tudo bem queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 1 e nós vamos no verso 10 até o verso 17 primeiro aos Coríntios 1 de 10 a 17 muito bem somos a leitura irmãos pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo peço-lhes que todos estejam de acordo naquilo que falam e que não haja divisões entre vocês pelo contrário que vocês sejam Unidos no mesmo modo de pensar e no mesmo propósito Pois meus irmãos eu fui informado a respeito de vocês por alguns membros da casa de Chloe de que abrigas
entre vocês refiro-me ao fato de cada um de vocês dizer eu sou de Paulo eu sou de Apolo eu sou de cefas eu sou de Cristo Será que Cristo está dividido Será que Paulo foi crucificado por vocês ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês exceto Cristo e Gaia para que ninguém diga que vocês foram batizados em meu nome batizei também a casa de stephanes além destes não me lembro se batizei algum outro Afinal Cristo não me enviou para batizar mas para pregar
o Evangelho não com sabedoria de palavra para que não se anule a cruz de Cristo só até aqui queridos a leitura de hoje quero nosso Deus nos abençoar na compreensão dessa passagem tão tão rica e reveladora do que acontecia naquela igreja no estudo anterior nós vimos que Paulo escreveu essa carta aos Coríntios porque tomou conhecimento dos problemas que estavam assediando a igreja havia problemas relacionados com disciplina de membros faltosos havia uma omissão da parte da liderança problemas relacionados com pontos de vistas diferentes e conflitantes sobre questões de casamento novo casamento divórcio também envolvendo Liberdade Cristã
focando na questão da comida sacrificada aos Ídolos o equivalente Hoje seria nasce se você tivesse andando na rua e encontrasse no Encruzilhada uma galinha preta uma garrafa de Cachaça e você tava com fome e tinha ali uma galinha né Você sabe em que é que ela foi usada mas é uma galinha e o crente pode comer ou não se eu fosse fazer uma enquete aqui metade ia levantar a mão dizendo que sim metade ia levantar a mão dizendo que não era a mesma coisa lá na igreja de Corinto havia esse problema de comer carne que
tinha vindo do templo e havia uma discussão muito grande havia problemas relacionados com o culto especialmente a participação das mulheres Qual o papel delas no culto e que envolvia o uso de uma peça tradicional da vestimenta que papel que tinha um simbolismo muito importante no antigo Oriente a ceia do senhor também tinha problemas na hora da participação o uso dos dons espirituais no culto era também motivo de discórdia e de era uma fonte de problemas e para coroa tudo tinha ainda um grupo que não cria na ressurreição dos mortos na igreja costumo dizer quando enumere
os problemas da igreja de Corinto antes você pensar que sua igreja é problemática ler a carta de Paulo aos Coríntios e você vai ver o que é uma igreja problemática e talvez o problema mais urgente ia talvez a razão pela qual dedica os quatro primeiros Capítulos da sua carta a ele era uma divisão iminente que estava para acontecer na igreja a igreja tava rachada em quatro grupos e embora ela ainda se reunisse no mesmo lugar os Coríntios ainda se reuniu no mesmo lugar entretanto as divisões internas já estavam começando a prevalecer e se constituíam numa
ameaça muito séria para a igreja então nos Capítulos 1 2 3 e 4 o apóstolo Paulo trata desses grupos ele trata dessa questão da divisão e ele vai seguir aqui a estrutura que ele vai usar quando vai tratar de todos os outros problemas que eu já disse aqui para vocês ele vai identificar o problema em seguida ele vai trazer os princípios teológicos e doutrinários que estão ligados àquele problema e depois baseados nisso ele faz algumas aplicações práticas esse método do apóstolo Paulo é muito importante porque ele podia simplesmente como Apóstolo chegar e disciplinar a igreja
ou expulsar aqueles que estavam provocando as divisões Mas em vez disso ele vai mostrar doutrinariamente teologicamente o porquê daquelas divisões estavam erradas Em que sentido elas afetavam a fé cristã e o bom andamento da igreja Paulo não separa teologia de prática para resolver problemas práticos ele usa primeiro a teologia isso aqui tá errado por isso por isso por isso por isso e para resolver isso nós temos que agir assim e assim portanto é um grande erro da Igreja Evangélica desprezar doutrina fazendo uma dicotomia entre doutrina e prática na vida cristã Porque toda prática ela tem
algum tipo de Concepção que serve de base ou de orientação para ela ninguém faz as coisas por fazer sempre alguém tem alguma motivação ou acredita em alguma coisa para poder tá fazendo alguma coisa e também toda teologia ela desemboca na prática ela influencia o culto ela influencia o nosso testemunho nossa maneira de viver nosso casamento nossos relacionamentos então é um mal muito grande para igreja que tem sido feito e já feito há várias décadas no meio do Evangelho Calixto essa esse desprezo pela doutrina é como se a prática ela fosse algo mais excelente mais autêntico
estivesse mais próximo do Evangelho de Jesus Cristo quando na verdade essa separação ela não faz sentido e ela não pode ser provada nos Evangelhos nem nas cartas e nem na Bíblia em geral nós o cristianismo ele não é somente um conjunto de ele não é somente uma maneira de viver como muitos acham mas ele é também um conjunto de coisas nas quais nós temos de crer e a gente costuma em Teologia dizer que o cristianismo tem uma credenda aquilo que você deve crer e uma agenda aquilo que você deve fazer e a agenda está baseada
na credenda você não pode separar por isso que aqui no capítulo 4 o apóstolo Paulo vai primeiro colocar cinco ou seis princípios teológicos para só Então a partir do capítulo 3 ele trazer algumas orientações práticas de como os Coríntios deveriam se portar diante daquelas divisões que estavam ameaçando dividir a unidade ou ameaçando a unidade da igreja hoje nós vamos concentrar no verso 10 até o verso 17 onde Paulo nos revela a natureza do problema o que é que estava realmente acontecendo ali que preocupava o apóstolo a ponto dele gastar quatro capítulos para resolver o assunto
então ele começa com uma pela Unidade no verso 10 irmãos pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo eu peço-lhes que todos estejam de acordo naquilo que falam e que não hajam divisões entre não haja divisões entre vocês pelo contrário que vocês sejam Unidos no mesmo modo de pensar e no mesmo propósito o que que Paulo tá pedindo aqui tão encarecidamente ele tá pedindo três coisas que na verdade é uma coisa só primeiro Peço que todos estejam de acordo naquilo que fala ele faz esse pedido naturalmente porque a igreja não estava em acordo havia irmãos que
discordavam de outros o que ensina é problema nós não conseguimos todos pensar da mesma maneira o problema é quando essas discórdias ameaçam a unidade da igreja e elas tomam um vulto tão grande que nós não podemos mais andar juntos é claro que quando se trata de questões doutrinária se for um desacordo do tipo eu creio que Jesus é o filho de Deus e outro diz não Jesus é só homem ele não é filho de Deus aí tem uma discórdia que vai ter que levar para uma separação mesmo não dá para conviver com esse tipo de
desacordo mas não era o caso da Igreja de Corinto não havia nenhuma doutrina fundamental em jogo ali a discórdia nós vamos ver girava em torno da preferência pessoal deles por determinados líderes quem é o melhor Líder quem é que pega melhor primeiro apelo de Paulo irmãos eu peço que haja Concorde entre vocês que vocês estejam de acordo que vocês se acertem e parem de brigar em torno dessa questão segunda coisa que ele pede ainda que no fim mesmo não é unidade ainda no verso 10 que não haja divisões entre vocês palavra de visão é a
palavra cisma no grego e que vem a palavra cisma em português um cisma significa uma divisão e essa palavra ela é usada na língua grega às vezes para se referir as rasgaduras de um vestido velho vestido velho que foi rasgado né Então cismas as divisões foi o tecido ali foi lacerado é a palavra é a mesma palavra que usa aqui Paulo diz eu peço que não haja esse siso mesmo essas divisões porque agora já não é mais desacordo né já tava partindo para a divisão mesmo na divisão é todo lado e você tá no outro
estamos divididos não tem acordo não tem conversa e a terceira coisa no final do verso 10 ele diz pelo contrário que vocês sejam Unidos no mesmo modo de pensar e no mesmo propósito o que Paulo tá querendo aqui não é uniformidade uniformidade é aquele que eu aprendi no Exército no exército você quando você viu fiz o serviço militar todos nós recebemos o mesmo coturno a mesma farda o mesmo cap recebiamos O mesmo tipo de arma e a gente tinha que marchar tudo direitinho então tanto é que o nome do exercício que a gente fazia era
ordem unida e se alguém não achasse direitinho de acordo com as ordens do cabo do tenente lá então ia pagar né marinheiro ou qualquer outra coisa lá segue de exercícios e tudo mais aquilo ali é uniformidade mas existe uma diferença entre uniformidade e Unidade nós podemos discordar em uma série de coisas mas ainda estamos juntos ainda estarmos Unidos o problema da igreja de Corinto é que essas divisões esse desacordo com relação a essas questões secundárias estavam prestes a precipitar provocar um racha na igreja uma separação a igreja ia racha ia sair um grupo para o
lado fundar a Igreja Batista de Paulo outro ia formar a Igreja Presbiteriana de Apolo outra ia formar a Igreja Pentecostal de Cristo e por aí vai né então isso tava prestes a acontecer por isso Paulo faz esse apelo e ele faz o apelo da maneira mais dramática possível Ele diz aqui peço na verdade no Grego é mais é mais forte né eu peço encarecidamente eu rogo a vocês ele como eu disse ele podia ordenar mas ele prefere o caminho do convencimento eu apelo a vocês eu peço a vocês e ele acrescenta em nome de Nosso
Senhor Jesus Cristo para mostrar a gravidade do assunto e a seriedade do que ele tá dizendo aqui Paulo traz Cristo como testemunho daquilo que ele vai dizer olha eu vou pedir a vocês em nome do Senhor Jesus Ou seja eu invoco a presença do Senhor Jesus nisso que eu vou dizer para vocês agora tão séria era a questão infelizmente a gente não percebe essa seriedade até tarde demais eu não tô aqui dizendo que a gente deve sacrificar a verdade no altar da unidade porque às vezes para manter a unidade e as pessoas sacrificam a verdade
não a verdade está acima da unidade porque só pode haver verdadeiro unidade Se houver uma verdade que nos una se Nós cremos nas mesmas coisas nas coisas fundamentais então eu não estou aqui dizendo que a unidade da igreja tem que ser preservada a Qualquer Custo eu tô só dizendo que a gente se divide onde não deveria dividir e a gente se une onde não deveria se unir os Coríntios estavam divididos com relação aos predadores quem eram os melhores mas na hora de expulsar um membro da igreja que tava cometendo imoralidade eles não expulsaram se uniram
onde não deveria unir e se dividir ou não deveria se dividir esse é um espírito mundano que entra na igreja que entra na igreja Paulo apela para que haja unidade na igreja que é a oração do Senhor Jesus em João 17 ele Ora para que nós sejamos um E é claro essa unidade ela está baseada na verdade ela está baseada no verdadeiro conhecimento de Deus existem diferenças históricas entre os cristãos com relação à forma de batismo com relação ao governo da igreja com relação a dons espirituais com relação a uma série de outras coisas relação
do Governo da igreja com o estado entretanto nenhuma dessas coisas ela é tão fatal ou Vital que me impeça de ter comunhão com o irmão que é Batista que é assembleiano um verdadeiro irmão em Cristo que crê em Jesus como eu creio e que professa Jesus Cristo meu profeso Esse é o ponto aqui a igreja está prestes a se dividir em cima de questões de absolutamente secundárias secundárias eu aposto Paulo Então faz esse apelo veemente a igreja de Corinto para que ela não não prossiga a causa do apelo ele diz de onde teve a informação
e aqui a gente percebe o apóstolo Paulo sendo bastante transparente ele tá dizendo aqui quem é que disse para eles agora eu imagino lá na igreja de Corinto o pessoal revoltado né Chloe alguém da sua família foi caguetar a gente lá no Apóstolo Paulo né usar a expressão bem nordestina foi entregar a gente o apóstolo Paulo exatamente tivesse 11 Pois meus irmãos eu fui informado a respeito de vocês por alguns membros da casa de Chloe que Paulo entregou né de que a briga entre vocês Paulo diz de quem ele teve a informação a família de
cloe deve ter sido uma família lá de Corinto da igreja de Corinto que estava par da situação e que em visita Éfeso que era onde Paulo estava quando escreveu essa carta participou ao Apóstolo Paulo esse problema que estava acontecendo na igreja e isso provocou a escrita dessa carta pode ser também que aquela comissão que tá mencionada lá no Capítulo 16 verso 17 Fortunato stefanas e arcaico 3 líderes que vieram de Corinto até Éfeso trazendo perguntas e questionamentos da igreja para o apóstolo Paulo eles também informaram a Paulo dessas divisões mas aquele cita somente os da
família de cloe o que nos traz uma informação ou que nos traz aqui alguma coisa importante sobre procedimentos dentro da igreja com relação a faltas Às vezes a gente vê e não tem coragem de assumir chegar lá e dizer olha é isso tá errado e quem tá dizendo sou eu às vezes o pastor ou alguém toma conhecimento não é alguém membro da igreja diz olha Pastor tá acontecendo isso isso como é que você sabe né pastor eu não posso dizer Mas então eu posso citar você para resolver o problema não pastor eu não quero me
envolver se você tá vendo alguma coisa errada faça como aqui Paulo tranquilamente ele diz quem são as pessoas que levantaram o assunto e que provocaram isso tudo que ele vai dizer aqui ele não tem receio de fazer isso e os da família de crush Fizeram a coisa certa levaram a questão as autoridades competentes para resolver Porque eles estavam preocupados com a situação da igreja então o missão ficar calado é pior quando você tá vendo se você tá seguro de que aquilo é de alguma forma algo que prejudica a vida da igreja é seu dever como
Cristão fazer como os da família de Glória comunicar a quem pode resolver se você não puder claro algumas coisas você pode às vezes uma conversa pessoal às vezes se chamar a pessoa e você falar pessoalmente e resolve mas às vezes um caso grave como aqui então precisa ser levado ao conhecimento de quem podia de quem podia resolver os membros da igreja de Chloe perdão os membros da casa de Chloe disseram a Paulo que abrigas entre eles palavra briga é a palavra grega que aparece lá em Gálatas Capítulo 5 naquela lista de obras da carne e
que é traduzida como contendas brigas merina no Grego é uma palavra muito forte é de discussão mesmo então não era apenas diferença de opinião você vê que vem numa escalada aqui né Paulo começa dizendo Vocês precisam entrar em acordo depois diz irmãos é eu soube que vocês têm divisões e agora tá dizendo agora eu soube que tem briga então há uma escalada aqui então a coisa era realmente séria A igreja se reunia no mesmo lugar como eu dizia mas os membros já estavam em hostilidade ele já estavam sem falar uns com os outros talvez ou
então trocando farpas uns com os outros ou se provocando ou discutindo entre eles inclusive na ceia do senhor nós vamos ver isso no Capítulo 11 onde Paulo vai usar as mesmas palavras para dizer quando vocês se reúnem eu ouço dizer que abrigas a contendas Provavelmente o assunto ia até na hora da ceia do senhor tal era o espírito faccioso que havia naquela igreja essas brigas pelo que a gente vai ler em seguida era o resultado da criação de partidos em torno dos nomes de Paulo Apolo Pedro e Cristo como ele diz aqui no verso 12
refiro-me ao fato de cada um de vocês dizer eu sou de Paulo eu sou de Apolo eu sou de sefas eu sou de Cristo servas aqui é Pedro é o nome era Maicon de Pedro Pedro eu não lhe grego então aqui tá ficando Claro qual era a causa dessas divisões havia grupos que se organizaram em torno dos líderes da história recente da comunidade o apóstolo Paulo fundador da igreja pastor Apolo que foi o pastor que ficou no lugar de Paulo quando Paulo saiu Pedro que era conhecido líder do colégio apostólico e da cristandade original lá
em Jerusalém e naturalmente a pessoa do Senhor Jesus Cristo grupos que não queriam se filiar ou se unir a nome de homens otário Então por criar o partido de Cristo criar o partido de Cristo esse era então o problema e a gente fica perguntando mas o que que levou uma igreja que teve uma Fundação tão boa posta pelo Apóstolo Paulo não é o que que levou a igreja em relativamente pouco tempo de repente chegar num estado de coisas desse que se dividia em torno de pregadores mais uma vez é importante lembrar Eu não creio que
a gente a gente não pode deduzir daqui que é errado você ter um pregador que você gosta ou um pregador ou um escritor de referência um teórico de referência estudando errado isso é bom é importante eu tive que ter esses homens no início da minha carreira Cristã porque senão estaria completamente perdido não sabia nem para que lado ir né diante tantas opções Então é bom que você tenha gente que sirva de referencial para você a questão é quando você chega ao ponto eu vou usar o termo né que eu não acredito que exista não é
evangélico alguns dizem que existe quando chega ao ponto da idolatria idolatria é muito forte né Eu não gosto de usar esse tempo tem gente que idolatra pregador dentro do meu evangelho né idolatria na Bíblia é coisa muito séria dá ideia de adoração ideia de submissão de obediência cega e eu não penso que seja exatamente isso que acontece que existe é que tem muitos cristãos que escolhe um determinado pregador um determinado teólogo e escutam o que ele diz e aquilo que ele referenda e não tá aberto para escutar De repente uma outra opinião ou escutar de
uma outra de uma outra maneira ou um outro homem de Deus que pensa talvez é de uma maneira distinta não é Nessas questões secundárias né Nós estamos falando sempre aqui de questões é subsidiárias não estão falando das questões centrais porque como eu disse não era isso que tava em jogo aqui em Corinto Então não é ruim você ter eu até hoje me inspiro muito na no Piper no stot gosto de ouvir alguns pregadores brasileiros que são inspiração para mim mas eu ouço vários deles e vou peneirando e eu tenho aprendido com todos eles o problema
da igreja de Corinto é que eles fizeram um fã clube mesmo em torno de alguns pregadores prediletos a ponto de discutirem com os outros qual deles era o maior qual deles era o mais importante qual deles era o melhor pregador e quando a gente estuda um pouquinho o contexto histórico cultural daquela época a gente pode entender os Coríntios eram gregos e os gregos gostavam de filosofia como nós brasileiros gostamos de futebol da mesma forma que nós temos os nossos ídolos do futebol os gregos tinham os seus Ídolos na filosofia eles veneravam os grandes filósofos Corinto
tinha muitas escolas de filosofia só perdia para Atenas só perdia para Atenas que era capital filosófica e o centro no coração cultural da cultura greco romana daquela época Apenas era famosa e Corinto vinha em segundo lugar pela quantidade de escolas de Filosofia e havia um tipo de filósofo em particular que despertava as paixões e admiração dos gregos que eram os sofistas os sofistas tinham duas características que os gregos adoravam a primeira é que eles usavam eles eram capazes de trazer argumentos e usar lógica de uma maneira Sutil trazer raciocínios e convencimento através dessas lógicas sutis
a ponto de que o nome sofisma vem exatamente dois sofistas era esse grupo de filósofo que se especializava em convencer as pessoas através de argumentação habilidosa e a segunda coisa que eles tinham que os gregos gostavam era retórica vocês sabem que a retórica como disciplina ela nasce na Grécia ela nasce o primeiro manual de retórica é da Grécia vem dentro do campo da filosofia grega os sofistas dominavam tão bem a arte de falar que é isso que retórica é que eles eram capazes de usando frases de efeito em tornação da voz escolha de palavras Eles
podiam levar uma multidão ao choro no minuto e morrer de rir no minuto seguinte simplesmente pela capacidade de retórico eles sabiam manipular as emoções e os sentimentos das pessoas usando palavras e a arte da retórica ela se tornou extremamente sofisticada tem gente que usa isso hoje e muito bem o conteúdo é zero mas a maneira como ele fala o jeito como ele fala e às vezes para ajudar até uma musiquinha de fundo né um negocinho mais escuro assim né ele mexe com o coração das pessoas mexe com a mídia as frases para parar frase de
efeito a gesticulação algumas pessoas têm esse dom natural né mas o sofistas eles eram especialistas em fazer isso havia todo uma arte de fazer isso de como você podia atrair as multidões E por que que eles faziam isso eles iam para a praça pública e essa era a terceira coisa né que eu devia dizer deles eles eram itinerantes eles ganhavam a vida indo de cidade em cidade eles procurava a praça central chegava na praça central reuniu uma multidão E aí eles começava a discursar sobre as grandes ideias da filosofia e os grandes conceitos usando retórica
tal e depois ele passava o chapéu para é assim que ele ganhava vida não é assim que ele ganhava vida então é algumas pessoas têm essa habilidade natural e aqui eu tô me lembrando particularmente do conhecido Jorge Wilker Jorge ele foi contemporâneo de João Wesley que é mais conhecido do que ele e foram amigos inclusive estudaram na mesma Universidade eles fundaram juntos o clube Santo de Oxford só que depois ele se separaram teologicamente o Wesley seguiu o caminho mais arminiano era calvinista em termos de capacidade de organização Wesley era muito superior mas Jorge wittfield ninguém
batia o etido em retórica e era algo natural tem duas histórias a respeito do hitfield que eu queria trazer para vocês uma é que eles diziam a fama dele é que ele era capaz de fazer a multidão chorar só em pronunciar a palavra Mesopotâmia aí a tua caia no choro só pelo jeito dele lá a entonação da voz né mas isso deve ser mito fake News Mas tem uma outra história que é verdadeira uma vez ele foi ele foi fazer uma campanha ele tinha orfanatos né ele mantinha o orfanatos com os recursos que ele angariava
então ele fez uma ele era da Inglaterra durante o grande Avivamento do século eh 18 ele fez uma viagem para os Estados Unidos para pregar lá nos Estados Unidos também foi quando ele conheceu o Jonathan Edwards todo aquele pessoal e ele então pregava ao ar livre para milhares de pessoas e ele costumava de vez em quando pregar um sermão para levantar ofertas e a capacidade dele de persuadir era tão grande que ele levantava muito dinheiro muito dinheiro conta-se que Benjamin Franklin o famoso Benjamin Franklin que era mais um deísta do que propriamente Um Evangélico ele
ouviu a fama de Jorge E ele disse eu quero ver esse cidadão pregar Aí disseram para ele olha ele faz um apelo né para dinheiro no final para o orfanato lá que você dá tudo que você tem o que você não tem E ele então para se prevenir deixou a carteira em casa foi escutar mas não levou o dinheiro levou nada e o efeito começou a pregar pregou pregou e aí entrou na questão de contribuição e aí né o Benjamin Franklin Começou a sentir aquela agonia que né que aquele apelo ele queria de repente ele
tava agarrando o cara de lá dizendo assim me empresta 300 dólares que eu quero fazer alguma coisa essa é uma história real para vocês terem uma ideia da capacidade do Jorge mas era um talento natural isso era dele ele não precisava se esforçar para ser assim ele nunca tinha estudado a arte mas o sofistas e os gregos apreciavam isso e os Coríntios amavam esse tipo de coisa então dá para entender quando os Coríntios se converteram através da pregação do apóstolo Paulo eles transferiram para os grandes pregadores cristãos o mesmo apreço que eles tinham pelos seus
filósofos prediletos pelos sofistas e aqui é um caso em que a pessoa se converte mas ele traz para dentro da igreja a sua cosmovisão é muito comum isso a pessoa se converte conversão geralmente é é um ato de geralmente não é um ato de Deus não é às vezes é um processo que leva algum tempo decorrência desse ato mas a santificação leva tempo por isso que você vê gente crente na igreja mas com mentalidade mundana ele é crente ninguém nega ele crê no Senhor Jesus Ele foi batizado ele confessa Cristo mas aí ele olha para
os pregadores como um mundano olha para o jogador de futebol e ele vai fazer comparação ou então ele vai lidar com o dinheiro que ele tem da mesma maneira que ele dava antes ou ele vai continuar tratando a sua mulher da mesma forma que ele tratava antes porque leva tempo até você mudar a cabeça depois da conversão até você reajustar antes de me converter de cada cinco palavras que eu falava seis era palavrão Deus lavou minha boca pelo Espírito Santo mas levou uns bons três ou quatro meses até que eu aprendesse a falar sem usar
palavrão leva tempo leva tempo no caso dos Coríntios eles transferiram para dentro da igreja aquela perspectiva mundana de avaliação de homens pela habilidade deles pela capacidade deles pelo que eles podem fazer esquecendo que da perspectiva Cristã é Deus quem abençoa é Deus quem usa é Deus quem faz crescer é Deus que usa um mas e usa outros menos é isso que a Bíblia ensina com muita clareza Mas até que a pessoa perceba isso a graça de Deus ela vai continuar tendo Essa visão mundana e eu creio que Era exatamente isso que aconteceu ali na igreja
de Corinto o resultado então é que havia o grupo de Paulo provavelmente dizendo que Paulo era o grande teólogo o grande missionário ninguém pregava também como apóstolo Paulo não tinha ninguém que tivesse a profundidade do apóstolo Paulo Apolo que substituiu Paulo é interessante é o único pregador no Novo Testamento que é referido como sendo um homem eloquente e Poderoso nas escrituras tá a referência tá no livro de Atos eu tinha registrado aqui acho que nem acho que esqueci de registrar livro de Atos Apolo é referido como sendo um homem eloquente poderoso na escritura é a
única pessoa a quem esse adjetivo eloquente é usado no Novo Testamento Lembrando que Alexandria é onde tinha aquela biblioteca Uma das maravilhas do mundo antigo era uma cidade conhecida pela pelo conhecimento intelectual pela pela variedade pelas culturas era um Porto no norte da África via muitas etnias Ali era uma cidade muito plural e Apolo era um Alexandrino então era um homem de Cultura um homem de conhecimento era um judeu poderoso na palavra era um judeu que falava com muito ela conhece ela era natural que muitos membros ficaram apaixonados pelo pastor Apolo depois que Paulo saiu
Paulo é duro demais mas Apollo fala com elaquência não é eu acho que ele prega melhor do que o apóstolo Paulo não melhor do que Paulo não tem mas prego não prega Bom mesmo é Pedro porque nem Apolo e nem Paulo algum dia pregou um sermão que 3 mil se converteram maior pregador da cristandade eu aposto Pedro um sermão e 3 mil se converteram Paulo e Apolo tem que Pregar três mil Sermão para um se converter mas Pedro prega um e três mil se converte não tem maior do que Pedro E aí chegava o quarto
grupo e dizia vocês são carnais vocês estão aí dependendo de homem nós não somos é de ninguém sabe nós somos é de Jesus Cristo nós somos espiritual Vocês é tudo carnal tá tudo seguindo homem aí tudo seguindo homem nós recebemos direto de Jesus não queremos mestre não queremos Apolo Então para mim o grupo mais complicado desses quatro aqui imagina exatamente o grupo de Cristo que mais adiante eu creio o apóstolo Paulo vai identificar como sendo entre aspas os espirituais lembra que na primeira carta que várias vezes Paulo se refere a um grupo chamado os espirituais
boa parte dos estudiosos primeiro Coríntios identifique esse grupo como sendo aquele grupo de Cristo aquele grupo de Cristo que queria parecer mais espiritual do que os outros e rejeitava a liderança daquelas outras pessoas né Na hora que você diz eu sou de Cristo no contexto desse você tá dizendo eu não aceito que Cristo ministre a mim através de homens eu recebo direto de Cristo eu não sou de Paulo não sou de Apolo eu não sou de Pedro Mas eu sou de Cristo isso aqui se tornou muito popular né hoje em dia você encontra a gente
que diz assim ó eu entendo isso às vezes é uma reação a quantidade de divisões que existe a quantidade de teologias que existem doutrinas que existe a pessoa perde a paciência diz quer saber eu sou de Cristo não é porque se Cristo você quer dizer que você recebe direto de Cristo sem nenhuma influência humana eu vou começar lembrando a você que a bíblia que você lê e onde você diz que recebe direto de Cristo foi traduzida por um grupo de teólogos que discutiram bastante e que às vezes eles colocaram no texto a interpretação deles da
escritura então não tem como receber direto de Cristo hoje é sempre mediado porque esse é o plano dele foi por isso que ele colocou dois pastores Mestres na igreja e nos deu a sagrada escritura então quando as pessoas dizem eu sou de Cristo elas podem estar pensando com isso nós estamos dizendo não quero meter com briga mas se você quando diz assim eu sou de Cristo Nesse contexto no sentido de que você não precisa aprender com os outros que você não precisa estar debaixo de liderança ou de orientação ter pelo menos um referencial e esquecer
toda a história da igreja tudo que centenas de cristãos aprenderam de Cristo em dois mil anos de história Então você tá muito equivocada e era esse o quarto grupo que tinha na igreja de Corinto né como resultado aquelas brigas internas traziam um problemas sérios veja o que Paulo diz aqui no verso 13 ele diz assim será que Cristo está dividido Será que Paulo foi crucificado por vocês ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo ou seja aqueles partidos ameaçavam três áreas importantes da vida da igreja o primeiro deles era unidade quando Paulo diz
aqui é quando Paulo ensina que a igreja e Cristo são um existe uma igreja e Cristo é apenas um quando ele pergunta aqui será que Cristo está dividido para que vocês então para que igreja dele esteja dividido só há um Cristo e portanto Só há uma igreja e com esses partidos vocês estão ameaçando a unidade da igreja segunda Ameaça é com relação ao significado da crucificação de Cristo Paulo pergunta Será que Paulo foi crucificado por vocês por que que vocês estão dizendo eu sou de Paulo é muito sério você dizer isso eu não fui crucificado
por vocês quem foi crucificado por vocês foi o senhor Jesus Cristo se vocês vão dizer que são de alguém que a igreja toda diga nós somos de Cristo e somos abençoados através dos líderes que Cristo levantou na igreja para nos abençoar é essa postura correta mas na hora que você diz eu sou de Paulo Paulo tá indignado dizendo eu não morri por você não meu filho Quem morreu por você foi o senhor Jesus Cristo se a igreja pertence a alguém ela pertence àquele que por ela morreu e ressuscitou que é o senhor Jesus e a
última coisa ele disse ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo o senhor batizado em nome de quem o Senhor Jesus então vocês são a Igreja de Cristo Então para com isso de dizer eu sou de eu pertenço a eu dependo de eu sou discípulo de porque na verdade só existe um senhor só existe um mestre que é o senhor Jesus Cristo todos os outros que ele leva todas as pessoas que ele levanta na igreja para abençoar a igreja são servos dele por isso tá errado a própria concepção de grupos em torno dessas
personalidades fazendo comparações e com essa expressão tão forte ameaçava a igreja ameaçava o sentido da Cruz e ameaçava inclusive o sacramento do batismo veja como é sério isso e Paulo é por isso que ele começa né fazendo um apelo vermente Ele termina essa parte dizendo que ele fez tudo o que pôde quando esteve em Corinto para evitar que as coisas chegassem nesse ponto parece que Paulo estava adivinhando quando ele foi pregar em Corinto ele Paulo conhecia a cultura Helena ele era um judeu da dispersão ele foi criado dentro do helenismo então ele sabia como funcionava
a cabeça dos gregos Paulo conhece filosofia cita vários filósofos e poetas nas suas cartas então ele mais ou menos imaginava que havia essa tendência lá em Corinto do pessoal né de fazer um fã clube e de um culto à personalidade eu prefiro isso do que dizer idolatria eu conto a personalidade é menos forte é tão forte quanto mas é mais né culto à personalidade Paulo sabia que os Coríntios tinham a tendência a culto à personalidade aí ele tomou duas providências quando eles esteve em Corinto mas em vão primeira Providência ele diz aí no verso 14
dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês Você já viu algum pastor da Graça a Deus quando batizar ninguém [Risadas] ao contrário a gente dá graças a Deus quando a gente pode receber pessoas batizar as pessoas em nome de Jesus é uma felicidade é uma festa que a gente faz na igreja mas a situação era tal que Paulo chegou ao ponto de dizer olha eu dou graças a Deus eu tava adivinhando quando eu tava aí eu não batizei ninguém de vocês Quem batizou foi Timóteo foi Silas os meus auxiliares mas ninguém espera
aí não eu Eu batizei Cristo Eu batizei gaio e não mas espera aí Eu batizei também a casa de Stephanie e se batizei mais alguém eu não me lembro pense num pastor que não tava preocupado em números especialmente em Corinto após São Paulo ele não tava contando ele nem lembrava quem ele tinha batizado lá em Corinto ele me lembrava não é que o batismo não é importante mas Paulo sabia que a tendência dos Coríntios era cultuar a personalidade batismo era algo muito é algo muito sério o que você batizar em nome de Jesus significa a
sua identificação pública com o senhor Jesus você se torna um discípulo de Cristo publicamente antes você já é pela fé mas quando você é batizado em nome de Jesus publicamente você se identifica como um discípulo de Cristo Jesus então é muito sério isso é muito sério por isso Paulo já profeticamente até vendo o que é que ia acontecer ele diz é que olha eu quando tiver no batismo eu não batizei ninguém para que ele diz aí no verso 15 sou intencional para que ninguém diga que vocês foram batizados em meu nome ainda tinha esse o
risco do pessoal dizer olha esse grupo aí de Paulo é porque foram tudo batizado no nome de Paulo Paulo tinha tomado todas as medidas cabíveis para evitar que a corrupção do coração humano alcançasse níveis e patamares como esse o que nos ensina uma lição muito grande o pastor tem que conhecer a personalidade humana o pastor tem que saber como o ser humano funciona o ser humano gosta de Ídolos ele vive atrás de referenciais ele precisa de gente para se mirar para seguir para acompanhar então o pastor não divide estimular isso ele não devia ao contrário
ele deveria tomar medidas exatamente para evitar isso por isso que eu fico eu faço essa crítica Mas é claro é um autocrítica também a gente vê Ministérios que são construídos em torno da personalidade do pregador em torno da pessoa dele e é um ministério que gira em torno dele e Paulo ele chegaria ao ponto de nem batizar se ele ao menos soubesse que isso daria oportunidade para o culto a personalidade em torno da sua personalidade ele disse eu fiz isso para que ninguém diga que foi batizado em meu nome para que vocês não formassem o
culto ou que vocês não tivessem essa apreciação indevida pela minha pessoa e aí segunda medida que Paulo tomou e essa medida que ele vai tomar aqui vai introduzir o primeiro argumento dele contra as divisões que nós veremos segunda-feira tá tá tudo ligado segundo argumento Afinal tô no verso 17 Cristo não me enviou para batizar mas para pregar o Evangelho não com sabedoria de palavra para que se não anule a cruz de Cristo a razão pela qual ele dá duas razões não é pela qual ele não batizou lá em Corinto a não ser aquelas exceções que
ele menciona que que ele lembra que ele lembra a primeira é que ele não queria dar oportunidade para que os Coríntios cultuassem como se ele fosse mais do que ele era segundo porque ele sabia que Cristo havia chamado para pregar o Evangelho Paulo era um plantador de igrejas ele era um evangelista ele é um Missionário para você batizar novos convertidos se você precisava discipula-los você precisava treiná-los e geralmente Paulo deixava isso para apolo para quem vinha depois né Paulo era um desbravador ele ia começar a igreja ia começar a igreja e depois então é que
vinha todo o processo de discipulado incorporação na igreja então ele tava muito consciente que eu era a missão dele mas aí quando ele diz que Cristo chamou para pregar o Evangelho ele acrescenta uma frase enigmática a menos que a gente tenha tido essa explicação que eu dei no começo a respeito do apreço dos Coríntios por retórica ele diz não com sabedoria de palavra Cristo me chegou para pregar o Evangelho Mas isso não quer dizer que eu vou pregar o evangelho de qualquer jeito porque existe algumas formas que não se coadunam com o conteúdo você não
pode pregar o evangelho de qualquer forma Cristo me chamou para pregar o Evangelho mas não com sabedoria de palavra O que é sabedoria de palavra retórica é o termo que Paulo vai usar consistentemente aqui para se referir ao método dos filósofos e dos sofistas daquela época você usar sabedoria de palavras Ou seja você escolher sabiamente as palavras com o objetivo de persuadicialmente convencer mover o coração das pessoas Paulo disse que isso anularia a cruz de Cristo Por que que um pregador que estuda que capricha no visual no sonzinho no ambiente tudo foca nele na imagem
no som por que que esse tipo de pregação anula a cruz de Cristo porque o foco é no pregador e não em Jesus Cristo Então esse tem tipos de pregação que mesmo que a teologia seja boa mas a maneira como ela é feita o contexto em que ela é feita acaba concentrando na figura do pregador e Cristo fica nas sombras Cristo vai para o plano de fundo ele fica no background ele não aparece quando o pregador deveria se esconder atrás da Cruz só deveria aparecer a cruz uma vez não sei quem foi pregador foi se
foi Wesley um desses aí ele ele dizia que preferia que quando as pessoas saíssem da sua pregação elas dissessem assim que Cristo maravilhoso em vez de dizer que pregador maravilhoso que pregador maravilhoso Paulo sabia que Cristo havia chamado para pregar e que essa pregação não podia ser de qualquer maneira de onde a gente tira a lição de que você não pode pregar o evangelho de qualquer jeito que nem todo meio glorifica Cristo não é só uma questão de conteúdo não é só questão de conteúdo nem todo meio glorifica a Cristo porque alguns meios eles são
alto chamativos ele chama atenção dizia o foco da pessoa de Jesus e acaba anulando a cruz de Cristo no sentido de que a mensagem a respeito de que Cristo morreu na cruz para os nossos pecados ela acaba perdendo o efeito ela se perde no som de cores de luzes de vozes de visuais e tudo mais e tudo mais eu não tô dizendo que a gente não pode utilizar algum recurso por exemplo um data show ou algum outro recurso mas que funcione como um recurso para ajudar e não alguma coisa que é um fim em si
mesmo e o resultado é anulação da cruz de Cristo na próxima segunda-feira se Deus permitir nós vamos ver o primeiro argumento do apóstolo Paulo que vai girar em torno exatamente disso ele vai falar a respeito dessa sabedoria de palavras como sendo a sabedoria do homem e ele vai contratar com a cruz de Jesus Cristo vai ser o primeiro argumento dele que nós veremos na próxima segunda mas deixe-me terminar aqui com algumas aplicações primeiro a vocês queridos irmãos que estão aqui que nos ouvem nos seguem pela pela internet a transmissão que apreciam e seguem pregadores eu
quero dizer que não não há nada errado Como eu disse é bom que você tenha referenciais é bom que vocês manifestem isso recentemente Recebi um convite para escrever um endosso para biografia a vida do Arsenal vai ser escrita pelo Stephen nicolls é um livro que vai sair em inglês e o pessoal lá da liga unir onde teve oportunidade de algumas vezes eles sabem o quanto sprou foi influente na minha vida então eles me pediram para escrever alguma coisa a respeito do meu testemunho de como a vida diz para abençoou já escrevi já mandei para eles
vai ser o livro deve ser traduzido em português também se Deus permitir é um grande referencial teológico na minha vida e eu dou graças a Deus pela vida e disse pro eu não concordo com tudo exatamente dele mas eu aprendi muito com ele e quando eu quero algum assunto tem uma sistemática dele dessa grossura não é está traduzir o português mas sistemática de dessa grossura onde de vez em quando eu dou uma olhadinha né para ver se eu tô muito errado né ou se pelo menos estou concorda comigo então não faz mal você tem isso
o problema é quando isso se torna de fato culto à personalidade que gira briga com os irmãos Contenda com os irmãos comparações e a falta de admitir a possibilidade de que Deus pode usar outras pessoas que não aquele seu pregador para [Música] trazer glória a Deus e avançar a verdade do Evangelho Então pense nisso com moderação e também aqueles queridos irmãos que valorizam retórica eloquência frases de efeito eu queria que vocês outra vez pensassem a respeito disso né hoje em dia é a concorrência é muito grande então há um apelo muito grande para imagem o
visual som ambiente tudo isso apela muito mas não deixe de ver no meio de tudo isso de fazer a pergunta mas o que é que está sendo dito Qual é o conteúdo O que é que de fato está sendo transmitido porque o que salva é a verdade e não a música e não são e não a luz e não qualquer outra coisa dessa é a verdade que vai salvar e por último nossos para os meus colegas pastores conhecedores do nosso coração então primeiro cuidado com elogios Elogios não vou dizer que eu não gosto gente eu
gosto de ser longe eu gosto eu gosto mesmo eu confesso para vocês de vez em quando né eu depois de uma pregação minha vai lá para o YouTube vai lá para tudo mais eu vou lá nos comentários para ver lá os elogios né aí de repente Tem um cara lá que droga né aí eu fico abatido e tudo mais e Deus tem que curar meu coração quem não gosta quem não gosta mas O Livro de Provérbios diz que o homem é testado pelos elogios que ele recebe não é isso que diz o livro provérbios Então
você quer ver o que que tá no coração de um homem de popularidade a ele coloca ele em evidência Aí você vai ver o que é que tá no coração dele vai ver aí vai aparecer a vaidade arrogância o orgulho olhar de cima para baixo e tudo mais então colegas o orgulho precede a queda precede a quero orar para que Deus dê humildade especialmente se Deus deu a você alguma medida de sucesso pedir que Deus lhe dê junto com ela a humildade e a compreensão de que é somente a graça de Deus nada mais é
somente a graça de Deus e a segunda coisa conhecedor da natureza humana Não provoque culto a personalidade é vídeo mais que você puder não faça como Paulo não dê margem para que haja esse tipo de coisa porque no final vai acontecer algo que você não deseja que é anular a cruz de Cristo amém queridos