Galera, você já deve ter reparado que todo dia tá surgindo banco novo que a gente nunca ouviu falar. Inclusive tem banco que a gente até já ouviu falar que tá quebrando, né? Então hoje eu quero fazer uma aula para falar sobre como saber qual banco que você pode investir e como descobrir qual banco que tá mal das pernas, é melhor deixar para lá, tá?
Vamos lá que vamos falar sobre isso. Primeiro eu quero falar aqui, galera, sobre os bancos que são confiáveis. Hoje em dia tem muito banco, corretora, instituição financeira, plataforma.
Mas a primeira dica que eu vou te dar é: você já ouviu falar desse rai dessa peste desse banco ou você nunca ouviu falar dessa desgrama? Porque os bancos famosos e conhecidos são confiáveis porque eles são regulados pelo Banco Central. Então a gente tem Bradesco, Itaú, nobank, Inter, C6, Daikoval, BTG, Banco Pan, Santander, Sofisa, PicPay, Pagbank, um monde e outro que é banco confiável.
Então o primeiro filtro que eu vou falar é: você já ouviu falar dessa desgraça aí, desse banco que você tá falando? De repente chega alguém e fala: "Ô, fera, vem investir aqui, ó, no banco Pobre Night. " Pô, velho, da onde vê essa desgraça que eu nunca ouvi falar dessa peste nesse bagulho?
Você é louco. Ou então chegou um e-mail, invista agora no PJK25. Da onde veio isso?
Foi criado ontem esse negócio, entende? O primeiro filtro é o filtro da relevância do banco. É um banco conhecido que todo mundo já ouviu falar e que tem presença na mídia, na TV e tal.
Aí a gente já fica mais tranquilo. O maior problema é quando surge uma plataforma, normalmente é plataforma, né, que cara nunca se ouviu falar. Pensa comigo, se você tivesse andando na rua e de repente aparecesse um homem falando para você investir num banco que você nunca ouviu falar, você ia dar o teu dinheiro para ele?
Não. Claro que não. Então, por que que quando a coisa na internet você acredita?
Primeiro critério aqui, cuidado com plataforma estranha, site estranha, instituição estranha que você nunca ouviu falar. Outra coisa que você tem que tomar cuidado é o seguinte. Hoje em dia tem muita empresa financeira se passando por banco sem ser banco, inclusive empresa grande para caramba.
E quando você tem conta numa empresa que não é banco, você pode não ter a cobertura do FGC, que é aquele seguro que cobre até 250. 000 do seu dinheiro. Exemplo, 99 Pay é uma empresa grande e confiável, certo?
Beleza. Só que eles não são banco, é uma empresa de aplicativo de carro, mas que também começou a prestar serviço financeiro sem ser banco. E como eles não são um banco, a grana que você deixa lá na continha deles lá não tem cobertura do FGC.
Por isso que normalmente a rentabilidade lá é maior, porque o risco é maior. Quer ver outro exemplo? Mercado Pago.
Mercado Pago é é uma baita empresa, pertence ao grupo Mercado Livre, que para mim é uma das melhores empresas que existe do mundo hoje. Só que eles também não são banco, eles são uma empresa que faz uma renca de coisa e agora tem uma conta lá para você deixar o seu dinheiro, mas a grana que fica lá não tem cobertura do FGC. Inclusive, fica aqui a minha crítica ao Mercado Pago.
Parece que eles fazem de tudo para esconder e não deixar clara essa informação. Conta remunerada do Mercado Pago não tem FGC, às vezes até seguro, porque eles costumam deixar o dinheiro dos clientes no tesouro direto, que é o investimento mais seguro do país. Mas irrita um pouco essa falta de clareza, sabe?
Até não reclame aqui, você vai ver os caras faz de tudo para não responder e deixar claro que não tem FGC. Então, coisa importante, quando for um CDB, aí tem o FGC, porque todo CDB tem FGC, mas quando é uma conta, tipo conta remunerada, continha que rende, não sei o que lá, isso aí normalmente eu não ten FGC nessas instituições aí, tá? Por exemplo, se eu deixar o o meu dinheiro na conta remunerada ou na conta turbinada lá do Mercado Pago, não tem FGC.
Mas se eu investi no CDB do Mercado Pago, aí tem. Tem muita empresa que tá começando a oferecer serviço bancário, principalmente as chamadas fintex, né, que são startups na área financeira, que podem até ser boa, mas se não é banco, seu dinheiro lá não tem cobertura do FGC, que é um benefício que vai ter naqueles bancos que eu falei no começo do vídeo, porque ali é banco mesmo. Outra coisa importante, tem muita gente que tem medo de banco digital, não precisa ter, porque a maioria dos bancos digitais hoje são regulados pelo Banco Central do mesmo jeito que os bancão.
Isso é uma tendência, porque, cara, hoje em dia tudo é pela internet, né? E até os bancões que antes tinha milhares de agência, agora tão fechando, porque ficar pagando o aluguel de agência é muito caro e estão migrando pra internet, tá? Inclusive tem um monte de banco digital que já é muito mais rico e até maior do que banco tradicional.
No bank, por exemplo, tem mais de 100 milhões de clientes. Ele é maior que a maioria desses bancos antigos, né, tradicionais. Pega o caso do Sofiza.
Sofisa foi o primeiro banco digital do Brasil e no ano retrasado ele foi eleito pela Forbes, o banco mais seguro do Brasil. Então não precisa ter medo de banco digital, tem medo de banco sem vergonha que surge do nada e ninguém nunca ouviu falar. Agora vamos falar sobre corretoras, tá?
Esses princípios que eu tô falando também valem para elas. Hoje em dia tem um monte de corretora para você investir seu dinheiro, tanto em renda fixa quanto em renda variável. E o mais importante é saber de onde veio essa corretora.
Por exemplo, a gente tem umas corretoras enormes, famosas, bilionárias, XP, Rico, BTG, Genial, Clear, Orama, Touro, tem empresa que nem a Avenue, a Nômade, que dá para você comprar dólar, tudo empresa grande, famosa. A gente tem cooperativa, que é a mesma coisa, a gente vai ter o CCOB, CCred, o problema são aquelas que você nunca ouviu falar. Aí o seu risco é muito maior, porque pode ser um golpe de alguém que criou essa um site dessa empresa no fundo do quintal da casa dele.
Agora eu quero dar duas dicas aqui para você saber se um banco é confiável ou não, porque como tem muito banco, a gente às vezes não sabe se o banco é conhecido ou não. Por exemplo, Neon, Willbank, IT, será que é bom? Não é tão conhecido quanto outros, né?
A primeira dica é você ir no reclame aqui para ver a nota desses bancos, tá? reclama aqui é uma maravilha. Eu consulto toda semana alguma coisa lá e já resolvi muito problema por lá também, tá?
É um canal que as pessoas colocam reclamações das empresas lá e o banco ou a corretora vai ter uma nota. Vou filmar a tela aqui, ó. Você vai entrar no site do reclame aqui e vai botar o nome do banco, ó.
Vamos colocar aqui, ó. Bradesco. Que nota tá?
6,5. Ó a carinha aqui, ó. Tá uma porcaria, tá?
Vamos ver outro no bank. Opa, 8. 6 já tá muito bom.
Ó, olha o exemplo que eu falei de banco que nunca ouvi falar. Ah, Duda, vamos investir aqui no Onbank, mano. Da onde que é esse banco?
Não tem nem nota no reclamo aqui. Un bank. Olha esse outro aqui também, ó.
Não tem nem nota. Da onde que surgiu? Não tô falando que é ruim, tô falando, cara.
Da onde surgiu esse banco? Vem aqui. Se você entra aqui no reclama aqui, não tem nem nota.
Pera aí, mano. Estranho, né? Toda empresa que não tem nenhuma avaliação aqui, para mim é questionável, porque independente de quão bom é, tem que ter alguma reclamação.
Pô, tem um banco que tem 4 anos e não tem nota aqui ainda. Como assim? Estranho.
Tá, vamos ver outro aqui. Itaú 7. 4, tá?
Mais ou menos. Vamos ver. Eu sou fizer 8.
5. Tá bom. Tá.
E por aí vai. Então não adianta só ficar vendo a o tanto de reclamação e sim se a empresa respondeu, como é que tá a nota, se as pessoas colocaram: "Ah, beleza, foi resolvido, tá tudo certo". Tá bom?
Então, esse é um ponto importante. Tem empresa que não tá nem aí. Eu não gosto de empresa que ignora o reclame aqui, porque o reclame aqui é um negócio muito importante pra população.
E a segunda forma de pesquisar sobre a situação de um banco é vindo nesse site aqui que chama Banco Data. Ele é um site que é só para mostrar como tá a situação financeira, se um banco tá bem das pernas ou se tá mal das pernas. Eles tm os dados aí de quase 3.
000 bancos instituição financeira. Então você vem aqui e você vai colocar aqui os dados do banco que você quer pesquisar. Então vamos pôr aqui, ó, banco procurar.
Ó, abriu aqui. Aqui, ó, eles vão mostrar como é que tá a situação do banco com relação a várias coisas. Qual que é o lucro deles, o patrimônio, tem um aqui, ó, que fala se eles estão tendo lucro ou prejuízo.
Ó, o Banco Inter, ó, todos os últimos anos teve lucro e cada vez um lucro maior. Isso é muito bom. Aqui, ó, a gente tem dois índices, que é o índice de basileia e de imobilização.
Se vocês quiserem, depois eu faço um vídeo explicando sobre isso. São os dois principais índices para ver como tá a situação de um banco. Então, o índice de Basileia, quanto maior, melhor.
Então, ó, Banco Inter tá no verdinho, tá ótimo. A maioria dos bancos fica nessa região aqui, ó. Se tá amarelinho é que tá ruim.
Se tá verdinho tá bom. E já o índice de imobilização, quanto menor, melhor. Então, ó, no caso do Inter, ele tá bom das duas formas.
Vamos ver outro banco aqui, colocar aqui C6 Bank. C6 Bank, vamos ver, teve prejuízo por vários anos e agora tá começando a ter lucro, tá? Isso quer dizer que o C6 é ruim?
Depende. O Nubank também teve prejuízo por muito tempo. Mas por quê?
Porque eles pegavam todo o dinheiro e reinvestiam no Nubank. Pode ser que foi a estratégia do C6, não sei. Mas o mais importante é isso aqui, ó.
O índice de imobilização do C6 tá verde, tá bom? Só que tá mais, tá pior do que o do Banco Inter que tava sete, né? Esse aqui tá 18.
Já o índice de basileia, ó, ele tá no amarelinho. O ideal é que esteja do verde em diante. Então, C6 Bank é bom, é, é confiável, é, é regulado pelo Banco Central, é, só que comparado com o Banco Inter, o Banco Inter tem uma segurança financeira com base nos índices e no lucro melhor que o do C6.
E é assim que você vai comparando os bancos, entendeu? Então é isso, galera. Espero ter te ajudado aí, né?
Dei várias dicas aqui, mas lembra que banco famoso é mais confiável que o banco que você nunca ouviu falar. Então, se você tem conta num desses bancão aí que todo mundo conhece, começa a investir mesmo, porque banco famoso tem mais cliente. E quanto mais clientes um banco tem, menor a chance dele quebrar.
Por quê? Porque se der ruim, alguém, outro banco ou o governo vai intervir para salvar aquele banco lá, que nem tá acontecendo aí o rolo do banco master. Você viu que o banco master tá para quebrar?
Tá, ele quebrou? Não. Por quê?
Porque alguém vai vir para comprar. Se um Brasil quebra, prejudica muito o país inteiro, o governo. As pessoas vão parar de ter dinheiro para fazer compra.
Imagina, por exemplo, vocês falaram assim: "Ah, Duda, você acha que o Nubank pode quebrar 100 milhões de clientes? Se o Nubank quebra, o Brasil inteiro vai pro buraco. Imagina que 100 milhões de pessoas e de empresas de repente não tem mais acesso ao dinheiro para pagar as contas, para fazer compra, para pagar imposto.
Por isso que no Brasil é difícil um bancão quebrar, porque mesmo que ele comece a ficar mal das pernas, outro banco vai vir comprar ou o próprio governo vai dar um jeito de resolver essa situação. Então, quanto maior e mais cliente estiver no banco, mais tranquilo fico, porque eu sei que tem uma tendência menor dele quebrar e dá ruim. Agora, um banquinho que tem 1000 cliente que ninguém nunca ouviu falar, se ele quebrar não fede nem cheira, tá bom?
Então é isso, galera. Vou deixar outras aulas aqui na tela e vou tentar fazer um vídeo explicando o que que é o índice de basileia e de imobilização para quem tiver curiosidade de entender isso aí, tá bom? Mas começa a investir e aqui tem uma aula, uma live completa ensinando como fazer isso.