Trindade (Aula 11): Padres da Igreja, Monarquianismo e Dualismo Gnóstico.

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Teologia
Prof. Dr. Pe. João Paulo de Mendonça Dantas. Faculdade Católica de Belém 2020
Video Transcript:
é em nome do pai do filho do Espírito Santo amém ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém Oh Glória ao pai ao filho e ao Espírito Santo como era no principio agora e sempre amém em nome do pai do filho do Espírito Santo amém e é um caríssimos alunos do curso de Trindade nós damos continuidade a nossas as nossas aulas estamos no período
patrístico e vamos se você tem o nosso manual é seguiram o itinerário do desenvolvimento histórico do climático da dor da reflexão sobre a Trindade É estamos na página 118 o nosso manual Então nós vamos apresentar agora é as primeiras heresias anti trinitários Tá certo eu estou as primeiras heresias antes 30 a gente pode dizer que enquanto os apologetas eles usaram né todo o seu potencial teológico para combater os adversários da Fé nós pagamos judeus o e dependerá fé diante das autoridades romanas aqueles que queriam perseguir cristãos e nós podemos dizer que os padres da igreja
os escritores eclesiásticos do período sucessivo aos apologetas Eles vão usar boa parte da sua energia teológica da sua da sua produção teológica para digamos combater outros autores o que estão se distanciando da regular poder e esses autores que se distanciam da régua lá fidem e eles muitas vezes vão percorrer o caminho da heresia se você já Dilma vão defender erros teológicos que vão perturbasse a vida eclesial EA vida teológica da igreja né e nós podemos dizer que em grandes linhas assim de modo simples é no que concerne a teologia trinitária essas heresias elas se dividem
em dois grandes grupos por um lado há uma tendência a apresentar o pai o filho e o Espírito Santo como se fossem três pessoas mas sem aquela conexão substancial sem colocá-los por assim dizer sem ter de se defender a unidade substancial das três pessoas bom então quando eu falo do pai do filho do Espírito Santo mas o esqueço da unidade das três pessoas da unidade substancial das três pessoas eu caio num possível o erro que é o triteísmo Pai Filho e Espírito Santo São Deus são Deuses hoje mas deveriam ser um só Deus mas como
eu perdi de vista a unidade substancial Então se o pai é Deus filho e deus Espírito Santo a Deus não tenho só Deus ali no fundo eu tendo até a ideia de três Deuses né o Islã inclusive ele tem essa visão do catolicismo do cristianismo eles consideram o cristianismo heresia 31 lista é porque abriu 31 na época de Maomé e Maomé acabou vamos dizer conhecendo esse cristianismo de Matriz 30 em ista o outro possível erro é ao invés de deixar de lado a unidade substancial e caindo triteísmo o outro possível erro é o contrário é
depender de tal modo a humanidade o monoteísmo um só Deus o monoteísmo do tipo hebraico é que fica complicado Depois às vezes explicar ou fica no segundo patamar de reflexão o fato de que Deus nós temos três pessoas e muitas vezes para defender esse um só Deus Há uma possibilidade é dizem que essas pessoas elas são apenas modos de [Música] manifestação e na história junto a humanidade do único e verdadeiro Deus temos um único e verdadeiro Deus esse único e verdadeiro Deus se manifesta na história em diversas modalidades por exemplo como pai ou como filho
e o Espírito Santo Isso é o que nós chamamos de modo ali mesmo Tá certo então no fundo as duas grandes tendências que a gente vai ver que vão lá vão chegar até a teologia contemporânea de erro e matéria trenitalia é o hiper valorizados três pessoas em detrimento da única substância Divina da unidade substancial e caíram triteísmo e o hiper valorizar a unidade o monoteísmo gospel monoteísmo EA unidade substancial em detrimento das três pessoas e cair no a tendência de modalismo E essas duas tendências elevam-se fazer sentir ao longo da história inclusive vão chegar a
teologia contemporânea grandes autores contemporâneos vão correr vão se inclinava na direção ou de um lado ou de outro infelizmente é bem explicado feita essa pequena introdução as a primeira heresia que a gente vai abordar assim é o que nós chamamos monarquianismo mas que estudamos cristologia já temos uma boa visão do que o monarquianismo né inclusive na na aula passada nós falamos um pouco do monarquianismo né explicamos que existe o monarquianismo funcional que é paredes e no e é considerado ainda de certa forma ortodoxo e Oi e o monarquianismo jogamos é ontológico e pode nicéia pode
325 pode Concílio de nicéia a palavra monarquianismo vai virar sinônimo de monarquianismo vamos dizer assim herético Neve heresia e o monarquianismo odontológico um vamos dizer que o grande nome é areo né que a gente vai estudar isso mais tarde então monarquianismo etimologicamente monos um Array o ar que princípio origem a gente poderia traduzir o monarquianismo com três expressões por exemplo princípio um um só princípio o princípio único a origem única mas origem também à questão desse ar que também entendido como também domínio né uma outra tradução possível seria domínio único né e no na história
do pensamento é esse esse essa expressão monarquianismo ela já aparece na filosofia grega e em pilão de Alexandria e os dois usam todo na filosofia grega perdão como um filão de Alexandria como é que o termo é usado o termo é usado monarquianismo para defender a posição primária de Deus em relação ao universo criado é um Deus é o princípio único de tudo que existe e todo o universo criado Deus é a origem única de tudo que existe o Deus é aquele que tem o domínio único hoje nós Lacourt me chama de providência né é
de tudo o que existe é de domina a existência de tudo que a gente tudo que acontece porque existe tudo o que acontece e eu vejo que na filosofia grega em phylon o filão de Alexandria é assim que eu tenho monarquia irmã é usado na teologia Cristã o termo monarquianismo não vai ser usado para falar da relação entre Deus eo universo a Deus como origem única o princípio único o domínio único sobre o universo mas ele vai se tornar um termo técnico para falar é da própria vida Divina né da estrutura da Vida divina e
vai ser usado na teologia Cristã como o uma expressão que tende a destacar o lugar de Deus e fundamentalmente a que a gente se refere é o pai o lugar de Deus pai na teologia trinitária a defender esse fato de que o pai é origem não originada é origem né eterna do Fio ele gera eternamente o filho origem eterna do Espírito Santo é ele que Sopra o espírito santo por assim dizer na vida entra trenitalia como a gente vai ver depois Agostinho vai dizer que ele sopra junto com filho que ele gerou eternamente ou os
padres gregos vão dizer os padres capadócios ele sopra através do filho e o Espírito Santo é o mais o fato é que na teologia Cristã o termo monarquianismo né é associado então a esse lugar de destaque do pai na teologia trinitária o pai é a origem eterna do Filho e do Espírito Santo ele não está num patamar autológico superior isso seriam Digamos um monarquianismo antológico e ele muitas vezes ele tá ele apenas entendido como ele está num patamar anterior lógico seja o pai logicamente precede o filho e o Espírito Santo leva a gente sabendo que
se perceber é no âmbito da eternidade não significa que existia antes não isso é perna mas logicamente o seu do filho depende do ser do pai os e do Espírito Santo depende do Cerco pai do Espírito Santo e dos filhos perdão sendo Espírito Santo depende do centro do pai do filho então logicamente o centro pai precede o filho e o Espírito Santo o seu do filho do Espírito Santo bom então ele é origem eterna do Filho e do Espírito Santo e este título monarquianismo ele vai em vai se tornar heresia né com uma figura chamada
práxis então se você quiser pegar um dicionário né de teologia cristã ou dicionário patrístico né e de antiguidades cristãs você vai encontrar ao pequeno verbete com o nome práxis e eu ia o que a gente conhece deprax é o que Tertuliano escreveu sobre ele fundamentalmente Tertuliano recorda aquele começou a difundir as suas ideias em Roma e depois foi para Cartago e lá onde Tertuliano morava no norte da África em Cartago é e quais eram as ideias que ele difundiu então em Roma e depois em Cartago né Ele enfatizava o domínio único de Deus o pai
o tanto tanto tanto que ele chegava negar a existência concreta do filho do espírito santo dizendo que o pai era essa origem primeiro aquele Teu Domínio Total o domínio né vamos dizer único e por isso o pai [Música] e o fundo era ele que tudo realizava na história da salvação é tão o filho o fundo era uma manifestação do pai na história Ah e por tabela a ideia seria que o Espírito Santo também fosse uma manifestação do pai na história só que para ser bem honesto parece que pra que você não fala muito do Espírito
Santo ele desenvolve mais a ideia do filho Ah tá certo então fiz consegui uma modalidade de manifestação do pai na história e na história da salvação o Tom pai se machucar outro filho se apresentou aos homens como filho para realizar a obra salvífica um salto ele teve que se retratar em Roma Ainda teve que assinar um libelos junto à igreja de Roma para poder digamos continuar a Viver Como cristão tu vai para cá Traga de Volta ensinar essas idéias erradas lá em Cartago e aí Tertuliano escreve a sua obra diversos praxian que Possivelmente é do
ano ali em torno do ano 213 no fundo o que que práxis tá defendendo para que você defende o monoteísmo não trinitário só tem uma pessoa em Deus Deus é um só Deus único Deus e uma única pessoa é o único Deus e uma única pessoa aqui é o pai tão frio seria uma modalidade de manifesta modo com qual pai se manifesta na história em teoria o espírito santo também apesar de pratos não enfatizar tanto isso porque tá mais preocupado com o pai e o filho em todas as pessoas seriam modos de manifestação do pai
da única pessoa Divina que o pai na história Então esse esse monarquianismo aqui que a gente está apresentando e práxis e lugar aprofundar isso vendo outros autores logo mais e assim que se inaugura o o a conotação negativa dessa expressão realmente era ética do marketing ismo é o monarquianismo que a gente chama monarquianismo modalista a e pelas pelas características que a gente descreveu mas a gente também pode chamar esse erro patripassianismo Patri pai acionismo paixão porque quem morreu na cruz só tem uma pessoa em Deus foi o pai com a máscara de filho Ok morreu
na cruz para nos salvar seu pai patripassianismo bem daí certo então fizemos essa introdução ao monarquianismo agora a gente enfrenta o tema do monarquianismo Dinâmico ou adocionismo estão lá na página sempre 19 do nosso manual uma organismo dinâmico ou adocionismo nós vemos isso já lá cristologia então com certeza você pode reler a nossa apostila apostila do Professor Max help a dica histologia pode rever também vídeo que nós gravamos sobre esse assunto né É sobre o assunto do monarquianismo do modalismo do saber de animismo um vídeo que foi gravado está lá no nosso canal YouTube no
Playlist de cristologia a E aí eu estou uma o adocionismo monarquianismo dinâmico e nomes e daqui a pouco a gente vai ver de onde vem esse termo Diniz dinâmico professa que Jesus nasceu humano era um homem normal o Vasco por ocasião do batismo esse homem teria sido dotado de uma força ou poder divino e o descer dessa força nesse poder de vir é nos Evangelhos é simbolizado pela pomba que desce sobre Jesus no batismo dele e essa palavra força força divina em grego é dynamis dynamis E aí vem Justamente a ideia do monarquianismo Dinâmico dinâmico
de dinâmico certo dinamismo força você já é o monarquianismo Aonde o filho recebeu a força de Deus durante o batismo e por que ele recebeu essa força de Deus ele se tornou entre "filho de Deus foi adotado por ele não era filho o nosso filho essa ideia não sei se tornar seu filho é o que normalmente a gente chama na nossa vida social di adoção uma criança que não era filha de alguém foi tornou-se filha na foi adotada legalmente pela família né pelo pelo casal por exemplo só o primeiro nome associado ao adocionismo é teodoto
de bizâncio então o nome já diz a origem dele vem lá do oriente de bizâncio mas ele de fundo pensamento em Roma ele também é conhecido como geoduto curtidor eu sempre brinco conheço né porque ele gostava de curtir a vida curtidor é aquele que trabalha com couro com pele de animais Então esse é um trabalho vamos dizer artesanal muito valorizado Oi e ele justamente ele a pregou essa doutrina em Roma no final do século 21 para ele Cristo Nasceu de uma virgem Olha que respeito bonito porque Deus o pai queria que nascesse homem bom que
pudesse é pregar o evangelho e para isso ele precisaria ser receber a sua dinâmica a sua força divina e viveu como os demais homens jovens até a idade do batismo e no batismo recebeu o espírito santo né a pomba que desceu sobre ele é é foi na verdade o envio da força divina Poder de Deus sobre ele Ah e assim estou no filho de Deus os seus discípulos eles levam adiante esse pensamento dele e falo né que uma densificação que Jesus teria se tornado o Divino nesse ato de adoção os outros até dizem que não
essa divinização de Jesus outrificação na verdade ela só aconteceu depois quando o evangelho narra a ressurreição de Jesus não na ressurreição Jesus foi divinizado certo é esse teodoto o curtidor é o duto de bizâncio ou o curte dou E aí e ele teve um discípulo ele foi excomungado pelo Papa Vitor primeiro antes de falar do discípulo dele e no final do século 21 mas a heresia não acabou porque ele tinha um outro discípulo chamado o mesmo nome dele te o duto conhecido como teodoto o banqueiro ou menor o que também ensinou essa heresia tô para
ele é um pouquinho tem uma pequena diferença no batismo esse homem Jesus Ele é recebeu o Cristo Cristo representado pela pomba é como se fosse o Cristo fosse um uma que a gente pode dizer uma potência Divina da potência Divina que desceu sobre o homem Jesus essa potência Divina o Cristo fez Jesus então o filho de Deus o ok ele ao ler Hebreus 5 6 a carta aos hebreus Capítulo 5 Versículo 6 ele ainda vai entrar mesmo que elementos realmente heterodoxos no seu pensamento ele vai dizer que assim como havia o Cristo a potência Divina
havia uma outra potência Divina maior que era Melquisedeque é superior ao próprio Cristo esses autores os dois t odos né eles negam o que ele pego a verdadeira divindade de Jesus Jesus é um homem que foi adotado por Deus receber uma uma dinamite Divina uma força divina se tornou como se fosse deu nenhum homem é um homem que foi adotado por Deus receber um poder de Deus para cumprir uma missão para salvar a humanidade Mas fundamentalmente eles negam a verdadeira divindade de Jesus e os padres da igreja né ao lê esse isso o monarquianismo dinâmico
ou adocionismo e eles vão a sociais tipo de heresia a uma outra energia que você já falou também sobre ela no curso de cristologia que é o exibicionismo lebianismo eles vão associar essa heresia do adocionismo há uma tendência judaizante O que é justamente ao negar a divindade de Jesus Deus é só o pai fundamentalmente então se saíram pensamento de tipo judaico só tem Deus esse Deus é um pai para gente Para o teu povo que Jesus é o messias Jesus é aquele um homem que é ungido por Deus para realizar a salvação é mas não
é Deus feito homem Então essa ele essas é seresil a docinho é muito associada ou é bionew nesse contexto de um cristianismo judaico ou de um judaísmo que é meio Cristão aqui é uma vamos ver uma espécie de seita judaico-cristã e esse termo IB o nenhum que quer dizer literalmente pobres como a gente viu no nosso curso de cristologia é é explicado por origens por exemplo como uma espécie de pobreza mas não tô presa material né é a pobreza do entendimento sobre a verdade do próprio Cristo tão origem Episódio eles são só os pobres porque
eles são pobres entendimento acerta a verdade do Cristo certo então eles negam os ebionitas assim como os adocionistas e negam a divindade de Cristo é porque só pode ter um Deus esse Deus eu é um só eu que nós chamamos de pai por exemplo então Irineu Tertuliano origens eles falam dos ebionitas eles criticam o ebionismo Tá certo e muitas vezes eu ganhei os padres associam a tendência ao adocionismo com esse ambiente judaico-cristão digamos Aonde Jesus é o messias mas não é Deus então por isso ele adotado por Deus mas não é não é deusa é
divinizado mas ninguém sabe o que é isso divinizado ele recebe uma força de Deus como uma unção para ser ungido para ser o Cristo Essa é do Cristo que o pensamento do 2º T odo tu O que é uma potência Divina que vem sobre o homem Jesus para que ele possa cumprir a vontade de Deus no seu ministério público e depois mais tarde na cruz e ressuscitado então ele vai ser algumas discípulos de teodoto dizem isso divinizado mas o que que é isso exatamente não fica muito claro pelo menos na literatura os textos que nós
temos os ebionitas eles negavam os dois primeiros Capítulos do Mateus Mateus zero o evangelho de referência para eles mas eles negam os dois primeiros Capítulos eles negam a virgindade de Maria e dizem que José o pai biológico de Jesus Trindade Maria é um ponto que normalmente acontece quando se nega a divindade que entenda Se Jesus é Deus o nascimento de Jesus foi extraordinário milagre e a virgindade de Maria se enquadra justamente nessa atmosfera de milagre ela engravidou virgem teve um fio virgem tão do clube milagre agora se eu não reconheço que Jesus é Deus é
homem qualquer evidentemente a virgindade de Maria não tem nenhum sentido que avisar de Maria ela como fosse um selo e do extraordinário o seu dá o sobrenatural no centro de uma obra de Deus que supera as possibilidades humanas a Nato o os processos naturais da vida do homem certo então são nega a divindade de Jesus eu nego muitas vezes a legendado e Maria a virgindade de Maria tá é um selo de autenticidade da obra de Deus da da Encarnação do verbo do da sobrenaturalidade da Concepção e do nascimento de Jesus e o que é mais
o nome mais famoso de adocionismo não são osteoblastos nem o curtidor Né o banqueiro mas é um bispo Bispo de Antioquia Paulo de samósata então para ele Jesus é só um homem também O que foi divinizado entre aspas no batismo se tornou Deus entre aspas por adoção mais ele não acredita na pré-existência do verbo a Jesus começou a existir ali na concepção vamos dizer no ventre de Maria não assistiu o verbo pré-existentes antes e para ele o pai é igual ao filho pai se confunde com filho eu queria ler então a página 1117 do dicionário
patrístico e de antiguidades cristãs é 1117 nós temos então um artigo sobre Paulo de famosos e Oi e eu vou ler aqui um trecho desse artigo certo então preste atenção um adocionismo de Paulo de samósata é mais evoluído do que os dos t odos é o que leva em conta a teologia do logos desenvolvida pelos apologistas e por origens para Paulo de samósata Logos Divino porém não é uma pessoa como nós dizemos o logo seu filho é a segunda pessoa da trindade para ele o Logos não é uma pessoa Ah mas é um vamos ver
um poder divino é uma potência Divina o Elma dynamis divina E aí é através do logos temos opera na história então o Logos é por assim dizer o modo com o qual Deus comanda a história opera no mundo Paulo dava o nome de filho de Deus Filho de Deus não ao Logos porque Lobos é uma pessoa logo ela força divina A dynamis Divina bom então dava o nome de filho de Deus não ao Logos mas a um homem Jesus que foi adotado no batismo e econômico adotado ele recebeu o Logos a força divina veja que
o segundo Theodoro fala do Cristo que vem sobre o homem Jesus Ficou Jesus Cristo mas aqui ele fala do logos mas o Logos não é uma pessoa logo o Zé a potência Divina na força divina que vem sobre o homem Jesus e e a partir daí Jesus se torna filho de Deus bom então para Paulo ele tava o nome de filho de Deus não ao Logos mas ao homem Jesus no qual o Logos havia feito a sua morada essa força vem morar dentro do homem Jesus é né E vai por assim dizer fazendo o homem
Jesus não esquece de templo do logos ou o homem Jesus é vista como uma roupa para o Logos e esta União havia levado o homem Jesus amar categoria bem mais alta do que a dos patriarcas dos Profetas Então esse homem Jesus que agora é morada do logos dentro do logos ou roupa do logos ele se torna então uma pessoa humana bem mais importante do que os patriarcas e os profetas Moisés ou qualquer outro personagem do Antigo Testamento certo e por isso você parar para pensar bem essa do São ele se tornou o filho de Deus
mas no fundo ele continua homem Ele é um homem que foi adotado por Deus deu motor dentro dele a força dele ele continua um homem é habitado pela força divina Tá certo então Mega Justamente a divindade de Jesus Então esse texto aqui vale a pena a gente lê eu vou tirar uma foto dele e vou mandar para você ver e vamos tratar agora de um segundo tipo que o monarquianismo é o monarquianismo modalista Chico a gente já começou a explicar monarquianismo modalista na introdução ao monarquianismo quando a gente já falou falou de práxis Então monarquianismo
modalista os três principais representantes do monarquianismo modalista foram nueto de Esmirna que era Bispo né nessa cidade de Esmirna na Ásia menor o final do século 2 O tabelio que é o nome de um não vai dar nome também vai ser conhecido como saber leonismo pensamento dele que é um Pensador que chega a Roma Por volta do ano 215 proveniente da Líbia e o próprio práxis como a gente já falou do práxis então a gente agora vai falar desses dois primeiros no etudes mina e sábio pensamento de 90 de Esmirna é muito parecido com o
de é práxis e o de sabélio vai desenvolver mais a ideia do Espírito Santo estava faltando lá no pensamento de práxis como a gente sublinhou o e a igreja antiga existiam outros títulos para referir-se ao modalismo né Um deles é o que nós já indicamos quando falamos de práxis patripassianismo Porque sendo o a única pessoa né um único Deus e a única pessoa né o pensamento mau da lista de que se aproxima de seu monoteísmo judaico bom então e que que acontece eles esse a única pessoa novamente associada a figura do pai Oi e aí
então o filho foi uma manifestação do pai na história e quem foi que morreu na cruz foi o pai que morreu na cruz como nós já explicamos e por isso patripassianismo pai é que morreu sofreu a paixão morreu na cruz bom então essa linha de pensamento então ver o filho como um modo de manifestação do pai na história da salvação o pai é que teria nascido da Virgem Maria o pai é que teria anunciado a boa-nova o pai aí que teria sofrido a paixão morrido na cruz e ressuscitado mas para manter a Áurea dele de
mistério e acabou se apresentando com o filho né e no e tudo de si mesmo então é exatamente nessa linha de pensamento foi o principal defensor dessa ideia que nós chamamos participacionismo sempre no final do século 21 então se você quiser aprofundar esse tema eu até recomendo você pode pegar lá o dicionário patrístico e de antiguidades Cris bom e pegar o verbete é de no e tu de Esmirna né que foi escrito né como também o de Paulo de samósata que nós lemos é um trecho desse verbete foram escritos pelo humano eo Simonetti que é
verdadeiramente um gigante né faleceu a pouco tempo no gigante do pensamento patristico recente E aí agora que fala um pouco de saber o saber e o já está no século terceiro bom então ele morre ali Contorno plano 260e difundiu também uma espécie de modalismo em Roma vindo lá da Líbia como eu já disse que foi condenado pelo Papa Calisto em torno do ano 220 e ele apresenta a divindade como uma mônada que se dilatem três operações distintas Ou seja é como se a divindade Deus você digamos assim se saísse desse mês um para virar história
em três momentos distintos com três modalidades distintas Ele é o pai no antigo testamento ele é o filho na Encarnação na vida Histórica de Jesus Ele é o Espírito Santo a partir do Pentecoste CE Oi e aí aqui vai ser a grande contribuição entre aspas de sabélio porque ele vai começar a tratar mais a figura do Espírito Santo bom então ele acrescenta o pensamento anterior de práxis por exemplo que era muito mais voltado para o pai por filho a ideia do Espírito Santo o espírito santo seriam terceiro modo pelo qual Deus e pode agir na
história o segundo sabelianos Deus na história da salvação acho como um ator usa diversas máscaras a do pai do filho do Espírito Santo segundo momento e o que ele queira dizer para o mundo para a humanidade e os seus seguidores atacaram violentamente a doutrina de origem que defendia que a Trindade existir que na Trindade existissem 13 postas origens fala que tem só Deus 13 pop e posta esses três pessoas e esse pensamento é considerado pelos cabelo e anos um absurdo quem Deus é claro segundo sabemos é claro que só tem uma pessoa em Deus e
os heréticos ensinavam quem Deus havia uma só hipóstase e três pro zoppa a lei hipostase uma pessoa na prática e uma substância e ir três máscaras que essa pessoa usava que no caso a Mona da Divina usava para se manifestar por aí é bem vejo um problema que nós temos aqui que é grande né não sabíamos vão continuar a existir vejam do século terceiro sabélio morre em 260 o papa condenou a doutrina dele em 220 e até o século 4 ainda tem sabelianos enchendo a paciência do catolicismo o Hipólito Tertuliano orígenes Epifânio vão combater ardentemente
esta doutrina herética G1 e quem é aqui né o que vai por assim dizer de novo mais uma vez condenar o pensamento de saber né Depois do Papa Calisto 220 o Papa Dionísio o primeiro foi Papa entre o ano 259 o ano 268 ele vai aprofundar posição do magistério contra as cabelo e vai convocar um símbolo e condenar o pensamento de sabélio mais uma vez já que ele tá cheio de discípulos e vai vai condenar também um pensamento que seu unha abélio em alguns né Às vezes tem gente que estão contra uma heresia que acaba
promovendo outra heresia né então no afã de combater belezinha sem querer o querendo pode estar defendendo uma outra heresia para destruir aquela heresia que você não simpatiza né então é interessante o Papa Dionísio o primeiro vai condenar sabélio com o modalismo esse monarquianismo modalista estico o modo a lista de sabélio mas vai com Dana condenar também nutrista Alguns alguns autores que atacando sabélio vão dizer que na Trindade tem três pessoas mas que não vou saber diz é uma unidade substancial das três pessoas o Papa atribui o piso a heresia de Marcião né segundo é o
inscrito que nós temos do Papa Dionísio primeiro eu não vou ler esse texto mas queria muito bom que você que está participando da nossa aula de hoje procurasse o texto dessa carta o medo Papa Dionísio primeiro é um outro Dionísio que era o Bispo de Alexandria esse texto se encontra no livro né benzinger o número 112 ao número 115 você que tem o nosso manual você vai ter esse texto Eu quero pizza quero lhe pedir que Leia com atenção esse texto do Papa Dionísio nas páginas 123/124 e na primeira parte da página 125 então trata-se
de uma carta aonde o Papa no ano 260 conhecido ali com o final da vida de saber ele escreve é um bispo de Alexandria o atacando né corrigindo né é o triteísmo que ele associa Marcião e ao mesmo tempo saber isso e o Bispo de Alexandria tinha utilizado certas formulações contra o saber ianismo que poderiam ser interpretadas como uma tendência defender uma espécie decisão em Deus ou uma espécie de criação do filho É Tão tentando combater o sabelianismo o Bispo de Alexandria é usou formulações problemáticas e o Papa recorda que não se deve chamar o
filho de criatura o filho não é criatura criatura É sou eu e você somos criatura né e não houve um tempo em que o filho não existia Então não teve assim só existe o pai e o pai resolveu criar o filho não nem criou nem ter um tempo em que o filho não existia é geração eterna ó e aqui já vai aparecer a passagem bíblica de provérbios 8:22 no qual se fala da sabedoria como tendo sido a primeira criatura de Deus esse esse texto que vai vamos dizer ser usado pouco pelo Dionísio o Bispo de
Alexandria contra sabélio mais tarde vai ser usado por quem horário em Alexandria e para defender que o filho o o verbo Né o filho Jesus Cristo é no fundo o Logus o verbo foi criado antigo todas as coisas não foi criado formar sabedoria e é uma a primeira criatura mas não é Deus como Deus e o ensinamento do Papa foi acolhido com reverência pelo bispo de Alexandria que compreendeu que na doutrina trinitária devemos manter Unidas A Divina Trindade atriz vamos gregos chão ou a trinitas como a partir de Tertuliano vai ser usado no ambiente de
língua latina bom então bebemos uma ter ônibus Ok a Tríade A3 ou a Trindade com a monarquia Divina certo ou seja nós temos uma só substância três pessoas mas essas três pessoas nem o pai a gente pode dizer que pai tem um papel vamos dizer de origem Divina nos as outras duas pessoas Esta carta é um caminho faz parte do caminho doutrinal conduzir ao Concílio de nicéia i e concluímos a nossa exposição sobre o monarquianismo não é um tema muito interessante mas nós queremos agora dá mais um passo na direção de uma segunda heresia o
que nós também já tivemos oportunidade tratar no nosso curso de cristologia por sempre você pode e deve ter apostila de cristologia e vamos dizendo integrando o que tem o nosso manual com a apostila do professor banco de rock de cristologia dicionário retro e você vai fazer na sua própria síntese né é muito importante para você e aprendendo né apreendendo Realmente a nossa disciplina o bom é a próxima heresia é o dualismo gnóstico bom então gente pode dizer eu vou acompanhando Aqui estamos na página 125 do manual em geral pode-se dizer que a guinossi foi um
sistema de pensamento filosófico-religioso que se caracteriza por oferecer o conhecimento dos mistérios divinos a um grupo de eleitos esta veste pode ser encontrada em Correntes religiosas e filosóficas diversas e disseminados no tempo e no espaço é o dentro do Judaísmo e chumbinho X vivo tão bagunça grupos de judeus que creio que certos conhecimentos são exclusividade deles né Tem um conhecimento superior que é só para o mundo é para todo mundo e esse tipo de ideia entrou também no cristianismo certo e alguns cristãos Então é fascinados por essa gnosi fazem um par os grupos que por
assim dizer se sentir portadores e donos exclusivos de certas verdades tão verdades que não era o povão verdades que não era não era para todo mundo era só por um grupo de eleitos um grupo de pessoas que viveu uma superioridade espiritual não Progresso espiritual mais profundo e o Papa só recordo aqui fugindo um pouquinho do assunto que o Papa Francisco não é tem falado que uma das vezes dias do nosso é do nosso tempo é o mel de loxism só que eles cristãos que acham que tem certos conhecimentos que só aquele grupo ali de eleito
G cristãos perfeitos tem e que não são conhecimentos para o povão né ocorre os pobres Cristão ligamos populares coitados Eles não têm condições de conhecer e de viver o que a gente não nosso grupo de leitos conhecemos e vivemos né É muito perigoso né muito perigoso muito pouco é Cristão e muito pouco em sintonia com a caridade né então atenção para todo tipo de tendência e nós tica que ainda existe hoje e vamos ver aqui um pequeno trecho de um Digamos um comentário sobre o que seja de nós desta forma de gnosi se distingue pela
modalidade objeto escuros agnosia do gnosticismo e nociva é esse movimento religioso surgido no século primeiro depois de Cristo e mais que nós conhecemos através de ampla documentação direta especialmente pelas os textos de nag hammadi não for um textos encontrados né no Egito o texto gente vamos dizer de cristãos gnósticos Neves Filho até o cristãos entre aspas de nossos ah e também também um indiretamente né Tem textos que nos expõe em diretamente a doutrina gnóstica e tem textos que nos expõe expõe indiretamente O que são os textos que nos expõe indiretamente a doutrina são os autores
que estão combatendo que nos cima então eles apresentam olhos bióticos dizem isso isso isso tá errado por causa disso Disso disso então são eles que apresentam seus próprios de nossos Estão dizendo as suas ideias então é uma apresentação também indireta quem é bom então o o período assim onde o birosca em cima é mais forte é no segundo século né mas claro ele nasce no primeiro também entra ligamos no início do terceiro século tô agnóstico agnosticismo é uma forma de conhecimento religioso que tem por objeto a verdadeira realidade Espiritual do homem transmitida por um revelador
Salvador e garantida por uma particular tradição esotérica ela está em condições percide salvar quem a recebe então é um tipo de conhecimento não para todos para um grupo é o que chega até aquele grupo através do mediador um anjo por exemplo ou próprio Cristo uma revelação particular né que passa aquele grupo tenha digamos assim uma verdade superior sobre a realidade de Deus realidade do homem a realidade do caminho de salvação para falar um pouco do cristianismo né trecho vários sistemas gnósticos O que são marcadamente sincretismos eles misturam coisas de várias religiões né e dualista além
de ser um ciclo sincretismos misturarem elementos de várias religiões ou de Filosofia e religião mitologias etc eles também são marcadamente dualista ou seja para eles existe o princípio do bem princípio do mal que se que lutam entre eles o bem está associado ao mundo espiritual mal ao mundo material ao mundo corporal né então o homem evitar no meio dessa luta porque ele é corpo e minha alma então ele tá no meio dessa grande luta do entre os dois grandes princípios é tão Irineu Por exemplo fala de vários autores que deram origem a correntes no gnosticismo
de noite sismo Valentino basilides Marcião e faz nesse ambiente muito complexo é difícil a gente falar assim Nesse contexto que está tendo aqui é vamos simplificar um pouco as coisas a gente pode encontrar alguns traços distintivos assim que a gente poderia chamar de gnosticismo cristão E sendo que levar as correntes até tenha sido dualismo que nós já explicamos né aonde o bem está associado ao espiritual e o mal ao mundo material e aí no caso o homem o caminho da Redenção do homem Vai na direção dos separados do corporal então quer dizer a morte do
homem de uma virtuosa associada a Jesus Cristo a salvação faz com que o homem possa agora viver aliviado porque ele não tá mais em contato com a lanterna Então agora ele vai viver uma vida né de mais plena é né e o segundo. É existe a ideia de uma e é da plenitude do Divino do pleroma e existem Normalmente também é uma certa visão de seres intermediários entre Deus e ohomem se poderia perguntar não são os anjos às vezes parecem os anjos mas às vezes também são seres que pouco têm de dos Anjos bíblicos certo
são certas entidades né que às vezes em torno delas em toda uma mitologia e não é que às vezes não tem nenhum tipo de base bíblica a Sex on Eon E aí se mistura com mitologia daqui mitologia dali E aí cria uma Universo de seres entre Deus e ohomem que não tem muito fundamento biblico e o homem apresentado como uma espécie de partícula de luz que caiu no mundo e ficou aprisionada na matéria obscura bom então o homem Ele vai se libertar dessa matéria na medida que ele cresce no conhecimento na gnosi diagnose vai tirando
o homem pelo caminho da Redenção da libertação da matéria na da libertação do corpo para que ele volte de novo para a luz divina certo bom então quando se trata de Trindade né a gente pode pensar na ideia de Valentino né e Valentino morre ali Por volta do ano 160 e para ele o pai que não é gerado né era a fonte da Plenitude Divina do pleroma é a parte do pai Surge mais de 30 cerca de 30 e ons são entidades que possuem uma função de mediação entre Deus o mundo como eu expliquei muitas
vezes torno de cada uma delas tem toda tem Filosofia de mitologia de uma série de ideias chances 31 once e nós temos o primeiro casal de íons é sempre um pouco masculino outro mais ou menos feminino nós temos o primeiro casal seria o primeiro o pai pro Pato erro Singer que é o silêncio seguir silêncio o silêncio tenda como é interessante a ideia o pai está envolto num Cilene se ele não no mistério transcendente é Oi e aí o último eu seria a sabedoria sabedoria estaria lá no último par de eu essa sabedoria teria enlouquecido
veja aqui é um penta mitologia coisas rap tralhas tem sentido no meio de um pouco de Filosofia e de teologia e mistura com a Bíblia mistura é uma confusão desordenada essa sabedoria lá teria tentado conhecer o pai é né não teria respeitado a ordem das coisas e aí causou uma desordem e um é uma desordem no pleroma E aí eu estamentos é free por assim dizer e foram criados o Cristo e o espírito e o outro parde eons o Cristo masculino e o Espírito feminino foram criados para restaurar aquela ordem primitiva que ficou perturbada porque
a sabedoria quis conhecer o pai eu entendo o que aqui faça uma analogia um pouco com pecado de Adão e Eva eles quiseram conhecer a verdade quiseram ser como Deus para sabedoria quis conhecer o pai aí causou a desordem Adão e Eva quiseram ser como Deus conhecer a verdade sem precisar de Deus conhecer o bem eo mal sem precisar de Deus e acabaram causa da desordem o pecado e aí precisou mandar o que o filho e depois Henry continuidade junto com o filho em continuidade com a missão do filho espírito santo bom então criou-se agora
no que nós temos o eu Cristo eo espírito masculino e feminino para é colocar ordem é reordenar o que foi desordenado por essa concorrência da sabedoria que quis conhecer o pai quando isso não era possível cometer um pecado entre "então você vê que dá para fazer uma uma analogia com o apostologia a teologia da criação e do pecado né do Cristão na visão Cristã e o segundo Hipólito e é Valentino Hipólito escreve sobre Valentino conhece três Christus os dois são celestes um terreno que nasceu da Virgem Maria Então veja que o discurso é muito articulado
é muito complicado né Nós temos três Christus né e claramente isso né não é no Trina Cristã doutrina católica e o Cristo que nasceu da Virgem Maria possui um corpo aparente Porque todo o corpo é negativo eu não pode ser como é que é louco associar um Cristo que é um é um superior com um corpo é caído tão Cristo terreno possui um corpo aparente E aí cai naquilo que nós falamos de tô setismo que nós estudamos na cristologia a criação EA Redenção não são me expressando infinito amor de Deus mas constitui uma verdadeira tragédia
para a criação inclui o mundo material mundo material e trágico porque negativo mas eu não vai falar do Criador com um Deus mau é né então a criação de vista como algo trágico como algo negativo imagine e a redenção a redenção também acaba sendo vista como uma espécie de tragédia né Oi Valentina utiliza a expressão hipóstase para referir-se ao pai ao filho e ao Espírito Santo se eu parar de três pessoas mas não modo como ele apresenta ter uma graduação O pai está no nível superior o filho e o Espírito Santo estão no nível mais
baixo de perfeição antológica então não estão no mesmo nível ontológico Então essa divisão de Valentim ano de Valentino é uma visão dos Valentim anos ou de Valentino é uma visão a onde tudo emana de Deus em graus bom então estamos Deus Pai o silêncio os vários seus Cristo o espírito até chegar ao mundo criado com todos os seus integral também os seus graus de perfeição ontológica ao lado desta primeira tendência fundamentada na ideia de emanação encontramos outra tendência mais do Ali fica que eu ponho um princípio bom ao a um princípio mal e o grande
nome é que seria Marcião a segunda metade do século segundo o que é possivelmente um dos hereges mais famosos do segundo século e ele abo defende que existam dois Deuses um mal que é o Deus do Antigo Testamento que é o Deus Criador Oi e um bom é o Deus do novo testamento Deus Redentor e ele também opõe à ideia de um Messias o Messias do Antigo Testamento aquele Messias esperado no antigo testamento ele é a lei do reino do Deus mal e enquanto o Messias que vem no Novo Testamento ele é enviado pelo Deus
bom o Deus Redentor as duas figuras não se identificam ou seja Marcione a pregou uma ruptura né defende uma ruptura entre o antigo e novo testamento nós vemos a cristologia como aquelas a expectativa Messiânica Aquelas imagens de mediação né foram preparando Israel para acolher Jesus Cristo Jesus Cristo realiza um pouco Todas aquelas expectativas messiânicas e de mediação que vão o digamos alimentando o coração a fé a esperança de Israel ao longo dos anos eu não tenho cultura na verdade deixa uma continuidade entre o antigo eo Novo Testamento Mais é claro que não tem que lembrar
que no Novo Testamento além de uma continuidade tem uma grande uma radical novidade surpreendente maravilhosa que supera em muito tudo aquilo que se esperava né e agora a visão desse pobre marcam é a visão de uma Total ruptura entre o antigo e novo entre eu um Deus mau no Deus ponto que estão brigando Um criou o outro regime é esta a tendência de nós fica não consegue admitir que Deus tenha ser feito carne tão evidentemente também aí com Marcelo a Encarnação não é possível que a a carne ou a materialidade do corpo Série A por
natureza negativa o e os redentores que os gnósticos propõe em eles estão na verdade uma espécie de mistura entre Deus eo homem é uma divindade de Lu ida uma parente humanidade seu personagem de ficção científica que no fundo não são nem Deus nem homem são frutos da Imaginação ler ética desses autores que Deus abençoe cada um de vocês e comendo né recomendo que vocês Leiam agora é como aprofundamento conceito de história da salvação de ireneu de lião que está no nosso livro nas páginas 128 e 129 Deus abençoe a todos vocês em nome do pai
do filho do Espírito Santo amém
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