REMOVERAM O LIVRO DE ENOQUE DA BÍBLIA?

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Dois Dedos de Teologia
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Video Transcript:
Olá seja muito bem-vindo ao dois dedos de teologia eu sou Yago Martins Você tá no meu escritório e hoje a gente tem de olho no texto falando especificamente sobre o livro de Enoque por que é que o livro de Enoque não está na Bíblia ainda mais com esse livro sendo citado na carta de Judas bem É sobre isso que quero falar no vídeo Vamos começar com a origem do problema é a origem do problema está em Judas 11415 que diz assim foi a respeito deles que também profetizou Enoque o sétimo depois de Adão dizendo Eis
que o senhor vem com milhares e são santos para exercer juízo contra todos e para convencer todos os ímpios a respeito de todas as obras em que praticaram e a respeito de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele esse trecho de Judas versos 14 e 15 é uma citação do livro de Enoque livro que você não encontra no antigo testamento e que é um livro um tanto chamativo as pessoas falam bastante sobre o livro de Enoque e acham que é um livro que revela A Misteriosa sobre o mundo sobre a criação sobre
a própria Bíblia sobre Deus e que ausência desse livro na Bíblia deve representar um tipo de comprou a igreja católica O que quer dizer então para gente ficar o que é o livro de Enoque Por que que ele não tá na Bíblia aí como é que a gente deve para essa obra vamos do começo vamos começar explicando o que é no a designação que dá daqui para o Judas é que Enoque é o sétimo dei já dão um termo que vem justamente do próprio livro de primeira Enoque já que existem outros livros de Enoque em
continuidade o próprio livro apócrifo do Jubileu diz a mesma coisa e a história de Enoque existe na Bíblia é encontrada basicamente em Gênesis 5 registra pouquíssimas coisas sobre esse homem Enoch era filho de jarede ele era pai de Matusalém ele era notável como um homem justo é dito em Gênesis que ele andou com Deus a mesma linguagem que é usada para Noé mas que então em determinado momento ele já não existia porque Deus o tomou para si mais tarde no Novo Testamento Livro de Hebreus Capítulo 11 onde fala dos Heróis da Fé da foto e
para o fato de que pela sua fé e nós a Deus então não viu a morte o trecho que a gente está de Judas evidencia o aspecto Profético desse inox Então se esse é nosso Então o que é esse livro que leva o seu nome Judas aqui ele tá citando um livro que não é canônico que não é bíblico conhecido como primeiro Lopes existia pelo menos primeiro segundo e terceiro Norte Três livros que levam seu nome esse livro apareceu pela primeira vez no século segundo antes de Cristo fortemente influenciado pela tradição do Antigo Testamento ele
começa apresentando um cenário dramático de dia de julgamento com uma longa explicação dos primeiros Capítulos de Gênesis atribuído um papel importante para o próprio inox segue com série de parábolas sobre julgamento juizo final de examinar o sol as estrelas Alguns vão dizer que a sua metáfora cabeça falar de extraterrestres mas entendi ele tá falando de figuras Angélicas e ele escreve o que aconteceria na terra antes do fim da história esse livro ele é muito conhecido no período a de Jesus e fazer a parte da formação intelectual comum de qualquer judeu que se Quem sabe em
conhecer mais sobre as interpretações das literaturas judaicas o livro de Enoque é preservado para nós várias versões você tem a versão era maika que vende Cruz famosos textos Mar Morto a gente tem versão grega que é uma tradução de um original era mais e o mais fértil que que é tradução da versão grega fragmentos de primeira nox de longe foi o livro mais conhecido dos Três livros de Enoque e que é cê tá daqui por Judas aparecem vários textos Cristão até mesmo em latim Costa e ciriaco e pela análise literária do documento de inox a
gente entende que ele foi escrito Muito provavelmente no final do período persa ainda no começo do período helenístico isso porque existem muitos traços da influência grega sobre o aramaico do texto no entanto as tradições para vendas obra é possivelmente podem ser anteriores a escrita dessa obra O que nos dá pelo menos duas certezas aprender a certeza é que Enoque não foi o autor do livro de inox pelo menos não o Enóque do Antigo Testamento era muito comum que pessoas escrever é em nome de outros autores Punto obras ficcionais obras proféticas obras didáticas por isso essa
obra considerada um pseudo epígrafos um texto falsamente atribuído a Enoque do Antigo Testamento mas em seu lugar não é improvável que o escrito desse livro use materiais mais antigos e que faça compilações de profecias ensinos interpretações que porque não poderemos remontar até o próprio noc noc é um livro de fantasia fala de Gigantes na terra que queriam mastigar os homens e gente meio maluca pega esse livro e interpreta como um texto histórico real promessa acreditar que Gigantes existiram de verdade a gente tem um vídeo aqui no canal mostrando que os nefilins no antigo testamento não
eram gigantes É só você ir no vídeo que vai estar aqui no carro e eu no primeiro comentário aqui embaixo e não existe nenhuma evidência arqueológica da existência de Gigantes da terra todas as fotos de ossadas de Gigantes são falsificações as construções de grandes obras em civilizações antigas não é evidência da existência de homens gigantes os vídeos de canais sensacionalistas com títulos Tweety Bad sair da vida fazem parecer que há alguma verdade no livro de Enoque e não simples interpretações proféticas alegóricas e ficcionais acerca do antigo testamento de realidades e culturas a um autor que
se passa por Enoque ou que compila tradições que remontaria e nove alguns até chegou a comentar que Enoque e foi inspiração para o livro de Gênesis mas é o contrário Enoque fornece uma reinterpretação Mística e mítica para o livro de Gênesis ele é posterior a escrita do pentateuco justamente por causa do seu jeito literário cheio de influências helenísticas que é bem posterior adaptação de Gênesis e claro por isso esse livro nunca fez parte do cânon judaico nunca fez parte do cânon cristão não porque existe um esforço moderno da Igreja Católica na idade média de esconder
o livro que revela Os Segredos não não todos os registros que temos os conselhos judaicos até mesmo Concílio de jâmnia não mostra original crescendo nunca considerado como a temperatura canônica do período patrístico nenhuma das propostas de canas que apareceram ali pós período apostólico sequer considerou o livro de Enoque com uma possibilidade tudo bem água eu entendi a origem da Polêmica ajuda cita esse livro eu entendi então quem foi a figura bíblica de Enoch e eu entendi que esse é um livro que não foi inscrito para nós mas Judas diz que tá citando O Enóque mas
esse livro no ar Enoque como é que funciona isso Judas estaria enganado e citou um livro que ele achava que era de nós sem ser julgado não tá validando esse livro aos Ítalo para responder isso a gente vai ter que olhar sobre como Judas cita o livro de Enoque ele não cita de qualquer jeito o que nós sabemos é que ainda que Judas tivesse um tipo de contato direto com o livro de Enoque os solos tem considerado o cada vez mais provável que Judas não estava simplesmente citando esse material consideramos o material como esperado mas
ele tava adaptando esse material afins apologético eu vou colocar aí na tela então o nosso texto em grego tanto de primeira Enoque 19 que é o que Judas Ita quanto o próprio texto de Judas e parar em grego você pode não saber e grego mas pelo menos consegue ver o desenho das palavras e receber algumas marcações que a gente tá colocando o texto grego de primeira norte e o texto de Judas não são completamente correspondentes eu roubei esse gráfico do Green comentário dele de Judas tá no comentário exegético do Baque do do tratamento dá uma
parada na tela você tem primeiro palavras e ideias completamente não correspondentes é o cara marcado e com a cor diferente todas vão tá fazendo correspondência nem de palavra nem de ideia nos dessas palavras você tem sublinhado os a mesma palavra mas em uma forma diferente você tem aí em Itálico a mesma ideia ou a ideia de forma um tanto parecida mais usando palavras diferentes o que está em forno normal aí é a mesma palavra na mesma forma do na mesma ideia de que tá aí entre colchetes em uma tentativa de reconstrução de texto e se
perdeu original aí de Judas o que é que isso indica para a gente ainda que você não saiba ler grego é que há indicações Claras de que Judas faz modificações consistentes da sua fonte por exemplo apenas na versão de Judas nós vemos que filhos e o senhor está vindo dando a própria citação de Judas uma orientação profundamente Cristão lógica que não estava no tecido nós ele entende a passagem como referência a Jesus EA sua volta ou seja Judas pegou uma passagem que fala de um telefone Divina EA manifestação de Deus no antigo testamento de uma
forma de interpretar a manifestação de Deus no antigo testamento e é transformou em uma passagem que fala acerca do Advento de Cristo Possivelmente que Judas tá fazendo aqui é se tá a versão ara maika do livro de Enoque Por exemplo quando Jesus começa com e duplo caso ex que se encontra no etíope e no latim do texto de Enoque ele tá usando a expressão que Possivelmente veio dores nada mais a mudança também do presente D etre para o aoristo Elsa em reflete também o uso do armário a citação de juros sobre se refere aqueles que
acompanham o senhor como suas milhas de sagradas O que é um encurtamento do texto original jenox que fala de 10 milhões de Santos O que representa uma edição consciente de Judas nos Bom dia OK mas o que é que julga está fazendo ao paráfrase de ar Enoque aqui na sua epistola na estação de Judas aqui parece uma compilação adaptada da versão grega etíope de primeira 919 Mas a gente não sabe exatamente quais versões eram conhecidos com juros não dá para dizer se essa é uma citação solto de memória uma combinação intencional e algumas versões ou
uma citação precisa de alguma versão que nós não possuímos mais agora isso não significa que juntas compõem sua própria tradução do aramaico Porque existe muita semelhança entre a versão grega corrente a versão surgiu cita aqui é improvável que se tem traduzido diretamente do original Mas é possível que ele tenha conhecimento de outras Nações e que ele tenha usado tudo isso com um background para compor sua própria paráfrase do texto ou seja ajuda não está simplesmente citando Enoque juros está adaptando Enoque Para os fins aquilo que está compondo na sua própria alimentação mas o que é
que julga está fazendo então a fazer essa citação veja Judas Itu a primeira note 19 que é um texto que está interpretando outro texto do Antigo Testamento que é um texto de Deuteronômio 33 um dois e três que é o texto da teofania do Sinai e da benção de Moisés então Judas tá citando um texto que não é bíblico que interpreta um texto que é bíblico porque ele faz isso porque ele pega um documento amplamente conhecido como pseudepigrafo que talvez realmente City coisas que vem de uma tradição mais antiga mas documento em si não pode
ser considerado o escrito por inox a fim de estabelecer um argumento sobre o antigo testamento Judas poderia simplesmente ter citado Deuteronômio 33 dois e três e pronto estabelecido o seu ponto interpretado Judas que citar o texto falsamente atribuído a Enoque como argumento interpretativo para um texto antigo testamento porque ele se presta a esse papel sabemos que essa obra Ela é amplamente conhecida no período que Judas se irrita e ele parece presumir que seus leitores estavam bem familiarizados com a obra O que a gente tem de dentro do argumento de Judas Hoje ele tá criticando falsos
mestres que estão dando ensinos errados para igreja por benefícios pessoais inventando um monte de teoria maluca igual e faz hoje já no livro de Enoque é simplesmente jogar a fonte da conspiração contra os conspiracionistas que explica isso eu adoro Charles no seu artigo sobre o uso do antigo testamento na pista de Judas onde ele sugere que Judas está explorando senão a devoção dos leitores a literatura de Enoque então é de seus oponentes Judas estaria simplesmente usando primeira Nokia e como uma ferramenta literária já que os falsos Mestres eram Devotos a literatura no química William barclay
concorda quando diz que Judas Está simplesmente fazendo que todos os escritores do novo testamento fazem e que todo escritor deve fazer em todas as épocas ele está falando aos homens e uma linguagem que eles reconheceram e entender a ideia é que os prognósticos aos quais Judas se opõem eram homens muito afeitosa literaturas místicas do período do segundo tempo e o livro de Enoque eram deles Judas Então usa uma profecia registrada no livro de Enoque onde o autor se apresenta o menor que o sete tô profetizando contra falsos Mestres contra enganadores que virão no futuro tão
toma esse texto deles usa contra eles e isso não necessariamente validar o texto isso é fazer um uso é torque apologético pressuposicional até onde o autor toma da ideia do adversário contra o adversário tem como se tivesse dizendo vocês querem se opor ao evangelho seu por a Jesus Cristo ensinar falsas verdades usando o livro de Enoque vou te mostrar aqui o que é que o livro de Enoque descobri vocês Então traz a profecia de Enoque o sétimo depois de Adão que é o modo como o autor desse texto se apresenta isso não significa que Judas
está validando aquele texto ele estaria validando apenas aquele três que específico Que condena que ele se cresce no meu livro Como Se Fosse Canon e veja aqui só ataca diretamente a galera que é muito a feita o livro de Enoque hoje que quer os áudios de inox como se fosse uma revelação Extra bíblica que deveria estar no cânon ou que é que seja um livro muito especial da parte de Deus não não é um livro Profundamente místico que o antigo testamento de uma forma que nós não aceitamos como cristãos que fala das mais variadas em
verdades históricas que dá interpretações espiritualizados positivos achamento e que Judas usa contra aqueles que parecem a feitos esse tipo de literatura Mas aí você me diz Iago mais esse livro está sendo citado na Bíblia ele tinha que ser bíblico Não importa se ele tá sentado ele a bíblico Mas isso também não é verdade por exemplo tem algumas ruim vai comentar o seu comentário de Judas que mesmo que Judas soubesse que aquele mito ele poderia prontamente usado como argumento dos ativos visto que era um livro tão familiar para os seus leitores Paulo não se importa em
usar um porta pagam dessa forma e aqui ele tá fazendo alusão ao fato de que Paulo cita várias vezes o midrash rabínico primeiro Coríntios 10 quatro que o autor de Hebreus cita a obra de phyllo que ensinou Timóteo 38 Janes e jambres foram Mágicos que já fizeram Moisés e isso é vazado literatura esta crônica a gente tem vídeo sobre isso aqui no canal Galaxy S3 Hebreus 247 Tiago 5 e bronze várias outras passagens aludem a material a própria EPP - e são citados em Atos 17:28 Menandro é citado em primeiro Coríntios 15 33 F Mendes
é citado em textos um 12 o uso e lucrativo de autores não canônicos não transforma esses autores em autores canônicos no máximo transforma aquele trecho específico em trecho canônico porque ele está dentro de documentos canônico aquele trecho a validado por ter sido registrado do novo testamento não o autor ou a obra completa que foi usada com uma ilustração ou com material informativo veja que Judas evita todos os aspectos fantasiosos do livro de Enoque e se concentra não tema canônico usando sim uma literatura apócrifa pseudoepigrafo unicamente para enfatizar o seu ponto e se opor aos Inimigos
da fé em outro artigo da o Charles ele vai aumentar que as alusões que Judas faz a material Extra canônico cidade de forma apropriada na medida em que amplifica Nações particulares onde o tratamento que o escritor incorpora na sua estratégia apologética e vamos faltou uma fonte literária que é amplamente conhecida pelo seu público e que tens a basear heresias por aquele são seus inimigos isso de forma alguma válida todo o livro de Enoque como literatura Cristã que deve ser aceita por nós Você pode ler o livro pode os deve considerá-lo o livro inspirado ou importantes
de ser conhecido hoje não você deve considerá-lo um livro que foi importante no período do novo testamento e que estava sendo importante para os inimigos de Deus e por isso saca um trecho que condenaria aqueles homens que usavam o livro para basear vocês contra aqueles próprios homens O que torna essa passagem certamente verdadeira primeira inox 19 é inspirado não mas Judas 14 e 15 é inspirado logo o trechinho adaptado interpretado e registrado ali em Judas é inspirado não todo o livro sei que esse tipo de assunto muito polêmico para pessoas que são de fora do
cristianismo mas que são as feitas a espiritualismo os variados então quero convidá-lo a conhecer outros vídeos aqui no canal sobre formação do cânon tanto vídeo Lutero gerou livros a Bíblia onde eu a forma o cânon do Antigo Testamento como a gente percebe porque é que alguns livros não estão lá e o nosso vídeo sobre sola scriptura onde a gente explica o nosso trato acerca do Novo Testamento do Antigo Testamento com palavra de Deus social de fora do cristianismo está aqui porque é uma ficcionado Florianópolis e convida a ver esses dois vídeos tenho certeza que vai
apresentar um pouco mais sobre o que a gente conhece sabe dessas coisas que a gente tem vídeo toda até segunda-feira aqui no dois dedos de teologia sempre 10 horas da manhã então assim as notificações para você ficar sabendo sempre que tiver vídeo novo um cheiro no seu cangote obrigada e até a próxima um E aí E aí [Música] E aí E aí [Música]
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