CATÓLICOS & ORTODOXOS: e O EGO FERIDO de uma Igreja

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Crer para Compreender
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o grande cisma de 1054 conhecido também como o cisma leste-oeste marcou a divisão oficial entre a igreja ocidental com sede em Roma e a igreja oriental de Constantinopla apesar de muitas vezes ser atribuído ao ano de 1054 diversos historiadores defendem que a separação foi resultado de uma série de conflitos ao longo do tempo ao invés de um único evento isolado as tensões entre as igrejas cristãs remontam ao segundo século um exemplo disso é a controvérsia quarto de cimana que pode ser vista como um precursor do grande cisma no ano 190 o Papa Vítor I Então
Bispo de Roma Tentou escomar um grupo de igrejas na Ásia menor devido à disputa sobre a data da celebração da páscoa se deveria ser no dia 14 de Nissan ou no domingo subsequente na busca por afirmar sua autoridade Vítor I escou os quar decimos que eram cristãos que se recusavam a celebrar a ceia do senhor no domingo a maioria dos bispos concordou em celebrar a Páscoa no domingo mas muitos se opuseram à Tentativa do Papa de impor sua supremacia sobre toda a cristandade os quarto deci manos por sua vez ignoraram a excomunhão após o primeiro
Concílio de niceia em 325 todas as igrejas cristãs passaram a celebrar a Páscoa no mesmo Domingo outro tema significativo discutido no Concílio foi o credo nisseno uma declaração de fé que permanece em uso por várias denominações cristãs incluindo as protestantes Entretanto a igreja ocidental sentiu a necessidade de alterar o credo acrescentando a cláusula filioque sem consultar os líderes da igreja oriental essa modificação impactou a liturgia Divina o credo nisseno original dizia creio no espírito santo senhor que dá a vida que procede do pai e com o pai e o filho é adorado e glorificado ele
que falou pelos profetas a igreja de Roma decidiu incluir a frase e do filho após que procede do pai no Credo nisseno para o Oriente essa mudança além de ter sido feita sem seu consentimento foi considerada herética embora católicos e ortodoxos concordem na Essência da fé a disputa parece mais teológica do que uma mera de tradução o Oriente que usava traduções em grego tinha motivos para ver a alteração do ocidente como herética na versão original grega a expressão traduzida como que procede do pai refere-se à única e verdadeira fonte do Espírito Santo podendo ser entendida
como origina-se de por outro lado a tradução Latina usada pelo ocidente emprega a palavra procedit É nesse ponto que surge o conflito para o Oriente a adição do filioque sugeria irresponsavelmente que tanto o pai quanto o filho eram Fontes Do Espírito Santo devido às diferenças de tradução e ao desentendimento entre Oriente e ocidente no momento da modificação do credo nisseno muitos Defensores do catolicismo ocidental tentaram esclarecer a questão eles argumentaram que ao usar a tradução Latina o ocidente não pretendia afirmar que o pai e o filho é eram ambos criadores ou Fontes Do Espírito Santo
ao contrário procuravam enfatizar que o Espírito Santo existe em relação ao pai e ao filho sem rebaix Apesar de o filioque poder ser considerado válido em termos de significado havia outra razão pela qual o Oriente se opunha firmemente a ele para compreender Essa objeção é necessário considerar os eventos que levaram à criação do credo nisseno o Concílio de niceia em 300 25 foi crucial redigindo o credo nisseno com a participação do oriente e do ocidente embora a procissão do espírito santo não tenha sido mencionada nesse Concílio em 381 ocorreu o Concílio de Constantinopla apenas com
a presença do oriente nesse evento a igreja oriental fez alterações ao Credo nisseno original adicionando a parte sobre a procissão do Espírito Santo o credo continuou sendo chamado de referindo-se ao original entretanto o texto do credo utilizado atualmente não é o mesmo do original Pois foi alterado na tradução Latina esse ponto se torna extremamente relevante no Concílio de Éfeso em 431 quando Foi estabelecido o cânon séo este Canon determina que ninguém deve apresentar um credo de fé diferente daquele definido pelos Santos pais reunidos em niceia esse ponto isoladamente pode não parecer completamente condenatório para o
ocidente até que Se considere a declaração do presidente do Concílio são Cirilo de Alexandria que afirmou proibimos qualquer alteração no Credo de fé elaborado pelos Santos pais de niceia não permitimos que nós mesmos ou qualquer outra pessoa mude ou omita uma palavra ou sílaba nesse Credo no entanto a declaração de São Cirilo complica a situação uma vez que o credo original foi alterado no Concílio de isso Levanta a questão de saber se o Oriente já havia violado o novo cânon ou se pretendia referir-se à atualização do credo de Constantinopla como o credo de fé elaborado
pelos Santos pais de niceia a resposta a essa questão pode ser crucial para validar ou invalidar os ajustes feitos pelo ocidente ao Credo independentemente disso a discórdia persistiu resultando em uma crescente tensão entre as duas tradições além dessa questão não resolvida Oriente e ocidente também enfrentavam dificuldades em encontrar um meio termo em outras duas questões o uso de pão ázimo para o sacramento da comunhão e a obrigatoriedade do celibato para os clérigos quanto ao uso do pão a igreja ocidental defendia que o pão ázimo deveria ser utilizado pois acreditava-se que Jesus historicamente teria usado esse
tipo de pão na Última Ceia sobre o celibato o o ocidente insistia que todos os padres e bispos deveriam ser celibatários e não se casar o Oriente por sua vez aceitava que homens casados fossem ordenados como padres embora não pudessem se casar novamente se suas esposas falecessem apenas os bispos eram obrigados a permanecer celibatários e não havia uma condenação Direta do ocidente em relação aos padres casados na época do grande cisma a imposição do celibato completo já estava em vigor no ocidente essas disputas religiosas poderiam ter sido resolvidas pacificamente se houvesse mais esforços para o
diálogo também havia desacordos políticos um dos p mais notáveis de discórdia era a questão da autoridade do Papa em relação a qualquer Patriarca ou outro líder da igreja o Oriente naturalmente desaprovava fortemente essa afirmação as tensões começaram a aumentar entre o papa e o patriarca de Constantinopla os eventos que culminaram no cisma de 1054 podem ser atribuídos ao Patriarca contemporâneo de Constantinopla Miguel I seráo em sua busca por preservar a autonomia das igrejas orientais diante da dominação ocidental culo parecia de fato provocar um cisma quando oad Bizantino Constantino desejou se alinhar com o papa e
o império romano contra a ameça dos normandos culo se recusou a cooperar em 1052 o patriarca chegou a exigir que todas as igrejas latinas dentro de sua diocese utilizassem a língua grega e seguissem suas práticas dois anos depois o Papa Leão 9 decidido a negociar uma aliança com os bizantinos Enviou três representantes à Constantinopla contudo o patriarca Miguel culo Firme em sua postura recusou-se a encontrá-los à medida que a situação permanecia sem solução o Papa faleceu em Roma deixando um de seus representantes O Cardeal Humberto de Silva Candida com uma nova abordagem no sábado 16
de julho de 1054 O Cardeal Humberto dirigiu-se à Catedral de Santa Sofia durante a liturgia divina e colocou uma carta de excomunhão sobre o altar principal excomungando oficialmente o patriarca Miguel culo e sua igreja em Retaliação culo Escom unou os legados papais e e segundo alguns historiadores a igreja ocidental como um todo embora essa excomunhão mútua não tenha sido a única causa do grande sisma de 1054 ela se tornou a gota d'água para ambos os lados e o Marco da divisão do cristianismo nas atuais denominações católica e Ortodoxa diversas tentativas foram feitas para curar o
cisma no entanto o Oriente em particular Manteve sua firme autonomia desde o Concílio Vaticano io na década de 1960 Houve alguma melhoria nas relações entre as denominações além de um aumento na civilidade em 1979 foi estabelecida a comissão internacional conjunta para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Apesar desses avanços as igrejas do oriente e do ocidente continuam a existir como Ramos individuais e autônomos do cristianismo C
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