*Leia a descrição* DEBATE Carlos Vaillati e Leandro Quadros - A ressurreição de Moisés

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Leandro Quadros
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Video Transcript:
é quase graça para você ligado nessa emissora começamos agora o seu programa de reflexão entrevistas e debates e todas as noites a palavra de Deus a Bíblia nós queremos ela é a regra única e infalível de fé e de prática é por ela que faltam os tanto os nossos valores quanto as decisões que tomamos o dia a dia de nossa vida a palavra de Deus é evidentemente o recado para nossa salvação isso sem a palavra dificilmente encontraremos o caminho até Jesus que a quem nos conduz ao pai e exclusivamente o Senhor Jesus porém E aí
é que começam as os problemas nem tudo nas escrituras é muito claro e cristalino pelo menos para mim nem tudo é tão assim Evidente Óbvio a passagens que eu fico coçando a cabeça e dizendo que que é isso aqui tá fazendo na Bíblia aí a gente a segunda Timóteo Capítulo terceiro quando eu posso o Paulo diz que a palavra de Deus foi produzida para me aperfeiçoar para fazer com que eu seja tanto um filho de Deus melhor quanto um servo de Deus melhor a palavra de Deus me aparelho é para toda boa obra para aquilo
que Deus planejou que eu fizesse lá em Efésios Ele disse que eu fui gerado e prendo ensinado para as boas obras antes que eu tivesse nascido tá bem isso só aumenta a minha dúvida porque algumas passagens da Bíblia não me não esclarecem a respeito de nada disso não me torna o melhor não me fazem conhecer a vontade de Deus melhores também não me ajudam a ser um servo melhor mas elas estão nas escrituras tem uma das razões o programa Vejam Só existir é justamente para discutir o significado dessas passagens elas não estão lá à toa
algum motivo existe para elas estarem na vida o que uma dessas passagens Talvez uma das campeãs de obscuridade está em no livro de Judas a carta que o apóstolo Judas escreveu tem Capítulo único mas lá pelo Versículo numero 9 a uma informação de que o Arcanjo Miguel a gente até conhece de outros textos entrou em disputa com Satanás que a gente também conhece de outros textos por causa do cadáver de Moisés aí E aí eu confesso para você que eu não consigo entender o propósito dessa passagem por isso e atendendo a inúmeras sugestões para que
a gente discute se o assunto nós hoje pautamos se você tem a mesma dúvida que eu não desgrude da TV já está no ar o Vejam Só um o Olá é com alegria que começamos mais essa edição do programa Vejam Só um oferecimento da academia teológica da Graça de Deus a grade que tem presente para você que votaram em quer para poder concorrer ao sorteio tem que votar na enquete o endereço eletrônico para você fazendo é o Vejam Só ponto com.br tá bom com muita alegria que Recebemos hoje o ministro da Igreja Adventista do Sétimo
Dia apresentador e jornalista conhecidíssimo pastor Leandro Quadros fazem graça pastor Leandro Quadros ali de graça Reverendo Muito obrigado pela oportunidade estar aqui com você e também com Pastor Carlos muito obrigado mesmo só a gente é complicado em uma puxadinha mais uma satisfação de estar com vocês aqui consegui trazer o irmão Seja muito bem muito era que eu não falasse eu trabalho não tá TV Novo Tempo E também o endereço da igreja onde o irmão congrega ótimo É eu tô e tem um pastor como apresentadores dos programas um eu na mira da verdade e na televisão
tanto da parte portuguesa com disciplina e outra lições da Bíblia que é um programa já de rádio também então o trabalho nesta área lá mas já estou mandou ontem para 16 anos mas o meu velhinho por lá e a igreja onde eu frequento a igreja do bairro Jardim América em Jacareí interior de São Paulo viajou por estar conosco e achei e uma satisfação está com vocês aqui muito obrigado seja muito bem Obrigada do outro lado agradecendo também muito a presença do irmão parceiro do Vejam Só um dos nossos consultores teológicos especialmente Nas questões mais complicadas
Pastor Carlos Augusto vailatti ministro da Igreja Evangélica Jaboque professor de teologia para isto e sei lá mais o que tudo bem tudo bem é ver graça e paz e Graça e Paz ao pastor Leandro graça e paz também a todos os queridos telespectadores do região só E mais uma vez é um prazer Oi Sara aqui no programa E obrigado pelo convite aberto o endereço da igreja Jaboque fica ali na Vila Alpina em São Paulo na Rua Costa Barros 1341 a referência lá é o a referência é mais ou menos próximo ao crematório da Vila Alpina
é muito próximo também na divisa de São Caetano do Sul de São Caetano para lá coisa de 15 minutos maravilha Muito obrigado pela presença e o grave mais uma vez aqui bem vamos assistir a matéria eu eu Olha sinceramente não faça mais nenhuma ideia do que o Zeca preparou para nos apresentar o tema que nós vamos discutir feijão e a grande batalha espiritual hoje vamos estudar uma passagem bíblica que fala sobre uma disputa entre o Arcanjo Miguel o defensor do povo de Israel e o diabo isso mesmo Satanás em disputa entre eles estava o cadáver
de Moisés Então a nossa pergunta de hoje e fica muito claro aliás acho que você fez a mesma pergunta aí mentalmente na sua casa porque o Arcanjo Miguel lutou pelo cadáver de Moisés Vamos tentar descobrir isso juntos primeiro passo Vamos ler o texto base para o nosso estudo de hoje está lá no livro de Judas no versículo de número nove contudo o Arcanjo Miguel quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés não se atreveu a proferir juízo infamatório contra e pelo contrário disse o senhor te repreenda a primeira evidência que
é quase uma unanimidade entre os estudiosos é que essa passagem está baseada em uma obra apócrifa Judaica chamada a Assunção de Moisés tá o livro interpretações e possibilidades tem sido formuladas quanto ao que teria sido essa luta sobre o corpo de Moisés uma delas é que Satanás desde sempre o acusador do Povo de Deus pode ter resistido a elevação de Moisés para a vida eterna em razão do pecado de Moisés em meriba ou ainda em razão do seu pecado de assassinato outra possibilidade que podemos levantar é a da idolatria Satanás queria o corpo de Moisés
para usá-lo numa promoção a idolatria do o Rafael que você qual teoria acredita será correto a você tem outra opinião Aliás o que será que nossos convidados de hoje acho vamos ouvi-los E aí quem sabe descobrirmos o porquê dessa Batalha entre Miguel e o Diabo É ver é com você aí no estúdio um ótimo programa Cada vez que a gente fala sobre o diabo aqui eles colocam as imagens mais a pegar mais bem filho não é falar do capeta é tem mas enfim hoje nós vamos falar porque o livro de Judas que é um livro
do Novo Testamento menciona essa passagem explicitamente você leu aí com o Zeca e esse sinceramente eu não sei porque mas vamos descobrir daqui a pouquinho tá bom e você também opina por intermédio do programa do site do programa Vejam Só. Com.br percebemos hoje aqui o jornalista e Mestrando em Teologia na mitologia nisso e estou na dissertação agora finalizar pastor Leandro Quadros da igreja adventista sétimo dia campeoníssimo de indicações a gente sempre pede sugestão de temas e o seu nome é o campeão todos os enfeites são obrigados lá eu vou funcionar vai passar nem tá bom
então hoje nós trouxeram passou hoje ele veio convidar a gente sempre Convida mais agenda dele tenebrosa difícil conseguir uma brecha conseguimos uma sexta-feira que é um dia muito caro para os Adventistas razão pela qual eu agradeço mais uma vez a sua diferença precisa situação meu amigo pastor a sua primeira fala qual a resposta for daria para o tempo primeiramente Reverendo é nós não nós queremos que amenizar a batalha de Miguel a respeito do corpo de Moisés por um cadáver é nós minimizarmos muito a seriedade do conflito cósmico mas nós queremos assim como alguns eruditos evangélicos
que eu vou apresentar aquele bom né que batalhar por um cadáver é diminuir e muito o conflito cósmico Nós cremos que há algo de muito maior relevante e significativo ali nós temos que ali na verdade houve uma disputa judicial bom então por exemplo é que direito legal Deus teria para ressuscitar Moisés se ele era um pecador e se Cristo ainda não havia morrido na cruz então quê que eu imagino o diabo tinha um entre "o argumento legal agora quando eu vejo Miguel discutindo com ele e levando ele para o céu eu vejo a graça de
Deus em levar Moisés para o céu com uma espécie de cheque pré-datado é como se o diabo como se Cristo disse assim olha pode ficar aí xingando operando o que quiser mas com o tempo você vai entender o que aconteceu então eu não consigo a luz do conflito cósmico Reverendo que é uma batalha real de acordo com Apocalipse 12 7 A 9 Daniel 10 eu não consigo imaginar uma Contenda só por um cadáver então eu creio que tem algo muito maior se considerarmos o conflito cósmico esse cheque pré-datado seria o que seria o seguinte a
garantia é que no futuro quando Cristo morresse na cruz ele faria com que Moisés permanecesse no céu por quê Porque se Cristo não morresse na cruz Deus já tem que bater no ombro deles assim meu filho você vai ter que descer todas as pessoas que ressuscitaram atende Enoque quando foi trasladado Gênesis 5:24 ele ia segundo reis dois ele só puderam estar lá com uma espécie cheque pré-datado em Cristo paga na cruz isso mas o irmão trazendo que nós já estão essa batalha envolve a ressurreição de uma errar ressurreição de Moisés mesmo que eu Concorde nayelle
White profetisa Adventista né que nós queremos diga em primeiros escritos né parte da 164 que o corpo dele não pereceu e do patriarcas e profetas 478 ela fala que o corpo foi escondido pela questão da idolatria no desejado de todas as nações ela já fala que a disputa não foi por causa da idolatria a disputa foi o que eu ressurreição então algo judicial estava é muito obrigado pastor que agrada a gente vai pegar mais mais detalhes tudo bem vamos lá Pastor Carlos Augusto vailatti da Igreja Evangélica Jaboque para fazer teologia e para está acertar hoje
aqui para falar de um livro do Novo Testamento É verdade agora é a resposta que será a minha resposta ela ela é ligeiramente distinta da do pastor Leandro ela tem muito a ver com aquilo que foi apresentado inicialmente na chamada Inicial então eu entendo primeiramente que esse texto é ver que está no espectadores esse texto de Judas 9:00 ele não nos permite de forma alguma nos elaborarmos um pensamento exato sobre a razão desta real disputa nós não temos nenhuma informação nenhum Judas 9 nem Deuteronômio 34 nem Josué Capítulo primeiro nem em outros textos que talvez
possam ser citados como Mateus 17 tanto os outros nós não temos nada Claro na Bíblia que nos diga a razão dessa disputa porém no judaísmo e nós vamos que existem algumas correntes que apontam por exemplo para duas teorias a teoria do enterro EA teoria da idolatria a teoria do enterro vai dizer que o Arcanjo Miguel ele teria sido enviado por Deus para dar um enterro Digno o corpo de Moisés mas Samuel que é um dos nomes do Diabo na tradição Judaica ele argumentou ali com Miguel que Moisés não tinha o direito de receber o enterro
Digno como foi colocado porque ele havia assassinado o egípcio em Êxodo capítulo dois Versículos 11 12 essa é uma possibilidade de novo ela ela não está claro nas escrituras uma segunda Possibilidade é que essa briga teria ocorrido entre Miguel e o diabo porque o diabo ele queria descobrir onde o corpo de Moisés estaria enterrado para então ali tirá-lo e esse povo para o povo de Israel para que esses viessem a adoravam seja uma forma de culto Estas são duas opções para essa terceira opção que os Adventistas normalmente advogam que como o professor Leandro Quadros já
e ele defender ar falei de outro detalhe também Judas 9 que normalmente os Adventistas entendem que ali seria um título honorífico uma forma de se referir a Cristo Cristo repreende ali a Satanás então eu tenho essas lixeiras distinções com relação à posição do professor né Então entendo que ali em uso das nove nós não temos a Jesus de forma alguma que está ali disputando com o diabo pelo corpo de Moisés não entendo que o Arcanjo Miguel texto bíblico de existe o texto aumente e eu entendo também que é complicado e com todo respeito do mundo
é complicado nós defendemos uma hipotética ressurreição visto que não há um único texto tanto no antigo quanto no Novo Testamento que nos permita defender essa perspectiva Então como o irmão disse muito bem e a chamada também a deixou claro Esse é um texto dificílimo e não dá para nos batermos um martelo não dá o bíblicos para sabermos exatamente que ocorreu Se eu for para a tradição Judaica Se eu for para a outras tradições como a tradução Adventista Então posso dizer é a ressurreição houve uma briga por causa do sepultamento por causa da idolatria mas são
elucubrações desprovidos de Um fundamento sólido bíblico de um modo geral eu diria isso inicialmente velho tá bom o debate vai render Mas você não vai ficar de fora dele não vamos lá sua vez na página do programa no Vejam Só. Com.br você vai encontrar uma pergunta Aliás a pergunta de hoje é tenebrosa viu vamos lá para você o objetivo Central desta passagem não está claro ai ai ai sim o não eu volto não com todas as letras e mais algumas mas eu vou querer esclarecer esse sentido ainda hoje aqui eu tenho dois gigantes da Fé
dois irmãos que entendem examinaram a as os contextos originais e as fontes e juntas e tal nós vamos nós vamos chegar a uma conclusão volta voltando por nosso o nosso tema deixou o pastor vai lá time do Senhor que é especializado em assuntos hebraicos sei qual foi a fonte que Judas usou pelo menos a fonte que o Zeca citou aí é é realmente esse livro A Assunção de Moisés ascensão de Moisés sem normalmente os estudiosos é ver eles entendem que o livro seja ou Assunção de Moisés ou testamento de Moisés a uma discussão e literária
de modo que alguns estudiosos alguns exegetas de livros Apócrifos e pseudepígrafos dizem que o livro testamento de Moisés é um livro e o livro Assunção de Moisés seria outro livro isso é muito ainda debatido e debatível na academia como um todo tá mas normalmente a um grupo de estudiosos que dizem que o testamento de Moisés essa missão de Moisés serão dois nomes distintos para se referir ao mesmo corpo literário eu sei você tá muito afeito com as discussões acadêmicas nós não Ok eu pelo menos não é Como assim discute-se a um ou dois ela é
só pegar o livro e ou o livro não existe Opa ótima ai ai ai que bom entende-se que esse livro Assunção ou testamento de Moisés teria sido escrito Originalmente em hebraico ou aramaico no primeiro século da nossa era uma semana escritas acabou se perdendo com o passar dos séculos a é encontrado um outro livro que Possivelmente uma tradução desse original hebraico e ou aramaico que não existe mais que foi escrito em latim que data do sexto século depois de Cristo só que este livro em latim que seria do testamento de Moisés a Evelyn telespectadores ele
não traz o seu epílogo ele é inconclusa ele não tem o Finn e normalmente os estudiosos entendem que Justamente esse texto de Judas 9:00 ao qual o autor de Judas ali estaria ser ferido o testamento de Moisés ser e SIP logo que não existe nós não encontramos agora como então nós sabemos que Judas 9 faz referência ao testamento de Moisés se o único texto que nós temos é em latim do sexto século e ele não traça esse final como nós sabemos não sabemos por meio de fontes secundárias entre elas nós temos por exemplo Clemente de
Alexandria que vivem entre o primeiro e segundo séculos e na sua obra esboço da epístola de Judas ele irá citar este final e ele nós temos origens um dos Pais da igreja que vive entre o segundo e terceiro séculos na sobra de Príncipes Ou sobre os princípios que ele vai também abordar isso e por fim o autor sacro menos conhecido chamado Gelasio disse Zico que no quinto século depois de Cristo nas obras históricas eu acho que irá mencionar também Resumindo nós não temos uma fonte primária que traga o testamento de Moisés que faça menção a
este assunto de Rio das novas nós temos obras secundárias entre elas o próprio texto de Judas móveis que é uma obra secundária visto que ele faz referência ao testamento de Moisés temos Clemente de Alexandria origens e gelado de físico Então esse é um texto que intermos de uma fonte fidedigna para consultarmos algo extremamente complicado e esse manuscrito é abertura que data do sexto certo depois de Cristo em latim ele foi descoberto por um católico chamado Antônio Maria siriani em meados do século 19 e ele traduziu Este é mano o fragmentado em 1861 então é a
muitos acalorados debates em torno deste fragmento sobre o testamento de Moisés se o que acrescentar alguma coisa técnica dessa dessa coisa nadador eu queria questão uma coisa teológica do seguinte é a questão de ser um ponto de vista por exemplo defendido pelos Adventistas é não é defendido só pelo Adventistas a ressurreição de Moisés essa sempre me ajuda 19 né então por exemplo eu tenho aqui um comentário de Adam Clarke e lúdico Metodista não é que ele escreve o seguinte que e o corpo de Moisés era provavelmente ressuscitado e no Ele provavelmente mostrou a plena representação
disso na pessoa de Moisés e morreu e assim foi ressuscitado para a vida e aí falando de Elias e Moisés e dá um comentário bem interessante Ramos os seus corpos não é um espírito ou mais visão da nossa comentar sobre a visão Symbol o jogo dos seus corpos exibiu a mesma aparência para mostrar que os corpos dos Santos glorificados são o mesmo quer a pessoa tem sido trasladada como eles ou tem morrido como Moisés né então a compreensão desses eruditos e não só dele é só foi o Arthur Clarke a declarar nada a por exemplo
o comentário do dienisson falci tem brawn promete um comentário Batista muito tradicional aqui ele concorda plenamente com a ideia Adventista referência das 19 é uma coisa interessante ele diz assim Reverendo É sobre o corpo de Moisés seu corpo literal e ele continua que o corpo de Moisés foi levantado ver se de sua presença com Elias e Jesus na transfiguração então ele querer o seguinte se ele estava na transfiguração do corpo não tem outra história que na mente Hebraica holística antes da helenização O Judeu não concebe a vida fora do corpo né como Viçosa e ele
falou o seguinte não é a alma que liberta do corpo o corpo é liberto para redenção Então essa é a compreensão holística bíblica nosso corpo humano é preciso ter presbiteriano e uma das maiores autoridades em Novo Testamento século 20 não é E aí ele continua assim ó aqui dizendo uma outra coisa importante a partir da palavra disputa Quando falar em disputa com tendência dos móveis ele argumenta o seguinte ou debate Na controvérsia fica claro que foi uma competição judicial e veja esses autores entendi o conflito cósmico como Algo Mais amplo do que simplesmente obrigar para
enterrar ou não Moisés ou para tirar o corpo para ser idolatrado não não conflito cósmico envolveu uma competição judicial realmente Legal vamos lá até o fim do programa A gente vai entender direitinho porque que esse texto está na Bíblia a palavra de Deus porque a gente tá tentando descobrir o que que ele fala né mas no próximo bloco A gente já vai querer saber o que isso como isso nos afeta e como isso interfere na na nossa vida é é muito bem à no bloco anterior nós discutimos bastante qual era a do que o texto
está de fato falando né passou vai lá o pastor Leandro Quadros deixou bastante Claro desde a primeira falar dele que o entendimento dele é que o texto se refere a uma briga judicial entre o diabo e o Arcanjo Miguel em envolvendo a ressurreição de Moisés certo é isso o que que o diabo que vem pedindo a sua opinião pastor eu creio que ele entende a trasladação dele porque como ele havia pecado ele não era Digno da vida eterna só que aparece Miguel em cena o ressuscita não é e não dá satisfação para ele depois daquela
conta ainda tá no contexto e julga azul né ele era o Bento assim olha é seres Celestiais não ficam dizendo palavras de inflamatórias quem é um ser humano para fazer tipo de coisa aí ele de e o repreende e leva a ele mesmo assim né por isso que Adam Clarke comenta que a para ele aparecer na transfiguração tinha que ser o corpo realmente eu gosto de uma de um pensamento de outro comentário Reverendo que diz que Elias foi levado Vivo para o céu como um símbolo dos justos que irão para o céu sem experimentar a
morte e Moisés como um símbolo dos justos que experimentarão a morte mas que todos estarão a seja os que foram seja os que ainda irão unicamente pelos méritos de Jesus Cristo então vejo algo de cristocêntrico e quando entendemos a ressurreição de Moisés essa disputa envolvendo algo judicial como também argumento adentrar eu vejo que nós temos uma visão mais Ampla do conflito cósmico entre o bem eo mal é interessante máquina eu quero explorar isso tudo bem Depois pouco mais o pastor quer dizer se explorar um pouquinho na sua Sapiência técnica Antes de a gente entrar na
na sua perspectiva do porque o Senhor não disse até agora não quis eu crer né Senhor só falou não que se diz mas não vai escapar mas antes disso como pastor Quem foi Judas é bom Judas ele é visto nesse texto normalmente pelos estudiosos como sendo irmão do Senhor irmão de Jesus se Rússia dois discípulos chamados um formato exato exato Não é esse outro então aqui esse Aquilo é visto como Judas como o sonho do na verdade um irmão de Jesus Apesar dele não se apresentar como tal ele se apresenta como servo né então aqui
nós já temos uma importante lição para nossa vida porque mesmo sendo irmão de Jesus como normalmente os comentaristas e os entendedores dessa fístula dizem ele fazia isso como gesto de humildade e Embora tenha sido irmão carnal de Jesus ele na verdade é o seu serve ver a Jesus mais do que é como seu irmão como na verdade senhor como salvador como Deus então em geral o Judas da epístola ele é visto como Judas irmão de Jesus se sabe se ele não fala então normalmente nós vemos isso por alguns estudos não é essa é uma hipótese
tá nós não temos o contundente mas temos algumas outras informações nos Evangelhos que vão mencionar olha aqui está Judas tá pulando tá segurando então com base nisso é que existe esse tipo de entendimento tem algum testemunho de autoridades o primeiro século olha agora você me pegou viu é ver eu não lembro exatamente agora não me veem Gere segundo entre os pais da igreja tá aí não não me vem assim ninguém a mente mas eu sei dizer que hoje entre os estudiosos eu não Não me recordo de nenhuma citação que diga relação aos o livro mas
não normalmente hoje entre os estudiosos é praticamente consenso que ajuda a sair mão de Jesus na sua opinião que o que que o texto está contando Bom vamos lá a que há uma espécie de uma disputa legal como o Reverendo como pastor Leandro disse eu até entendo também que a porque aqui a palavra que aparece aqui ah mas o Arcanjo Miguel quando contendia aqui nós vemos a palavra de o que vende de a LEGO mar cujo sentido básico é discutir debater arrazoar argumentar e tem um tom forense nesse ponto nós concordamos né além disso a
disputa ao contrário do que a televisão mostrou nas imagens né os dois sujeitos ali brigando um agarrando o outro Claro que é só uma forma de nós tentarmos contextualizar mas a palavra grega que aparece aqui para a disputa pela ponta para a ideia de um diálogo de um arrazoado de um debate de um argumento e contra-argumento a questão é saber para a cerca de que assunto Miguel e o diabo argumentavam encontrar argumentavam esse é o x da questão então que eu tenho dito desde a minha falei missão é que nós não temos como saber isso
ao certo o o professor Leandro ele citou a dando klaxxi do Oscar com uma opção grandes estudiosos mas a meu ver a citá-los não serve para nos fundamentarmos esse tipo de Perspectiva da é porque senão eu cometeria a falácia do apelo à autoridade quer dizer ele citou dois autores eu poderia citar aqui dezenas centenas de outro que vão bem na contramão disso Aliás hoje a opinião minoritária é que nós teremos aqui Jesus nesse texto e que na verdade eles lutavam para ver sobre a ascensão sobre a ressurreição de Moisés mas eu acho que pedir informação
que o que eu posso olhando mostrou e eu fez com muita propriedade é que não são só os alimentos alguma forma muito crente que acha na isso aí para Ellen White que inventou não foi não foi não foi me permita dizer eu sei disso e até imagino não tenho aqui o dom da presença mas imaginam que ele vá citar Calvino de repente no décimo sexto século que faz menção a isso talvez ele vai citar Mac ou Henry que entre os séculos 17 e 18 fazem essa situação Talvez ele vai ficar de Wesley aqui também faz
todos eles se tanto o texto de Daniel Capítulo 10 é normal Capítulo 10 tem que desenhar o capítulo desta vez com isso a referência Miguel ali muitas vezes eles entendem que ele leva depois há outro assunto ganhou 10 ainda mais ok mas vamos entrar na questão da Ressurreição Cássio o quê Qual é a questão existem ao todo 10 referências 10 casos de ressurreição na Bíblia com exceção da Ressurreição futura escatológica de Apocalipse nós temos 10 casos nós temos três casos no antigo testamento depois posso citá-los se for você achar conveniente e temos sete casos no
Novo Testamento nós não temos nenhum único caso ou uma possível referência a um hipotético caso de ressurreição de Moisés nós não temos então a minha preocupação é que esse tipo de comentário que o professor fez Embora tenha citado o pessoas muito gabaritadas cômoda do craque Oscar cuma ele é baseado no silêncio é aquela coisa nós temos 10 casos de ressurreição né e a Moisés é uma das personagens mais importantes das escrituras se a ressurreição dele fosse uma coisa tão óbvia tão Clara porque nenhum autor bíblico A citou nós não temos nenhum autor bíblico que cita
que faz nenhum tipo de menção então envolve uma elucubração uma inferência uma e todos uma dedução Então essa é a preocupação né como é que o senhor vê isso pastor eu vejo passou com muito respeito ao meu canal se ver os amigos desde agora pela educação que ele tem sabe discutir ideias e essa é Considere o seguinte eu não consigo ver por exemplo a o evento da transfiguração apenas como uma visão simbólica ou espírito lá aparecendo rodar dois motivos primeiro e se todos o espírito de Moisés ficou outros teólogos creem nós estaremos ter que aceitar
que aqui teve uma sessão espírita E aí Nós entramos um problema Seríssimo porque o Cristo que inspirou Deuteronômio dessa 14 abomino espiritismo e já pensou Cristo tendo uma reunião espírita com nós aí Pedro está vendo aquilo ele por gente apertar assim mas como eu aprendi natural que eu não posso conversar com espíritos é a mesma coisa que Cristo fazer assim ó Filho faça o que eu digo e não faça o que eu faço eu ficar Bíblia de Estudo defesa da fé que obviamente os autores são imortalistas e isso concordam de que aqui não se pode
argumentar que não fosse Moisés porque senão nós vamos dar margem para o espiritismo um segundo ponto para a Reverendo e querido pastor o termo ali em Mateus 17 9 quando fala divisão de alguns autores dizem por exemplo que é uma visão simbólica a a romara né De acordo com o Dr Tasker Professor emérito de zero no Testamento e diz que a tradução visão ela tá errada Um esse autor é melhor remédio e o seguinte a prova o são a visão tô rama não é muito feliz pois pode dar a impressão de que a experiência da
transfiguração foi de natureza de um sonho o que vistes é melhor tradução bom então é nós não podemos imaginar uma visão simbólica mas podemos imaginar que Cristo ao ter um diálogo com o Sesi Elias foi um diálogo real e torror ama não é uma tradução feliz acordo conhecer o dito e da coisa interessante também lógico Norman champlin a immortales também queria que foi o espírito de Moisés que apareceu ali mas ele tem uma observação interessante no seu comentário lá a maior parte dos intérpretes compreende corretamente que eles Moisés eles realmente aparecer e não há razão
alguma para que se Negue a possibilidade do aparição a palavra visão não equivale a fantasia Ah e não implica em que tal acontecimento não tenha incluído a presença autêntica de Moisés que eles então lendo o texto de forma simples como por exemplo Lucas 9:30 tem expressão assim ó como ele estavam com ele dois homens ou dois varões aqui não dá uma ideia de simbolismo né É no verso 32 a viram a glória dele e aqueles dois homens que estavam com ele tá então se nós lemos o relato bíblico de forma simples e entendermos que o
termo tô roran mas não é uma visão simbólica mas algo que realmente aconteceu de acordo com esse Doutor e mestre em exegese um testamento nós vamos chegar à conclusão que a transfiguração é uma prova Clara da Ressurreição de Moisés até porque o seguinte juda inox Ele só pode para o céu com corpo dele 5/24 Elias de acordo com segundo o rei dos dois só pode pá o corpo por quê que Moisés seria uma exceção não tem lógica isso não há salvação fora do corpo de acordo com o teólogo Oscar cullmann vamos lá Bom primeiramente nós
temos que ver o seguinte a palavra Roraima o substantivo ou não aparece 12 vezes no Novo Testamento e em Nenhuma destas ocorrências a única que aparece em Mateus Capítulo 7 Versículo 9 portanto é um rapaz legumeno e Mateus é uma palavra única em Mateus ela parece as outras 11 vezes em Atos uma vez rodam aparece em Mateus e 11 vezes em anos e nenhuma dessas ocorrências se você comparar o texto nós podemos entender apesar da compreensão de tasca e de outros autores que Roma seja algo diferente de uma visão de uma visão Sobrenatural não algo
real o que eu quero dizer com real é óbvio que Pedro discípulos o que eles viam era real Mas isso não significa necessariamente que me O Elias quando aparecem ali estavam ali realmente como nós podemos ver isso ela tem aqui as 12 ocorrências de rodas não mas tem uma citação que faz a eu queria que ela é bastante importante no texto grego que aí eu vejo que essa situação do técnica por exemplo eu eu vejo com todo respeito do mundo aí eu sei que é um estudioso também né mas eu vejo que ela está equivocada
porque nós temos que comparar uma palavra para fazermos uma boa exegese nós temos que ver todas as ocorrências de uma palavra no corpo escriturístico como mencionei aqui o Novo Testamento menciona 12 vezes Roraima e todas as ocorrências a se você ler como uma visão Sobrenatural Roma se encaixa perfeitamente nas duas ocorrências mas como eu não terei tempo de ler todas elas tenho todas elas aqui disponíveis eu quero citar uma que ajuda na verdade a desmentiu no céu sentido estou dizendo que o o Reverendo está mentindo é isso mas que ajuda a contradizer o pensamento Atos
Capítulo 12 Versículo 9 pode o que diz o texto II Pedro saindo o seguia seria ao ancho e não sabia que era real aqui a palavra aparece a palavra grega A Letícia é real a verdadeira um Genuíno a letras é a raiz verdade é isso é Mas aí seria aleteia aqui sim aqui quer dizer algo verdadeiro real Genuíno o que estava sendo feito pelo anjo mas cuidava que via alguma visão forma para o autor para Lucas ao todo mesmo evangélica lícito agora rola é uma visão Sobrenatural como ele mencionou simbólica enquanto que a licença é
contrastado isso significa que rola mas não pode ser visto do jeito que a o pastor mencionou que o professor Leandro mencionou senão eu teria que explicar como entender Atos 12 não houve repetindo e Pedro saindo o seguia seguir o Anjo e não sabia que era real a letra s real verdadeiro Genuíno o que era real o que estava sendo feito pelo anjo mas cuidava que via uma hora uma visão tão ele contrasta a hora na com a letra mas deixa eu fazer uma pergunta para vocês dois Qual a dificuldade que entender a o evento da
transfiguração como uma visão é o pegar o caso de Atos sei Pedro achou que ele tava sonhando que tava saindo da cadeia é isso que eu entendo que tá escrito lá ele achou que ele sonhou que ele achou que tava sonhando tava saindo da cadeia né E daí ele percebeu que não era sonho que ele tava saindo da cadeia de verdade o fato de a de um anjo envolvido não tem na minha maneira de ver é o ela cuidava que era uma visão ainda venceu o anjo não estava lá hoje tava lá e ele saiu
da cadeia o máximo Moisés Elisa mas você não sonhar o seu argumento você justamente deu razão que eu estou falando Pedro viu que era real ele diz é até se não eu pensei que era agora vamos não é roda nela e pesca a palavra que aparece em Mateus 17 9 anos essa é a versão é rola é é justamente região você nem a transfiguração no foi real pastor eu entendo não a transfiguração foi a transfiguração de Jesus não foi a transfiguração de Moisés e Elias eles aparecem ali uma visão a visão diz respeito a Moisés
e Elias de Jesus ela está ali junto ali conversa com aquilo mas com elemento que adiciona aquilo o que com aquela visão com aquela visão a voz mas eles não estavam lá não eles não estavam ali literalmente porque agora uma implica em uma visão que aponta para um elemento Sobrenatural Então o senhor vai ter que explicar o seguinte o eles não estavam lá por que Moisés era morto então era só o e ele tava lá mas Elias não nem um espírito Elias não morreu é feito e como é que tem um Vivo e o morto
junto no mesmo lugar por isso que é uma visão você não entende ainda não é veja bem o que o Reverendo está colocando aqui o pastor Leandro está dizendo Ele tá dizendo ali que ocorreu algo real tá algo real isso para mim não foi algo real no sentido de claro que a visão Foi algo que ocorreu mas não eram as pessoas de Moisés e Elias que estavam ali eles estavam ali por meio de uma visão e para provar que é uma visão eu disse que oram aparece 12 vezes no Novo Testamento se Lemos cada um
dos Versículos tenho todos eles disponíveis a todos eles aí todos unanimemente eles apontam para uma visão Sobrenatural ao contrário do que técnica disse pesca eu não sei o contexto no comentário Parece mesmo ele deve ter o professor lembro de ter citado aquele livro de teste aqui é o capa azul da Editora Vida Nova e vai criar ponte dele posso passar ali perto do A Pesca é ele é o único comentário que fez a portuguesa ele agora a questão é se a gente pegar o dicionário de grego né Cada cultura realmente é isso mesmo então eu
por isso que eu já sei então o trabalho eu detesto a Gente Tá acertando ali isoladamente Se você pegar o léxico grego-português baseado em domínios semânticos de organizou eu de nada você verificar que a referência feita a rola aponta para uma visão Sobrenatural não para algo real e Estou provando indo isto contrastando em Atos 12 o próprio Pedro que aparece na visão de Mateus 17 de história eu pensava que isso era forma uma visão e não sabia que era a ler teste verdadeiro ele contrasta as duas terminologias grega eu como leigo entendo o seguinte seja
a visão ou não seja a visão o que aconteceu no Monte da transfiguração Foi algo real Elias e Moisés estavam na forma que eu entender dica para o seu entendimento eu vou e o que é o que a minha maneira simples de enxergar a transfiguração foi o seguinte Deus abriu o céu onde é que está o Moisés ele se eles estão no mundo espiritual mundo Celestial melhor falando né no mundo Celestial porque Jesus fez ele se transfigurou para poder entrar em contato com o mundo Celestial e quem conversou com Moisés eles não foram peso Tiago
jogar a hora que Pedro abre a boca não acabou tudo quem conversou com seres celestes ou que estavam no céu foi Jesus e Jesus podia porque Jesus é um ser certo Reverendo o verso 31 de Marcos e Nove nos mostra que é é impossível a visão não ter-te da presença dos dois mesmo que a visão né seja algo sobrenatural Olha o que que acontece no verso 31 os quais apareceram com Glória e falavam da sua morte a qual havia de cumprir-se em Jerusalém Jesus não estava tendo um diálogo com duas coisas simbólicas e lá tendo
um diálogo com alguém que estava ali E concordo em parte com a análise linguística do pastor Mas temos que analisar uma coisa mesmo que o termo tem um significado restrito em contextos diferentes ele pode querer ficar outra coisa então se nós analisarmos Mateus é 79 com esse texto paralelo que menciona um diálogo real de Cristo Ele tá conversando com eles sobre o que acontecer a morte dele na cruz Eu imagino eles ali incentivando confortando para dar prosseguimento então eu não consigo ver base contextual para dizer que foi uma visão simbólica Cristo liberal e conversamos com
dois seres totalmente Jesus abriu o senhor me mostrou lá ó tem dois dois irmãos aí que vamos bater tanto aqui Pedro que construir tenda para eles aí tem um detalhe interessante nessa construir a Arena 10 vai me permita que os dois eu não fica à vontade Então falou aí tem um detalhe Pedro que a construir mas o que diz Marcos 96 no texto paralelo deste que o professor não está aceitando não sabia o que dizer porque estavam assombrados Pedro não tem a menor noção do que ele estava falando então então a questão assim não é
tão fácil então a minha preocupação é tanto uma questão linguística reitero forma nas duas ocorrências se visto como uma visão as embora com Sobrenatural ele se encaixa nas 12 qualquer hora também aumentar adicional e em breve Pedro ele do pastor ele não sabia o que dizia não porque ele não sabia que ele estava vendo lá que era em segunda Pedro um 16 ele fala que ele foi testemunha ocular de um negócio aqui eu não sabia o que dizia pelo seguinte que que eu faço eu tô vendo três indivíduos vou construir ter ter pretendo as coisas
ficarem aqui então nesse simples não sabia Agora ele sabia quem estava ali tanto que tal registro bíblico aqui eu não sei o nome é assim como eu ou como as pessoas lá acho que todo mundo disse não sei mas enfim como as pessoas entrevistadas pelo Zeca no reduto dos crentes explicaram a passagem de Judas 9 por quê que o Arcanjo Miguel e lutou pelo cadáver de Moisés essa passagem está na Bíblia lá e no livro de Judas E é porque ele queria ele queria o corpo de Moisés para ele né pelo menos na vida relata
que que Moisés foi uma pessoa muito importante né tanto que ele foi um dos primeiros os únicos que chegou a ver Deus então a o Arcanjo Uriel lutou porque Satanás queria mesmo Satanás ele tinha cedida da alma dele né da vida dele então e tanto que a Bíblia não relata O que aconteceu com ele naquele morreu mas que fala que ele foi com Deus né Então realmente eu não assisti né o programa mas eu já vi essa parte na Bíblia que o Satanás ele lutou muito mesmo porque ele tinha muita Fúria né Ele queria mesma
a vida dele para ele Deus guardou ele até o final né ali naquele momento Deus estava preservando né com o corpo daquele daquele homem tão e o que dizer assim daquele homem que foi preparado por Deus usado por Deus e Deus estava preservando aquele corpo para que eu creio sim para que não viesse até uma exposição maior sobre a respeito de Moisés só na verdade eu acredito que já seria uma astúcia do próprio Satanás e que ele provar uma idolatria ele que seja imagina se ele tivesse achado o corpo de Moisés que já existe tanta
idolatria e como seria o grande Moisés hoje a idolatria tinha tomado conta até mesmo no meio Cristão né novo a Deus que Deus ou contou esse corpo de Moisés Eu achei até que seria bom a gente já interessante queimei minha língua a gente vai para o intervalo da volta vamos discutir o que que essa passagem nos edifica e nos instrui e nos torna melhores vamos lá ó e quando pensamos em volta com o programa A gente vai deixar o Vejam Só que coisa para o final se tiver tempo que não é de guarda para você
para outra semana aí tá bom porque o tema tá muito quente eu quero reservar o tempo aqui para o pastor Leandro Quadros ministra a Igreja Adventista do Sétimo Dia e o pastor Carlos Augusto vailatti me dizer Igreja Evangélica Jaboque poder explicar para nós o texto começando aí apertar ontem mais o pastor vai lá vamos lá o ciúmes eu numa coisa que me surpreendeu sim é Calvino e Wesley defendeu a ideia da Ressurreição de Moisés não não não ressurreição não ele eu acabei citando em outro contexto a Calvino Emef Henrique e John Wesley eles admitem a
possibilidade de Miguel no texto de Daniel Capítulo 10 Versículo 13 21 e Daniel Capítulo 12 versículo um ser uma referência a Cristo Eu só disse isso porque eu sei que essa é uma crença com a pausa e e foi isso não Ele trabalha então é isso que eu tô achando até estranho viu que ele não você só até agora mas eu tenho certeza que se eu perguntar e já é perfeito perfeito mas não é esse o termo Não não eu sei mas eu estou mas está dentro do versículo tá bom na visão de mentir para
Oi foi Jesus Quem brigou com o dia exato também é isso que eu quero colocar e pelo jeito só acredito em boa companhia Olha lá ouvindo Wesley mas não de novo respeitando todos esses autores e tudo é o que eu falei aí na época até havia Wesley vai dizer um dos seus comentários de Daniel 10 Versículos 13 e 21 e tudo que muitos acreditavam isso não é ficar ouvindo também vai dizer de louvor não é essa questão mas isso é importante posso forçar porque simples aqui o verbo essas carnes violão a sua favor não se
ofertou não existe um até por razões históricas uma certa advent e eles são idólatras e ali eu aqui como que ela Uai não sei que não é verdade talvez não é cedo perceba que desde o início não só por causa do tema assim com o debate com os Adventistas independentemente de tudo eu sou cristão aí eu tenho que tratar todos com respeito independentemente dos posicionamentos nós discordamos mas eu tenho todo respeito do mundo até para um partilhar a eternidade é agora você é o pessoal então é diferente viu então assim eu não sou daquela fazer
ficar achando o outro direto da uma forma a essa informação é boa a importante agora só me permita agora dizer de lobo Apesar em que Pese aí que eu quero chegar tá bem que Pese Com todo o respeito e deferência possíveis advent a igreja adventista a pessoa do Professor Leandro Quadros a estudiosos Adventistas hinos adventistas a Calvino América o erro de Wesley independentemente das dos conflitos interpretativos Dele deles em que Pese isso a e eu quero colocar aqui biblicamente eu quero tentar chamar para isso porque isso tem a ver com o nosso tema de Judas
novas a a questão é a palavra Micaele em hebraico ela aparece 15 vezes ao todo na Bíblia de novo percebem que não aumente ou não participa dos debates sempre que possível busco chamar para Bíblia né não queriam mas eu não tenho feito Adventistas Não faço nem nada disso mas eu busco fazer assim então a questão é a seguinte das 15 ocorrências de Micael na Bíblia 13 das quais motivos testament duas no Novo Testamento uma delas juntas 19 a outra Apocalipse 12 7 não há nenhum texto que claramente vincula ao relacione Miguel a pessoa de Jesus
daí eu quero chegar um debate sobre isso não quero ter mais tempo entendeu um pastor pode sair disso amor eu só entrei Nisso porque está no contexto de Judas no Leandro e esse tipo de coisa é uma observação passar não para sair lógico foi para esclarecer uma coisa que achei bonita que o pastor falou ele não nos tornou hereges por isso porque é a nossa crença de que Cristo é Miguel é a mesma de Meryl Henry nós não usamos por exemplo como Testemunha de Jeová eles em que Miguel é preciso fazer aquela criado Mas a
nossa crença não é assim nós queremos que Miguel é um título honorífico de Cristo que ele assume quando está em disputa Direta com Satanás porque Isaías 1412 14 O Diabo Disse assim ó eu subirei as alturas e serei semelhante ao altíssimo nós queremos que o nome Miguel quem é como Deus é Um Desafio de Cristo a Satanás o seguinte ó eu só posso ser como dessa da nossa compreensão não era ética ao Adventista faz de Cristo uma criatura não as Testemunhas de Jeová assim agora nossa compreensão do Inmetro Henry e eu agradeço ao tu fala
palavra extraordinário só palavra muito boa porque no a discussão entre Miguel é Cristo ou não o contexto Adventista que ser acabou de explicar é uma discussão de nome de nome de pessoa pronto o formato achar renome acabou formatura parada é isso aí diferente da seita do sistema Jeová onde o Cristo é criado é cultura logia e acabou só me permita eu não estou em que parando nesse aspecto os Adventistas nós temos o maior interesse em ver disso toda esse mandou criar com esse faz isso não mas eu sei mas eu vou aparecer um risco estou
tratando eu sei os Adventistas vem Jesus é Deus não é criatura isso é muito caro a única coisa que eu estou eu só entrei neste assunto porque eu entendo que ele está dentro de Judá sozinha é só porque eu falei e nesse sentido que eu disse que apesar dessas questões todas guardadas as devidas ressalvas ainda se eu não entendo o que Miguel seja um título honorífico de Cristo Miguel não tem nada a ver com cristo nesse sentido respeitando entendendo o posicionamento distinto que fique muito claro vamos voltar para passagem de Judá só que eu quero
saber agora do pastor e Leandro Quadros como como ele entende a o benefício nessa passagem para nossa vida como crentes e servos muito boa pergunta para sua eu entendo que essa passagem pode nos ampliar a compreensão do conflito cósmico e nos mostraram os seguintes a coisas ferisse mais por trás o conflito cósmico e que se Jesus pode levar Moisés para o céu com antecedência porque o seu poderes sacrifício tem poder para isso imagine com a dívida paga na cruz do Calvário e você poderemos estar lá sem dúvida não tem diabo e questione o fato de
nós três aqui sermos grandes pecadores se Cristo levou Moisés para o céu com o cheque pré-datado e pagou na cruz a minha e a sua dívida está fraca o pastor lembre-se de boa parte da sua audiência é imortal lista como você não e o imortalizou aquele que crer na imortalidade da Alma todo mundo creia que Moisés foi para o céu não em corpo um porque não tem para o senhor é tão importante que Moisés tenha ido em corpo por ser muito boa essa pergunta preferendo pelo seguinte quando estudamos primeira Coríntios 15 4451 o apóstolo Paulo
não admite uma Redenção fora do corpo ele apresenta o corpo espiritual esse corpo carnal sido transformado pelo corpo espiritual então eu gosto muito de uma situação também que ela ficar como que ele fala assim ó ao contrário da filosofia grega a filosofia e grega ensina que o corpo é a prisão da alma a Bíblia em primeira Coríntios 6 19 ensina que o corpo é o templo do Espírito Santo tão pastor Reverendo a compreensão grega e Judaica cristã da natureza humana é não tem nada a ver uma coisa com a outra né e como a redenção
na Bíblia apresentada como sendo do couro por seja Deus não quer levar um espírito desencarnado para se ele quer você ele quer a mim ele quer preservar nossa identidade Então nós não conseguimos imaginar uma Redenção sem o corpo por isso mesmo que uma das outras mais centrais da fé cristã e dos linda vez conversar aí surreição dos mortos e Nós cremos não pode ter uma Van Premier só em espírito nossa boa só pergunta né nossa queremos Reverendo que a doutrina da Ressurreição o melhor a doutrina da imortalidade natural da Alma ela diminui a importância de
alguns ensinamentos bíblicos por exemplo é o cuidado com o corpo cuidado com o corpo que a gente tem um detalhe também é grego né de que é o espírito é mais elevado que o corpo o outro detalhe interessante em primeira peça licença aos 43 ao 18 quando o Paulo diz no verso 18 confortai-vos com essas palavras ele diz assim ou se conforte é quase doutrina da Ressurreição ele não nos dá a possibilidade o comportarmos com a existência do lugar intermediário que na mente de Paula não entra essa hipótese mesmo que eu sei que ele o
dito usam Filipenses 1 23 segundo a Coríntios 58 mas vai explicação contextual para esses três para provarmos que o pensamento de Paulo era o pensamento judaico-cristão seja a natureza humana é política mas Lucas 16 Oi ser uma pedra no sapato ou essa parábola do rico e Lázaro é uma coisa interessante para jantar na ligar viu Dá um debate muito a ouvir com prazer a chupar o pau tá marcado a marcado beleza oh vamo lá pastor e para o senhor qual é o grande ensinamento Qual é a grande lição espiritual que a gente tira Desse texto
por que que ele tá na Bíblia é ver contextualmente eu entendo o seguinte que o Arcanjo Miguel ele é empregado em Judas 9 horas como exemplo de submissão e obediência ao Senhor isso nós vemos que isso ocorre em contraste com os anjos em o guardaram o seu principal e a sua habitação em Judas 16 e em contraste também com os homens hereges isso insubmissos que rejeitam a dominação de Judas 18 então a ideia de Judas é aprendam com o Arcanjo Miguel que mesmo sendo um Arcanjo do alto Escalão dos Anjos quando ele disputou com o
diabo a seca do corpo de Moisés ele não usou pronunciar um juízo um veredito de blasfêmia ele não não acabou querendo a condenado como se ele fosse um braço fêmur mais ele disse olha essa parte não me compete eu não tenho autoridade para tal que o Senhor te repreenda o que o senhor tipo una ou que o senhor de castigo de acordo com as várias compreensões do termo grego do verbo grego e pit mal então a ideia aprendemos a sermos submissos e obedientes às autoridades constituídas assim como o Arcanjo Miguel foi que mesmo diante do
diabo ele não repreendeu em ser né ele não o acusou e não condenou pelo seu pecado de blasfêmia mas ele de O que é o único e verdadeiro juiz para que este Viesse a condenado neste sentido eu gosto seu comentário porque eu vejo ali Miguel aqui na minha compreensão um sub Cristo né só que algum Deus de classe ele não entrou naquela baixaria de Satanás não é sim uma lição passando muito importante foi apresentou para nós que o cristão não tem que entrar em baixaria Master classes agora uma vez eu apresentei esse texto para Doutora
Neuza Itioka quando eu fui aluno dela né no curso de batalha espiritual Ok muitos anos atrás e ela disse que Miguel não pode ela crer que me dar um anjo Ok então ela disse que Miguel não podia mesmo repreender o diabo mas nós podemos que Jesus nos deu essa autoridade Então mas a questão do contexto é se você me permite a questão é a seguinte que eu entendo até bom eu tirei aqui na página Mas a questão é o seguinte quando ele não usou pronunciar um juízo Djalma só o juízo infamatório E aí a expressão
grega né crise em blasfêmia quer dizer um juízo de blasfêmia uma das compreensões é que a Miguel ele não quis acusar ou condenar a o diabo pela blasfêmia É nesse sentido ele não ele não tinha poder ele não tinha atributos ele não tinha condição de dar um veredito nosso mercado de Brasília exato ele fala que o Senhor te repreenda o pula porque assim o termo você morrer galinha Fit Ball ele pode ser visto como algumas tradições katalana italiana algumas inglesas como o senhor Tipo na então trazendo eu não tenho a capacidade eu não tenho condições
e não é da minha alçada antes você muda o verbo repreender para punir é diferente então exale assim se eu leio lá o senhor te repreenda eu não posso que aprender o diabo mas Deus Jesus mandou a gente aprender a pensar eu mando o aprendizado exato Então aí é que está mas a ideia que eu tenho desse texto é diferente não é de repreender nos sentindo dia a Jesus faz a ideia que o senhor Tipo na pelo pecado de blasfêmia embora tudo pegar eles versão grega lá em cima não concordo plenamente plenamente É esse esse
é o sentido ali é uma das lições espirituais mais importantes da nossa trouxe lá vendo que o texto que é obscuro né a gente começou falando que ele era obscuro ele tem uma alma uma força e aí eles se perdem essas bobagem aí de levar o como é que é que vocês falaram aí a eles estavam brigando por causa de um enterro né diabo não queria mesmo que eu sei que o Moisés vai te ajudar a maior parte entende que é a ideia do enterro e da idolatria né não sei que você me explica né
Qual é o cara morreu e Que diferença faz se ele vai ter o enterro digno ou não então aí é que está segundo a tradição de novo não é um assunto que está claro na Bíblia primeira tradução tá assim como enfermeira de novo relembrar e respeitosamente a ressurreição também e não aparece Claro a meu ver claro né o pastor e liberar ela como cara a partir de uma 17 não tem naquele tempo inteiro perdendo então a questão é a seguinte segundo a tradição a Miguel ele luta com o diabo porque o diabo ao saber que
o Moisés ele havia assassinado o egípcio em ex do Capítulo dois Versículos 11 e 12 ele entende que ele não tinha o teria direito a um enterro Digno porque segundo parte da tradição Judaica Miguel Gabriel e os para os anjos em uma paráfrase do seu do Jonathan que traz uma leitura de Deuteronômio Capítulo 34 que fala sobre a morte de Moisés eles vêm ali para dar um enterro suntuoso magnífico para Moisés e o diabo sabe disso é chamado na tradição Ju o maior ou o semi asa de acordo com o contexto e ele vai dizer
para lá Miguel Moisés ele não tem direito esse enterro Digno porque ele foi um assassino ele foi um homicídio ele matou o egípcio e escondeu-o são como você faz para pessoa senhora tem um enterro Digno não vai ser diferente em um texto bíblico que mostra que essa tradução tradição Judaica está equivocada Deuteronômio 34 5 e 6 assim ó assim morreu ali Moisés servo do Senhor na terra de Moabe confio na palavra do senhor e o sepultou não vale na terra de Moabe e eu já sepultou ele o diabo não tem que discutir se vai sepultar
dignamente ou não o senhor já fez o que tinha que ser feito então eu não consigo ver uma lógica nessa tradição Judaica obviamente essa tela só ocorre Antes desse dessa descrição sepultamento e a Claro é assim a gente tem que entender o seguinte a assim como é uma questão de tradução por isso que eu deixei com ela Bíblia não se pronunciar claramente o porquê da desse da disputa deixa isso bem claro então se é por causa e a Bíblia não disse isso claramente se é por causa da Vila que ele não disse a ressurreição também
muito menos é o que eu falei poxa ela tem 10 ressurreições na Bíblia porque não menciona a ressurreição de Moisés um personagem tão importante então a Bíblia não é claro em nenhuma das compreensões tem tanta questão de enterro dele então então a daí a importância da sacralidade do corpo outras sagrado foi criado por Javé Hum Olha só me pelo menos uma questão até hoje até hoje os judeus no dia sete de a dar no mesmo calendário judaico que correspondem a partes do nosso mês de março e Abril eles comemoram a morte de Moisés não comemora
a ressurreição eles comemoram até hoje a morte passou João Batista Gonçalves Neto ele mora no Rio Grande do Norte Natal muitas podem ser as razões e muitas serão ditas o pecado de Moisés e assassinatos feliz Arrocha de meriba Mas eu particularmente creio que era para não criar idolatria Romaria de judeus e outros povos ao túmulo de Moisés o povo é especialista e o diabo induz a Escrava mãe Oi Nádia Libertador Parabéns pelo seu mais maravilhosa e debatedores competentes junto apresentador porquinho-da-índia o pastor Os debatedores Sem dura o apresentador de brilhante não tem nada só claro
que eu penso no churrasco tem Sandro de São Paulo é o diabo querendo saber em que lugar e a velha Deus escondeu o corpo de Moisés para coisa boa não seria Satanás apesar de ser um espírito não é onisciente e nem o de presente e mesmo se fosse onipresente Não adiantaria muito pois quem sepultou o melhor escondeu o corpo de Moisés foi o próprio Deus no Vale da terra de Moabe defronte de bete-peor até hoje está lá só os ossos e ninguém nunca soube lugares usado seu procurou de Deus escondeu Deuteronômio e segundo a Pedro
e tal Josué Tadeu de Araújo de Maceió a regra básica de interpretação bíblica que a mesma por si só se interpreta agora quantas e meteorológicas é outra coisa melhor dizendo nem sempre as opiniões os teólogos estão em harmonia com a fonte primária do Cristão Isto é a Bíblia Sagrada sobre os dois professores de escol que hoje se encontra o debatendo certamente não haverá consenso o que sabemos a Rigor é que Moisés foi sepultado pelo grande de Deus do nosso ponto de vista talvez é nessa situação algum equívoco no momento da tradução assim pensamos pois apenas
o dono da vida é que sabia onde sepultou o seu século o texto da do sepultamento de Moisés Deixa claro que ninguém sabe onde é deixa deixa aqui em Deuteronômio 34 Reverendo diz assim ó versos 6 e o sepultou não vale na terra de Moabe em frente de bete-peor e ninguém soube até hoje o lugar da sua Sepultura eu li um comentário que o comentarista diz o seguinte olha sim o fato de Deus esconder esse e mostra que Deus tinha algo a mais especial para ele né e E aí eu faço minhas palavras de Matheus
Henrique novamente né ele tem aqui uma estação que ele fala assim ó que ele Miguel não ficaria disputando com o diabo nem entraria em debate particular a respeito dos métodos dessa causa especial Veja por ele era uma causa especial né continuando ele sabia que Moisés era seu conservo um dos favoritos de Deus e ele não permitiria passivamente que fosse insultado olha consultar um corpo morto não tem como na opinião de Mateus 1 em 1 dia O Diabo Está insultando também Moisés que eu tava bem vivinho da silva né e ele continua é não pelo príncipe
dos demônios Moisés era uma dignidade o magistrado alguém amado e preferido pelo grande Deus é o Arcanjo achava insuportável que alguém assim que fosse tratado dessa forma então Não tem lógica né tratar mal um corpo morto e Miguel ficar tão chateado com isso então eu concordo com essas comentar o kit que realmente é envolveu ressurreição Se fosse por exemplo espírito de Moisés com uma leva outros eruditos não ou não o meu querido pastor aí perdemos uma sessão espírita e Mateus 17 aí teremos um problema muito sério daremos argumento para os espíritos muito bem a gente
tem o quadro Vejam Só que coisa que não tem nada a ver com o tema mas antes eu queria saber se os irmãos que a gente pode suspender o quatro se os irmãos querem acrescentar mais alguma coisa sobre o tema de hoje bom então é com relação aquilo que nós falamos até agora eu acho que é importante nossa hein vamos nessa questão quando o professor Leandro comentou essa questão da briga de Miguel e tudo Claro a Bíblia não dá nenhum tipo de contexto porque o Miguel está brigando com o diabo está lutando está argumentando e
contra argumentando com Então eu acho que é muito importante nós colocamos o seguinte é em situações Onde a Bíblia se cala devemos também nos calar o que nós estamos tratando aqui nesta noite tanto a possibilidade da briga por causa do enterro a briga por causa da questão idolátrica ou a questão da Ressurreição são hipóteses nenhuma delas é claramente fundamentada nas escrituras nenhuma delas eu sei que o o professor Leandro vai defender caro com unhas e dentes e com veemência essa concepção Mas o que eu falei para mim ela não está Clara e para a maioria
esmagadora dos estudiosos do antigo e novo testamento Então essa é uma situação de existem muitas elucubrações muitas inferência É mas não existe nada claro não existe nada claro que diga que a Miguel é Jesus e muito menos que Moisés tenha ressuscitado isso não há nenhum tipo de fundamento mínimo escriturístico essa eu acho que eu dado importante eu já vejo Reverendo o seguinte é lógico tem coisas que a gente aplica o princípio para um bom entendedor meia palavra basta eu percebo na Bíblia que assim apesar de não ser aberto a Moisés ressuscitou a presença dele no
Monte da transfiguração não sendo aquilo uma visão simbólica simplesmente existindo uma briga de fato Moisés de acordo com Lucas lado e conversando com Cristo sobre sua morte ressurreição e considerando também que não existe vida fora do corpo para o pensamento Hebreu eu vejo Claras evidências da Ressurreição de Moisés eu não consigo algum respeito muito o Pine lá para o pastor não é mas eu creio que se nós entendermos que o monstro a transfiguração a gente apresentou o Moisés Elias nós vamos ter uma mensagem de Deus o seguinte filhos vocês estão vendo eles aqui Esse é
o que vai acontecer com os justos vivos quando Cristo voltar cês tão vendo Moisés aqui meus filhos pois eu vou ressuscitar aqueles que morreram Crendo em mim eu acho que o grande conflito cósmico o plano da Redenção adquirir uma beleza maior quando nós nos aprofundamos um pouquinho mais filosoficamente esse tipo de análise mas aí a gente faz barrar um problema complicado teologicamente pastor a Bíblia diz que Jesus é o primogênito dos mortos na as Primícias da Ressurreição essa expressão é feita você né experiência pessoas aquele dão Então a gente vai fazer vai ter que fazer
um tema Moisés vezes citou não vai ser legal essa na briga tem um comentário em Teresina linda Muito obrigado pastor Leandro obrigado meu querido obrigado por ter vou te guarde pastor vai lá tema ligar mas ver Obrigado Quem é que ganhou o brinde da grade José Eurípedes de Uberlândia nas Minas Gerais lembrando a você que o nosso o contato dos convidados está à sua disposição no site Vejam Só. Com.br naba convida tá bem e a gente se vê no próximo Vejam Só obrigado a E aí E aí
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