e fala pessoal hoje vamos com Platão com fé de um com dialética platônica mas antes de começar o assunto do vídeo um aviso super importante finalmente as inscrições estão abertas quem quer então estudar filosofia comigo aprender filosofia dos gregos aos contemporâneos Hoje é a oportunidade é só se inscrever é só clicar no link que está aqui na descrição conhecer a estrutura do curso o valor eu mantive da última turma o mesmo valor e eu não sei quando vou abrir novamente o curso Então deixa que o convite EA grande oportunidade aí para vocês estudarem comigo e
aprenderem que usam cheio de uma vez Pô o assunto de hoje como eu disse é a partir da obra fédon de Platão eu tô com este livro aqui que é uma leitura orientada do fédon não é o fedor um cinemas é uma leitura orientada do fédon a organizado e escrito pelo António Pedro Mesquita eu gosto muito desses livros de leituras orientadas por e o livro do do pensador acaba sendo um pouco denso e quando nós pegamos um livro comentando Capítulo a Capítulo nós conseguimos entender melhor a proposta do autor o Platão é um autor que
ou não consideram nada fácil até porque a forma como ele escreve em forma de diálogos muitas vezes a gente tem que interpretar aí e a gente não sabe de fato se está entendendo em algumas passagens a isso acontece com vários outros pensadores também de outras que possuem outras formas de escrita eu gosto muito também por exemplo de ler as leituras orientadas de textos dos filósofos alemães principalmente rei o cante a Enfim então é um tipo de leitura aí que eu sempre acabo destacando O que é super importante hoje vamos com fedor de Platão a partir
então de alguns pontos centrais da Concepção platônica né da questão do mundo das ideias da acção da dialética e as suas 3 ah e também em relação à questão da imortalidade da Alma né que que a grande tese presente enfeitam fédon de Platão trata justamente da defesa da imortalidade da alma Oi e aquele dividir então peguei aqui alguns trechinhos desse livro aqui que o autor acaba comentando a questão do interrogatório socrático depois vou falar um pouco da questão da dialética e as suas três metodologias após eu passo para algumas definições dessas três metodologias para em
frente a primeira EA segunda E aí nosso fechamos a esse vídeo fazendo né um comentário geral sobre isso que a gente abordou então eu passo já alguns trechinhos eu paro comento converso com vocês e vamos lá então né Vamos ao assunto que é isso que nos interessa é bom como eu disse né Eu peguei a parte aqui que ele fala do interrogatório socrático e já aqui nós temos um pouco do processo do diálogo e portanto da dialética socrática diz aqui o autor a teoria das ideias EA doutrina da imortalidade da alma e expôs as grandes
questões da filosofia de Platão Claro aqui na obra fedo né então em qualquer obra do Platão a questão da teoria das ideias é uma das questões centrais não tem como falar que a teoria das ideias é secundário e qualquer obra do botão ela está sempre presente como uma questão central talvez mais que os diálogos da finais do Platão como leis por exemplo onde ele tem uma virada mais realista mas de modo geral ele tem essa vinculação mais Idealista né filosófica Idealista e por isso que tá vai estar sempre presente essa importância da teoria das idéias
e outro Ponto Central aqui é justamente a questão da imortalidade da Alma como eu falei a tese Central aqui do diálogo fédon e olha a no pensamento Platônico claramente dois supostos vamos a eles então o primeiro suposto o primeiro pressuposto é o de que a verdade reside já virtualmente na alma e portanto não pode ser nela encucada por qualquer processo de imposição exterior seja ela por exemplo a do ensino a maneira dos surfistas então o primeiro né suposto primeira base aqui é que a verdade já está na nossa alma e nós não aprendemos a verdade
exteriormente por mês de professores como os surfistas sozinho os surfistas ensinavam sobre aquilo que eles deveriam acreditar claro que daí nós pegamos aí o Surfista como por exemplo Protágoras que era relativista o górgias que era cético mas a a verdade não é algo que vem do exterior para o interior mas é o que já está no interior do que já está na nossa alma porque a nossa alma né já fazer a parte do mundo inteligível e em todas as verdades Esse é o primeiro e o segundo Pilar básico aqui é o de que por isso
mesmo não é possível propriamente ensinar mas apenas promover a descoberta por baixo do discípulo da Verdade em que ele tem já em si mesmo ensinar um sentido de passar do exterior para o interior não faz sentido aqui para o botão né no sentido de pegar alguma coisa exterior que a gente não sabia que a gente não possui a por quê Porque nós já possuímos há verdade em nós mesmos então A grande questão presente aqui é como nós alcançaremos as verdade em por meio de processos né E aqui depois falaremos a dialética como um grande processo
com uma grande metodologia mais prementes de certo método onde nós conseguimos tirar a verdade de dentro de nós ou seja a verdade que está na nossa alma e a continuar aqui o interrogatório socrático e aqui tá a tese Central desse primeiro momento na sua dupla vertente de ironia pela qual se reconduzem o interlocutor a consciência de sua própria ignorância Isto é a consciência de que verdadeiramente ignora todos os conhecimentos que até então julgava possuir e que por julgar possuir o impediu de reconhecer o caminho para a verdade que ele falta ainda a trilhar e o
da maiêutica no qual em conjunto mestre-discípulo colaboram por perguntas e respostas para efetuar aquele mesmo caminho constituir Justamente a realização deste ensino que consiste propriamente em não ensinar promovendo antes da descoberta individual da Verdade que em cada um já reside então Aqui nós temos esse duplo processo esse duplo passa aqui do Sócrates sabendo que Sócrates não escreveu o que nós sabemos está principalmente em Platão os diálogos socráticos I e II Sócrates nós temos essa metodologia né que possui duas etapas a primeira etapa é a ironia EA segunda maiêutica a ironia significa justamente perguntaram então vai
seguir a ironia socrática é fazer perguntas e com essas perguntas mostrar que quem está conversando contigo o interlocutor ele tem que chegar até às do sei que nada sei' ele tem que chegar até às da ignorância a ignorância no sentido de ignorar conhecimento né Nós precisamos então primeiro mostrar que o sujeito não sabem você que nada sei' via a ironia ou seja perguntas para depois pela maiêutica trazer à luz mas eu te dar à luz daí tem a relação da maiêutica com uma Parteira a muito Sócrates era Parteira ela então tirava os bebês de dentro
das pessoas o Sócrates também fazia isso não um sentido de bebês mas o sentido da Verdade o Rio das perguntas A então esse processo socrático que a verdade está na nossa alma isso significa que nós podemos por meio da maiêutica tirar a verdade da nossa alma e não simplesmente como era clássico para os surfistas é é de forma exterior nos ensinar a verdade que no caso um surfista sair dependendo do tipo nem acreditava na verdade porque ou eles eram relativista sou céticos e etc então com o primeiro momento quis destacar Justamente esse interrogatórios o plástico
que possui duas etapas a ironia EA maiêutica agora eu passo para o segundo o momento que eu vou falar da justamente da dialética e as suas três metodologias e depois eu vou desmembrar duas das metodologias não a terceira Porque o autor não comenta terceira desmembro apenas a primeira e segunda metodologia dialética mas antes aqui um comentário mais geral da dialética e suas três metodologias a hora em Platão um tal ensino ou do ponto de vista do discípulo uma tal a aprendizagem adquire o nome de dialética e é de cabo a cabo definido deste modo como
o exercício do interrogar e do responder então aqui o que é dialética para botão né é o exercício do interrogar e do responder portanto dialética para Platão diálogo aqui a gente pode pensar essa relação né na dialética platônica com analítica aristotélica analítica aristotélica parte da análise de proposições a partir do sistema silogístico de argumentação o Platão parte da dialética ou seja ele parte do choque de polos opostos esse choque de polos opostos esse jogo de opostos ele se dá por meio do diálogo de perguntas e respostas então dialética de modo geral pelo portão é isso
claro que a dialética ela possui Uma História né e cada Pensador vai por aí o o significado da dialética o grande nome da dialética moderna na redil e o rei eu já pensa dialética de uma forma totalmente diferente da forma crônica tempo que o rei e o pênis a partir de um sistema trifásico É mas o que se Interroga esse responde qual a natureza de uma tal interrogação e de uma tal resposta afinal de contas né Pode perguntar qualquer coisa o existe uma uma natureza específica da pergunta e até mesmo da resposta vou aqui ainda
parece que Platão né ele tá situando sobre o patrocínio da metodologia que é clássico aí e essa metodologia que ele tá situando-se atribui ao a Sócrates que é a seguinte a interrogação questiona O que é por exemplo o que a justiça O que é o bem E tantas outras perguntas e a resposta constitui o enunciado pelo qual se procura definir o que é isso seja isso a justiça o bem etc então se nós partirmos da da Concepção socrática né que é uma concepção vinculada à essa a esse tipo de pergunta o que é x O
que é justo o que é o belo o que é E aí nós temos aí uma pergunta Odontológica como base e a quinta um temos que ter a resposta para essa pergunta ontológica então Aqui nós temos a natureza tanto da pergunta como dar resposta mas vamos continuar para ver aqui como ele consegue aprofundar esse debate a dialética constitui assim para Platão o processo pelo qual perante determinada que estão se procura sucessivamente produzir enunciados cada vez mais adequados ao que a questão Interroga porque pode responder e não ser a resposta não ser adequada então pela dialética
tu vai refinando a resposta até chegar a melhor resposta possível interrogação e respostas articulam-se no seu resultado final buscando se enunciar o que cada coisa é tudo começa perguntando o que é x O que é o belo o que é o justo vai ter que chegar no final da resposta do processo de interrogatório né tu vai ter que chegar numa boa definição que não pode simplesmente dar umas E aí falar Não essa é a definição essa caracterização geral da dialética mantém-se ao longo do pensamento Platônico e é válida Qualquer que seja a metodologia particular que
em cada período aplique seja dialética da definição refutação dos primeiros diálogos EA quinta nós temos né A primeira metodologia da dialética falaremos de três Então vamos lá primeira a primeira que está presente no período inicial de Platão né na nos primeiros diálogos platónicos que é a chamada dialética da definição refutação e esse tipo de dialética segue mais ou menos um procedimento o refutativo procurando ir progressivamente e apurando enunciado adequado à questão proposta então tu vai e sucessivamente buscando o melhor resposta possível a partir dessa definição reputação E agora temos a segunda metodologia seja a do
método hipotético dos diálogos médios onde cada uma das hipóteses representa um enunciado mais abrangente e incondicionado e portanto mais próximo daquilo que a interrogado pela questão por essa segunda Vimos a primeira a definição refutação a segunda chamada de método hipotético que que é dos diálogos médios a primeira dos primeiros diálogos a segunda dos diálogos médios E aí vamos pra terceira né a terceira já é a chamada de Aires e essa está nos últimos diálogos e sobre essa o autora que não comenta então ele jiló eu vou comentar a primeira e a segunda a terceira não
vou comentar mas nós podemos sim comentar então eu sempre peço para vocês né conversarem comigo de que forma nos comentários é a forma com que eu consigo escutar vocês então vocês podem colocar nos comentários de todos os vídeos não só desse ah ah eu gostaria de entender também a terceira forma metodológica aí eu gostaria de entender esse conceito aqui que não ficou muito Claro no vídeo então comentem aqui porque os vídeos que eu vou construindo aqui no YouTube são vídeos que eu sempre busco a partir do próprio YouTube as indicações de vocês então muitos vídeos
que eu procuro a E preparo faço a leitura e tal são vídeos que vocês sempre me pedem aqui nos comentários então por isso sempre deixo isso como algo importante para a gente ir a lugar nos comentários e se vocês não tiverem nada para jogar comigo o comenta em filosofar é preciso porque assim vocês estarão me ajudando E ajudando aqui o canal as crescer sempre mais Então é isso pessoal então nós temos aqui três metodologias sendo que as duas primeiras são as que irei comentar agora vamos lá elas Então vamos lá a primeira metodologia na que
a a educação é bom diante disso Como avaliar o invariável o resultado aporético a pureza é significa sem saída dos diálogos norteados pela metodologia da definição e da refundação que a gente a primeira forma né então vamos a resposta a resposta não reside em nenhuma limitação intrínseca da própria metodologia ela reside antes tão somente na própria alimentação das definições que são alimentadas e que por essa sua mesma alimentação radical e constitutiva vem a ser inapelavelmente refutá-las e o que Sócrates habitualmente Interroga nos primeiros diálogos é por exemplo o que é o belo ou que a
coragem de um modo geral que é x hora o modo como invariavelmente os seus interlocutores respondem consiste na enumeração de casos que exemplificam esse X então a pergunta é sempre outro Lógico que é x o que a coragem o que é o justo que é o belo etc EA resposta é sempre a partir de exemplos e por exemplo nós vamos a um exemplo aqui eu teflon Por exemplo quando interrogado acerca do que a piedade responde que é perseguir os que cometem injustiças e hoax quando Sócrates me pergunta o que a coragem afirma que ela é
enfrentar o inimigo então nós temos dois exemplos euthyphro que ele diz a coragem é perseguir o que os que cometem Justiça mas já o Whats fala que é enfrentar o inimigo a em qual qual é a resposta né então Aqui nós temos dois exemplos hora sem dúvida que perseguiram os que cometem injustiças podem ser uma atitude de piedosa mas a própria Piedade não consiste nessa atitude do mesmo modo que se enfrentarão um inimigo é decerto um ato corajoso a própria coragem não se identifica com esse tal ato então Aqui nós temos a acção a piedade
com eutifron e aqui são né da coragem com o lápis com dois exemplos que eles acabaram dando aqui pedágio e coragem não coincidem com nenhuma das coisas perigosas ou corajosas então quando vai definir a pedágio ou a coragem que não pode simplesmente dar um exemplo Pedroso O corajoso porque aí tu tá exemplificando com o caso particular e não conceituando e não buscando a concepção né que vai de fato traduzir aquele conceito porque aí tem acaba relação clássica do mundo sem fim o mundo das ideias qualquer exemplo está dando é presente do mundo sensível mas no
mundo sensível ele tá preso a doxa então nós temos que buscar a verdade sempre no mundo das ideias e a coragem apesar de São dois princípios ou aspectos de que as coisas corajosas e perigosas participam Então essa é a grande questão né Posta aqui a partir do mundo das ideias a coragem é verdade são apenas aspectos que daí as coisas corajosas e perigosas participam Então as coisas sem seres participar um das ideias do mundo das ideias então é essa é a definição que era que ele acaba dando para primeira metodologia da dialética eu vou lembrar
novamente a dialética segundo Platão tem três formas e elas são apresentadas né a nas etapas da vida de Platão na elaboração das suas obras primeira que são os primeiros diálogos de alguns médios os diálogos da maturidade e nós temos né A primeira é aquele definição refutação a segunda método hipotético e a terceira é de Aires aqui só um breve comentário sobre a de hereges né é um termo Da Lógica platônica né O que significa sistematizar conceitos e produzir definições então uma diairesis faz parte da lógica platônica e ela está Justamente atrelada a sistematização dos conceitos
agora finalizamos com o último tópico que Justamente a parte do método hipotético que a segunda forma metodológica da dialética ora é precisamente O que é mitologia né que essa primeira forma de metodologia naufrague vamos ver como né E por quê Porque aí ele vai apresentar segunda forma senão ele continuaria com primeira forma mas a primeira forma ela não dá conta de muitas coisas então ele precisa segunda forma porque as diversas definições abusivas desconhece a distinção fundamental que aqui se joga e Chicão se pela apresentação de instâncias ou casos do X que a questão visava e
portanto também só pelo reconhecimento dessa distinção seria possível inverter a situação O que é que o método hipotético justamente virar fazer aço mundo por princípio uma tal de extinção e servindo os filho dela para estabelecer hipóteses progressivamente mais adequadas a definição do próprio x Então esse método hipotético ele vem justamente para isso né ele vem para estabelecer hipóteses progressivamente mais adequadas e definir o x se a primeira metodologia a definição refutação ela ficava presa fraquezas a resposta assim a missão que é o método hipotético a busca uma resposta melhor pela busca a definição do X
e não apenas a partir dos exemplos dados O que é realmente importante reconhecer aqui é a própria existência desta diferença fundamental entre as ações corajosas e a coragem entre as atitudes perigosas e a piedade quero dizer em geral entre as coisas x e o próprio x claro né se tá fraco tipo de resposta onde tu dá o exemplo para mostrar o que é coragem o que é pedágio então tu tem que se afastar do mero exemplo e buscar uma definição melhor uma definição mesmo do conceito de coragem de pedágio ou seja lá qual for o
conceito analisado aqui hora essa diferença está plena de consequências e essas consequências são já de algum modo a teoria das idéias e aí Nós entramos natureza as ideias e aí tem muito que discutida é que na verdade basta que sejam dadas estas duas dimensões nas suas e para que a noção boa tônica da ideia necessariamente sim ponha e sim ponha com todas as características que a exposição canônica e atribui e Aqui nós temos um exemplo Então agora eu cito o exemplo e depois eu faço um fechamento Vamos então a um exemplo né dedutivamente a partir
de um exemplo que o desenvolvimento de hipias maior tive fica vamos quatro etapas 1ª Etapa será coisas belas é por que participam do Belo e nesse sentido se há coisas belas a também o próprio Belo segunda etapa hora o próprio Belo é que é o ser das coisas belas pois o belo é o que as coisas belas são enquanto São Belas terceira todavia precisamente porque as coisas belas só são o que são como instâncias do Belo enquanto que o próprio Belo é imediata e puramente o que é o centro das coisas belas que é o
próprio Belo é que verdadeiramente né Ele é aquilo e de fato é e quarta e última e por que se trata aqui do próprio Belo esse sendo as coisas belas enquanto não é nenhuma dessas coisas mas o belo puramente como tal é sempre absolutamente O que é impura umidade permanência e identidade É a coisa como ela é E aí temos o ser da coisa o conceito ele é em sua unidade e permanência e identidade três características das ideias platônicas para concluir então eles pois aqui claramente exibidas todas as características que as ideias são atribuídas pela
respectiva a teoria na série de consequências que deduzimos para o próprio Belo e aqui vamos né a tese né A ideia é o ser das coisas particulares ou sensíveis a ideia de Belo é o ser das coisas Belas é a ideia como ser das coisas particulares é que verdadeira ou realmente é a ideia de Belo como ser das coisas belas é que é a sua verdadeira realidade e a ideia como o que verdadeira ou realmente é é absolutamente una permanente Idêntica assim mesma então as coisas belas elas partem desse ser Uno verdadeiro idêntico permanente características
da ainda do ser elástico né presente lá em Parmênides um dos eleatas e as ideias são pois o próprio x de cada conjunto de coisas x a um conjunto de coisas x e a ideia é o próprio x ou seja um conjunto de cavalos particulares A ideia é o cavalo a um conjunto de cadeiras A ideia é a cadeira a um conjunto de coisas belas A ideia é o Bell etc assim o caracterizados Né o próprio x como o seu ser o que elas são então nós temos o ser aqui né como o seu ser
verdadeiro o que nela o que nelas verdadeiramente é e como o seu ser absoluto enquanto por unidade e identidade e permanência é o repetir nós temos aqui o seu cê o seu ser verdadeiro e o seu ser absoluto todavia essa caracterização da ideia conduzia inevitavelmente uma dupla consequência A primeira é a de que entre ideias e coisas particulares existe uma clara simetria ou oposição está falando que a oposição entre aquilo que é particular é aquilo que é universal aquilo que é do sensível aquilo que é do inteligível entanto acaba caindo nesse problema né tem conta
a ideia é unidade as coisas são multiplicidades enquanto a ideia é pura identidade as coisas são continuar diversidade em quantas ideias são absoluta permanente as coisas são constante Devir e constante alteração Então essa esse esse problema aí né de Como vincular a o particular com Universal e a segunda consequência é justamente trata da oposição entre os dois mundos que é a questão do mundo sensível e inteligível claro que o texto continua é um desses super completo e eu peguei justamente essa parte onde ele fala da dialética dele parte falando daqui são as socrática do Diálogo
socrático ironia e eu acho que depois ele entra nas três definições a dialética sendo que ele comenta apenas duas aí tem muito de bater ainda a partir desse texto Então como eu disse City a curiosidade para analisar mais tópicos deste texto posso selecionar aqui alguns tópicos e fazer novos vídeos que querem Apenas me ajudar então comentem aqui filosofar é preciso e lembrem que estamos com as inscrições abertas as inscrições são apenas por pouquíssimo tempo para saber valor formato o que cai quantas horas quanto quantas páginas de material de apoio vocês vão receber tudo isso né
porque tudo isso que eu faço há quase 20 anos acho que o Sofia eu elaborei muitos resumos e eu estou disponibilizando esses resumos com aulas e tudo mais nesse curso Então é só clicar no link que está aqui na descrição e Conhecer tudo sobre ele e estudar filosofia comigo certo Um forte abraço e até o próximo vídeo