Rousseau e a doutrinação nas escolas entenda ''O Emílio''

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Esquerda e Direita na Educação
Esse vídeo explica que o verdadeiro pai da educação de esquerda é Jean-Jacques Rousseau, que influen...
Video Transcript:
olá bem-vindo ao canal esquerda direita na educação o objetivo do canal é analisar os fundamentos das ideias educacionais mais de batidas hoje e [Música] nesse vídeo nós vamos analisar obra O Emílio e falar de um legado de Russo nas principais Vertentes da educação contemporânea o início foi publicado em 1762 em um romance de informação quer dizer e traça as etapas de desenvolvimento de uma criança até se tornar um jovem os principais dilemas e problemas encontrados traduzido isso com fórmulas nem direta ou indiretamente prefeitos de como educar então não tem nada de educação pública aqui ó
é uma educação das camadas mais privilegiadas quiser um é uma educação de preceptores e que focaliza a relação do Emílio com o mestre é fora do espaço urbano numa fazendo próximo da natureza portanto no sentido de fazer a Fora esse homem natural que estaria E é em Essência no ano da Criança e que teria que ser exportados através de um processo espontâneo né a gente pode compreender melhor O Emílio se reportar as formas de representação visual da infância até o século 17 nessa pintura do Van dike a gente encontra três crianças com roupas de adultos
e que são representadas inclusive com proporções físicas de um adulto rosto o rosto como se fosse um adulto em miniatura rosto e corpo além da indumentária que são os justamente crianças da alta sociedade da aristocracia os três filhos de carros primeiro que era o Imperador do sacro Império romano-germânico em perdeu do Império Romano então aqui se percebe claramente que não há um sentimento de fundido de uma especificidade da infância vamos dizer que em certo sentido o sol faz a descoberta da infância embora seja um processo mais lento que se desenha da Renascença e até o
século 18 quer dizer que quer ele não ele não exatamente inventa mas ele fórmula entendo os intelectuais a percepção dessa singularidade que não se tinha na idade média aí deve estar criança tinha características mentais e físicas de tintas e que deveria ser tratado de modo diferente então tem um livro interessante que é a história social da Infância e da família do Filipe S que mostra isso usei paralelo e influenciando profundamente a estruturação do colégio moderno mas Russos o tematiza E cria umas pedagógico que estabelece de uma forma definitiva dentro da história da educação e da
pedagogia justamente essa essa essa criança esse esse indivíduo que surge né como tendo valor intenso muito ao né que não se tinha na idade média e que vai necessitar de Cuidados específicos é o processo educacional por isso que se diz que gostou faz uma espécie de revolução copernicana e que perdura até hoje ele tira o adulto do centro e coloca a criança né Então a partir daí a criar a educação deve respeitar as especificidades dos ser infantil EA pedagogia deve adaptar conteúdos e métodos o modo de ser do aluno então ao contrário da da Educação
do trigo e quadrilha do Rastro estudiosos que são formulações a pedagogia tradicional a que se tem uma ideia não de você ensinar um conteúdo adulto para se transmitir esse conteúdo da de uma tradição intelectual filosófico e literário é decantada ao longo dos séculos ao contrário dessa dessa visão no ensino tradicional não só vai defender uma Pedagogia da experiência né Então essa Pedagogia da Esperança ela é importante porque ela acompanha o modo da criança funcionar em termos cognitivos nisso uma ideia que vai passar no gostou e vai chegar no construtivismo século 20 e que se toma
consensual dos sistemas públicos de ensino no sistema ativado nas academias as Universidades na área de educação até os dias de hoje então vamos dizer que o sol chegou fase de desenvolvimento dos Autos né de repente o indivíduo passa até auto consciência de se você quer desenvolvimento por salto aos 12 anos e considerou não a infância em função daquilo que é o indivíduo se tornará como adulto Mas cada fase da infância como um fim em si mesmo e os as fases de volume aquele que ele enxergar seria o seguinte até os 12 anos aqui a ser
com um animal somente aos 12 anos ela teria que seria capaz de ter auto-consciência e memória um salto né o desenvolvimento com salto e aos 15 anos a junto juntamente com o Oi e a ele conectado o senso moral Então essa descrição que nos parece muito óbvio que determinadas capacidades e habilidades é faculdade se chamava de faculdades cognitivas ou Morais ou intelectuais não seriam idênticas a blusa adulto se teria uma história de desenvolvimento e isso não teria sido inventado completamente com o cursor comendo já tinha feito alguma coisa em relação a isso vídeos vários pedagogos
da Renascença mas isso neles adquire uma clareza um detalhamento e se cristaliza com uma obra que a gente pode custar um divisor olharmos na história educação ocidental e aí a gente pode analisar essa pintura aqui que representa o tutor e o Emílio que foi colocada na primeira edição do da obra percebe-se aqui a criança sendo guiada o papel o novo papel do o Gui tutor a criança experimentando a ou seja o foco não está nossa experiência ele vez que mas não experiência sensorial é um ambiente Campestre ou seja em contato com a natureza longe da
cidade portanto e a uma vamos dizer assim que na relação do adulto com a criança a uma espécie de não diretividade e que é totalmente ao contrário do que existe no nutritivos o que era absoluta primazia da educação tradicional procissão a imagem que produziria bem o desenvolvimento da Criança e do Adolescente dos jovens momento individual seria a árvore porque é um processo natural ou desvendar e que não necessita de grande auxílio você da água para árvore ela se desenvolve então se você não não for construtivo com a criança ela naturalmente ela buscará o desenvolvimento dela
dentro por motivos emocionais eu físico então a metatron e ela rompe com o currículo escolar organizado porque você no lugar dessa formulação curricular de cantada ao longo dos séculos racionalista de natureza extremamente conceitual que era Literatura e filosofia o tempo dele você tem é uma agenda pedagógica voltada para atividades espontâneas atividades de experiência direto por exemplo fazer uma horta descobrir como sair de um bosque usando uma carta uma bússola Então você tem uma série de atividades de exploração do ambiente no lugar de da mediação de uma cultura livre né então apresenta a presa na visão
do Russo os conteúdos devem ser apresentados na medida dos interesses e necessidades da vida da criança por exemplo alimentação ele vai ensinar várias coisas a partir da alimentação a partir das bom então essa Esses são esses seriam se forças motrizes Ou seja a própria sobrevivência da criança EA gestão da sua vida cotidiana é que vão motivar vamos chamar assim de uma forma contemporânea de temas geradores né Então vamos pensar um pouco em termos Morais como funciona ali uma uma uma educação como não como é prescrita no início então tem em uma situação assim O Emílio
quebra uma janela Emílio quebra na janela e aí o outono nunca chega o Emílio né O Emílio não não ouviu o sermão e simplesmente deixa a janela quebrada e o e me passou a noite com frio pode-se até uma pedagogia dura nesse sentido a punição ela é adequada a natureza falta cometida não arbitrariamente estabelecida Como eram os usos e costumes colocar no carro quarto de castigo como acontecer naquele tentam quebrou a janela vai consertar janela ou vai ficar com janela quebrada e ver como não é interessante quebrar a janela esse era o príncipe em vez
de você ir por autoridade pela autoridade justamente autoridade aquela questionada né então a autoridade a priori que o adulto de tinha como e do professor é pouco colocada completamente e cheque então percebe como essa como foi contemporâneo na verdade né porque o seu contemporâneo é porque eu sou marcou profundamente várias linhagens que vieram do século 18 para cá e que se tornaram hegemônicas em várias Vertentes da pedagogia currículo didática psicologia elas elas beberam na fonte do é por isso que ele é ele é tão tão contemporâneo tão atual e tão O Emílio é aquele que
deve manter as virtudes primitivos né do homem natural que não teria ser consultado pelo civilização ele é o processo educativo de mídia para manter seus sentimentos e instintos do homem natural Ele dá como exemplo o Robson Crusoé aquela in the foul escrito um século antes que mostra o Justamente a o processo sobre Regional furo no meio Deserta estão todas as experiências do Robinson Crusoé são interessantes tanto é que o sol preconiza que o milho Leia Robson Crusoé é ao invés de aprender obras com as quais Eles não têm capacidade intelectual de compressão né de uma
vez isso aí tá correspondendo claramente a vamos dizer a psicologia vamos dizer assim que não existe fugir ainda nesse tempo até Orides evolumento dele se até os 15 anos ele não tem condições cognitivas de compreender literatura filosofia não vai estudar estudar vai estudar como sobrevivi a para venda que ter essa direta seguindo o modelo da história descrita no Robinson Crusoé do outro lado ele tem a gente tem uma tradição da educação é que queria transmitir o patrimônio então o burro só se conta o tratamento educação tradicional sentido ele não quer botar o indivíduo à sociedade
transmitindo um patrimônio né em certo sentido ele quer gerar um homem novo que consiga renovar uma sociedade que ele numa direção por ele considerada inadequada estúdio e ele seguramente não fazer uma educação da Razão como educação Tradicional em segundos ou como ficou seria o papel do professor tal como já foi falado lá em relação a gravura da ilustração da capa do livro ele é tema função de guia de mediador e não é diretiva e nem de transmitir nem transmissível né isso no mundo contemporâneo gerou um pouco que o conhecimento foi substituído por uma capacidade de
sedução e de envolvimento pelo professor isso gera determinadas formulações é inclusive nas escolas privadas em que o professor se sente frágil em sua autoridade e tem que tem que agradar todo tempo aluno e o pai e a mãe tentam também ser e estimados pelas crianças e isso porque o seu local de autoridade não é mais o mesmo nesses últimos 250 anos 300 anos depois disso finalmente chegamos a ideia da educação atual que a educação deve servir para gerar uma grande revolução essa essa revolução postulada para o sol e que permanece sendo uma revolução no campo
dos costumes da dos valores da sensibilidade da linguagem uma revolução que não uma revolução Econômica mas que se que se manifesta no plano do Imaginário que a uma reportagem sobre a a questão da linguagem neutra né a reconstrução social profunda passa atualmente pela pela pretensão de uma reinvenção da linguagem né escola do Rio adota linguagem neutra em vocabulário que ele diz a luzes né o colégio emitiu uma circular os pais falando sobre o compromisso com a promoção do respeito à diversidade e da valorização das Diferenças Então nesse sentido e na trilha de Russo né temos
uma uma um patrimônio linguístico de comunicação social permeado por prejuízos e preconceitos de raça de gênero e que são transmitidas as crianças isso eterniza os dez não terminadas está dispondo de coisa então a educação tem como finalidade expurgar estas premissas esses vícios essas esses preconceitos né no sentido de gerar uma mentalidade Renovada como um passo necessário para uma revolução para a construção de uma ordem social alternativo Então isso é completamente curso é a partir daí o quê que nós temos que fazer estudar com mais detalhes as marcas o russow em Vertentes pedagógicas que apareceram no
século 20 das quais saiu um Paulo Freire é o que nós vamos fazer no próximo o óleo falando da Escola Nova até lá E aí [Música] E aí [Música]
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