Máscaras de pano e caráter | Leandro Karnal

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Café Filosófico CPFL
O Café Filosófico deste domingo (7/3) reflete acerca da fama e das máscaras num mundo em que teme o ...
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E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] e a consciência mascarada como andar em um mundo com crise econômica crise de epidemia e crise política como ter clareza no pensamento em meio a tantas exclusões e com todos os nossos referenciais sendo transformados sobre as máscaras sociais sobre as máscaras do preconceito sobre as máscaras da Dori sobre as máscaras da desigualdade que nos acompanham nesse momento nós temos hoje a honra e privilégio de começar um debate amplo um debate democrático debate plural com especialistas de diversas áreas cada especialista tratará dos muitos dilemas o
momento que vivemos e das possibilidades de ter uma visão múltipla e aberta sobre o tema e assim nós poderíamos ter ideias mais claras como a construção de um país mais justo mas ou menos excludente menos violento mais capaz de pensar sobre Espírito a consciência mascarada lavar dos próprios tema dessa série do Café Filosófico E durante o ano de 2020 para refletir sobre o difícil período da pandemia da covid-19 O Café Filosófico trouxe diversos especialistas os isolamentos e as sociedades nesse período evidenciaram muitas dualidades e ambiguidades em nós e a nossa volta somado ao fato da
virtualidade ter tomado ainda mais lugares o olho no olho e números viu-se likes terem ganho mais importância do que argumentos o programa de hoje traz a reflexão do curador dessa série o historiador Leandro karnal e hoje eu sou um analista do que eu vou falar e eu sou um objeto do que eu vou falar eu quero falar com essas duas condições e quero começar lembrando a vocês que quando eu supus esse módulo para o qual me chamaram para a curadoria eu imaginei aquela frase do livrinho dos jovens de kart de um backup de 23 anos
aproximadamente soldado em Tropa quase voluntário um de kart que escreve sobre as suas meditações pessoais e diz que ele Avança como um comediante um comediante que utiliza uma máscara para que se quer vejam nele o rubor ou seja o vermelho do rosto e ele encerra essa frase falando exatamente o avanço mascarado lavar os problemas Ou seja eu avanço que formam mascarado a um debate imenso sobre o sentido dessa frase mas eu eu tenho pensei que época para gente debater máscaras já que em público Todos nós temos e devemos andar com máscaras de proteção mas eu
quis pensar também a metáfora das máscaras que a internet nos proporcionam peguei as a ideia de de Kato que talvez quisesse dizer eu filósofo avança entre soldados e o filósofo avanço tendo que disfarçar a filosofia e meio a religiões diferentes no início do século 17 e meio a intolerâncias de estado e de igrejas eu tenho que avançar sem revelar de fato quem eu sou nós temos uma dúvida sobre o sentido disso vários especialistas de várias áreas transitaram para fazer uma reflexão sobre esse momento atípico de um ano que registrou infelizmente mais de 170 mil mortes
no Brasil e muito mais no mundo inteiro de um ano de crise e o único de um ano de instabilidade política mais do que nunca nós vocês eu todos necessitamos da reflexão EA reflexão sobre as nossas máscaras e as diversas funções como eu disse no início eu sou um analista no sentido de que eu estou aqui como professor como escritor como um analista que estuda comportamento e cultura e vai oferecer através de autores muito referenciais algum ponto para que a gente possa pensar estranhar que é um processo importante para o pensamento mas de uma forma
pouco usual talvez eu também quero me colocar como objeto e talvez isso seja uma parte inovadora do enfoque que eu vá fazer hoje hoje meu escritório informou que no ano de 2020 foram 290 Live Squad hoje 291 bom então quando eu falo de contato através de distância de mediações e intermediações contato através da internet não no debate olho a olho quando eu for falar de máscaras e de coisas do gênero eu vou falar também da minha experiência da minha experiência ao longo desses 14 anos de Café Filosófico para hoje a houve muitas mudanças e aumentaram
os links e os ganchos que a gente proporci Ona através de vídeos através de chamadas de sons e assim por diante bem nós temos que pensar Então porque é que o mundo de hoje está dominado não apenas por causa da pandemia mas está dominado por essa Fascinação das redes da exposição pública há mais de 30 anos nós debatemos na universidade o livro do Castell sobre a sociedade de rede depois acompanhamos o envolvimento a partir de 1997 do pensamento de Zygmunt Bauman sobre qual já fiz aqui Café Filosófico trabalhamos com a sociedade do espetáculo e suas
múltiplas funções trabalhamos com teorias culturais fizemos inúmeros registros mas ainda muito de bater Afinal porque é que as redes sociais tiveram Esse aumento exponencial porque aqui em particular para os jovens mais praticamente para todo mundo viver nas redes é uma parte muito importante da vida e o que significa isso eu fui procurar em um filósofo coreano que mora na Alemanha O Chamado de coreano alemão que o bicho um ano que deu uma pista e o bicho Hum falou da libido hora primeiro dado os jovens estão tendo menos relações sexuais com outras pessoas hoje 2020 já
avisou a 30 anos é curioso que a gente sempre acha que os jovens têm uma vida sexual mais intensa do que os mais velhos as estatísticas mundiais demonstram o contrário os jovens não estão tendo tantas relações concretas com outras pessoas mas naturalmente continuar existindo o impulso erótico e a libido E é exatamente o texto do nosso Pensador bicho hum na sociedade do cansaço eu peguei edição da editora Vozes que o bicho Ramos fala porque é que nós temos uma libido dirigida para a internet o ego pós-moderno entrega grande parte da sua energia da libido para
si mesmo o restante da libido é distribuído em contatos sempre crescentes e relações superficiais e passageiras e em virtude de um fraco Elo de ligação é muito fácil retirar a libido de um objeto e com isso direcionará rumo a posse de novos objetos em primeiro lugar o meu ego pós-moderno dizer ele usa a expressão que o nosso segundo Bauman abandonou porque achou que de tanto falar de pós-modernismo e seria considerado pós-moderno passou usar a expressão sociedade líquida o meu ego pós-moderno segundo hum ele pode se dirigir em grande parte a mim mesmo a libido é
comigo e parcialmente com as pessoas da internet mas o que significa isso or a libido dirigido a mim ela não tem o contraponto de outra consciência se a libido dirigir da minha menos crítica do que de outra pessoa então eu nunca Vale uh criticamente uma relação sexual comigo mesmo que é que eu posso chá Oi tá pegar apenas a questão mais prática da libido umas bebidas não é apenas a relação sexual mas tendo relação comigo principalmente É lógico a maioria das pessoas tem a tendência uma grande generosidade consigo quase todos nós somos muito generosos conosco
com nosso comportamento muito habitual nos desculparmos muito atos achar virtude até nos nossos defeitos porém é muito importante que as pessoas com quem me relacionei que pega uma parte dessa libido segundo a sociedade do cansaço São pessoas que eu posso controlar porque eu posso deletá-las bloqueá-las responder sem riscos então uma parte da libido está com alguém que me ama muito que sou eu mesmo a outra parte da libido está com pessoas que talvez não me amem tanto mas estão sob o meu controle como se fossem marionetes eu fosse aquilo essa palavra o peso titereiro aquele
que aciona marionetes e graças a isso o meu controle sobre a minha libido que se espalha por mim ou por egos que são virtuais por pessoas controladas faça o que eu preciso negociar muito menos do que se minha libido por exemplo fosse para pessoas reais e encontros reais aqui está uma pista uma pista para nós pensarmos não necessariamente para eu você concordarmos isso não é um dogma religioso e são debate e se é uma ideia Afinal o que houve para que os jovens tenham hoje menos sexo concreto com outras pessoas e tenham muito mais horas
de celular muito mais horas de redes sociais de navegação através de comunicações indiretas e no próximo bloco não importa mais quem você é importa apenas quem você atingir o e hoje para muitos parece que o grande desejo é ganhar fama visibilidade likes e milhões de seguidores com o mundo virtual é nerd a figura do influência Mas quem de fato são essas pessoas que hoje influenciam milhões Qual o papel da fama e das máscaras dos rostos e das personagens em um mundo que parece ter meio Anonimato ainda mais do que um vírus eu vou agora resgatar
além do conceito de libido do hum eu vou resgatar com vocês o conceito grego de hipocrisia eu peguei em primeiro no dicionário etimológico e no dicionário Houaiss o seguinte ideias hipocrisia pode ser visto como a resposta do Oráculo mas quase sempre significa ação de desempenhar um papel Uma Peça uma pantomina desempenho teatral declamação dissimulação falsa aparência hipocrisia e a máscara do ator hipocrisia desrespeito eu fazer um texto que não necessariamente eu estou sentindo então aqui começamos um primeiro problema eu falei que eu posso controlar mais as pessoas e dirigir mais a libido de acordo com
o meu desejo para que satisfação meu impulso minha vaidade meu orgulho minha meu Narciso e assim por diante desde o século 17 e 18 que os moralistas dizem que a hipocrisia é uma homenagem que a virtude presta o vício porque ao ser hipócrita ao aparentar uma falsa virtude ao dizer que eu faço algo que não acredito ao imaginar para os outros e representar para os outros que eu sou por exemplo um defensor dos direitos dos animais ou que eu sou contra toda e qualquer violência onde que eu sou militante de estudo dake e eu vou
acabar utilizando uma máscara porque aí marionete começa a controlar o titereiro olha a contradição que eu estou trazendo para o nosso bar de tanto usar a máscara da hipocrisia que deslocou da minha libido para o espaço público eu começo a imaginar E a supor que a minha grande questão diz respeito ao meu prestígio nas redes ao número de seguidores a quantidade de likes e em casos mais comuns do que a gente pensa e cada vez mais frequentes ao dinheiro que eu posso obter das redes através da grande quantidade de seguidores sim porque as redes são
além de uma projeção nas física elas são obviamente um grande negócio não tem uma coisa Exclua o outro início faz surgir uma figura que causa o torcido com muita gente em que ao invés do intelectual público aquela figura inaugurada por isolar no caso em que ele publica o famoso texto já crise se envolvendo no debate na França sobre a inocência ou a culpa do Militar de origem Judaica francês Alfredo agache fios que isolar ao participar do debate público no fim do século 19 estava inaugurando o intelectual público coisa que nós teríamos na França é com
shampoo Sartre coisa que nós temos nos Estados Unidos como tons que coisa que nós temos no Brasil um Sérgio Buarque de Holanda com Floresta pela Fernandes e tantos nomes de intelectuais públicos esses intelectuais públicos começam a dar lugar no fim do século 20 e principalmente no 21 e notavelmente nos últimos dez anos a uma figura que não está nas academias necessariamente EA figura do influencer o em e também traduzidas o influencer também traz novas ideias traz novas dicas de consumo traz posições os influências alguns se posicionam claramente sobre algum a postura causa uma tempestade Alguns
são cancelados mas a figura do influencer que ainda Precisa de uma bibliografia maior para ser compreendida é distinta do intelectual porque o intelectual mesmo público dos casos que eu citei ou intelectual clássico Universitário e alguém mais fechado em um determinado meio quando jean-paul Sartre queria fazer notar Nossa Cidade francesa publicar livros artigos e ditavam jornal ou fazia palestras sua influência anotada nos termos nos debates como independência da Argélia Porém nada se compara ao que uma influência pode fazer hoje na sociedade francesa que o que faleceu 1980 não podia o influência muitas vezes é alguém de
origem Academia nesse caso eu digo que eu me torna aqui também objeto várias pessoas que são professores universitários que fizeram peças e pós-graduações que se especializaram em universidades no Brasil e no exterior tem hoje sábios mas andam lado a lado dos Seus perfis públicos com jovens de 15 20 25 anos e nenhum intelectual de primeira linha formados nas melhores universidades nenhum intelectual de ponta nesse sentido que eu estou usando compete com o número de seguidores de influências mais jovens que dominam mais a moeda do momento que a capacidade de comunicação então nós temos um influência
sem tradição acadêmica aliás os maiores todo E tem alguns muita inteligência mas não tem tradição académica termos intelectuais de origem acadêmica citei aqui por exemplo tanto a minha amiga de Jamila que é filósofo de formação e mestra também como a Lilian Soares que é antropólogo e Historiador a e ambas têm uma participação midiática notável para o qual elas trazem sua excelente formação porém nós temos uma massa de professores intelectuais escritores que não tem nem 0,1 dessa influência que esses jovens possuem e aqui que eu vou começar a pensar Qual é o preço da fama para
todo mundo várias pessoas que eu disse que eu ia me incluir nesse café cozinhar Leandro eu adorava você no início do Café Filosófico se você dizia coisas mais duras mais sérias você não era esse a figura pop de hoje várias pessoas me acusam inclusive de hipocrisia é uma crítica de base Cristã não propriamente filosófico a base cristã da crítica à hipocrisia é a base do que Jesus falava sobre os fariseus é a base de todo o pensamento moral Cristão a diferença entre o que eu sou e aquilo que eu falo a diferença entre a máscara
nosso tema de todo o café e aquilo que está por detrás da máscara Jesus falou que os fariseus eram sepulcros caiados de branco ou seja continham podridão mas se apresentavam como perfeição limpeza e beleza sempre existe a crítica consagrada pela peça de mulher Altar trofismo ou seja ao religioso faux de moral ambígua mas que para ganhar a o x o dinheiro e poder sede então a uma moral coletivo é muito curioso porque o sentido de larvatus Ou seja a máscara prodel ele tem dois sentidos e o avanço é o caminho eu vou para frente pro
céu mas eu também Probel ou seja para Deus porque só Deus sabe quem realmente eu sou na tradição Cristã só Deus sabe o que se passa dentro de mim ou como diz o Salmo ainda uma palavra não chegou a minha boca e Deus já sabe que palavra é essa que eu vou dizer então a figura de Deus como critério estabelece a verdade que vai brilhar um dia mas em uma sociedade que não tem mais a religiosidade como guia resta a máscara bom e é curioso que os tartuffos atuais aqueles muitos líderes religiosos que é o
lado Claro de pessoas religiosas muito coerentes com as suas crianças a muito estar tufos no Brasil e no mundo e esses tartuffos tem que ter um mesmo comportamento de qualquer influencer porque a moeda de troca da nossa sociedade hoje é algum tipo de máscara pública nas redes sociais então o tartufismo atual ou seja falsa liderança religiosa não é só o fingimento que mulher tão bem representou na peça que irritou o Arcebispo de Paris mas o tatu fiz um atual precisa de redes de perfis às vezes até de robôs precisa de uma influência televisiva midiática e
também nas redes sociais Esse tartufismo é a grande moeda contemporânea porque não importa mais quem você é se importa apenas quem você atingir e isso vai valer para intelectuais para líderes religiosos e vai valer para todo e qualquer jovem o jogador de futebol ou uma pessoa que fala de moda o que fala de forma física ou fala de uma ideia política todos temos que avançar todos temos que avançar dentro e o ambiente mascarado máscaras que podem esconder cinismo de fa podem esconder aparências mas máscaras que obrigam que Independente da sua sinceridade ou da sua falsidade
você tem que se adaptar a um filtro a um grande filtro chamado internet então aqui nós todos curtinhos que você é um hipócrita ou você é sincero eu não estou discutindo se você acredita no que fale no que houve no que emite ou no que ver mas que todos esses processos têm que passar Esse é um filme que a marca atual por isso que eu tenho que avançar mascarado e aqui não digo apenas no sentido da hipocrisia grega que Eu tratei etimologia mas eu falo também do filtro na internet eu tenho que aprender a gramática
da internet porque hoje Este é o grande valor essa é a grande marca do nosso tempo eu não posso mais me esconder no próximo bloco do que de fato nós temos nesse desafio mascarado Será que o nosso grande medo não seria o medo do prédio da monotonia o medo do esquecimento e E aí e nas redes sociais ganha visibilidade um grande número de personagens que agora parecem ser muito mais trabalhadas decoradas com temas adequados para conquistar seguidores o chamados influências seria para garantir likes ou evitar o temido cancelamento aquele que pensa controlar marionetes o titereiro
não estaria também sendo controlado por elas no livro do Gênesis Capítulo 3 versículo 8 tem uma cena muito interessante ao cometerem o primeiro pecado Adão e Eva se escondem o Adão e Eva se escondem de Deus e Deus procura e pergunta porque que eles esconderam e Adão e Eva disseram que nós tivemos vergonha nós podemos ler isso como o primeiro grande cancelamento da história Adão e Eva foram cancelados por Deus porque emitiram uma opinião sincera que nasceu do que eles acreditaram dentro da sua capacidade de interpretar o bem eo mal eles quiseram ter um gesto
de Liberdade desobedeceram à vontade Expressa de Deus cederão a conversa da serpente e tomar Um Ato de Liberdade em geral os cancelamentos eles não ocorrem por que você mentiu uma mentira e os cancelamentos estão ocorrendo porque você emitiu uma verdade ou seja escapou da sua boca algo que você escondia nós já tivemos no passado gente que não sabia que estava sendo gravado gente que de repente escapou um áudio gente que disse no ar uma frase por exemplo de cunho Assis gente que emite uma opinião ou fez algo inadequado E essas pessoas são canceladas são canceladas
por que expressaram no fundo o que pensavam e a única maneira de o ser um influencer é em geral dizendo que o público quer ouvir porque se eu disser o que eu quero dizer eu serei cancelado nós queremos consumir a ideia de que o aceito-te tereiro controlador de marionetes se ele for essa a mente como eu sou expressar exatamente o que eu penso o problema é que o tribunal da internet é infinito tribunal da internet não tem fim não importa que você faça Vai desagradar alguém vai desagradar alguém não importa que foto você poste alguém
vai dizer algo que é que ele estava errado não existe possibilidade que se é diferente então isso vai tornando a vida do influencer cada vez mais difícil o esforço permanente é respondido através de técnicas profissionais acquação de desempenho força ou a produzir cada vez mais assim jamais alcança um ponto de repouso e gratificação dele constantemente um sentimento de carência e de cultura e visto que em última instância está concorrendo consigo mesmo procura superar assim e até sucumbir sofre um colapso psíquico se chama de hibernalt esgotamento o sujeito de desempenho se realiza na morte a ideia
de stress piorada por uma cena de por naughty essa é uma ideia muito interessante como é possível que nós tenhamos tanto acesso à tecnologia que facilita tanto a vida e nunca estivemos tão cansados porque a demanda dessa perfeição é muito grande a foto de aniversário da minha infância era uma foto tirada com uma máquina hoje ela vai ter que ser acompanhada de muita tentativa de muitas fotos e se houver 15 ou 20 celulares nós vamos ter que tirar uma de cada celular Já que ninguém quer deixar de confiar que a sua máquina tenha a melhor
forró e nós vamos ter que aplicar filtros nós vamos ter que debater essa foto e mostrar e pensar alguns influenciadores e dar um que aquela foto tranquila fazendo meditação à beira da praia gostou duas a três horas de preparação Exatamente porque estamos cada vez mais felizes cada vez mais imersos que essa sociedade de hum está à beira do esgotamento essa felicidade é muito trabalhosa ser um grande projeto de trabalho eu tenho que parecer feliz e bem eu não posso me fotografar ou filmar se eu não estiver feliz e bem nós temos que ter ambientes bonitos
e temos que exibir famílias integrados E é exatamente isso que nos obriga a outra máscara permanente que o hum vai analisar muito uma máscara que toca no excesso de positividade essa talvez seja a máscara mais gostosa hoje não há espaço para tristeza e qualquer tristeza é tratada como uma doença sem existe a doença da é mas eu trato qualquer tristeza coisa natural na vida como depressão mas essas máscaras que eu identifiquei a obrigação de agradar o público A Ascensão do influencer a questão de que eu deixei de ser o hipócrita no sentido grego e passei
a ser um hipócrita muito mais sofisticado Essa Máscara também agora vai passar pelo excesso de trabalho e eu vou mudar de foco eu vou para um livro que eu gosto muito da Mary Shelley Mary Shelley tinha 18 para 19 anos quando escrever um romance muito importante muito bom de ler chamado Frankenstein que ela pôs como subtítulo o moderno prometeu a história provavelmente todos conhecem E aí E aí E aí a história de um cientista que cria através de cadáveres uma vida com o uso da eletricidade então uma novidade captada por raios etc mas esse monstro
acaba se tornando Fora de Controle e não existe hoje uma expressão que é síndrome de Frankenstein O que significa duas coisas a primeira delas eu tenho medo que aquilo que eu criei se volte contra mim primeiro sentido de síndrome de Frankenstein segundo sentido eu não sou adequado já que o monstro que não é Frankenstein plantas têm o nome do Dr Victor o monstro é alguém que não está adequados ninguém se sente bem perto essa figura gigantesca e disforme é muito interessante uma frase o relevo Frankenstein para esse café uma frase que o monstro chamado de
monstro criatura etc Diz ao seu Criador o Dr Vitor Você É Meu Criador Mas eu sou seu senhor interessante que se parece saído direto de aluno senhor de escravos do réu sim você me criou mas você tem medo de mim e esse medo te faz a submeter-se a mim porque eu medo é o grande elemento que pastor no mundo se submeter bom o monstro aquilo que eu criei e que me destrói a outra forma de máscara Mas vocês podem estar pensando assim não mas a internet não é feito gente querendo agradar Existem muitos perfis de
pessoas altos ayers críticos de tudo Inclusive a internet está cheia de críticos da internet e a internet está povoada de gente que está criticando a internet várias vezes isso também foi trazido para mim que nos meus primeiros vídeos eu falava muito das pessoas que publicavam tudo achavam sua vida extraordinária e hoje muitas vezes publicando bem mais hoje 2020 que eu publicava em 2010 as pessoas de viu que contradição Sim essa contradição existe houve uma mudança houve uma mudança na internet hoje para mim é muito mais importante do que era em 2006 quando eu fiz o
primeiro Café Filosófico os marxistas lembram que mais Trabalhou muito conceito de fetiche da mercadoria quando ela se descola do objeto material em si e passa a ter significados muito maiores e a profecia de marca que no futuro tudo seria mercadoria ele usa para isso uma metáfora do livro do Êxodo mas vejam eu falei dos Autos sayers os outsider se também são a mercadoria da internet são fetiche de mercadoria por quê Porque o outsider através do seu canal também pode monetizar seus vídeos o outsider também que vai ganhar dinheiro falando mal da internet White outsider também
vai ter seu público do seguidor que vai ser provavelmente diferente do público os que seguem o menos primo o caminho principal o outsider vai usar com toda sinceridade muitas vezes a máscara da crítica mas essa máscara da crítica vai ser uma maneira de ele também obter os dois grandes resultados que a internet pode oferecer a quem é alguém da corrente principal que é aumentar seu número de seguidores e ser alguém que pode ganhar dinheiro com a internet onde estaria final poder do que que de fato nós temos medo do que fato nós temos nesse desafio
ou será que o nosso grande medo não seria o medo do prédio da monotonia o medo do esquecimento não é que o monstro vai nos destruir síndrome de Frankenstein mas que não é mais possível sendo alguém que quer seguidores ou abomina as redes sociais viver fora delas Claro existem pessoas você deve conhecer que não tem perfis nós são excepcionais funcionam como alguém que ainda usa uma refinada e sofisticada gravata borboleta sem o nó pronto existem até ficam bem mas esses não são os aos saber usar os sites que estão falando são aqueles que detestam as
influências das redes falam mal das figuras pop e buscam exatamente e tranquilamente a mesma coisa que os outros buscam ou seja como Marx havia analisado no século 19 o fetiche da mercadoria hoje está um pouquinho maior do que nosso punhos EA evolução do nosso capitalismo traz à tona essa fetichização de tudo inclusive da crítica inclusive da crítica todos os partidos de direita e de esquerda de centro partidos conservadores e reacionários o revolucionários lançam mão hoje na internet e seu sucesso está ligado à capacidade de Navegar também passou a era dos grandes comícios passou sequer a
era da propaganda eleitoral gratuita como motor de tudo e surgiu a era dos Robôs os grupos de WhatsApp da produção de fake News e tudo mais que nós vamos seria o nosso medo e seria o nosso grande medo a monotonia no próximo bloco que descobrir a felicidade na monotonia EA solidão gelada do Polo Norte é Um Desafio que pouca gente pode encarar ficar tempo todo conectado nas redes sociais das likes e likes ou postar postar e postar é uma enxurrada de puxa estica convida ambas as partes a continuarem conectadas ao mundo virtual se desconectando da
vida real Como é o limite que é possível ou não se dá em nome de se conquistar uma legião de seguidores que andam nos tirando e o nosso cotidiano em sua essência a vida é monótona que a felicidade consiste pois em uma adaptação razoavelmente exata a monotonia da vida tornarmo-nos monótonos é tornarmo-nos iguais a vida é em suma viver plenamente e viver plenamente É Ser Feliz use lógicos doentes Rio de mau grado no fundo da Felicidade burguesa da monotonia da vida do burguês que vivem regularidade cotidiana e da mulher dele que se entretém no arranjo
da casa e se diz traga as minúcias de cuidar dos filhos e fala dos vizinhos e dos conhecidos isto porém é que é a felicidade nem parece a princípio que as coisas novas é que devem dar traseira o espírito Mas as coisas novas são poucas e cada uma delas é nova só uma vez e depois a sensibilidade é limitada e não vibra indefinidamente ficam excesso de cousas novas acabará por cansar porque não a sensibilidade para acompanhar os estímulos dela a conformar-se com a monotonia é achar tudo novo sempre Grande para uma pessoa uma parte do
gênero de um homem com Fernando Pessoa era capacidade dele de responder a pouco assistimos a olhar a tabacaria do outro lado da rua e fazer um grande inesquecível poema tem muitos vídeos mas com o mundo interno hoje a monotonia nos Aços então Fernando Pessoa da calma Lisboa denys século 20 e hoje nós temos horror a monotonia e toda influência sabe que ele precisa de cinco recursos você pode chamar de 5 máscaras se preferir para que seu vídeo seja vista para que seu posto seja acessado para que tenha Eco para aquele repercutia sua ideia o primeiro
elemento é o humor humor é fundamental quanto mais bem-humorado mais rápido fica a difusão os adoramos rir Olá seja então rápido rapidez ao segundo elemento você pode chamar de segunda a máscara mata internet quem usa frases longas mata o vídeo quem faz longas orações subordinadas Mata quem não fica adequado a esse tempo dinâmico por fim somos uma sociedade imagens as fotos serão vistas mais rapidamente por vezes só as fotos Quantas vezes eu já publiquei uma foto criticando que estava na foto mas ninguém Lia me acribia apenas a foto humor rapidez imagens violência linguagem violenta linguagem
de enfrentamento porque isso descarregou faz a Catarse do leitor do visualizador e finalmente inteligência a inteligência o título irónico a rapidez da resposta Encantam as pessoas esses cinco elementos humor rapidez e imagens violência intelligence são os recursos mais e para você ganhar grande expressão nas redes e eu vou treinar essa técnica eu vou treinar porque também existem aceleradores quer que muita gente debate o que você está dizendo toca em temas quentes o que saiu no Jornal Hoje o que apareceu ontem o assalto do momento o desastre do dia a figura do momento temas frios tem
menos gente interessado sobre temas quentes muita gente quer debater outra questão a pele de forma polarizada nada de matrizes intermediárias nada de meio-tom nada de Cinza o preto o branco funciona muito e finalmente também funciona adulação do usuário adulação daquele que vai me dar os likes e os rios Olha como nós sabemos nem impossível que eu agrade a todos mas eu vou através de um algoritmo tentar atingir a maioria e aqui o fetiche recíproco do romance da Michele entre o Doutor Victor Frankenstein EA sua criatura os dois não conseguem se afastar mesmo que um cause
danos ao outro mês que Dr Vitor tem a sua noiva assassinada Eles não conseguem se afastar porque ambos estão ligados pela mesma característica criador e criatura sendo difícil dizer no romance determinado momento se foi Doutor Victor que criou um monstro ou se foi um monstro que tornou Doutor Victor ser quem ele era é muito curioso que no final da obra que o rei com grande prazer esta semana para quem não leu as estão em um navio perto do Polo Norte Dr Vitor está morrendo Oi e o Monstro é surpreendido na cabine do Dr Victor Frankenstein
chorando pranteando o seu Criador fazendo um discurso profundamente filosófico e muito bonito Aliás a criatura que não tem nome faz muitos discursos filosóficos essa criatura decide ir para o extremo norte gelado para o pólo norte que ainda nem se sabia bem onde era não temos ainda conquistado o polo norte geográfico e magnético na época em que Mary Shelley escreveu isso a criatura vai para o extremo norte sozinho na Noite longa e escura do Polo Norte abandono navio através de uma Jangada e vai morrer longe hora quando o criador e criatura rompem o seu elo O
Elo profundo que os polia ele faz a única coisa que alguém pode fazer de fato para morrer no mundo das máscaras o parecer da cena social às vezes quando alguém sofre um ataque enorme na internet às vezes quando alguém é muito criticado ou está sendo muito apagado das redes bloqueado essa pessoa deleta as suas redes seria um monstro que não vai mais para o Polo Norte mas entra em outro tipo de era glacial aquela em que eu apago o deleto as minhas redes essas reações significa que exatamente como diz no final da obra ele se
perde o mons na escuridão profunda e descobrir a felicidade na monotonia EA solidão gelada do Polo Norte é Um Desafio que pouca gente pode entrar o e descobrir sentido pessoal 100 likes sem vírus e descobrir a possibilidade de existir sem fotografar sem postar a todo instante e descobrir algo sem que eu preciso de qualquer qualquer uma das máscaras da internet é um recurso que pouquíssima gente Talvez possa lançar mão não sei se eu posso por exemplo pelas funções que exerço ou se eu justifico pelas funções que eu existo uma espécie de vício dizendo que é
importante que eu faço é imperioso que eu faço mas quem estaria disposto talvez você conheça algumas pessoas que cansado na internet se afasta um tempo mas é muito complicado porque quando um monstro se separar do Criador os dois romperam um vínculo extraordinário e esse vínculo ele acabou o significado da morte de um real morte física do Dr Vitor e a morte simbólica da criatura que vai para a noite do Polo Norte há uma frase impressionante no final da obra que eu não lembrava É muito bom reler ao que você leu a mais de 30 anos
não o monstro faz um discurso longo e ele diz como é do seu feitio muita reflexão Ele disse que ele é uma espécie de novo Lúcifer de um novo demônio ele é uma Encarnação do mal que as pessoas podem dele atiram avançam com tochas mas ele faz uma correção não porque o demônio foi criado por Deus e o demônio tinha amigos e seguidores e o Monstro constata eu não tenho nenhum seguidor estou absolutamente sozinho é impossível ler um romance de 818 sem imaginar que o que Frankenstein criou uma criatura que está querendo aumentar o número
de seguidores que o nosso monstro desse desse terror gótico do início século 19 está lamentando o vazio profundo de alguém que queria ser a sei amado se alguém que queria ter um grupo e essa carência estrutural não podia ser resolvida por quê aparência dele era medonha e ele não tinha nenhum filtro para acessar a internet não existia ele não tinha nenhuma máscara possível Ele era obrigado a se olhar nas cenas que ele contempla seu próprio rosto ler obrigado a se olhar e não gostava do que via e naturalmente as pessoas tirando uma família com cegos
todos os outros todos os outros fogem dele tem medo ou tentam destruí-lo o elenco capaz de aceitar o mundo sem nenhuma máscara talvez tenha sido uma metáfora muito interessante que Mary Shelley jamais pensou mas você não tenho seguidores a esse eu não posso chegar às pessoas através de uma boa causa de um bom texto de algo que os outros aceitem se eu sou apenas quem eu sou e sem máscaras de pano ou de caráter Se Eu Apenas sou o que eu sou eu não posso ser outra coisa e ninguém me aceita não me resta nada
a não ser desaparecer é muito curioso nesse romance porque eu tenho que dizer talvez ao viciado que a vida sem vice é mais livre mas a vida sem visto não está na memória dele apenas está dependência química e psíquica do vício eu tenho que dizer a alguém que pode superar os Picos da droga na qual se viciou por uma existência como teria Fernando Pessoa morna calma mais tranquila eu tenho que dizer a alguém que se quer conhecer o outro mundo pessoalmente jovens que se quer conhecer um outro mundo que há outras maneiras de eu dirigir
a minha libido e não necessariamente para as redes eu tenho que dizer que os encontros reais podem ter uma graça mais dinâmica ainda que desafiador e muitas vezes arranhando o meu Narciso eu posso dizer que é possível que eu não preciso comunicar tudo o que eu sou no exato instante que eu descubro me fotografar tudo que eu percebo no exato momento que eu olho e nem comunicar a tudo e tentar avaliar se aquilo foi validado por mim mas como enfrentar seu olho o relatório dos Sites que eu tenho e os Analytics dizem que seu vídeo
bombou mais que na semana passada o que seu vídeo foi mais visto que aquele outro vídeo imediatamente minha mente estratégica pensa bons explorou esse tema naturalmente Esse é um tema que tem mais apelo público eu quero me comunicar com esse público e esse vídeo bombou mais do que aquele outro e aquele que eu falei daquele livro denso interessante teve pouquíssimos likes mas aquele que eu falei de um tema do momento ou de realização pessoal ou de um tema quente que está sendo debatido aquele sim foi adiante e quando eu olho esses Analytics Quando eu olho
esses relatórios gerados automaticamente pelo sistema através de algoritmos Eu também estou sendo criado o e passo de Dr Victor a criatura e eu passo de ser humano é feito de pai e mãe para ser humano feito pela eletricidade e pelas máquinas e eu deixo de ser uma pessoa com idiossincrasias altos e baixos opiniões algumas não tão simpáticas e passo a ser aquele cadaver costurado o ativador eletricamente e que não tem o que fazer a não ser procurar o seu criador em um jogo mutuamente destrutivo exatamente como um vício exatamente como qualquer vício que vai provocar
por estudo que nós já temos síndromes como a de fumo há um medo de ficar de fora ou seja o medo de que eu não seja convidado se não tiver eles que esteja condenada ao isolamento que eu seja condenado ficar afastado do grupo Então elaborando essas idéias encaminhando para conclusão ao pensar nesses últimos 14 anos de Café Filosófico em quem eu era em 2006 talvez profundamente convicto de que eu fosse Doutor Victor ou seja o médico estudado nas melhores universidades cientista natureza que uma grande família Doutor Victor Frankenstein para a criatura do Dr o criou
e como um depende do outro e como um gera máscaras que não podem mais ser retiradas porque já fazem parte da estrutura essa reflexão sincera com alguns pontos perigosos essa reflexão sobre o mundo que nós estamos vivendo e que eu tenho que pensar se realmente nesse mundo atual qual é o papel que a máscara protetora no caso da epidemia hipócrita no caso das redes com frequência necessária para que eu não me conta mini mas necessária que eu mostre a foto que eu estou com a máscara e quando não estou com a máscara alguém cobra você
não está com a máscara de pano porque o existe que Além da Máscara de pano você se conforme o que é a virtude mas a ditadura da virtude é curiosa porque órgão advertiu na Revolução dos Bichos em nome da virtude que eu mais quero exercer Bom dia se nos beijamos todos todos os doutores Victor Frankenstein todas as criaturas costuradas de patches DaquiDali todos atos apontar em nome da virtude do bem de valores inatacáveis para que eu possa controlar a vida de todo mundo e controlando a vida de todo mundo que eu possa ter a mais
desejada máscara de todas que não observar a minha própria vida é só isso que o monstro não pode fazer porque ele não tolera olhar a si próprio meu grande desejo é que enfim baixo de todas essas máscaras ainda exista um rosto para ser restaurado ainda existe algum lugar que eu não preciso mais fugir de mim mesmo Existe algum lugar que eu seja Ah e não apenas larvatus Probel que realmente eu exista como eu sofro para assistir na íntegra o programa de desta e de outras séries acesse o canal do Café Filosófico no YouTube e a
página do Instituto CPFL nas redes sociais ó e aqui está uma das bases mais perigosas da violência atual que a violência do bem ou seja por eu ser um cidadão de bem um homem honrado pagador de impostos cumpridor de horários que eu tenho direito a decidir vida e morte sobre outras pessoas e qual pasta a sociedade deve viver e qual parte deve morrer porque se a violência do mal já é terrível a violência em nome do bem mais difícil ainda de ser combatido E aí
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