O MELHOR CAMINHO PARA A AUTORREALIZAÇÃO: Ensinamentos de Buda-Lúcia Helena Galvão da Nova Acrópole

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imaginar diante da Morte que tipo de ser humano eu quero ser Qual é a minha obra prima o que eu quero ter conquistado em mim mesmo que tipo de virtudes quero ter o que quero ter feito pelo mundo esse é o nosso ideal e o caminho o bom caminho digamos assim é o caminho que chega a isso com o menor desvio possível ou seja o caminho reto o caminho que vai diretamente nessa direção para a tradição oriental tanto indiana quanto budista isso é chamado de reto caminho ou caminho do [Música] Meio Olá hoje estamos aqui
para um bate-papo bastante especial vamos falar um pouco a respeito do que seria um bom caminho para o ser humano é claro que quando a gente fala bom caminho já parece uma coisa conservadora antiquada aqueles pais de antigamente que diziam que eu quero que o meu filho siga o bom caminho ou seja gera um certo preconceito mas vamos esclarecer do ponto de vista filosófico o bom caminho é o caminho do bem Aquele que nos leva a um estado de consciência cada vez mais elevada um estado de valores virtudes e sabedoria cada vez maior Ou seja
o que nos torna mais humanos o bom caminho é o caminho que nos leva cada vez mais próximos da ideia do bem ou seja que nos faz crescer um degrau nos torna seres humanos melhores todos nós de uma maneira ou de outra procuramos crescer que nós sentimos sabemos que viemos ao mundo para isso não estamos no mundo de férias não estamos apenas para desfrutar estamos aqui para sairmos um pouco maiores do que éramos quando entramos para fazermos diferênça para nós mesmos para o mundo para as pessoas à nossa volta de tal maneira que ao sairmos
daqui tenhamos deixado o mundo um pouquinho melhor do que ele era quando nós chegamos e a gente também esteja um pouco maior do que era quando chegamos aqui bom isso dito nós podemos entender que existe então um caminho mais fácil um caminho reto um caminho que poupa todos os desvios e que nos leva muito diretamente a esse ideal que nós estamos buscando de maximizar as possibilidades da nossa vida para sermos um ser humano melhor como eu tenho dito em várias palestras imaginar diante da Morte que tipo de ser humano eu quero ser Qual é a
minha obra prima o que eu quero ter conquistado em mim mesmo que tipo de virtudes quero ter o que quero ter feito pelo mundo esse é o nosso ideal e o caminho o bom caminho digamos assim é o caminho que chega a isso com o menor desvio possível ou seja o caminho reto o caminho que vai diretamente nessa direção para a tradição oriental tanto indiana quanto budista isso é chamado de reto caminho ou caminho do meio e nós vamos falar um pouco a respeito dessa tradição que vai nos falar que esse caminho ele é composto
por oito fases por oito requisitos que é a tradição budista não é o nosso intuito aqui desdobrar detalhes da tradição budista esse não é o intuito da palestra mas falarmos um pouco a respeito desses oito itens dessas oito recomendações que o Budismo nos dá para que a gente possa ver se estamos indo no caminho mais curto se estamos indo no Dharma porque o é exatamente isso uma vez li um poema oriental que dizia que o Dharma é o braço de Deus estendido sobre o Cosmos é o caminho mais direto para voltarmos à unidade é o
caminho mais direto para chegarmos à máxima perfeição que podemos alcançar enquanto seres humanos então estar alinhado com o Dharma seria o reto caminho o caminho do Meio Aquele que nos ofereceria menor resistência ou seja maior realização e maior cidade vamos entender como isso é visto a partir do budismo bom diz-se que sidarta gutama o Buda quando ele se iluminou Ou seja quando chegou à sabedoria no seu primeiro discurso ele falou a respeito das quatro nobres Verdades e do nobre Octo caminho que é o caminho para superar o sofrimento a questão do sofrimento e da dor
é uma questão central dentro da doutrina budista sidarta gutama o Buda procurou durante toda a sua vida uma forma com meteu-se com isso de encontrar uma forma em que o homem superasse a dor superasse o sofrimento que ele não fosse constantemente torturado pelas grandes dores da vida a velice a doença a morte que ele pudesse passar por todas essas coisas sem ser tão duramente atingido ou seja um caminho para a superação da dor e quando ele se ilumina no seu primeiro sermão ele vai falar sobre esse caminho que ele encontrou ele vai falar que existem
quatro nobres verdades bem resumidamente como eu falei para vocês O objetivo dessa nossa palestra não é falar sobre a doutrina budista mas bem resumidamente a primeira Nobre verdade é aquela que fala sobre a dor que a dor existe e a dor está diretamente ligada a impermanência as coisas do mundo manifestado todas são impermanentes tudo que você possa imaginar à sua volta ou mesmo esse veículo que utilizamos tudo isso é passageiro num determinado momento não teremos mais essas coisas portanto a dor está ligada à impermanência ela faz parte do universo manifestado e está ligado a esse
fato de que as coisas são passageiras essa é a primeira Nobre verdade a segunda Nobre verdade vai falar sobre a origem da dor o que faz com que nós soframos bom a dor está ligada em permanência Mas por que a gente sofre porque nos apegamos àquilo que é impermanente se nós fôssemos fazer uma lista das 10 coisas que mais amamos na vida você vai ver que prov provavelmente vão ser 10 ou pelo menos nove coisas impermanentes nós dificilmente colocamos nessa lista a justiça a bondade A fraternidade A Essência de um outro ser mas a sua
Encarnação Física não é Ou seja buscamos coisas físicas coisas manifestadas coisas passageiras somos muito apegados a essas coisas quando nos apegamos aquilo que necessariamente vamos perder Em algum momento é claro que a gente vive No Compasso de espera dessa perda e já com medo da perda quando você ganha algo que eu te digo é por pouco tempo desde o primeiro momento que você desfruta desse algo vem junto com o desfrute o medo de perdê-lo e a vida vai ser aquele compasso de espera aquela contagem regressiva para perder aquilo ao qual estou tão apegado Ou seja
a vida se torna um vale de Sofrimentos porque é uma perda depois da outra uma vez que essas coisas não podem ser retidas faz parte da lei da vida todas as coisas do mundo manifestado serem passageiras portanto sobre a origem da dor é a origem da dor vem do nosso apego a coisas passageiras a coisas que necessariamente vamos perder a terceira Nobre verdade ela vai nos falar sobre a superação da dor ela vai dizer que existe a possibilidade de superação da dor que é exatamente tirando esses nossos afetos esses nossos Apegos das coisas que são
passageiras para as coisas que são permanentes ou seja para os valores para as virtudes para a nossa essência como seres humanos para a essência de todas as coisas para esse plano metafísico espiritual onde todas as coisas não passam onde todas as coisas são permanentes a partir do momento que encontramos essa dimensão da Essência das coisas da nossa própria Essência encontramos esse mundo onde reinam os valores as virtudes a sabedoria quando entramos com os nossos afetos nesse mundo ou seja amamos coisas desse mundo Nós já não perdemos mais nada ficamos acima dessas coisas transitórias do mundo
material elas vão e vêm e nós já não sofremos com isso porque sabemos que o destino delas é esse vir e ir embora e nós estamos apegado a coisas que não vão que são permanentes Ou seja que te dão um chão firme sobre os teus pés Então essa seria a possibilidade de superação da dor que é a terceira Nobre verdade a quarta Nobre verdade gente vai dizer sobre o caminho para a superação da dor ou seja você está aqui no mundo manifestado onde as coisas são todas passageiras como eu faço para me desapegar dessas coisas
e me apegar a coisas que são permanentes como eu faço para sair dessa Encruzilhada de Sofrimentos Qual é o passo a passo que eu tenho que fazer no meu dia a dia para superar a dor o caminho da cessação do sofrimento e esse caminho são oito passos que eles dão que é o chamado Nobre Octo caminho ou seja oito passos para a libertação da dor Então você inclusive já deve ter visto uma roda que é associada ao budismo que é a chamada roda do Dharma essa roda do Dharma tem oito raios que estão Associados exatamente
ao Nobre óo caminho os oito passos para a superação do sofrimento então é um dos elementos cruciais e fundamentais dentro da doutrina budista as quatro nobres Verdades e o Nobre óo caminho e agora vamos ver um pouco o que é esse Nobre Octo caminho e como nós podemos fazer para entendê-lo na sua dimensão original porque fazer aquilo completamente plenamente É algo que nesse momento está fora do nosso alcance mas entender o que nós podemos fazer por isso ou seja esse passo completo está longe para mim mas caminhar nessa direção subir um degrau ou dois eu
posso o que eu posso fazer de melhor nesse momento com a vida que temos com as nossas limitações para caminharmos na direção da superação desse Nobre óculo caminho esse caminho que nos ensina a fugirmos desse monte de Sofrimentos e Dores em que se converte a vida manifestada quando você está extremamente ligado a ela o medo da morte Nossa e das coisas à nossa volta o medo da perda A constante dor que isso nos provoca as quatro nobres verdades Então vão falar a respeito do que é a retidão e o ó caminho vai se voltar muito
sobre isso vão ser oito tipos de comportamento reto reto pensamento reta concentração a gente tem que entender o que é essa ideia da retidão a ideia da retidão é procurar fazer com que a minha ação nesse momento por pequena que seja esteja alinhada com o meu Dharma esteja alinhada com o meu ideal que está lá na frente aquele ser humano que você sonhou construir aquilo que você quer ser Ou seja eu quero ser um homem justo bom quero ser um homem equilibrado fraterno tá bom esse é o meu ideal Essa é a minha meta a
reta ação é a ação que me aproxima disso nesse momento um homem que vai chegar a ser desse jeito o que ele faz nesse momento qual é o passo que está diante de mim então a retidão consiste encontrar o caminho mais curto o caminho reto o caminho do equilíbrio e da harmonia o caminho do meio que vai te levar em direção a esse ideal Hum que é sempre baseado na moderação e na harmonia Essa é a ideia que nos mantém ali no caminho do meio a moderação quanto aos excessos e a harmonia tanto interna quanto
externa quando a gente se harmoniza conosco mesmo nós harmonizamos com o mundo então vamos lá pro Nobre óctuplo caminho esse nome complicado que significa Na verdade o caminho com oito etapas o caminho com oito fases o primeiro a primeira fase o primeiro degrau do nobre óctuplo caminho é a reta compreensão que que significa reta compreensão compreender o mundo da maneira mais real que você possa ver como as coisas Realmente são ou seja quebrar os véus da ilusão o que nos causa ilusões para compreendermos as coisas em geral os nossos desejos quando nós desejamos muito que
uma coisa Seja de um jeito a gente olha para as coisas e não vê o que elas são vê os nossos desejos é a projeção daquilo que somos daquilo que queremos as às vezes distorcemos os fatos para ficarem parecidos com aquilo que a gente queria ver ou seja eu acho que Fulano não é uma pessoa boa então muitas vezes olhamos as atitudes de fulano e distorcemos para enquadrar dentro desse meu padrão mental eu não vejo a realidade eu vejo a minha projeção nas coisas como diz Caetano Veloso naquela música né Narciso acha feio o que
não é espelho ou seja tudo se torna um espelho meu se eu não gosto disso eu vou ver isso de maneira negativa se eu gosto disso eu vou isso de maneira positiva e nunca me preocupa em saber sem gostar nem desgostar sem nenhuma inclinação O que as coisas são em si às vezes eu nem acredito que as coisas existam em si Parece que o mundo é só um jogo de opiniões do gosto e do não gosto e das distorções que eles provocam eu não acredito nisso eu acredito que o mundo existiria ainda que a humanidade
não existisse que existe uma verdade no mundo em si Independente de nós gostarmos ou não delas se não houvesse humanidade as coisas estariam aí e continuariam o seu caminho ou seja há uma verdade das coisas e a reta compreensão busca essa verdade busca romper os véus da ilusão busca ver as coisas o mais próximo possível uma prática sobre isso que eu recomendo para vocês ou seja o autoquestionamento sobre a nossa conduta é um elemento fundamental que a gente pode fazer nesse momento como eu recomendo você fazer isso praticar a reta ão sobre si mesmo porque
é de onde tudo começa a reta compreensão vem em primeiro lugar de compreendermos a nós mesmos depois de jogarmos essa compreensão projetarmos essa compreensão sobre o mundo que foi afiada que foi afinada utilizando em nós mesmos né então a busca do autoquestionamento a busca de entender a si próprio Eu recomendo que você faça um pequeno exercício muito simples que vai te ajudar a caminhar na direção dessa reta compreensão todos os dias antes de dormir analise o que foi o seu dia compare com o seu ideal o ser humano que você quer ser quando tudo isso
acabar compare o seu dia Isso foi um dia que leva nessa direção todas as atitudes que eu tomei hoje são atitudes que me aproximam daquilo que eu quero ser ou não ou algumas me distanciam ou algumas me deixam congelado eu vou questionar essas atitudes que eu tive que não são coerentes com ser humano que eu quero construir na minha vida vou questionar o que me levou a tomá-las qual foi o fator que me inclinou nessa direção e vou procurar me preparar para que da próxima vez que eu passe por esse fator ele não me corrompa
novamente isso é corrupção nos deixarmos corromper nos nossos valores pelas circunstâncias quando eu passar por tal fator ele não vai me corromper mais ele não vai me tirar do meu caminho se todos os dias a gente olha para o nosso dia e Analisa o que fizemos que foi coerente com o nosso ideal e o que fizemos de incoerente vamos nos fortalecendo porque vamos compreendendo quem realmente somos lembrem daquela frase pelas vossas obras vos conhecerei Não é pelos vossos títulos nem pela vossa opinião é pelas vossas obras ao olharmos As Nossas obras vamos conhecendo cada vez
mais quem somos nós eu sou uma pessoa que ainda não dominou tal coisa então vou ficar atento a isso para superar isso em algum momento quando você faz isso de todo dia dedicar uns minutinhos à noite se possível até escreva faça um diário porque aí isso fica registrado fica mais fácil de fazer se for só no pensamento o pensamento é meio fugidio né faça um pequeno diário no dia seguinte quando você for agir quando for fazer alguma coisa que contraria os teus princípios na hora a consciência vai acusar e você vai ter que assumir isso
à noite diante da tua consciência diante do teu diário durante o dia isso vai te ajudar a voltar atrás nos teus Deus desvios Opa isso eu não vou saber justificar eu não posso assumir uma coisa dessa diante da minha consciência tá muito fora então durante o dia quando você estiver fazendo os atos você já vai se corrigir vai se corrigindo para evitar de ter esse confronto tão desagradável à noite e vai registrando vai colocando a consciência porque quando não somos conscientes dos nossos erros não temos nenhuma possibilidade de corrigi-los nós temos que nos avaliar pelo
Rastro Que Deixamos no mundo o Rastro que eu deixei no dia de hoje foi rastro de um ser humano ou em alguns momentos eu tive um Rastro meio animalesco saí deixando Terra arrasada como eu percorri o meu dia de hoje O que foi coerente com meu ideal de ser humano e o que foi incoerente Esse é um autoquestionamento que vai cada vez mais nos dando ferramentas para correção e para que você se veja e saiba para que você está apanhando diante de que você está cedendo Quais são os seus pontos fracos Quais são as coisas
a fortalecer e se prepare para trabalhar sobre esses pontos ou seja Pitágoras que foi um grande mestre de Filosofia na sua escola de crotona tá no seu Museu pitagórico ele já pedia aos seus discípulos que fizessem um diário isso não é uma invenção minha ou seja era uma coisa que ele considerava altamente saudável para que a gente tome as rédias dos nossos dias e saiba o que a gente anda fazendo E compreenda a si mesmo de uma maneira mais mais honesta sem fantasias e possa corrigir a si próprio com mais eficácia ou seja reta compreensão
Passa muito por vencer As Ilusões fazer uma autorreflexão que nos permita uma visão mais honesta de nós mesmos e consequentemente uma visão mais honesta da vida né o segundo passo vai ser o reto pensamento que que o reto pensamento vai nos dizer o reto pensamento é aquele pensamento de renúncia aquele pensamento onde a abrimos mão de qualquer coisa que possa causar mal ou seja eu não quero que o meu pensamento vá ferir quem quer que seja eu quero que o meu pensamento esteja livre das dos três venenos que eles chamam da cobiça da raiva e
da ignorância eu não quero que o meu pensamento esteja contaminado por algo que possa ser negativo eu entendo que toda a minha conduta nasce no meu pensamento portanto eu tenho que cuidar do meu pensamento a partir do meu pensamento nasce a cobiça a raiva e a ignorância portanto eu começo a perceber a importância de Estar atento e controlar os meus pensamentos não ter aquele pensamento que constantemente fere a mim mesmo e que consequentemente irá ferir alguém uma tendência é uma crítica muito cruel uma tendência a ver o lado negativo das coisas uma tendência desatenção em
relação às coisas da vida uma tendência a uma do pior em tudo ou seja ficar atento ao seu pensamento trabalhar para controlá-lo porque é no plano mental que todas as coisas começam lá no caibalion Isso é o primeiro princípio né o mentalismo vida interior começa pelo controle da mente nós temos que começar a trabalhar por um razoável controle do nosso pensamento uma das coisas que eu recomendo para que você faça isso para que você tenha inclusive consciência do que você anda pensando porque se eu perguntar para você você foi crítico de maneira Cruel hoje no
seu pensamento o pensamento é tão leve e passa de maneira tão rápida que você é capaz de não saber me dizer Nós não sabemos nem em que andamos pensando eu sempre faço um exercício com os meus alunos que eu recomendo para vocês uma forma mental que você quer vencer por exemplo da crítica da crítica negativa da crítica que afeta da crítica que destrói eu vou andar com uma folha de papel hoje Toda vez que eu tiver um pensando crítico desse tipo eu vou riscar uma linhazinha depois risco outra faço um quadradinho e risco na diagonal
de novo começo o dia inteiro toda vez que eu tiver um pensamento crítico eu faço isso nessa folhinha no final do dia você vai estar perplexo da quantidade de risquinhos que vai haver nessa folhinha você vai perceber que você é verdadeiramente viciado em criticar faz isso a cada minuto e não tem consciência disso é um vício que se você percebe você pode mudar os meus alunos chegavam para mim e diziam professor é incrível porque quando eu me vigiava para não criticar eu ficava até sem assunto mental porque eu percebi que o meu plano mental era
quase todo crítica o tempo todo eu tive que virar para fora prestar atenção nas coisas para preencher a minha mente porque a minha mente era ocupada por crítica Quase que o tempo todo eu tinha que parar o carro para arriscar aquele papelzinho é realmente assim eu pego uma forma mental de de sei lá de de cobiça de raiva e vou marcando no papelzinho todas as vezes que eu tive aquela forma mental negativa você vai perceber que aquilo passa o dia inteiro com você e uma vez que você sabe você tomou consciência você pode começar a
combater conscientemente Perceba como essas formas mentais negativas nos acompanham com muito maior frequência do que nós gostaríamos e a partir do momento que sabemos podemos começar a criar técnicas para evitar quando entra uma forma mental não eu não quero pensar nisso e coloca alguma outra coisa Sadia no lugar alguma coisa que você goste uma coisa simples sei lá um esporte qualquer coisa tire aquela forma mental negativa e coloque alguma coisa Sadia no lugar de tal maneira que você possa estar sempre Corrigindo o curso da sua mente até que você se livre daquele vício que é
um vício como outro qualquer Temos vários vícios mentais vários vícios nos nossos pensamentos portanto constate e trabalhe contra para eles Procure sempre estar retirando jogando fora e preenchendo a sua mente com outra coisa positiva e Sadia Isso é uma briga num determinado momento você vai perceber que ele já não vem mais com tanta frequência e Em outro momento que simplesmente não vem mais E assim a gente venceu uma grande batalha para isso viemos ao mundo para vencer essa batalha contra todas essas coisas que nos poluem que nos descaracterizam que nos impedem de sermos verdadeiros seres
humanos tá Então essa é uma dica sobre o reto pensamento é segundo segundo degrau né segunda parte do nobre Octo caminho o terceiro degrau terceira recomendação são as retas palavras Ou seja que a gente procure abiste da mentira das falsidades das calúnias das palavras ásperas que a gente busque ter uma fala construtiva harmoniosa e conciliadora o budismo diz uma coisa muito interessante e eu acredito nisso eles dizem que grande parte sen não a maioria do nosso karma negativo vem das palavras distorcidas ou seja se você considera todos os erros que cometeu na vida a maioria
deles foram palavras mal expressas palavras malditas palavras atravessadas palavras de calúnia de mentira de ofensa palavras de crítica maldosa Ou seja a maior parte dos nossos erros da vida nosso karma negativo na sua maioria foram má palavras e isso é fundamental que a gente tenha também mais uma coisa pra gente ter consciência para aprender a falar com mais calma e observar o que você está falando ter um critério de análise de tal maneira que você possa brecar quando vem alguma coisa que não é muito coerente com aquilo que você deseja ser tá em relação a
essa questão da das retas palavras eu coloco um exercício prático primeiro que você cuide do seu vocabulário vocabulário Rude ele é ofensivo ele é agressivo é uma coisa É como se você partisse e quebrasse o clima da sua fala deixando ele baixar para um nível de vulgaridade então muito cuidado com baixo calão palavras agressivas esse tipo de palavra desarmoniza completamente a nossa conduta quebra a beleza ninguém poderia imaginar por exemplo uma bela poesia com um palavrão no meio quebra é totalmente a beleza desarmonia portanto cuide do seu vocabulário não que ele seja erudito mas que
ele seja Limpo Claro bom cuide de limpar o seu vocabulário e outra coisa que é igualmente importante é que a gente veja a reação que as nossas palavras provocam nos outros às vezes uma pessoa vem e fala com alguém uma mensagem vem outro e fala com essa mesma pessoa essa mesma mensagem e ela se irrita e fica ofendida não tinha ficado quando o primeiro falou que que tá acontecendo aí por que que eu falando a mesma mensagem feria as pessoas veja o efeito que as tuas palavras provocam nas pessoas eu estou ferindo eu estou ofendendo
eu estou humilhando eu de alguma maneira estou poluindo a mente daquela pessoa que estava muito bem eu joguei ali uma fofoca uma intriga o que eu tenho feito com as pessoas através das das minhas palavras esteja atento esteja atento à tua ent ação ao rictus facial às vezes uma pessoa acha que você está irritada com ela simplesmente porque você guardou um sinal de tristeza no rosto se entristeceu com alguma coisa e não soube desfazer esse sinal do teu rosto e andou com aquela Máscara o dia inteiro Todo mundo achando que você estava mal com ele
observe o teu rictus facial observe a tua entonação entonação Então é dá um toque totalmente diferente a uma mensagem procure tornar a tua fala isso no dia a dia observe a maneira como se você se comunica Sobretudo com as pessoas que são mais íntimas porque aí é onde a gente Relaxa aguarda e fala de qualquer maneira e abre mão de uma fala respeitosa simples mas respeitosa seja com palavras que sejam educadas não eruditas não necessita disso a não ser em caso especial em que você queira usá-las Mas normalmente um vocabulário simples mas positivo e uma
entonação correta e um rictus facial o correto de tal maneira que você olhe para as pessoas e perceba que a tua fala está acariciando e não ferindo ainda que você esteja tendo que aplicar uma correção falar uma coisa que fala sobre um defeito daquela pessoa tentando educar aquela pessoa ainda que a mensagem seja um pouco dura mas a maneira como você fala parece uma carícia e essa pessoa mesmo recebendo Essa ordem essa recomendação ela não se sente agredida ela sente que você se preocupa com ela e quer que ela melhore e é interessante como pessoas
conseguem fazer isso fazer com que determinadas advertências determinadas reclamações soem tão suaves como se fossem uma carícia pela maneira como a pessoa soube pronuncias portanto Cuide da sua palavra da maneira como você se comunica tá é uma das coisas fundamentais para que a gente diminua o nosso desvio do Dharma aí nós cometemos muitos desvios somos muito descuidados das nossas palavras e as palavras têm um valor tremendo já houve tempo em que se acreditava como na própria Índia que as palavras têm um valor mágico na Índia no Egito e em outras civilizações portanto cuide delas trate
delas com carinho não as despejo de qualquer maneira sobre as pessoas lembre a maior parte dos erros da humanidade são cometidos nessa esfera que mais nós temos Aí temos a reta conduta ou seja o que que vem a ser a reta conduta é não ter uma conduta imprópria que possa de alguma maneira desviar me do Dharma ou seja aquela conduta que fere os meus valores que fere os meus princípios ou seja cuidar da minha ação o que eu ando fazendo pela vida às vezes eu tenho uma um comportamento egoísta extremos e não estou percebendo em
pequenas coisas gente reparem as pequenas coisas Porque as grandes coisas surgem do acúmulo das pequenas num exército que está em guerra ele não luta bem porque ele chegou naquele momento e foi pra guerra do nada ele luta bem porque ele vem treinando todos os dias se nós queremos Ter uma atitude correta nós temos que ir treinando todos os dias portanto Pense nas pequenas coisas que fazemos ou seja aquela plantinha em casa que você não se importa com o sofrimento dela deixa ela ali secando porque você está com preguiça de levantar ir lá e botar água
é cruel ali tem vida aquela pessoa que de repente precisava de um sorriso você tão mal humorado hoje eu não vou sorrir para ninguém Ou aquele minuto em que você cumprimenta alguém e a pessoa no olhar te diz que tá precisando de algo mais tá precisando de um abraço e você ignora porque não tem tempo para isso quantas pequenas crueldades egoísmos vamos fazendo pelo dia fora cuidar dos nossos atos cuidar da nossa conduta para que eles não nos desviem do Dharma cuidar da nossa conduta para que ela seja um reflexo do nosso reto pensamento se
você tem um reto pensamento Isso facilita muito para que a sua conduta seja coerente porque a conduta nasce lá no plano do pensamento né uma coisa que eu coloco como pequeno conselho de prática dessa desse degrau do nobre Octo caminho é cuidar das suas decisões porque os teus atos todos são precedidos de uma decisão desde as coisas pequenas até as grandes antes a gente toma uma decisão para depois agir tome as suas decisões com mais atenção com mais calma nós temos uma mecanicidade de buscar aquilo que me traz mais vantagens que às vezes é uma
coisa tremendamente egoísta não procure aquilo que te traz mais vantagens procure aquela alternativa que beneficie o maior número possível de pessoas em cada situação Opa aqui o que eu vou fazer não não vou fazer isso porque isso poderia ser até lucrativo para mim mas fulano ciclando no me trano seriam afetados Opa aqui eu não vou pensar tal coisa porque se eu me disperso e Gero esse tipo de pensamento daqui a pouco influencio outras pessoas que me vendo dispersos vão ficar dispersos também ou seja cada pequena coisa que você pensa sente fala age tome cuidado que
as decisões não sejam egoístas tome cuidado para que as decisões sejam baseadas num conjunto maior de seres humanos beneficiados e não apenas você se cuidamos das nossas decis os nossos atos serão menos distorcidos haverá aí menos crueldade haverá aí menos violência aí haverá muito menos desvio do Dharma se você cuida do momento da decisão sempre procurando ampliar a sua esfera de preocupação mais gente não só a tua pele não só o teu benefício mais gente um conjunto maior de seres humanos porque o ideal é que um dia a gente pense em toda a humanidade é
para isso que caminhamos um dia lá na frente quando foi formos bem mais sábios nós consideraremos toda a humanidade antes de tomar qualquer decisão nesse momento o máximo que eu posso seguindo adiante reto meio de vida ele vai dizer que o reto meio de vida é um modo de vida equilibrado que nem tende para o perdulário nem para o mesquinho nem aquele modo de vida onde você acumula recursos recursos recursos nem aquele que você desperdiça tudo mas equilibrado que atende a lei da necessidade da vida e que não fere nenhum dos teus princípios nenhum dos
teus valores ou seja segundo isso você não poderia ter uma profissão um ato que diretamente fere as pessoas teria que questionar se aquilo que você está fazendo para obter a sua sobrevivência não é algo que impede o outro de de seguir a sua sobrevivência Sadia também de obter a sua sobrevivência Sadia então que tem esse critério de analisar avaliar de forma sensata se o nosso modo de vida não fere diretamente alguém a maneira como eu faço tal coisa a maneira como eu faço uma venda eu minto PR as pessoas a maneira como eu atendo uma
pessoa eu sou realmente e aquele aquela pessoa gentil ou estou usando uma máscara até que ela ela fecha o negócio Ou seja a maneira como eu ganho a minha vida e também o tipo de trabalho que faço agora com o Lucidez vamos ter cuidado porque se começarmos com um critério não lúcido vamos sair pedindo demissão mais de metade da humanidade nós temos que entender que uma coisa que faz mal a alguém um modo de vida indigno é aquilo que de alguma maneira fere diretamente o outro sei lá você é um vendedor de droga não tem
nem o que questionar né você é um gerador de pornografia não tem nem o que questionar agora se por exemplo você trabalha numa fábrica de bebidas essa bebida não foi feita para embriagar as pessoas as pessoas podem beber socialmente muita gente gosta de beber isso não tem nada de mal não tem nada de mal que alguém no jantar no encontro social beba ali seu vinho sua cervejinha isso não é nenhum Pecado Capital a bebida não foi criada para gerar a embriaguez a doença da embriaguez ela foi gerada para gerar esse consumo social sadio e portanto
o excesso não é culpa dela é como se você não pudesse trabalhar numa fábrica de chocolates porque existem chocólatras mas o chocolate não foi feito paraos chocólatras foi feito para aqueles que tem um consumo normal que gostam apreciam e consomem moderadamente não é portanto você não pode dizer não trabalha numa fábrica de chocolate porque tem viciados em chocolate isso não é uma relação direta esse esse objeto não foi feito para prejudicar as pessoas agora quando se usa mal as coisas todas elas podem ser prejudiciais Tá mas evite meios de vida que diretamente afetem o outro
de maneira negativa diretamente Tirem a dignidade e a qualidade de vida do outro porque não é justo que o teu bem Gere o mal do outro isso é uma das coisas mais imorais da história da humanidade que aquilo que me beneficia traga prejuízo para os demais que o meu prazer dependa da dor do outro que a gente não pode admitir esse tipo de modo de vida isso é o que diz esse degrau do reto meio de vida né continuando reto esforço o reto esforço é aquela disposição positiva que temos sempre para mudar para melhor aproveitar
toda a oportunidade que temos para crescer Oba tal coisa é desconhecida mas quem sabe nesse ponto desconhecido não está a minha oportunidade de conhecer melhor a mim mesmo e ao mundo aquela vontade que a gente tem de se tornar um ser humano melhor do que éramos no passado essa esse referencial que a gente tem de um ser humano sábio Nobre bom e de querermos chegar lá esse reto esforço é aquele que não nos deixa congelarmos no nosso caminho evolutivo Ou seja que a gente procure cultivar essa retidão no nosso esforço Qual é o conselho prático
que eu dou em relação a esse degrau cuidado com a preguiça essa é uma coisa prática que a gente pode fazer prestar atenção quando as tuas decisões estão sendo baseadas na preguiça e quando você detectar isso agir imediatamente Quantas vezes você tinha que sair e levar um cer objeto para um lugar aí você pensa e não posso esquecer de pegar tal objeto na hora que você pensa isso deveria imediatamente levantar pegar o objeto e colocar dentro da sua bolsa daqui a pouco eu faço De onde veio essa voz do daqui a pouco preguiça inércia lei
do menor esforço e aí você Esquece aquilo mil vezes quantas vezes você diz tal coisa precisa ser limpa tenho que limpar isso não levanta vai lá e limpa vou limpar uma hora dessas e aquilo fica anos sujo Quantas coisas ficam para trás Quantas coisas são perdidas Quantas coisas se deixa de fazer porque na hora em que você pensa vem a desculpa da lei do menor esforço nós temos que quando percebermos a necessidade perceber que essa voz é da preguiça é da inércia é da lei do menor esforço e reagir imediatamente não admitir a inércia e
a preguiça instalada como tomando decisões na nossa vida ela não pode fazer isso se nós deixarmos ela rouba a nossa vida nós estamos aqui para caminhar e não para ficarmos congelados e a inércia a preguiça nos congela nós não podemos admiti-la como eu falo em uma outra palestra você tem que imaginar como se fosse um inseto pousado em você você viu imediatamente joga fora ninguém vai ficar olhando e deixando o inseto caminhar sobre a sua pele imediatamente viu reage porque assim você vai estar sempre canalizando um reto esforço vai est sempre proativo vai est sempre
buscando o próximo degrau para o seu crescimento ão coisas práticas simples que dá paraa gente fazer reta atenção a reta atenção consiste em você desenvolver Consciência do Corpo da fala da mente ou seja está atento às coisas que estão aqui agora o que eu estou falando o que eu estou sentindo o que eu estou pensando o que eu estou projetando em vocês de maneira prática O que seria uma boa prática da reta Como dizia kyung estar com corpo e mente juntos o tempo todo viver o momento presente com toda a sua intensidade de tal maneira
que você perceba que esse momento é o único que você tem o passado já foi o futuro está por diante Você só tem esse momento é nesse momento que você tem que ser realizado ser feliz ou não será nunca buscar os detalhes da coisa das coisas à sua volta olhar a janela tudo que está lá fora olhar o ambiente onde você está prestar atenção aos ruídos afinar os sentidos prestar atenção a tudo que tá acontecendo à sua volta essa atenção plena ao momento presente isso é fundamental isso vai cada vez mais nos permitir estarmos completos
em cada degrau da escada ou seja se eu quero chegar a um mundo onde eu serei mais completo do que hoje cada degrau eu tenho que estar cada vez mais completo inteiro no momento presente cuidado com o roubo a nossa atenção a atenção correta nos ensina a manter a consciência de como as coisas Realmente são é assim mesmo a atenção vai nos ajudar a ter a compreensão correta todas as coisas estão concatenadas ou seja estar presente na sua vida eu aconselho que você procure sempre que lembrar estar consciente de tudo que acontece à sua volta
para um minuto ouve todos os ruídos olha para todos os detalhes sente a superfície que você tá tocando ou seja sente aquele ambiente onde você está entra em conexão profunda com a vida Isso vai começar a te ensinar cada vez mais coisas a respeito de como a vida é de como os acontecimentos ocorrem isso vai te trazer cada vez mais sabedoria saiba que o grande mal do nosso tempo entre muitos outros é claro um dos grandes males é a dispersão atenção extremamente necessária para que a gente desfrute da vida e receba aquilo que ela quer
nos entregar que mais reta concentração a reta concentração ela consiste em estabilidade e foco mental capacidade de me focar em alguma coisa e permanecer ali mergulhar profundamente naquilo lembro de uma passagem do bag vagita em que perdão do bag vagita não do mahabarata que é mais amplo do que o bag vagita onde os príncipes desse desse Grande clássico esse épico indiano Os Príncipes eram treinados no aqu e flecha por um determinado instrutor drona que era muito bom no arco e flecha e eles vão tentando atingir um alvo que era um pássaro de madeira que estava
numa árvore e o instrutor pedia que eles soltassem uma flecha que crav asse no olho do pássaro de madeira e aí os os alunos vinham Os Príncipes vinham preparavam seu arco o instrutor dizia que que você tá vendo Ah eu tô vendo o céu azul as folhas se movendo tudo à volta os pássaros e o pássaro de de madeira na árvore ele dizia para não atire e todos vinham e davam a mesma resposta ele dizia para não atira até que vem arjuna que é o prncipe o príncipe mais sábio da história o principal um dos
mais faz parte dos pandavas ele pega e Estica o seu arco e aí drona Pergunta para ele que que você tá tá vendo o olho o olho do pássaro que mais nada mais só o olho do pássaro agora pode atirar e ele atira e o seu foco é preciso ele atinge o seu alvo Tem que haver determinados momentos que a gente tenha o poder de concentrar a nossa atenção sobre alguma coisa você percebe o quanto isso é difícil quando tentamos por exemplo fazer uma leitura quando tentamos nos concentrar sobre um problema que precisamos resolver a
tendência a dispersão é muito grande já falou vamos sobre isso lá na atenção e aqui voltamos a falar portanto eu recomendo a você como uma orientação prática para que a gente chegue mais perto dessa reta concentração fazer exercícios de concentração porque é uma prática é quase que uma ginástica mental de você conseguir segurar o foco do teu pensamento todo numa mesma direção é como se fosse um raio laser né concentra toda a luz num único grau e isso tem um poder muito grande como é difícil hoje para um homem se dedicar a uma leitura mais
longa sem estar se dispersando três quatro vezes a cada página a capacidade de se concentrar pode ser treinada Eu recomendo a vocês um exercício que talvez já tenha ouvido falar que é o traque que consiste numa coisa muito simples uma circunferência numa folha de papel com um ponto no centro essa circunferência com ponto no centro você tem que ficar olhando para esse ponto tentando se concentrar tentando não pensar em nenhuma outra coisa a ideia é que a concentração ideal aconteça quando você deixa de ver a circunferência e só vê o ponto é interessante porque é
uma coisa que exige muito esforço muita paciência porque no início não some nada aí você começa a ver duplicado ponto é aquela confusão lá pelas tantas depois de muito insistir você começa a ver a circunferência acender e apagar acender e apagar ou Sum pedaços dela se você insiste um pouco mais ainda que seja por segundos você não enxerga nada da circunferência enxerga apenas o ponto você vai dizer que grande coisa eu ganhei com isso ganhou sim vai ler um livro para você ver que nível de concentração você consegue agora é como se fosse uma musculatura
da atenção você praticou como quem pratica um músculo numa academia quem exercita um músculo numa academia isso quando você necessitar usar você vai ver as vantagens que traz Ah mas eu não posso andar com uma folha de papel com uma circunferência e um ponto o dia inteiro fala faça isso com um ponto Qualquer na parede não vou ver mais nada nenhuma das das das Quinas da parede não vou ver nada só vou ver esse ponto pratique quando você tiver numa fila esperando em qualquer lugar pratique um pouco de atque é um exercício muito simples mas
que realmente ajuda você a desenvolver essa musculatura poder estar pleno concentrado naquele objeto que nesse momento você deseja atender para vê-lo em profundidade para vê-lo com clareza n então a minha recomendação pegue o TR atque ou outro exercício que você conheça pratique concentração inclusive isso vai colaborar em muito para a nossa compreensão das coisas nos permite ver em profundidade bom e basicamente Esse é o Nobre óctuplo caminho oito recomendações Muito pequenas você pode dizer bom mas é só isso não é só isso é tudo isso porque ele tá falando basicamente de todas as tuas expressões
teu pensamento tua palavra tua ação tua concentração tua atenção Teu modo de vida ou seja tudo que você está fazendo toda a tua manifestação no mundo que procure o Dharma procure o Dharma em tudo que você faz ou seja em cada atitude procure o seu melhor procure estar inteiro presente dando o seu melhor a cada passo da vida Isso vai cada vez mais corrigindo tirando os vícios cortando as arestas as polindo as arestas cada vez mais nos aproximando desse caminho que é o caminho de menor existência para a realização para a felicidade para harmonia com
a natureza interna e exterior ou seja para a vida humana propriamente dita essa tradição ela nos coloca esse esse conjunto de conselhos de uma forma muito generosa e nos mostra como nós podemos fazer uma programação de vida para chegarmos a isso paulatinamente subindo cada vez um um pequeno degrau não é nada extraordinário não é nada do outro mundo mas exige disciplina perseverança e Constância Sem pressa e sem pausa caminhando nessa direção de assimilar cada uma dessas condutas através de pequenas práticas como essas que eu passei para vocês Bom conseguir isso vou tentar uma prática um
pouco mais avançada vou cada vez mais alinhando com o meu caminho até que um dia eu confio e confio realmente que todos nós seres humanos seremos capazes de atingir esse si esse caminho do Meio esse reto caminho que nos leva à superação de tudo que é dor de tudo que é sofrimento e nos torna capazes de também conduzir a humanidade nessa direção eu espero que vocês possam refletir um pouco sobre isso vejam como são coisas factíveis que se animem talvez a tentas talvez a fazê-las vendo que é algo que está dentro da nossa esfera de
ação e acreditando no benefício que isso pode nos trazer um grande abraço para você [Música]
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