Literatura - Aula 06 - Modernismo II - 2ª Fase - Poesia Moderna

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Dando continuidade à nossa revisão de literatura, a prof. Greice ira nos mostrar, nesta aula de nº 0...
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[Música] Oi pessoal eu sou a professora Grace e nós hoje estamos fazendo o curso de revisão de literatura aqui no aula livre.net hoje é a nossa sexta aula e não esqueçam de acompanhar Todo o material de aula está na apostila baixem apostila para acompanhar a aula e os exercícios Ok bom nosso papo hoje é modernismo da segunda fase quer dizer que vai de 1930 a 1945 e nós vamos começar olhando a poesia da época acho que vale lembrar que a gente tá vindo daquela primeira fase que era a fase da destruição né de de romper
com todos os padrões de busca de liberdade então um momento Demolidor a partir de 1930 eh entra-se nessa segunda fase que a gente chama assim de uma fase de construção ou um pouco mais de maturidade que é depois Depois de toda aquela loucura né dos anos 20 agora então a necessidade de talvez eliminar um pouco aqueles excessos da primeira fase sem abandonar as conquistas quer dizer a liberdade de expressão o verso livre a linguagem coloquial essas coisas se mantém mas há necessidade também por parte desses poetas de de voltar um pouco à poesia a poesia
no sentido mais tradicional né do lirismo daquela temática que fala do amor da Solidão a temática social enfim sim os temas tradicionalmente abordados na na poesia e que tinham sido deixados um pouco de lado pro pessoal da primeira fase agora vão ser resgatados tá então esses elementos marcam essa poesia do dessa segunda fase e nós temos assim quatro nomes fundamentais Manuel Bandeira Carlos rumon de Andrade Cecília Meirelles e Vinícius de Moraes quatro grandes nomes né fundamentais da poesia moderna aí da segunda fase vamos começar falando sobre o Manuel Bandeira na verdade vocês vão ver em
alguns materiais didáticos que o Manuel Bandeira às vezes se coloca ele como ah poeta da primeira fase do modernismo gente não faz a menor diferença Não se preocupem com isso porque se vocês observarem eh ele vive até o final dos anos 60 e claro que ao longo do tempo a poesia dele eh se modificou né ele se aprimorou então sim a gente tem o Manuel Bandeira que participa do modernismo da primeira fase basta vocês lembrarem daquele poema os sapos que ele faz uma crítica contundente aos parnasianos que é lido na Semana de Arte Moderna ou
poema poética Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado quer dizer eh São poemas assim que aderem às ideias do modernismo da primeira fase mas ele se insere também no modernismo da segunda e até da terceira porque não então por isso eu coloco ele aqui nesse momento agora quando a gente fala da do Manuel Bandeira A gente não pode esquecer não não pode deixar de lado alguns elementos ligados à própria história de vida a própria biografia dele porque isso eh marcou profundamente a obra eh do Manuel Bandeira quer dizer ele sofreu desde muito cedo
com a doença ele foi diagnosticado como tuberculoso e ao longo do tempo ao longo da vida várias vezes ele foi desenganado pelos médicos é claro que isso marca ele como um jovem ainda ou como homem maduro quer dizer a convivência constante eh com a doença e a possibilidade imediata da Morte marca né toda a sua vida então do ponto de vista dos temas a gente pode ver assim ó um dos traços fundamentais é justamente essa poesia de Tom mais confessional quase autobiográfico que ele fala mesmo sobre a história da vida eh a presença da morte
então a temática da morte ou mesmo da doença e e a vida toda das coisas que ele gostaria de ter feito que às vezes não pôde por causa da doença então l a a ênfase né Na necessidade de vida por isso a presença do erotismo quer dizer todos aqueles desejos insatisfeitos que ele vai realizar né através da poesia da arte eh temas como ligados à infância né que resgata aquele momento em que eh ele ainda era tinha esperança de vida feliz né pureza ingidish gostaria de lembrar com vocês alguns poemas Chaves que retomam essas temáticas
Como por exemplo o que eu não tenho e desejo é o que melhor me enriquece tive uns dinheiros e perdos tive amores e esqueci os mas no maior desespero rezei e ganhei esta prece vi terras da minha terra por outras terras andei mas o que ficou marcado no meu olhar fatigado foram terras que inventei criou-me desde eu menino para arquiteto meu pai foi-se um dia saúde fiz-me arquiteto não pude sou poeta menor Perdoai Então como vocês puderam acompanhar o título do poema é Testamento quer dizer é aquilo que ele deixa pra gente e a gente
percebe nitidamente esses traços autobiográficos quer dizer eu eu pretendia ser estudar arquitetura engenharia como meu pai mas ficou doente acabou tendo que ir pra Suíça tratar da Saúde eh e daí se envolveu com a Literatura e acabou né levando a vida nesse sentido vi terras da minha terra por outras terras andei mas o que ficou marcado no meu olhar fatigado foram terras que inventei e aí não tem como a gente esquecer do por exemplo vou embora paraa Pasárgada Vou Embora pra Pasárgada lá sou amigo do rei lá tem uma mulher que quero na cama e
que escolherei quer dizer ele cria através da literatura um mundo imaginário né uma paz ágda onde ele pode viver todas as coisas que na vida muitas vezes ele não pôde e a questão do erotismo é fundamental porque representa enta Justamente a afirmação da vida então quando ele tiver no maior desespero aliás como ele mesmo diz não vou embora para Pasárgada e à noite quando eu estiver triste mas triste que der vontade de me matar lá tem uma mulher que eu quero na cama que escolherei quer dizer a questão do erotismo do desejo e do sexo
servem como uma afirmação de vida então esse também é um tema forte né no no Manuel Bandeira agora a gente a gente não pode esquecer Claro de pneumat tórax né Talvez o mais clássico dele e que tem o verso que melhor sintetiza toda a poesia do Manuel Bandeira acompanhe também a leitura febre hopt dispineia e suores noturnos a vida inteira que podia ter sido e não foi tosse tosse tosse mandou chamar o médico diga 33 33 33 33 o senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito está infiltrado Mas então Doutor não
é possível tentar o pneumat tórax não a única coisa a fazer é tocar um t argentino bom Vejam o segundo verso do poema né A vida inteira que podia ter sido e não foi quer dizer isso é muito forte na na poética do Manuel Bandeira essa eh buscar resgatar através da poesia né coisas que ele não conseguiu vivenciar vejo uma presença de de um certo humor de uma certa ironia né quer dizer não é possível tentar algum remédio não a única coisa a fazer é dançar um tango argentino que simboliza evidentemente toda a dramaticidade e
intensidade quer dizer viver a vida né intensamente e plenamente gente isso é a cara do Manuel Bandeira Lógico que uma poesia muito simples com uma linguagem simples né e e que Valoriza as pequenas coisas da vida porque são elas que dão realmente o sentido para essa vida bom Manuel Bandeira e o nosso próximo autor também Talvez um dos nomes mais importantes da poesia brasileira Carlos rumão de Andrade uma obra vasta tema tudo qualquer tema é tema para um cara como Carlos drumon de Andrade Mas a gente pode para nos organizar Aqui em termos de prova
eh bom primeiro há uma uma participação dele sim no modernismo da primeira fase quer dizer ele também se a gente lembrar daquele no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho poema piada né então uma certa fragmentação eh são elementos típicos do modernismo da primeira fase que estarão na obra do drumon mas vejam em termos de temas acho que a gente pode pensar assim ó H num primeiro momento poeta que tá iniciando a sua carreira então H um poema como o poema das Sete Faces lembram disso é um poema constituído
de sete estrofes as estrofes parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra meio fragmentado mas a ideia assim de que como se fossem quatro eh sete lados Sete Faces deste mesmo poeta e e inicia com um verso bem que vocês devem lembrar ã quando eu nasci um anjo torto desses que vivem nas sombras disse vai Carlos ser goste na vida Esse verso marca profundamente a obra eh do drumon e que se vê meio que vaticinado a a a uma a se sentir meio estranho meio diferente das outras pessoas né como se
ele tivesse sido amaldiçoado por um anjo e e o que a gente vai observar é isso num primeiro momento esse poeta jovem buscando o autoconhecimento Então por que que eu sou como eu sou Por que que a sensibilidade que eu tenho Então nós vamos ver o seguinte ó temas como eh a família né o passado a minha história lá naquela cidadezinha no interior de Minas Itabira eh quer dizer buscando no passado na família na infância as suas raízes o seu autoconhecimento e a gente vai ver isso nas primeiras obras dele ã alguma poesia até mais
ou menos 1940 com um livro chamado o sentimento do mundo em que ele dá uma virada é como se de repente ele se desse conta que né O mundo é muito maior aliás no poema das Sete Faces ele diz assim mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima não seria uma solução mundo mundo vasto mundo mais vasto é o meu coração então esse poema que marca essa primeira fase most mostra esse poeta voltado né pro seu próprio umbigo como eu digo quer dizer voltado para esses temas do autoconhecimento e a partir
da obra sentimento do mundo ele escreve um poema que ele diz assim não o meu coração não é maior que o mundo é muito menor nele nem cabem as minhas dores Por isso me dispo por isso grito por isso frequento As bancas de jornais e etc bom A ideia é a partir daí eles não o mundo é maior então entra uma temática voltada pras questões sociais e aí a gente tem um trechinho também talvez vocês conheçam que é mãos dadas acompanhe um pedacinho da Leitura não serei o poeta de um mundo caduco também não cantarei
o mundo futuro estou preso à Vida e olhe os meus companheiros estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças entre eles Considero a enorme realidade o presente é tão grande não nos afastemos não nos afastemos muito vamos de mãos dadas vejam que neste poema fica claro a ideia de solidariedade né Eh e de um poeta compromissado com o momento presente com aquilo que ele tava vivendo né então uma poesia um pouco mais engajada e aí nós colocamos ali como realidade social bom eu ainda falo no quadro né amor claro como todo grande poeta né o drumon também
vai falar de amor e ele tem poemas maravilhosos o que eu acho importante é nós lembrarmos o seguinte quando quando ele fala de amor não é eu o meu amor a minha dor de cotovelo a minha solidão não não isso o drumão é sempre um pouco mais racional mais reflexivo quer dizer o que que é o amor né Eh até o que que eu amo quando eu amo alguém o quanto amor é um sentimento inerente à condição humana quer dizer vejam bem é sempre uma reflexão sobre o sentimento Então isso é mais o estilo né
da poesia do Drum e nós não podemos esquecer também um tema fundamental que é a própria poesia como todo grande poeta e ele vai se preocupar com isso né com uma poesia que fala sobre afinal de contas o que é poesia e aqui também a gente tem um poema bem conhecido né nessa temática que a gente chama de metap poesia que é a procura da poesia vocês depois deem uma olhadinha direitinho na apostila de vocês mas vejam que é um poema que diz o seguinte fazer poesia não é contar a própria vida não é falar
das próprias angústias eh das Dores até porque isso todos nós temos né mas nem todos somos poetas então ser poeta é realmente saber usar o seu instrumento de trabalho que são as palavras né Eh perceber que cada uma delas tem Mil Faces secreta sobre a face neutra como ele mesmo diz então descobrir essas nuances e aprender né a explorar a linguagem eh para trazer os significados inesperados então vejam mais uma vez também a temática da metapoesia presente na obra do drumon e ele deixa muito claro né a sua maneira de pensar eh o fazer poético
Bom falamos sobre Manuel Bandeira Carlos irmão de Andrade vamos dar uma olhadinha também em Cecília Meirelles ah a sicília Vejam a gente tem poucos nomes femininos né infelizmente assim importantes na literatura brasileira A Cecília é certamente um desses nomes e e é engraçado que quando ela começa de certa forma as pessoas diziam assim ah ela faz uma poesia muito feminina e eu acho que é isso mesmo a Cecília ela é é muito delicada e ela gosta assim da da poesia da poesia mais tradicional né daquele lirismo mais tradicional eh inclusive ela vai fazer parte de
um grupo no final dos anos 20 eh que vai justamente tentar resgatar essa poesia tradicional que tinha ficado de lado durante o modernismo da primeira fase e isso vai ser um traço né então assim de uma poesia intimista tá eh que resgata muito dos elementos do Neos simbolismo ou melhor do simbolismo né da estética que acontece no final do século XIX e que será resgatada aqui então elementos como por exemplo a Musicalidade os versos dela H são bastante sonoros aliás eh vários dos poemas dela já foram musicados eh ela tem um certo Um Certo misticismo
né uma coisa assim de um tempo depois das Almas ela tem um elemento Místico também na poesia que remete né a poesia simbolista ela gosta de sensações Sensações vagas abstratas ela gosta de um vocabulário mais abstrato isso remete ao simbolismo Mas lógico com uma roupagem nova Ah esses são os traços da Cecília do ponto de vista da temática acho que tem um tema que é essencial que é a consciência da transitoriedade das coisas é essa noção que a gente tem de que a vida é muito breve né Parece que escorre entre os dedos o tempo
passa e e tudo se esvai a Cecília tem vários poemas que abordam isso né que trazem para ela assim uma consciência muito fina muito profunda né da da passagem do tempo vocês devem ter na apostila de vocês um poema chamado motivo eh lindo o poema poema em que ela fala na verdade porque ela é poeta né E ela diz que ela é irmã das coisas fugidias né daquilo que escorre entre como se tentasse segurar o sentido das coisas que que vão passando e aí ela conclui o poema dizendo tem sangue eterno a asa ritmada quer
dizer parece que a única coisa que resiste à voracidade do tempo é a arte e a poesia e por isso ela escreve né então nitidamente esse tema da transitoriedade bom mas além dessa poesia mais tradicional mais intimista a Cecília vai fazer também uma obra de fôlego que que é o romanceiro da Inconfidência que é uma poesia histórica vejam aqui a coisa já fica bem mais eh complexa mas acho que a Cecília mostra realmente a sua a sua competência né como como poeta e com estilo definido porque ela vai fazer assim ela vai resgatar eh um
formato poético medieval né que são os romances na verdade eram poemas narrativos comuns né no período medieval eh que contavam histórias não de uma forma tão elaborada Como por exemplo o poema épico né um pouco mais popular e ela vai resgatar essa forma e vai escrever uma obra que é composta de 85 romances Ou 85 poemas e que narram todo o a história do movimento da Inconfidência Mineira eh falando sobre os grandes líderes do movimento do tipo Tiradentes ou os poetas arcades envolvidos né Tomás Antônio Gonzaga Cláudio Manuel da Costa mas resgata também histórias de
personagens anônimos importantes na no movimento enfim mantendo sempre o seu estilo a sua linguagem o tipo de vocabulário que caracteriza a poesia dela ela conta pra gente essa história então além dos poemas né desse lirismo mais tradicional também uma obra de fôlego que é o romanceiro da Inconfidência da Cecília Meirelles muito bem e nós temos também Vinícius de Moraes eh não eu já começo rindo né porque não tem como a gente não se apaixonar pelos pelos versos do Vinícius de Moraes eh mas aqui em termos de prova Gente vocês têm que ficar muito atento ao
seguinte existe um Vinícius que a gente não conhece muito bem que é o Vinícius lá do do início da sua carreira dos anos 30 da primeira obra dele que chama-se o caminho para para a distância vê lá em 1933 eh um Vinícius de Moraes e ligado a aqueles poetas responsáveis pelo resgate do movimento simbolista lembra que eu falei agora a pouco da Cecília Meirelles então assim Cecília Meirelles eh eh Manuel Bandeira e Vinício Morais no Rio Grande do Sul Mário Quintana poetas assim que que vão resgatar o movimento simbolista e o Vinícius também tá nessa
nessa linha então assim no início da fase dele a gente percebe um poema marcado por questões místicas é estranho a gente pensar eh no Vinício Moraes fazendo uma poesia que fala eh de culpa de Pecado de alma Mas é isso mesmo e tem um tom assim bastante Místico quase religioso mesmo tá mas isso nesse primeiro momento depois aí eu acho que a gente encontra o Vinícius que a gente conhece um pouco mais né que é o poeta voltado para Celebrar o amor para celebrar a mulher né o poeta eh da sensualidade agora a gente não
pode ser in Geno eh não era tão fácil porque a gente tá falando disso Isso lá pelos anos 40 50 quer dizer é claro que essa poesia eh esse poeta que defende o amor livre a sensualidade e acima de tudo a finitude do amor incomodou certamente incomodou né aquelas famílias mais tradicionais então eh acho que aqui vale a pena a gente lembrar do Soneto da Fidelidade né acompanhei a leitura de tudo ao meu amor serei atento antes e com tal zelo e sempre e tanto que mesmo em face do maior encanto dele se Encante mais
meu pensamento quero vivê-lo em cada vão momento e em seu louvor Aid espalhar meu canto e rir meu riso e e ao seu pesar e seu contentamento e assim quando mais tarde me procure quem sabe a morte angústia de quem vive quem sabe a solidão fim de quem ama eu posso me dizer do amor que tive que não seja Imortal posto que a chama mas que seja infinito enquanto dure eh é um clássico né mas eh vejam bem a estrutura nós estamos falando de um soneto né Eh o Vinícius vai resgatar essa forma eh clássica
e vai fazer isso de uma forma Impecável né então os sonetos e a defesa eh desse desse amor sensual né e é interessante como Talvez assim tenha sido o poeta que melhor mais viveu de acordo com essas ideias n foi um Apaixonado um homem que defendia a finitude do amor mas ainda assim defendia que esse amor fosse vivido né intensamente eh profundamente não é troco de nada que ele casou nove vezes né quer dizer como eu disse Ele viveu de acordo com com com essas suas ideias eh que aparece né muito na poesia mas a
gente não pode esquecer também eh da participação dele no movimento da bossa nova gente gente um dos movimentos mais importantes da música brasileira né que torna a música brasileira com conhecida e respeitada internacionalmente a gente tem ali uma gurizada né da zona sul do Rio de Janeiro Ipanema Copacabana que traz o samba do humor né e mistura esse samba com o Jazz norte-americano criando uma sonoridade nova né Eh acho que a a música vinha de uma tradição muito e tinha aquelas orquestras imensas no palco e os cantores tinham que cantar com uma voz impostada e
aí de repente surge essa gurizada só com violãozinho né cantando com uma voz quase como quem tá falando e e e marcou marcou profundamente não só a música no Brasil mas como eu disse né leva nossa música eh pro resto do mundo então a participação do Vinícius Moraes no movimento de Bossa Nova É fundamental eram os três grandes nomes né o Vinícius de Moraes o Tom Jobim e o João Gilberto ã uma garota de Panema né né Não não é troco de nada então tá aí o nosso poetinha gente eh um outro detalhe também que
eu queria chamar atenção o Vinícius e embora aparentemente né seja uma poesia eh simples porque é típico dos modernistas de um vocabulário mais simples e existe uma riqueza muito grande uma capacidade que ele tem de explorar sempre os aspectos sonoros eu me lembro agora um soneto da soneto da separação eh não sei se eu se vocês devem ter na apostila acompanhe aí de repente do riso fez-se O pranto silencioso e branco como a Bruma e das bocas Unidas fez-se A Espuma e das mãos espalmadas fez seu espanto bom só essa primeira estrofe esse poema fala
da Separação né e ele diz o seguinte que a ideia de uma separação é sempre mesmo que a pessoa esteja preparada as coisas já não estão muito legais né acha que deu mas parece que quando se toma a decisão sempre dá um susto um frio na barriga né porque vai mudar tudo então ele diz que é como se de repente batesse um vento na vida da pessoa que tira tudo do lugar e ele fica com essa ideia do vento e aí ele começa a escrever o poema e nós vamos perceber que além lógico de uma
série de elementos que ele usa na poesia por exemplo ele vai caracterizar a partir das antíteses né de repente do Riso fez o pranto n então primeiro rindo depois chorando então ele vai usando as antíteses para caracterizar os sentimentos mas ele vai explorar também um aspecto sonoro a gente vai perceber que ao longo do poema Como Se passasse um ventinho no meio dos versos quer dizer a escolha das palavras ele vai privilegiar os sons sibilantes Olha só de repente do riso fez-se O pranto silencioso e branco como a Bruma e das bocas Unidas fe A
Espuma e das mãos bom e assim vai vocês têm o poema na apostila Leiam todo e observem que há uma preocupação portanto não só né com o sentido das palavras mas com aspecto formal também quer dizer isso anda sempre junto e aí a gente vai perceber a sofisticação do trabalho deste poeta bom mas além da da temática amorosa a gente tem também um poeta engajado Nas questões sociais afinal de contas Vinícius Moraes além de ser eh especialista em Literatura ele fez Ele estudou literatura na Inglaterra em Oxford Eh ele também vai entrar pra carreira diplomática
ele foi Diplomata viveu em vários outros países do mundo representando o Brasil então ele era também uma pessoa né de engajamento social e ele tem vários poemas maravilhosos tipo Operário em construção poema belíssimo que fala eh deste operário que está em construção quer dizer que está num processo de construir a sua consciência social né Eh que passa a ter noção da importância do seu trabalho pra sociedade então a questão da conscientização eh e um outro também que vocês devem conhecer que é rosa de osima que é um poema belíssimo eh musicado acompanhe a leitura também
pensem nas crianças mudas telepáticas pensem nas meninas cegas inexatas pensem nas mulheres rotas alteradas pensem nas feridas como rosas cálidas mas ó não se esqueçam da Rosa da Rosa da Rosa de irochima a Rosa hereditária a Rosa radioativa estúpida e inválida a rosa com cirrose a antirosa atômica sem cor e sem perfume sem Rosa sem nada eh o que surpreende aqui é justamente a oposição de elemento tão inesperados e tão contraditórios né quer dizer ele vai fazer um poema que vai falar sobre a bomba atômica E aí ele pega a imagem da Rosa Vejam a
Rosa tá ligado à beleza a feminilidade a delicadeza enquanto a bomba tá ligada à destruição morte então ao aproximar esses elementos tão inesperados já cria um texto interessante então vejam eh ele remete né a a imagens ligadas a a bomba e a destruição mas olha como ele não abandona também o trabalho de linguagem que eu falei eh quando ele diz assim ah a Rosa a rosa com se Rose eh vejam que é uma rosa ruim né quer dizer ele pega a palavra rosa que tem um R forte né um R que parece que arranha E
aí ele cria eh ele junta ali palavras que forçam isso né a Rosa hereditária a rosa com cirros a antirosa então parece que para reforçar a a a imagem negativa inclusive no aspecto sonoro né com arranhando a garganta Então são esses detalhes as né às vezes inesperados tornam de fato eh o poema belíssimo e atemporal né então um exemplo também dessa poesia mais social do Vinícius de Moraes muito bem então eh revisamos os quatro principais nomes da poesia do modernismo da segunda fase né e no nosso próximo encontro a gente continua falando sobre modernismo da
segunda fase mas aí vamos falar sobre a prosa né O Chamado romance de 30 OK Aguardo vocês então e não esqueçam de aproveitar a apostila que vocês têm no site até [Música] mais siga o aulalivre.net nas redes sociais e Fique por Dentro de tudo que acontece em nossos cursos YouTube Twitter e Facebook aulalivre.net seu portal de cursos grátis
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