Perseverantes na Oração - Dom José Falcão (25/10/2024)

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[Música] da carta do apóstolo Paulo aos romanos capítulo 12 Versículo 12 Romanos 121 é o tema deste acampamento sede alegres na esperança pacientes na tribulação e perseverantes na oração Ficou convencionado que o professor Felipe Aquino vai falar da primeira parte desse Versículo o freij Jilson vai falar da segunda parte e eu vou falar da terceira parte a minha parte perseverantes na oração primeiro a etimologia da palavra perseverar perseverante é um adjetivo que qualifica a pessoa que persevera primeiro vamos ao verbo perseverar do latim perseverare vem de per prefixo que significa ação sever vem de severos
com o s no final que significa rígido duro é a ação que leva uma pessoa a ser e agir de forma dura de forma enérgica mas por favor não no sentido pejorativo duro com as pessoas rígido com as pessoas mas consigo mesmo portanto a ideia de perseverar significa o propósito firme decidido enérgico incisivo em buscar algo permanecer em algo realizando algo ou em vista de realizar algo portanto é uma ação continuada firme decidida quanto a alguma coisa no nosso caso perseverantes na oração a ideia evoca um propósito de rezar sempre essa ideia Jesus colocou numa
de suas parábolas e logo quem foi apresentada como modelo de perseverança uma viúva a parábola da viúva inoportuna a parábola da viúva chata a parábola da viúva implicante que pede a um juiz insensível que não temia a Deus e não parou de pedir não parou de suplicar Até Que obtivesse a graça e nós vamos tratar dessa parábola mais na frente por antes da parábola nós temos um fato nós temos um acontecimento real do qual Jesus foi o principal protagonista e esse acontecimento se realizou fora de Israel com uma mulher anônima mulher mulher anônima Siro Fenícia
Siro vem de Síria Fenícia era um povo os fenícios eram um povo que habitava antes de Cristo mais ou menos na aquela região que hoje é chamada de Líbano tiro sidônia Beirute Sarita todos conhecem o episódio da viúva de Sarita Jesus sai de Israel e vai a essa região e lá uma mulher insistente implicante diríamos em linguagem brasileira mala pesada sem alça que não deixa Jesus em paz coloquemos entre aspas e aquilo agrada muito a nosso Senhor então minha primeira palestra vai centrar as atenções sobre esse texto e mais paraa frente vamos falar da parábola
da viúva chata também eis a chateação que o senhor quer que manifestemos diante dele ou seja Deus quer que sejamos santamente inoportunos piamente ousados devotamente atrevidos docemente insistentes inocentemente obstinados portanto Deus quer ser importunado deseja ser incomodado e espera ser provocado Pelas nossas preces e mais se não for assim nós já comprometemos a nossa oração de Súplica e de intercessão Súplica quando pedimos por nós e para nós de intercessão quando pedimos pelos outros e em favor dos outros se a oração não tiver essa característica ela corre o sério risco de estar comprometida logo no começo
e portanto Muito provavelmente ela não vai conseguir aquilo que ela deseja com a palavra o apóstolo Mateus no capítulo 15 do seu evangelho Versículos de 21 a 28 Mateus 15 de 21 a 28 Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de tiro e sidônia e Eis que uma Cananeia originária daquela terra gritava senhor filho de Davi tem piedade de mim minha vilha minha filha está cruelmente atormentada por um demônio Jesus não lhe respondeu palavra alguma seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência despedia ela nos persegue com seus gritos Jesus respondeu-lhes não
fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele dizendo Senhor ajuda-me Jesus respondeu-lhe não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos certamente senhor replicou-lhe ela mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos disse-lhe então Jesus ó mulher grande é tua fé seja-me hora sua filha ficou curada amados nesse Episódio nós temos grande parte do ensinamento acerca da perseverança na oração como critério para nós conseguirmos tudo aquilo de que necessitamos para nós e para os outros eu escrevi um livro que
se chama a oração infalível que centra suas atenções em cima de uma única frase de Jesus no Evangelho segundo João Capítulo 14 Versículos de 13 a 14 Jesus diz tudo o que pedirdes ao pai em meu nome vulo farei para que o pai seja glorificado no filho qualquer coisa que me pedires em meu nome vulo farei é promessa do Senhor qualquer coisa que nos dispusermos a pedir ao pai em nome de Jesus Jesus fará é uma promessa do Senhor não é uma elucubração da igreja muito menos do Bispo aqui no episódio da cofen nós temos
a obtenção da Graça dessa mãe que vai ao encontro de Jesus e faz uma Súplica de intercessão o pedido dela não é para ela mas para a filha dela o que caracteriza a oração dessa mulher são duas qualidades a primeira a insistência a segunda é precisamente O que Jesus diz para ela grande é a tua fé então Aqui nós temos duas coisas uma fé grande e uma insistência ousada as duas coisas precisam caminhar juntas eu vou centrar as minhas atenções na perseverança mas agora vem uma pergunta por que eu tenho que pedir sempre se Deus
já sabe daquilo de que eu necessito sim o próprio Jesus diz em Mateus Capítulo 6 Versículo 8 o vosso pai sabe o que vos é necessário antes que vós LH peçais Mateus Capítulo 6 Versículo 8 eu vou repetir o vosso pai sabe o que vos é necessário antes que vós L peçais Ora se ele já SA aquilo de que eu preciso se ele já sabe porque é Deus aquilo que eu vou dizer se ele já sabe aquilo que eu vou formular para que pedir não é uma pergunta boa Ah é Então temos um abaca para
descascar Jesus pede que sejamos perantes na oração por meio do apóstolo Paulo Romanos 121 mas Mateus 6 Versículo 8 o vosso pai já sabe o que vos é necessário surge então a pergunta se ele é onisciente se ele desde toda a eternidade já sabia aquilo que eu venho pedindo o que eu estou a pedir e o que eu irei pedir Então para que pedir responda a esse abacaxxi porque o Senhor veio aqui a canção nova foi para isso Dom José e trate de tirar essa dúvida da gente ah Vou tirar vou tirar depois temos um
outro abacaxxi para descascar Jesus ao ressuscitar o filho da viúva de Naim que ia sendo levado o seu corpo na cidadezinha Naim Ele entrou na cidade mandou que o cortejo fúnebre parasse disse para a viúva que só tinha um filho não chore a viúva não pediu nada Jesus Tocou no corpo do do rapaz que morrera o rapaz se levantou e Jesus foi embora Jesus ressuscitou o corpo do filho da viúva de Naim sem que ela pedisse sem que ninguém pedisse Jesus livremente realizou o milagre sem que ninguém intercedesse então se Jesus é capaz de realizar
um milagre sem que ninguém peça Por que eu tenho que pedir se ele é poderoso para me dar sem que eu peça e de fato Jesus diz no capítulo 6 do Evangelho Segundo Mateus ele faz chover Deus faz chover sobre os maus e os bons os maus recebem Graças recebem o ar que respiram recebem de Deus a saúde não pedem a Deus não temem a Deus E mesmo assim Deus lhes concede tantos bens para que pedir se eles que não pedem também recebem segundo o abacaxi para ser descascado mas tem mais abacaxi por aí o
segundo livro das crônicas Capítulo 20 Versículo 6 diz tendes em vossa mão a força e o poder e ninguém vos pode resistir Ora se isso é verdade e é porque está na Bíblia se o poder e a vontade de Deus são irresistíveis Isto é se a vontade de Deus vai se cumprir Então para que pedir-lhe algo se tudo vai ser feito como ele quer se a vontade de Deus vai se cumprir para que pedir aquilo que Inexoravelmente vai se coadunar com a vontade dele que vai se cumprir quer queiramos ou não quer peçamos ou não
outro abacaxi que precisa ser descascado e bote abacaxi mas não falta abacaxi aqui para descascar mas tem mais três abacaxis a escritura diz em provérbios 28 Versículo 9 o que desvia o ouvido para não ouvir a lei até mesmo sua prce se torna abominável ora o texto está dizendo que todos nós somos pecadores e a oração do pecador é abominável aos olhos de Deus se todos somos pecadores então não adianta rezar a Deus pois a nossa oração seria abominável será que é assim Deus todo-poderoso só ouve a oração de quem não está no pecado Por
que provérbios 28 Versículo 9 diz o que desvia o ouvido para não ouvir a lei até mesmo sua prece se torna abominável Ó Senhor Tu conheces os meus pecados o texto não deixa dúvidas a oração do que se desvia da lei é abominável como eu sou pecador será então que vale a pena rezar depois quinto abacaxi Jesus orou na cruz Mateus 27:46 meu Deus meu Deus por que me abandonaste ora dizem alguns refletindo sobre essa frase de Jesus no auge do sofrimento Jesus implorou ao pai que o abandonou portanto dizem eles é inútil rezar a
Deus no sofrimento porque nós seremos abandonados por ele justamente Como Jesus foi abandonado e isso precisa ser bem esclarecido e sexto abacaxi Costuma se dizer é inútil rezar pois eu já rezei muito e nunca fui atendido por Deus pelo menos naquele assunto naquele aspecto naquela situação naquele problema perseverantes na oração Mas temos que resolver esses seis problemas e estamos aqui para tentar digamos assim atender as expectativas de vocês se não conseguirmos nessa palestra ainda temos a de amanhã peço a vocês que acompanhem a Cadência dessa palestra a segunda vai ser a continuação dessa primeira Vamos
então resolver o primeiro problema Mateus Capítulo 6 Versículo 8 abra a sua Bíblia de novo Mateus Capítulo 6 Versículo 8 Mateus Capítulo 6 Versículo 8 com a Bíblia Ave Maria que é que eu estou aqui com ela eu quero que vocês todos comigo digam não os imiteis porque vosso pai sabe o que vos é necessário antes que vós L peçais é Jesus que está falando ok bem agora no capítulo 18 do Evangelho Segundo Lucas versículo primeiro abrindo a parábola da viúva inoportuna São Lucas diz fazendo as vezes de Jesus é necessário orar sempre sem jamais
deixar de fazê-lo Lucas Capítulo 18 Versículo primeo mas ainda em Mateus 68 vosso pai sabe o que vos é necessário antes que vós L pessis se ele já sabe de antemão o que é necessário para mim antes que eu peça para que pedir a resposta vai ser dada com cinco Santos cinco doutores da igreja entre bispos e padres aliás dois padres e três bispos todos Santos todos doutores da igreja portanto pesos pesados primeira resposta é dada por São João Crisóstomo na homilia 19 sobre o Evangelho Segundo Mateus parágrafo qu diz São João abre aspas se
ele sabe do que precisamos por ele pedi pedis não para instruí-lo mas para tocá-lo para que possais adquirir com ele uma familiaridade Divina através do Comércio contínuo que tendes com ele em vossas orações que vos humilhe diante dele e que vos lembreis constantemente dos vossos pecados vejam que sabedoria não pedimos a Deus o altíssimo ô por favor eu quero dizer uma coisa ao senhor que o senhor não sabe eu vou dar ciência ao senhor o senhor Anda muito ocupado eu quero dizer ao senhor que está faltando isso na minha vida tá faltando isso para tal
pessoa por quem eu estou pedindo é porque o Senhor não sabe isso é blasfêmia não Nós não pedimos a Deus para dar ciência a ele para instruí-lo para que ele saiba ele já sabe Ora se ele já sabe eu peço não para instruí-lo mas para tocá ou seja Senhor eu sei que tu sabes mas eu estou te pedindo para com o toque da confiança e do abandono jogar-me em ti lançar-me nos vossos braços nas vossas mãos colocar-me dentro do vosso coração do vosso regaço para que eu filho vosso me torne um filho mais confiante mais
abandonado mais entregue mais unido a vóz e mais para que a minha confiança cresça pois não há outra forma de a confiança crescer senão pedindo senão insistindo não insisto não peço para que saiis de nada mas ao mesmo tempo para me curar da desconfiança da indiferença para que o meu coração se lembre de que eu não passo de um esmolé Apocalipse 3 Versículo 1 tu dizes sou rico e faço bons negócios e de nada Necessito e não sabes que és infeliz miserável pobre cego e nu portanto ao pedir insistentemente eu revelo minha felicidade consiste em
buscarv em suplicar a vós como um esmolé mesmo sabendo que vós já sabeis daquilo de que necessito sou uma miséria que bate à vossa porta que humilha diante de vós mesmo sabendo que já sabeis desde o AB eterno sou pobre e venho suplicar a vossa riqueza segunda aos Coríntios Capítulo 8 Versículo 9 sendo rico fez-se pobre por amor de vós para vos enriquecer com a sua pobreza é nessa hora Senhor que sendo pobre sou enriquecido com a inabalável confiança de um mendigo que não desanima que bate a porta que insiste e não entrega os pontos
até ser atendido segundo Padre da igreja Doutor da Igreja São Jerônimo no comentário ao Evangelho Segundo Mateus livro primeiro Capítulo 6 Versículo 8 aspas com a oração nós não pretendemos informar mas desejamos pedir com efeito é diferente informar a quem ignora de pedir a quem sabe o primeiro expõe o segundo rende homenagem ali expomos fielmente aqui imploramos a misericórdia a oração não tem um fim pedagógico catequético ilustrativo ou altíssimo Olha o senhor vai me escutar agora porque meu problema é assim olha tem acontecido isso isso isso isso Senhor eu vou te dizer com menú para
que tu saibas o complexo que é a minha vida e a necessidade que tenho Deixa eu explicar aqui não é essa finalidade de você pedir por favor tire isso da cabeça Deus já sabe nada de pensar que a oração insistente é uma exposição de um professor que repete explicando e depois ainda diz para os alunos Deus não precisa disso ele é Deus é simplesmente para render homenagem aquele que é bom e que já sabe de tudo desde toda a eternidade Ele quer o toque ele quer que o nosso coração implore A misericórdia não para nos
humilhar para que molé o coração Confie na misericórdia que vai ser manifestada da forma que Deus determinar terceiro Padre da igreja Santo Agostinho na epístola na carta 130 conhecida como carta a proba proba era uma matrona muito amiga de Santo Agostinho no seu Capítulo 8 parágrafo 17 aspas o intuito de nosso Senhor e Deus não é ser informado sobre nossa vontade que ele não ignora mas despertar Pelas nossas orações o desejo isso nos tornará capazes de receber o que se prepara para nos dar o que é imensamente grande nós porém somos pequenos e estreitos demais
para recebê-lo enquanto não pedimos e não pedimos muito o nosso coração está fechado portanto não predisposto a receber o milagre que é grande a insistência a perseverança o não deixar Deus em paz entre aspas é uma forma de alargar o coração e dizer confio mais espero mais aguardo e não vou me decepcionar Romanos Capítulo 5 Versículo 5 a esperança não decepciona pois o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado portanto a medida da expectativa da confi da certeza de que nos vai ser dado ela vai aumentando quanto
mais nós insistimos diante de Deus me dê isso eu te peço isso volto a te pedir e não desimi porque sei que alcançarei a história de Santa Mônica É paradigmática nesse sentido a mãe de Santo Agostinho Parece que foi pelo menos um quarto de século 5 anos que aquela ousada e atrevida mulher suplicou e acabou recebendo a graça da conversão do seu filho esse que acabou de escrever é preciso que Transit temos da pequenez e da estreiteza de um coração que confia Sem dúvida alguma o simples fato de pedir já denota confiança mas é preciso
que o tamanho do nosso coração se alargue e isso só é possível com a insistência Eis Porque eis por não convém a não ser excepcionalmente e Deus é poderoso para dar na hora aqueles que ele considera que é necessário não pelos méritos de quem pede mas pelo imenso Beneplácito de Deus que a graça que o milagre seja concedido imediatamente ou amanhã ou depois de uma novena ou depois de poucos dias ordinariamente por favor somos pequenos e estreitos para receber o milagre tão grande tem também uma outra dimensão psicológica que nos ajuda a compreender por quê
quando pedimos é preciso retomar reiterar voltar a carga voltar a pedir e a mesma coisa e sempre a oração é uma batalha é uma luta é um esforço todos vocês sabem perfeitamente Qual o valor dos móveis da casa de vocês do patrimônio de vocês que vocês conseguirão com tanto suor todos vocês sa sabem o valor daquela casa daquele apartamento daquele terreno que vocês conseguiram com tanto sacrifício eu me refiro aqueles que conseguiram com o seu suor olhando para cada coisa do patrimônio de vocês isso me custou muito eu lutei muito para conseguir isso eu sei
o valor disso isso para mim é precioso na oração é a mesma coisa quem conseguiu uma graça depois de muito pedir tem muito mais condições de valorizar aquilo que Deus só determinou conceder depois de muito tempo para que você Valorize para que você Considere isso foi conseguido com foi obtido com muito joelho dobrado com muitas mãos levantadas com muitos terços debulhados com muito suor com muitas madrugadas de bênçãos com muito vou com muita Eucaristia com muita adoração ao Santíssimo Sacramento a graça me foi dada eu sei o valor porque eu lutei entre aspas porque eu
aspas briguei com Deus não o deixei em paz até que ele me atendeu a pergunta é convém que determinados Milagres grandes a não ser por favor excepcionalmente excepcionalmente por favor Deus pode conceder aqui e agora o in imaginá o sobrenatural o inexplicável mas estamos tratando de perseverança na oração convém que Deus dê determinadas coisas para quem não passou pelo Cadinho da provação da insistência de uma confiança que espera que renova que volta à carga que pede insistentemente eu sei que ele já sabe eu sei de que ele necessita de mim mas o meu coração precisa
de cura quanto à desconfiança quanto à hesitação e eu estou preparando o meu coração alargando pela confiança inabalável para algo grande que vai chegar São Gregório Magno o quarto Padre da igreja papa e Doutor no livro dos diálogos livro primeiro Capítulo 8 pedindo os homens mereçam receber aquilo que Deus onipotente determinou conceder-lhes desde toda a eternidade explicando antes que peçamos Deus já sabe daquilo que vamos pedir Amém certas Graças porém que Deus desde toda a eternidade concedeu conceder-nos concedeu dar-nos ele determinou e isso só ele sabe essa graça eu vou dar para você mas só
se você pedir atenção tem milagres que Deus concede sem que peçamos tem outros que desde toda a eternidade Ele já sabe que vai dar mas em previsão dos nossos méritos em previsão dos nossos pedidos em previsão da nossa assistência e esse é o caso da cofen do evangelho que nós acabamos de ouvir ou seja pedindo eu vou merecer diante de Deus aquilo que Deus desde toda a eternidade dignou-se conceder-me em previsão dos meus méritos e nisso reside a beleza desse mistério inefável para concluir Santo Tomás de Aquino na Suma Teológica secunda secunda questão 83 artigo
resposta à primeira objeção aspas não é necessário apresentar as preces a Deus para torná-lo ciente dos nossos desejos ou indigas Mas para que nós mesmos consideremos que nesses casos se Dev recorrer auxílio Divino como não sabemos se aquela graça que pedimos para nós ou para os outros Deus se dignou conceder sem que ninguém pedisse na dúvida eu vou pedir na dúvida eu vou intervir na dúvida eu vou me intrometer na dúvida eu vou bisbilhotar o insondável projeto de Deus que concede para os homens Milagres sem a petição de ninguém e também com a petição das
pessoas como não sabemos Qual é o limite entre essas duas categorias de Milagres por favor supliquemos peçamos repito não para dar ciência a Deus mas para tocá-lo com nossa confiança mas para interferir por assim dizer os planos de Deus não mudam mas Deus desde toda a eternidade determinou conceder determinadas coisas aos homens graças à intercessão deles graças à influência deles graças à petição deles Eles não têm mais vinho disse a Santíssima virgem aquele que desde toda a eternidade determinou vou no começo de minha vida pública transformar água em vinho mas desde toda a eternidade antes
vou escolher uma mãe vou me encarnar no ventre dela vou ser alimentado por ela educado por ela e vou começar a minha vida pública e não vou realizar o milagre sem a intervenção dela amém agora segunda objeção eu tenho 10 minutos para terminar a pregação o caso da viúva de Naim o filho da viúva está morto a viúva está transportando com a multidão o corpo do seu filho seu único filho para o cemitério Jesus entra na cidade ela não pede Ninguém pede nada Jesus Jesus só pede para ela não chore toca o corpo do rapaz
o rapaz vive ela não agradece Jesus vai embora Ora se Jesus faz isso porque fica comovido Lucas 7 Versículo 13 para que então pedir algo a Jesus se ele pode nos dar sem que lhe peçamos e muitas pessoas recebem de Deus tantos Milagres tantas bênçãos sem nunca ter dobrado os joelhos pensemos na vida nos ateus que esados e lev a vida financeira e social considerável se eles recebem tanto por eu tenho que pedir Santo Tomás de Aquino Suma Teológica questão 83 artigo Deus concede por liberdade mesmo que não pedidas mas quando nos concede o que
L pedimos ele o faz para nossa utilidade ou seja para que consigamos a confiança para recorrer a Deus e tenhamos o reconhecimento de que ele é o autor dos nossos bens Quando o senhor determina nos conceder coisas só depois que muito pedimos é para que Ele nos dê algo que está além da Graça que vai ser concedida do milagre que vai ser dado confiança confiança é o primeiro milagre que Deus dá aquele que pede muito pois quem pede muito confia quem confia já recebeu um milagre prévio a o outro que ainda vai ser concedido e
mais para que nós reconheçamos que ele é o autor dos nossos bens Isto é dai graças ao Senhor porque ele é bom porque eterna é a sua misericórdia a casa de Israel agora o diga eterna é a sua misericórdia nós vos louvamos nós vos bendizemos nós vos adoramos nós vos glorificamos agora vem o final nós vos Damos graças por vossa imensa Glória nós vos agradecemos sede agradecidos diz o apóstolo Paulo acerca dessa virtude que é fundamental para o nosso coração agradecer a Deus então vejam uma graça o senhor quer nos conceder antes de o milagre
ser dado que você tenha confiança é o milagre prévio é o presente antecipado e isso só é dado a quem pede sempre antes do Milagre depois vem o milagre e o pós milagre é a gratidão pronto aqui está a refutação a essas duas colocações em boa fé em boa fé que as pessoas fazem a respeito dos Milagres que são concedidos a quem nunca pediu os favores que Deus concede a quem nunca dobrou os seus joelhos no chão e também o conhecimento prévio que Deus tem de tudo aquilo que vai ser dado não pedimos a Deus
para dar ciência a ele mas para essas realidades tão belamente abordadas por esses cinco padres por esses doutores da igreja na próxima palestra nós vamos refutar aqueles outros argumentos que para nós são sérios e o primeiro deles é este tendes em vossa mão a força e o poder e ninguém vos pode o plano de Deus está traçado as coisas que vão acontecer e aconteceram e acontecem na história tudo Deus já conhece antecipadamente mas há um elemento que Deus considera fundamental para que as coisas aconteçam ou deixem de acontecer a nossa oração pode mudar o curso
da história e não mudar os planos de Deus uma tremenda os planos de Deus ninguém muda mas a história nós mudamos ocorre que os planos de Deus que são imutáveis levam em conta a nossa intervenção a nossa decisão o nosso arbítrio o nosso joelho dobrado as nossas mãos levantadas por isso Romanos Capítulo 12 Versículo 12 na oração e é com isso que eu termino a minha palestra o tema Desse nosso encontro todos juntos Romanos 121 alegres na esperança isso quem vai falar é professor Felipe Aquino pacientes na tribulação oilson e eu perseverantes na oração ou
seja na oração aqueles que incomodam Deus tudo entre aspas por favor eis a beleza eis a força de uma intervenção contínua ardorosa que não desanima jamais perseverante louvado seja nosso senhor Jesus [Aplausos] Cristo i
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