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é melhor fechar Ah não fechar a porta não porque o pessoal vai entrando né tá vamos lá então ah Boa noite a todos ah sejam bem-vindos a essa aula ah estamos na segunda aula do projeto intitulado assista a uma aula de Bíblia Hebraica na USP a primeira aula dada previamente se chamava porque Caim matou a Bel e esta segunda aula intitulada Por que fomos expulsos do Paraíso Esse é um projeto encabeçado pelos alunos da graduação do hebraico e também pelo Centro de Estudos judaicos da USP o seeg o seeg é uma instituição que reside dentro
da fef Leste e tem mais de 62 anos de ativação e é responsável por promover o estudo judaico hebraico e israelense dentro da USP Ah o s tá presente a nível de graduação e pós-graduação e o também trabalha aí o Centro de Estudos judaicos em três vertentes né a vertente da literatura brindo desde a literatura bíblica até a literatura Judaica moderna H estudos de Cultura também e Estudos a linguísticos Ah então de hebraico de ides de ladino também e o Ségio também tem ali uma pegada interdisciplinar então não basta apenas ou melhor eh não cabe
ao sge apenas os estudos de letras Literatura e língua mas também estudos eh interdisciplinares antropologia eh sociologia filosofia Judaica sociedade israelense também tá Ah bom o sege Além disso é responsável por ah promover eventos dentro da USP como a congressos aulas workshops a gente convida professores internacionais também e é importante vocês acompanharem os eventos do sej que acontecem ao longo do ano pelo nosso Instagram @seed uspc USP e também aqui no link da descrição a gente tem um formulário Onde você consegue se inscrever e receber a nossa newsletter bom ah é interessante a gente falar
dos estudos de Bíblia na USP eh porque isso causa um pouquinho de a comoção nas pessoas A bíblia é um livro que tá eh no nosso dia a dia na nossa cultura e aqui na USP a gente trata a Bíblia de forma laica a gente não estuda a bíblia como teologia e muito menos fazemos Apologia teológica da Bíblia a gente estuda ela também de forma interdisciplinar então a gente congrega dentro dos estudos antropologia cultura sociologia filologia estudos a linguísticos e principalmente um estudo a partir da crítica retórica Então a partir da crítica retórica a gente
busca aí trazer essa dimensão literária que é intrínseca ao texto bíblico né Eh essa abordagem a partir da crítica retórica ela é feita a partir de uma metodologia chamada Close Reading o Close Reading ele é uma leitura microscópica do texto e feita em hebraico então a gente lê os textos no original e o Close Reading ele procura trazer à tona os sentidos do texto porque a gente leva em consideração não só esse texto escrito em hebraico mas também a linguagem que é utilizada nele e a linguagem é extremamente rebuscada muito bem trabalhada e que eh
a até hoje os comentaristas comentam a Bíblia eh e nós como comentadores modernos laicos a gente faz parte dessa tradição aí de comentaristas da Bíblia tá eh para vocês ah entenderem um pouquinho como é que a gente estuda a bíblia a gente tem algumas indicações de texto Então a gente tem esse texto aqui que ele é essencial se chama a arte da narrativa bíblica ele é do Robert alter esse texto ele é uma boa introdução para quem quer a partir da crítica literária fazer aproximações a Bíblia tá a gente também tem a O rimonim que
é esse livro aqui tá esse livro ele é organizado pela Professora Suzana e pelo Lucas Merlo e é uma organização de texto acadêmicos de pesquisadores de Bíblia aqui da USP então vocês podem conferir também um pouquinho da produção acadêmica que é feita na universidade nesse livro ele tá publicado pela Editora recriar ah a gente tem também a via mares que é um texto da professora Susana tá Ah esse texto ele também é uma organização de vários textos artigos ensaios que a Professora Suzana escreveu aí ao longo da sua a experiência como docente da USP bom
ah não mais é isso e boa aula a todos [Aplausos] obrigada miraldo tá certo esse microfone agora gente eh a gente vai estudar hoje um texto ã que é um dos textos seminais da Bíblia Hebraica hã um dos textos é o conjunto de textos primevos da Bíblia Hebraica nos estudos literários são chamados mitos arquetípicos o mito na acepção literária é um texto uma narrativa que extrapola os seus contornos as suas circunstâncias narrativas o seu contexto e tem então uma força arquetípica capaz de responder a perguntas fundamentais e atemporais como quem somos De onde viemos Para
onde vamos o a narrativa do éem então é uma narrativa muito importante dentro desse popo de histórias primevas eh nessa aula eu queria compartilhar com vocês uma percepção minha do texto que eh esse texto é uma espécie de espiral de vínculos relacionais vínculos de de difas eh matizes eh o próximo eh ã esses vínculos se expressam através da linguagem que é parte da Estratégia do autor na construção de sentido do texto Então eu botei eu separei em cores hein eh a linguagem do vínculo relacional entre Deus e os humanos entre os humanos e Deus a
linguagem do Sagrado e do delineamento da esfera cultual A Linguagem do vínculo entre o homem e a mulher E aí para ser um pouco Ecológico eu botei em verde a linguagem da serpente devolvendo a serpente ao mundo ah dos animais Tá então vamos lá eh como é que a gente vai organizar essa aula eu coloquei a o texto da versão revista e atualizada de João Ferreira de Almeida e hã coloquei eh em bolda eh destacado algumas coisas que a gente vai discutir e do lado eu coloquei em hebraico transliterado eh palavras temáticas Chaves que a
gente que vão construir o sentido do texto ou alterar o sentido que está nessa tradução agora vocês abrem as bíblias e eh cada um na versão que tem hã a gente vai começar em Gênesis 2 já do versículo 7 que é a formação do humano Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra vejam que eu coloquei homem em Itálico por quê Porque Ah tem algum problema com essa tradução ou Há outras possibilidades de tradução esqueci que eu tenho isso né miraldo ó eita ele tem vida própria não não tá dando Hum bom
gente até eu me acostumar melhor eu apontar então vejam só formou já quando a gente tem o Senhor Deus que são os dois nomes de Deus donai Eu não pronuncio o nome de Deus Eh aí a tradição é que se diz Adonai Senhor e Elohim é a primeira vez que aparece o nome próprio de Deus o tetragrama na Bíblia Hebraica e essa Associação já dos dois nomes mostra um vínculo muito especial com os humanos porque a gente tem em Elohim que é como Deus está configurado em Gênesis 1 um Deus transcedente mas a gente tem
em Adonai ou o nome próprio de Deus um Deus imanente então a gente já começa a construção do vínculo com essa designação eh eh com os dois nomes de Deus que vai que vai estar em toda essa narrativa ã Deus forma ao homem pó da terra mas ah tem que ficar segurando entendi Adam é eh é o termo em hebraico e Adam está ligado a Adam que é a terra ã aqui há uma relação um vínculo eh de solidariedade orgânica entre o o humano a gente pode ler humano porque Adam designa tanto o humano sem
gênero como o homem como o nome de Adão o nome próprio Adão então eh eh absolutamente natural a gente ler o Senhor Deus formou o humano do pó da terra ã e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida o o fôlego de vida nishmat raim e o homem eu mantive né na o texto Mas a gente pode ler e o humano passou a ser alma vivente aqui a gente tem essa relação eh eh imanente de Deus que modela o homem com pó da terra e que lhe Sopra o fôlego de vida a a a
o termo nefes vem do arcádico na pistun e no hebraico nefes quer dizer fôlego expiração mais do que respiração e por Associação o local que é o sistema respiratório apetite desejo e vida então tudo isso vem como doado por Deus a aos humanos h e que mostra a a dualidade do humano a sua magnificência ter um alento Divino e também a sua insignificância ao ser pó da terra e vejam e plantou Deus um jardim no éem na direção do oriente e pôs nele o Humano que havia formado do solo fez o Senhor Deus ar toda
sorte de árvores agradáveis à vista boas para alimento e também a Árvore da Vida no meio do Jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal aqui um jardim no éem o termo Éden é percebido eh na Bíblia Hebraica como prazer ah a gente tem realmente um jardim de prazeres de sentir visão olfato e Paladar e e é o fato não tá escrito mas a gente imagina que tenha um cheiro muito bom né Essa palavra Eden vai ser ecoada por Sara pela matriarca Sara que quando vem os anjos e anunciam que ela vai
ter um filho e ela ela tem 90 anos ela pensa para si própria agora que eu estou em Farrapos E é exatamente o que ela diz eu terei edn prazer e de que prazer fala Sara de prazer sexual feminino prazer que remete ao Éden Hã A Árvore da Vida no meio do Jardim Passa muito desapercebida aqui o meio do Jardim mas é importantíssimo a essa é vejam tá em azul Essa é a linguagem do Sagrado o meio de um espaço santificado é o santo dos santos é o lugar mais sagrado é o lugar interditado a
até aos sacerdotes de um templo Então esse o meio do Jardim onde está a da vida tem bastante significado no delineamento da esfera cultural que que é uma dimensão desse texto a árvore do conhecimento do bem e do mal é necessário parar um pouco e falar abrir um parênteses para falar da da de uma figura de linguagem muito comum na Bíblia Hebraica eh que se chama eh merisma e que são duas oposições bom e mau para para denotar uma totalidade porque o Pensamento bíblico ele é um pensamento unitário ele não é um pensamento que fragmenta
pelo contrário converge Então bem e mal aqui apenas são polaridades para designar a árvore de todo o conhecimento conhecimento a gente vai ver mais tarde em hebraico é uma palavra-chave e perpassa toda a Bíblia Hebraica Ok eu fiz aqui um intervalo a gente vê nrar um rio que sai do éem que se divide em quatro braços Eh o importante nisso é a gente ter a ideia vamos imaginar o Éden árvores plantadas por Deus e totalmente irrigado naturalmente hã no Versículo 15 a gente retoma essa a gente retoma a história eh do humano e Deus Deus
toma o humano a gente vai ver que depois esse verbo é super importante ele tira o humano eh da terra exterior ao Éden e o coloca e aqui vaiu esse é o verbo é de extrema importância porque esse verbo que na verdade contém o nome de Noé noar que quer dizer repouso Deus coloca em repouso o humano dentro do Éden e repouso gente é a palavra chave para o sagrado o templo é o lugar de repouso da divindade é o tempo onde o nome a glória da divindade habita ou seja nós temos com essa configuração
nós já podemos imaginar que o Éden é uma espécie de microcosmos sagrado de Santuário a gente sabe que os templos na antiguidade são microcosmos hã para cultivar e o guardar Então esse cultivar aqui é extremamente problemático por o que tá escrito em hebraico é le o leam o verbo laod é como as palavras eh em hebraico elas são polêmicas e polivalentes ele representa várias eh possibilidad de interpretação ele significa simultaneamente lavrar mas também adorar ah Moisés é chamado eved Adonai servo de Deus os profetas também ou seja aqui a gente tem de novo a linguagem
do Sagrado não é Lavra aqui aliás cultivar é completamente ilógico o humano não foi colocado no Éden para trabalhar para cultivar ele foi como um sacerdote colocado para adorar e guardar função do sacerdote e hã o senhor lhe deu esta ordem em hebraico não é só deu uma ordem em hebraico essa é uma declaração solene cerimonial por parte de Deus vai etav leor e deu uma ordem dizendo há uma força nisso que a tradução e atenua essa força de toda árvore do Jardim comera livremente a questão é comeras mas da árvore do conhecimento do bem
e do mal não comerás porque no dia que dela comeres certamente morrerás tamut morte morrerás então vamos vamos entender isso ã aqui a gente tem a gente tem com toda essa questão do Éden ser um um microcosmos santificado a gente tem no meio Ou seja no recesso no lugar mais interno desse microcosmos um espaço interditado que é o santo dos santos que é interditado onde tá a árvore da vida aqui a gente tem o interdito a gente tem a exortação Divina comerás livremente e a interdição Divina a proibição não comerás o que é essa morte
O Sagrado no Oriente Médio antigo e na Bíblia Hebraica O Sagrado é letal para o humano é necessário intermed H entre o humano e o sagrado a morte é é lembrem-se de Moisés dos filhos de Israel no deserto não é possível entrar em contato direto com o sagrado Ah então o conhecimento e a vida pertencem a essa esfera de sagrado que não cabe ao humano usufruir Vamos colocar assim essa tensão dialética que se cria aqui ela é extremamente importante e perpassa toda a Bíblia qual é a tensão a tensão entre o desígnio entre a Vontade
Divina e a liberdade humana disse mais o senhor Deus não é bom que o homem esteja só Fari uma Auxiliadora que ele seja idônea Auxiliadora muito problemático vejam Deus criou o pensa em Gênesis 1 Ele criou a cada etapa a cada etapa da criação eh havia a frase vaiar kitov é a frase que santifica a criação e viu que era bom essa palavra tov é uma palavra chave temática em toda a Bíblia aqui pela primeira vez Deus diz lot of não é bom e não é bom que o homem que o humano Olha eu que
o humano seja só Eh Ou seja que a gente tem um vínculo de empatia com a solidão do humano e a gente agora entende também as dimensões do do Éden ã árvores eh boas de ver boas de comer esse eh os sentidos né a exaltação dos Sentidos uma intoxicação dos Sentidos um Êxtase mas também a solidão a passividade hã havendo pois Deus formado Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo todas as aves do céu trou ah não pera aí gente esqueci isso far lhei uma Auxiliadora que lhe seja idônea o a palavra
em hebraico é ezer kenegdo ezer quer dizer auxiliar sem gênero não há gênero nisso ah kenegdo é que lhe contraponha ou seja um contraponto para ele ou seja Ah aqui a gente tem Deus preocupado com a solidão do humano mas em nenhum momento aqui a gente tem uma linguagem de gênero então Eh um um auxiliar já poderia ser eh melhor do que essa opção de tradução de diversão hein havendo pois o Senhor Deus formado da terra os animais etc trouxe os ao humano para ver como este chamaria e o nome que o humano dese a
todos os seres viventes esse seria o nome deles essa tradução não deixa não deixa entender que nome na na verdade no Oriente Médio antigo é a essência do ser é a função do ser no Cosmos ordenado e seu destino então é extremamente importante aqui a gente perceber que o humano dotado da linguagem do Poder da linguagem ele atua como eerd de Deus nomeando os animais eh e assim eles são definindo a essência de cada um deles deu nome a todos os animais domésticos aves do céu e animais selváticos eh eh percebam essas três categorias porque
vai ser importante para o humano todavia não se achava ezer kenegdo um auxiliar que lhe fizesse contraponto e aqui a gente vem na famosa primeira cirurgia Então o senhor Deus fez cair pesado sono sobre humano este adormeceu tomou uma das suas costelas e fechou lugar com carne o termo para costela é tela mas tela é também usado para um lado ou parede do Tabernáculo do templo da arca Ou seja é um termo que remete ao sagrado e quer dizer lado então vamos imaginar essa cirurgia em vez de uma costela um lado sim e a costela
que o Senhor Deus tomara a humano transformou a numa mulher e l trouxe e aqui esse transformou também a gente perde muito porque o verbo é va Ben e Deus construiu que é exatamente um lado e o o o o verbo então é não é transformar é construir e eh a a uma a uma intenção muito grande em construir também esse verbo vai encontrar Eco em matriarcas estéreis de Israel Raquel e Sara vão falar vão usar esse verbo leit banot construir a si próprias ã então a gente vê que que esse construir a mulher perpassa
a Bíblia é é um dos mistérios O que é construir a mulher mas é muito importante que a gente perceba que ah há há uma intenção de Deus ao construir a mulher e não simplesmente transformar uma costela em uma mulher e disse o homem esta esta zot afinal é osso dos meus ossos Carne da Minha Carne chamar-se a Varoa porquanto do varão foi tomada aqui essa solução é boa porque aqui a gente tem o vínculo de reconhecimento o vínculo de espelho ou seja uma vez divididos ah aí a gente tem o gênero ah e o
homem essa metade que é homem ele eh identifica a si próprio quando ele vê a mulher então ele fala á is é homem e xá mulher percebam a assonância ah muito importante pra audiência eh Pra audiência porque esse texto está estruturado de forma a a facilitar a compreensão para ouvintes mais do que para leitores e aqui a gente tem uma nota editorial por isso deixa o homem pai e mãe se une a sua mulher tornando-se os dois uma carne esse se une uma carne então a gente tem eles que foram separados agora se unem Ok
então a gente tem uma relação sexual Mas o mais importante nisso um dos pontos mais antes é o verbo que não é se unir é da vac beist o verbo da vac quer dizer aderir e é um verbo que pertence também à Esfera do Sagrado do vínculo de um justo com Deus um justo adere a Deus a aderência inclusive decut é algo eh presente na Bíblia Hebraica e em todos os textos judaicos Ah então a gente tem vejam isso a gente tem nesse verbo que eh vai eh eh definir a relação sexual ou a reunião
das Duas Metades a gente tem um verbo que pertence ao vínculo do humano com Deus e é esse talvez vocês vejam eh não deu para ver mas eu botei eu misturei as letras aqui porque isso é tanto eh humano quanto Divino e eh isso eh esse poder Talvez esse caráter divino dessa reunião das Duas Metades ã e aonde há sagrado Há Poder e há perigo ã pode explicar porque há tantos mecanismos na Bíblia Hebraica para exatamente controlar ah o a o sexo e a relação sexual eh que por natureza é incontrolável mas controlar controlar e
inserir dentro da célula conjugal ora um e outro o homem e sua mulher e vejam agora como a a agora eles são definidos como um casal o homem e sua mulher estavam NS e não se envergonhavam arumim é o termo é importante esse termo porque ele vai ser a o ponto de ligação com o texto que vem então auma quer dizer tanto desnudo des fisicamente porque tem outros termos quanto ã liso e sagais as astuto mas aqui eh eles estavam desnudos isso quer dizer que eles eram como neófitos porque a vergonha da nudez é um
dado eh compartilhado da nossa humanidade então aqui a gente vê que não é exatamente Inocência mas neófitos humanos incompletos Sim esse mais aqui e não existe no texto botei em Itálico já já introduz de alguma maneira não sei o que quer dizer esse mais mas ele não existe a serpente e o nome em hebraico é n sintam que isso é um sibilante que já já reproduz eh o Esse aspecto sibilante da da serpente na Raj é masculino gente Ok vamos começar que nras é um substantivo masculino era mais Sagaz e Sagaz é arum então a
gente tem esses dois termos a nude deles e a sagacidade da serpente e numa relação que é a gente não vai falar disso agora porque é uma aula inteira que o senhor tinha feito e disse a mulher aqui a gente tem o discurso da serpente Por que a serpente é mais Sagaz que todos os animais selváticos porque ela tem o dom da linguagem o dom da linguagem e é e ela usa muito bem esse dom muito bem não pro mal hein mas eu tô dizendo com astúcia é assim que ou seja é uma pergunta retórica
é uma pergunta que não permite uma resposta sim e não que Deus percebam isso Deus disse amar Elohim em toda a narrativa a gente tem os dois nomes de Deus conjugados ela diminui o nome de Deus ela coloca esse Deus que é mais longo que é mais cósmico que é mais afastado de seu vínculo com os humanos percebam isso e ela fala amar bom mas Deus não disse Deus ordenou solenemente vejam como ela induz na no discurso dela não comereis de toda da árvore do Jardim respondeu-lhe a mulher do fruto das árvores do Jardim podemos
comer mas do fruto da árvore que está no meio do Jardim novamente a a repetição betor isso do meio do Jardim disse Deus dele não comereis nem tocareis nele para que não morrais então vejam parece a princípio uma ignorância da mulher Deus não disse para não tocar ã ou uma uma um não sei uma ideia dela mas dentro da esfera do Sagrado Isso é uma afirmação verdadeira não se pode tocar no sagrado por causa do perigo letal do do do Poder excessivo do Sagrado eh é interessante que tá colocado aqui na boca da mulher então
a serpente disse a mulher certo que não morrereis porque Deus sabe e saber é o verbo ladat aqui ó ladat que é conhecer-se o verbo ladat tem também significados Entrelaçados ele significa concer a nível intelectual conhecer a nível sexual Ah e Adão conheceu a sua mulher rá e ela concebeu e teve um filho e a gente encontra isso essa é a expressão bíblica conhecer uma mulher Conhecer significa eh penetrar A Essência ou seja compreender é mais elevado e criar um vínculo de intimidade a tal ponto que os profetas de Israel vão falar de daat Elohim
do conhecimento de Deus que é o que tá faltando eh então aqui a gente tem uma palavra-chave temática né Hã que vai se repetindo ã porque Deus sabe que no dia que dele comer vos abrirão os olhos nifu eem Essa é a expressão bíblica para exatamente eh não ser o ver eh dos Sentidos mas o enxergar ah numa uma percepção elevada eh de algo abrir os olhos geralmente é em relação a um conhecimento que vem de outra esfera por exemplo Rebeca quando houve um eh um Oráculo de Deus só ela ouve ela está em outra
em outro nível de percepção e de compreensão ã e serão como Deus sereis conhecedores do bem e do mal esse sereis eu botei em vermelho porque esse sereis é terrível o seguinte como Deus eh que Elohim Elohim designa Os seres Celestiais também agora aqui a gente tem um construto um genitivo construto que Elohim eitá ah como seres Celestiais sabedores não é eles que serão sabedores são os seres Celestiais que são sabedores então aqui real mente e eh eh desvia o texto ah para eles vendo a mulher que a árvore era boa Vejam Só ela segue
as mesmas palavras o a mesma percepção de sentidos ah anterior boa para se comer Mas aqui tem uma grande ironia que o autor usa ah vendo a mulher vatov esse vatov é ex examente a frase com que Deus sanciona a a com bondade eh a criação e viu que era bom aqui a gente tem no sentido invertido e por o a gente vai ver isso vai acontecer com outros termos o autor quer Eh colocar em primeiro plano ou dar ênfase à transgressão à desobediência então ele usa frases ironicamente no sentido essas frases e sabe o
sentido original delas vendo a mulher árvore era boa para se comer agradável aos olhos e desejável para dar entendimento Ah esse dar entendimento o verbo é leas kil e leas kil também também pode ser contemplar Ou seja a mulher ela ela ela só tem os sentidos dela ã e ela então eh eh ela não é que ela na minha percepção desejável para dar entendimento parece uma intenção mas ela atua inclusive essas palavras tov NEAD são as palavras que designam as árvores eh eh no início do texto Mas tudo bem tomou-lhe do fruto comeu e deu
ao marido e ele comeu aqui tá faltando aqui tá faltando eh eh e eh V ven shá ou seja não é marido não marido é Baal é outra questão Oséias quando ele vai eh eh falar da restauração de Israel e volta ao ao eh ao tempo pré-doença Cadê essa palavra no na tradução imá com ela ou seja o homem está ao lado dela todo tempo e é isso esse E e essa questão é uma questão muito séria é a supressão de um termo do original e um termo que eh que tem uma intenção o autor
colocou ele o homem ao lado dela com a intenção com uma intenção de construir um sentido Ok abriram-se então os olhos de ambos e perceberam não perceberam e souberam o verbo e quando acontece isso no nas traduções a gente perde eh de de vista uma convenção literária extremamente importante que é a repetição do termo essa repetição ela nos conduz a a a inferir sentido do texto Então aqui Vejam Só Deus e agora eles veedu eles conhecem souberam conhecem queimem que estão nos e coseram folhas de Figueira fizeram cintas para si o que é importante aqui
o autor ironiza com o nível de conhecimento com Horizonte imperfeito do conhecimento dos humanos os humanos os dois de posse agora do conhecimento Divino Ok como seres Celestiais O que é que eles percebem O que é que eles enxergam que estavam NS ou seja eles só enxergam a sua própria humanidade que exatamente é o oposto dos seres Celestiais é esse o horizonte imperfeito dos humanos e aqui tá colocado com grande eh ironia quando ouviram a voz do Senhor Deus que andava nos ah gente eu não disse uma coisa super importante como a como a mulher
volta um pouquinho repete na fala dela os termos da serpente é super importante isso eh um pouco antes eh vejam aqui eh ela aqui tem amar Eloim tá E aqui amar Eloim ã disse Deus ela repete o que disse a serpente Ela ã e olhe aqui Deus Elohim ou seja eh isso que é uma das coisas mais importantes eu esqueci aqui a gente tem um um ponto muito importante que é a perversão da linguagem a linguagem é um dom divino Ah e aqui a gente tem a linguagem da serpente como um meio de conduzir a
transgressão ao mal e isso é é super importante pra gente entender o valor que a palavra que a linguagem tinha no Israel antigo a palavra é a força criadora é o código criador Deus se revela através da palavra então aqui a gente tem eh eh a perversão desse Dom e na na fala da mulher a gente vê como ela foi com ida por palavras que é exatamente o que ela vai dizer a Deus aí pode vem PR Deixa eu beber um Pouco D'água agora nesse texto a gente vai ter várias expressões do vínculo dos humanos
com Deus usadas em sentido invertido como um recurso da ironia do texto quando ouviram a voz do Senhor Deus ouvir a voz quer dizer Obedecer é um termo técnico para obedecer então eles ouviram a voz exatamente o que eles não fizeram eles não ouviram a voz mas quando ouviram a voz Elim Adon Elohim que andava no Jardim pela Viração do dia aqui a gente tem o termo ruar que é vento é uma teofania entendeu não é que Deus passeava o vento como pensem no na primeira cena de criação tá escrito Espírito de Deus mas tá
escrito ruar que é o vento sopro o espírito de Deus então aqui a gente tem uma teofania ou seja Deus está embora eles vão somente ouvir a voz de Deus porque Deus se se revela pela palavra e esconderam-se da presença do Senhor Deus que é exatamente o que Caim faz que é o oposto de ouvir a voz de Deus eles se escondem porque eles transgrediram porque o vínculo foi eh modificado há uma ruptura no vínculo eles se escondem o homem e a mulher por entre não betor de no é a quarta vez que betor aparece
ou seja Eles estão no santo dos santos Eles estão no lugar mais sagrado no lugar interditado eles se é muito irônico isso porque no lugar mais sagrado é onde está a presença de Deus é onde habita o nome a glória de Deus esse lugar nesse recesso e eles se escondem de Deus exatamente aí Deus Pergunta eá Onde está como Deus pergunta também para Caim e Ei onde está o seu irmão Abel Ah vamos ver o que o homem responde ouvi a tua voz novamente esse termo colocado em sentido invertido e porque estava no tive medo
e me escondi OK agora vamos pros termos em hebraico ou seja isso quer dizer para a audiência percebe imediatamente eu obedeci eu ouvi a sua voz tive medo vai irá irá Não é medo irá irata Adonai é o temor reverencial a Deus aqui tá reduzido ao medo mas o temor reverencial aqui a gente tem uma equação que é uma das equações mais eh incríveis da Bíblia que que está nos provérbios nos Salmos eh irat Adonai é da Adonai o conhecimento de Deus o vínculo de intimidade e fidelidade e parceria com Deus é a reverência o
temor reverencial a Deus Ah e aqui isso tá usado é mais uma eh expressão da relação dos humanos com Deus mas usado como medo o que o que não é o que Ao contrário O que é intimidade e estar na presença de Deus é utili eh tem o sentido de medo e de se esconder da face de Deus porque o vínculo foi rompido perguntou-lhe Deus quem te fez saber que estava no tá em Itálico meid a palavra é importante quem lhe disse quem usou a palavra para lhe dizer então aqui a gente também né perde
de vista a importância comeste da árvore que te ordenei não comer então disse o homem a mulher que me deste por esposa ela me deu da árvore Comim ok aqui a gente tem é extremamente cômico essa resposta mas a gente tem um uma questão aqui religiosa muito profunda ã se eximir da respons habilidade e não não passa desapercebido isso sim diz então o Senhor Deus à mulher que é isso que fizeste fizeste Ou seja a ação de dar o fruto e ela disse a serpente me enganou e eu comi esse me enganou mais ou menos
iene iene é me conduziu mal ou me É algo ruim é algo ruim é utilizado para juros indevidos então é algo bem ruim mas eh eh não é enganou não é enganou Então o senhor Deus disse a serpente visto que isso fizeste ou seja fez isso conduziu usou a linguagem para conduzir para o mal é assim que a gente pode entender ien maldita é Zarur atá aqui a gente tem a maldição a maldição é o oposto da Bênção a maldição é o desfavor divino é a punição Divina eh Entre todos os animais Entre todos os
os animais selváticos rastejar sobre o ventre a maldição é o rebaixamento dos tatos ã comerá pó pó a far aqui é uma palavra chave temática o pó na concepção bíblica é o elemento mais inferior Ah o mais ris o mais insignificante todos os dias de tua vida e aqui a gente tem novamente o rebaixamento de status e a inversão porém inimizade entre ti e a mulher entre a sua descendência e o seu descendente eá Ou seja a complicidade Entre a Serpente e a mulher é transmutada em hostilidade Perpétua este o descendente te ferirá a cabeça
e tu lhe ferirás o calcanhar então cabeça e calcanhar também denota calcanhar é o ponto mais eh na na antropologia física bíblica o ponto também mais inferior e mais eh eh grosseiro do corpo humano a mulher disse multiplicarei arb arb os Sofrimentos da tua gravidez em meio de Dores dará luz a filhos aqui a gente tem um exemplo clássico de paralelismo bíblico paralelismo sintético ou seja a gente tem itsv voner tradução ao pé da como se fala isso ao pé da língua não ao pé da letra ao pé da letra seus esforços e suas gravid
multiplicarei os seus esforços e suas gravidezes aqui vejam etev tem o mesmo radical que são radical de três consoantes deav ou seja não é tristeza é esforço esforço é a punição que é o oposto do é o Eden que é repouso que é ausência de todo o esforço provavelmente a árvore era a figueira porque eles nessa lei de zero esforço não iam correr para outra árvore pegar folhas pegaram a folha que tava lá no chão mas essa lei do zero esforço acabou a realidade para a mulher é a multiplicação de seus esforços no âmbito da
sua atuação na realidade então eh teu desejo será para o teu marido o marido para o teu homem el e ele governará ou seja a mulher que não tinha fome que não tinha sede que agiu a partir livremente a partir do seu desejo de simplesmente comer o fruto ã Agora o seu desejo está submetido ao seu homem é a sujeição do desejo é um rebaixamento de status E Ele lhe governará aqui está criada a e A Hierarquia Ou seja a gente viu até agora ezer kenegdo e isve shá os dois juntos e shá o o
seu homem ao seu lado aqui a a relação a gente tem o o remodelamento desses vínculos e cria-se uma hierarquia eh dentro da e é muito importante que a gente entenda que a hierarquia não é a ordem natural é a punição e a mulher OK e Adão disse visto que não é ateste ouviste a voz é necessário repetir essa essa repetição é uma palavra temática que se repete e que e que eh eh faz uma ligação entre as partes do texto que cham porque você ouviu a voz da sua mulher entre parênteses e não a
minha ou seja porque você obedeceu a sua mulher Ah e comeste da árvore que eu te ordenei solenemente não comer maldita é a terra por tua causa arur adja Ou seja a responsabilidade tá aqui por sua é sua responsabilidade e aqui se delineia uma coisa super importante na Bíblia que é a relação orgânica entre Deus eh miraldo você consegue Vou botar aqui um triângulo assim mal entre Deus os humanos e a terra ou seja a transgressão dos humanos principalmente o pecado aqui a gente não tá na Esfera do pecado a gente tá na Esfera da
transgressão Pecado a palavra pecado vai aparecer com o derramamento de sangue com Caim que a terra abre a sua boca para engolir O sangue inocente Ou seja a Terra é poluída pelo pecado mas as ações do homem em relação a Deus e Isso inclui dos humanos entre si porque a relação dos humanos entre si também estão na Esfera do Sagrado tem eh eh a tua diretamente sobre o seu vínculo com a terra porque a terra pertence a Deus ou seja nós vivemos numa esfera Sagrada toda a terra Levíticos coloca isso muito bonito toda a terra
é minha e E vós sois para mim guv tav eh residentes temporários mas essa relação aqui ela se modifica mas ela permanece o o o centro da compreensão de como a terra o humano e Deus estão sempre interligados aqui a gente não tem a ruptura do vínculo como Caim que pecou Eita dá para ouvir como Caim que pecou porque eh porque não não é pecado o pecado por exemplo Caim é expulso das faces da terra porque é pecado porque a terra foi poluída pelo sangue três pecados capitais poluem a terra o assassinato o adultério e
a apostasia mas a transgressão e a responsabilidade aqui eh tá muito claro que a relação do humano com a terra se modificou a Terra é amaldiçoada por causa da transgressão do do homem dos humanos ã e aqui vejam beit Avon de novo o termo em fadigas não é fadigas é esforço a mesma palavra da mulher esforço é a palavra-chave da punição ah com também sustento não se deve modificar a estrutura formal do texto a repetição da palavra se você põe um sinônimo você não acompanha o texto Então comerá com esforço essa punição eh ela produzirá
ah aqui ela produzirá também não esse existe esse também cardos e Abrolhos bom espinhos mas aqui é TM Ela fará brotar para você que é a mesma estrutura e quando Caim é é é expulso das faces da Terra Deus diz a terra não mais lhe dará a sua força é pessoal é pessoal aqui ah comerás a erba do campo no suor do rosto comerás o teu pão no suor do rosto esforço até que tornes à Terra pois dela foste formado não que meim mena lucart porque você foi tirado dela essa terra a referência é a
terra de fora do Éden é a terra a gente vai ter aqui a a delimitação do Sagrado e do profano eh dela foste formado Não foste tirado porque tu tu és pó então agora esse é um rebaixamento para eh Deus define o humano a partir da sua insignificância ah sobre questões questão de mortalidade etc pó é perecível o humano então é formado de material perecível Então vamos tirar a imortalidade da não é porque eles estão no é que eles seriam Imortais sim e deu o homem o nome de Rá a sua mulher por ela isso
aqui é um epíteto por ser mãe de todos os seres humanos que aí tá em Kai mãe de tudo que é Vivo Esse é um epíteto da Deus a mãe tá colocado aqui mas não faz parte integral do e do dessa narrativa h mas é extremamente interessante esse versículo e vejam mesmo que eles transgrediram eles estão na presença de Deus e o vínculo permanece o vínculo de cuidado Deus faz vestimentas de peles para Adão e sua mulher e os vestiu essa é uma ação que que demonstra que o vínculo permanece ou seja não é é
não é por isso não é por causa dessa transgressão que eles foram expulsos que nós somos expulsos o o termo cnot oronet é a roupa dos israelitas uma túnica longa dos israelitas Então esse vestir é significativo agora a gente tem a parte da narrativa sobre eh que vai eh nos situar ah Deus está falando com alguém ah existe a ideia que perpassa a Bíblia de uma assembleia de seres Celestiais que são os anjos ã e disse o senhor Deus Eis que a Adam tá traduzido homem a Adam eh se tornou como um de nós Ok
então aqui a gente tem uma assembleia aqui tá no singular conhecedor do bem e do mal assim que não Estenda a mão e tome também da Árvore da Vida e coma e viva eternamente o termo em hebraico quer dizer denota facilidade proximidade lembrem-se que eles estão dentro Eles estão no recesso do Jardim que não lancem mão essa é a expressão que não não é lançar lançar a mão e como se nada tomar comer também EOL viva indefinidamente que é essa expressão leolam pode ser desde sempre pro passado para sempre ou seja ela tá utilizada aqui
como indefinidamente o que contrariaria a humanidade o caráter humano o caráter de pó dos humanos eh o Senhor Deus por isso não não tá escrito por isso a gente pode deduzir não precisa escrever por isso no texto hebraico não tem esse por ISO o mesmo termo se repete Então Deus lança fora com essa mesma facilidade aqui lança fora do Jardim do é aqui que antes tinha o sentido de adorar aqui tem o sentido de lavrar ou seja aquela conjunção aquela expressão eh leav o le chamr de adorar e guardar foi rompida e adorar torna-se lavrar
com esforço a terra de que fora tomado e aqui tá faltando um advérbio meam de lá ele foi tomado de lá esse advérbio delineia para nós que a referência é a Terra fora do Éden para onde ele voltou para onde eles foram lançados e aqui a gente tem o verbo que também caem usa expulso o homem va garz o verbo hã va garz eh eh tem o sentido de expatriar de expulsar e divorciar-se uma mulher divorciada ela é chamada grucha mas na etimologia desse verbo tem um movimento que é o movimento de bater o trigo
numa eira é um movimento de sacudir Ah então a gente tem Deus Joga fora a imagética é muito importante pra audiência bíblica e quando ele megare é é já uma ação irada uma ação violenta física e agora a gente tem surpreendentes termos que delineiam o sagrado vai vaias Ken e colocou tá como colocou eu vou explicar querubins a ao Oriente do Jardim do Éden e o refugir de uma espada que se revolvia para guardar o caminho da vida ou seja quem tinha que guardar o Éden né adorar e guardar eram os humanos agora os humanos
estão expulsos e os querubins não pensem em querubins rosadinhos gordinhos da Renascença francesa hein Querubim é um um ser híbrido que é Guardião de templos de tesouros etc é algo bem mais assustador hã e aqui vamos analisar o hebraico não é colocou os querubins o verbo aqui Di tudo yash Ken que é o o a mesma raiz de mishcan e o que é mishcan Tabernáculo o mcan é o tabernáculo a a palavra Tabernáculo é é latim quer dizer uma tenda a gente está no santuário dos israelitas no deserto Ahã ou seja vai E também o
termo shein eh vem dessa mesma raiz chein a presença imanente de Deus hã que a Cabala vai desenvolver ou seja Ah esse termo nos leva ao mishcan ao Tabernáculo fez o tabernáculo a palavra mcan quer dizer habitar que é onde o nome de Deus habita então ele postou fez habitar os querubins e quando a gente ouve querubin a gente sabe onde a gente tá dentro do tabernáculo a arca da aliança e sobre a arca da aliança estão dois querubins que guardam que guardam a arca da aliança e dentro da arca a gente tem as tábuas
Eh que Deus escreveu ditou para Moisés A Gente Tem duas versões com os mandamentos com a Torá Ahã Então a gente tem essa Associação aqui mishcan Querubim essa espada ninguém sabe quem é essa espada não aparece mais na Bíblia então a gente não tem uma referência que espada é essa mas coisa boa não é né e e a questão dela que ela gira e que lahat que ela tem uma uma espécie de eletricidade de uma luz eh etc e e são eles que vão guardar o caminho da Árvore da Vida eh a a gente pode
parar e pensar de que vale os humanos terem o conhecimento de Divino se eles não conseguem eh ter noção da potencialidade porque Vejam o que Deus disse com facilidade eles comeriam da árvore da vida mas os humanos não sabem disso sequer supõe que eles poderiam fazer isso novamente o autor tá ironizando a eh eh com esse conhecimento obtido eh através da ência O que fazer com esse conhecimento a gente pode pensar Todos nós temos esse conhecimento e esse autor coloca esses termos no final que nos levam nos levam ao mcan ao Tabernáculo com um propósito
que é a didática desse texto Então a gente tem um conjunto O Tabernáculo os querubins a arca as tábuas da aliança com a Torá e a palavra Torá muito mal traduzida como lei quer dizer ensinamento e aqui a gente tem o conhecimento é é só uma potencialidade mas Deus o seu ensinamento vejam essa passagem do Deuteronômio que é um discurso de Moisés que condensa todos os esses elementos e também os elementos que a gente viu no próprio texto os céus e terra tomam hoje como testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte
vejam paralelismo a benção e a maldição escolhe pois a vida livre a arbítrio para que vivas tu e tua descendência amando o Senhor teu Deus termo técnico para obedecer Deus ouvindo a sua voz termo que a gente já viu técnico para obedecer Deus e apegando-se a ele da vac a aderência do humano com Deus que significa viver na presença de Deus cumprindo os mandamentos de Deus nessa terra fora da do Éden pois disso Depende a tua vida e o curso dos teus dias tá aqui longevidade longevidade Tira toda a poética do texto devia ser proibido
botar bom para que habites na terra que o senhor sub juramento prometeu dar a teus pais Abraão Isaque e Jacó e que terra é essa fora do éem a terra de Israel mas que é transmutada em Éden Na promessa porque é uma terra que mana leite e mel Então a gente tem essa relação do humano com a terra a gente tem os filhos de Israel e a terra de que é o povo que leva o nome de Deus em seu nome e a terra que leva o nome de Deus em seu nome e essa ideia
da terra que mana leite e mel então é um retorno ao ío que que é o Éden pronto gente perguntas Ah esqueci que eu botei esse slide porque Deus nos expulsou do paraíso né porque esse era o título para que a história pudesse continuar e a história de fato continua Alguém tem uma pergunta esse termo maldição é bastante forte é ã como como encarar isso se Deus disse que tudo era bom se abençoou tudo era bom depois vai a dizer né mais na frente lá em episódio deé que o homem é mal n que o
ser humano é mal Pens mal que sim sim essa é essa é a questão Sim esse mal que de na na no Episódio do dilúvio a palavra Hebraica é hamas que é o mal absoluto a corrupção a corrupção de toda a bondade com que Deus fez e generosidade o Cosmos a ponto de Deus se arrepender de ter criado o Cosmos e decidir destruir toda a humanidade acetando eh Noé e sua família e alguns animais e destruir a terra e destruir a terra porque esse mal chamado hamas polui a terra de tal forma que faz Deus
se arrepender de toda essa criação Então o que foi criado com esse com essa essa palavra tov né que é eh e vejam em outras eh religiões antigas os deuses são tudos menos bondosos a bondade não é uma característica de um Deus ele é magnânimo etc mas essa palavra tov ela é uma das palavras mais importantes da Bíblia Hebraica e é a corrupção dessa palavra o texto fica bem claro que Faz Gente essa ideia é incrível né que faz Deus se arrepender aal ponto de ter criado e decide destruir Ele Decide o termo ele é
asit Ele Decide exterminar é mais forte do que isso H mas isso já tá fora dessas histórias e iniciais sobre a criação e eu volto ao início e textos que são atemporais arquetípicos que podem responder a perguntas é muito importante ler o texto em hebraico vocês viram que a as traduções elas elas põe palavras que não estão elas não não obedecem ou não conhecem a As convenções eh da Bíblia literárias da Bíblia Hebraica como a repetição como paralelismo Ah e é claro que quando a gente lê e uma palavra a palavra é uma palavra conceito
né é uma palavra de vários sentidos como ladat essa palavra tão importante que é que é a o conhecimento de Deus o conhecimento sexual de um homem e uma mulher a a essência da pessoa entrar no âmago da pessoa e criar uma relação de fidelidade de de intimidade que é a relação J tem essa relação com Deus J tem essa relação de intimidade com Deus essa palavra como colocada apenas um dos Sentidos dela a viagem a viagem do do ouvinte bíblico da audiência é muito maior que a nossa é muito maior que a nossa porque
todos esses sentidos estão na palavra Então é obrigatóriamente por causa da língua é redutor de sentido eh eh a serpente elas como sendo abuta isso imputa ela aluma carga negativa que denigra ela eh porque algumas tradições atribuem como se fosse uma força do mal existe essa imagem da serpente Ela ser muito astur ela é hisória Ela é as porque ela tem o dom da linguagem ela é sagaz e ela é sagaz eh essa Associação da serpente com o mal não existe na Bíblia Hebraica eh a gente vai encontrar pela primeira vez essa associação no livro
apócrifo do século I antes da era comum muito muito muito depois o livro sabedoria de a Bíblia não faz essa relação inclusive vamos falar um minuto sobre serpente Então as serpentes aparecem em quase todas as mitologias as serpentes são importantes nas mitologias porque ela contém ela tem propriedades de se regenerar Ah ela troca a sua pele Então ela tem uma autorregeneração Ah então é associado a ela imortalidade eh Juventude eterna sabedoria ah a a serpente é adorada em muitas culturas hã por isso a gente tem eh ela também é guardiã de Tesouros a gente tem
os dragões que são serpentes na Bíblia Hebraica a gente tem um no no no relato de de criação que nas Profecias de Isaías eh Leviatã ã era aba serpente escorregadia ou seja essa serpente eh a que Isaías faz referência é o monstro marinho orig eh eh que personifica o caos no início num estado pré-catalisador aqui a gente tem uma serpente desmit oliz antes de tudo ela não tem poder ela não é o mal ela não é o bem ela tem o poder da linguagem que é um dom divino e a linguagem é assim é é
uma personagem nessa história a linguagem o poder da linguagem é com a linguagem que eh o humano nomeia os animais e e e eh define sua essência e é com a linguagem que a serpente conduz à transgressão mas eh é claro que a a a e e a punição dela mostra o quão eh ela é rebaixada mas aí a a figura da serpente eh tem um pouco de ela ser a guardiã ela provavelmente eraa guardiã das Árvores porque eh esse é um elemento eh eh cultural muito forte mas ela está Ela está Desprovida de qualquer
poder ou Associação as sagacidade em si não é eh não é condenável como o desejo da mulher também não é condenável é impulso é Alma O sopro de Deus é dinamismo não é estático desejo é esse sopro H sim Shine podemos terminar a aula ok tchau aos nossos alunos cibernéticos Tchau gente tchau
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