INTERSECCIONALIDADE - DJAMILA RIBEIRO E CARLA AKOTIRENE

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Feminismos Plurais
Conversa de Djamila Ribeiro com Carla Akotirene realizada em 24 de abril sobre 'INTERSECCIONALIDADE'...
Video Transcript:
oi oi gente boa noite bom dia a dia da nossa live com aquela parte irene vou esperar ela mandar solicitação aqui e a aqui ó bom beijos casé fala queridas of paths feridas e olha que a carla tá chegando aí oi tudo bem princesa oi tá lindona maravilhosa oi tá me ouvindo não viu eu te escuto e tá achando tudo baixinho a e agora ah tá mas tô achando abaixo e eu te escuto bem na verdade eu tô te ouvindo bem é o que eu tô te escutando bem oi e você não me ouve ouve
ou não eu não estou sorrindo rita e entra aí ó é só um minutinho questões técnicas quer colocar fone e oi e agora você me ouvir te ouço bem tá todo mundo ouvindo bem e você aumenta o volume do teu rostinho aumenta o volume e eu também não macho e você tá na sala porque eu não sei muito bem tecnologia não viu e para que isso aqui não mana não sei que eu só gosto não tá funcionando e ele não tá coloca fone tem fone não ai ai ai ai ai aumenta o volume do celular
você tá ouvindo você tá no celular ou tá no tablet e eu vou entrar de novo eu entrar de novo a entrar ovo nesse 1 e o pessoal diz que tá ouvindo bem nós duas e aí e aí e vamos ver se a carla é entra de novo e aí a gente vai tu tem que mandar solicitação de novo e aí o rei vamos esperar aquela voltar mandar solicitação de novo se fábio o gol só você mesmo viu e aí vamos ver alô oi oi é só um minutinho por favor eu tenho que eu sei
que ela tava lá e aí oi oi gente espera aí questões técnicas cadê carla akotirene brasil carla akotirene tem que voltar solicitar de novo ela ainda não solicitou a e vamos vamos tentar mais uma vez o que acontece gente problemas técnicos acontecem e ai vou prova brasil vamos bora bora a base maria agora tá me ouvindo eu te ouvindo alguém ai que bom então gente boa noite a todas e todos que isso aqui acompanhando hoje eu tenho a grande honra de estar com carla akotirene essa brilhante intelectual feminista negra que vem contribuindo muito com o
debate né no debate público brasileiro eu tô aqui com os dois livros publicados dela o interseccionalidade foi o primeiro quinto título da coleção feminina estruturais e esse que foi publicado no finalzinho do ano passado ao pai prezada que a resultado da dissertação de mestrado da carla carla querida vamos lá que você começar a se falando cara tem muito é muito de entendimento sobre o conceito de interseccionalidade né as pessoas acabam trabalhando de maneira equivocada aí nessa questão do big brother surge uma questão né aí gênero ou raça comos intencionalidade fosse mulheres negras fosse um jogo
figurinhas que a gente vai escolher entre o a mulher embora que o homem negro e não entender quando a gente diz que não dá para separar é porque a gente somos esses sujeitos situados na encruzilhada né queria que você explicasse para gente falar assim mais um pouco sobre isso e olha de jamila foi bom você tocar né cruzilhada aqui encruzilhada para nós é uma epistemologia social e política e esse livro é interseccionalidade para mim é esse posicionamento político esse posicionamento político esse posicionamento ancestral que vem nos referenda as responsáveis por oferecermos ao feridas analíticas para
nós e somos quintas né de teorias metodologias que tem conta dessa com uma história e para nossa causada pelos apartamentos turísticos pelos a pagamentos da colonização pelos a pagamentos modernos então finalidade ela 30 anos ninguém trinchão ela sistematizou ponto de vista das mulheres negras transformar esse ponto de vista um instrumento normativo numa hermenêutica é sensível à parte da conta das nossas a categoria rápido você mesmo assim estou agora trazendo o big bronca acaba representando todos os homens negros e a categoria gênero as mulheres brancas ou vermelhas sim a interseccionalidade ela não aparece nesse caso até
uma representa a interseccionalidade porque ela tá interpretada pelo racismo e pelo ceticismo somente nós é mulheres negras podemos oferecer para esta análise né componente que não coloca o racismo como mais importante do que o serviço mas sim pouco estrutural alavancando outras tecnologias de operação então como eu sou uma feminista de colonial a minha preocupação neste livro e mostrar que o padrão moderno né não liberal eu não sei imperialista foram responsáveis foi responsável aliás por essas tecnologias se colocaram as mulheres negras mais com essas medidas têm stories avenida do racismo do capitalismo do sexismo do mercado
a fusão desse dessas avenidas ao mesmo tempo fluxo intenso permitiu que a mulher negra fosse acidentada com tanto movimento feminista não teve condição de socorrê-la porque tem uma corado apenas na categoria gênero como a gente tem visto nessas leituras no muitas vezes superficiais da rede social a rede social utilizada a interseccionalidade nos últimos cinco anos academia a partir de 2001 mas a interseccionalidade ela foi ela foi apresentada pela primeira vez em 1999 quando a quebrarem crítico inaugurou um artigo né eles marginalizando a intersecção de raça e gênero pensando uma política em relação a teoria crítica
feminista de raça porque o que ela tá dizendo para mim o direito de forma a classe e a justiça informada pela categoria deste modo as mulheres negras não são as grandes coitadinho desse tempo mas elas são colocadas mais vezes nessas avenidas em histórias com a própria telma rotineiramente é colocada né é na avenida de raça na avenida na avenida de sororidade por conta destas categorias que pode pintar as modernas não darem conta da nossa experiência arrasou carla e as que ficam debate muitas vezes instrumentalizado para esvaziar é uma questão que é tão séria parece vinícius
negras e eu sempre falo quanto tempo portante que correr né meu livro entendeu que tá falando e que a gente está querendo dizer não é escolher entre um e outro um sujeito mede o homem negro ou um sujeito mulher branca na é agradar quilombo atrás muito isso no livro dela né porque a gente está querendo é colocar em evidência as experiências com mulheres negras estão nessa encruzilhada né é e o quanto que isso acaba sendo um desrespeito às produções de mulheres negras você não acha que quando se tem essas produções das pessoas preferem e para
bia ou atacar uma mulher negrif passa de um jogo em vez de se apropriar né desses empreendimentos que a própria lélia gonzalez como você traz muito bem aqui no rio já falava sobre isso né e não perfeito olha o pato de sermos povos colonizados não significa que todos nós desenvolvemos essa esta de cuidado que foi bem ancorada e abdias nascimento por exemplo é um amigo do panafricanismo e amigo que realmente o que eu tenho visto nas redes sociais tem uma é um profundo nível de despolitização de formação política eu sou a mulher que vai fazer
40 anos eu compe com luiza bairros eu trabalhei com luiz atalhos meu direto era chamado atenção por minhas práticas políticas então presente no seu relacionar o homem casado né sabendo que estava autorizando outra mulher camisa vai repita você sabe que fulano de tal é casado e que ele tá deixando a galo pintado e mantendo escondido contigo e aí que eu dizia a escolha minha espiga ou não nesse posicionamento ela que tá vocês peguem mas também e havia chorar ausência de acordo político no tecido as suas então eu fui informada nesta dimensão cara a cara e
rever minhas costuras entender que fechou é dono das encruzilhadas e assim uma possibilidade de escolher eu quero seguir no caminho ético que não vai maltratar as minhas irmãs e meus irmãos ou que eu vou seguir no caminho que isso já conhece substituição também a nossa textualidade muito pelo contrário produz mais sofrimentos que fosse um pouco escolarizados um pano vítima de chacota um pouco impedido de brilhar com todas as nossas potencialidades e se hoje né e existe ausência desse posicionamento significa essas pastilhas do movimento anti-racista precisa revisitar a nossa produção intelectual mega gonsales luiza paga por
extremamente existentes na denúncia do sexismo no interior das organizações sociais é da mesma forma que foram eficientes em também denunciar o racismo patriarcal presente no movimento feminista só que a gente tem encontrado mais dificuldade pois nossos iguais do que com as mulheres brancas não percebi comprar dificuldade de 92 mil contas de talvez não terem passado por formação social conecta né carla camila mas a rede social também permite que as pessoas que respondam né atrás do perfil falso escondam através da ridicularização que passam né o nosso espírito mais uma vez burro objeto netflix por lisa tô
de pé eu só desejo isso mesmo né as uma revisitação ética né do dos nossos caminhos da nossa língua e da nossa e também quando a pessoa maravilhosa que você é mais rebote comportamento né carla sim sim ir sobre seu livro caro último o pai prezada que eu acho que é um livro fundamental gente os dois livros foram publicados pelo selo sueli carneiro parceria com a história pólen então estão sua níveis não site da editora polly compreensão residenciais e nessa tua dissertação carla tem o livro ao pai prezada você faz uma discussão fundamental que é
uma discussão qual as mulheres dentro do sistema de justiça que são mulheres ainda mais invisibilizados e você traz uma discussão que eu acho fundamental eu acho inovadora e que muita gente ainda tá perdendo o bonde da história que é discutir a questão da lei maria da penha e discutir a tela também como um ambiente que deveria ser um ambiente considerado um ambiente doméstico dessas mulheres que são violentadas dentro desse sistema você podia explicar um pouco para e como está um pouco como foi escrever a sua dissertação músicas de jamily é importante que você sabe que
a gente vive né um dos binarismos e adultos pelo acidente que é a pandemia né peço confinamento né resto esta quarentena ea população carcerária existente importante quarentena inscritos e essa possibilidade de afastamento 1,5 o que as telas estão superlotados então quando você traz da expulsão do encarceramento para a interseccionalidade você me convida no vida né as pessoas que estamos assistindo a perceber sim que a lei maria da penha que está mais uma vez na falta por a pandemia e um esse confinamento postado nossas mulheres estão sendo mais vezes é vitimados pela violência doméstica a tela
também é esse ambiente o que é marcela convivemos com várias identidades muitas mulheres que foram aprisionados a partir das representações venda e se você tem uma vagina você é uma mulher ainda que a sua identidade social a sua identidade de gênero seja masculina você vai viver uma tela representando esse masculino viril em detrimento da leite né toda outra piolho não é que essa representação masculina que se a gripe mais nesse sentido além tchau a lady é a parte do funeral da relação só que ela já está privada de liberdade né o agente penitenciário não pode
tirar essa mulher vítima de violência de sulfite do mês porque já cai na lei de execução final tela rita ela está sendo desobediente ela tá sendo disciplinada ela está sendo configurada como alguém que tem mau comportamento e aí como conseguir os benefícios definição pena de e outros previstos na lei de execução penal eu ainda insisto né nessa opção porque se nós temos total conhecimento da lei de execução penal de 1984 é porque sabemos que a nossa população sobretudo masculino está privada de liberdade no entanto as mulheres brancas só conhecia a lei maria da penha que
editores mísseis porque elas compreendem que a excepção final não atingir a sua experiência é por isso que nessa academia nesse falaram muito mais de violência doméstica e dos dispositivos de proteção das mulheres olhando o segredo uma experiência universo que ative as mulheres brancas do que a situação tá será que nos dizem respeito diretamente estamos sozinho aqui sozinho né delegando expediente e uma tensão política a população que está privada de liberdade então a lei maria da penha ela vai aparecer nesse contexto por se a prisão é um microcosmo ela é uma miniatura de todas as violências
que a gente se conhece aqui lá é lugar de óleo religioso intolerância religiosa como da vacina ele falou ontem que eu assistia lá e ele é então essa violência é transferida para cela porque a é penitenciário penitenciária remete diretamente à penitência né lugar do partido é o lugar da profissão é o lugar de um quadramento do seu comportamento e eu li realmente que babalorixás e yalorixás estarão impedidos de cumprir assistência religiosa que está prevista na lei de execução penal simplesmente porque ainda hoje a despeito de tecnologias e digitaliza na extensão do corpo somos obrigadas e
obrigado ainda que seja a excursionar o anos o a vagina para visitar os nossos iguais antes de termos religiosos e religiosas religiosas como as pessoas negras considerar é mas ainda que sejam negros e negras evangélicos essa essa emissão na identidade que remete ao branco colonizador coloca muitos padres muitos pastores e muitos obreiros na condição de pessoas suspeitas e portanto leva a drogas entorpecentes e celulares para dentro da cadeia tem uma obra que eu gosto muito porque a interseccionalidade que parece tão teórica e o teu teórico que é importante porque se fomos submetidos a pagamentos linguísticos
a pagamentos epistemológico importante que esse dia e nós produzimos um conhecimento antes da teoria feminista alimentar simone é que eu posso citar é lenora teodoro essas vida é quase todas nós já tínhamos é só diâmetro em 1851 da conferência na cor os direitos da mulher e o rhay dizendo mestre foi como a gente já conversou sobre isso se tomam de povoado ninguém nasce mulher a nossa seu diâmetro foi muito mais voltada muito mais sofisticada porque ela perguntou e eu eu não sou uma mulher então ela disse para mim né o que que tem aí nas
suas pernas tem um pênis ou tem uma vagina o seu olhar ocidental não pode isso porque eu sou antes de eu me apresentar com a minha identidade com a minha subjetividade para você então sim é visitar a nossa tradição kim separabilidade da luta contra o racismo capitalismo é patriarcado a gente não consegue desmantelar todas as mazelas que estão continuidade o colonialismo a partir de 1432 e do neocolonialismo e pediu continente africano e ressignificar as nossas identidades que a gente ficar brigando pessoal raça de interação de gênero com plástico eu acredito que a raça ela é
a central a experiência que fomos capturados como não enquanto não manda nem um oi mas essa experiência ela foi indicada como isso vendidos como mercadorias e as mulheres foram estupradas porque eu isto não significou o trabalho o trabalho de parto foi produzindo mais bonita essas vidas ganhar esse peixe né que essa fórmula que a mercadoria e omitindo né todas as operações que significa que passaram por grande não acha o diâmetro eu adorei qualquer categoria e o feminismo se coloque muito importante eu consigo responder ela partir da experiência de solucionar maternagem obrigatória eu digo usando discurso
de seu diâmetro e teve 13 filhos e a maioria foi vendida pela escravização as mulheres negras não tiveram essa matemática obrigatória também e é isso né be e a mulher vai falando a gente fica assim né nossa maravilhosa falar mais falar mais já que eu não troco já que você entrou nessa questão da maternidade carvalho você traz uma excursão muito muito importante saber se a questão né do ocidente que viu a maternidade como algo ruim você traz essa visão é uma outra corda uma visão da maternidade das mulheres negras que não precisarão pare para ser
mãe você pode falar mais um pouco sobre sob essa visão né da maternidade que você traz algumas outras teóricas com marion que e várias outras exibida acari também e ela trabalha essa esse componente que muita ginástica ministras não estamos mal que a matriz potência né se a gente revisita experiência no próprio terreiro a ialorixá ela tem filhos que não passaram pela dimensão biológica como eu não quem vai dizer oi hoje em dia tornou-se fundamento de diferenciação do acidente porque somos negros porque os olhos acidentais nos enxergaram uma pessoa mais realizada porque eu somos mulheres porque
ponto lindas como pessoas que não tem o pênis então somos esse outro somos as mulheres porque somos pessoas idosas porque dentro da avaliação de idade dentro do tempo e da experiência o nosso corpo já não comporta o que ele chama de juventude todas as categorias instrumentos jurídicos que são desenvolvidos lei maria da penha página estatuto da igualdade racial olhando raça estatuto da pessoa com deficiência olhando capacitismo tem somado a experiência dos olhos e no entanto a nossa experiência eurobattle uma cosmo percepção tomo cosmo a sentido para nos compreender como pessoas que a subjetividade está atravessada
também bela temporada a amizade é esse mamãe então isso em pessoas mais velhas que aquilo em que seria o líder for criança mas que dentro da experiência iniciática seria considerado uma pessoa mais velha da mesma forma aqui a melhoria e procidente uma categoria de todo né alguém que alguém que foi filha então na expositor mamãe não serve para aplicação da experiência yorubá como vai ser europeu de gênero além de ser uma categoria colonial ela não dá conta essa categoria do fato da mãe já ser uma categoria geracional de antiguidade era categoria de potência sempre será
uma mais velha então para mim é muito importante porque não você não está tomando aspectos anatômicos fisiológicos morfológicos como acontece nós não gostei tira a lógica um pouco e informada por outros princípios organizar e se passa pela antiguidade a mãe já é uma mais velha por conta de a maternidade entro dentro dessa filosofia ancestral dentro dessa filosofia a nossa africana não quer passar direto a experiência do coco do coco biologizado então veremos como eu disse é carla né órgão como xangô e nem por isso xangô é vai me impedir de ser pomada pela sua energia
é porque ontem entende porque ele não tá sendo informado na minha linhagem pela morfologia pela agonia no tanto você dificilmente vai conseguir representar o que jesus cristo para o acidente essa figura masculina ea espiritualidade de um remédio todo o contexto masculino patriarcal ainda que tenhamos né acesso e reconhecimento da bondade generosidade dos valores que perpassa experiência e é de jesus cristo está bem a incrível não quer continuar nesse gancho você pode falar de oxum porque a oriente também vai falar né eu gostaria que você falasse pensasse isso através da pessoa divindade é maravilhosa que você
representa tão bem oxum também é o campo alegre mas depois eu vou reativar que tava travando um pouquinho a queria que você falasse um pouquinho pra gente então a partir dessa pensar né esse esses feminíssima partir dessa de oxum dessa divindade a ótimo ela não tem sido bem da escrita né nem nós é que tem uma logia e esse ok o terreiro nem na antropologia eu tenho muito respeito pelas contribuições do pr veja mas eu não gosto da forma como a última né uma lista por um adorador episódio nós sabemos que o conhecimento ele decorre
do agar né e das ferramentas analíticas que são utilizadas por quem está no tampo então logicamente o francês para ainda que tenha toda a credibilidade esfriar uma religião de matriz africana ele também tem seu pertencimento de pena que território para fazer essa pesquisa bom então eu acredito que nós aqui pela dificuldade de produção das nossas intelectuais temos nos alimentado de um acho que não condiz com a máquina e potência das mulheres em paz e não condiz com a nossa participação no espaço público já que oxum aí alô de é aquela que está reivindicando as premissas
que interessam às mulheres sem abrir mão da cozinha porque o nosso feminismo clássico é hegemônico tem dito que a mulher saia da casa e vai para o espaço público eu acho representa essa que manja de cada segredo da panela ai de orixá se não tiver a sua comida certa para responder o caminho da vida me achou sabe de todos os segredos o outro é tão importante quanto os alunos nesse bicho tem falo quem apresenta esse poder eu também tem toda a importância e não é considerada relevante dentro da falta dos direitos sexuais e reprodutivos nem
mesmo como assim a situação das mulheres né eu tava lendo recentemente a tradução uma flor e lá está dito sobre a potência de que o aumento e para uma mulher eu acho é uma grande ofensa lá não tem dinheiro para comprar os seus próprios por cima entanto o show uma caracterizada né no arquétipo das mulheres que se fazem de mole que não gostam de trabalhar nem que sempre estão se importando e alguém para ter algumas para ter as coisas eu uma mulher gosta já comprei gás em correr já o rei carro de cachorro pit já
puxei a corda lendo muitos homens inclusive ou espaguete com sla de guerreiro que rege as terças-feiras encostando por exemplo então essas narrativas não diz respeito a nossa subjetividade leva alguns ali daquela disse o lixo vai falar vai falar numa boa é uma mulher de óculos é maravilhosa gente maravilhosa né fala sério eu fico só babando vou aproveitar de novo para falar dos livros da carla gente interseccionalidade o quinto título da coleção feminina de plurais no site da editora pólen e o país prezada que é resultado da dissertação de mestrado de carla akotirene assim que acabar
toda essa né esse isolamento a gente vai fazer alguns lançamento já tinha alguns programados mas precisou adiar mas vocês já podem estudando por aqui tá é isso aí é muito importante carla que você também falasse um pouco da tua trajetória pessoal eu acho que é importante sabe a gente as pessoas tiverem muito né na rede como intelectual que você é brilhante e às vezes não conhece um pouco dessa trajetória como que é a carla como que você a tua trajetória em salvador eu sei que você começou no cursinho da steve biko e tantas outras coisas
que você fez como que é como se apresentar se apresentar um pouco para as pessoas que ainda não te conhece a eu gosto de ficar sua filha de maria sacoleira inteira mulher extremamente ignorante uma mulher cabeça de saúde que rege a minha mãe e ao senhor que rege né e minha mãe ela responsável por toda essa é que fica exposta que eu tenho hoje né eu gosto de falar sobre minha experiência porque eu percebo que muitas de nós mulheres estamos na academia é simples a experiência outro para criar não é uma atualização esquecendo que o
lugar é o nosso anunciado né de dor e de superação também põe a nossa biografia que vai ser misteriosa e às vezes a gente responde achando que não vai estar caracterizada com então eu não é para criar se fosse você eu gosto de posicionar a minha experiência é enquanto um lote privilegiado e tudo que eles discutem parcelamento é porque eu já tive experiência de trabalhar de cordeiro do blog aí e tem uma amiga minha chamada nega né é assim que a gente ia chamar a chamava essa é presa por tráfico de drogas e levei um
bom tempo sem visitar lá na cabeça eu fui visitá-la na cabeça e aí porque eu tava muito próximo da campanha reaja ou será morto reaja ou será morta já em 2008 e aí o hamilton borges me confrontou dizendo que tava mista você que não vai na cadeia e não se preocupa com as mulheres encarceradas naquele oi oi o meu desenvolvimento qualquer te avisar em relação à violência doméstica né que é o mestrado e doutorado e é o atendimento profissional que eu passo na upa nela nosso mundo vinha ver exatamente com a minha própria experiência como
assistente social né carla social e também foi marcada por essa experiência é muito ruim você se de buscar né num contexto de opressão ou de insubordinação se você tinha se você feliz eu falo com muito vigor porque essas diferenças através de fato o meu caminho é filme eu venho de se vingar desse lugar marcado e limpeza doméstica qual que é isso que discuto e sistemas linda estive porque estava nessa quadrado sempre essa história tava com doutor andré a doutora andrea beatriz e duas outras intelectuais hamilton hamilton borges não é só george o curioso e aí
uma dessas mulheres negras militantes chegou para jorge washington disse que você sai com ela né ele é só gostosa né porque aqui tem uma médica aqui com a professora e advogada dela e ela é só gostosa naquele momento eu tinha 22 eu percebi que de fato se eu não me instrumentalizar-se a partir das agendas do movimento dele e da luta né das mulheres negras eu ia ficar nesse lugar né de violência sexual de objetivo objetificação sendo convidada né para fazer trabalho com sexo fora do país e graças né a ao nosso caminho e a gente
alimenta aí que a gente convida a finalidade é ocorre eu cuido passar pela bico fazer o pré-vestibular absolutamente nada fazer o curso de serviço social e tem uma das fundadoras do lucas neves martins inteiro e foi lula que se propôs a discutir gênero e raça no curso de serviço social entendendo que a população usuária e uma grande maioria da população negra e as mulheres e uma também são mais solitárias depois o mestrado né é pedirem e agora o doutorado ambos eu tô discutindo racismo e sexismo institucionais né sistema prisional e agora no doutorado às audiências
de custódia né eu assisti inúmeras custódia para perceber de que forma as ausências de letramento do ponto de vista banco em orubá tem impossibilitado né lacoste né colocava aí fala mais moderna né entender esse lugares criminalidade das pessoas que são dependentes de substâncias mais que poderiam tá tendo o tratamento de saúde na mesma forma que pc que e a despeito da gente reclamar que a lei maria da penha encarcerado muitos homens eu assisti todas e não teve nenhum homem que foi preso né por conta giros maria da penha encontrar e medidas cautelares eu pensei aqui
a tornozeleira é a nova forma de você marcar um pouco negra né porque muitos homens que passaram por ali por um homem snap e saiu de lá com tornozeleira eletrônica foram obrigados afastado lá quando não tem celular né tem que ficar sob custódia até encontrar o celular então são esses caminhos que eu encontro led forma 10 colonial para fazer minha contribuição política e psicológica perfeito carla é isso que você trouxe não eu acho que é fundamental para a gente discutir feminicídio né que a gente tem um número altíssimo de feminicídio de mulheres negras no brasil
você é uma assistente social que atende mulheres vítimas de violência no seu dia a dia o que falta é dos movimentos negros esse olhar para a discussão do feminicídio de jamila eu acho até que não deveria ter lei maria da penha deveria ser lei beatriz nascimento mas a lei não é maria não é nascimento porque a luta anti-racista ela não se reveste viu o teor antioxidante patriarcal isso está presente seccionalidade é texto de 1993 é a pecha de 2008 de muita raiva da mulher negra eo feminismo foi a queixa e foi morta né em virtude
de tentar separar a briga da sua amiga ao céu e no tanto assim cromossomos extraídas pelas parcerias e mulheres plantas que estabelecemos ela também após ser morta a sua memória e da foi uma chave essa né ex já tentou testemunhar contra ela para defender o seu marido seu companheiro dizendo que era aliciadores de menores que ela fazia orgia que ela transava com crianças e adolescentes tudo isso só mostra que o movimento negro ele é brilhante e continua dando essa resposta missões na luta anti-racista que a gente ficou revisitar é um caso de síndrome de 1000
1996 1997 mas o que o estado só foi julgado no no início de 2000/2004 mais ou menos simone disse procurou emprego e uma folha e tava lá escrito vaga para empregada doméstica de preferência branca e o movimento feminista não escreveu uma nota em relação aí isso chama atenção para ir em belém menciona sobre super inclusão nessa nessa questão movimento negro é racismo ela está sofrendo mas só que não pode mesmo também só que o movimento feminista não compreendeu e nessa avenida né da identidade existirá simone de início não estava atravessada só que ela experiência de
raça e raça tendo gente ficar mas pela experiência de gênero racionalizado também no caso da lei maria da penha foi uma reivindicação que eu considero corrente e dá conta inclusive os altos índices de violência que hoje conseguimos mapear mas é preciso dizer jamila e na década de 80 quando as primeiras delegacias especializadas as mulheres brancas foram muito mais dedicadas em escrever artigos e poses eu já sei que sua filha no âmbito doméstico que as mulheres negras exatamente o que tal qual carla no seu amigo a gente não quer criminalizar os homens negros mais as mulheres
negras morre sempre estudo da insuficiência de política e avaliação monitoramento intenções que tu me nosso o nosso ponto de vista a nossa realidade comunitária como elemento estruturante também então nessa tendência nossa de preservar os nossos irmãos filhos e marido da gente acaba de é a gente acaba deixando escondida essas mazelas de pena e também ou ponha a comunidade né negra e por enquanto é tem atinge blocos de feminismo é uma lei maria da penha poderia ser nascimento sim naquela época o movimento negro não tivesse ficado tinha ali se tratou de caso de racismo por que
supostamente o agressor o homem eu queria um ângulo uma mulher negra se intrometendo uma relação interracial interracial não entre pessoas da mesma raça então é isso não esses absurdos que a gente acaba sendo submetida por conta de instrumentalidade interseccionalidade que falta né para os ossos é a sua ótimos entrevista com ela porque as pessoas acham que é só um concerto e claro que é importante tem um conceito mas também é um é uma ferramenta na hora despertar políticas públicas da excepcionalidade é nesse sentido que se aproximando do final nem nem tem que ser o tempo
passar não está se aproximando mas esse vou querer ficar falar se carla dessa questão da classe na pessoa sempre falou muito lá e é uma questão de ensinou como sem ter personalidade tivesse legando as encruzilhadas de raça classe gênero e você da assistência social que teve uma litter bom né acadêmica muito pautado é só na classe não era sua formação acadêmica geralmente nos cursos de serviço social queria que você trouxesse isso que você traz essa figura do de de exu da encruzilhada para pensar essa visão dessas pessoas que falam que é só questão de classe
aí encher ano eu venho de fato uma formação uma pizza porque ele social e as bases do curso né é acalmar então a partir do momento que eu assumo compromisso 10 colonização eu entendo e priorizar uma categoria é você priorizar uma estrutura é um clássico está aparecendo capitalismo de forma que a pendência de raça e classe que é virar uma pós que é muito bom as pessoas falar é uma questão de classe mas também tem que ver o recorte de gênero e raça isso só faz porque as contribuições do ponto de vista do ponto de
vista feminino o negro sejam apagadas e sejam mais uma vez sagradas porque se ele não tinha uma categoria compatível com a estrutura que tá combatendo a gente tende a valorizar a categoria clássico dizer que o problema é capitalismo e as demais estruturas objetivações eu compreendo que o racismo estrutural e o capitalismo é a forma pela qual o meu povo foi vestido esse pronome mercadoria eu penso dessa forma então antes e eu acredito e as concepções da europa precisa ter resultados essa lista acredito que classe mesmo porque o tráfico de drogas o mostra que gustavo tende
a distribuir uma mão de obra que não é considerada válida importante ela vai entrar em lícitos e depois vai virar uma espécie disse que a tela bem discutir o motivo é o encarceramento em massa segundo volume da coleção misturar e eu não consigo fazer absolutamente nem tudo interseccional utilizar a categoria rafa classe forma rápida mais rápida também informa que nós fomos pessoas pobres porque são as pessoas negras somos pessoas que bons expropriados somos pessoas que vivemos em condição que exige do estado nesse momento na seguridade social para que a gente tem uma dignidade para viver
nessa quarentena sabendo que adiante teremos um desemprego a gente teríamos todas essas agências do norte global mais uma vez expropriando urso global sobretudo o continente africano e américa latina então não tem como eu desfazer da categoria claro de me incomoda é a supremacia teórica de uma categoria de cimento tava levando de outras categorias e deveriam estar em patamar de igualdade não o complemento nominal como aparece em muitas produções ditas feministas interseccional a interseccionalidade ela prima é o raças em raça não tem interseccionalidade primeiro bem essa preocupação nossa com racionalidade e aí eu não tô comendo
aí era eu dizendo que rafa é a centralidade do próprio pensamento da kipling preta eu tive com ela para escrever e se ela estiver com 2018 a informação com ela um cachoeira para a escola do pensamento para ministrar agora professora ângela então ela mesma crítica esses usos né é absurdos neoliberais colocados pela europa e por branquitude daquilo brasil né não somando identidade e com cada vez mais tirando a centralidade pirraça dando centralidade ao gênero para cair nas mãos das mulheres brancas que vão é assumiu o compromisso com as africanas que estão sendo e estão sendo
estupradas que isso que os homens são os homicidas da mesma forma aqui vão utilizar essa plataforma de empoderamento como discutir vai se perde por conta dessas mulheres da américa latina ser intensa empoderado a serem mães de família e sem conseguir nas costas então sempre utilizando uma categoria ocidental que seja classic é um depoimento dessa tradição é despertar habilidades procurar o que foi apresentada pelas mulheres negras que a interseccionalidade é perfeito para a nossa maravilhosa nesse sentido vamos falar de gordofobia e também é o uso tá usando a questão da interseccionalidade você vem falando sobre isso
seria bom você escurecer aqui para gente só questão e é isso olha vou da fobia pula preconceito contra o meio ambiente e nada dessas categorias categorias para mim consideradas de estruturante do pensamento interseccional categorias evandite e elas não podem disputar as estruturas que são históricas do racismo e do sexismo essas duas estruturas para missão fundante separadas e depois é enovelados pelo capitalismo gordofobia para mim é só uma forma como diz participando da gente compartilha operação então se hoje e a sua chamada de uma mulher gorda eu sou em razão o racismo o contrário minha alimentação
o próprio sofrendo desinfecção e todas aquelas agravos de saúde estão descritos na política de saúde da população negra então se eu fosse uma mulher branca hoje entrava no escritório desse e agendava uma bariátrica e ainda assim a tere a cidade de mulher branca com recursos que é diferente de uma mulher negra que pega o ônibus e não tem lugar para sentar que é diferente de uma mulher negra aqui na cadeira não sabe socorro é diferente dessa mulher negra que está associada a preta está na cozinha porque a era negado impossível a sexualidade eu escrevi isso
recentemente a mãe preta e essa figura da borra é mais uma vez saqueada da sua autoria né de produção de conhecimento na cozinha e de alfabetização de crianças então ela tinha chamada a gorda né a tia que não tem idade não tinha festividade que apontada pela apontada na rua a gorda ainda entra a gorda mal interpretada dentro desses pressupostos interseccionais ainda ela é gorda mas ela tinha cintura fina ela é gorda mas seu rosto bonita as mulheres negras não ser chamada de gorda que eu gosto isso acontece com as mulheres brancas porque ela é gorda
mas ela é humana e eu penso nessa nossa arrasou gente tá maravilhoso né eu poderia ficar aqui três horas mas o instagram derruba live como eu cheguei em 60 minutos ele derruba então como a gente está indo mesmo para o final cara que você falasse para você como uma mulher negra é dentro desse contexto que você trouxe a sua experiência pessoal como que foi para você escrever dois livros e que são tão faltando o debate público seus livros sem no bibliografia de vários cursos as pessoas fazendo resenha as mulheres negras conversando como é que você
esse processo de escrever e de ver hoje aí são as obras sendo referências para outras mulheres outras pessoas e eu falei no início né da jamila aqui para mim é como se eu tivesse honrando realmente todos os meus não ter passado eu sei que eu não sabe eu jamais imaginei me tornar escritora sabe quando você cresce com aquela visão de si mesmo aqui para cá se você não vai para lugar nenhum porque o que é que chega para nós aqui a gente não sabe falar direito a gente não sabe escrever direito e que a gente
não vai dar para nada isso que a gente escuta todos os meus pais são pessoas sempre conectadas né foram pessoas fazem absolutamente de tudo para você vai para você vai para escola não você vai para escola e vai com a farda limpa ainda que você esteja sendo chamada de nega preta do bozó espera e vamos passar limão no seu braço né porque você pede ainda assim você vai para escola então quando eu recebo o seu convite e eu agradeço ao senhor e a sua família essa é a missão a todos os meus antepassados que eu
minha família não era comigo deletar ele trata se eu tenho certeza que meu irmão olha seu filho aparecendo aí no meu irmão muitas pessoas da minha família está assistindo agora tem uma honra você aparecer alguém que tem algo a falar e não algo para mostrar que seu espírito tá subdesenvolvido beijinhos a colonização empurrada porque eu sei que ele usa minha língua quando ele quer fazer justiça é por isso que eu sistema prisional é por isso que eu discuto violência contra a mulher é por isso que eu escrevo da forma que comecei a me preocupar um
obedecer padrões modelos de obediência e aplausos da karen eu me considero uma desobediência e me sinto sempre forte me sinto capaz de encorajar outras mulheres a terminar o texto ser a voltarem estudar se ver intelectuais independentemente de ter uma apresentação a fazer mas tá e começa a pessoa que está bota que a tese de doutorado tese parada lembra que quando você me convidou para escrever eu livro interseccionalidade eu que está voltando dizer que não vi é que eu queria falar de sistema prisional e é que você vem as agora chegou no coração desse carro que
você fez a sexualidade só fita agora se você for me isso eu disse agora tem várias testemunhas escreveu não quero escrever então é muito importante que a gente queria esses desafios e que a gente também promovo a coragem que está na outra dorme quando você me convida a escrever e também não corrige uma linha do que foi escrito respeitando o meu ponto de vista você tá respeitando a minha sexualidade você tá resta minha toda nossa linhagem que foi impedida de ler escrever e ser aplaudida dispita da política de situação nada mais é do que a
pobreza né pro nosso cargo e aqui temos dois dias mas ainda vai escrever muitas com a minha festa semana isso não é muito obrigada pela oportunidade de ai minha irmã magina é uma honra ter você essa mulher de hostil escrevendo o quinto título né como você já vem disse eu sou eu sou uma grande admiradora você sabe já te acompanhava a virtualmente e me encantava pelo seu escrito mas eu também me encantava muito para sua postura ética que você sempre teve é a anos que a gente tem amizade nas redes sociais em só só foi
se conhecer pessoalmente muito tempo depois mas eu tinha olhava você falava essa mulher tem costura ético modo como você se comporta o respeito que você tem pelas outras mulheres o respeito que você tem pelas pessoas que têm perspectivas diferentes de você é a tua postura ética esse seu jeito de abraçar essa sua generosidade é o que sempre me chamou atenção eu acho que é importante a gente falar e para ler seu brilhantismo intelectual que algo que me desse embaixo da casa é sempre você sabe eu sou apaixonada para você a gente tem um relacionamento que
as pessoas não sabem na verdade é e próximo e agora os outros dois minutos são seus carla fala o que você tem agora neste momento é que a gente tá vivendo ou para quem se destina a teus livros o que que você gostaria de falar nesses minutos finais para as pessoas que estão acompanhando tá comprando e milhares é o recorde bati o recorde aqui de visualização de live é para as pessoas que estão acompanhando o que que você gostaria de dizer enfim momento é seu para falar o que você quiser e olha primeiro dizer que
a gente precisa honrar essas mulheres estão apagadas hoje eu tava assistindo o pronunciamento neto presidente que foi eleito pela legião de maria me doeu próximo da mente né funcionalidade ele é aberto né como é bom que caminho e memória marielle franco é um poema né lá disse nós precisamos eu gostaria de ver esperar claro e eu acho mais justo até né porque não emocionada né a bala do racismo do capitalismo do sexismo nos mar meu sangue quando joga molha e nasce muitas isso é muito importante ainda que diariamente né alguém diga que você roubou e
você está suja eu tô falando diretamente para as peles e também para os homens negros outras populações consideradas indesejáveis é ainda que diga que você é sujo e você não é humano que você não é trabalhador seu currículo indigno e seu cabelo está fedendo e você também não deve aparecer na televisão e você não tem condição de educar sua filha que você não sabe escrever direito e você não vai terminar a sua graduação que você não você não precisa voltar a estudar à noite você vai ser para sempre para te ver e você vai ser
para sempre morador de rua que você vai ser para sempre inadimplente com as contas que você assumiu pagar um simples pique as balas e não são somente essas balas que atravessam um pouco mas que é promessa a nossa espiritualidade para açoitar o nosso espírito e tirar nossas nobreza não vão conseguir derrotar gente a gente precisa subir assumir como de lava rock mais uma vez a nobreza ea potencialidade do nosso eu tenho feito esse esforço tremendo sabe de me assumir uma pessoa grande e assume uma pessoa vitoriosa eu vou fazer 40 anos agora me sinto muitas
vezes uma menina com medo sabe de mim mas a gente mas quando eu penso né e marielle franco quando eu penso em você quando eu penso em tânia maria rodrigues da silva que levantou uma casa em cima da outra desafiando aritmética e todas as construções de conhecimento dizendo que no prato né que vai fez não dá para botar água para comer mais 2 mais que isso é a nossa sabedoria que eu penso que a gente pode muito mais adiante porque quando a gente lança o kiko teve um cesto o oitavo nono o que nós somos
essa água não fez não a gente não é uma hóstia na boca de canal eu não usei dois nós somos uma comunidade eu me sinto assim uma comunidade de mulheres me corrigindo minha mã se pano impossibilitando que outras mulheres é isso vai maravilhosa carla você é incrível é a grandeza do seu olho do seu caminho e cada vez mais as tem certeza que você vai entender o quão grande você é com você muda a vida das pessoas e é uma honra caminhar junto com você é uma uma ter você no mesmo barco só isso que
eu tenho para te dizer e vende ó vir logo interseccionalidade botvac os comentários se vocês mandarem muitos beijos para karla porque ela é divina e maravilhosa é o pai prezada todos pelo taxas de toda a polly a gente está com uma promoção bacana da coleção feminismos plurais com frete grátis a montar o seu combo pode comprar todos a gente acabou de lançar o oitavo ou ontem que foi do pai sidnei nogueira esta grande referência o babalorixá sydney e intolerância religiosa e o pai prezada para você de fato que estuda sobre cancelamento não tem como estudar
sem ler esse livro aqui de carla akotirene que é uma grande intelectual e que tá aí faltando o debate público né rose preta beijo para você arroz tem que mandar um beijo para ela se não carla mande um beijo para voz então 11 anos e aí sujeito espero que vocês tenham gostado carla bateu assim o espírito de visualização porque você é uma sucesso que você é grande das pessoas estavam aqui querendo ir assistir querendo te escutar e eu quanto ficar lá que eu tirei nenhuma mulher incrível que criou um projeto muito importante o para saberes
para auxiliar os nossos e os nossas a entrar no mundo acadêmico a cara uma criança a trajetória pô e já tá grandes pensadoras sigam lá no instagram que ele não segue convite para a palestra pague as palestras valorizem essa intelectual brilhante porque a carla é uma das maiores que este país já produziu é uma grande honra a carga caminhar com você fala que você é maravilhosa linda cheirosa e tudo mais porque eu tive já esse privilégio né gente o vende minas o trabalho o gabriel vim não tem gêmeos na casa de legal ai cara vai
fazer aniversário 5 de 5 tá gente manda um presente para ela tá taurina 525 vai fazer aniversário manda um presente que ela gosta e carla é uma honra em frente tá com você e caminhar com você e essa live é uma aula essa torta de oleosidade que ensina tantas as pessoas que estão aqui nos acompanhando te amo muito obrigada viu te amo minha irmã tchau gente até a próxima obrigado por ter acompanhado
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