e aí é em nome do pai do filho do espírito santo o vinde espírito santo e aí e enviai senhor o vosso espírito e tudo será criado oh oh maria concebida sem pecado é em nome do pai do filho do espírito santo e e aí e aí e aí olá caros irmãos é como eu disse no início desses exercícios e as meditações que eu estou apresentando não tem uma pretensão e além daquela de mostrar jesus como ele vai aparecendo no evangelho e eu confio com toda a certeza que por trás das palavras da escritura e
das palavras do pregador nosso senhor vai dizendo a palavra que ele próprio a palavra que cada um precisa ouvir do modo que necessita escutar então vamos para mais um encontro eu espero que depois com mais calma vocês retomem essas meditações pegando a sagrada escritura tô estudando vendo é um modo de aprender também de aprofundar o modo de fazer lectio divina de vocês e quanto a gente a escritura com uma mina de ouro a gente nunca se esgota de tirar a vida dela lembra daquela imagem bonita de santo éfren no século quarto ele compara a sagrada
escritura uma fonte o ibis como é bom que tu chegues a fonte quando tua sabe bebas vaso embora e não tem as bebido água toda assim a escritura ele disse como é bom que a água que a fonte vença a tua sede como seria triste se a tua sede vencesse a fonte bom e depois quando eu tivesse cd novamente e voltasse a fonte a fonte não tivesse mais água para saciar minha sede assim a escritura todas as vezes que vocês se aproximarem da palavra de deus com fé crendo que é uma palavra viva e que
é uma palavra para vocês vocês encontraram água viva para beber cada vez vocês repararem a gente pega um texto da escritura um texto até que a gente já conhece muitas vezes e quanto de riqueza quanto de vida essa palavra tem para nos dizer quanto nos coloca em preso o felizes de nós se a palavra de deus nos colocar em crise tristes de nós se escutarmos a palavra de deus e depois de termos escutado estivermos exatamente como estávamos tristes de nós aí cumprisse em nós a palavra do salmo a se o meu povo me escutasse e
as israel obs se a minha voz mas meu povo não quis saber de obedecer deixei então que ele seguisse os seus caminhos e não querem me escutar eu esqueci de uma própria cabeça mas aí é morte bom então o encontro com o centurião um amor que não tem fronteiras o que é um texto de mateus o capítulo oitavo e ao entrar em cafarnaum chegou-se a ele e um centurião o que lhe implorava e dizia senhor o meu criado está deitado em casa paralímpico sofrendo dores atrozes e jesus lhe disse eu irei curá-lo o é mas
o centurião respondeu-lhe senhor não sou digno de receber que sobre o meu teto basta que diga as uma palavra eo meu criado ficar ação com efeito também eu estou debaixo de ordens e tenho soldados sob o meu comando e quando digo a um vai e ele vai ea outro vem e ele vem e quando digo ao meu servo faze isto é ele o faz e ouvindo isto jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam em verdade vos digo que em israel não achei ninguém que tivesse tá o pé é mas eu vos digo que
virão muitos do oriente e do ocidente e se a sentaram à mesa no reino dos céus com abraão isaque e jacó em quantos filhos do reino serão postos para fora nas trevas onde haverá choro e ranger de dentes e em seguida disse ao centurião vai e como creste assento e seja feito naquela mesma hora o criado ficou sã é o primeiro que era um centurião as legiões romanas tinham como unidade básica de guerra a centúria esta era formada por um quadrado de 10 fileiras de dez homens cada dando total de cem soldados de onde advêm
o vocábulo centúria o centurião era um soldado o responsável por comandar a centúria dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos soldados sem titubeios nem questionamentos e portanto este centurião do evangelho devia ser um daqueles homens duros um comandante severo que tinha o hábito de ordenar e ser obedecido prontamente ele mesmo vez eu digo a um soldado vá e ele vai nem pergunta para porque digo a outro vem e ele vem a e agora imagine-se com quem esforço ele vem humildemente pedir pedir reconhece-se pobre impotente diante de uma situação dolorosa da vida daquelas que humanamente
não tem saída nem solução seja repare nesses encontros como o nosso senhor encontra a gente desarrumada o nosso senhor não veio fazer um passeio nesse mundo não encontra pessoas feridas e tem a coragem de enfrentar situações limites e como será com vocês meus irmãos aqueles de vocês que tiverem a graça de chegar ao sacerdócio vão topar com essas situações a vida todinha e sintam-se no confissionário vem um ferido depois outro depois outro e é tão interessante viu vocês vão ver quando for em paris é porque confessando atendendo na direção espiritual vocês verão que não tem
nada nem força nenhuma de vocês mesmos para ajudar ninguém bom e no entanto vocês tem tudo nada de vocês oi tudo de nosso senhor mas aqui está exatamente o sentido do sacramento é o sacramento antes de ser ação de jesus é a santa antes de ser ação da igreja é ação de jesus e sem mim ele diz a igreja sem mim nada podeis fazer a igreja não pode nada e a igreja não tem nada para dar uma de davi ah e tem tudo porque tem jesus e a igreja não existe para comprar construir uma civilização
nova a igreja não existe para construir grandes obras de educação grande rede hospitalar a igreja não existe para resolver os problemas sociais econômicos culturais da humanidade nada disso a igreja existe e para dar humanidade aquilo que ninguém mais além dela pode dar porque só ela recebeu jesus nosso senhor e para dar outras coisas tem ong em grandes organizações mas para dar jesus para dar vida de jesus que traz consolo alento luz só igreja e vocês podem dizer e essas outras coisas essas outras coisas são a cresce são a grécia e por exemplo a igreja nunca
pensou em gerar uma civilização cristã ela gerou mas nunca pensou nisso tô sendo fiel a nosso senhor anunciando jesus aos bárbaros ela criou uma civilização asteca e ninguém nunca pensou antes vamos temos de criar uma civilização cristã não temos de anunciar jesus temos de levar esses bárbaros a viver segundo jesus a encontrar jesus fazendo isso ela criou se vocês olharem atualmente na igreja querem ter uma coisa interessante os movimentos os religiosos as comunidades mais vivas que hoje mais mais mostram vitalidade criatividade na igreja são aquelas que com a vida simples de santidade de adoração dizê-lo
pela liturgia de respeito pelo sagrado de piedade até que parece piegas esses que não tem a intenção de criar nada a não ser fiel a nosso senhor esses mostram a vitalidade impressionante oi tá aí para quem quiser ver e a cristo e a cristo que a gente deve dar o mundo e é cristo que o mundo espera da gente e eu espero que vocês quando forem pagas nunca caiam na armadilha e de quererem aplausos e se sentirem úteis diante do mundo dançando a música que o mundo toca um exemplo disso mas voltemos à questão da
renúncia de bento 16 onde está besteira se ele vai ser besteira que chega dá agonia e hoje mesmo especialista em coisa nenhuma estava dizendo não é o papa renúncia do papa é fruto de uma guerra civil na igreja virgem que coisa mais ridícula e finja mas isso é um modo de pensar de um mundo que é fechado para o senhor que não entendi a lógica do evangelho e a esses a gente não deve dar atenção nenhuma simplesmente ignora que aquele estúpido esse pessoal e aqui prestar atenção eu discuti com alguém é homenageá-lo eu discuto com
alguém que merece que eu leve a sério as ideias dele né veja pode observar quanto menos conhece um cristo quanto menos conhece o porquê da igreja e essa é a situação da bíblia hoje mais bobagem fala mais bobagem as pessoas que entendem o que é a igreja e qual a missão dela pouco ligam para isso vão ao essencial é amaciado e vai essencial da igreja e da jesus e a sua palavra o seu gestos salvíficos no sacramento a sua misericórdia o seu amor para isso a igreja existe e para isso vocês não serão pagas com
a graça de deus só pra isso e tudo mais essa é a cresce o e sem isso todo mais não tem importância não e não tem importância alguma então veja um beijão com quem é que jesus se encontra a jesus não se reunir com herodes ou com césar augusto tibério césar para discutir no caso aqui ele já era tibério não não não se reúne para discutir os grandes problemas do império romano nem tampouco os apóstolos fizeram isso eu não quis saber de outra coisa entre vós a não ser de jesus e jesus crucificado ah e
assim esses homens porque tem uma certeza no coração ea certeza deles não era algo era alguém esses homens mudaram a mudar o mundo é uma coisa simples que existe em roma mas desde a primeira vez que eu vi me encantou demais as duas grandes colunas é uma na praça veneza outra perto da praça do parlamento duas grandes colunas de mármore que o imperador trajano mandou esse cup com a glória e as glórias do império romano as grandes batalhas então vai em forma de l cuidar o vão as batalhas em alto relevo enormes altas a glória
do império romano e veja a ironia e hoje no topo de cada coluna tem uma imagem uma de pedro outra de paulo pronto aqueles dois fracos aqueles dois esmagados pelo império romano triunfará o que levar mas por que tu não para porque tinha uma uma certeza na vida e essa certeza não era algo não era uma ideia era alguém nós ouvimos ressuscitado e nós sabemos que ele está vivo é o homem que tem uma certeza na vida é forte é o homem que tem uma convicção na vida quem sabe onde faz e arrastar pessoas oi
e a nossa convicção não é uma ideia e quantas vezes as homilias nossa são frias e geladas o que são teóricas é porque não é de alguém que tem uma certeza que experimentou a presença de jesus mas de alguém que sabe uma teoria sobre ele o e teoria por teoria o mundo está cheio delas e o mundo ferido as pessoas feridas em seguras um certo e espera que a gente as leve leve a elas que jesus a jesus esse jesus que agora encontra esse centurian nessa situação limite veja é um homem é um chefe militar
ele é um homem que tem prestígio não é um judeu e um romano do exército opressor esse é um chefe de centúria e no entanto ali diante de jesus agora ele se reconhece pobre impotente diante de uma situação dolorosa oi e esse homem não máscara sua realidade precária sua impotência sua incapacidade esse homem não faz pose e de forte diante do senhor em diante dos outros e são lucas afirma que por humildade em relação ao mestre e ele primeiro mandou pedir a graça jesus através dos anciãos judeus da sinagoga de cafarnaum repare e nem se
achou digno de logo falar com jesus o sendo pagam certamente era temente a deus você sabe os judeus no império romano temos os judeus e temos os tementes a deus que são romances pagamos que admiram o judaísmo creio no deus de israel gostam até de ir à sinagoga ouvir as escrituras o adoram esse deus reza mas se deus mas não cumprem a lei de moisés é porque a lei de moisés é muito estrita a lei de moisés serve bem para israel mas preocupado não era difícil aqui do tudinho aqueles hábitos alimentares todas aquelas para inscrições
todas a circuncisão que era um escândalo para um pagando então eles admiravam adoravam deus de israel mas achava a lei de moisés estreitas demais para eles com vocês vejam aqui só observação histórica você entender uma coisa interessante é por isso que os judeus têm tanta raiva de são paulo se eu fosse judeu também teria raiva porque são paulo chegava nas sinagogas e como é que ele pega vós irmãos e voz que tem mês a deus aí ele pregava anunciava a jesus o judeus coçava assim a cabeça pensando mais os tementes a deus ficar dentro e
as malas é porque desligar ele veio para os pagãos também a gente não precisa abraçar a lei de moisés aí se converterem mas aí eu devo da na vão se ele veja se paulo roupa ah entendi é interessante isso são paulo fez muito sucesso na pregação dele não foi com os pagãos cruz e foi com os pagãos tementes a deus o judeu sem quererem prepararam no império romano todinho o campo para o cristianismo vejam quando são paulo chega na primeira viagem apostólica ele chega em antioquia da pisídia lá no sertão da anatólia lugar escondido do
mundo e anuncia aos tementes a deus por isso estava sempre briga no outro sábado eu devo tava são paulo para correr e são paulo ia pregar para os tementes a deus e querem ver uma experiência meio fracassada são paulo em listra e derbe na primeira viagem apostólica prega direto até os pagãos é um desastre vejo ele tava pregando lembre tem um paralítico ele mandou para lhe mandar os pagãos que não eram tementes a deus era um pagamos cruz imediatamente expulsaram os touros enfeitados para oferecer em sacrifício a barra de ea paulo pensando que era um
deuses bom então eram os pagãos tem militar deus como este centurião que tinham já uma sensibilidade e para compreender mais ou menos o anúncio do evangelho feito o são paulo pois bem esse centuriano ela não tem mente a deus e ele e como dizia esta atitude interior de pobreza de abertura de reconhecimento da miserabilidade da própria vida é esse deixar de lado a autossuficiência ea arrogância a pose as máscaras esta atitude que se torna a condição indispensável para encontrar jesus de verdade aqui eu queria insistir um pouco no início desta tarde não adianta quem não
tiver uma atitude humilde quem não tiver uma atitude de criança diante de cristo não conseguir acolher o e não conseguirá eu vou tentar mostrar uns dois ou três pontos o porquê disso bom primeiramente vou logo dizendo jesus é o messias que nos diz com certa e eu dizia quando falava sobre joão batista o e todos vocês têm experiência disso o que jesus não é o messias eu vou repetir o que eu disse naquela meditação lá jesus não é o messias que responde às minhas questões e vocês vão morrer velhinhos com questões que colocaram para jesus
e que jesus nunca eles respondem é e não ele não tá aqui assim ó ao alcance da mão e ele não é nosso compadre ele é o nosso deus jesus não responde às minhas perguntas e jesus me ensina a fazer as perguntas certas a jesus muda o meu modo que perguntar e vejam bem jesus não satisfaz as minhas expectativas jesus muda corrigir as minhas expectativas nenhum de vocês nenhum de vocês terminar a vida de padre e com as motivações com as quais começaram o nosso senhor vai mudando as motivações vai aprofundando suas só vale se
mostrando coisas que antes você sabia e nas motivações nível 6 que são bonitas é como noviço de congregação é como seminarista tanto sonho bonito a gente ri mas é bom sonhar sonho sonhos não quer me atacar não agora é a tampa de sonhar lembra de santo inácio no começo da vida e se eu fosse para a terra santa fé e se eu fizesse como são francisco sonho e no sonho vocês são sempre heróis e pode olhar né e aos pouquinhos nosso senhor vai refazendo esses sonhos aos pouquinhos vocês vão vendo que eram aí mesmo é
nosso senhor que confiou na gente que herói mesmo é nosso senhor que sem a gente merecer nos chamou que herói mesmo é nosso senhor que apesar de nossa frieza de nossos momentos de descrença de nossa pouca generosidade continua no chamando nos sustentando e confiando na gente e é assim aí no fim de tudo vocês vão dizer senhor e eu não sou digno senhor muito obrigado a o nosso senhor vai mudando nosso senhor vai nos convertendo a vida tudo então vejam para a gente aceitar um cristo assim só se tiver um coração humilde é de criança
se senão no meio do caminho a gente diz eu vou embora e eu vou cuidar da minha vida e eu vou dar um tempo eu vou dar um tempo para mim o que coisa triste né o que coisa triste depois que dei tudo a nosso senhor querer dar um tempo para mim é porque no fundo fiquei escandalizado com ele ele não serviu aos meus propósitos ele não era olha aqui que lembra de joão batista na prisão da pergunta que fez a jesus ah pois bem ele não era como eu esperava e ele não fez na
minha vida como eu esperava dele é e em outras palavras o nosso senhor não se converteu em mim esperou que eu me convertesse a ele bom e como eu não fui capaz de me converter a ele como eu não tive um coração de criança como eu não me deixei guiar por ele eu baixo a cabeça não foi embora e eu não sirvo para o reino de deus e só quem tem um coração de criança é só quem confia de verdade no deus de jesus como um menino traquino confia no seu pai e sofre e eu
não é brincadeira quando jesus previne se não tiver visto um coração de criança e pode olhar nosso senhor quer conquistar nosso senhor e é ter uma atitude de pobre de humilde de necessitado diante dele eu vejo o leproso e veja se centurião agora e outros que nós ainda vamos ver é mas vamos lá o que move esse homem a uma ação tam inusual é inesperada o que faz um centurião romano mesmo temente a deus e são lucas disse que ele era temente a deus 74 pedir uma atitude suplicante ao modelo recordemos que o centurião é
senhor é autoridade é a gente dos patrões da terra santa diante dos judeus sua atitude seria de superioridade de mando de domínio então o que move esse homem ea suplicar assim a rebaixar-se a pedir ajuda ao servos aos escravizadas essa é a compaixão por um simples servo a quem precisava a sua situação a do cérebro era gravíssima são lucas diz estava doente a morte a compaixão do centurião revela bem o tipo de homem que vem ao encontro de jesus a dureza da vida que levava como soldado a sua posição de comando não o tinham desumanizado
não tinham de certo modo lhe subido à cabeça esse homem ainda conserva um sentido de generosidade de afeto de compaixão um senso de humanidade aqui está um gancho onde nosso encontro uma pertinho ali entra e esse homem tão duro ainda tem algo de generoso su-bin afetuoso ainda é capaz de de amar tanto um servo que vai atrás de jesus de um judeu para tentar curá-lo e é por essa brecha que jesus dentro e no seu coração também deve haver umas ideias deixe pelo amor de deus essa brecha também para nosso senhor entrar e salvados oi
deixa essa com pressa aberto não fecha até essa pois bem humildade generosidade e compaixão consciência dos próprios limites e pobreza são e as atitudes do pobre do humilde que jesus julga essenciais para experimentar o dom do reino de deus para encontrar realmente o salvador que deus nos deu só quem se experimentar necessitado de salvação pode realmente encontrar o salvador e aqui ó aqui nós temos um dos grandes problemas do mundo de hoje e deixa o cristianismo anunciam deus salvador mas o homem deus disse quem precisa de salvação e a gente tem tudo a tecnologia nos
dá tudo a filosofia nos tornou adultos independentes a moral a gente mesmo faz a verdade a gente escolhe qual é que quer seguir quem precisa de um salvador e pronto então se eu sou tão autossuficiente tão esperto tão dono da minha vida o cristo não tem legal porque aqui em toda a história da igreja quem são os pobres e e os primeiros acolher o reino de é mas só não na história da igreja já na história do próprio israel é porque os pobres o pobre de qualquer pobreza e de qualquer situação triste diferida limite de
necessidade de insuficiência porque esses quando olham para um lado e para o outro e não vem sair eu só tenho o céu para olhar e diz ocorre sempre um em são paulo diz aos coríntios vede irmãos tem os dois e há dois mil anos você é verdade entre vós não há muitos doutores muito sábios segundo o mundo a também mas são alegria deus escolheu o que não é para confundir o que é o que não tem importância o que não tem valor por isso eu devo a vocês viu futuros padres aí de vocês e mangar
em bom eu sou nordestino mangá quer dizer zombar fazer pouco aí de vocês se mangar em da fé do povo de deus e aí de você se zombar i da piedade de uma velhinha e da piedade de um jovem o que vem se confessar cheio de devoção e com a consciência delicada e ai de você se é é porque deles é o reino do sexo e vocês eram padres a serviço da fé desse povo é este povo o povo de deus é este povo a igreja de deus e aí de vocês no dia que vocês
mandarem da fé do povo você se tornaram como está dos textos como os fariseus e os doutores que nem entra no reino e nem querem deixar os outros entrarem e ai de vocês e aí de vocês estejam muito atentos e para escutar e o senhor e verem o senhor na fé dos simpsons é porque a eles deus se revela e dos soberbos seja com que título universitário esteja deus mantém a distância mas a distância é bem grande é porque o senhor se dobra sobre o pobre mas de longe bem longe reconhece o orgulhoso é e
quantas vezes isso pode acontecer é um padre que faz pouco da festa é e quantas vezes no seminário que seminarista né quantas vezes o cuidado cuidado para não esquecer que nós todos viemos desse povo de deus isso e foi a fé simples dos pais da gente o que nos fez crer no nosso em nosso senhor a maioria aqui a maioria é e eu me lembro uma vez que o pegando o retiro no convento numa comunidade no nordeste uma professora simples disso o padre henrique eu vivo numa crise danada na vida religiosa eu disse porque ela
disse olha eu vim de uma família do interior da diocese de garanhuns olá meus pais são analfabetos e repare isso essa história é todo todo domingo ele levava a gente para missa na cidade os filhos tudinho só papai e mamãe na primeira sexta-feira de cada mês a gente ia se confessar a família toda bom e quando a gente se confessava no dia seguinte o almoço era especial porque todo mundo tinha sido reconciliado com deus o papai a mamãe contavam para gente não tinha televisão à noite contava as histórias da bíblia desnatado henrique as histórias eram
todas atravessada se todas que ele não sabia ler é só o que eles escutar então abraão atravessavam a vermelho entendem moisés era o pai de isaac contava né e as crianças só imagine menino escutando história quando disseram uma vez não é pois bem faziam penitência as sextas-feiras e uma vida assim ó oi e a menina disse eu entrei no convento e para servir por amor é esse deus que papai e mamãe nos ensinaram a amar e no convento eu vejo tudo tão fácil é tão fácil e não se faz penitência e a gente não reza
como eu rezava em casa ah e hoje fica olhando para mim e tenho vergonha dos meus pais e veja e olha fé dos pais de vocês o dos avós de vocês ou de pessoas da paróquia de vocês o que sustentaram a febre os assim dizer nada só com o exemplo é só com a fidelidade e nós não teríamos essa fé se não fosse o povo de deus a e agora nosso senhor nos tira do meio do povo nos consagra para nos enviar não como donos da fé do povo de deus é mas como servos e
para servir e defender a fé do povo de deus se defender dos lobos do mundo e da prepotência dos grandes na igreja que se julgam sábios a seus próprios olhos e com doutrinas estranhas e agridem a fé do povo de deus e nós somos pastores para defender a fé dos sintomas um dos pequenos dos humildes é como diz o canto junto a mim as ovelhas terão partes poderão descansar agora pode saber viu que vai custar a vida de vocês o podem saber se vocês quiserem entender o ministério sacerdotal medi tem muito no capítulo 4 da
segunda carta de são paulo aos coríntios e lá tem uma frase tremenda a tremenda a morte trabalho e nós a vida trabalha em vós e para que o rebanho viva e o pastor deve morrer e se o pastor não morrer a cada dia a morrer para sua vontade a morrer para si próprio para suas expectativas para sua comodidade se o pastor não morrer o rebanho não é é mas lembre do que diz o nosso jesus é o nosso modelo o bom pastor por isso o pai me ama e por isso porque eu dou a minha
vida pelas minhas ovelhas e eu adoro ninguém tira na marra de mim mesmo eu adoro livremente este é o prefeito que eu recebi do meu pai é por isso no meu irmão que não se pode ser padres em timidade com jesus essa intimidado e esse querer estar com ele queria imitá-lo querer sofrer o que ele sofreu querer viver o que ele viveu é só se eu posso ser padre e só assim o rebanho vai reconhecer em mim pastor e se não é um salteador aquele que não entra pela porta ela dá que jesus diz eu
sou a porta olá eu sou a porta das ovelhas é bom voltemos e aqui algumas perguntas somente quem tem um coração de criança desarmada uma atitude de pobreza e humildade pode acolher realmente jesus e o reino que ele traz eu sou humilde ou prepotente e reconheço me pobre débil necessitado ou só tomado pela ilusão tremenda da autossuficiência é que às vezes a gente senhor eu preciso de ti mas é só da boca para fora e a gente se acha tão impotente tão capaz e enquanto a vida não deu uma rasteira daquela que derruba que quebra
a gente tudinho a gente não se convence disso às vezes deus dar deixa mesmo que a vida não derrube trituragem é para nos salvar viu e para salvar a gente da gente mesmo recorda bem é um seguro indicador da minha atitude para com deus é o meu modo de tratar os outros sobretudo os irmãos mais próximos quem se julga grande diante de deus e autossuficiente nunca tratará os demais com misericórdia e doçura e é sempre na peia no rio no metro da minha justiça e da minha vida e quem trata os outros assim pode ser
rezador zinho que dá gosto nas oração coordenada eu resolvi azul mas nunca se abriu para o senhor nunca aquela oração nunca foi uma oração de escuta de verdade do coração do senhor aquele que de verdade experimental senhor tem entranhas de misericórdia é porque sabe que não é digno e mesmo assim é amado acolhido perdoado querido por deus é e essa misericórdia é dela que nós seremos ministros que vocês serão ministros e é importante ter sempre presente que minha atitude para com os próximos é a medida da alta intensidade do meu relacionamento com o senhor e
isso já no seminário i oi e o modo de tratar meus colegas de turma né meus colegas de diocese de me relacionar com os outros o meu modo de me relacionar pode ser na quadra jogando rezando organizando algum trabalho acadêmico olá tudo isso diz muito da maturidade da veracidade da seriedade da minha experiência de deus ou não é bom então é sempre importante olhares você sabe inglês quanto mais cresce na comunhão com deus mas se tornam benevolentes e quando a gente tem mesmo a vida que o nosso senhor a gente vê o irmão errado irmão
que caiu a gente não muda não não enganar ele cair ele errou mas a gente nunca se alegra e aí a gente perguntou para a ana e a gente reza pela pessoa a gente sente com a pessoa esse é o sinal de aqui a nossa relação com deus é verdadeira esse é o sinal de que a nossa relação com deus vai nos dando os sentimentos de cristo jesus as atitudes de cristo jesus ah pois bem o anti atitude ante a situação e atitude desse romano e jesus também toma uma atitude surpreendente primeiro a atitude do
centurião é surpreendente 20 dias jesus vou até mandar pib no meu cabelo a jesus é mais surpreendente ainda oferece para ir à casa do pagão entrar na casa de um circunciso e curar lucero olha vocês têm que entender uma coisa na terra santa no tempo de jesus e a população era mestiça é uma parte da população era de judeus a outra parte desde a volta do exílio de babilônia que era assim a outra parte que era bi pagãos idólatras vocês imaginam judeu como odiava isso judeu ver na terra dele nós pagamos com templos pagãos o
judeus puros é comunidades que só tinha judeus era mais as comunidades rurais e nas cidades maiores tirando jerusalém e as cidades maiores por exemplo tiberíades séforis essas cidades como é que sebasti cesareia marítima essas cidades eram 20 pagamos com templos pagãos é tão pagamos morando na terra santa ah e não se misturavam não viu judeus e pagãos se odiava se ignorava e esse suportavam porque era o jeito quem mandava era roma bom então vocês imaginem um judeu entrar na casa de um pagão era uma coisa era traição por isso que os publicanos eram odiados porque
eram judeus trabalhando que os pagãos oi filho bom então aqui jesus se oferece para entrar na casa de um paga isso é uma coisa que na cabeça de um judeu não entra não entra já tu não tá nem aí nem aí já vocês não têm compromisso com rótulo jesus tem compromisso com encontrar as pessoas oferece-se para ir à casa do pagão entrar na casa de um circunciso e ainda lhe fazer um favor fazer um favor a um centurião veja e nem à espera que o centurião o convido ele se oferece o centurião disse eu não
sou digno é de 500 na minha casa de que de que vaso ao meu encontro nada o senhor viu a compaixão do centurião para conservo o senhor viu o ato de extrema humildade daquele homem vai recompensá-lo entrando na sua casa a casa de um agente da opressão romana jesus nem toca neste fermento pormenor tão importante para a gente daquela época a perspectiva de jesus é outra seu interesse está em outro nível procura as pessoas procura que descubram o deus verdadeiro procuram que descubram o pai que o enviou e ao pai se converta e no pai
encontre a vida em abundância e é assim a miséria humana quando exposta jesus não podem encontrar outra resposta que a superabundância da misericórdia me mostre sua miséria nosso senhor e ele lhe mostrará a misericórdia dele mas pense bem o amor misericordioso do senhor não conhece fronteira onde houvesse sincero arrependimento sincera vontade e disposição para recomeçar onde houver verdadeira abertura para deus e seu reino aí estará o salvador não a miséria humana que um poder salvador de cristo não posso atender é só a uma condição uma e o desejo sincero de acolher o senhor na vida
e com ele caminha se houvesse desejo nosso senhor diz eu estou aqui e eu te amo ah pois bem mas a esta altura o centurião surpreendem novamente é danado é uma disputa de surpresa já não bastou o centurião ter suplicado não foi suficiente ter vindo ao encontro de jesus expondo sua miséria agora de modo inesperado esse homem esse pagam revela uma total fé um absoluta confiança no senhor o quanto gesto dizer eu vou na tua casa ele diz a hora que eu não sou digno a o som não não venha não eu ia de verdade
basta uma palavra e basta uma palavra tua e deixa o próprio jesus ser tomado de admiração surpresa e é verdade que esse centurião era temente a deus eu tinha mesmo construído a sinagoga são lucas diz que esse centurião deu dinheiro ajudou a construir a sinagoga tem tanto dizimista nosso quê porque dá r$2 se sente o dono da igreja centurião construir a sinagoga e diz eu não sou digno é ou seja e não tem direito adquirido diante de deus tá vendo ah pois bem mas ele não se gaba disso ele não apresenta isso como credencial a
jesus como algo que ele de algum direito frente ao senhor já tinha ouvido falar de cristo e agora demonstra toda sua confiança nele considera-se pequeno em vigor no segundo são lucas ele nem mesmo teve a ousadia de vir pessoalmente e pedir ao mestre do milagre mandou outros bom então beijo aqui repito estão as disposições necessárias para reconhecer e acolher verdadeiramente a jesus e o reinado de deus que ele anuncia e traz eu entendo e como é que eu posso acolher o reinado de deus o que é o reino de deus a jesus veio a pregação
a missão de jesus foi uma só trazer o reino de deus o podem procurar nos evangelhos ele fala o tempo todo no reinado de deus é mas o que é o reinado de deus é deus reinando no nosso coração em e através de nós no coração do mundo jesus veio trazer isso revelando o que esse deus pode o que é resumindo jesus disole o deus de israel esse deus tremendo deus de abraão de isaque e de jacó o deus que apareceu a moisés na sarça ardente o deus que entre trovões relâmpagos e terremotos apareceu no
senai eu tenho uma boa notícia para vocês é esse deus venha abraçar vocês esse deus vem viver no meio de vocês tenham medo não ele é o meu aba esse deus vocês não sabem mas ele não é o bicho papão ele é o meu pai e é por isso que o anúncio do reino é inseparável do anúncio de deus como pai e na verdade não é o anúncio do reino de deus é o anúncio do reino do pai é esse deus que quer reinar é um papai de nosso senhor jesus cristo o que é um
pouco diferente bem diferente dos simples javé como judeus pensavam esse é o javé dos judeus mas é o já vendo judeus reapresentado por jesus é o meu pai eu conheço jesus disse evangelho de joão eu vim dele e vocês não conhecem e se eu dissesse que não conheço seria mentiroso como vocês que jesus disse isso né puxado e veja eu conheço e ele é o meu papai ele é um mas sem fundo de misericórdia de amor de ternura de carinho de compaixão e é este deus que quer reinar na vida de vocês é mas tem
um problema é que vocês já tem um reino coração de vocês bem sentado vocês próprios segurando assim no trono e dizendo a vida é minha eu faço como eu quero e o pai só pode reinar e se vocês derem um lugar para ir e aqui está testando por isso que o reino para que o acolheu reino eu tenho que me convencer eu tenho que deixar que o pai assuma a direção da minha vida e eu só posso fazer isso e na força na graça do espírito que jesus vai me dar pelo batismo a crismo e
aí o carinha é porque só o espírito de jesus e me das atitudes os sentimentos de jesus olha lá jesus é um reino de deus porque jesus deixou o pai reinar totalmente na vida dele jesus não teve outro amor outra paixão outro compromisso a não ser pai a jesus é encantado pelo pai é e não se faça a minha vontade mas a tua pai jesus entrou no mundo rezando tá lá na carta aos hebreus eu venho a deus para fazer a tua vontade jesus sai do mundo rezando pai nas tuas mãos entrego o meu espírito
quem vê jesus ver o reino se tem toca jesus toca no rio o reino é jesus e veja esse reino nosso senhor trouxe ninguém pode destruir lu e ele um dia vai se manifestar plenamente mas esse reino todo dia pode ser destruído em você em mim e toda vez que eu me fez para o senhor toda vez que eu prefiro a minha vontade à vontade do senhor meu rei e expulsa o reino de deus bom então não adianta a ver se tem tanto disso que eu sou bonito sobre o reino não é rei no coisa
mesmo né não o reino passa pelo seu coração é a questão é que se deus reino ou não na minha vida e pensa como halo na vida de jesus bom então por isso é preciso essa atitude de humildade desse centuriano aí sim aí sim pois bem são essas as disposições necessárias e para colher o reino e por tudo isso o reino mostra sua força na casa daquele homem pagando o sérvio vai curado é a vida vence a morte e o centurião é confirmado na sua fé a meus irmãos se a gente soubesse dizer com sinceridade
fraqueza senhor eu não sou digno é ah quem dera que não procurássemos exibir diante de deus nossos direitos nossos serviços prestados eu espero quando vocês forem pagas se tiverem 5 10 15 20 30 50 anos de padre vocês nunca digam é eu dei tanto pela igreja e o que é que eu recebi em troca se vocês fizerem isso olá tudo que seja ela não vale nada e foi perdido querem recompensa é nossa senhora vai dizer como disse já recebestes a vossa recompensa não é e qual é o direito que a gente tem diante de deus
o nosso senhor diz depois de terdes feito tudo e bem feito de vez dizer somos servos inúteis não fizemos mais que a nossa obrigação nós somos servos inúteis ainda devemos agradecer a deus porque confiou na gente chamou a gente que podia ter chamado gente muito melhor ó oi gente muito lila é mas não temos direitos diante de deus é olá tudo é graça turned on e tu da misericórdia do senhor ah pois bem e essa perícope termina com uma grave advertência de jesus para os que o seguem pode olhar o evangelho diz que jesus disse
aos que o seguiam e pode nós aí a nós e e veja jesus diz né e eu não encontrei uma fé dessa em israel e termina dizendo a nós filhos da igreja amigos dele os filhos do reino podem ficar de fora da salvação eterna e virão muitos do oriente e do ocidente do norte e do sul e sentar-se à mesa no reino de deus o e os filhos do reino ficaram fora e a gente não tem direito adquirido a gente não tem salvação garantida porque é bispo papa padre cardeal religioso na fam e é graça
de deus é dom de deus dom que eu só posso receber se me mostrar aberto e humilde até o fim consciente da bondade de deus e da minha insuficiência e os de fora muitas vezes levam mais a sério tem mais fé tem mais temor de deus e mais delicadeza para com as coisas do senhor que muitos dos que seguem a cristo o que muitos dos membros do novo israel que já não creio de verdade é e cultive a fé deus e fatos cultivem a fé cultivem a piedade e não faça um pouco de deus não
faça um pouco das coisas de deus vocês nunca serão donos dos mistérios de deus serão sempre ministros os ministros não são donos da igreja não são donos da paróquia não são donos da liturgia não são donos da pregação não são donos da palavra de deus não são donos dos sacramentos e são ministros servos os servos e no dia que vocês se sentirem donos e no dia que vocês fizerem pouco dessas coisas no dia que você já não tiverem mais e lu não sei se torna uma caricatura de crente uma caricatura de pedro uma caricatura de
ministro de deus é aquela caricatura mulan gente sem fé fria infeliz azeda e que inferniza a vida dos outros e você sabe que eu não tô falando de na teoria distante quem não já viu essas presepadas por aí o e nenhum de nós está livre de ser uma coisa dessa e nenhum de nós e como é que aquele lá se tornou isso e a começou com pequenas infidelidades de derrapagem derrapar já começou devagarinho e não tem nada não aqui tanta besteira para que tanta existência começou assim não precisa não pronto e depois quando dar você
é e quando olho no que se tornou se tornou uma contradição um escândalo para o povo de deus uma escada bom então veja neste centurião podemos entrever todos aqueles que mesmo fora da igreja não fazem deus de deus compadre não se tornam auto-suficientes tem respeito e santo temor ante deus e as coisas de deus esses herdaram primeiro o reino do celso eu tenho temor de deus o tive um respeito pela santidade de deus eu nunca brinque com as coisas de deus nunca tomem de modo leviano vulgar diz cuidado as coisas de deus jesus era judeu
e era um judeu praticante aos sábados estava na sinagoga e no templo fica indignado não façais da casa do meu pai e uma casa de comércio e veja o modo como jesus se refere ao pai quanta delicadeza quanto carinho o quanto respeito pelo pai e ele é deus é o filho amado e pensem nessas coisas e comecem cedo comecem cedo quem ama cuida quem ama respeita quem ama venera é bom pra terminar tenho me achado com direitos adquiridos diante de deus e da igreja o conservo sinceramente o sentido da minha indignidade diante do senhor eu
guardo no coração o senso da santidade de deus de quem não sou digno de ser servo e de quem não mereço ser ministro ordenado e por exemplo pode ser que algum de vocês pense que têm direito decepada e isso é um absurdo e nenhum de nós tem direito de ser padre e e a vocação é dom de deus chamou os que ele quis a massa da terra que leva a isso mesmo a série bom então é preciso que a gente se examine e eu não tenho direito de ser padre eu não tenho eu não posso
ir por a igreja que me ordena não e é verdade que nenhum de nós a impecável não fale perfeito não nós somos um canteiro de obra que só termina com a morte todos temos intersecções todos precisamos amadurecer todos precisamos de conversão todos precisamos crescer todos temos defeitos vocês estão no processo de formação vivo também tá sendo formado e mais veja bem pode ser que tenha situações haja situação já quase nós faz eu saiba que não posso se fala que não tenho as condições de ser o padre como cristo e com a igreja espera vejo uma
lucidez santa deste papa veja e ele hoje disse hoje quando ele entrou para a audiência foi aplaudido cima lá em roma e ele ele disse né que tem sentido quase fisicamente a oração do povo de deus e ele disse nesses dias que tem sido muito difíceis para mim é interessante joão bento 16 tinha dito no início do pontificado rezem para que eu não fuja dos lobos e já que eu não fuja com medo naquele livro entrevista dele há uns 2 anos atrás o autor perguntou não é o que ele achava de um papa renunciar e
ele ali já disse tudo ele disse renunciar no momento de dificuldade de crise não nunca como se eu dissesse tô fora e outro que cuide nunca se ele realmente não fugiu e não teve medo dos lobos mas ele disse renunciar quando se sente que já não se pode mais e exerceu o ministério como nossos filhos quer como nosso senhor espera e é até um dever o passar desse veja ele esperou que a tempestade passa enfrentou aquelas tempestades todinho a imprensa jogou os muçulmanos contrata e a imprensa forjou inflor maquiou o escândalo da pedofilia a imprensa
pintor com aquela declaração que ele deu sobre preservativos aids e aí a imprensa fez tudo né os meios de comunicação fizeram tudo para denegrir e dentro desses ele se manter a questão da excomunhão dos lefebvrianos veja ele se manteve firme ele não fugiu ele não reclamou ele não voltou atrás é mas agora quando diante de deus ele viu que não tinha mais condição ele não se impôs a deus e ele siqueira e ele disse hoje esses dias que não estão sendo face e não é um descanso para ele esse é um dever de consciência se
lembre que ele quando visitou o túmulo de e agora me fugiu o nome do papa já ligou lá não qual é o papa celestino 5º ele deixou no túmulo de celestina porque a gente não soube leia coisa ele deixou o palio dele aquele fale o grande que ele não gostava que o marido inventou ele deixou lá para cá para o celestino 5º e veja como quem diz eu for no seu caminho então aqui como eu falei veja e não é agora a gente tava sabendo parece que desde a viagem dele a cuba da volta da
viagem a cuba que ele estava decidido a renunciar quando ele viu que essas viagens ele já não aguentava mais ela ali já estava bom então o irmão dele disse isso desde aquela viagem de já tinha dele tá errado então veja porque eu estou dizendo isso porque pode ser é que na consciência de vocês e vocês se conhecem suja convicção de que não devem se ordenar o que não serão fies o que farão mal a povo de deus o que colocaram o ministério em risco de descrédito o que colocaram fiéis em perigo para a fé deles
que puderam escandalizar o filho esse depois de consultar de pedir conselho de procurar orientação vocês virem isso tem obrigação de dizer senhor ajuda-me a seguir outro momento e por que tu não me chamar ah mas eu sinto à vontade mas só a vontade de ser padre não é sinal de rotação à vontade de ser padre pode ser um sinal de vocação e pode ser um desejo meu e são três sinais essa vontade é um sinal só os três juntos aqui funciona o que eu não posso eu posso não ter vontade de deus pode me chamar
pode você vem e você não quero vem e perturba e certa e o cabra tem que ir mesmo sem querer de vez em quando a gente encontra a gente assim ah pois bem então a vontade esse é um sinal o segundo sinal avó que habilidade o que avoca habilidade é ter as condições humanas básicas pode fazer um sacerdote pois eu quero ser padre mas não tenho nenhuma aptidão nenhuma para juntar um macumbeiro falando não consigo não consigo estudar nada nem falar bom então e tem vontade mas não tem vocalidade não penso condições isso mostra que
não tem vocação e não tem vocação a mas eu sinto sem você sente mas eu não tenho vocação e se ele tivesse dado teria dado as condições eu quero ser padre mas não tenho nenhuma aptidão celibato bom então não tem vocação não mas eu tenho não tem não tem quando deus chama para o sacerdócio e ele dá também a capacidade de viver o celibato não tô dizendo que vai ser faço não dizendo que maravilha como é simples mas quem disse que é que é simples e que é fácil ou é doente ou tá mentindo não
é terra não é mais das condições de viver dignamente isso o dvd game o celibatário nunca pode cair meu deus tem que pode dizer que nunca pode cai é mas esse também não quer dizer que não tem a vocação uma coisa é uma queda na vida ninguém está livre disso deus no twitter outra coisa viver isso é hit a repetir as pedras não vai não vai sinal claro de que não tem não tem apita o celular eu devo reconhecer eu nem posso sair do seminário chorando mas saio com dignidade saiu como um homem sai o
senhor porque não quero fazer nada teu rebanho saio senhor porque tu não me chamar eu queria eu queria mas tu não me chamar eu bom então o meu desejo a avó com a habilidade condições e o discernimento da igreja eu não sou eu quem limpou a igreja que me chama o senhor me chama pela voz da igreja é feito de cimento e agora o sentimento só podem ser feitos eu fui minimamente sincero e se eu me escondi a enganei a igreja é né e depois arque com as consequências em diante de deus um dia que
é nosso juiz então veja é uma coisa que a pensar com seriedade e nem seminarista achar perfeito impecável esses em geral não presta não esse geralmente né não se já chegam formado sair não posso deixar em formato a gente quer a igreja que a gente que se deixe formar que se reconheça em construção a caminho né mas que tem as condições o que prometo minimamente será um padre como cristo a igreja espera por isso aqui é a minha vocação eu a vejo como uma graça recebida do senhor é como um direito eu esqueci de colocar
isso aqui como um direito ou como um favor que estou fazendo a deus e à sua igreja a vocação de graça a graça eu não tenho medo se nosso senhor chamou não tenha medo é uma coisa que eu tinha muito medo de ser padre mim pelada e medo chorei pra não ser quem era esse negócio do celibato oi e o rapazinho dizer vamos será que eu vou aguentar isso é mas veja não tem resposta se eu vou aguentar e não tem resposta e a resposta né se eu vou aguentar a resposta se eu estou disposto
a caminhar já agora a questão é esse se eu estou dando os passos e o futuro o futuro deus espera você lá se você for fiel a ele e ele não lhe faltará é a mesma coisa que uma pessoa casada e eu prometeia essa mulher amor e fidelidade para sempre pensando bem mais difícil do que prometera igreja a igreja será uma esposa sempre simpática e agradável bonita não é já a esposa né veja tá certo não é verdade e depois eu prometo a ela mas não sei se ela vai cumprir comigo e eu casado então
aquele que tem que confiar também deus na providência não peço para vir agora o que tenho que ver mais adiante é mas eu tenho que ter o mínimo né de atenção auxiliar e já agora e por último tenho confiança no poder do senhor que diz vai vem e assim se fazem as coisas e por isso mesmo abandono nas suas mãos benditas vendo em tudo quanto acontece um sinal do seu amor bom então pensemos nessas coisas e o nosso auxílio está no nome do senhor