univ [Música] n nesta sala do arquivo histórico Ultramarino de Portugal está guardada a maior parte de toda a documentação relacionada ao Brasil colônia documentos tratam do quê tratam da sua história da sua da minha leis decretos requerimentos eh consultas do do Conselho Ultramarino cartas ofícios certidões documentação que era produzida aqui na na coroa no na corte pelos órgãos da administração central e a correspondência com as autoridades coloniais não é no caso do Brasil os governadores os ouvidores provedores de fazenda etc a Vida do dia a dia das pessoas esse tempo a Vida do dia a
dia das pessoas e como a educação está no centro da Utopia ilustrada boa parte dos documentos que estão aqui tratam de educação is é o fantasma do documento que eu retirei para vocês filmarem a dica de que o arquivo guardava esses documentos veio do Brasil e foi dada pela historiadora Maria Helena flexor que é especialista em leitura de documentos históricos e professora da Universidade Federal da Bahia a conversa com Maria Helena foi pela internet se você observar nos livros didáticos o período pombalino praticamente não aparece né Ele é conhecido apenas como indivíduo que expulsou Jesuítas
mas é todo um contexto em que ele vivia de mudança de mentalidade de mudança né ideologia enfim e ele é fruto desse momento que eu acho que é preciso a gente trabalhar para entender Até melhor a a a nossa história a documentação desse período eh só se perdeu do lado de cá mas a gente ainda encontra muita documentação organizada tanto no na Biblioteca Nacional quanto no Arquivo Nacional né quanto nos arquivos portugueses em especial o arquivo Ultramarino que como o nome tá dizendo concentrava essa documentação do Conselho de tamarin nesta caixa que José Martina vem
trazendo estão cartas e documentos que falam da expulsão dos Jesuítas e da tentativa de substituí-los na educação alguns documentos deixam claro que H um esforço de provar ao rei que a política de Pombal estava dando certo ão as amostras eh das rendas e bordadas para as meninas índias tarefa de aprender a abordar para os meninos índios isso aqui é escrita eh dos índios são eles próprios que já fizeram essas letras a b c d e f g h é o á portanto todo é todo esse contexto que depois dá origem a estes documentos como prova
de que as coisas estão a funcionar não é a substituição dos jesuítas na educação foi lenta e difícil o modelo de ensino estatal e Laico Demorou a se concretizar durante mais de 10 anos nem o Brasil nem Portugal viram um novo sistema ser implantado no lugar do aparato montado pela companhia de Jesus uma das ideias da reforma dos dos estudos secundários ou dos das primeiras letras foi de que ninguém poderia ensinar sem se meter ao manoplas sito Régio sem submeter a um exame que demonstrasse a sua capacidade para poder ensinar nós temos em 1700 1772
a criação de um sistema que é o sistema das aulas régias então nós tínhamos aí a figura central do professor professor Régio que era um professor concursado que tinha o estatuto de nobre que era pago pela coroa e que na sua casa ou em alguma sala especificamente dava aulas de uma determinada disciplina Então esse último ponto é uma diferença essencial em relação aos colégios jesuíticos em relação ao nosso modelo Educacional porque nos colégios da Companhia de Jesus havia vários professores dando várias disciplinas nesse sistema das aulas régias há uma pulverização na na medida em que
eh nós temos numa determinada Vila um professor de primeiras letras na mesma Vila é possível ter um professor de gramática Latina Mas é possível que a nossa Vila não tenha um professor de filosofia o aluno O Aprendiz ele tem que se deslocar da casa de um professor pro outro às vezes de uma vila para outra nestes documentos há referências à dificuldade de encontrar professores e para as as crianças até mesmo portuguesas mas para as crianças e filhos dos povos indígenas quando a historiadora Ana Canas fala das crianças portuguesas ela está se referindo às crianças de
Portugal e aos fhos e descendentes dos colonizadores que moravam no Brasil há ofícios em que é dito para esta e para aquela e para aquela Aldeia eu não encontro pessoas que saibam ler e escrever e que se desloquem não havia em 1759 ou mesmo em 1772 um professor preparado em todos os locais em todas as regiões para adotar essa perspectiva de educação desejada pomb mesmo com a falta dos professores régios Fernando Taveira chama atenção para um detalhe Os estudantes brasileiros continuavam ingressando nos cursos superiores de Coimbra o mais interessante é que a seguir a reforma
pombalina a proporção de estudantes a proporção de brasileiros no conjunto da matrícula geral sobe E logicamente isso quer dizer que há estruturas de ensino básico que permitem depois entrada na universidade este período foi não foi um período particularmente H complicado enfim em termos da ou denso em termos da da história de de Portugal e do Brasil para a historiadora Ana Canas um período denso e complicado e como diz Maria Helena flexor ainda há muito que se pesquisar gosto muito de ver a documentação antiga e descobrir coisas novas né e tentar digamos mudar um pelo menos
a história né do nosso país