Saúde da mulher Segundo o IBGE, as mulheres vivem em média 79,9 anos. São mais de 28 mil dias de vida e devemos sempre cuidar da nossa saúde. Ao nascer, passamos por alguns exames importantes para diagnosticar possíveis doenças e para confirmar a saúde do recém-nascido.
O médico responsável pela saúde da criança é o pediatra. O Ministério da Saúde recomenda consultas regulares do primeiro mês aos dois anos de idade. Dos 2 aos 6 anos, as consultas devem ser de seis em seis meses.
E dos 6 aos 10 anos, consultas uma vez ao ano. Os primeiros anos de vida requerem um cuidado redobrado na saúde do bebê, e os pais devem estar atentos principalmente as vacinações necessárias, como a BCG, tríplice viral, entre outras. Para auxiliar e esclarecer quanto às datas das vacinações, será entregue ao responsável pela criança a carteira de vacinação.
E caso preferir, você pode utilizar o aplicativo do Ministério da Saúde. Quando a menina passa para a fase da adolescência e menstrua, o médico responsável por sua saúde passa a ser o ginecologista. Esse profissional é especializado em questões como alimentação, cuidados com corpo e prevenção de doenças.
Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde revela que 22% dos adolescentes iniciam atividade sexual aos 15 anos de idade. Pais e mães devem conversar abertamente com suas filhas sobre todas as questões e dúvidas que surgem na adolescência, como: uso de preservativos; doenças sexualmente transmissíveis; drogas e outras dúvidas que podem surgir. A adolescente pode consultar também o médico hebiatra.
Esse profissional é especializado na saúde do adolescente e, além de orientações como alimentação, cuidados com corpo e prevenção de doenças, ele pode tratar assuntos como sexualidade e dúvidas sobre drogas. Nessa fase, novas vacinas e reforços são necessários, como a vacina contra HPV e a hepatite B. Quando a mulher chega à fase adulta novas questões que começam a surgir, como a gravidez e doenças como o câncer de mama, o HPV e o câncer de pele.
O tipo de câncer mais comum entre as mulheres é o de pele, seguido pelo câncer de mama. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda evitar exposições excessivas ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV diariamente. Então, use protetor solar!
No caso do câncer de mama, o autoexame mensal é fundamental. Caso houver qualquer alteração ou caroço, deve-se procurar um médico e realizar uma mamografia. A mamografia preventiva deve ser feita dos 50 aos 69 anos ou antes, conforme solicitação médica.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prática de exercícios e alimentação saudável reduzem até 28% a chance de desenvolver o câncer de mama. A amamentação também é um fator protetor. Outro problema grave é o HPV.
Estima-se que ao menos 50% das mulheres com vida sexual ativa tiveram ou viram a ter contato com o vírus. Esse vírus pode causar alguns tipos de câncer, como o de colo de útero, ânus e vagina. Para a prevenção do câncer de colo de útero ou qualquer alteração na região é feito o papanicolau.
Esse exame deve ser feito anualmente por todas as mulheres. Além desses cuidados, também devemos consultar um clínico geral anualmente, para realizar exames preventivos e tomar as vacinas e reforços necessários. Mulheres que desejam ter filhos devem procurar um ginecologista e obstetra.
Eles aconselharam sobre gestação, parto e pós-parto. O corpo da mulher passa por alterações hormonais durante toda a vida. Entre os 40 e 50 anos começam os efeitos da menopausa, pela diminuição da produção de hormônios sexuais.
Para garantir uma vida saudável nesse período, faça exercícios físicos regularmente e cuide da alimentação. Aumente o consumo de frutas e proteínas magras. Os derivados de soja podem ajudar a diminuir as ondas de calor.
A partir dos 60 anos é o geriatra que vai tratar da nossa saúde. Nessa fase também são necessários cuidados especiais. Devemos ficar atentos a doenças como: diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, osteoporose e outras doenças.
Um ótimo jeito de você evitar essas doenças é realizar atividades físicas regulares, manter uma alimentação saudável, cuidar da qualidade de seu sono, de sua saúde emocional, evitando o estresse. Os cuidados que temos com a nossa saúde permitem que possamos aproveitar a vida com mais qualidade e bem-estar. Então, cuide-se!