[Música] sentiria dificuldade em descrever a emoção que tomou conta de mim ao ver aqueles Picos altaneiros dos quais tenho ouvido falar e lido tantas vezes os quais me dizem que a viagem terminou e cheguei ao meu novo lar [Música] [Aplausos] m [Música] Marcos a Bíblia de mel ficou aonde carro pelo amor divino [Música] rare o gesus Sea minha [Música] pris seguru durmu s Amen [Música] [Música] apesar de nunca ter viajado por essa estrada ais pouco interessante depois do Rio Susana e logo desisti de apreciá-la concentrei-me no sentimentos que naturalmente se apossam de quem sai de
casa para viajar pela primeira vez por longo tempo sentindo-me um estranho em terra [Música] estranha simton nasceu na localidade rural de West hanover na Pensilvânia central perto da capital do Estado a cidade de harrisburg [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] and antigua and Land was par of Land was in 1744 here This whole was [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] the building we in now is not the original building on this S there has been a school on this particular S Since probably Back in the 18th Century but buildings fall down and are rebuilt and this is the
latest version of Essa é Igreja Presbiteriana de der na atual cidade de her da qual o pai do Reverendo Simon foi Presbítero por muitos anos daquela época só resta hoje uma antiga casa de made que servia como Sales tamby 1n OK we can see here The Name Dr William Simon died in May 1846 and here we have Another very important connected old hanover Church and also the family which rever Ash Green grandfather What do you know about this Man minan church hanover [Música] com o falecimento do seu pai e também do seu avô a família
se mudou então dessa localidade Rural a fazenda antígua para a cidade próxima [Música] capb fo estéo e em conexão com isso ele fez uma famosa viagem que ele descreve com muitos detalhes no seu diário ao sul dos Estados Unidos onde ele teve uma experiência na área da Educação essa viagem toda levou mais ou menos 1 ano e meio e ele foi até a cidade de starkville no Mississippi onde ele por algum tempo dirigiu uma academia para meninos na volta para casa ele mudou de ideia quanto ao seu futuro trabalho achou que seria melhor tornar-se um
advogado e chegou até a estudar um famoso compêndio de direito mas então aconteceu aquele evento na sua igreja agora na cidade de harrisburg houve um avivamento naquela igreja e ele foi alcançado né Por esse Avivamento e junto então com essa experiência religiosa profunda veio o desejo de fazer finalmente a sua profissão de fé tornando-se membro e tambm a vocação para o mino pres Church isession of their Faith in Christ and received to church prives the received that we find the name of Green we find the Not that a Number of members transferred to What was
bec the Pine stre presbyterian Church and we find the name of Mr sington in the record along with other mers Of His Family stre presan Church was founded in 1858 and the current building that we are in was built they began to lay the cornerstone in 1859 in fact ashb Simon laid the cornerstone and dedicated it well I knew about his great Heritage his work in missionary work in Brazil I think in some way that that Heritage has been inspirational to our continued commitment to Mission here in our community and abroad we've got a wonderful
Legacy of Sending out Mission teams [Música] Simon teve duas permanências aqui em princeton primeiro estudando no College que hoje é a Universidade de princeton e posteriormente no Seminário Teológico [Música] [Aplausos] durante a sua estada aqui em princeton simonton teve uma experiência muito marcante já no seu primeiro semestre de estudos quando certo dia assistindo ao culto na capela do seminário como sempre acontecia eh foi pregador naquela ocasião específica o famoso Dr Charles hod conhecido professor de teologia aqui do seminário e um dos mais destacados teólogos da igreja presbiteriana dos Estados Unidos então nesta ocasião específica o
Dr Rod fez um apelo em favor das Missões estrangeiras mostrando a necessidade de novos obreiros para os campos e foi então a partir dessa ocasião desse culto e desse sermão que simonton começou a pensar seriamente na possibilidade não de ser um pastor aqui no seu próprio país mas de ser um missionário em outro país em outra parte do mundo e com o passar do tempo ele acabou se decidindo pelo Brasil e se apresentando oficialmente como candidato a a junta de missões estrangeiras da igreja Americana e concorrer do temp acabou sendo conforme o seu desejo enviado
para o Brasil chegando ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859 S simonton passou o primeiro ano da sua residência no Rio de Janeiro pregando quase que somente em inglês para Viajantes que passavam por ali e também residentes estrangeiros da cidade foi só no início de 18 62 que ele organizou a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro com apenas dois membros e alguns meses depois Partiu para a sua terra os Estados Unidos numa viagem de férias em 1860 chegou o seu colega e cunhado Alexander blackford casado com a irmã de simonton Elizabeth
e no ano seguinte então a chegada de blackford chegou o terceiro colega o terceiro missionário que foi o Reverendo Francis Schneider então Esses foram os pioneiros da obra Presbiteriana no Brasil esses três a única vez que foi aos Estados Unidos quase 3 anos depois da sua permanência no Brasil ele foi passar o Natal com uma família pres e lá estava uma moça chamada Helen e parece que ele se namorou dela naquele dia o fato que namoro noivado e casamento aconteceram em menos de 4 meses agora ele volta para o Brasil acompanhado de uma esposa eles
comemoram o primeiro aniversário de casamento um ano de grandes bênçãos poucos dias depois era dar luz o primeiro e único filho uma menininha e uma semana depois ela morre de complicações de parto então S que foi durante algum tempo solteiro casado um ano agora é viúvo então é difícil imaginar a extensão do sofrimento de Sim foi nesse ano 4 meses depois do falecimento da esposa que S fundou o primeiro jornal protestante do Brasil e da mérica do Sul a imprensa evangélica Ele teve que se acostumar com o povo com a língua com a comida com
a cultura e ele teve momentos de de abatimento com a sua dificuldade em aprender a a língua portuguesa o fato que no ano seguinte ele começou a pregar em português e não com muita rapidez mas começaram a ver conversões e eles a primeira igreja PR do Brasil no Rio de [Música] Janeiro a Rua do Ouvidor no período que nos interessa que é o século X segunda metade do século X era um dos lugares mais importantes e mais centrais do Rio de Janeiro uma rua antiga histórica naquela época uma rua um tanto aristocrática aqui foi a
primeira sede da pequena Comunidade Presbiteriana do Rio de Janeiro fundada pelo Reverendo [Música] simonton esse local foi a quarta sede do Nascente trabalho presbiteriano no Rio de Janeiro anteriormente a igreja já havia estado em três outros endereços na região mais central da cidade na Rua do Ouvidor depois na rua do cano ou 7 de Setembro e na rua do Regente E então vieram para cá em 1867 aqui permanecendo por 3 anos e meio até 1870 então no térreo ficava uma cervejaria onde nós vemos esses arcos e então nos pavimentos superiores estavam as instalações da igreja
no primeiro pavimento o salão dos cultos e também uma pequena livraria e a Escola Paroquial no segundo pavimento estava localizado o pequeno Seminário Presbiteriano e o alojamento dos Estudantes E então no último pavimento havia um pequeno apartamento que era ocupado por uma família da igreja família do poeta Santos Neves e aqui então a igreja desenvolveu as suas atividades por 3 anos e meio e saindo daqui foi então para o endereço atual a antiga Travessa da barreira hoje a Rua Silva Jardim então aqui atrás deste muro estão algumas das instalações desta Grande Unidade Central aqui do
Corpo de Bombeiros no Rio de Janeiro aqui é o coração do Corpo de Bombeiros né todas as operações de salvamento elas são controladas a partir daqui Ok e aqui então é que ficava localizado é aqui são as as ruínas não tão ruínas porque já foram tratadas né mas seriam as ruinas Originalmente onde funcionou o salão de cultos né onde simonton pregava Originalmente essas colunas são as mesmas do tempo muito interessante essa coluna A história essa coluna já existia esse imóvel foi muito maior do que todos os três anteriores que a igreja havia ocupado e por
que a preocupação de alugar um imóvel maior porque aumentaram muitas atividades da igreja a partir de 1867 quando houve a mudança sim e pouco tempo depois iniciou-se a construção do primeiro templo que foi inaugurado em 1874 4 anos depois que saíram daqui deste móvel e que foi o primeiro templo Presbiteriano do Brasil do Brasil e que serviu A igreja durante mais ou menos 60 anos até a construção da atual igreja chamada Catedral Presbiteriana [Música] E então contra aqueles que agrediam uma voz se levantou tenho ouvido a pregação todas as noites esses homens falam a verdade
a multidão se aquietou e se retirou Dona Teodora levou o que comer e contou-lhes que um vendedor de livros fora apedrejado mas que ela lhe dera asilo embora não soubesse ler pediam aos que a visitavam que lessem para ela o livro deixado em sua casa sabia Agora que eram os missionários gente do livro o país é chamado Cristão os habitantes chamam-se cristãos encontramse em toda parte os nomes de Deus e de Jesus seu filho são conhecidos e contudo o povo não conhece o [Música] [Música] evangelho foi nesta localidade que um tio do padre do ex-padre
José Manuel da Conceição e ele tinha uma paróquia nessa nessa localidade e o primeiro contato do José Manuel da Conceição foram com esses luteranos aqui na fazenda na floresta nacional e Panema e é interessante que o José Manuel da Conceição o seu interesse foi na verdade a o aprendizado da língua alemã e ele foi a aprendeu a língua alemã através de algumas literaturas protestantes e alguns ensinamentos e pensamentos de Lutero bom nós estamos dentro da fábrica de ferro que era fazia as armas brancas pro Império ah em volta desta fábrica nós temos a Vila que
seria chamada uma vila industrial ao lado da Vila Industrial tem uma pequena Paróquia ah e daí ele foi percorrendo várias o grande foco do Ministério do José Manuel da Conceição foi a cidade de Brotas foi nessa cidade que ele desenvolveu boa parte do seu ministério e do seu trabalho 15 de dezembro de 67 que é lida né a excomunhão dele da Igreja Católica aqui em aí o padre local que le a sentença pro povo ordenando para que ninguém né abrigasse a nova prática que o Conceição havia havia abraçado né é e um outro fato interessante
também é o livro primeiro da anda de atos da nossa igreja sim aqui ó ao princípio de novembro de 1863 o senhor Black for encontrou em sua casa perto de São João de Rio Claro Reverendo Manuel José Manuel da Conceição que havia pouco tempo deixado de ser Vigário de brodes então em 63 ele deixou de ser Vigário no no no livro fala que é 1860 que que que ele vem para cá que ele começa a conhecer que é em maio de de 1864 o Senor Conceição visita São Paulo e teve várias conferências com o senhor
Black for e a 23 de setembro de 64 apresenta-se na casa do seu Black for em São Paulo com o fim de deixar inteiramente a igreja [Música] romana o Conceição Ele é um homem um homem apaixonado pela a agarro entusiasmo que ele tinha e ele passar em alguns lugares né como padre né e ele havia semeado aquela a doutrina os Ensinamentos da igreja de Roma e ele ia de novo voltando a esses lugares e mostrando a nova fé isso como ele era um homem apaixonado e ele havia entendido essas verdades ele queria também e onde
ele havia passado que as pessoas também e as famílias que né ele havia conhecido Também pudessem né conhecer e saber né de Jesus o que Jesus faz na vida dele no dia 13 de novembro reunidas na casa do senhor Antônio Francisco de goveia o senhor Conceição pregou assistindo mais de 30 pessoas em seguida foi organizada a igreja Angélica Presbiteriana de Brotas [Música] [Música] a maioria das vezes soube-se que andava a pé E parava nos locais que que ele encontrava pedia digamos pouso se possível e em troca trabalhava Manuel Reverendo José Manuel da Conceição oferecia vamos
dizer préstimos em favor porque ele não tinha com que pagar necessariamente essa a primeira estrada de Sorocaba V torantim é Piedade e o Conceição passou na primeira estradinha a pé Detinha Piedade e de Piedade ele subia para saí em São Paulo [Música] tem que semear a palavra de Deus hoje mesmo nós tivemos o privilégio de semear 20 novos testamentos e a Federação de da uph saiu Semeando folhetos né então por onde passou José Manuel da Conceição nós estamos repetindo não certamente com o mesmo entusiasmo que ele fez porque tinha mais coisas Profundas a respeito da
vida dele mas para nós é uma satisfação muito grande né o Reverendo José Manuel da Conceição ele estava doente já pelos anos 6 66 mesmo quando da sua ordenação ele não tinha Boa Saúde e ele foi assim uma pessoa que se tivesse permanecido na igreja católica Romana com certeza estaria no mínimo beatificado um santo e ele morreu a míngua ele morreu pregando o evangelho e foi atendido num hospital de uma de um laboratório do exército laboratório químico pirotécnico que ficava aqui no no no Rio de Janeiro no subur de Campinho estava se comemorando um evento
religioso católico também e nesse horário aí elevado da noite ele disse que queria ficar tranquilo e há quem diga que ele desejou ficar a sós com Deus o Reverendo boa nerges faz essa menção no seu livro que ele virando pra parede silenciou-se depois voltaram da festa para perguntar alguma coisa para ele fazer alguma ação aí quem estava a atendê-lo eh disse que eles não estava se mexendo Mais e aí comprovaram que ele havia morrido então dá entendermos que ele morreu na madrugada do dia 25 de dezembro de 1873 a igreja tá na beira do caminhão
de Conceição possou então eu sempre incentivo o pessoal a ler a história porque se a gente existe É porque tem uma história e a igreja priana tem uma história muito especial presbiteriano é o evangelho da Razão não é só da emo a partir da província de São Paulo o presbiterianismo se irradiou para o sul de Minas o triângulo mineiro e os estados do sul principalmente Paraná e Santa [Música] Catarina nome de Jesus cantar o dom Supremo divid SUS eterna em Santo amor deor bitor serão cantados ao Senhor [Música] Aqui estamos na Rua Líbero Badaró no
centro antigo de São Paulo que antigamente chamava-se rua de São José ou Rua Nova de São José mas essa foi a região comeou em 1863 E 64 a obra presbiteriana em São Paulo também associado a esse lugar foi a ordenação do primeiro ministro evangélico da história do Brasil brasileiro nato que foi o Reverendo José Manuel da Conceição 1864 a missão norte-americana alugou esse imóvel que foi ocupado pela igreja durante vários anos e no qual aconteceram algumas coisas muito importantes do Nascente presbiterianismo Paulista mais tarde a Rua Líbero Badaró foi alargada já na década de 1920
e todos os imóveis deste lado foram demolidos inclusive o antigo Casarão o antigo sobrado Colonial que havia sido ocupado pela igreja durante alguns anos algumas coisas importantes que aconteceram Aqui foram as seguintes primeiro lugar a primeira sede da Igreja presena de São Paulo e a residência do Missionário O Reverendo Alexander blackfort outro evento importante associado com esse local foi a organização do presbitério do Rio de Janeiro esta foi a primeira sede da Escola Americana antecessora do maen outro evento associado ainda com ess local esse não agradável mas triste para a igreja Nascente foi o falecimento
do Reverendo Simon após chegar a São Paulo não teve a melhora esperada ao contrário a sua condição de saúde piorou rapidamente ele veio a falecer então no dia 9 de Dezembro de 1867 aqui neste local neste imóvel que era utilizado pela igreja [Música] [Música] o trabalho de simonton e seus companheiros não foi a primeira manifestação da Fé reformada no Brasil muito antes dele nos séculos 16 e 17 houve uma presença calvinista no Brasil através dos Franceses na de Guanabara e dos holandeses no nordeste brasileiro nesta ilha no ano de 1555 o militar e aventureiro francês
Nicolás durand Vil ganon estabeleceu um pequeno forte ao qual deu o nome de forte colini e queria também estabelecer Uma colônia para o seu país a França e uma espécie de um refúgio para os protestantes que estavam sendo muito perseguidos na Europa na época da contrareforma Vil ganum aparentemente no início tinha simpatias pelo protestantismo então ele escreveu uma carta ao próprio reformador João Calvino pedindo o envio de alguns huguenotes como eram conhecidos os protestantes de língua francesa e eles chegaram então aqui a estee local no mês de março de 1557 e no dia 21 de
março de 1557 aconteceu o primeiro culto reformado com a celebração da ceia do senhor e o próprio Vil ganon confessou a fé reformada fez a sua profissão de fé pública Foi recebido como membro da Fé reformada e foi o primeiro a participar da ceia do senhor esse culto se tornou histórico porque foi até onde se sabe o primeiro culto protestante não só no Brasil mas nas Américas de um modo [Música] geral acontece que ali estava naquela mesma expedição um exf Jesuíta chamado Jean de contac e esse Jan de conta foi ao ouvido de Vil ganon
Governador disse olha você está acolhendo dos herges de Lutero ele mudou de atitude os prendeu os os acusou de serem Espiões e e lhes deu umas poucas horas para elaborarem respostas a uma espécie de um questionário teológico que ele apresentou para eles mas o fato é que eles na cadeia responderam essas 15 perguntas esses poucos leigos não eram pastores os pastores ficaram no navio esses poucos leigos em poucas horas escreveram esse valioso documento que é conhecido hoje pelo nome de confissão fluminense ou Confissão de Fé da Guanabara no dia 9 de fevereiro de 1558 entregaram
trouxeram a resposta perante o governador Vil ganh Então o que acontece naquele momento que eles deram a resposta o redator ma de vernell a pergunta de v ganh é esta a resposta que da El dis com toda a sinceridade do nosso coração quando ele dis isso que confirmava deu uma bofetada com as costas das mãos no meio do rosto boca e nariz e o sangue desceu misturando com as lágrimas não de dor de desrespeito de sofreram uma celada na nuca foram desconjuntados e as suas mãos amarradas e os seus pés Eles foram lançados nas águas
da Bahia de senhor nós o teu povo aqui reunidos nesta manhã elevamos as nossas as mentes de coração aberto em oração a ti Senhor sabendo ó pai que que vez tudo nosso salvador ainda a nossa palavra não veio aos nossos lábios e pujar [Música] SOS de eu Il Meo [Música] todas as servas servi ao Senhor com alegria apresentai-vos diante dele com canto sabei que o Senhor é Deus foi ele que nos fez e del então aqui você tem aquele selo de Calvino que diz corme tibi o ferro Domini Prom é de sincero meu coração a
ti ofereço ó ó senhor pronto e sinceramente e aqui ele está com o coração na mão não no sentido semântico Brasileiro né ficar com o coração no mas realmente oferecendo a Deus o seu coração Esse é o grande alvo de de Calvino a glorificação do Senhor levando a a fé em outra direção a direção mais bíblica mais pacífica mais Serena num ambiente também muito mais morava que foi Genebra Então nesse caso Nós temos dois polos Alemanha e Genebra e daí graças ao apoio recebido de Genebra a coisa se expandiu né atingindo especialmente a Escócia a
Inglaterra de certo modo em outros países né mas então de fato foi a invasão de 1630 que trouxe além da Invasão Holandesa trouxe também a igreja reformada a companhia que era a companhia dos das Índias ocidentais que tinha feito essa invasão decidiu que precisava de uma mão forte de um líder reconhecido então procuraram alguém e acharam o João Maurício de nassal a obra Presbiteriana no nordeste começou em 1872 com o Reverendo Francis Schneider que trabalhou em Salvador e organizou então a igreja que hoje é conhecida como a Igreja Presbiteriana da Bahia a igreja da Rua
da Mangueira no ano seguinte em 1873 chegou um pouco mais ao Norte em Recife o Reverendo John rockwell Smith que foi o pioneiro da obra Presbiteriana naquela região [Música] 28 de Fevereiro a obra caminha desde minha primeira viagem tomei conhecimento de um fato a obra começar aqui uma carta do irmão Len há poucas semanas informou-me a respeito 30 de agosto comecei Afinal meu trabalho regular de prédica conseguimos uma casa na parte central da cidade em Santo Antônio a poucos passos do principal logradouro da cidade no dia 17 eram ou o no começo do culto e
15 no final no dia 24 qu eram 25 adultos e pelo menos a metade deles era de fisionomia desconhecidas it fibo begini é um frágil começo aproximadamente 130 anos ah precisamente no dia 15 de janeiro de 1873 Ah um corava aqui no cais do porto Ah o vapor Ontário e trazia entre seus tripulantes O Pioneiro do presbiterianismo aqui no Nordeste John rockel Smith Dr Smith e aqui chegando ele resolve alugar um sobrado nessa rua a Rua do Imperador número 71 aproximadamente Entre esses casarões aqui e era era uma programação um culto diferente a tendo em
vista que participavam os escravos a os portugueses Diferentemente do que tava acontecendo aqui com a igreja católica em 1878 ele vai ter já pessoas arroladas ou pelo menos aparentemente já arroladas tendo em vista que não existia a igreja ainda 12 pessoas Então é nesse contexto que vai ser formada a primeira igreja presbiteriana em Pernambuco que só depois vem ganhar o nome de igreja presbiteriana do Recife com a demanda e o crescimento do trabalho começa a surgir o sonho de formar um um seminário aqui na região e Dr butler chega aqui na região para substituir o
Reverendo John racel Smith que vai a Nova Friburgo presidir e ensinar no seminário do Sul ele foi para quentinho se instalou lá lá ele construiu tripé do trabalho dele ele construiu uma escola para educação ele construiu uma igreja que na época dele tinha em torno de 300 membros e construiu um hospital e com toda essa demanda de trabalho ele convida um pastor nacional que havia começado a trabalhar no campo o Martinho de Oliveira e o presbitério de Pernambuco né ele reconhece o seminário em 1903 E abraça essa obra da educação teológica isso se deu na
metade do ano de 192 na reunião do presbitério só que acontece uma coisa surpreendente que o Martinho de Oliveira assim que volta para Garanhuns dessa reunião ele tem uma crise de infecção intestinal e vem a falecer um mês depois e é aí que aparece a figura do Dr hlight que assume o seminário de 1903 até 1919 no culto fúnebre do Martinho de Oliveira o Dr hander prega um excelente sermão animador e ele fala uma frase que se tornou Marco na história do seminário aqui que ele disse morreu Martinho mas não morreu o seminário e daí
o espaço pra divulgação pra cultura PR promoção dos próprios alunos nosso espaço Então a gente vai aprendendo com a Biologia formada a grande importância que é dada à igreja Entre esses casarões aqui onde ele se reunia inúmeras perseguições pessoas que ficavam na rua esperando que de repente o culto acabasse e eles eram apedrejados Dr smit muitas vezes foi apedrejado a perseguição em comum continua neste mês nossa casa precisou ser retel quatro vezes em menos de 20 dias por causa das Pedras apesar de pedras e ameaças os crentes continuam a assistir aos e no domingo último
havia gente em pé do lado de fora por não termos mais lugar para ninguém mais sentar-se [Música] dentro Dr era o médico daquele que tem ação lá em São Bento fez a sua pregação que esc vidas porque tem bom coração el V para cá é atraído por um convite né algumas pessoas se reuniram aqui não havia médico na cidade e quando então iriam já montando os cavalos para para ir embora disse que aconteceu de vir um carteiro conhecido da cidade e o procurar um ébrio um indivíduo irresponsável já reconhecidamente [Música] problemático bebia Muita cachaça muita
guente E aí então disse que de repente ele voltou mas agora já não mais com um pedaço de madeira Mas com um punhal na mão o fato é que esse indivíduo arrse não é Partiu para cima do Dr batler com punhal para assassiná-lo embriagado foi médico cirurgião que viveu antigamente for para assassiná-lo neve nela foi à frente perdeu sua própria vida para salvar quem salvou na ocasião isso foi visto como um benefício contra os herges no caso dos herges eram os protestantes e aquele rapaz ele nada mais fez do que um benefício à cidade de
São Bento em ter matado o Manoel corre Vil ador e o Nordeste hoje chora a falta desse Doutor o que fez atrativo o anúncio do Evangelho aqui na região não era simplesmente a chegada da igreja e a pregação do evangelho Mas a vida dessas pessoas próximas à população k [Música] [Aplausos] além da Bahia e de Pernambuco Os Missionários presbiterianos trabalharam em muitas outras regiões do nordeste do Brasil em especial Sergipe Rio Grande do Norte Ceará e Maranhão em todos esses lugares e outros eles plantaram igrejas e também criaram algumas instituições educacionais leva-me para junto das
águas de descanso refrigera minha alma guia P Veredas da justi por amor de se nome ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum porque tu estás comigo prepar uma mesa na presença de meus adversários unge a cabeça com o meu cálice transborda [Música] um evento muito importante da história da ITB foi a criação do Sino do presbiteriano em setembro de 1888 com a participação de três presbitérios o presbitério do Rio de Janeiro de Pernambuco e de Campinas e Oeste de Minas foi nessa ocasião que aigreja Presbiteriana do Brasil surgiu
como uma denominação distinta das igrejas Mães norte-americanas com o fim de formar pastores para a igreja o sínodo criou o Seminário Presbiteriano mas ele só Começou a funcionar em novembro de 1892 na cidade de Friburgo depois logo depois se transferiu para São Paulo em 95 Começou a funcionar em São Paulo e funcionou durante 12 anos em São São Paulo até 1907 quando foi transferido para Campinas e a partir de 1907 o seminário se tornou uma realidade é o nosso Seminário Presbiteriano do Sul tanto no Recife como aqui o professorado era de alto nível Nós os
homens dos mais competentes aqui em Campinas como José Borge dos Santos Júnior o re Guilherme quer Ender culan de goveia que era um conhecedor profundo do novo testamento o Dr Felipe landes Lening que veio antes de mim um pouco e assim por diante então eram poucos professores Jorge gulte poucos professores mas de alta qualidade e quando esse prédio novo do seminário ã foi construído e tudo mais meu sogro tinha muito cuidado e muito interesse em formar um Pomar ali ao lado e com isso ele precisou em primeiro lugar matar as formigas então meu marido era
auxiliar que todo fim de semana Em vez dele namorar ele ia matar formiga com formicida Tatu lá no seminário porque ali naquele bairro não tinha nada era só eucalipto Sen em toa lingua dier a Deus aor a criação em toda a terra em grandc Jesus Redenção além do seminário os presbiterianos criaram muitas outras instituições educacionais em diferentes regiões do [Música] país no ano de 1870 a senora maryanne chamberlin esposa do Reverendo chamberlin começou na casa deles uma pequena escola com alguns poucos alunos um ano depois 1871 essa pequeninha escola foi transferida eh para a sede
da igreja presbiteriana em São Paulo e foi ali então que começou um movimento escolar Cristão que depois tornou-se essa grande instituição conhecida no Brasil inteiro e fora até dele como mackenzi era uma escola que hã abrigava meninos e meninas era uma escola que não fazia distinção de etnia ah abrigava pessoas perseguidas ou filhos de pessoas que eram de certa forma perseguidos H nas escolas eh do governo porque tinham ideias posições com [Aplausos] causa doenças que são a você v achar que e no tempo do império os filhos de abolicionistas os negros meninas também não podiam
frequentar a escola e os presbiterianos os evangélicos vieram com outra noção de [Aplausos] igualdade e o colégio prano 15 de Novembro justamente foi quem deu o primeiro passo para que pudesse existir essa integração entre homens e mulheres na mesma sala pensando na dimensão social isso traz um avanço enorme né além de ser um grande desafio para os professores da época mostra também a questão do avanço na qualidade do ensino a importância do relacionamento das interações interpessoais para que haja realmente um desenvolvimento né do Como já foi dito do homem em suas diversas dimensões específicamente a
questão social essa questão na semana eh para ficar com a família eu acho que era bem pertinente ao internato porque eles eles eles introduziram o sistema de internato talvez é sábado ou um dia da semana livre para convivência familiar era uma coisa muito atada à psicologia muito interessante porque são pré-adolescentes eram pré-adolescentes adolescentes em transformação em mudança física em mudança psicológica né glandular até E então eles precisavam de uma convivência maior com os pais então esse dia Acredito eu que tenha sido reservado para que os pais pudessem conversar mais intimamente com seus filhos conviver com
eles saber das dificuldades e do que estava acontecendo com eles a religião não era assim eh forçada para nenhum aluno para nenhum pai e os pais conviviam aqui dentro assistiam às festas às programações aos cultos e eles viram desde cedo a intenção dos Missionários que era servir sem forçar a pessoa n louvar cantar ess quant Brincar como chocolate ou pão de mel folha de cir pincel eu não entendo muita coisa ainda mas eu já sei uma verdade linda é que jesusito Talvez isso aqui eles respeitassem bem as pessoas respeitassem a cor a posição social porque
eles tinh Cristo no por ocasião do Lano da pedra Memorial deste ío mostrei claramente a posição moral que toma o Instituto de São Paulo diendo quaisquer que sejam as convicções religiosas das pessoas que honram este ato com sua presença não haverá quem desconheça o papel importante que o cristianismo tem representado na humanidade arrancando da barbária e propindo para a paz e para a civilização e não hesitamos em arredar dele qualquer que julgue que sua ciência lhe dá direito de negar a ciência de Deus tal qual no ensinam Jesus Cristo e seus [Música] apó sv cân
[Música] cantare SV ctar os imigrantes alemães que se mudaram para Alto Jequitibá entraram em contato com o Reverendo John Ky que era o pastor presbiteriano em Nova Friburgo estees deu uma assistência Inicial por algum tempo e então convidou matatias Gomes dos Santos para assumir aquele Campo através do trabalho do rendo matatias é que cedeu a organização da igreja que aconteceu no dia 9 de março de 1902 o crescimento do presbiterianismo na região ele de fato aconteceu no pastorado doendo anba nora foi na época doendo an nora que a igreja se expandiu Norte do Estado do
Rio de Janeiro Espírito Santo né e cresce de maneira bastante significativa nessa região o colégio se desenvolveu muito eh no pastorado do Reverendo cício Siqueira Colégio Evangélico começou com a Dona Constância nora que é esposa do Reverendo ani nora inicialmente para alfabetizar as crianças e dali eh a gente teve o pontapé inicial para eh a criação do Colégio Evangélico a filha mais velha já completou os 100 anos né que é a igreja Itana de Man Iguaçu as pessoas também que aceitavam né os novos convertidos eles se tornavam em verdadeiros proclamadores dessa mensagem não é eles
ficavam tão maravilhados com as transformações que o evangelho realmente produzia nas suas vidas que eles saíam divulgando esse evangelho e lá por exemplo em Governador Valadares não é Deus usou um homem um leigo chamado Eusébio Cabral esse homem era muito rico ele tinha fazendas aqui no Espírito Santo vendeu e foi lá pro Rio Doce e ele comprou muita Bíblia e começou a distribuir Bíblia ele não sabia pregar ele não conhecia muito o conteúdo da Bíblia mas ele era apaixonado pela palavra de Deus ele se converteu lá no Rio de Janeiro na Catedral Presbiteriana ouvindo o
Reverendo Álvaro Reis não é então ele foi para Valadares e ele usou a Bíblia e distribuiu a Bíblia e quando o Reverendo aniba alora foi lá pela primeira vez o primeiro pastor chegou lá em Governador valadar já haviam cerca de 40 convertidos por causa da palavra de Deus E lá se foi a procissão primeiro invadiram a casa de Pedro Eusébio e nada encontraram frustrados e ainda mais enfurecidos partiram em passeata para o templo no alto da cidade em 1905 o Reverendo Constâncio Aler alenha ele veio residir em Calçado ele morava em Niterói e foi inclusive
o primeiro pastor presbiteriano residir no Espírito Santo a partir daí surgiu Alguns boatos por exemplo de que aqueles que se converteram ou que se convertiam eles eram motivados a jogarem os seus santos no rio daí então em 1909 eh houve a queima do tempo 101 pessoas vieram eh no sentido da igreja que era exatamente nesse mesmo local e aqui eles então deparam o templo queimaram os livros o harmônio e uma série de artigos da igreja foram empilhados lá de fora da igreja queimada a fumaça e ela foi alta que ainda hoje as pessoas comentam isso
ah que ignorância por que que fez isso né Para que que cometeram esse erro tão grave a história Ela acabou sendo favorável né ao presbiterianismo ao protestantismo na nossa região porque gerou realmente essa essa procura maior pela [Música] igreja quando da assembleia geral da igreja em Recife o Reverendo Álvaro e outros colegas serviram-se de alguns engraxates de rua Aquele que serviu o Reverendo Álvaro ficou o tempo todo olhando para ele e mostrou-se orgulhoso entre seus pares pelo cliente excepcional que teve passaram-se alguns anos houve a criação da assembleia geral 1910 que hoje tem o nome
de supremo Concílio Ou seja completou-se a estruturação eclesiástica da Igreja Presbiteriana do Brasil ET jamais [Música] Seará um personagem que desponta de maneira muito marcante nesse período de que nós estamos tratando é o Reverendo Erasmo Braga ele participou em 1916 do famoso congresso do Panamá ele liderou o maior esforço que já foi feito até hoje de aproximação e cooperação das igrejas do Brasil em torno de uma série de projetos extremamente relevantes tanto para as igrejas quanto para a sociedade [Música] brasileira em 1950 foi aprovada a nova constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil que permanece em
vigor até hoje e no ano seguinte 1951 foram promulgados o código de disciplina e os princípios de liturgia [Música] [Aplausos] Sena tempo Santo da tua vi [Música] e no que diz respeito à comemoração do centenário propriamente dito isso aconteceu houve um período de preparação de mais de 10 [Música] anos foi nome uma comissão comissão Unida do Centenário porque envolvia não só pessoas da Igreja Presbiteriana do Brasil mas de outras denominações presbiterianas que havia no país e essa essa comissão conjunta que elaborou o programa no sentido do programa em termos nacionais não é realização muito boa
e o Borges era o presidente do supremo Concílio naquela ocasião também fez várias viagens fazendo campanha para que cada presbiteriano ganhasse mais um presbiteriano no sentido de dobrar o número dos presbiterianos no Brasil e nós fizemos a nossa parte e a nossa menina Margaret nasceu naquele ano então eu consegui mais um presbiteriano naquela ocasião e em setembro de 1958 o Brasil presbiteriano unindo então o puritano e Norte evangélico mas o objetivo era Justamente que no ano do Centenário houvesse um órgão único representativo da Nação né então promovendo a integração Norte e Sul então havia realmente
um espírito muito bom um entusiasmo muito grande no sentido de que se num século de começo de perseguição de dificuldades a igreja cresceu a um ponto tão alto que iria acontecer no segundo e meu marido pode ir ao culto especial lá no Rio de Janeiro onde bom um culto muito especial com todas as toda a autoridades da Igreja Presbiteriana e teve a presença do presidente da república o presidente Dr juselino Kubichek compareceu a esse culto aquilo que a gente viu no Rio de Janeiro Especialmente na reunião do supremo Concílio nas demais reuniões mesmo quando kubek
veio lá à igreja na Silva Jardim Olha foi uma coisa impressionante muito para não esquecer mesmo [Música] Tudo Começou assim quando quando a missão começou a sofrer algumas e digamos resistência né assim por parte resistência e certa perseguição por parte da da FUNAI do governo proibindo a entrada de missionários não indígenas dentro das Aldeias então uma ideia foi então preparar os próprios indígenas para estarem indo pras aldeias que aí não tem a a dificuldade agora quando a missão completa 80 anos ela organiza também a igreja indígena e a dona L disse para mim que podia
fazer uma cópia com tipo de pregação ela me ensinou muito né Como que fala como que pronuncia e quando eles faleceram tinha muito mais de 100 índio que estava lá na igreja chorando eles falaram assim eu queria que minha mãe fosse é o corpo dela na igreja missão Caiuá todos os índios chorar [Música] Maxwell tinha uma visão interessante a respeito da uma visão eu diria holística para alcançar o o ser humano na sua na sua totalidade não é então em São Paulo ele já estava pensando que ele não poderia vir sozinho como um pregador do
Evangelho Porque os índios aqui precisavam de mais do que isto além da mensagem de salvação eles Precisava de comida precisava de remédio precisava então ele Ele montou uma equipe eh trazendo junto com ele não é o o um médico Ah um agrônomo e um professor Dona em 43 nesse período que ela saiu da missão ela casa com rando olando em 43 os dois o casal vem substituir riro maxuell que já tinha saído daqui Eles vieram substituir e ficaram aqui na missão de 43 a 85 até que 85 nós vios para cá substituir o casal também
já tava velho leva-me para junto das Águas de descanso refrigera minha alma guia-me pelas Veredas da justiça por amor do seu nome ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum porque tu estás comigo preparas uma mesa na presença dos meus adversários unges-me a cabeça viia ser uns barulhos pegados de um burrinho e junto do burrinho tinha ajudou tinha um homem esse homem era Samaritano então desde o lugar que ele o encontrou ele teve que andar a pé então ele tava preocupado com aquele homem que ele encontrou no caminho era
parente dele é identidade familiar como é que a sua família é conhecida como você como as pessoas identificam você como Cristão e como alguém da família [Música] sopa de pêssego põe açúcar a fica bom fica fica bom uma vida de comunhão