Curso POO Teoria #01a - O que é Programação Orientada a Objetos

1.6M views7091 WordsCopy TextShare
Curso em Vídeo
Nessa aula de POO, vamos aprender o que é Programação Orientada a Objetos e quais são as suas princi...
Video Transcript:
a ferro ela ainda vem tirando onda lá porque o gafanhoto seja bem vindo ao curso de programação orientada a objeto e estou tendo a felicidade de começar esse vídeo apresentando pra vocês o escritório do google eu tô gravando esse início de cada aula aqui no escritório do google ea gente vai para o estúdio procura da aula a gente vai poder dar aula inteira aqui e vocês a partir de agora podem começar seus estudos em programação orientada a objeto em php e java embora pra aula olá pequeno gafanhoto e aí beleza seja bem vindo ao seu
curso de programação orientada a objeto aqui do curso em vídeo o meu nome é gustavo guanabara eu sou professor e agora a gente está começando um curso que muita gente pede desde que eu lancei o curso de algoritmo depois a gente fez o curso de php e java e sempre tem gente pedindo a ele lança o curso programação orientada a objetos programação levar o projeto a cara do ceará nós estamos lançando estamos lançando com um formato novo tanto de câmera quanto de slide vocês vão ver que o conteúdo vai aparecer de forma mais dinâmica e
que eu vou ficar mais tempo na tela e isso vai facilitar muito dos nossos gafanhotos que têm deficiência auditiva então se você tem qualquer tipo de deficiência auditiva e trabalha com leitura labial então vou tentar me manter o máximo possível na tela para que você possa entender muito mais essa aula e vi uma dúvida que sempre o gafanhoto tem quais são os pré requisitos desse curso da em primeiro lugar vou te explicar o seguinte olha que notícia é legal que eu tenho para te trazer isso só é possível graças aos nossos patrocinadores e graças aos
nossos números de inscritos que está crescendo pra caramba e isso proporciona essa notícia eu vou trazer para você a cada semana não vai sair um vídeo do curso de pg ou não eu vou sair dois que nem era java não vão sair três vídeos por semana três vídeos a cada semana e todos os três vão sair no mesmo dia e aí você pode escolher aquilo que você quiser os pré requisitos são pra assistir essa aula conceitual eu recomendo fortemente que você tenha o curso de algoritmos se você quiser acessar o curso eo ritmo é fácil
e é grátis clique em cima tá vendo um vizinho que tem aqui já apareceu em segundo apareceu então clique aqui você vai ser desviado para a playlist que tem o curso de algoritmos é importante que você tenha o conhecimento básico de algoritmos porque vou tocar em conceitos como por exemplo variáveis procedimentos rotinas isso tudo você vai precisar saber então começa seus estudos sempre por um algoritmo algoritmo é a base de tudo e é muito importante que todo mundo saiba essa aula em se você nem vai precisar nada disso é só pra você pode entender que
a programação orientada a objeto pode assistir sem problema nenhum mas as próximas e da começ a sentir a necessidade pode começar a fazer o curso vai assistindo sentiu alguma dificuldade provavelmente uma deficiência algoritmo e essa você clicar em cima e ter acesso diretamente o curso que é gratuito e que tudo está disponibilizado para você inclusive um curso completo já têm todas as aulas lá você pode clicar apertar o play e assistir mas não assistir assim ó voto player assim não adianta tem que eu vou falar abre a ferramenta tal dita isso você tem que fazer
para garantir o aprendizado vai funcionar já as aulas práticas são as aulas de php e java tem como pré-requisito além do curso de algoritmo o curso de php e o curso de java que se você já aplicou lhes interativa em cima você já percebeu que também tem o curso de php o curso de java então o seguinte se você vai querer aprender programação orientada a objetos só a programação para sua teoria pode assistir mas você tem que fazer o curso e algoritmo antes se você quiser fazer p o enppi hp você vai assistir à aula
de programação orientada a objetos obviamente você vai ter que saber algoritmo é pra vocês a bhp e vai ter que fazer o curso e hp também se você quiser colocar também pratica programação orientada a objeto em java não quero php você pode assistir à aula teórica ea aula de java do dia deu pra entender então sempre por semana três aulas uma aula teórica kessy que está assistindo agora e hoje no dia que saiu esse vídeo já serão as duas aulas uma aula prática de php e uma aula prática de java que são as aulas para
você poder preparar os ambientes porque a gente vai precisar na aula que vem começar a falar sobre objetos vou falar sobre classes atributos e métodos a gente vai botar em prática já nas duas linguagens cada uma no seu vídeo uma não vai interferir na outra você não vai precisar aprender duas linguagens e uma e nessa primeira aula a gente vai ver a origem da programação orientada a objetos como sempre todo o curso em vídeo falou sobre origem e eu comento eu estou um pouco mais apertado aqui na tela mas faz parte desse novo formato e
o que sempre faz parte do curso em vídeo é falar sobre origens é muito importante essa origem do problema sobretudo objeto nem vai levar muito tempo eu vou falar sobre alguns conceitos interessantes então quem gosta de pular essa primeira aula dupla não é bem rapidinho e como eu disse anteriormente esse curso de orientação objeto ele vai tratar dessas duas linguagens tanto php enquanto java todos os conceitos que a gente vai ver nas aulas teóricas você vai poder colocar em prática na linguagem que você escolher se quiser estudar as duas é legal mas vamos começar para
de papo e vamos começar a ver a nossa primeira sigla a sigla pós-20 deve ter visto inclusive nos textos desse vídeo você já deve ter visto a sigla pó pra caramba ou então em livros ou seu professor ou o seu amigo flora tem que aprender pós-11 a sigla em português na programação orientada a objetos se você for ver essa sigla em inglês é o op é simples é object oriented programme mas é muito comum aqui no brasil a gente utilizar essa sigla em português então sempre que você vir pior é uma referência à programação orientada
a objetos agora barba mas qual é o objetivo da programação orientada a objetos pra quê ela serve é porque essa programação orientada a objetos está aparecendo na verdade ela tá parecendo já existe há bastante tempo mas agora que está se falando muito mais no mercado de trabalho sobre programação orientada a objeto o objetivo da pior o objetivo é simples é aproximar o mundo digital do mundo real mas como assim calma nessa hora você já vai entender programadores se você aprendeu a programar algum tempo você sabe que para programar uma curva de aprendizado bem longa você
tem de aprender coisas muito técnicas você tende a se preocupar muito com os detalhes das coisas e isso é natural para quem já era programadora mais tempo mas pra quem está chegando agora essa nova filosofia de desenvolvimento tem facilitado bastante o aprendizado dos novos gafanhotos e você como novo gafanhoto que é o público principal do curso em vídeo vai gostar bastante dessas teorias mas antes de falar sobre o que é a programas orienta objeto e o que ela alterou na vida das pessoas eu vou te perguntar como era a programação anteriormente você sabe como é
que a gente programado anteriormente antigamente na década de 40 ou 50 com os computadores começaram a surgir a programação é feita em baixo nível você não tinha nenhum tipo de programação nenhum tipo de comando todas as instruções eram dadas aos computadores da maneira que ele compreendia então seu computador era binário você tinha que dar instruções em binário se o computador a desse mal você tinha que dar instruções desse mal então assim dependia de cada computador também se eu fosse trabalhar com um computador a a programação era de um tipo se eu fosse trabalhar com o
pc do b a programação era de outro tipo então isso dificulta bastante a forma de aprendizagem a programação até porque quem programava não eram programadores eram os próprios engenheiros então essa modalidade de programação de baixo nível que muitos autores também chamam de linguagem de máquina era muito complicado era muito trabalhoso depois disso começaram a surgir as linguagens que a gente chama de alto nível mas elas surgiram bem modestamente ea programação se tornou linear isso é os comandos já eram compreensíveis por nós programadores mas não era possível fazer muita coisa não a coisa era linear de
cima para baixo sem muito desvio sem rotinas internas não é nada daquilo que a gente aprendeu no curso de algoritmo que é a programação estruturada na programação linear você dava instruções de cima para baixo como se fosse uma lista de compras comprei compra isso contra esse complexo compreende sobre isso isso é linear obviamente é um tanto quanto limitado mas era muito melhor que a programação de baixo nível que está aparecendo na parte de baixo a evolução da programação linear deu origem a programação estruturada que foi aquela que você aprendeu durante o nosso curso de algoritmo
a programação estruturada permite a pequenos pedaços de programação linear só que organizados de maneira que elas pudessem ser executados fora da ordem natural das coisas isso deu origem aos sistemas a coisa parou de ser pequenos programinhas começaram a dar origem a sistemas com o crescimento desses sistemas a programação estruturada começou a falhar em alguns conceitos e aí precisamos criar outro tipo de linguagem uma linguagem um pouco mais evoluída uma metodologia um tanto quanto mais evoluída que a gente começou a chamar de programação modular a programação modular permite que eu criasse pequenos módulos estruturados valorizando dados
e funcionalidades e colocar eles em pequenas cápsulas protegidas que poderiam compor sistemas maiores e maiores e maior a programação modular teve uma vida um tanto quanto reduzida isso porque surgiu logo um outro paradigma que ampliar ainda mais os conceitos da programação modular estamos falando da programação orientada a objetos ou pior então essa foi a evolução você está vendo aqui na lateral a evolução da linguagem de programação tudo era muito físico tudo é muito baseado em micro instruções na programação de baixo nível depois surgiram as linguagens lineares depois as estruturadas as modulares e aí sim guardas
orientada a objeto e esse novo paradigma da programação orientada a objeto não surgiu da noite para o dia ela foi evoluindo mas na história da computação existe sim um pai eu te perguntar quem foi que criou a linguagem adotada objeto que foi pela primeira linguagem inventada objeto nós temos sim uma resposta certa é essa pessoa é esse cara aí alan kay alan kay ao contrário você pode pensar ele não era um programador via de regra que a gente pensa que o programador quando você pensa você pensa assim é é um cara que estudou sei lá
computação ele aprendeu a programar não alan kay é antes dessa época ele é formado em matemática e biologia dá pra perceber o quão distantes são essas áreas mas ele gostava de relacionar essas duas a matemática e biologia eram grandes paixões dele outra grande paixão que ele tinha era na educação e principalmente em educação de crianças a maioria dos projetos criados por alan kay foram focados para a educação e para crianças a sua formação de matemática deu a ele um raciocínio lógico muito bom ea sua formação em biologia deu origem à grande maioria dos conceitos de
programação orientada a objetos criados por ele na evolução dos estudos alan kay formulou um postulado eu vou ler aqui pra vocês abre aspas o computador ideal deve funcionar como um organismo vivo isso é cada célula se relaciona com outras a fim de alcançar um objetivo mas cada uma funciona de forma autônoma as células poderiam também agrupa se para resolver um outro problema ou desempenhar outras funções você percebe que a definição de alan kay tem muita coisa de computação e tem muita coisa de biologia muita coisa de raciocínio lógico e muita coisa de raciocínio biológico essa
é a beleza da programação orientada a objeto e eu consigo explicar qualquer conceito com qualquer objeto que eu tenho aqui na minha mesa por exemplo eu tenho aqui um pequeno controle remoto eu posso te explicar a programação orientada a objeto usando esse controle remoto ou lápis uma caneta um celular qualquer coisa que seja considerado um objeto pode ser explicado baseado nos conceitos criados por um link para o programa fomenta do objeto e isso tudo foi formulado numa época como eu disse anteriormente que não existe o conceito de graduação em informática isso era 1970 e faz
bastante tempo interrompemos a nossa programação normal para um recado muito importante e calma aí você já está pensando na água por lá calma e tem uma proposta de emprego pra você pode ser que você se enquadre certinho e consiga ganhar uma grana esse curso de programação orientada a objetos que você está assistindo ele é um patrocínio de três grandes entidades a primeira delas é a hostnet hospedagem de sites é a empresa que desde o início está acreditando no projeto do curso em vídeo eu duvido que você ache um curso do curso em vídeo que não
seja patrocinada pela hostnet é uma das maiores empresas de hospedagem do brasil e aqui você vai poder colocar o seu site então se você gafanhoto já fez o nosso curso de php eu fiz o nosso curso html com certeza você sabe o que é uma hospedagem e sabe que a hostnet o melhor lugar para hospedar seus arquivos e quando eu falei que tem proposta de emprego pra você eu não menti não acessa agora o site da hostnet ou internet.com ponto br você vai clicar em produtos que fica lá na barra superior e vai escolher representante
hostnet a partir de agora a udinese está abrindo não sei se quando você está vendo o vídeo já saiu essa funcionalidade a gente está dando ela de primeira mão aqui pra você a udinese está à procura de gente que saiba construir sites sites com qualidade porque tem cliente que hospedam sites lá mas não sabem construir seu site eles querem contratar pessoas em uma dessas pessoas pode ser você então não perca tempo acesse agora o site da hostnet vai lá e produtos representados hostnet e ver o que está acontecendo se você se enquadra nisso o nosso
segundo patrocinador é o sistema educando de ensino é o maior curso preparatório para militar que existe no brasil eu não digo isso porque o trabalho lá o porquê estão patrocinando o curso os resultados falam por si quase metade das pessoas que fazem curso preparatório e que passam para a marinha ea aeronáutica na parte técnica são nossos alunos esse ano por exemplo nós conseguimos o primeiro colocado geral da área de tecnologia e nós conseguimos a maior nota da história da aeronáutica foi um aluno nosso e que agora é um sargento da aeronáutica então se você é
um jovem gafanhoto e quer seguir carreira militar mas sem ficar varrendo o chão cantando calçada vai trabalhar com tiê manutenção programação segurança de redes vai assistir nas próximas aulas vou falar um pouco mais sobre os patrocinadores mas já o processo aí o sistema educandos ponto com.br dá uma olhada nos cursos pode ser que você não queira mas se você tem um amigo que é da área de ti e ou de qualquer outra área tem área de eletrônica enfermagem tem muita coisa legal e o sistema do campo está preparado pra isso eu sou professor de teir
mas tem muitas outras funcionalidades que com certeza vamos atender a terceira entidade patrocinadora do curso em vídeo são vocês meus queridos muitos gafanhotos estão patrocinando o curso em vídeo a partir de agora se você quiser ser um deles se você quer ajudar esse curso crescer com esse curso essa aula você está assistindo agora ela saiu por conta dos patrocinadores mas a gente não tem grana pra lançar todas as aulas agora então entra aqui ó após o ponto 6 barra curso em vídeo e lá você vai poder fazer a sua contribuição por mais que você tem
seu nome mas eu só posso fazer a contribuição menorzinho não vai ajudar em nada vai ajudar pra caramba pode acreditar em mim então não se esqueça acesse o site está aparecendo aqui porque você vai poder ser um colaborador nesse exato momento em que eu tô gravando essa chamada nós temos 124 apoiadores e eles conseguiram garantir a próxima aula pra vocês no final desse vídeo vou falar o nome de todos eles em sincero agradecimento no próximo mês você pode ser um dos nomes citados aqui no curso em vídeo gravado para a posteridade já pensou quando essa
aula que tiver com um milhão de visualizações seu nome pode estar nela eu espero que você gosta desse curso ele foi feito com muito carinho pra você voltamos agora a nossa programação normal alan kay com a evolução dos seus princípios criou vários conceitos de interação como ensinar coisas para as crianças utilizando computadores a vida profissional de alan kay evoluiu bastante e ele foi parar numa empresa quase pouco famosa chama xérox na verdade inglês a gente fala silva mas não vou ficar falando se hawks aqui a gente fala xérox em português mesmo ir trabalhar no chelsea
foi muito bom porque a xerox dentro dela até hoje existem setores de estudo e foi lá onde bola que foi parar a vários projetos da xérox como por exemplo o mouse a interface gráfica o padrão ethernet para redes surgiram todos num laboratório da xerox chamado parque ou palo alto research center e na maioria desses projetos que eu falei o alan que estava envolvido principalmente no padrão internet ele é uma pessoa extremamente inteligente novamente focado e que consegue trazer o melhor de várias áreas para dentro dos conceitos que ele cria uma das propostas aqui para criar
tecnologias também voltadas para a educação e para crianças foi a criação desse dispositivo está aparecendo na tela agora o dynabook esse protótipo você tá vendo aí ele foi feito em papelão mas olha a idéia do cara teria uma tela na parte de cima um teclado na parte de baixo a partir da interatividade dessa tela com o teclado as crianças poderão aprender por exemplo poderia aparecer animações vídeos solicitar coisas pelas crianças digitarem e tudo mais isso hoje em dia é muito comum temos tablets hoje em dia mas na década de 70 era uma grande novidade e
dá uma olhadinha nesse projeto aí vamos fazer um traçado onde está sediado o que eu propus aí eu faça um corte neste aparelho e dobra no meio viu que um laptop ou notebook pois é o alan kay que eu gosto de chamar de bigode por motivos óbvios é considerado também um dos pais do notebook na época em que ele idealizou da na book não existia tecnologia suficiente para poder criar um aparelho desses então esse projeto acabou ficando no protótipo mesmo mas todos os conceitos criados na cabeça de alan kay que passou para o papel foram
muito importante para a criação de muitas tecnologias que a gente tem hoje uma das tecnologias que o homem que teve que criar para poder dar origem ao da nabos foi uma linguagem de programação isso porque as linguagens da época segundo ele mesmo não iriam suportar não iam ter compatibilidade com os conceitos que estava falando as coisas mudarem a book teriam que ser dinâmicas tratadas como objetos pensando nisso alan kay comandou sua equipe na criação do que hoje é considerada a primeira linguagem de programação orientada a objeto o esmalte a criação dos motores que foi simplesmente
para que o alan kay pudesse colocar em prática as idéias que ele tinha durante o projeto do netbook já nessa época os motocross já contava com conceitos de classe objeto atributos métodos que a gente vai ver na próxima aula e é claro que só explicando isso você não tem a grandiosidade do que o anc o núcleo do bigode criou na tecnologia ela trabalhou somente no chelsea não evoluiu muito mais da xerox ele foi trabalhar em empresas como por exemplo a apple depois ele passou por uma divisão de criação e criatividade da disney e em certo
ponto a sua carreira chegou a trabalhar na hp se você quiser dar uma procurada na internet aí por alan kay que com certeza você vai ter acesso a um acervo muito grande de invenções que ele fez e que você simplesmente nunca tinha ouvido falar nele esse é o pai da orientação a objeto mas pra gente entendeu porque a orientação objeto é tão importante a gente tem que entender como as coisas eram antigamente como é que a programação era antigamente basicamente quando a gente trabalha com programação estruturada ou até mesmo o programa ação modular a gente
trata um conjunto de dados tudo junto você tem uma grande massa de dados e essa massa de dados é tratada por procedimentos esses procedimentos vão ter acesso a essa massa de dados vão processar essa massa de dados e gerar resultados mas você percebe do lado que eu tenho por exemplo nesse desenho quatro procedimentos e nem todos os quatro procedimentos vão fazer uso de todos os dados que sejam necessárias então essa massa de dados os procedimentos eles não vão fazer uso de todos os dados vão fazer uso dos dados que lhe convém isso fica meio bagunçado
você imagina esse bloco e dados globais como se fosse uma sala cheia de gente onde cada um que quisesse ser atendido por uma coisa esses procedimentos antes de começar a funcionar eles terão que filtrar esses dados para saber antes de mais nada quais deles são úteis a proposta de alan kay foi trabalhar com coisas um pouco menores que ele batizou de objetos sendo assim eu teria dados de objetos e eu teria métodos que fariam da mesma maneira as aquisições desses dados e processamento e você pode estar pensando pa mas de baixo tá igual ao de
cima um time igual primeiro esses métodos aí eles vão fazer uso dos dados pertinentes aquele objeto então não precisa haver filtro adicional e isso facilita muito a programação e na verdade não precisa ter um objeto só um projeto orientado objeto eu posso ter vários objectos vários métodos fazendo o uso desses dados é o melhor de tudo se eu precisar comunicar esse objeto um com o outro eu consigo porque pode existir troca de dados entre ele ficou confuso não deu pra entender direito vou demonstrar na parte prática lembra do controle remoto que mostrei vamos fazer uma
comparação aqui o controle remoto é um objeto como a gente acabou de fazer se você tivesse que programar esse controle remoto como é que seria numa linguagem 80 do objeto uma linguagem não orientada a objeto eu fiz uma linha de raciocínio aqui imagina que você tenha duas linguagens uma não é orientado objeto ea outra é orientado a objeto na linguagem não orienta do objeto você acaba se preocupando muito com os detalhes não é isso que eu tinha falado anteriormente então programar um controle remoto utilizando uma linguagem não orientada a objeto eu tenho que me focar
por exemplo nos circuitos internos em todos os detalhes e como é que ele se interrelacionam já numa linguagem dentro do objeto eu ficaria no objeto controle remoto eu me focar ia nas funcionalidades que cada botão tem que cada opção tem e nas ações que eles vão executar caso eles sejam pressionados dá pra entender olhando esse gráfico aqui que a programação além do objeto acaba sendo mais simples e é esse o objetivo do alan kay desde o princípio tornar a programação orientada a objeto um conceito natural um conceito que seja de simples entendimento e qualquer pessoa
consiga fazer atualmente no mercado existem várias linguagens de programação que são compatíveis com todos os conceitos de orientação a objeto algumas linguagens verdade seja dita não são compatíveis com todos os conceitos e algumas delas não são chamadas de orientada a objetos são chamadas até mesmo de baseadas em classes ou baseadas em objetos alguns exemplos de linguagem desse tipo são os c++ o java a linguagem php e java e php que são as duas linguagens c++ uma linguagem muito importante para orientação objeto porque ela é a linguagem principal da orientação objeto na verdade c++ ele é
baseado ele é fundamentada em objetos mas ele não é obrigatoriamente orientado objeto linguagens como java você tem a obrigação de programação orientada a objetos já php não e hp uma linguagem considerada baseadas em classes mas a gente consegue aplicar a grande maioria dos concelhos que a gente vai ver durante essa aula no nosso curso de pior outra linguagem que está muito famosa que tem muita gente pedindo curso é a linguagem python ela também é orientado a objeto e ela está ficando cada vez mais famosa mas pra frente a gente acaba criando um curso aqui pra
vocês existe também uma linguagem que ficou muito falada que é o clube por algum tempo e agora deu uma diminuída mas é uma linguagem muito importante a microsoft também tem sua parcela como linguagens como sharp e o visual basic a apple também colabora com o objective c e osso ift na verdade a grande maioria das linguagens modernas são orientadas objeto então por isso que é muito importante você fazer esse curso mostrar o maior número de pessoas possível para que eles possam também compreender esse conceito junto com você e pra encerrar essa aula conceitual eu resolvi
separar quais são as principais vantagens desse programa orientado a objeto várias biografias consideram sempre seis principais vantagens às vezes fica difícil de decorar e como sou professor e preparatório eu sempre cria umas palavrinhas algumas frases para você poder lembrar quais são as vantagens ea frase chave aqui pra decorar as seis principais vantagens da programação orientada a objeto é comer nada na verdade vai considerar somente as primeiras seis letras comer nada as seis primeiras letras são crm-rn exatamente como está aparecendo na tela então sempre que você fosse questionado em relação às vantagens da programação orientada a
objetos ou se isso cai na prova lembra do comer nada vamos no passo a passo e com certeza você vai compreender vamos começar com a letra c todo software dentro do objeto ele é confiável e o princípio básico é o seguinte o isolamento entre as partes gera software seguro alterar uma parte nenhuma outra é afetada vamos imaginar de novo o nosso controle remoto dentro desse nosso controle remoto dentro do objeto controle remoto eu posso ter outro objeto por exemplo objeto pilha objeto pilha e objeto controle remoto vão trabalhar em conjunto se eu precisar modificar a
qualquer momento o objeto pilha o meu controle remoto vai necessariamente para de funcionar se eu tirar uma pilha de uma marcar e colocar da marca b a funcionar da mesma maneira se eu tirar uma pilha alcalina e colocar uma pilha comum ele também vai funcionar se eu tirar a pilha comum e colocar uma pilha recarregável e também vai funcionar e não precisa mexer em nada no objeto de fora essa é a confiabilidade que a programação orientada a objetos que oferece um partido a segunda letra o o fed oportuno um software criado baseado nos princípios de
orientação objeto é oportuno o que significa ao dividir tudo em partes várias delas podem ser desenvolvidas em paralelo mais uma vez vou usar o exemplo do controle remoto eu desenvolvo controle remoto e eu desenvolvo o objeto que tem dentro dele que a pilha eu preciso primeiro desenvolver o controle remoto para depois desenvolver a pilha não preciso eu posso desenvolver essas partes separadamente outra coisa esse controle remoto é composto de várias partes da carcaça de plástico o circuito interno os botões de contato o lcd todos esses pequenos produtos todos os componentes internos do controle remoto podem
ser desenvolvidos separadamente e paralelamente e isso é muito oportuno partindo para a próxima letra jogou até ficar com o controle remoto aqui na frente ele é mano terrível o que é uma coisa má no terrível tem a ver com manutenção princípio é o seguinte atualizar um software é mais fácil uma pequena modificação vai beneficiar todas as partes que usarem o objeto por exemplo se eu pego a pilha comum que veio de fábrica aqui no meu controle remoto e bota uma pilha recarregável eu não preciso alterar nada como a gente viu lá no princípio de confiabilidade
e eu também forneço com a pilha recarregável uma vantagem que a vantagem de não precisar mais comprar a pilha então o processo de manutenção do meu controle fica muito mais facilitada partindo para a 4ª letra que é o é que extensível o que seria um software extensivo ao princípio da sensibilidade diz o seguinte o software não é estático ele deve crescer para permanecer útil o fabricante do controle remoto por exemplo vamos supor que esse controle remoto me dá quatro funcionalidades se eu quiser lançar uma versão mais atualizada do boto sei lá seis funcionalidades ele faz
duas coisas a mais do que se faz é preciso recriar o controle do zero eu pego esse controle e criou novos funcionalidades com o princípio de extensibilidade eu já era um controle remoto totalmente novo e economizo porque eu coloquei coisas novas uma coisa que eu já tinha eu estendi essa coisa a penúltima vantagem que eu tenho pra citar aqui é a letra r que é reutilizável é uma coisa que utilizava uma coisa você pode utilizar de novo por exemplo esse controle eu estou utilizando da câmera a por exemplo comprou uma câmera está utilizando esse controle
se eu trocar por uma câmera que seja compatível de controle antes de comprar um controle novo eu utilizo ele mesmo reutiliza as coisas na programação orientada a objeto quando você cria uma classe ela pode ser utilizado no projeto ar por exemplo se eu criei uma classe para aluno e popular modelo e aluno para o colégio aí eu vou fazer um sistema para uma academia academia também tem aluno tem e é bem parecido com o aluno de um colégio com pequenas diferenças eu reaproveitou código eu reutilizo o código que eu utilizei no meu sistema de escola
por mês tema da academia então o princípio de reutilização diz o seguinte podemos usar objetos de um sistema que criamos em um outro sistema futuro e vamos agora a última vantagem da programação orientada a objeto que eu particularmente jogo a mais importante a letra n the natural todo software orientado objeto ele tem que ser natural o princípio diz o seguinte é uma coisa natural é algo mais fácil de entender você se preocupa mais na funcionalidade do que nos detalhes de implementação isso vocês vão perceber durante as aulas eu dificilmente nessas aulas conceituais vou falar de
coisas muito técnicas de rotinas de variáveis internas de procedimento eu vou falar de uma forma mais natural durante essas aulas teóricas por isso que muita gente que não sabe programar vai acabar conseguindo acompanhar essas aulas conceituais é claro que as aulas práticas você não vai conseguir acompanhar se não tiver conhecimento prévio mas as aulas conceituais elas se tornam naturais utilizando coisas naturais aqui há coisas do seu dia a dia são coisas que você utiliza a orientação objeto é extremamente simples e extremamente natural então sempre que você for questionado o que você precisa explicar pra alguém
as vantagens da programação orientada a objeto lembre-se do comer nada c de confiável o de oportuno m de mano ter nível é de extensível rt reutilizável e n the natural comer nada assim ficou muito mais fácil né agora então chegou a hora de você escolher para qual lado você vai qual é a parte que você escolheu com a sua linguagem preferida você quer aprender programa orientado a objeto em php e java essa primeira aula conceitual ela não falou em nenhum conceito de orientação a objeto explícita na próxima aula de base conceitos como classes objetos instâncias
então você vai precisar é preparar um ambiente para colocar isso tudo em prática para o php eu sugiro que você instalar um servidor eo editor de código para esse curso eu vou utilizar como servidor 200 o champix e vou utilizar como editor o netbeans a minha escolha pelo centro é porque a compatibilidade dele com windows 10 que o sistema na atualidade está melhor mas se você assistiu o curso o agente utilizou esse php ou utilizou entrou no curso de mais que ela você pode utilizar se você já estiver funcionando sem problema nenhum eu vou utilizar
essas aulas o zero e o netbeans que a gente utilizou muito no curso de java não é o mesmo netbeans não precisa de um motivo específico própria hp vai ser o editor escolhido no caso do java eu vou precisar do jdk e do netbeans que são exatamente as mesmas ferramentas que eu utilizei no curso de java para iniciantes que provavelmente você já fez então é isso chegou a hora de você escolher você quer assistir à aula para a configuração do ambiente do php clica num elefante você quer assistir à aula pra você configurar um ambiente
de java clica na chácara vizinha se por acaso você estiver assistindo esse vídeo no celular e não estiver conseguindo aplicar nenhum elefante na xícara aperta aqui em cima no rio de interatividade e você vai poder escolher qual das aulas você vai poder assistir e nunca se esqueça a melhor maneira de você assistir em directo pela playlist então você tem agora a gente tem um conjunto de playlist já organizada para o curso de orientação a objeto em php e procura orientação a objeto com java assista sempre por essas playlists que você se organiza muito melhor e
nunca se esqueça eu nunca vou cansar de pedir pra você se inscreve no canal porque a quantidade de inscritos acabamos proporcionando melhores patrocínios melhores acessos à maiores empresas inclusive melhores acessos em relação ao google em relação ao suporte do próprio youtube ajuda o projeto do curso em vídeo a crescer cada dia mais a gente tá até dando pra caramba é só você retribuir então é isso que o gafanhoto eu fico por aqui mas o seu trabalho ainda não terminou essa aula e não chegou ao fim você vai para a segunda parte dela ou até mesmo
para três partes como configurar php e como configurar o java a gente se vê jajá e como eu disse durante a aula eu vou agradecer a todas as pessoas que colaboraram concurso é claro que lá não apoia neste site que está aparecendo apóio ponto mesmo curso em vídeo existem faixas que colocam seu nome aqui ou não só que nessa primeira aula eu vou tornar especial eu vou dar o nome de todos os alunos que colaboraram desde as faixas mais altas até as menores faixas esse é o meu sincero agradecimento o seu nome pequeno gafanhoto o
nome das pessoas que acreditaram na minha palavra de que essa esse curso vale muito para mim e o seu nome está gravado para a posteridade as próximas aulas vão falar somente aqueles não acho que por contrato a gente tem que falar que são as colaborações você vai você vai lá as funcionalidade agora eu quero que apareça o nome nas aulas vai estar lá mas agora a primeira vez de forma especial eu vou falar o nome de todo mundo olhando no seu olho muito muito obrigado pela sua ajuda eu espero que no próximo mês você mantenha
seus nomes aqui porque você vai manter o seu objeto seu nome apareça no curso inteiro você mostrando o seu valor e olha só esse curso deu muito certo milhões de visualizações em meu nome está nele você ajudou em grande parte por esse curso acontecer pode acreditar em mim o meu muito obrigado ao airton pereira de sousa de minas gerais léo mota do rio de janeiro joão gabriel de minas gerais lisandro guerra do rio grande do sul daniel cardoso de goiás cauê morais do ceará bernardo soares de pernambuco a fala bahia e do distrito federal cleber
henrique de pernambuco flávio neves de minas gerais jonas e yuri também de minas gerais eduardo araújo da paraíba luiz noboru de são paulo pedro ângelo de minas gerais paulo roberto de são paulo marcelo de oliveira também de são paulo josé cláudio oliveira do espírito santo fernando raio de são paulo danilo barreto do ceará hélder alves de goiás e viu márcio joaquim de pernambuco alisson joão do distrito federal leonardo quintão chita do paraná no final do gomes do rio de janeiro deles alexandre do paraná taílson de souza da bahia vinícius inácio do rio grande do sul
ricardo oliveira de minas gerais martone santos do sergipe alexandre azevedo da paraíba stephenson do rio grande do norte tiago santana de goiás de ciro vieira de são paulo diogo figueira do rio grande do sul anderson mateus do rio grande do sul ao lítio mais um do rio grande do sul vinicius silveira de são paulo alexandre barbosa de são paulo luiz raphael do rio de janeiro wagner silva de são paulo fábio dos santos do paraná onde berg barbosa do ceará josé carlos mata velha do mato grosso henrique barcellos de minas gerais jonathan casarotto de santa catarina
reginaldo radel do paraná edson barbosa de rondônia o elton vai de minas gerais guilherme brandão de são paulo wesley pereira do distrito federal marcos roberto mariano de são paulo eduardo augusto do distrito federal gabriel celestino do rio grande do sul luiz carvalho de alagoas josé do nascimento mato grosso gonzález feldhaus de santa catarina tiago acabe de são paulo janaína matias de são paulo victor palhares também de são paulo danilo pedro de sousa da paraíba maicon patrocínio do espírito santo ademi ferreira de são paulo o hélder rodrigues do distrito federal a uniban de são paulo ricardo
exato de são paulo alessandro da silva pereira do mato grosso ronaldo barros leite do ceará cleiton andrey do pará já rocha de minas gerais atua rocha de goiás não são irmãos mário moreira do maranhão paulo campos de minas gerais marcelo ferreira do rio de janeiro diego farias de pernambuco andré lima também de pernambuco joão ricardo core do rio de janeiro kleiton lima de são paulo christiano errando do espírito santo guilherme mendes de pernambuco felipe araújo do rio de janeiro vítor de sousa de são paulo jefferson costa do distrito federal vanderlei preto do rio grande do
sul emerson ferreira de minas gerais yuri firmo da bahia danilo araújo de são paulo leandro guedes de são paulo leandro silva da bahia saulo de tarso de minas gerais gleidson fernandes do paraná thiago andré do ceará analisa rodrigues de são paulo alex lopes do rio de janeiro diogo césar de pernambuco will e régis de são paulo joão paulo pólis do paraná emerson almeida da bahia a remissão fernandes da paraíba alessi o paiva do rio de janeiro diego almeida do mato grosso sebastião lopes do espírito santo é henrique barros do piauí é o b alves do
rio de janeiro andré luiz antônio paraná eduardo antônio de são paulo luiz henrique de são paulo marcos vinícius de alagoas marcelo antônio de são paulo já não é do rio de janeiro adriano calvi do espírito santo ele milton vicente do rio de janeiro marcos vinício de santa catarina luiz gustavo de minas gerais tatiana tavares do espírito santo diego farias de pernambuco thiago dos reis do distrito federal carlos miranda de minas gerais alexandre gomes do rio de janeiro josé fernandes de pernambuco kleiton lima de são paulo marcos antônio do rio de janeiro marcos antônio do rio
de janeiro marivaldo rosa de goiás jeferson clementino do rio de janeiro e gabriel luis de minas gerais senhores eu agradeço profundamente a todos os que eu falei um nome aqui ea todos os que é entrar um pouco depois e não deu tempo de gravar esse vídeo mas eu garanto para vocês no próximo mês o nome de vocês vai estar registrado aqui e não vai ser toda aula que eu vou falar o nome de todo mundo até porque muita gente pode entrar depois mas o seu nome com certeza vai ficar registrado em todas as aulas porque
se você escolher uma faixa de seu nome vai aparecer nos cursos ele vai aparecer no final de cada aula escrito todo bonitinho ali conforme a gente combinou mas é que essa primeira aula foi tão sofrida ela foi tão difícil de sair que eu tive que agradecer a cada um de vocês esse projeto não é nada sem mim não é nada sem os nossos patrocinadores não é nada sem os nossos editores e não é nada sem vocês vocês que estão colaborando cada um desses nomes que eu falei estão fazendo com que você que ainda não colaborou
esteja tendo essa aula e nunca se esqueça se você quiser se tornar um colaborador é só você acessar o site após o ponto b barcouço em vídeo e lá você vai poder escolher uma faixa fazer sua colaboração e todo mês você vai estar repleto de aulas de qualidade porque eu sei que a gente rala pra caramba pra isso pra vocês um forte abraço pelo gafanhoto vai lá para sua aula prática ou de php ou de java ela está esperando por você um forte abraço e até viajar
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com