo e república premiado O Olavo de Carvalho por uma obra inédita sobre o Profeta Maomé pela Universidade era assar no Egito e também pelo reino da Arábia Saudita Olavo é autor entre outros livros e o Jardim das aflições ensaio sobre o materialismo EA religião civil que
é uma obra de 1995 e também o bercinho coletivo atualidades inculturais brasileiras e que já está na sexta edição do volume 1 já na segunda edição do volume 2 em 1998 essa conversa sobre amor aula ter a intermediação do Sérgio Dávila que é jornalista Editora da Ilustrada da Folha de São Paulo e minha Mário Sérgio Cortella que sou professor do departamento de teologia e ciências da religião da PUC São Paulo eu queria começar só conversa pelo Josafá perguntando o seguinte faz sentido o Josafá falar em moral nos temos que nós estamos vivendo assim uma coisa
meio antiga Não não é pouco pós-moderno falando isso paguei é interessante que há uma certa velhice que pela sua moral e muita gente hoje Prefere falar ética é o que na verdade é simplesmente eu moro uma raiz grega na no lugar de mais Latina porque moral e ética é a mesma Ah pois é mas há uma certa conotação justamente nesse termo ética Eu acho que o senhor está de acordo mesmo é porque a uma conotação o sentido que a ética e diz mais a reflexão sobre a experiência Moral Na Moral sendo então a prática e
a ética muito mais o saber a reflexão elaborada crítica Seu Amor ao de tal modo que nos anos 50 60 eu falava mais de moral e chegando aí para os anos 70 80 e 90 desde que 50 anos em gente aí é aí eu já estou falando mais e ética e quando falava de Teologia Moral Na Moral teológica hoje com a maioria de meus colegas nós falamos de ética e ética cristã mas eu acho que é a coisa de que nós nós precisamos e nesse país e no mundo eu acredito que o que falta antes
de tudo o junto naturalmente com feijão arroz e a ética EA moral Timóteo que eu acho que é atualíssimo E se alguém não acha que é atual eu acho que nesse caso aí ele está funcionando mesmo de um atualização Olavo não é anacrônico falar em moral é uma coisa que já perdeu avalia já uma conversa meio romântica mais pro século 19 para final do século 20 então eu que disse mas deixa muita coisa uma coisa que chama atenção da gente a seguinte aqui por um lado hoje em dia você vê para dominar as concepções de
tempo relativista dizer que todas as Morais equivalem que todas elas são puras Convenções o criações culturais Mas por outro lado você vê nas mesmas pessoas que é devoram teorias concepcional ativista você vê a mesma indignação moral muito profundo eu acho que nunca se duvidou tanto da Mor a esfera intelectual e nunca as pessoas se apegaram tanto ela do ponto de vista emocional quer dizer que ter só como ela te vistas mas na hora julgam como absolutistas esse simples fato que mostra uma divisão da mente uma fazer o intelecto vai para um lado mas os sentimentos
atitudes reais vão por outro fala o que as pessoas dizem nunca importa importa que realmente fazem isso quer dizer que mesmo dizendo que é moral é melhor convenção como se fosse uma bolha de sabão sem sentido algum não era gás se apegam ela e jogo de acordo com ela e isso quer dizer que as nossas ideias Não estão atendendo as necessidades Goiás das pessoas para fundamentar sua conduta se quer dizer que há problema não é tão atual hoje quanto em qualquer outra época já falam em vela muito relativismo hoje como lembrou o Olavo Ou seja
a moral do Vale tudo' ou cada um tem razão cada cabeça uma sentença palha aquela apresentação com você escreveu não é dizendo moral a moral e e etc Universal relativo quando a gente olha para a realidade para a experiência dos homens e das mulheres hoje a gente tem mesmo essa impressão e eu diria o seguinte a moral é humana muito humana humano é demais e então a gente pode dizer que é com qualquer coisa assim de de cotidiano que cola muito nos seres humanos e finalmente contrai todo esse jeito de reagir do homem com as
coisas cotidianas eu diria um pouco assim como no casamento e bora não tem experiência casamento pessoas elevatório porque a pessoa o marido se acostumou com a mulher mulher se acostuma com o marido e no fim e sabe que tinha não dá aquela atenção não tem aquela consideração isso se dá com a moral que Como dizia o professor Olavo a todos apenas para moral sobretudo quando sentem que pisa nos calos de nos seus direitos nos seus interesses imediatamente isso aí ser uma indignidade média as surge logo a linguagem moral então a um relativismo no sentido de
que é não só a muita diversidade na prática moral não apenas a uma diversidade nas normas seguidas mas hoje o que me parece caracteriza o nosso tempo é que se Interroga sobre os valores sobre os fundamentos mesmos ou que me parece eu não sei se vai estar de acordo aí com essa a interpretação vou comer parece uma espécie de desafio para nós que nos interessamos mesmo pela moral eu posso dizer por exemplo para mim amor um pouco e ainda eu ganhar pão não é uma vez que passei toda minha vida trabalhando a ética vai trabalhando
de moral e então eu vejo nesse desafio de uma contestação de que a moral seja possível a própria viabilidade da moral a sua aplicabilidade e é por outro lado a gente então trabalhando para desfazer essa interrogação transformando-a numa atitude uma tomada de posição que é justamente ponto de partida de uma moral autêntica nos anos 90 o Politicamente correto EA moral se confunde um o forno do não tem nem dúvida que o Politicamente correto é um código Moral Na verdade o conteúdo dele a meu ver aí moral mais para simular é necessário que tem uma estrutura
tipo Maloka né é um código que separa o certo do errado aceitável do nessa tava até acordo com o critério dos grupos interessados apenas a diferença é que o Politicamente correto e tem o fundamento diretamente político que as ele Expressa o interesse EA vontade política de determinados grupos mas ainda assim você vê que o grupo ofendido ele reage como se a ofensa fosse objetivamente imoral e não apenas contrário a sua política e quando há divergência apenas políticas aí se introduz vamos ver como fator de uma estimulante um fator de tolerância para uma pessoa pode ser
indivíduo polícia da outra mas nem por isso vai considerar um sujeito mau o imoral mas hoje em dia dentro do código do Politicamente correto as Ofensa se encontram as reações de profunda indignação morte quer dizer que o indivíduo que fere o o interesse o o orgulho de uma determinada comunidade ele é condenado como se ele fosse um pecador ou às vezes um criminoso é isso que o senhor achou conteúdo imoral porquê do do politicamente pelo simples fato da origem é política oportunista e você vem aqui um exemplo a lá é bom eu lhe dou um
exemplo se você sabe que o uns anos atrás o presidente do Zimbabwe acho que Roberta Robert mugabe aí ele ficou indignado com a interferência de do estabelecimento gay norte-americano na educação do seu país e mandava falar comissões e dar um palpite no Ministério da Educação e queriam moldar tudo aqui de acordo com a preferência desses um lugar ficou indignado com isso achou que era uma interferência estrangeira indevida e mandou todo mundo embora bem o mundo inteiro caiu de pau em cima do pobre mugabe embora dentro dos Iguaba ele tivesse apoio integral da população e da
população aplaudiu mas no resto do mundo na Suíça teve passeata contra Ele o chamado de criminoso de preconceituoso e até de genocida antes muito bem o que a gente tem onde foi parar a autodeterminação dos povos Cadê o princípio da autodeterminação dos povos que foi durante um século proclamar defender por todo mundo de repente ele é revogado em função do interesse de um grupo e em especial a gente essa conduta ela é flagrantemente imoral Josafá tem a mesma visão o político Politicamente correto é é imoral como falou a Lava bem tomando o emprego a feito
pelos políticos eu acho que sim embora nós defendemos a política como seja a atividade humana mais elevada para nós abaixo do religioso acho que há de mais sagrado no mundo da política que Visa o bem comum que Visa de fato nos orientaram a nós todos no bom caminho na sociedade e então eu acredito e estou certo que você está de acordo com o a frequenta muito Aristóteles né e Aristóteles já colocava a política como sendo o ápice é da justiça por isso é que a abre nossa página espécie de protesto quando por exemplo no tempo
de eleição elementos que eram céticos em em moral não é é que se batiam absolutamente na linha de um total relativismo moral e apenas o mar política não é de desenvolvimento de crescimento e concentração de riqueza de uma hora para outra mas se tornam absolutamente como São Vicente de Paulo é presidente dos Pobres é isso aqui quer dizer aquela santidade que é o ato segunda moral sabe então aí sim eu estou plenamente de acordo não é com o professor dizer é mais do que é imoral é sumamente moral Olá o que moral ou política e
ética tal como Maquiavel buscou a passar na na sua lógica ela faz sentido é possível ser político e ético e é possível as duas coisas se você juntar mas é preciso separar Aristóteles quando falava em política a política de significava Na verdade o estudo da estrutura social como um todo seria o que o olho mais ou menos o que os nacionalismos assim sociais e mais modernamente se emprega política no sentido mais mais limitado que ali naquele sentido da calça emitir a política e aquele confronto ou de tudo está resumido nos temos amigo e inimigo fazer
você está no meu partido está no parte do contrário porque se um determinado conflito tiver um conteúdo ético ou moral específico que possa ser resolvido mediante argumentação ó ele já não é um conflito puramente político local súbito o um dos doutrinário do Estado nazista mas na verdade a ideia dele hoje é mundialmente aceita que tão todos Schmidt anos ainda que não confessa que eu acho que o último que não é é o mais hoje em dia o seu número confronto parte da tipo amigo inimigo meu partido parte do contrário as pessoas têm emoções de tipo
perfeitamente indevidas locais porque ele não é objectivamente falando não é imoral Você tem uma ideia política diferente da minha esse a nossa nossa diferença for diwali moral vem nós podemos resolver ela pelos instrumentos da da filosofia moral ética é só quando não tem esse conteúdo e tem que ser resolvido num conflito tipo amigo-inimigo cuja última instância é precisamente a guerra só aí nós podemos ver que é um conflito puramente político Hoje existe uma certa confusão entre entre os dois ou menos no sentido de que as emoções Morais sobretudo de tipo de Condenação moral são usadas
como instrumentos Tá certo de uma luta meramente político quer dizer que eu faço do outro pertence a um um outro partido Deixa de ser um simples conflito político e se torna uma questão do vamos lá a virtude e do vício o frente ao mar moldado com essa história foi ela não eu estou aqui acordo Mas eu insisti é mais em que Maquiavel é de Fátima uma ruptura ele lança ou domínio político ou define mas exatamente tomando o poder como sendo um objeto da política na então no príncipe eu trata-se justamente do príncipe no caso como
dizer do Homem político que saber tomaram o poder perpetuar no poder e todas as medidas para lhe cuidar diversais e para manipular amigos mas a essência é a mesma dessa dessa doutrina é a política tem como objeto o poder hora Justamente a perspectiva que nós temos clássica desde Aristóteles Tomás de Aquino que chega até maquiar dela se e a política pelo bem comum alguém que se consagra como uma espécie de serviço alguém comum e aí a essa Rei vira volta de modo que a modernidade quando surgem Então as nações modernas da Europa o colonialismo o
a colonização pois bem até um surge essa novidade terrível e eu acredito que é um câncer na em toda ao todo o acidente que contamina o mundo de a zelite de um par de um país quererem então serem detentoras do poder e conceberem a política nesse sentido mas pode mudar tudo mas só não pode largar o poder a moral é imoral caras queremos que eu aqui ó o lado é imoral querer o poder uma muito bem aqui que é o poder para entender o que é o poder não sente encaram não como substantivo mas como
o verbo ele poderá ter uma determinada possibilidade de ação você querer essa possibilidade em si mesma é totalmente absurdo vocês não podem querer em função de algo que você deseja fazer do valor que você deseja realizar se vocês é o amor do Poder pelo poder ele é um vício é uma coisa absurdamente sem sem sentido e é justamente por causa dessa dessa autonomia do Poder no em todo o circo moderno é que acontece uma coisa espantosa que a nossa toda a nossa história registrada o nosso livros textos das escolas o ensino e vai estar todo
mundo diz que o ciclo moderno é marcado pela ampliação dos direitos e pela a crescer pela igualdade crescente mas basta você examinar coisa um pouco mais de Cuidado você vê qualquer governante de hoje em dia ele tem um poder infinitamente maior do que qualquer rei da Renascença do que qualquer senhor feudal da idade médico falou que qualquer Imperador da antiguidade foi levando a gente vê que o governante é capaz de fazer pronto como como está ali desloca 60 milhões de pessoas daqui para lá você tá trabalhando aqui de mandar 60 - falar é sem consultá-lo
e considere-se uma ideia dessa para Átila o huno e não faria uma coisa tem uma e desumana e na verdade impossível ele nenhum ser humano pode ter tanto poder assim Ah tá então onde os direitos a partir do indica de fato sofreram Progresso quer dizer o direito nominais Eles foram ampliados Mas a quantidade do Poder do governante é cada vez maior em relação a impotência do governador isso aí é o resultado de vários séculos de política maquiavélica onde o poder é considerado um objetivo em si mesmo Josafá aí o que que é então moralmente correto
na política em vez de ser o Politicamente correto na moral certo é interessante é que na reflexão ética logo no começo em Aristóteles bom então os pais justamente dizer alguma coisa correto de bom sujeito que sapateiro que faz por Sapatos não é bom profissional a vamos aí qualquer pessoa que no seu trabalho faz alguma coisa de de bem feito a gente vai dizer é um bom profissional pé e ele está apresentando de histórias se a gente chegar se assim um homem um ser humano naquele tempo quando ele falava homem é verdade que ele pensava mesmo
era não macho veu Mas enfim nós hoje vamos ver um ser humano o homem EA mulher se a gente diz que eles são bons lá vamos como homens não me fazia alguma coisa mais em ter a responsabilidade de orientar a sua vida para o bem do ser humano de todo ser humano do ser é assim que é de qualquer consideração acidental Então nesse caso esse essa correção na esse correto corresponde exatamente ao ético que naturalmente faz significar e a gente Nathan para ser um homem bom honesto um homem de bem chão Sapateiro e faça um
sapato bom antes bem mas a à vontade e constitui o seu ser moral Preside a todas as outras atividades e é como se o ser humano se fizesse assim como um artista faz uma obra de arte e então esta é uma definição que eu te que eu gosto muito e que eu fui encontrar no filósofo moderno eu aprecio bastante não sei que isso nós estamos de acordo professor já é a Ryback Stone quando ele disse cada ser humano é criado cria e é limitado mas ele não está acabado e deve-se fazer com uma obra de
arte então é esse é que o famoso bem humano de Aristóteles é a gente chegar em qualquer coisa da vida procurar se fazer quase com uma obra estética aí a ética EA estética né Tem uma vizinhança quando nós estamos aproximando ética de política né ou ética do direito a gente tava sim em planos em que a gente procura ter normas para realizar alguma coisa determinado na estética e na ética a gente tem uma criatividade a liberdade é Extrema e podemos levinas fala infinita Ah eu acho que num certo sentido é de de uma liberdade que
vai ser um homem o ser humano se toma para ser e vai se realizar isso daqui a política deveria fazer o lavo os objetivos da polícia e veja eu jamais e o que que os políticos deveriam fazer o que qualquer pessoa deveria fazer não tem nenhuma nenhuma fórmula de mundo o ponto aqui nós devemos refletir aí o seguinte aqui quando hoje se toma as pessoas atualmente toda relativista só atendendo só vale para os outros porque quando se trata não saber o que que é bom ou mau para ela se ela sempre sabem eu acho que
isto é até um princípio universal famoso é uma teu próximo como a ti mesmo quer dizer que se Eu presumo saber o que é bom para mim fazer eu tenho uma certa medida para poder descobrir o que que é bom para o próximo porque eu não posso dizer que todos os valores são bem diferentes e iguais no que diz respeito às pessoas e quando chega no meu próprio caso Aí nós já Estabeleça uma nítida diferença entre o que é bom Eo que é mau para mim cima e nem por exemplo um belo um belo prato
um filete ou então um tapa na cara eu vou certamente vou escolher o final porque eu sei o que é bom para mim e para o outro não é eu admito que existe um bom para mim é preciso que hajam Algum objetivo a mente bom para os outros que não dependem inteiramente da opinião arbitrária de porque eu não posso mudar de opinião é não eu prefiro tapa na cara mas ninguém faz esse tipo de escolha quer dizer que nossas escolhas pessoais predominam a objetividade isso no fundo no fundo no fundo Talvez possa servir de guiamento
até para um político ele sabe o que é bom para ele portanto quando ele fizer um mau as outras também sabe o que tá faltando é interessante que nós falamos é imoral durante um bloco inteiro quase que falando em grande parte sobre política e não cotidiano um dos temas quando se fala em moral vem à tona é pecado é sexo aí nós conseguimos passar um tempo falando sem tocar nessa palavra e o Sérgio Dávila tem uma questão para a gente iniciar agora essa fase pois é o Mário falou que a gente passou ao Largo da
do sexo e ficou na política eu queria fazer uma pergunta para o Freio que une as duas é o senhor acha que é moral a maneira como vem sendo tratado o caso mil Clinton Mônica lewinsky a moral e política via Bill Clinton Mônica alegria eu acho que a dificuldade é sair dessa primeira reação de desgosto que a gente tem de ver a humanidade entretida por um semelhante episódio quando temos problemas questões dificuldades humanas e imensos no mundo e como é que se desperdice a começar pela televisão com um caso de relativa importância para dizer assim
é eu acredito que a aí um primeiro dado é uma lição para nós a humanidade hoje tem uma dificuldade enorme de encontrar um equilíbrio no que toca à sexualidade e há mais ou menos uns 50 anos que eu estou acompanhando não apenas no estudo mas se observação porque a a moral tem de fato com o primeiro objeto o ser humano o homem EA mulher e eu vejo que é uma dificuldade crescente que eu atribuo ao tipo de civilização em que nós estamos para se encontrar um ser humano que se realize com uma certa um certo
equilíbrio até perfeição na sexualidade em si a Sexualidade E desde o começo do mundo é um grande problema humano quer dizer que desde que a um ser humano fez a separação entre a função de procriação de um lado e por outro lado a Sexualidade como amor como linguagem de amor é todos os gestos e exprimem antes de mais nada eu te amo e não vivo sem imediatamente dizer eu quero ter um filho é de que então surge aí de fato com um abismo e quem baixo tornando cada vez maior no sentido de que se procura
é o prazer o prazer a dois é partilhado bastante bem ou perigo de ser o prazer solitário o diferentão ou prazer pelo prazer sem que ele seja uma linguagem de donde se e de procura de felicidade para si e para o parceiro ou a parceira de amor e mostre a essa dificuldade é quando a gente pega um filósofo community não Padre da igreja mas é um homem que tem assim os seus momentos de fraqueza e de verdade na genealogia por exemplo da moral ele de ele considera que a Europa ele fala pra Europa tinha chegado
a um equilíbrio doméstico os instintos domesticou não é a os interesses está capaz de entrar no plano de moral diz Frederico Nietzsche naturalmente para entrar nesse plano de moral ele pensa que é necessário super e para conduzir o conjunto da humanidade mas eu acho que nesse fim então do século 19 ele dava um certo atestado a esta atitude de certo equilíbrio nas Paixões no conjunto dos homens civilizados eu acho que ele se enganava no seguinte e ele dizia que a Dilma domesticação e havia era muita domesticação mesmo quer dizer que havia Muita hipocrisia e havia
muita imposição não era uma atitude moral no sentido de alguém que se assumir a sua liberdade para ser realizar e que assume o outro também como um projeto de bondade e então a uma relação sexual não é que é uma engrandecimento do nós dois nós vamos voltar nesse pedaço só queria que o Olavo também nesse momento aproveitando sua passagem Existe alguma a imoralidade na situação Clinton levinski não existe moralidade para tudo quanto é lado a primeira e moralidade a gente tá falando tanto desse assunto né você vê Bill Clinton e os ventos que ele ele
se apropriou de 800 fichas de inimigos políticos dele estavam SDI as quais ele não poderia ter que acesso ele pegou e conserva com ele na na Casa Branca Além disso passou Mandou passar Bom dia nuclear para a China colocando em risco a segurança do país Ele fez um monte de coisa realmente gases Agora se ele bolinou a tal da Mônica Não nós estamos discutindo isso em face de problema tão grande é uma imoralidade segunda imoralidade essa essa senhorita tem guardado essa informação durante tanto tempo para depois tentar tirar um proveito dela ele ele agiu apenas
é coisa com instinto humano quer dizer a garota estava dando soco nele bule novo é a carne é fraca isso nós não é nem uma meditação né com perversidade aqui o jogo perversidade ela ela e todos os inimigos ou supostos Aliados políticos dele eu tenho impressão que não não consigo foi mais ou menos um caso como Al Capone não conseguiram pegar o por nada de grave eu tô dizendo pegar por essa por essa bobear até agora sempre que se discuta a questão de moral sexual a minha primeira reação é do pirandello Manuela coisa séria moral
deve tratar de assuntos verdade o Sport a nossa Conduta Sexual ela dificilmente tem consequências terríveis para os outros seres humanos a não ser que você seja muito feio mas e aquela que transa com ele vai ficar traumatizado é só única consequência é temível quê que pode ter Pode ser que a moral na Avenida onde exija por exemplo tem um casamento monogâmico ela está se referindo a um certo padrão ideal de perfeição que nós podemos mais até miticamente é um casal primordial só que permaneceu junto a gente cola o conselho de Perfeição não pode ser incorporada
ao Código Civil como uma coisa obrigatória de seja perfeito seja santo que se não estado de se pune é justamente por causa desta obsessão com a moral sexual só que toda a literatura acidental tem como assunto predominante o que o adultério é isso a coxona literatura do acidente acontece só se fala disso mas ele vai usar a questão da Dori Ai que bom é oitenta por cento do teto em comparação com isso eu vou lhe dar um outro outro exemplo se é que temos tempo para prosseguir nesta começar a questão no mundo islâmico se encontra
uma história do Califa otman que foi um dos primeiros sucessores de Maomé e que como prova era um homem sábio e diz que ele durante o mês ou vai mandando tava caminhando lá pela cidade e ouviu uma barulheira numa casa um ruído e se aproximou e viu que tava lá homens mulheres peladas é fazer uma babá canal né é pernas do ano para ter cancelado assim o rolando E durante o mês do ramadã só que você não pode durante o dia né nem comer Nem tomar água na inter-relações sexual inserir vamos ver uma transgressão gravíssima
ele foi Arrebentou a porta bom e deu a famosa ordem teje preso esse esse camarão responder para não ao contrário O que você tá fazendo é muito pior porque você violou a nossa privacidade diz que o irmão baixou a cabeça pediu desculpa e foi embora ele tiver um homem sábio Tá certo então para mim não me importa o que Bill Clinton tenha feito com a secretária achei muito pior do que atrasar que eu cheguei até transar com a mulher dele é tão sério é o Olavo disso certo Olavo diz que na literatura ocidental e ao
fato ao Adultério nas grandes obras ele é uma marca encerra for é imoral certo Olha que eu vou primeiramente manifestar não fiquei no desacordo o meu parceiro diálogo eu acho ao contrário que a Sexualidade Esse é um verdadeiro tema de ética se a gente entende Justamente a ética não como de uma maneira policial de uma maneira direito penal é política intervenção do outro na minha vida mas e eu acho que a realização plena e harmoniosa da sexualidade é a boa condição para realização humana em todos os sectores se nós temos hoje uma crise da infância
se nós temos hoje uma crise de educação isso começa porque a gente não tem na base um casal para que se ama verdadeiramente e de fato antes do Amor aos filhos é preciso que haja o amor do casal a isso é a base de fato da vida pessoal da vida familiar da vida social que tem agora se nós introduzimos o sexo por e-mail na linguagem de Pecado Pois é que eu não gostei aí sabe quando você não começar não valor em pecar não fala muito certo Espera aí mas o sexo não tem nada a ver
com o pecado e o sexo é o mais ou nunca teve em não tem mais eu nunca não entendi é o sexo é um plano de a realização humana como todos os outros eu não vou chegar e dizer assim olha você está mesa na como a gente pode ser guloso é pecado na mesa na você está na cama porque pode haver pecado na cama a cama é pecado não não enche nós temos aí um plano de relações humanas estão mais Sublime a que tem então daí eu te ver o tipo de ética de nós achamos
mais do que um gente hoje na humanidade uma reabilitação desse desses dados fundamentais né E nós temos Então essa noção errada de moral de ética de pensar É a coisa proibida é o interdito é um tabu e é o plano e que a gente vai vigiar o outro né Então aí é o que há de mais e moral nessa Pedras é porque a moral começa pela minha convicção quando eu me aceito como a tomar um projeto de bondade a realizar Então nesse sentido eu acho que é humanidade com o projeto de bondade tem que começar
eu acho que você da sua insinuação que o ocidente tem navegado muito nessas ondas assim de ver a Sexualidade pelo lado da falta pelo lado da infidelidade na pelo lado do adultério E então eu vou dizer que não é para se ficasse materialmente esse Adultério mas essa atitude não é de considerar de fato o adultério como uma banalidade uma coisa qualquer e eu acho né tua mãe não devo falar muito de Clinton Neide linda mas o que Clinton como ser humano como esposo como chefe de família vai brincar com a menina é é é moralmente
uma coisa inaceitável e como presidente também de moto para mim não é uma banalidade agora o que nós não podemos ocupar disso tudo mais que há tanto no mundo não é e dar a importância política a uma coisa que eu considero como uma grande derrapada como uma casca de banana que ele caiu mesmo né mas não tem importância nenhuma isso para a política nos Estados Unidos EA política internacional ou lado só e no duplo entrou então o frei Josafá falava dessa relação que não pode ser feita até uma preocupação muito grande com o tema da
sexualidade do adultério se tinha mencionado isso se acha que o cristianismo tem um papel nesse vínculo entre sexualidade e imoralidade ou Adultério e a marca que isso carrega como mote a prática bom primeiro lugar para te dizer que a Igreja Católica sempre foi o bode expiatório de todos os nossos males e os nossos problemas porque enquanto a civilização do ocidente foi efetivamente Cristã que seria mais ou menos até A Renascença havia uma atitude de muito mais tolerância e compreensão e bondade com essas coisas ou esse moralismo acusatório ele cresce na medida em que se afirma
o moderno estado leigo ao contrário que as pessoas pensam ela fez para não tem na Idade Média da igreja o primeiro todo mundo tá não Você estuda os costuma olhar e você vê que embora houvesse uma condenação explícita acerca do pecado de adultério e não era perseguido e polido como o pônei Gustavo Rego você ver o famoso episódio que todo mundo sinto de Abelardo e Heloísa essa ele falará transou com a menina daí fomos até capa nosso jeito não Eles não acabaram porque ele estava transando com a minha não é todo mundo sabia que ele
tava fazendo isso o último Mundial não fica muito bem que você é um professor Mas isso é o máximo que se fazer quando ele casou em segredo com ela aí que a família aceitou Ah tá então quer dizer que enquanto eu tava lá atrás da escada tá então tá tudo bem nós o aconselhamos a não fazer isso mas não vamos por Lilo agora no estado moderno acontece está acontecendo por exemplo com quinto veja você Luís 14 por isso 1428 amantes 28 e o que que a igreja fazia porque o grande orador saco possue dos oradores
mais eloquentes uma das vozes mais belas da literatura Universal você subir no puff desse o desse falava coisas horríveis tá certo por aí aguentava quieto mas ninguém é funil aí por causa disso nem o rei nem cidadão que é bom porque isso não é matéria de punição em matéria numa de ensino de admoestação envia solicitação a um certo padrão de perfeição agora o nosso moralismo atual que é persecutório oi oi tô aqui em vez de nossa sobre nós a modernidade Assumimos a culpa dessa porcaria que nós estamos fazendo não joguei uma culpa na igreja católica
que não fazer nada disto e isso é uma injustiça muito grande somos nós que somos moralista a nossa esse daqui é fruto da laicização e não tem não tem na igreja clericalização tem nem dúvida avisa amor ao amor absolutizada é o substituto da religião e quem acredita não deu se tem um deu para conversar mas não precisa de ninguém que ele o fiscaliza de Fora quer dizer quanto menos a religiosidade autêntica mais moralismo moralismo civil você vai ter esse é o mecanismo compensação quiser a moral ela mesmo se transforma no próprio Deus isso aí começa
com Canto Canto único absoluto para que todos os tipos moral quer dizer não existe um conhecimento objetivo de Deus não existe metafísica não existe não vai ter que ter o raio do imperativo categórico de natureza more isso é maluquice fazer imperativo coisíssima nenhuma você é livre para fazer o que você quiser tá comprando é livre para investigar a mola é livre para questionar agora a nossa imagem da civilização cristã é totalmente progressiva que eu mostro projetamos sobre a antiga Igreja Católica todos os males que nós estamos fazendo mais religião mais religião mais moral mesmo mais
religião menos moral você acha que é o caso Tomou essa dimensão e os Estados Unidos um país Protestante e no Brasil não teria tanta tanto reflexão simples um país católico e não tem a menor dúvida em nenhum país católico isso seria essa coisa cresceria desta maneira é isso que os católicos são mais antigos e que é mais antigo que ter mais paciência com os outros né é essa fez essa lógica a lógica Ford na quando Nós pensamos No Impacto que tem essa relação que eu lavo colocava que eu queria até a no outro bloco nosso
totalizando isso com o por aí Josafá mas porque de maneira geral se fala mesmo mas religião mas moralismo aí eu lavo dá uma vertente que é a desmontagem de uma estrutura é de natureza religiosa em grande Essência Ela acabou levando a um aumento do moralismo e o Sérgio Dávila tinha uma questão nessa direção né pro Josafá e indireto também queria que o Freio Josafá comentasse até É no mínimo curiosa aqui que apareceu no último bloco quanto mais religião - moralismo e quanto mais muralista - religião é isso certo valeu diria então que quanto mais é
religião autêntica né Para que às vezes pode acontecer que a gente tem uma religiosidade que seja uma espécie assim de projeção do seu egocentrismo a do seu egoísmo que é se fica um pouquinho mais assim não é refinado mais fica mais agudo sendo religioso e digo uma religião autêntica com aquela são as grandes religiões como o cristianismo bíblico na como o judaísmo eo islamismo o budismo nesse caso quanto mais religião - moralismo e mais uma moral autêntica de valores o ser humano e então nós entraremos aí com um conceito que pode ir aparentemente complicar e
que ajuda é o pecado a noção de Pecado dado pelo evangelho pela bíblia em geral é uma noção que eleva o ser humano mostrando responsável de sua vocação transcendente e sua relação com Deus e mostrando então capaz também e o seu coração quer dizer na sua vontade mais profunda na sua capacidade de amar de cidade se orientar no seu coração ele é capaz de conversão é de perdão o que está completamente longe da ideia de culpabilização de angústia de se afligir como uma forma velada ostensiva de desespero é uma forma de Esperança então a Deus
a moral O pecado é tem uma relação quando se tem a relação com verdadeiro Deus na verdadeira relação com verdadeiro Deus se tem uma verdadeira moral de realização do ser humano em si nos outros e descoberta do outro e se tem também uma noção de que essa responsabilidade Pode falhar e que nós assumirmos esta falha e procuramos partir dela para uma caminhada mais firme e mais experiente do que a gente é e com o esforço de uma maior pureza em sua capacidade de amarrar por isso então eu volto a essa frase não é mais religião
mais moral mais um sentido elevado de Deus mais os dedos e levar do pecado e quanto então menos religião mais mas corremos o é de um moralismo que uma culpabilização na de uma opressão de si mesmo e dos outros então seria esse o sentido que eu daria a essa fórmula não é que eu acho que foi bem introduzida não é pelo meu parceiro de diálogo aqui né Professor Olavo Olavo fala assim muito que a juventude hoje aí moral a muitos falam isso essa Juventude está perdida ela não tem moralidade mais não tem religião não tem
valores como é que é isso dentro da sua reflexão Olha que nenhuma geração tem tem tem o monopólio da moralidade a minha própria geração e o acho que foi a geração mais cínica a moral e pretensiosa que o mundo a teve a senhora porque tudo o que nós queremos se tornava imediatamente um princípio da moralidade e tem que ser aceito por todo todo mundo e tudo que nós não gostaram se tornar uma vergonha para o mundo nos a inventamos o outro estoque nós que defendemos as drogas pelo mundo inteiro que nós inventamos a porcaria toda
agora vou falar de jovem é que é isso e eles têm religião e eu achei eu acho que tem mais do que a minha geração e eu cancelar minha realmente uma geração perdida pelo fato da sua imensa atenção pelo fato tecido então nós somos muito paparicado quando éramos jovens o fato de ser jovem é um mérito Mas é uma coisa incrível o fato de você ter nascido depois no outro jeito Olha que torna melhor do que ele e enviar todas as minhocas nossa cabeça e nós acreditamos em tudo isso tá então é a geração do
Clinton foi a televisão a televisão ela tem um impacto na difusão de valores morais que tenham uma positividade hoje foi Josafá Olha eu dois escreveu sobre moral e televisão eles certo parece um exata não é antes eu gostaria de ter Ah pois é um pouco complementar ao que o meu companheiro acabei de dizer é é muito difícil a gente fazer um julgamento histórico te a progresso se a alma para voltar atrás em termos de moral quando a gente olha a história da humanidade porque a gente pode assim que há vários parâmetros em alguns pontos por
exemplo a consciência Hoje é mais delicada em outros pontos aparentemente ela é assim mais condescendente mais relaxada é eu aprendo eu gosto seguir essa linha e até o fim do século 19 no acidente houve uma compressão moralista muito grande então a moral pública e o direito penal juntos que modo que muitos temas importantíssimos eram tratados exclusivamente no direito penal por exemplo todo o no se tinha praticamente assim um um direito matrimonial além do direito patrimonial né isso então todos os problemas de sexualidade ou de infidelidade eram tratados no direito penal e com todo Rigor tem
um havia uma grande hipocrisia e sobretudo o seguinte os adultos que ostentavam a certa moral e procurava o esconderam os jovens então aparecia assim que o jovem a é aquele que comete que nada sê aos pais que a prefeita correção Essa foi a imagem que veio até o que a gente chama a La Bella época até a dth guerra de 14 18 pois bem a partir daí a um movimento de emancipação e esse movimento de emancipação explode depois da segunda guerra mundial e então a gente vai tendo esse fenômeno que se chama liberalização do direito
a gente vai tendo Então esse fenômeno da emancipação a emancipação dos jovens a emancipação da mulher e aparentemente é mais imoralidade mas já uma primeira coisa certamente mais sinceridade portanto ponto de vista de ir para a moral a gente tem um ponto de partida muito bom e que é esse ponto de ninguém está mais seguindo a moral porque está no cabresto e Então isso que nós chamamos o heterónimo mismo não é o tomando a palavra justamente Emmanuel Kant quer dizer a Lei externa imposta é a coisa que mais se opõe a moral pelo que a
gente veio aqui ó é no evangelho a grande condenação de Jesus Cristo Esse é o farisaísmo lá e ai de vós fariseus hipócritas né a essa a hipocrisia Isto é esse pegar a lei que fazer da lei a referência da vida humana né e fazer do legalismo então a essa espécie e assim de cadeia e sobre os outros é a a destruição de moral né Então nesse sentido eu eu não digo assim que nós dois somos mais ou menos é bastante delicado mas há alguns pontos em que a liberdade aparece como um bom ponto de
partida e eu sou jogo de Liam pegar as questão Inicial que fiz a da mídia e passar lá não é para o Olavo e depois voltar para ver qual que é a sua atenção em relação a função da mídia lavo nisso que o Freio já falou né dessa criação de maior liberdade ou digamos mostra sinceridade comigo eu não acredito que se fala da idade do povo não sabe o povo não sabe votar não sabe escolher É nesse sentido um programa de apelo extremamente popular como do Ratinho é um programa imoral ou amoral eu não posso
fazer para não assisto por um gatinho não tem a menor ideia do que se passa lá Desculpe a minha falta de falta de confiança demais Eu sei apenas que existe mas não nunca não conhece este outra coisa eu não acho que o povo não sabe votar o povo sabe votar ele tu não sabe botar os políticos não sabe outra e eu mesmo não sei voltar é sério eu acho que voltar é quase impossível só você ver a lista de candidatos e ver o tempo que você tem para se informar seu cada um eu todas as
vezes que votei na minha vida eu confesso que eu voltei quase no escuro pois eu voltei muitas vezes no Doutor Luiz Guimarães quando ele era vivo o que parecia uma bela figura naquele momento né É o caso da usando depois eu fui estudar a biografia dele é um negócio horroroso bom Agora é tarde agora já voltei não não cometeu o pecado botar meu colo naquele ano tomei um engov e votei nulo pode também não sei se você tem direito não é essa coisa dizer que o outro não sabe botar para quem e tem pecado atire
a primeira pedra uma mídia da comida da semana da água da vida a vida vai fazer a sortuda a pressão de uma opinião coletiva uniforme que vai moldando as opiniões dos indivíduos é claro que ele nesse sentido não acredito de maneira alguma nem Liberdade crescente nem autonomia da opinião muito menos entre os jovens porque eu até escrevi um artigo sobre isso que eu sinto quando um jovem ser uma bela quando seu pai sua mãe ele está chovendo velando contra dois com o apoio de dois mil que são os seus colegas de escola mas ele se
entrega não a massa uma massa barulhenta autoritária e mandona acorde faz tudo todo o sacrifício por ele ser aceito naquele e-mail e depois eles e vai dela contra aqueles dois pobres coitados ficar em casa e ela que ele é um grande é um grande herói da rebeldia não entra na verdade é um conformista ele tá aderindo a opinião da massa ele passaria a ser corajoso para no meio desses dois mil eles e olha que as telas é meu pai e minha mãe E aí você vai brincar Então o que é uma participação maior na opinião
das pessoas da mesma idade hora mas isso é justamente aqui como nós falou uma massa uniforme é uma massa homogênea não só na sua nas suas opiniões mas também no seu sentimento e às vezes na sua idade também é para essa massa que a mídia fala e a opinião dela que nós mudamos hora autonomia não consiste nem em ser conformista nem ser rebelde autonomia consiste e você ser conformista o Rebelde conforme as coisas a Silver estejam certas ou erradas E se puder se conhecida como autoridade eu acho que realmente ela tem razão eu obedeço isso
é que ela está errada eu ver Rebeca abre meio-dia não é um valor em si assim como o conformismo e obediência não é o valor e se há Muita confusão ressentido e quando a pessoa se imagina que elas estão ficando mais autônomas ela simplesmente estão ficando mais Rebeldes contra é fraca e obedecendo a mais forte e a televisão é é certo todos os merecedores no bom sentido a escrever um livro sobre isso e certo falando sobre televisão e moral falasse demais que a televisão destroços valores da sociedade que ela pega o consumismo a pornografia como
é que é isso na sua vida reta Olha a gente tem uma grande dificuldade de falar sobre as coisas que a gente estudou bastante Oi e a Sem dúvida uns 40 anos que eu estou estudando o que eu chamo a ética da mídia ou a ética da comunicação social a E então a minha dificuldade às vezes por um diabo é de encontrar uma porta porque é uma dessas realidades muito complexas e como diz Edgar Morin a dificuldade nossa é de encontrar um conhecimento complexo que corresponde às realidades complexas em Fátima simplificações e eu considero que
a mídia a televisão sendo na a a ponta mais quente não é da mídia é eu considero a mídia como sendo um sistema a no sentido positivo do termo um sistema de produção e não é de imagens de mensagens como essa é a mercadoria produzida e vendida ao telespectador alguns usuários que nós somos aos consumidores que nós somos e sendo uma mercadoria psicológica ela transforma quer dizer que a economia moderna ela cria o consumidor a quer dizer que esse é nosso vamos aí e comprando aquilo que vai sendo a produzido e vai então a moldando
o consumidor para desejar isso e a um vaivém de modo que o consumidor é causa e o consumidor é efeito o produtor ou comerciante é causa e ele é feito a uma circularidade no sistema então se nós transportamos isso para a mídia para digamos bom então a televisão não pode viver sem nós seus consumidores e por outro lado ela nos dá é tudo aquilo que é necessário para criar isso consumidor segundo a lei da facilidade para criar então grandes números cada vez maiores de gente que Aprecia Exatamente esse tipo de televisão E aí você costuma
dizer não é aqui no Brasil umas 12 famílias que detêm a mídia é de Cera eu não me interesso tanto na descrição de quem detém quem não detém é um modo é esse modo sistêmico que faz com que se eu vou a minha cidade é a primeira cidade do Brasil em ordem alfabética Abaeté eu vejo as meninas a moda assim e etc elas são personalizada era só que ele é a pessoa delas agora se a gente vai a Madri a Paris a Berlim a Genebra é a mesma coisa o tipo de menina do jeito de
vestir que põe na cabeça que foi na cinturinha põe no pezinho a correntinha igualzinho quero que elas são todas personalissima mente iguais são cada um céu que a moda e personalizada você faz a sua moda mas a gente chegando em ver é uma uniformidade no mundo né para vender esses diferentes artigos então nós estamos aí diante de uma situação que eu acho que não e são perdida porque uma vez que a gente tomar consciência e começar a cobrar a imediatamente a televisão reagir 50 mil pessoas se manifestando um dia sobre um programa da Globo a
Globo está alguma coisa nesse programa não é preciso de haver 50 milhões né bem então a gente pode dizer que nós estamos no momento não começo de tomada de consciência que somos manipulados isso então é um primeiro passo para uma ética da comunicação social eu acho que ela é possível mas não no momento a gente pode estar que estamos numa primeira etapa mas dessa dessa crítica mas no momento de fato na atualidade e é uma catástrofe o Freio falou em TV Olá e eu me lembrei de outra coisa que eu queria puxar aqui também publicidade
e é uma coisa moral se você deduziu para comprar um produto me colocar dentro daquele circuito implícito Princípio não me aturar Egito qualquer sujeito que esteja disposto a argumentar em favor de coisa que ele não acredita a persuadir os outros acreditar naquilo que ele próprio não acredito ele está violando os princípios básicos da moral que você no partido da Sinceridade quiser a sinceridade que não ficam doentes e autor do seu usado falei com isso aqui é autor e dizer como o ex-presidente Jânio Quadros fi-lo porque aquilo é certo aí você tá assumo essa mas eu
acho que estrutura mesma da profissão não só a publicitar mais jornalista que ela tem um algo errado ali no meio não sei bem o que é que tem tem um fundo de falsidade que não depende da das intenções dos indivíduos mas o próprio modus Operandi da coisa é meio meio errado você não é produz fenômenos requisitos como a moda estava na moda né Eu tive uma coisa mais mim o médico no mundo aqui a moda a obsessão com a moda é uma espécie de compensação pela deselegância crônica do mundo burguês que deu bourguese inaugurou esse
tipo de de trás aqui que é é uniforme ele não vai ter uma vez o Roberto Campos fazer o aniversário dele vestido de smokey eu disse que você vê que coisa agenda um ministro de estado no auge da elegância ele fica igualzinho garçom Esse é o máximo que nós chegamos até então se você pegar o a moderna o burguês-burguês mais elegante e compare e sujeito com um sargento do exército de Napoleão O sargento ganha a elegância a graça de não existe mais no mundo dessa nossa obsessão é uma espécie de compensação quiser mas queriam ficar
aparecendo bonito mas nós não seremos bonito jamais você não tem problema é que eu gostaria segue entrava antes de uma outra porta e distingue claramente o valor da informação economia Ah tá e a falha da publicidade nós precisamos hoje de fato de ter muita informação Econômica Você vai comprar um carro aqui uma maneira inteligente esse caso seja apresentado com todas as suas vantagens e o que que você quer procura Você quer um carro familiar se você tem um carro pequenininho para poder não é colocar em qualquer lugar fácil mesmo você quer um carro rápido você
quer um carro de com pequeno consumo exceto as qualidades apresentadas e inteligentemente na com vivacidade e é muito bem informação e econômica agora você pega um carro qualquer eu sei que marca for na e vai chega esse carro é maravilhoso ele serve para uma mulher ali fazendo agora a publicidade era que é seduzir na base do que vem a ser a filosofia no a filosofia psicologia do reflexo condicionado fazer salivar bom e depois então muda-se o objeto na é para ver se a gente consegue que ele bate a campainha de começa a salivar não é
porque quando ele dava um bifezinho para ele bate a campainha Então esse processo de condicionamento que reflexos né é uma das bases e a outra a base da publicidade é uma mais exploração da psicanálise da libido lá e então nós temos um gênero eu tenho falado isso a publicitários do mundo inteiro que me disse aliás Nós não sabemos se dá certo não dá certo e o certo é que com o sistema que aí está quem não fizer publicar tá perdido e publicidade desse jeito não tem então a publicidade Ele parece Exatamente é em termos de
informação É um pecadão enorme não é uma exatamente ao contrário da da informação que não da pessoa os dados para fazer um bom negócio né E Então nesse caso eu acho que uma das nossas enquanto consumidores Mas as nossas atitudes queria dizer assim estão fazendo publicidade isso eu não compro para mim me explique o que que é isso mesmo de me deu uma boa informação Econômica sim faça um exemplo vai ser o ideal olha na Suíça Associação das consumidoras desculpas dar um exemplo aqui né eu fui gringo muito tempo na na Europa não é bate
no peito mas enfim é as consumidoras suíças elas chegam e exigem informação esses 30 para comprar Oi aqui é um ferro elétrico Quais são as qualidades ferro elétrico ou a resistência o preço durabilidade etc na qual isso sim agora não adianta botar aí uma uma figura de mulher passando roupa não nasceu para a informação então é possível fazer isso e o que que acontece é que eu começo isso segue isso temos que levar em conta a seriedade das consumidoras em da informação económica Econômica em vez nade prodigalizar a publicidade durante todo o nosso programa nos
blocos anteriores pessoas nos enviaram perguntas por fax telefone eu queria começar a por uma pergunta que a Deborah Gomes de São Paulo ela faz para o Frei Carlos josaphat que assim como pode os pais passar exemplos Morais para os filhos no mundo que é tão imoral é bem Olha eu conversaria por dizer é justamente que é muito necessário que ser pai hoje comporta conserto de resistência aí que deve transmitir aos seus filhos também eu diria mesmo espiritualidade resistência né uma atitude crítica de saber indicar os valores que nós temos hoje as possibilidade por exemplo de
criatividade nós podemos encontrar nos novos meios de telemática e por outro lado o perigo dessa facilidade da gente se deixar a mudar pela Finlândia Sérgio pergunta da plateia do poeta e Pensador Bruno Tolentino que está presente aqui essa noite queria convidar ela fazer a pergunta aí no microfone e isso é para você pedir para ele está bom em contato com essa pa ap AM eu pensei que tava contigo São Paulo cecif é que não está a gente Olá pessoal esse é meu jogos o quê eu podia começar aqui em casa e só baixo Não se
preocupa tanta utilidade e de moral eu não acho que seja uma coisa muito séria precatório fala hoje é família eu quero chefe de estado tem que eu brincar com você entendeu tem um monte para mim parece que você ficou muito obrigada tchau Oi tudo bem Olha essa questão do seu Coloca eu e a responde em um livro né como é que permita que fazer essa publicidade em que o aborda o problema da posição da igreja em termos de moral e pagamento de moral sexual com toda ali Ah um grande com todo objetividade E analisando os
documentos a Tais quais eles são effect com relação a Encíclica humani uma Evite a uma coisa interessante a primeira parte dessa Encíclica tem uma linda exposição sobre o amor humano ou dos melhores textos escritos sobre o amor neste século agora número a partir do número treze eu não sei se o 13 da sorte um da Sé O Papa tem uma posição a respeito da contracepção Oi e a meu ver ele tomou a definição de natureza humana o João maneira muito parcial olhando o aspecto biológico fisiológico e pedindo então uma conformidade a essas leis como sendo
a expressão da conformidade a moral EA lei de Deus nesse ponto desde aquele tempo até hoje eu como teólogo católico tenho apresentado essa crítica tem ensinado que a uma posição e compreensiva Global integral da natureza humana que permite perfeitamente entregar uma contracepção artificial dentro de uma atitude responsável e de comum acordo do casal e então eu escrevi um livro em 1977 não é em uma coleção de ética cristã e que o mesmo era o fundador que hoje tem mais de 100 volumes infelizmente em francês e alemão na época que era gringo então neste livro portanto
na Europa no centro da Europa na Suíça eu apresentava simplesmente sem nervosismo na calmamente e não tive qualquer contestação é o que mostra que essa posição Isto é que o amor a responsabilidade deve inspirar aos cônjuges ao verdadeiro método de limitação de natalidade de escolha dos filhos e que esta é a posição para que convém ao ser humano e que convém ao Cristão tem uma pergunta para o Olavo de Carvalho mas antes só para dar informação a Débora Moraes na também pergunto coisas que você acabou de dizer como se o amor transcende a moral e
ainda de Ferreira tinha ligado perguntando se a televisão dita as regras de mortalidade para a sociedade temos que nós tocamos a Roseli perguntaram Olavo de Carvalho será televisão Olha aí imoral ou amoral a nós tocamos um pouco nesse Mas vamos voltar porque amar outra questão nessa direção e Amauri mas ela pergunta da relação entre sexo e Boa tarde que nós tocamos no trecho do programa EA Inês Cardoso ao lado pergunta para você o seguinte lado que o frei casa falou de um livro dele mas o que tem a ver ô imbecil coletivo é que faz
parte do título de uma das suas obras com a moral brasileira bom eu vou começar pela última pergunta que é a mais fácil eu não costumo dar palpite na conduta ali é certo dê certo naquilo que me diz respeito pessoalmente quer ver como eu estou nesse negócio de vida intelectual a filosofia e literatura Esse é o meu ramo E aí o o pino Então nesse setor Eu acho que eu posso cobrar de meus colegas de ofício do meu Grêmio profissional uma conduta moral eu nunca dei palpites sobre moral de Marajó mas me atenho a cobrança
a colação a ética da vida intelectual então o imbecil coletivo e se o coletivo uma vasta a cobrança das a pessoa que na Esfera intelectual estão agindo da maneira a mais e moral possível e certo é uma vez o Bruno Tolentino me pediu uma definição de honestidade intelectual disco acessa coisa mais simples do mundo é você não dizer que Sabe aquilo que você não sabe eu não dizer que não sabe que você sabe perfeitamente bem mas é essas regras máxima que estão sendo desobedecidas constantemente que a sofrer que faz que não sabe né aquilo que
ele tá perfeitamente informar e por outro lado dá palpite e coisa que não são da sua conta que ele ignora completamente eu acho que se houvesse um pouco mais de de ética na Esfera intelectual e tudo mais seria melhor mas hoje em dia a moda cobrar apenas os políticos como se fosse eles que geram os padrões os valores os símbolos não são os políticos são os intelectuais e os artistas são pessoal do showbiz Esse é que vem em primeiro lugar e é esse que nós temos que é desse que vai querer cobrar antes de tudo
como o velho e TIM castiga a sua cidade em primeiro lugar depois da vizinha É sério Professor mas eu acho escreve que algumas coisas que eu disse a moral histona essencialmente de individualista perdi seu número Me preocupo com os outros a uma dimensão social na ética a uma ética social e o ser humano é essencialmente relacional nós somos responsáveis e somos também corre responsáveis agora eu me pergunto se a sua atitude não poderia ser entendida como uma espécie de é encolhimento no caramujo lá e então nós falaríamos aquilo que é mais importante que é um
outro lá que nós nos interessavam que o outro seja bom não digitar novas para ele mas de colaborar para que ele encontra o seu projeto ético senhor não acha que só estaremos acordou tal não acho que a gente razão é e eu estou assumindo ela não pretende ser um molde para ninguém é apenas uma resposta a uma determinada situação concreta onde todo mundo dá palpites a respeito da moralidade e quem quer crescer e eu acho que esta intervenção excessiva na moral pública ela em si mesma é imoral porquê o revela a pretensão que os 80
jogar coisa que ele não entende e das peças Então procura sequer se informar ele não me deu primeiro dever de justiça é você se informação porque realmente tá passando Às vezes as coisas são complexas e eu preciso muitos anos para que você chega a uma conclusão por isso não é para que os anos atrás eu já fiz um voto de pobreza em matéria de opinião eu costumo dar a minha opinião quando eu já examinei o caso bastante eu conheço Então já não é mais apenas uma opinião acho isso acha que ela tem um certo valor
cognoscitivo e nas coisas que eu não examinei eu digo não sei até um verso da Alberto da Cunha melo' que junto com o Bruno Tolentino é um dos grandes poetas brasileiros existe seguinte quem não ser Rebu O que acha diga não sei que eu receba uma aula de graça eu sempre eles não sei vou esperar mais um pouco mais amanhã você sempre acaba ganhando sério duas perguntas da plateia e a TAM O Eduardo é relacionados à política moral e política uma propaganda do candidato Paulo Maluf diz que ele seria a vitória do bem contra o
mal na sua opinião uma campanha contra Paulo Maluf deveria permanecer no âmbito estritamente político ou deveria ser feito feita no âmbito da moral e a outra aproximação entre estética e política é possível Professor José a falou sobre vizinhança entre ética e estética possível pela criatividade pela Liberdade porque não podemos tornar a política é uma obra de arte em primeiro lugar a pergunta para minha segunda coisa Dias muito bem ordem quanto mais se evitar argumento de tipo moral em campanhas políticas melhor mas eu não acredito realmente que eles políticos possam ser substancialmente melhores uso que os
outros eu acho as uma e eu acho que o discurso moralista acusatório a pretensão de que você olá do bolo outro mal e o artifício inteiramente absurda é isso tem que ser as questões de bem e mal tem que ser encarada com seriedade não é na propaganda política nos vamos resolver isso e sobretudo ação que eu vou lembrar o velho conselho de Leonardo Da Vinci Douglas tigre da novela transas é de onde esse grita não há verdadeiro conhecimento a nossa um tempo todo mundo gritando fazer como é que vão saber quem é o o bonzinho
e o malvado mas eu acho que esse sistema deveria ser evitado já que tanto a pretensão abusiva do Paulo Maluf ele colocar ele sendo bem o outro Mal quanto você tentar refutar ainda O Malvado nós somos dois é conversa de criança eu sou bonzinho você é malvado aqui não sabem o que que ninguém presta né todos nós Eu até já já propus uma uma alteração no evangélico ali onde ele diz amai-vos uns aos outros se eu trocaria por tolerar Eu vos uns aos outros na próxima edição do evangélico vai ser porque às vezes é o
máximo que nós conseguimos já crescer o reconhecido é isso é ensina eu tô eu tô brincando evidentemente mas por ensino lá conhecido a doutrina da própria igreja fala do pecado original se você entende pecadores não sente aqui ninguém presta Tá certo então vamos falar com mais com moderação exceto nos pontos onde tivermos certeza razoável suficiente o que é um caso muito raro de usar sei se eu soubesse. Uma palavrinha apenas nós temos relativamente pouco tempo na história e que a gente está trabalhando com democracia uma coisa recente né e a Progressos e a minha pô
a posição como cidadão como ser humano como cristão como religioso como teólogo é que não entendemos lutar para cada vez mais modificarmos o sistema político de fato não é tanto a questão Fulano ciclano o sistema político e isso aí nós vamos fazer em tempo de paz perder depois de eleições quando cai a poeira e o Carnaval vai para lá em certa né Então aí nós temos que atacar e fazer uma grande reforma política né a partir da base e a começar então do sistema eleitoral né e como é temos possibilidade de cobrar e etc mas
eu creio na política e creio no cidadão é na possibilidade de ele de fato chegar e fazer alguma coisa nesse domingo agora a questão que foi colocada não é era a respeito justamente feio e não é que acessível fazer da política uma obra de arte e sem dúvida eu acho até que eu faço escrever assim política né quer dizer então aquilo que é a a a ciência arte da pólis da cidade do bem da cidade do bem comum a de faca a possibilidade de a gente ter um ideal político e nós temos poucos eu penso
assim um nome ao pessoal frente o gosto muito de ver a muito chegado a nossa família Dominicana e George lá tira era alguém que podia se enganar no pormenor mais era uma vida consagrada a política mas fazer a boa política para a Cidade de Floresta de que ele foi na Prefeito mais de uma vez bem então eu acho que há essa possibilidade não é de aproximados há várias formas de transcendência não é e a ética a estética e eu colocaria a política uma dessas formas de transcendência do ser humano Olavo a Letícia longo de São
Paulo telefone pergunta para você que é mais de moral o Tchan ou a política brasileira a e páreo duro Isso é muito difícil mas eu acho que o chão costuma ser menos prejudicial que você já tem uma rejeição estética aqui não a coisa É muito vulgar muito idiota isso a gente vai prestar atenção nisso só se for igualmente idiota mesmo acredito que isso realmente possa prejudicar ninguém mas não é a polícia contra polícia molda o futuro pública tem consequência de muitíssimo longo prazo e eu por por um temperamento pessoal não sou muito inclinado a levar
muita férias questões de moral sexual eu acho que essas são questões menores no âmbito público embora no âmbito interno serão fundamentais que está certo para a perfeição da hora mas o público não se deveria dar tanto peso ela né Sérgio tava perto de fazer uma pergunta nós vamos para o professor Olavo é uma pergunta anônima da plateia o senhor concorda com foco nas que disse que o poema Ode é um vaso grego de kits vale a vida de 30 mil velhos as vale o que a vida de 30 mil de vida de um gato é
Ah tá certo foi em primeiro lugar dedicar o gato é criação de Deus e o poema criação o seu fundamental é o poema no vaso grande cão de 15 então poema invenção de que se o gato é invenção de Deus em primeiro lugar que ninguém pode supor que a sua obra pessoal vale a maior do que qualquer elemento w da natureza isso não não não tem científica e eu acho que a idolatria da estética é um fenômeno paralelo ao moralismo aqui na sala fazer como você não tem mais religião no sentido profundo você não tem
de fato no acesso ao conhecimento de Deus então você começa a criar substitutivos um deles é idolatria da moral o outro idolatria da obra de arte do gênio etc e os turista uma das mais temíveis babaquices modernas e tem uma pergunta duas perguntas pré Josafá uma que a do Eduardo aí de Porto Velho em Rondônia pergunta o seguinte o senhor tanto elogiou a relação né da sexualidade com a Mona Lisa e quantos elogios ao sexo Porque que só tem voto de castidade e o José Pereira de Macaé no Rio de Janeiro diz qual a relação
entre o celibato EA moral na igreja católica já que o celibato não é adotado em outras religiões eu quero acrescentar uma que tem tem a ver com o pergunta que é da suiá da plateia é moral o papa se pronunciar contra o uso da camisinha Enquanto o mundo todo convive com a epidemia da Aids tem olha eu vou rapidamente Essa é a segunda pergunta eu comecei esse livro exatamente pela camisinha quiser um e até pedir desculpa de em um livro de reflexão sobre ética de começar assim né Por um problema é desse tipo Exatamente porque
me parece bastante sintomático e não há uma posição oficial da igreja algumas a igreja confundiram o preservativo para AIDS aplicativo e evita a contaminação com um preservativo de a contracepção e procriação de fecundação as duas coisas completamente distintas E então mesmo que a pessoa não aceite um processo de contracepção artificial pode perfeitamente aceitar a camisinha porque a intenção é aquele que se visa na camisinha não é limitação de fisio é inclusive pode ser usar não é até mesmo é entre homossexuais e se deve na que moda que são duas coisas distintas e Eu lamento que
algumas alguns apressados na igreja católica tenham feito essa confusão na e entrou eu explico no livro bastante essa essa minha posição que eu acho que é a posição da maioria é Doce Pão de ser dos bons teólogos na igreja católica é o acordo a primeira pergunta de fato é Oi gente pensa é que um celibato não é a uma posição tomada por que é o homem que eu faz numa parecia mulher não esse uma mulher ou vice-versa que é uma atitude negativa então ele não tem sentido algum e a o celibato na igreja católica às
vezes aparece como ligado ao Ministério sacerdotal para ser padre tem que seguir o celibato eu acho que está mais do que tarde para a igreja e fazer uma revisão dessa obrigatoriedade de celibato não é junto com o sacerdote uma coisa é ser sacerdote e outra coisa é se consagrar no ceriba se a vantagem ou não é uma questão a estudar na comunidade se é uma area uma uma vantagem Mas jamais uma obrigatoriedade EA calça de dados bem agora a castidade quer dizer o celibato escolhido por algo que o por alguém que tem uma vocação de
uma cidade totalmente bom Então nesse caso é uma coisa que pode ser louvável se for feito com todo desse alimento com toda a liberdade com toda alegria de viver quer dizer que eu em qualquer ponto da minha vida e que eu achasse que os ele bate está me atrapalhando a realizar a minha vida humana e Cristã Eu largaria o celibato é é um meio jamais um fim e Então nesse caso eu decidi o seguinte é que e às vezes muita gente é levado a vocação de celibato por uma consagração é um caso aqui vou contar
que ele Talvez o seu a se assustar um pouco é conversando na sua passagem aqui no Brasil com chega e vara e ele então nos dizer o seguinte eu acho que os padres tem razão de serem celibatários na medida que ele se consagrar o serviço do Povo porque eu que sou médico e revolucionário tenho essa dificuldade que eu tenho mulher e filhos e às vezes eu passo meses sem poder ter contatos com eles A então eu teria de fato uma maior Liberdade até então é isso aí eu tive do argumento funcional né muitas vezes de
fato não é facilitação a dedicação agora na minha experiência Essa é a mais do que uma simples limitação de questão de tempo É de fato uma grande libertação para a gente se dedicarem um amor que tende a ser um Amor Universal a gente se dedicar a um estudo a uma oração que tem uma certa intensidade e quem quiser acreditar acredite essa é a nossa realidade não é a realidade daqueles que vivem tranquilamente na o celibato com as dificuldades normais poder se a gente é É Normal deve ter dificuldade e guardar a castidade e nós temos
uma questão da nossa plateia Por favor eu gostaria de perguntar a respeito de um pensamento do Pascal que eu li a muito tempo e que sempre foi para mim meio enigmático e eu não consegui não consigo ter uma compreensão Clara dele eu tenho uma compreensão intuitiva Eu acho que o que significa que aproveitar os dois debatedores para ver se podem me esclarecer a respeito do significado dele e é Pascal de disse ou escreveu que a verdadeira moral zomba da moral eu queria saber qual é realmente o significado de Eu acho assim bonito pelo que tem
de paradoxal mas não sei realmente o que que ele quis dizer com isso o Olá porque todo toda a nossa conversa ação aqui é de certo modo uma explicação disso reservado não falou que a palavra moral por ter dois sentidos que você pode ser referir a um certo padrão o ideal de perfeição que nos aproximaria por exemplo do modelo Jesus Cristo e pode querendo saber um código que é adotado uniformemente por toda a sociedade e que se transforma no fim das contas no código penal e no uma espécie de regulamento das fofocas mas é o
padrão pelo qual nós podemos falar mal do adversário e sente que nós somos muito bons quando conseguirmos provar que alguém é maior é evidente aqui este o amor ao nesta última acepção deve ser somente objeto de zombaria apesar da utilidade política administrativa que ela pode ter que nós não podemos esquecer o seguinte quando se diz que fazendo que isso em dia dia que a política é a arte do possível o possível significa apenas a mediocridade de uma determinada situação e pode mudar amanhã e admitir outras possibilidades mas a religião EA moral no sentido primordial da
coisa não Visa nunca apenas o possível mas Visa algo que está sempre acima nesse sentido a verdadeira moral será sempre um pouco tópica ela pedirá de nós uma perfeição que nós não vamos alcançar materialmente mas a qual devemos entender por amor a Deus e amor ao nosso semelhante nessa nessa linha tem uma pergunta da plateia do Edson a possibilidade de fundamentar uma moral sem Deus Onde buscar sistemas referenciais e uma acredito nisso de jerimu o e primeiro lugar a questão de Deus levaria até para gente ficar isso mas quando pergunto se acredita em Deus eu
lembro lá da resposta é vermelha perguntaram é vermelha Será que ele tava em Deus Ele falou bom o problema não é esse o problema é saber se Deus acredita em mim mas eu acho a existência de Deus um dado objetivo eu acho que poderia ser matéria de discussão mas não creio que seja uma coisa tão relativa então impossível de você tá como hoje em dia se disso qualquer moral que amputa da percepção humana qualquer padrão de perfeição absoluta cai na indiferença a partir daí a moral se torna apenas convencionalismo código etc porém é necessário lembrou
o seguinte desde o século passado desde cantos nós estamos acostumados com a ideia de que da realidade nós não podemos deduzir valores de que o julgamento de fato julgamento de valor existe um abismo intransponível Mas isso não é verdade de maneira alguma o que a simples percepção sensível já implica uma seleção implica uma distinção entre o que é importante e o que é acidental que a nossa o mundo que tal como aparece a nós não é uma pasta homogênea tá certo mas ele é um cenário onde aparece qualidades distintas podemos eu eu olho para você
agora de bom uma coisa eu conversar olhando para os seus olhos mas eu conversar olhando o seu dedão do pé senão vai entender mais nada que eu tô falando portanto existe uma hierarquia já nesta percepção E nesta e nesta comunicação e eu aqui do conhecimento moral é mais desse tipo um conhecimento quase intuitivo o incentivo se você quiser ele tem que ser claro que aprimorado mediante treinamento eu não acredito em códigos morais tá certo mas eu acredito em desenvolvimento de uma espécie de percepção moral e acho que é isso que hoje está justamente falhando é
assistência moral e foi muito abafado por discussões muito rebuscadas é justamente as pessoas fingem que não sabe aquele que ela sabe perfeitamente bem nós temos várias questões estão sendo tratados em outras respostas com a do Carlos Augusto de Caxias do Sul na que fez o a questao semeada em relação a essa temática na Rua José Eduardo de Jundiaí e também o Professor Jair Machado Filho de o bairro Minas Gerais ele faz duas Faz uma pergunta franqueado Josafá como você vê um homem que viveu à frente de seu tempo defendendo ideias que hoje são consideradas imorais
Mas podem ser usados Moraes daqui algum tempo certo mas Ei interessante ver a moral que nós definimos como sendo humana todo ser humano quer queira ou não ele tem que enfrentar o problema moral e o ser humano sendo histórico não apenas que arruma história mas e ele é um desenrolar é leão vir a ser então a para cada pessoa como parar o ponto da humanidade uma certa estou na cidade na moral EA possibilidade de fato e da consciência progredir nos pontos às vezes regret dia não é e a gente vendo hoje e nós não aceitamos
de jeito nenhum a tortura em séculos passados a tortura no sentido de um ato judiciário né do juízo mandar torturar alguém para tirar a verdade dele não é nós hoje achamos isso de modo geral um absurdo ai ai uma pessoa que é Aceita isso nos parece completamente anormal hora nós Voltando às vezes durante séculos mas águia ai tortura judiciária condições dela basta não tem uma suspeita pode tô e há de facto um progresso isso nos leva do ponto de vista ético a pedir um grande discernimento e um esforço porque no nosso tempo às vezes e
atrasos e imensos em certos pontos mas tem gente aceitar algumas coisas como sendo normais é como sempre Fatalidade quando de fato só dependendo do nosso comportamento Que moto que é é um fato essa oscilação tem moral e se essa oscilação pede para nós uma atitude moral de uma grande responsabilidade na última questão que aí nós somos fechando não Felipe da plateia para o professor Olavo todo ato imbuído de moral é um ato justo se sim a justiça depende na moral O bom é que a justiça fazer um sentido lhe dê muita coisa evidentemente um produto
derivado reserva moral é uma coisa uma Instância mais mas fundamental para você vir embora possa haver para fins práticos uma certa uma certa separação a grande tragédia que acontece hoje é a redução da moral aspecto jurídico de modo geral o ocidente tem uma mania jurídica apresamento Infernal fazer mais acreditam fazendo que a história jurídica é toda a história nós vamos fazer os direitos que estão escrito no papel evoluir E se tornar o melhorzinho mas aquele tempo que nós progredimos moralmente agora parental falar aqui em cima da Tortura tá sociedades que aceitavam a tortura como princípio
não a praticavam com a intensidade E com a crueldade com que Nossa praticamos hoje é daqueles direito nominais é uma coisa mas a prática social real é é outra muito diferente como nós temos Essa obsessão jurídica nós Lembra as nossas leis de hoje a correlação maravilhosas em relação aquelas de antigamente tá certo mas não pode esquecer que a história juíza que apenas uma história ideal e não a história da trama social real Se você ver a ideia para ele dizendo auxílio de você matar populações inteiras o assunto na última Guerra o bombardeio de populações civis
Mas qualquer tirando qualquer potentado da antiguidade as variantes uma coisa horrorosa Olá por fala arganil tem que concluir o tempo de nós estamos mundial de presidentes de hoje nós conversamos sobre o tema a moral com o filósofo e jornalista Olavo de Carvalho e também o teólogo e Frade dominicano Claro Josafá boa noite e até lá então obrigado viu E aí E aí E aí
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