O que é Educação do Campo?

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Questão Agrária
Nesse vídeo iremos falar sobre o conceito de Educação do Campo. BIBLIOGRAFIA: ARROYO, M.G.; CALDART...
Video Transcript:
o olá pessoal meu nome é caetano e essa nosso canal sobre questão agrária na aula de hoje a gente vai falar sobre o que é educação do campo bom isso é um assunto muito amplo e nessa aula a gente vai unicamente tentar é conceituar esse termo é para que a partir disso a gente possa desenvolver é alguns debates de maneira mais aprofundada e para começo de conversa vamos lá para o quadro vamos embora aqui no quadro a gente vai ver as diferenças entre a educação do campo e educação rural é muito importante a gente compreender
essa diferença porque o conceito de educação do campo ele vai se desenvolver em oposição ao conceito de educação rural é bem primeiro lugar essa diferenciação entre educação do campo educação rural ela é uma diferenciação que só existe no brasil praticamente não é porque nos outros países é se trata é rural é do queixo ou seja a educação rural e não existe uma outra palavra não é para traduzir o que seria essa educação do campo em detrimento da educação rural mas essa diferença ela não diz respeito unicamente a uma questão semântica porque vai ser no brasil
e na américa latina onde vai se desenvolver as maiores desigualdades fundiárias para na história do grupo então falar de territórios rurais no brasil é muito diferente de falar de territórios rurais por exemplo nos estados unidos na europa no continente africano e no continente asiático então nós no brasil possuímos já é um território rural muito mais em qual do que qualquer outro país no planeta com exceção do paraguai único país que chega perto da gente em termos de desigualdade fundiária aí chama-se o paraguai então é muito importante não é que nessa sociedade desigual é possamos diferenciar
qual é a educação que tem o objetivo de colonizar os trabalhadores rurais os camponeses e os demais povos do campo e qual é o tipo de educação é que tem o objetivo de libertar esses povos e a primeira diferenciação que a gente vai ter relação à educação rural e educação do campo é justamente essa ou seja a educação rural ela nasce a partir de uma visão paternalista de educação o que é que isso quer dizer quer dizer que nasci naquela lógica não é de que o senhor de terras o coronel vai lá e multa aquela
es e é no meio rural para que ensinar aqueles filhos não era da dos moradores os camponeses trabalhadores rurais na sua fazenda dentro daquela visão lúdica que se teve durante muito tempo aí dessa educação rural lá é de um lugar onde uma professora é que passa e não sabe ler e escrever vai ensinar as crianças a também quase não saber ler e escrever então o paternalismo ele tem haver muito mais do que essa coisa da caridade né o paternalismo ele faz parte aí é de um sistema de pensamento é que tem a ver com a
dominação do coronelismo é o que quer dizer isso quer dizer que o coronelismo como a gente já falou em vídeos anteriores por isso que é muito importante a gente tá sempre é tentando ver os contextos históricos da educação do campo mas o coronelismo ele o tema é político em que nível de disputa local tudo poder é ele está sentado nessa figura do coronel é que ele vai disputar com outras famílias e latifundiários a outras famílias de coronéis é mais a sua relação com os trabalhadores com os moradores com os camponeses ela é uma relação de
dominação total e absoluta só que o coronel ao mesmo tempo ele não podia é simplesmente expulsar todo mundo da sua terra porque ele necessitava de mão de obra junto da sua terra ea partir disso que vai se inventar para um sistema de dominação é que vai ser colocado coronel como um cara bom duso é como o painho o pai daqueles camponeses o pai daqueles moradores é esse sistema de subserviência né que vai agradar aquele trabalhador rural que é mais fiel ao coronel é o aquele camponês o que é o aquele músico quer marcelo aquele coronel
esse sistema ele faz parte aí do próprio coronelismo e durante muito tempo ele também que vocês parque é do sistema formal de ensino nos territórios do campo a então essa é a educação rural ela se estabelece é dentro dessa relação paternalista que também se relaciona com o papel da igreja nesses territórios é porque durante muito tempo a igreja católica ela teve a uma aliança tácita em nível local com esse poder dos coronéis então essas experiências educacionais é montada é sem muito aval do estado sem muita política pública que permeou os primeiras escolas do campo é
no período republicano ela estava recheada é dessa ideia do paternalismo já educação do campo para outro lado ela tem uma outra perspectiva que a perspectiva de luta dos movimentos sociais é que a perspectiva a luta das comunidades rurais dos territórios rurais dos pequenos agricultores dos ribeirinhos dos indígenas e dos quilombolas é então é uma outra perspectiva quando aquele território aqueles trabalhadores organizados vão exigir do estado um direito que é o direito de ter uma educação de qualidade então a educação do campo ela nasce nessa perspectiva que é uma perspectiva transformadora e libertadora ao contrário da
educação rural que tem essa perspectiva colonizadora o outro aspecto que vai ser estabelecido pela educação rural é principalmente no período militar que de certa forma vai até superar essa visão paternalista de educação do campo é o viés produto e vista da educação rural na ditadura militar como a gente já falou no vídeo que a gente falou sobre agronegócio aí tá duro militar vai fazer um monte de política pública com o objetivo é desenvolver o agronegócio é no meio rural brasileiro ea educação rural ela entra nessa perspectiva ou seja na perspectiva de fazer é com que
esse território produza mais e utilize lá os tratores utilize os agrotóxicos vire que todos os trabalhadores e os camponeses vir empreendedores rurais e tudo isso e qual é o problema dessa perspectiva o problema dessa perspectiva é que a gente não pode resumir os territórios do campo unicamente sobre o viagem da produção então a educação do campo ela traz todas as dimensões do território para além da produção então ela traz a cultura ela traz a religiosidade ela traz as línguas né no caso aí da educação indígena dos povos indígenas que ainda preservam a sua língua nativa
então a educação do campo e atrás admissão a ele que aquele território ele não pode ser visto somente sobre aspectos da produção até mesmo porque naquele território é habitado por pessoas que vivem que sonham é e que é tem outros aspectos da sua vida para além da produção tá e além disso quando a gente foca unicamente na produção a gente tem também uma outra disputa entre a educação rural e educação do campo já que a educação rural a ideia de produção para a educação rural é a produção para o agronegócio e a ideia de produção
para a educação do campo é a produção para a agroecologia para a agricultura tradicional agricultura indígena agricultura quilombola para as atividades extrativistas os povos a natureza para os pescadores deixando claro portanto que a educação do campo ela não exclui a produção aí a educacional já que a produção e o trabalho são fatores essenciais na educação do campo entretanto é uma produção sob uma outra perspectiva bom gente além de se constituir como um concerto em oposição à educação rural é importante que a gente tem em mente algumas observações é quando a gente se trata de educação
do campo em primeiro lugar esse termo educação do campo ele nasce a partir do setor de educação do movimento dos trabalhadores rurais sem terra é quando em1997 é realizado o 1º encontro nacional de educadores nas áreas de reforma agrária a gente vai ter um vídeo é para falar sobre a história da educação do campo mas é importante a gente ter essa referência a justamente para associar esse movimento da educação do campo é com o movimento de luta apesar da gente existir é nas nossas universidades o curso de pedagogia muitas disciplinas sobre a educação do campo
apesar de existir muita produção acadêmica de educação do campo é sempre importante ressaltar é que essa terminologia educação do campo ela não vai dar academia para os movimentos sociais mas faz justamente o movimento oposto ou seja são os movimentos sociais principalmente os movimentos camponeses movimento indígena para educação indígena o movimento quilombola para educação quilombola recriou esse tal terminologia ea gente na universidade se apropria dela é para fazer e desenvolver as nossas disciplinas e os nossos trabalhos acadêmicos o segundo ponto que eu quero ressaltar aqui é que a educação do campo ela é um dos principais
pilares de luta de todos os povos do campo os povos os camponeses e dos indígenas os quilombolas ribeirinhos os pescadores por quê porque tem a educação do campo de qualidade tem uma escola do campo de qualidade torna-se impossível a vida no campo é não dá para imaginar uma vida é o campo sem a escola peças futuras gerações é de camponeses eram indígenas é no caso da educação indígena e quilombola no caso da educação quilombola é nessa cultura geração de pescadores de ribeirinhos se elas não tem uma escola de qualidade a tendência é justamente elas abandonarem
o território então nossa pesquisa que eu fiz para minha tese de doutorado é a gente viu um ponto ali que me chamou muita atenção é que para muitas famílias é você tem uma escola do campo de qualidade ela é um pastor é mais importante para que essas famílias continue no campo do que até mesmo a produção então às vezes a pessoa não tá família não tá produz é bem aí não tá vendo aquele dinheiro mas tá vendo seus filhos estudar numa escola então isso é essencial é para que aquelas pessoas continuem no campo é e
e portanto a educação do campo ela é essencial para a perpetuação da vida no campo e é por isso é que o 2º encontro nacional de educadores e educadoras é das áreas de reforma agrária que foi realizado no ano de dois mil e quinze tem como principal lema o não fechamento das escolas do campo porque várias escolas do campo por um fechadas nos últimos anos é dentro daquela perspectiva de nucleação ou dentro daquela perspectiva neoliberal de importar investimento onde o povo mais precisa que a educação e aí gente para concluir fica aqui a reflexão de
como a gente pode trabalhar a educação do campo em tempos de pandemia de couve 19 então isso é uma coisa que a gente realmente precisa ter e aí é porque a as aulas à distância muitas vezes elas não são acessíveis aí nesses territórios do campo o acesso à internet com muitas vezes é difícil né então a gente tem que tentar desenvolver outras maneiras para que consiga ao mesmo tempo cumprir as regras de isolamento e também é conseguir fornecer a educação à essa população desses territórios entretanto por outro lado o corpo enquanto território educativo ele pode
ser um território com muito mais oportunidade de aprendizagem do que a cidade aí então é algumas atividades pedagógicas a distância é que possam ser feitas na própria território aí é como presente uma horta agroecológica um aprendizado na que as crianças possam aprender com a sua família com seu território com a sua comunidade é então nesse sentido a educação do campo ela tem a mensagem em relação à educação da cidade é por ele tem um território muito mais educativo do que os territórios urbanos pó mas isso já é um assunto para que a gente passa um
outro vídeo tá bem e eu encerro por aqui espero que vocês tenham gostado desse vídeo tá e deixa aí seu escrito que as suas dúvidas nos comentários e se puder também dá uma curtida no vídeo e se inscreve no canal um grande abraço e até a próxima quarta-feira
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