O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório: resumo, análise de dicas

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O Magriço Cibernético
Prof. Laudemir apresenta resumo, análise e dicas de O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório.
Video Transcript:
[Música] Olá gente bonita Olá meus senores tudo bem Quero falar com vocês sobre o avesso da pele de Jefferson tern a primeira coisa que eu quero destacar para você é que este romance ganhou o prêmio Jabuti de 2021 veja o chuti se não é o maior é um dos maiores prêmios da literatura brasileira então dá para perceber que ele é um romance muito bom portanto respeite exatamente Samira querida e Respeita respeita tá aqui um dos melhores romances que Eu já li e olha que eu não li pouca coisa não hein a outra coisa que eu
quero que você tenha em mente em relação a esse romance é a maneira como essa história é narrada veja bem quem Conta essa história é uma das personagens Pedro Ah e você vai me dizer então esse romance tá em primeira pessoa daí a tua vontade de perguntar Professor esse romance Então teria um narrador personagem ou seja quem conta história é a personagem principal a história gira ao redor dessa figura ou será que o narrador ele é testemunha quer dizer quem Conta essa história não é a personagem principal né ela vai apenas acompanhando o que acontece
com a outra personagem essa sim é que é principal bom como é que eu responderia é bem assim né as coisas são um tanto quanto complicadas mas é aí que está uma das Belezas desse livro e veja bem quem Conta essa história Como disse é Pedro só que ele não é a personagem principal ele tá aqui se esforçando em resgatar a história do seu pai Henrique aí você vai dizer bom se a personagem é que se refere a essa história né essa história gira ao redor do Henrique e quem Conta essa história é outra personagem
que está apenas testemunhando Ah prefessor então tá fácil aqui eu tenho o narrador testemunha Ah é é bem assim deixa eu tentar explicar a narração em primeira pessoa ela veja é ela é feita por alguém que está dentro da história é uma das personagens E aí o que que acontece nós temos a desvantagem o defeito de ser uma visão de de apresentar né uma visão parcial da história a gente não fica sabendo de tudo bom se isso é um defeito por um outro lado tem uma excelente vantagem é uma excelente qualidade que é o quê
como a gente está de dentro da história acompanhando essa personagem em primeira pessoa esse foco narrativo em primeira pessoa que que acontece a gente sente tudo e Isso é ótimo para este tipo de narrativa em que acontece o seguinte o pai dessa personagem Henrique ele foi morto numa operação desastrosa da polícia então é é um livro todo marcado de feridas é um romance de feridas Então nesse aspecto numa narração em primeira pessoa em que você tem feridas muito sofrimento Nossa ISO aqui é muito doloroso esse livro e é tanta dor então em primeira pessoa olha
isso tá ótimo para você captar essa dor para você captar essas feridas mas aí que tá a a a a complicação né porque este narrador ele fica toda hora se dirigindo ao seu pai o o Henrique né o Pedro se dirigi Ao Henrique toda hora fica falando ó você fez aquilo você fez aquilo o outro você passou por essa situação eu imagino que você tenha feito isso Então veja me dá a impressão como é um um um foco aonde ele tá focado no seu interlocutor interlocutor aquela pessoa com quem eu estou conversando então poderia até
dizer não não Professor este romance está em segunda pessoa percebe pera aí romance segunda pessoa e mais mais complicação ainda quer dizer se eu estou conversando com alguém essa pessoa qu eu dirige o texto Então isso eu eu eu eu estou dentro da história eu sou uma das personagens percebe a complicação que está aí né porque quem Conta essa história né veja tá dentro da história é uma das personagens então diria Ah mas é o romance em primeira pessoa mas toda hora ele se refere ao seu interlocutor a história é do interlocutor né então Ah
então ele seria um romance segunda pessoa mas espera aí o que que tá acontecendo hã então Professor Esse é um romance em segunda pessoa mas existe isso romance em segunda pessoa ah pelo que me lembro a segunda pessoa ela é muito comum no teatro né que você tem um interlocutor você tem aqueles diálogos constantes então a a haveria Ah será que seesse humans faz uma incorporação de características do gênero dramático será mas veja bem o você não é segunda pessoa Lembra Você fez você participa você enxerga o você é um pronome de tratamento Portanto ele
tem Ah ele faz com que o verbo esteja na terceira pessoa então se eu uso você eu estou na terceira pessoa Ah então o romance é de terceira pessoa professor mas como romance em terceira pessoa se quem Conta essa história é uma das personagens Ah então ele seria ai primeira pera pera aí é primeira pessoa segunda pessoa terceira pessoa o que que tá acontecendo hã O pior é que quem conta essa história é uma das personagens portanto isso nos empurraria para a primeira pessoa só que esta primeira pessoa ela tem onisciência ele sabe o que
se passa na mente das personagens do Henrique né que é o o pai dele da Marta que é a mãe dele então pera pera pera pera aí narrador em primeira pessoa com onisciência que que tá acontecendo hã meu Deus isso mesmo que que tá acontecendo que que tá acontecendo mas veja bem É Esse aspecto que ajuda a tornar esse romance excelente porque ele não é padrão Mas você falou que era padrão que padrão que você é exato ele não é padrão como a Samira ah louca mas veja bem Ah ele ele veja ele quebra as
regras ele quebra que é uma característica da literatura contemporânea né arrebentar padrões arrebentar estruturas porque você tem um narrador em primeira pessoa que tenta resgatar a imagem do seu pai né perdeu o pai né então ele quer recuperar Já que eu não tenho mais o meu pai eu quero por meio da narração por meio do discurso recuperar essa imagem dele né E aí eh veja esse narrador em primeira pessoa ao recuperar essa imagem ele começa a imaginar o que está na mente do do do seu pai da sua mãe então ele acaba assumindo uma onisciência
veja o que que ele faz ele não é padrão Mas você falou que era padrão que padrão que você agora o Irônico é eu aqui fazendo um elogio de um romance que não é padrão e eu fazendo uma análise toda padrão buscando exatamente os elementos que são padrão por exemplo foco narrativo e tipo de narrador mas tem mais coisa padrão aqui veja bem a além de destacar o narrador e o tipo de narrador coisas completamente inovadoras esse romance eu vou destacar por exemplo o tempo bom essa história se passa lá pela década de 1980 espaço
outra categoria padrão essa história se passa na imensa maioria do romance em por Porto Alegre há uma boa parte dela que se desloca para o o litoral de Santa Catarina para onde a mãe do do Pedro a Marta Ela morou parte de sua infância e adolescência e um titinho da história bem titinho vai a se passar aonde no Rio de Janeiro quando o pai do narrador vai a ver o o velório né quer dizer o pós relógio do seu pai que na verdade é o avô de Pedro outro aspecto que achei Inter nesse livro que
foge do padrão ele ter o quê todos os seus capítulos são compostos todos não a maioria dos seus capítulos a imensa maioria dos seus capítulos são feitos de um parágrafo só então eu tenho Veja isso parece imitar o o jeito da oralidade em que eu tenho um narrador que desembesta falar sobre um determinado tópico sobre um determinado assunto e qual é esse assunto o racismo né o livro ah nos mostra como Porto Alegre é uma cidade extremamente racista mas os fatos abordados aqui você pode expandir para outras partes do Brasil obviamente o que prova Como
o racismo em nossa sociedade ele é estrutural ele é cotidiano e muitas vezes sorrateiro a e o livro vai ser o livro é uma sequência de relatos né e o livro vai nos mostrar vários momentos os né a base dele é exatamente isso né vários momentos em que se manifesta direta ou indiretamente Sutil ou violentamente agressivamente o racismo Para começar você vai ver como o os negros né são os mais vulneráveis são aqueles que mais facilmente estão eh em baixíssimas condições de vida você até percebe no decorrer da década de 80 até mesmo chega à
época atual né a uma melhora na qualidade de vida dos negros afrodescendentes mas é essa essa evolução é muito muito muito sofrida né você vê personagens que antes como é o caso da Marta morava em favela e conseguem graças a um cursinho Popular né Graças a a a entrada numa faculdade quer pagar com muito muito muito sacrifício ter uma leve melhora na condição de vida e veja e não é só a Marta que melhora condições de vida a gente vê isso também no pai do narrador o Henrique e eu não esqueço me chocou muito né
o episódio em que ele consegue o emprego o primeiro emprego dele de office boy o na entrevista de emprego mesmo o patrão fala eu não gosto de pretos Ah mas ele até conta a a história de que ele foi roubado pelos caseiros dele olha que engraçado como eh eu pego um fato meus caseiros pretos me roubaram por isso que eu não gosto de preto ele generaliza isso e ainda bem com esse discurso ai não sei nem como qualificar is Olha mas eu eu vou te contratar porque eu vou fazer a minha parte porque Se cada
um fizer a sua parte pelos pretos muito que essa nação vai contribuir e o engraçado é o Pedro vind do estudo né com uma cara de proteção de tela uma cara de paisagem né quer dizer ouvindo essas expressões tão grosseiramente racistas e aceitando eu não sei se é passividade ou resignação Na verdade é um sistema de defesa que os os afrodescendentes os negros aprende a ter para conseguir sobreviver numa sociedade tão racista como a brasileira ou então ela mata aos 13 anos na primeira vez que ela ouve isso cuitado ela fica muito mal ela andando
pelo litoral de Santa Catarina e um um senhor né dizendo Nossa que mulatinha gostosa Nossa olha olha olha a objetificação da negra ó então a gente pode lembrar a maneira como os pais de Marta morreram em episódios isolados separados né mas em episódios que revelam o descaso de nossa sociedade mas o negro morreu mais uma negra morreu daí ela ficar por alguns dias na kitnet de uma tia né que toda hora reclama que veja eu não tenho condições de ficar com vocês né ela e o irmãozinho né e o que significa o que que a
presença de duas crianças já desestabiliza completamente o orçamento de uma família de negros Ah aí você vê de novo esse tema da das condições sociais as condições econômicas do do dos negros como ela é muito difícil ah e foi por isso que ela se sentiu se sentiu aliviada quando apareceu uma uma uma uma senhora né uma mulher nada convencional que vê aquela menina e resolve adotá-la leva para o litoral de Santa Catarina onde elas vão morar numa favela mas numa situação um pouco melhor do que aquela kitinete né ouvindo toda hora reclamação da tia né
ali na em Porto Alegre é lá que Marta cresce e acaba se encantando com um dos dos vizinhos né que é branco se casa com ele mas ah o menino é um doce né mas como eles vão morar nos fundos da da casa da da da da desse desse desse menino né na no fundo das Casas dos sogros nossa ela aguenta cada uma que gente Infelizmente eu sou eu sou dessas pessoas que pega ranço de personagem pega raiva de personagem devia pensar mas é só literatura é só ficção não dá não dá eu eu pego
ranço um dia desses a sogra da Marta aparece dizendo que ela tinha que ajudar na casa já que estava morando nos fundos morando de favor né então a Marta além de cuidar do marido além de cuidar dela além de cuidar da casinha dela do cantinho tem que cuidar da casa da sogra que é faxinar Lavar passar cozinhar quer dizer praticamente vira uma empregada doméstica por qu veja família de brancos já consegue mais Imar por quê né e a a a a justificativa né Toda hora esse aparece esse discurso né Eh eh como você como é
negra a negra ela ela é mais resistente é por isso que ela sai com a sogra para ir fazer as compras e é ela a coitada da Mata que carrega as compras porque a sogra disz que ah tem problemas de saúde mas você como Negra você é mais forte é mais resistente Nossa que lanço que ódio que me dá dessa personagem mas tudo se aguenta quando você realmente ama o seu boy mas e ela realmente ama o o o marido tanto que nas noites de sexo ela se entrega de uma forma assim intensa aí vem
de novo a intromissão dessa família começa a reclamar assim olha o discurso Não tudo bem que as negas são assim mesmo são fogosas eles usam outro terma que eu não vou nem usar aqui é para não dar revolta nem em mim nem vocês né para não reviver essa revolta mas é tudo bem que as negras são muito mais e fogosas digamos assim mas moderação moderação olha olha Até no momento do sexo eles se intrometem no entanto esse mariro da Marta se envolve com drogas né eh e aí o que acontece ele chega em casa transtornado
e começa a espancá-la ao comecinho ela perdoa porque ele depois se mostra muito arrependido Mas como os espancamentos se tornam constantes ela em nome ela até sai de casa volta pra casa da mãe mas o cara fica perseguindo né ameça and Então ela se vê obrigada a voltar para Porto Alegre mesmo sem ter condições de sustento mas sabe né É muito difícil a situação da mulher nesse país ainda mais a negra é ali que tempos depois o ela conhece o Henrique e os dois começam um relacionamento e se casam se unem no entanto ela se
mostra muito obsessiva muito ciumenta é é É escandalosa Sabe aquela mulher barraqueira e o Henrique né É É sempre passivo ele ameaça embora mas volta porque ela faz escândalo né às vezes ele consegue mesmo sair mas é tanto escândalo que ela faz ela fica em cima e ele volta sempre veja o que eu acho interessante nesse romance é que você não pode enxergar isso como com maniqueísmo aquela visão simplista herói versus não tem isso É que na verdade esse esse caráter dela esse caráter dele tem toda uma um embasamento psicológico no caso dela essa essa
essa essa essa obsessão que ela tem esse caráter e esse transtorno que é esse jeito dominador ela na verdade é um reflexo de uma pessoa ferida ela é uma avizinha ferida Aliás não só ela todas as personagens que estão aqui elas são feridas elas são personagens machucadas pelo aspecto social né E principalmente essa questão da raça como isso vai ah montar eh personalidades vai montar caráteres que são feridos machucados E aí esse livro até interessante pensar nisso o livro vai ser uma colcha de retalhos em que você vai ter vários relatos de várias personagens né
você vai ter não que elas falam né é o narrador Pedro que vai vai construir esses relatos né Essa ele vai relatar a vida né A a de cada uma dessas personagens e fica nítido que cada uma delas é ferida por questões psicológicas então elas agem esse jeito por todo um contexto em que o psicosocial principalmente com base no racismo vai montar personagens feridas são passarinhos feridos O que torna esse romance muito complexo no aspecto psicológico eh Isso é ótimo porque vai fazer com que eu tenha o quê eu tenha nesse romance personagens reais personagens
de carne oso que você pode esbarrar por aí no trem no metrô na rua na praça são pessoas reais e por esse jeito de olhar com Realismo essas personagens ele acaba nos ensinando umas coisas que dificilmente a gente se toca não existe um racismo no Brasil existem diferentes racismos então uma coisa é o racismo que o homem enfrenta é o racismo que o Pedro enfrenta é o racismo principalmente que o Henrique enfrenta outra coisa é o racismo que a mata como mulher enfrenta então racismo ao homem racismo a mulher são teorias diferentes outra coisa que
esse romance nos mostra é como o racismo ele se mistura a relações afetivas e acaba até se tornando mais complexo porque veja a afetividade é uma forma de você mostrar carinho é uma forma de você mostrar que você goste de uma pessoa só que como é que você pode ser a a racista no momento de afetividade que o racismo ele é prejudicial a afetividade ela é positiva ela é benéfica então como é que você vai ser benéfico quer quer dizer afetivo ah sendo racista vai ser maléfico Não sei se você me entende a complexidade do
racismo nas relações afetivas bom para você entender o que eu tô tentando dizer é é só lembrar o que acontece com o o relacionamento primeiro relacionamento que o Henrique o pai do Pedro né teve na na vida com uma branca Juliana veja eu tenho um negro que começa a namorar uma branca e no começo desse relacionamento eles não viam essa questão racial eles se enxergavam como os dois seres humanos que se amavam na verdade eles cumpriram até uma uma lição uma um ideal que o próprio Henrique tinha ensinado pro Pedro na infância do Pedro e
ele não tinha entendido muito bem ele falou que a a questão racial a questão da pele ela permeia todas as relações sociais que os negros estabelecem só vem a pele só vem a pele mas ele insistia que o filho tinha que se esforçar ao máximo para fazer com que o que está no avesso da pele daí o nome do livro O avesso da pele fosse enxergado não veja a cor da sua pele ela é a superfície você é um ser humano você tem mais do que essa questão da pele o avesso da pele né é
que deve ser valorizado Mas infelizmente não é isso que acontece no país veja você percebe nesse relacionamento que começou pelo avesso da pele não se enxergava os dois não enxergavam a questão racial é um uma é um negro apaixonado por uma branca e só se viam com os dois seres humanos que se amam mas aí a dinâmica social começa a contaminar esse amor veja as coleguinhas delas perguntando mas mas como é que é como é que é namorar um negro ele tem aquela pegada né sabe você sabe o que elas querem dizer com isso negro
né tem pegada aí ele vai levar a a Juliana pr pra família dele pra família conhecer e as irmãs acham ossa né porque é uma branca se intrometendo no meio ã dos negros aí a Juliana quem leva o o Henrique para PR pra sua família né E aí a coisa piora por quê Porque eles começam a fazer aquelas piadinhas de negro na frente dele eles falam não porque você é nosso amigo olha a afetividade né essas piadas você tá levar na boa né porque a gente gosta de você você é um cara legal quer dizer
eu acho que ele aceita no começo para se enturmar para sabe eh e se sentir Aceito mas depois quando ele começa o quê a a depois que ele tem uma uma aulas com professor de de acho que era de geografia não lembro literatura um cara que mexia com uma politização dessa questão racial ele começa a acender vários sinais de alerta dizendo que essa essa relação era tóxica então ele ficava chateado Aí depois ele começou a se queixar ela fala ah mas é brincadeira é tudo piadinha Você sabe né que na piadinha Nem sempre é só
piadinha Então essa dinâmica social racista começou a contaminar o relacionamento deles então pela primeira vez eles começaram a enxergar a cor da pele há toda uma gradação primeiro um colocava a pele do lado da outra né um colocava sua pele né Ele colocava a pele dele né no lado da pele dela e percebi o contrast coisa que eles não enxergavam olha como já tá começando a ver uma contaminação depois um começou a sabe a a se referir ao outro de uma forma carinhosa né mas marcadamente racial e ele a chamava de minha branca e ela
o chamava de meu nego até que vem aquela aquele momento aquela cena aquele trecho que eu acho que foi ele que provocou uma polêmica n uma celeuma aí no no país porque porque tem palavras de baixo calão e por isso que andaram sei lá criticando o avesso da pele né ele acabou sendo retirado em sala de aula né acabou passando por um processo de de censura justamente por causa essas palavras de baixo calão caso você não saiba palavras de baixo calão são palavrões Fala sério eu até pesquisei na obra mas palavrões que que esse povo
tá falando tanto desses que palavrões que palavrões é que eu vi esse esse esse esse trecho né Eh mas na verdade veja o que veja o que esse povo Alega nós nos podemos colocar isso em sala de aula Expor os nossos alunos a esse tipo de de de mentalidade esse tipo de literatura eu eu fique pensando mas que mentalidade o que que é de tão imoral perigoso sei lá Invest esse livro tá tem um outro momento em que se fala que as personagens experimentam drogas n a maconha a cocaína mas veja não é uma Apologia
às drogas são momentos que servem para mostrar como as personagens estão se desencaminhado elas não estão indo para o caminho do bem em razão de toda essa dinâmica social racista que massacra o negro Eu acho que o pessoal não tá sabendo ler tá Professor mas e os palavrões eu pelo que eu me lembro só vi palavrões assim ó ó ó o livro tem quantas páginas mesmo o livro tem 188 páginas e eu só me lembro de quatro linhas em que aparece a palavrão porque veja isso tá tão bem construído faz parte de uma dinâmica muito
bem construído é para mostrar como a a o racismo ele se introjeta ele se intromete ele se ele entranha em toda a nossa dinâmica social que vai até naquele momento mais íntimo que é o ato sexual em que uma pessoa se entrega a outra né Eh se une a outra um momento muito íntimo muito privado é o que a gente vê nesse trecho aqui quando se diz ó ah Os dois estão fazendo sexo e ele fala assim vem minha branquinha vem meu negão chupa tua branquinha chupa o teu nego adora tua pele branquinha adoro a
tua pele meu nego adoro tua [ __ ] branca adoro o Teu pau preto gente eu acho que o pessoal não tá sabendo ler pior não tá sabendo ler um texto literário isso aqui tá muito bem construído isso extremamente coerente faz parte toda uma dinâmica né que mostra como o racismo ele é extremamente erosivo ele vai provocar uma erosão nas dinâmicas sociais destruindo até mesmo o momento íntimo de entrega Sagrada entre duas pessoas lembre está na Bíblia os dois serão um só mas essa união de dois em um ficou contaminada pelo racismo que a ponto
de lembra eles nem enxergavam a cor da pele agora isso os excita isso estimula o ato sexual Na verdade o tema trabalhado nessa cena não é o palavrão o tema trabalhado nessa cena não é o ato sexual o pessoal não tá sabendo ler tá fazendo uma celeuma né na verdade o quê O tema é o racismo é que eu acho até engraçado que eles estão só enxergando a celeuma tá em cima do palavrão e do sexo quando na verdade o tema é outro é o racismo Será que não não não não não não não eu
não quero imaginar que toda essa celeuma seja um Sabe aquela cortina de fumaça para distrair a atenção do quê do que o que o texto torna muito claro o Brasil é racista em todos os seus momentos de estrutura social Então pega-se essa questão do sexo né como pretexto para proibir esse livro para condenar esse livro porque são pessoas que não querem admitir que não querem aceitar esse racismo Então vão condenar a referência ao sexo numa leitura distorcida umaa leitura inadequada numa leitura errada agora eu fico na dúvida né é que se se se esse povo
tá fazendo essa levantando essa celeuma essa polêmica toda por incompetência de leitura ou se isso tudo é de propósito mesmo mas enfim aqui é que está o valor desse livro né um livro que mostra o racismo nosso de cada dia mostra não esfrega em nossa cara o racismo nosso de cada dia mas de uma forma bem construída literária porque você se lembra o que torna um texto literário é a sua construção especial ou seja O que torna o texto literário não é o que ele diz e sim como ele diz ele diz de uma forma
especial de uma forma bonita de uma forma bem construída Sem dúvida é como você vê aqui o avesso da pele basta lembrar por exemplo a maneira como o Pedro vai apresentar a morte do seu pai lembra que eu falei que ele morreu numa operação desastrosa da polícia né durante um enquadro Então você vai ver um crescendo que o Pedro vai nos mostrando ele vai relatando e cada um dos momentos que o Henrique sofreu em quarto da polícia e você vai vendo esse esse crescendo desde mais simples a coisa ficando cada vez mais complicada mais intensa
mais tensa e veja tudo isso pelo menos no começo é encarado com a naturalidade não é é normal tomar em quadro ou é normal eh fazer em quadro né e o mais interess an né de uma forma ai eu não esqueço aquela cena em que o o o coitado tava na no ônibus e aí o que acontece a polícia aparece para fazer o o tal do enquadro manda os negros e Seria engraçado tinha um branco sentado do lado do Henrique e o policial ignorou esse branco o menino tava até se levant não ignorou e mandou
só os negros descerem para tomarem quadro O pior que isso a gente vê constantemente em todas as partes do Brasil ah e não só só do Brasil né você vê também essa encrenca lá na na nos Estados Unidos mas mas enfim o que o que você tem você vai ver esse esse esse crescendo né Essa coisa ficando cada vez mais tensa e você vai lendo e vai ficando aquela coisa aquele sentimento ai ai ai ai ai mas eu preciso destacar que Como já disse esse livro é rico na análise psicológico e faz com que nós
tenhamos não maniqueísmos caricaturas estereótipos n nós temos pessoas de carne osso então quando fala uma operação desastrosa da polícia que matou o pai do narrador matou Henrique Então veja veja veja Olha o lado psicológico ele também vê a questão psicológica que não tá separado social diria até o psicosocial que é o grande valor desse livro Então você tem a a apresentação do quê fala-se menciona-se que um policial foi morto por um bandido ao roubar o seu celular veja bem quando eu falo o seu celular desculpe ambiguidade então o bandido rouba o celular do do policial
e nesse nesse roubo mata o policial e você que é uma pessoa antenada uma pessoa bastante formada já sabe né como é que vai ser o comportamento da polícia aqui desse romance de Porto Alegre que não é diferente da polícia de várias outras partes do país Mataram um policial um bandido mata o policial Então vem esse esse sentimento que uma mistura de corporativismo com Vingança eles vão para cima ali do bairro que aconteceu esse esse crime e tudo isso por um celular Nossa Senhora Mataram um policial por um celular como a vida vale pouco me
faz até lembrar o diário de detento de Racionais Mc O seu celular seu computador que na verdade olha olha que interessante é um ponto de contato bastante enriquecedor entre esse livro e o sobrevivendo no inferno sobrevivendo no infernos Racionais são as duas obras que mostram de uma forma intensa né são acho que são as duas melhores obras que mostram uma forma intensa O que é a questão do racismo que que é a situação do negro no país então você não conhece sobreviver no inferno Ah duvido mas você não sabia que dá para fazer análise literária
dessa obra veja esse videozinho aqui e aí você vai entender porque sobreviver no inferno é apontada como uma das cinco melhores obras da arte brasileira vai lá mas enfim então nós temos um romance que tem um peito com a análise psicológica e não vai por exemplo estereotipar caricaturizar os policiais Então nós vamos ver também nesse crescendo né desses enquadros paralelamente uma história de um policial que a toda madrugada acorda né com com tem toda toda madrugada pesadelos né uma situação bem tensa ele acorda porque ele tem um pesadelo que o que com que ele sonha
que a sua casa está sendo invadida e ele não tem como defender a sua família Então veja já tem um policial que já está numa situação extremamente tensa e é ele quem vai ser mandado para essa região onde o seu colega trabalho foi assassinado por causa de um celular então você já imagina como está tenso eh estrambelhados Professor Henrique tá e e Engraçado que é justamente um momento em que Henrique está digamos iluminado glorioso porque ele como professor de português nesse desânimo né sabe que você tentar ensinar a língua portuguesa a a gramática literatura alunos
completamente desinteressados quando F Bom Leia o livro que você vai ver como essa cena tá muito bem montada Leia leia Leia esse livro vale a pena se livro enfim Esses são os elementos mínimos que eu queria que você tivesse em mente em relação ao avesso da pele Jeferson Tenório espero que minhas observações tenham sido úteis se você gostou curte aí deixe o seu comentário compartilh suas redes sociais porque conhecimento É Para Isso mesmo é para ser compartilhado ah e também não se esqueça de se inscrever em nosso canal e de ativar o Sininho para ficar
sabendo em primeira mão de nossas novidades um beijo no avesso de sua pele e até o nosso próximo [Música] [Aplausos] [Música] encontro
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