[Música] [Aplausos] [Música] fala pessoal tudo bem com vocês eu sou o Francisco Porfírio professor de Filosofia e hoje nós vamos falar sobre a filosofia analítica que é uma vertente da Filosofia Contemporânea que vai contrapor principalmente as teses metafísicas do conhecimento filosófico para os analíticos em geral A análise lógica da linguagem deve ser o principal ponto de partida da filosofia Para se entender os problemas filosóficos e os problemas relativos à mente mas antes de passar paraa nossa aula vou pedir para vocês deixar aquela curtida aqui no nosso vídeo se inscrever no nosso canal e também ativar
o Sininho para receber [Música] [Aplausos] notificações galera filosofia analítica surgiu no século XIX portanto é uma concepção filosófica que a gente considera já contemporânea né Se for pegar a história da filosofia metade do século XIX mais ou menos em diante já é filosofia contemporânea ela surge primeiramente na Áustria e tem ali uma primeira repercussão na Alemanha mais tarde ela é difundida ali entre os ingleses e posteriormente já no século XX nos Estados Unidos o principal ponto de partida dos filósofos analíticos era pensar que a filosofia deve se pautar pelo estudo e pela análise lógica da
linguagem então a linguagem ela causaria ali todas as confusões que suscitavam os problemas filosóficos se você conseguisse entender plenamente a linguagem uma linguagem logicamente perfeita E logicamente analisada você conseguiria então na tese analítica resolver os problemas de filosofia com isso eles estão fazendo uma espécie de oposição à tradição metafísica e aos problemas metafísicos que que eles querem eh trazer com isso eles o se a gente for pegar o ponto de partida de wigen Stein de frig os primeiros analíticos e Bertram Russell também eles estão concebendo aqui que todos os problemas que a a metafísica desde
lá de antiguidade tentava analisar e tentava resolver na verdade eram problemas de má compreensão da linguagem o primeiro filósofo de fato analítico foi golob freig freig ele também ficou conhecido por ter ter criado uma lógica que permitiu mais tarde o desenvolvimento da informática da programação informática o freig ele está falando sobre a questão do sentido e da referência dentro da análise lógica da linguagem ele está se opondo com isso a lógica clássica a lógica aristotélica que estava baseado no sujeito e no predicado se a gente for pensar no silogismos por exemplo né e no quadrado
aristotélico a gente pensa no numa lógica que é formadas por frases simples né onde há um sujeito e um predicado que atribui uma característica a esse sujeito tá então é uma lógica também que formula apenas baseada primeiramente no princípio da identidade né quando eu falo eh João é um homem tá ou pegando o exemplo clássico do silogismo Sócrates é mortal aliás vou deixar para vocês aqui a dica de outra videoaula nossa né sobre lógica sobre lógica aristotélica temos vídeoaulas também sobre silogismos para freig a lógica não se resume ao entendimento do sujeito do predicado no
enunciado ela deve estar baseada no argumento e na função desempenhada pelo argumento e também no sentido e na referência tá quando a gente tá falando de de sujeito e predicado segundo freig Você pode ter várias um nome por exemplo que que conota várias vários objetos do mundo ou uma palavra que né dá interpretação a várias situações então é preciso buscar aí dentro de o sistema lógico Qual que é o sentido que está querendo se referir tá essa é a noção de sentido e referência aqui e de argumento e de função se a gente fala por
exemplo a Vênus tá o planeta Vênus ele aparece para a terra para para os terráqueos né refletindo a luz solar em determinados períodos e e por muito tempo pensou-se que era uma estrela tanto é que ficou conhecido como Estrela da Manhã e estrela da noite tá porque em desses dois períodos distintos manhã e noite né No início da manhã e no finalzinho da tarde início da noite Vênus aparecia em posições diferentes Então por muito tempo a humanidade acreditou que Vênus fossem duas estrelas diferentes tá no final das contas Descobriram que era apenas um planeta que
por conta da posição da órbita e do reflexo solar ele refletia a luz em Pontos diferentes durante o o anoitecer né o anoitecer O Amanhecer o que que aconteceu freig Ele pega esse esse sentido para falar por exemplo se a gente for analisar dentro da teoria frigana eh Vênus ele é aqui um objeto que é retratado ou seja ele é um referencial ele é a referência para os sentidos tanto de estrela da manhã quanto de estrela da noite tá então a gente tá fazendo esse essa análise olhando para aquilo que quer ser dito aquilo que
que o que quem enuncia a frase quer dizer qual que é o referencial que ele está adotando para aquilo se a gente for partir da do pressuposto de que existem várias palavras sinonímias né sinônimos no mundo você tem sinônimos você tem nomes próprios por exemplo a gente vai entrar no exemplo do nome nome próprio para bertron Rossa você tem nomes próprios que nomeiam pessoas diferentes então Eh é preciso adotar esse ponto de partida do referencial a quem se está a quem aquele enunciado se dirige outro filósofo importante dessa tradição analítica foi o inglês bertron Russell
Russell ele está partindo também do pressuposto de que os problemas filosóficos são problemas de má compreensão da linguagem Russell também era matemático e eles está opondo-se a uma tese canana de que o conhecimento matemático ele não é um conhecimento analítico né ele não se daria a priori porque o entendimento matemático ele passa primeiramente no no ser humano por um entendimento por uma que o Kant chamou de intuição né que eram aquele conhecimento obtido pelos sentidos então para para Kant o conhecimento matemático ele era na no vocabulário cantano se sintético tá ele partia de uma síntese
de entendimentos e não analítico para Russell o conhecimento conhecimento matemático é analítico ele é um tipo de conhecimento chamado a priori porque o sujeito ele entende né a priori aquilo que está sendo colocado aquilo que está sendo posto contrapondo essa tese canana Russell vai desenvolver a sua filosofia da linguagem sua filosofia analítica e uma teoria lógica né totalmente voltada para essa compreensão a priori Dos sentidos da linguagem para Russell o sentido da Verdade ele é estabelecido a partir da verificação dos termos que são estão sendo colocados na linguagem então se você tem um enunciado você
vai verificar a verdade pelos termos e pela análise lógica daquilo A partir dessa primeira parte de análise lógica é possível verificar aí sim deve se recorrer ao mundo verificar se aquilo faz sentido no mundo né então é uma é é um duplo processo primeiro de verificação e entendimento lógico depois de verificação né se se caso seja necessário né se existe aquele aquele enunciado no mundo para Russell os as definições vagas elas devem ser substituídas por termos mais precisos então se você tem uma definição que é vaga que é ambígua né que logicamente vai te acarretar
algum problema de entendimento você deve estabelecer ali os termos mais precisos possíveis para entender aquele enunciado é a partir daí que se desenvolve uma linguagem lógica a tentativa de uma linguagem lógica que foge do que eles chamariam de linguagem ordinária que é a nossa linguagem comum se a gente for parar para pensar a linguagem lógica ela tem a sua importância em certos aspectos mas a linguagem ordinária né Isso é algo que alguns analíticos reconhecem outros não a linguagem ordinária ela vai ter uma necessidade se você fala por exemplo em arte em poesia né uma poesia
ela não seria possível se a linguagem fosse apenas estritamente lógica n a composição artística letras musicais enfim se a língua agem fosse apenas lógica apenas conotação né denotação desculpa do do que tá sendo dito do que quer ser dito e não pudesse sair disso não pudesse apresentar ambiguidade né não existiria por exemplo a poesia não existiria várias formas artísticas não existiria humor né piada que muitas vezes é feita construída em cima da ambiguidade para exemplificar essa questão das definições né de das definições vagas e descrições definidas eh quando a gente fala por exemplo Rei da
França é careca uma descrição mais bem definida D desse enunciado seria há um e somente um Rei da França e ele é careca se você desconstrói a primeira parte dizendo que não há um Rei da França Então você já desconstrói todo o enunciado né o restante já não tem sentido por quê porque aquela pessoa que estava sendo referida ali não existe o problema dos nomes próprios também passa a eh também pode ser AD aqui quando a gente fala por exemplo para pegar o exemplo aqui Machado de Assis né Machado de Assis é um nome que
pode ser pode ser atribuído a qualquer pessoa né desde que chame desde que tenha esse nome próprio agora se você quer se referir a uma pessoa específica ou seja ao escritor brasileiro e realista Machado de Assis aí você fala Machado de Assis é o homem que escreveu Dom Casmurro tá então se o Machado de Assis que você procura não é aquele que escreveu Dom Casmurro ou não é um escritor realista brasileiro que atravessou do século XIX Então você já não tem aqui uma a a referência à aquela pessoa específica outro filósofo importante dessa tradição analítica
foi Ludwig wittenstein ele escreveu um livro publicado escrito durante o período da da primeira guerra em que ele passou ali por ele esteve preso durante a guerra ele esteve em Campos de Batalha ele escreveu esse livro na prisão inclusive Esse livro foi publicado ali na década de 1920 sobre o nome de tractus lógico filosóficos né que em latim significa tratado lógico filosófico este livro ele vai fazer um apanhado de sentenças curtas chamados aforismos né que é uma forma de escrita de textos curtos que se encerram que tem um sentido que se encerra dentro de si
mesmo um aforismo destacado do restante do livro ele pode ter um sentido em si mesmo ele não precisa daquele contexto neste livro ele vai expor toda a sua teoria eh Inicial né do início da sua carreira ele é chamado ali primeiramente de um positivista lógico por quê Porque ele tava entendendo que todos os problemas filosóficos e os problemas de compreensão de interpretação são na verdade problemas linguísticos e que uma linguagem logicamente compreensível logicamente analisada era a solução para tudo isso tá o vi ginin chega a propor até a formulação de uma espécie de linguagem lógica
Universal né que apesar de todos os idiomas diferentes ela conseguiria passar aí por todos e e estabelecer esses vínculos lógicos de compreensão com toda essa sua teoria analítica wigen Stein tá propondo aqui um abandono por completo da metafísica tá então eh a metafísica ela teria perdido todo o seu sentido e todo o seu valor nessa primeira fase do pensamento de wittenstein a gente chama de primeiro wigen Steiner depois mais tarde ele vai mudar de de opinião e ele vai reconhecer a importância da metafísica mas o interessante aqui é que ele radicalizou o mesmo por isso
que ele é chamado de um positivista lógico porque ele está apostando todo o progresso do conhecimento em cima da lógica né e dessa analítica do conhecimento e ele encerra o seu livro trat Actos lógico filosóficos com a frase sobre o que não se pode falar deve se calar essa frase muitas pessoas tiram ela do do contexto do pensamento vtk Einstein que significa né acham que no senso comum que significa somente sobre aquilo que não se sabe não se deve falar mas não é isso que ele está querendo dizer ele está querendo dizer que a totalidade
né E ele fala mais ou menos com essas palavras a totalidade do mundo é a totalidade da linguagem ou seja o nosso mundo ele está restrito a nossa linguagem se há uma possibilidade que não está dentro da da linguagem se não está descrita dentro da linguagem para vigar na verdade não há essa possibilidade né então o ser humano ele se reduz a isso à suas palavras todas as nossas ações todo nosso pensamento e tudo que a gente é se reduz aquilo que a gente segue estabelecer dentro da nossa linguagem witkin Stein frequentou o chamado círculo
de Viena que foi importante pra disseminação dessa filosofia analítica Ele conheceu Rudolf carnap n que foi um dos responsáveis por pegar essa Filosofia de tradição analítica ali dos alemães e austríacos né E levar para os ingleses apesar de bertron rus eu já ter esse conhecimento da filosofia analítica é carnap que vai disseminar dentro das un cidades inglesas e mais tarde isso chega também até os Estados Unidos né provocando ali uma associação entre a filosofia analítica e a filosofia anglo-saxã n de países anglófonos porque hoje tem uma tradição muito grande muito forte desses estudos analíticos dentro
da Inglaterra e dos Estados Unidos É isso aí galera espero que vocês tenham gostado da nossa videoaula curtam e compartilhem à vontade se inscrevam em nosso canal Não deixe de de seguir a gente nas redes sociais também qualquer dúvida que tiver acessem os materiais que estão na descrição desse vídeo até a [Música] próxima