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[Música] [Música] [Música] C [Música] C [Música] Us [Música] C [Música] C [Música] C [Música] C [Música] all [Música] C [Música] C [Música] k [Música] Gabriel gaiardo gratidão Muito obrigado boa noite bem-vindo bem-vinda ao encontro do conversas pastorais uma alegria estarmos juntos mais uma vez numa Noite Como Essa nos reunirmos com os propósitos com os quais nos reunimos na companhia de quem nos reunimos tanta gente querida e eu tive a oportunidade de ser surpreendido com muitas presenças de muito carinho muito afeto muito feliz essa noite de ter você aqui você que está longe ou não está
hoje Deus te abençoe também quando e onde você estiver e principalmente é uma alegria nos reunirmos na presença do Senhor o nosso Deus que invocamos como Pai Filho e Espírito Santo eu queria convidar você a se colocar em pé para orarmos a Deus Deus nosso pai tributamos ao Senhor toda a honra toda a glória Todo louvor tu que és o criador dos céus e da terra dono do mundo soberano sobre a história nós te invocamos como pai obrigado senhor obrigado consagramos a ti essa noite consagramos esse lugar esse ambiente nossos corações e mentes submissos e
cativos à autoridade de Jesus Cristo teu filho na expectativa já agradecida de que sejamos guiados pelo teu espírito santo a toda a verdade para a glória do teu santo e bendito nome em Cristo Jesus amém Amém obrigado muito obrigado Olhe Tenho boas notícias para vocês 11 e 12 de Outubro coloque na sua agenda o nosso Terceiro Congresso do conversas pastorais o tema desse ano é haverá futuro hum Estamos nos perguntando haverá futuro e que futuro será esse nós estamos uindo a nossa pauta temática e temos um um sonho de ter convidados que compartilhem conosco a
respeito do futuro do Evangelho o futuro da igreja o futuro da Democracia o futuro do Brasil e o futuro do futuro é sobre isso que nós vamos conversar 11 e 12 de Outubro lançamos hoje o nosso congresso coloque na sua agenda se você fizer sua inscrição já a partir de agora você tem uma promoção todinha especial não perca essa oportunidade vai lá rápido e e estaremos divulgando a nossa agenda e tudo quando tiver tudo pronto eu tô com a língua coçando para falar quem vem mas ainda não temos confirmação então não quero ser irresponsável e
expor as pessoas também mas você vai ser muito abençoado e se Deus nos dê essa oportunidade de ter aqui as pessoas que estamos convidando eu tenho certeza que será um tempo muito inspirativo desafiador animador e e uma oportunidade de esperançosos juntos aí a partir da nossa experiência no conversa eh também quero Celebrar que o conversas tá se espalhando Maringá Londrina Belo Horizonte Rio de Janeiro Recife Vitória da Conquista no final do ano vamos para Natal Fora as cidades os irmãos que têm solicitado eh a oportunidade de criar núcleos em outros territórios além destes que eu
já citei então eu tô muito muito muito feliz nosso encontro de acolhimento de comunhão de oração com o Carlos bregantin o brega antes dos nossos encontros mensais de de São Paulo tem sido um espaço também abençoador de partilha de intercessão de pastoreio mútuo então estamos aí no caminho graças a Deus graças a Deus a noite de e de hoje essa noite é para o meu coração o motivo de muita gratidão e eu diria que é uma noite histórica receber de volta Ariovaldo Ramos é uma experiência que eh gera muitas emoções memórias traz muitos afetos pro
meu coração eu tenho o prazer de apresentar a vocês o Ari e tenho a honra de dizer que nós somos amigos há mais de 40 anos eu conheci ar em 1981 e São 40 anos eu eu espero e desejo de todo meu coração que um dia você apresente alguém para outro alguém dizendo eu quero te apresentar uma pessoa que é meu amigo minha amiga há mais de 40 anos o vento maldito que soprou sobre o nosso Brasil fez com que a última vez em que eu estivesse se presente num ambiente em que o Ari er
o pregador tem 10 anos os 10 anos que eu ouvi o Ari pela última vez 2014 estamos em 2024 o vento maldito que passou pelo nosso país fez isso fez isso com a igreja fez isso com as famílias fez isso com as comunidades pastorais fez isso com o que estão chamando adjetivando equivocadamente mas por falta de melhor expressão fez isso com o tal movimento Progressista dentro da igreja evangélica Então esse esse momento de de ter eh o arino conversas pastorais para mim é de muita gratidão e alegria algumas amizades que nós temos elas vão se
diluindo ao passar dos anos e nós vamos nos dissolvendo aos daqueles que um dia foram próximos e amigos e algumas pessoas que nos foram próximas e amigas também se dissolvem e elas perdem sentido mas hoje eu posso dizer com muita alegria que a minha admiração o meu respeito a minha gratidão ao Ari crescem e cresceram ao longo dos anos e também tenho alegria de dizer que eh o Ari é entre as pouquíssimas pessoas de profunda interferência contribuição e participação no meu discipulado de Jesus no meu ministério Pastoral e na minha formação teológica Se bem que
essa terceira parte acho que não é bom para ele que eu diga que ele influencia a minha teologia Mas eu posso dizer a vocês que eh Deus tem usado a nossa amizade a nossa relação e a vida do Ari na minha vida como eu sei que usou tem usado na sua vida o vento maldito que passou por esse país passou eh e nós vivemos um novo tempo um novo tempo eh com momentos simbólicos como esse eh e com o momento proféticos de que o novo tempo virá e virá com muito mais força e que uma
igreja que nunca deixou de ocupar o nosso coração vai ganhar e está ganhando e tem ganho muita densidade no nosso meio então glória a Deus louvado seja o nosso senhor bem-vindo meu amigo Ariovaldo Ramos uh Boa noite a graça e a paz privilégio enorme estar aqui nessa noite eh como o Ed falou faz tempo muito tempo e o tempo é inexorável né a gente sabe que ele passa mas o problema do tempo não é que ele passa é como ele passa Em que circunstâncias ele passa e que rastros ele deixa então há tempos e tempos
sempre e com muitas marcas sempre então é um privilégio estar aqui muito obrigado pelos pelo convite eh obrigado Obrigado f e grato a você e ao Senhor Jesus por essa oportunidade hoje foi um dia bem diferente para mim ah ao meio-dia eu tava ajudando a distribuir comida na praça da cpro sem teto às 16 horas eu tava comendo numa padaria chique eh pago por dois amigos queridos e agora tô aqui num lugar mais chique ainda então Eh um dia se for nesse crescente [Risadas] né um dia legal eh a encomenda que o Ed me fez
era para falar sobre uma igreja sem graça e então eu quero falar um pouquinho sobre a graça nessa essa perspectiva que o Ed propôs para mim vamos ver se eu consigo tomara que sim eh deixa eu só achar aqui o programa que eu já bom eh posso mandar aqui então tá bom então quero começar falando sobre a graça com o versículo que todo mundo já conhece que é Efésios 28 eu sei que para para muita gente esse momento é como assistir um show antigo mas desses que você guardou para para lembrar da memória mas é
um privilégio eh poder conversar um pouco como Ed disse a teologia também mudou eh e eu me sinto o cara que não mudou com a teologia então eu vou contar com a paciência de vocês porque eu tenho acompanhado conversas pastorais e vejo que vocês têm encontros bastante instigantes eh Corajosos inclusive e não é o meu caso aqui então Eh vou prar muito da paciência de vocês porque não será nada instigante tenho de preparar o coração dos irmãos e é é mais do mesmo mas eu espero que pelo menos edifique Então o texto que a gente
conhece bem É porque pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vz é dom de Deus ah aí tem uma pergunta natural que eu quero fazer que é a próximo slide Ah isso que é ser salvo primeiro uma constatação ser salvo é uma necessidade Universal nós cristãos insistimos nisso e insistimos nisso Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus então os cristãos encerram toda a humanidade todo um planeta num ambiente e esse ambiente na qual nós cristãos encerramos todo o planeta e toda a existência é um ambiente fruto de uma
escolha que levou toda a criação a um lugar e que a Bíblia chama de lugar do pecado lugar das Trevas lugar da Morte e por isso Todos precisamos ser salvos Então os cristãos têm uma lógica que é revolucionária na na hora em que os cristãos dizem que todos precisam ser salvos e ela é revolucionária porque desde que os seres humanos se entendem eh os seres humanos sempre se classificaram e sábios e tolos livres e escravos homens e mulheres ricos e pobres e sempre foi assim eh sábios e bárbaros sempre foi assim os cristãos não os
cristãos classificaram todos os seres humanos como perdidos pecadores e aqui não tem sábio não tem estulto não tem rico não tem pobre não tem homem não tem mulher não tem ah livre e não tem escravo só tem perdidos pecadores isso pode parecer uma coisa eh sem maior importância até porque a gente já ouviu isso tantas vezes e de tantas formas e há entre nós eh aqueles que já nem acreditam tanto nisso mas o fato é que essa é a única maneira de igualar todos os seres humanos é colocar todos os seres humanos como seres igualmente
absolutamente necessitados da Glória de Deus ponto isso cria uma Confraria cria uma Confraria a Confraria dos necessitados de Deus e só isso só essa consciência iguala aos seres humanos porque todas as demais tentativas sempre partem do pressuposto de que alguém criou um padrão alguém criou um parâmetro os cristãos receberam por revelação que é um parâmetro absoluto e esse parâmetro absoluto é o parâmetro da Trindade a comunidade criadora mantenedora e resgatador do universo e o parâmetro da Trindade sobre todos os seres humanos independente das diferenças que os seres humanos elegeram entre si é perdidos carentes da
Glória de Deus se você por um segundo conseguir imaginar toda a humanidade que você agora consegue presumir tomada por essa consciência o que mudaria na relação entre todos os seres humanos e o que mudaria na relação entre os seres humanos e tudo mais essa é uma afirmação extremamente revolucionária mas abandonada cada vez mais abandonada e quanto mais ela é abandonada mais a segregação cresce mais as diferenças crescem mas a judos cresce mas os seres humanos se julgam no direito de matar o outro a segundo as escrituras a humanidade caiu e desceu todos os degraus possíveis
começou no num patamar chamado unidade onde todos os seres humanos foram criados para se ver no outro na no próximo na pessoa ao lado na pessoa à frente e que onde todos os seres humanos se enxergariam como a si mesmos ela sou eu ele sou eu e ele também sou eu e aquele também sou eu unidade depois a gente desceu para um patamar menor bom mas menor que é Fraternidade ela não sou eu ele não sou eu mas nós somos irmãos e irmãs Fraternidade sororidade nós somos irmãos e irmãs depois a gente desceu para um
outro patamar ainda bom mas menor que é proximidade ela e ele não sou eu Nós não somos irmãos e irmãs mas é meu próximo é a minha próxima a pessoa que eu sei que devo abençoar depois a gente desceu para um outro patamar Esse já é um pouquinho mais complicado que é o palamar da alteridade ela ele é o outro a outra não tenho nada a ver com ela ela não tem nada a ver comigo não tenho nada a ver com ele ele não tem nada a ver comigo mas é o outro estamos no mesmo
ambiente aí a gente desceu E aí saímos do tolerável porque o outro ainda era o tolerável E aí viemos pro detestável a gente desceu paraa adversidade ele ela é o meu adversário nós estamos disputando a mesma coisa ele quer o meu lugar ou quer mesmo Ah que eu respiro ou tá interessado na mesma roupa ou seja lá o que for é o adversário é alguém que eu preciso vencer e aí Finalmente nós descemos pro patamar do inferno que é a inimizade Ela é a minha inimiga ele é o meu inimigo é a pessoa que eu
tenho de matar a isso a Bíblia chama de a queda a queda humana não tem saída para isso se a gente não voltar pra palavra revolucionária da comunidade criadora todos pecaram e carecem da Glória de Deus muito bem graça é próximo pode continuar isso O que é graça desde quando Deus conta com a graça por Deus conta com a graça e no que no que o fator graça implica graça é uma coisa genial genial só a Comunidade criadora poderia pensar num negócio desse porque quando todo mundo tá esperando o juízo Deus inventa graça é verdade
embora você já deve ter ouvido milhares de pessoas dizerem que Deus inventou o juízo e talvez você já tenha ouvido milhares de pessoas dizendo que Deus está esfregando as mãos porque não vê a hora do dia do juízo mas Deus inventou a graça O que é a graça desde quando Deus conta com a graça Por que Deus conta com a graça e no que o fator graça implica nosso próximo passo é uma um texto de Atos isso que diz assim é preciso que compareça perante César Eis que Deus por sua graça te deu todos quantos
navegam contigo e isso é a primeira coisa que eu quero dizer para você graça não é quarta pessoa da Trindade até porque é Trindade Não eu tô dizendo isso porque eu ouço um montão de gente dizendo não porque a graça faz isso não porque a graça faz aquilo porque a graça faz aquilo outro porque a graça não porque a graça a graça não leva isso em conta mas quem é eu quem é a graça quem é a graça a graça é a quarta pessoa da Trindade eterna é o que o autor da cabana sugeriu que
era uma sombra fugidia quem leu a Cabana lá na cabana ele sugere uma quarta pessoa que é uma figura fugidia que lá ele chama de a sabedoria que que é a graça é uma pessoa fugidia a graça é um ser não a graça não é um ser a graça não é a quarta pessoa da Trindade Então o que é a graça graça é uma disposição em Deus a Trindade graça é a disposição favorável à criatura que há na Trindade a graça contém próximo toque aí isso a graça contém misericórdia desejo de unidade e benignidade misericórdia
é a capacidade da Trindade de dar uma segunda chance para tudo e para todos isso é misericórdia eh a capacidade que a Trinidade tem de dar uma segunda chance A ideia é colocar de novo no ventre materno a pessoa e cuidar dela de novo para ela ter de novo condições de viver Então isso é misericórdia e a outra coisa que contém a a graça que contém essa disposição que que que está contida nessa disposição favorável à criatura que há na Trindade é o desejo de unidade de amor conosco unidade ou amor então uma vez o
Ed me levou para para um lugar onde ele ia conversar com o filósofo E aí eu fui com ele aí nós chegamos lá e o filósofo comeava responder todas as perguntas do Ed conversando com ed a Teve uma hora que o filósofo virou pro Ed e disse assim vocês cristãos danar tudo e eu falei opa opa já nos acusaram de tudo mas de danar tudo é ótimo isso é novo para mim E aí ele disse pro Ed eu ouvi sou testemunha ocular e auditiva porque vocês disseram que Deus é Amor e a criatura não pode
designar a natureza do Criador nós ouvimos e eu saí de lá pensando nisso caramba Será que nós fizemos essa besteira mesmo Será que nós tentamos escrever o ser de Deus o on tó de Deus e aí eu comecei a dar tratos a bola e a reler os alfarrábios e a reler as escrituras baseado naquela afirmação de que a gente tinha danado tudo eu acho que o cristianismo danou muitas coisas mesmo mas a fé cristã daná é outra história E aí eu cheguei a algumas conclusões a primeira delas é que ele falava Deus o Deus que
ele falava não era o Deus que a gente falava ele falava de uma pessoa e nós falamos de uma comunidade Então nós não F falando da mesma coisa foi a primeira coisa que eu percebi não nós nós não estávamos falando a mesma coisa o Ed eu não falamos de uma pessoa nós falamos de uma comunidade ele usa para falar de Deus a palavra Hebraica yarid que quer dizer peça única mas nós usamos para falar de Deus a palavra Hebraica errad que quer dizer unidade Comunitária unidade composta unidade plural não nós não estamos falando da da
da da mesma realidade ele tá falando de um camarada que nós achamos que que é um ídolo porque ele desconsiderou a comunidade ele anulou a comunidade e porque ele anulou a comunidade ele não consegue falar da mesma realidade que nós estamos falando quando nós usamos a palavra Deus disso em primeiro lugar segundo lugar eu me dei conta que a palavra amor é a palavra neotestamentária para a unidade amor é o que é o vínculo que une perfeitamente amor é a palavra para unidade E aí eu me dei conta que nós ao dizermos nós não o
grande João né dizer que Deus é amor ele não tava fazendo uma descrição ontológica de Deus ele tava fazendo uma descrição sociológica de Deus ele tava mostrando pra gente como é que três pessoas três pessoas eternas cop poderosas se apresentam como um único Deus porque essas três pessoas estão em absoluta unidade estão em absoluta unidade estão em absoluto amor portanto não é uma descrição ontológica Mas é uma descrição sociológica por isso que há universo embora a a Marvel insista no metaverso só tem o universo mesmo é universo porque as três pessoas eternas estão em absoluta
unidade eu não tenho dúvidas como Imagino que ninguém que pensa a fé tem de que cada uma das três pessoas é em si Mas o problema a a coisa maravilhosa é que nós não falamos com três pessoas que são em si mas nós falamos com três pessoas que estão uma na outra três pessoas um só Deus por isso Deus é amor Deus é o resultado da unidade das três pessoas até porque Deus é um título que é dado pelo Adorador Tá certo enquanto você não tem quem te adore você não é Deus se você tiver
quem te adore você será Chamado de Deus mesmo que não seja Tem muita gente que não é Deus e é chamado de Deus mas nós estamos falando da Trindade as três pessoas que estão em absoluta unidade e é a essa manifestação da unidade na pessoa do Cristo uma das pessoas da Trindade que se esvaziou é que nós chamamos e adoramos por reconhecê-la como Deus ponto Então esse esse Deus que é fruto da unidade tem um desejo em relação a nós que é levar-nos para essa unidade então a graça contém a misericórdia esse esse movimento da
Trindade D Nova Chance a todos o desejo da Trindade de unidade e a benignidade da Trindade que é a Trindade só pensa o bem a respeito de quem quer que seja e a respeito de tudo a Trindade só pensa o bem e a característica da unidade eh divina se apresenta na criação porque a humanidade a imagem semelhança da Trindade é outra unidade a unidade humana humanidade a humanidade é a unidade humana que foi que se perdeu a unidade que se perdeu sobre isso não precisa falar muito os jornais dizem isso todo dia que nós perdemos
a unidade se é que um dia tivemos nós a perdemos e todo o universo é marcado pela Unidade então é como se a Trindade fosse um ímã atraindo todos paraa unidade querendo todos em estado de unidade então a graça é a disposição que há em Deus favorável à criatura eh que contém a misericórdia a unidade e a benignidade de Deus para conosco próximo portanto sempre que a graça aparece operando é Como disse o Anjo Deus agindo por sua graça o Anjo foi falar com o Paulo que tava orando durante o naufrágio no final de 14
dias o Anjo apareceu para ele e disse Deus por sua graça vai dar a você todos os que navegam com você ou deu a você todos os que navegam com você Deus por sua graça não é porque você orou não é porque eles merecem não é porque você merece é porque Deus é gracioso porque Deus é gracioso ele vai dar você todos os que navegam com você próximo Por que a Trindade desenvolveu a sua graça como como eu disse a graça é uma coisa de gênio vamos ver o que aconteceu com a gente a gente
já falou da queda próximo continua que que aconteceu texto sagrado diz pois nele Deus vivemos e nos movemos e existimos é a premissa maior aí a premissa menor é todos se extraviaram de Deus a conclusão poimo pode apertar aí a conclusão é não Não antes meu amigo antes isso isso não existimos mais exatamente não existimos mais porque todos pecaram nós vivíamos e nos nós vivemos nos movemos e existimos em Deus e nos extraviamos de Deus fomos para onde Então imagina que esse púlpito é Deus esse copo somos nós é aqui que a gente vive a
gente existe a gente se move e a gente sai de Deus preciso soltar o copo Não né então que que aconteceu nós não existimos mais continuando tem mais é a coisa mais grave ainda que é premissa maior nele Deus vivemos nos movemos e resistimos premissa menor pronto n nele Deus santo vivemos e nos movemos e existimos Mas aí nosso t todos pecaram não há justo nenhum sequer que que acontece conosco portanto não temos como existir porque um Deus santo não pode sustentar pecadores Acabou então nós todos aqui somos uma grande aberração e o universo todo
é uma grande aberração eh eu me disseram que um um um físico quântico chamado Francis mitsui fez simulou um ataque de táquions e os táquions ultrapassam a luz saem do universo e voltam segundo me informaram E aí quando eles voltam eles trazem a mensagem do que tá fora do universo e aí quando eles voltaram eh a mensagem que eles trouxeram é que fora do universo é o caos aí o Francis mitsui começou a falar o seguinte a relação de causa e efeito não é natural tem alguma coisa extremamente poderosa que impôs a ordem ao caos
não temos como existir que um Deus santo não pode sustentar pecadores E aí aí a relação entre a queda e o mal Deus é o Supremo bem romper com ele é assumir o mal bom o mal antes da queda era só uma teoria nunca iria acontecer para o mal aparecer na vida precisaria de um ser que não dependesse de Deus para existir e que fosse obviamente contrário a Deus esse ser não existia não existe nenhum ser que não dependa de Deus para existir a menos que Deus decidisse manter uma criatura que tivesse rompido com ele
senão o mal nunca ganharia concreção seria só uma teoria continuemos a queda e o mal segundo capítulo o mal só nos era possível como escolha nunca como modo de vida por sermos criaturas era possível como escolha Porque como imagem de Deus fomos feitos com arbítrio que é a possibilidade de dizer não o mal só é percebido nas criaturas porque a existência das criaturas foi mantida apesar da Escolha das criaturas então Então a primeira coisa que a graça de Deus e realizou ou Deus por sua graça realizou foi manter a existência por isso que ninguém sai
da existência você pode tentar sair da existência você pode só vai mudar de de dimensão da existência ninguém sai da existência porque a existência é a primeira coisa que Deus por sua graça Manteve continuemos portanto a existência é um milagre a nossa existência só se explica pela intervenção de um fator fora de nós como somos a coroa da criação então tudo mais base de sustentação de nossa subsistência também depende desse fator por quê Porque foi afetado pela nossa queda Nossa queda tem dimensão cósmica eh as escrituras dizem que a queda humana trouxe uma tragédia espiritual
uma tragédia cósmica e uma tragédia ecológica uma tragédia espiritual porque os homens morreram espiritualmente e começaram a morrer fisiologicamente uma tragédia cósmica porque a terra virou de de Éden para Gaia Éden era o lugar de delícias e Gaia é a terra que quer expulsar o homem passou a produzir cardos e Abrolhos para expulsar o homem e uma tragédia ecológica porque tudo mudou a gente era tudo herbívoro e passou esse carnívoro a cadeia alimentar não existia e passou a existir houve uma tragédia lógica então é uma tragédia uma tragédia então maldita é a terra por sua
causa Essa é a tragédia tudo mudou de os seres humanos de vivos para mortos o planeta de Éden para Gaia e a relação no passou a ser uma relação de morte onde aqueles que que antes eram herbívoro passaram a se devorar para sobreviver a morte passou a dep a vida passou a depender da morte é assustador e continua o texto a existência como milagre Deus por sua graça nos salva da a queda comprometeu ou compromete a existência logo existir é um ato Redentor às vezes os irmãos dizem que Deus eh separou um sujeito para Dan
nação mas existira um ato Redentor que mais o efeito imediato da queda é des existir nós continuamos a existir des existir é um um neologismo que eu criei para não ficar escrevendo toda hora Deixar de existir Deixar de existir eu criei des existir pronto então o efeito imediato da queda é existir nós continuamos a existir apesar da queda logo Deus Agir por sua graça é anterior à Queda que mais só impede a desistência o que lhe é anterior então a graça é anterior a tudo Nossa queda tem efeito cósmico próximo slide Nossa queda tem efeito
cósmico o efeito da queda é desistência logo com a nossa queda tudo deixaria de existir porque tudo perderia o sentido a ação de Deus por sua graça é anterior à Queda pois na desistência não há o que salvar deixou de existir não tem mais o que salvar então a existência é um milagre se a ação de Deus por sua graça próximo isso se a ação de Deus por sua graça é anterior à Queda Deus sabia da queda antes se Deus sabia da queda antes então sabia antes da criação se Deus sabia antes da criação então
a ação de Deus por sua graça é anterior à criação porque não faz sentido criar para desistência Então como você pode notar a graça é anterior a tudo e a todos a graça é algo que Deus a Trindade tem a favor de nós desenvolveu Como eu disse é uma coisa de gênio quando todo mundo tava esperando o juízo a Trindade inventou a graça a queda e a Graça próximo a queda foi o romper com Deus e a consequente Assunção do mal e ISO foi um ato contra a existência foi um suicídio radical a consequência desse
ato é a des existência logo inevitável pelo feitor não há nada que você possa fazer quando o resultado Imediato do seu ato é Deixar de existir certo simples assim então Deus diz para para m Ari não toca no copo mas ele sabe que eu vou tocar mas ele disse se você tocar no copo você vai deixar de existir mas ele sabe que eu vou tocar Então seja o que for que eu como eu tocar no copo Eu Vou Deixar de existir mas aí Deus decide que vai me manter existindo mesmo assim bom Seja lá o
que for que Deus vai fazer Tem de fazer antes ou depois de eu tocar antes antes certo próximo a queda e a Graça fostes resgatados pelo precioso sangue de Cordeiro sem defeito o sangue de Cristo conhecido com efeito antes da fundação do mundo porém manifestado no fim dos tempos por amor de vós este Jesus é a imagem do Deus Invisível o primogênito de toda a criação pois nele foram criadas todas as coisas sem ele nada do que foi feito se fez a graça o sacrifício do Senhor começa antes da criação por decreto já dizia o
O querido e saudoso Dr Shed e culmina na história porque o cordeiro Pascal teria de substituir o ser humano Matriz essa coisa da substituição do ser humano Matriz é uma outra conversa que a gente precisa de mais tempo para falar então fica só como instigação para você ir procurar a Trindade por agir por sua graça pode criar manter e resgatar a criação a expiação pelo Cristo é fruto da ação da Trindade por sua graça essa criação genial da Trindade é anterior à criação de todas as coisas por definição né graça continuemos isentão Deus por sua
graça tem de atuar em duas frentes a frente de manutenção e a frente de resgate a frente de de manutenção porque porque o ser mantido existindo está contaminado pelo mal e se o mal não for contido a existência será marcada pela maldade plena tornando-se tolerável para Deus Deus por sua graça mantém a qualidade da existência permitindo a comunicação dos atributos comunicáveis de Deus a graça permite isso Deus por sua graça graça três a ação de manutenção de de Deus por sua graça denuncia a indesculpavel porque tudo é feito a revelia da vontade de Deus sim
tudo que nós fazemos é feito a revelia da vontade de Deus pelo uso do fruto da ação de Deus por sua graça contra o Deus de toda a graça então é como como se eu chegasse pro Ed e dissesse pô Ed me arranja aí um dinheiro que eu tô numa situação extremamente complicada e o Ed falasse para mim pô ar eu só tenho esse dinheiro aqui tô levando para casa Silvia tá esperando eu tenho de levar não tem jeito ali não tem aí eu choro grito falo ten misericórdia ele pega o dinheiro e me dá
aí eu pego o dinheiro que ele me dá vou até a loja de armas compro um revólver volto e atiro nele e mato ele como você classificaria um crime desse isso é as de usar a graça de Deus contra o Deus Graça aí você vai dizer como assim ué você rompe com Deus a gente a humanidade rompeu com Deus a ruptura da humanidade com Deus é muito grave Por que que ela é grave porque ela é fruto da desobediência e da idolatria da desobediência porque Deus disse não Coma desse fruto aí porque você esse é
o fruto que vai me dizer que você vai escolher o que é bom e o que é Malu para você sem mim então não faça isso porque o dia que você disser para mim ó não quero mais saber do que você pensa eu mesmo vou decidir o que é bom o que é Malu para mim você tá morto hein espiritualmente Você morre na hora que você pede a comunhão comigo Eu afasto você da árvore da vida e você vai morrer fisiologicamente acabou hein Não faça isso então foi uma desobediência mas não foi uma simples desobediência
foi uma desobediência pela idolatria o que que é idolatria é ouvir uma outra voz que não é de Deus ouvir uma outra voz que não é de Cristo Qual foi a primeira fala oficial de Jesus como como cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo como eh expiador a primeira frase de Jesus como expiador a primeira frase oficial dele depois que ele foi apresentado como Messias foi Nem só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus e ele disse isso por quê Porque ele estava combatendo o
ídolo que tentou e conseguiu a atenção do ouvido humano um outro Deus isso é idolatria bom rompeu caiu na mão do outro Deus o outro Deus só quer roubar matar e destruir a lógica é que o outro Deus entre aspas é óbvio iria transformar todo mundo em Gadareno simples agora tá todo mundo na minha mão vai ser tudo Gadareno Por que que não é uma vez eu estava pregando o evangelho nos jovens da Verdade tá aqui o Tom a gente pregava junto lá no JV já no tempo que ele tinha cabelo eram bons tempos aquele
então Eh um menino eu tava pregando no ar livre um menino chegou para mim e falou assim eu não acredito em Deus eu falei Ah que pena aí ele falou é eu acredito em Deus por causa do mal eu disse u eu acredito em Deus justamente por causa do mal ele falou como assim falei escuta o mal respeita lei não respeita a vontade das pessoas não o mal respeita Limites não então por que que o mal não tomou conta de tudo ele ficou olhando para mim falou é falei então tem alguém no universo que deteve
o avanço do mal é nele que eu creio que era para todo mundo chegar da arena imagina um mundo gadar então então todas as decisões que eu tomo todo o planejamento que eu faço todas as coisas que eu executo eu só faço por causa da Graça de Deus que me permite pensar ponderar decidir escolher executar planejar etc etc etc aí eu pego tudo que eu recebi de Deus por sua graça e uso contra o Deus de toda a graça por isso que a natureza Rebelde do ser humano é indesculpável muito bem porém manter é a
atuação básica da ação de Deus por sua graça E é universal ele mantém e mais ele também vai resgatar resgatar Entretanto é a atuação profunda da ação de Deus por sua graça ela não só permite que Deus perdoe como transforme a sua imagem a quem ele quiser continuemos portanto a ação mantenedora de Deus por sua graça é Deus em Ação Social Deus mantendo tudo existindo e existindo com qualidade porque eu o apóstolo Paulo diz que Deus enche dá tempos frutíferos faz a chuva vir sobre justos injustos e enche o coração dos seres humanos de fartura
e de alegria dá razão para eles existirem como testemunho da sua existência e da sua existência como dispenseiro da sua graça Então qual é o nosso papel de diante dessa percepção da Graça nosso papel na história é imitar a Deus não só na salvação pela pregação mas na manutenção da criação pela cooperação com a ação mantenedora de Deus por sua graça então nós estamos trabalhando para manter o universo nós cooperamos com a ação mantenedora de Deus por sua graça fazendo ação social interferindo na qualidade de vida da humanidade do planeta por qu porque a questão
é ganhar tempo para a humanidade tendo em vista A Redenção dos seres humanos nós queremos manter vivo tudo e todos o máximo possível E da melhor forma possível se houver 10 justos não destruirei a cidade por amor a eles disse Deus Abraão então em cada lugar onde nós estamos estamos para sustentar a cidade onde estamos estamos para sustentar o território onde estamos para que a humanidade não chegue à medida da iniquidade e perca o dire de continuar na história isso é a ação de Deus por sua graça isso é a graça de manutenção e a
graça de resgate bom a graça de de resgate nos permite ser achados por Deus como Deus achou Noé Noé achou graça diante de Deus como Deus achou Abraão como Deus achou o próprio povo dele gente que achou graça diante de Deus não tem nada a ver com mérito deles tem a ver com a forma como Deus olhou para eles e a beleza é que porque Deus desenvolveu a Trindade desenvolveu graça ela pode olhar assim para criaturas Rebeldes porque ele ele não vira e olha para criaturas Rebeldes baseados na rebeldia dessas criaturas nem mesmo do uso
ediondo dos presentes que ele dá por sua graça mas ele olha para essas criaturas a partir da sua graça o seu desejo de unidade para com para com ele a sua misericórdia sua vontade de fazê-lo e fazê-la começar de novo e pela sua benignidade ele não consegue olhar para uma pessoa sem desejar-lhe o bem Então Deus nos acha Deus nos justifica e Deus nos dá fé por sua graça Deus nos salva Deus nos dá identidade e Deus nos torna cháves o que quer dizer que graça também é um atributo comunicável de Deus porque Deus faz
por exemplo o faraó achar graça em José olhar para José com graça os egípcios olar olharem pros judeus com graça a igreja cair na graça de todo o povo então graça é um atributo comunicável de Deus também e não é só por aqueles que já se renderam a ele por sua graça mas a todas as pessoas porque ele fez O Faraó ter graça ele fez os egípcios terem graça ele fez o povo circunstante da igreja ter graça pensa nisso Principalmente nesse tempo em que tá todo mundo itio juízo a TRS por do Se você não
se assusta com isso devia comunica-nos suas palavras se visibiliza em nós e aloja noos é o pessoal falava que Jesus falava as palavras da Graça isso é interessante né poucas vezes eu ouvi dizer alguém pregando sobre Jesus Cristo e dizendo Jesus Cristo falava as palavras da Graça é eram palavras inspiradas pela sua graça a graça se visibiliza em nós o o o o o Barnabé falou isso quando ele chegou em Antioquia ele disse eu tô vendo a graça de Deus aqui é visível e a graça de Deus nos nos aloja a Igreja Primitiva Dizia um
pro outro permaneça na graça permaneça na graça não não tenta negociar com Deus não tenta evocar nenhum mérito seu não tenta dizer para Deus que você tem direito de receber dele isso aquilo permanece na graça porque Deus tá olhando você a partir da Graça dele continua assim por que que você vai tentar apresentar mérito você é doido ele já tá te olhando a partir da Graça dele você quer mais o quê não não não quero o favor de Deus não Ah tá ok tchau provavelmente Nunca mais nos veremos porque tem alguma coisa errada aqui que
mais nos dirige Reina no lugar do pecado a graça Deus por sua graça Reina em nós de modo que o pecado lembra pecado é a natureza Rebelde humana que a Bíblia fala em pecado e pecados Jesus Cristo não veio tirar os pecados do mundo Jesus Cristo veio tirar o pecado do mundo Portanto ele veio mudar a natureza humana ele nos dirige por sua graça Reina em nós no lugar do pecado e nos autoriza em nome de Jesus levanta e anda por quê Porque Deus nos autoriza como comar O que há na sua graça benignidade unidade
e Misericórdia em nome de Jesus que mais dá-nos dons dons e os dons são a forma de manifestarmos a multiforme sabedoria de Deus dá-nos dons nos sensibiliza esse texto fala de quando a igreja as igrejas gentílicas decidiram que iam salvar a igreja Judaica da Fome eles se foram sensibilizados por por Deus por sua graça e doaram e doaram e doaram e doaram porque quando a gente experimenta a ação de Deus por sua graça e ele comunica sua graça a nós a gente doa e doa e doa e reparte reparte porque ainda que por um laç
um lapso de tempo a gente volta a ver a unidade humana ela sou eu ele sou eu nos sensibiliza e nos fortalece por quê Porque ele disse a minha graça se aperfeiçoa na sua fraqueza é óbvio que você não pode mas eu posso óbvio que você não tem mas eu tenho é óbvio que você não sabe mas eu sei e eu vou fortalecer você você vai passar por isso gera a igreja como um troféu essa é a coisa mais engraçada do mundo a a a gente chega pra Trindade e diz mas afinal de contas o
que que o senhor vai ganhar com tudo isso e a Trindade diz vocês vocês são o troféu da minha graça Por que que o senhor desenvolveu a sua graça porque eu queria ganhar um troféu e qual é o troféu que o senhor queria ganhar vocês vocês são o meu troféu o troféu da minha graça valeu a pena eu optar entre a graça e o juízo eu optei pela graça e nos santifica santificar não é fazer você ser perfeito é separar você é separar a gente nos separa nos consola e nos dá esperança hoje o Edu
Wellington e eu estávamos conversando sobre isso meu Deus Da onde vem tanta esperança sei lá da onde vem tanta esperança a gente estava falando justamente dos caras que não tem mais nada não tinha de est esperando mais nada mas eles estão cheios de esperança é a ação de Deus por sua graça e finalmente a graça Deus por sua graça nos transforma não só só nos acha não só nos justifica nos perdoa nos dá fé nos salva nos dá identidade nos torna chavis não só comunica as suas palavras não só se visibiliza se visibiliza em nós
não só nos dá nos dá lugar e se torna nosso lugar não só nos dirige não só Reina no lugar do pecado muda a nossa natureza não só nos autoriza não só nos dá dons não só nos sensibiliza não só nos fortalece não só nos transforma no troféu que ele tanto almeja não só nos separa não só nos consola não só nos dá esperança mas nos transforma Deus por sua graça nos transforma a imagem e semelhança do seu filho a graça É transformadora porque senão de Deus seria Cruel Porque Não Há Nada Mais Cruel Do
que perdoar um sujeito mas não dá vitórias para a ele sobre aquilo que o faz pedir perdão toda hora isso seria cruel mas ele não faz assim ele perdoa e nos transforma e uma vez eu falei sobre a salvação como saltos ontológicos já faz muito tempo mas eu ainda acredito nisso assim como acredito que a expiação de Jesus nos substituindo nas quatro áreas onde nós fomos derrotados foi feito de uma vez por todas e ele fez por sua graça então amados a ação de Deus por sua graça é extraordinária por quê Porque vem por Cristo
é Cristo que traz a graça a graça desenvolvido no coração da Trindade é trazida ao universo por Cristo Como disse o apóstolo João aliás é uma coisa interessante que dependendo da da tradução que você use tem a palavra graça aparece nos seus vários sentidos 281 vezes mas é interessante que nos Evangelhos ela só aparece no livro de Lucas e no livro de João e no livro de João dito por João Batista Na verdade o único dos Evangelistas que enfatiza a graça é Lucas o tempo todo isso é muito interessante mas isso fica para uma outra
conversa então a graça vem por meio do Cristo desenvolvida pela Trindade uma decisão da Trindade vem por meio do Cristo é o Deus da Revelação né não é o Deus dos filósofos é o Deus da Revelação o Deus dos filósofos é inamovível o Deus da Revelação está se movendo o tempo todo a graça vem por Cristo estabelece o princípio da Graça Por que que estabelece Qual é o princpio estabelece o princípio do reino Qual é o princípio do reino ah princípio do Reino é o trono de qualquer reino como é que as escrituras chamam O
Trono de Deus chamam de o trono da Graça o autor de Hebreus diz Há um novo e vivo caminho por esse novo e vivo caminho você entra no Trono Diante do Trono de Deus se o trono de Deus fosse de Ira sinto muito se fosse de juízo lamento mas O Trono de Deus é o trono da Graça por isso entre corajosamente esse é o princípio do Reino de Deus qual é o princípio de um reino o seu trono o que que emana desse trono do Trono do Reino de Deus emana a graça é a missão
do Santo Espírito levar a graça ele é chamado em Hebreus de o espírito da Graça e reage a nós reage a nós a gente pode rejeitar a graça em vários níveis se você nunca viu isso então você não deve ter vivido a vida da igreja nunca porque eu na vida da igreja já vi muita gente rejeitando a graça muita gente recusando a agir a partir da Graça muita gente se recusando a falar a partir da Graça muita gente inclusive dizendo que era um servo fiel e não precisava da graça e designa a postura da Trindade
o apóstolo Pedro disse que Deus é o Deus de toda a graça a Trindade é o Deus da de toda a graça pronto acabou Deus abençoe gratidão ao Ari A sensação que eu tenho depois de ouvir tudo isso é que eu não posso mexer muito minha cabeça porque se desencaixar as pecin aí então você se movimenta indo para casa mas sem muito movimento brusco na cabeça para não desconjuntar tudo e nós temos tínhamos uma previsão de horário para acabar eu queria propor uma extensão de horário então se você por necessidade ou desejo precisa realmente sair
fique à vontade Deus te abençoe deus te leve te acompanhe vai abençoado por Deus em sua graça Amém e vamos fazer uma meia hora de um bate-papo algumas reações e você pode encaminhar perguntas pelo Instagram não é pelo Direct do Instagram se você não segue ainda o @ conversas pastorais vai lá segue manda sua pergunta o André Ness tem sido o nosso Âncora de bate-papo do conversas então eh essa é uma é uma hora obrigado e é isso por enquanto André Muito obrigado palavra é sua boa noite todos e todas queria ressaltar sublinhar algo que
o Ed falou no começo que de fato Esse é um encontro histórico e dié ovalo Ari que uma honra poder te escutar te ouvir Muito obrigado tudo que foi partilhado eh teve uma questão que chegou que acho que deu Eco aqui com uma outra questão que eu tinha aqui de maneira preliminar pensado eu fiquei me lembrando muito daquele Versículo que diz que Deus ele resiste ao Soberbo mas concede graça ao humilde durante toda a sua fala esse versículo ficou me inquietando um bocado e e me parece que essa resistência de deus muitas vezes quando ela
é relatada dentro do texto bíblico ela se dirige Os Religiosos e eu percebo Eu imagino que muitos dos pastores e pastoras aqui também percebem que embora o assunto seja um assunto antigo a a incompreensão ela é igualmente antiga há uma dificuldade enorme da igreja compreender a graça de Deus e da gente desenvolver pastorais a partir dessa compreensão de que Deus é gracioso eh Então queria colocar para vocês dois pensarem e compartilharem com a gente por que que é tão difícil assim pra igreja entender essa graça principalmente a igreja que é religiosa que Teoricamente compreende essa
fé mas ela segue muitas vezes Resistindo à graça de Deus eh Deus resiste aos soberbos Os Religiosos e aos não religiosos eh por isso que os tiranos não vivem para sempre em nenhum lugar porque Deus existe aos soberbos e dá graça aos humildes e os humildes acabam triunfando na história de um jeito ou de outro e graças a Deus por isso eh eu acho engraçado quando a gente deseja ser como um Soberbo acho muito engraçado deseja ser resistido por Deus eh então esses dias eu vi um menino falando um crente falando que ele queria ser
como Elon musk eu falei mas Elon musk é um cara resistido por Deus aí ele falou não mas olha quanto ele tem falei isso é coisa do diabo Então tá resistido por Deus ele só recebe coisa do diabo um dia o diabo cobra então a gente não e eu acho que esse isso é o o ponto básico a a Bíblia diz pra gente não amar o mundo nem as coisas que há no mundo porque o amor ao mundo é inimizade contra Deus nós reduzimos o mundo a uma série de coisas e não a um espírito
o mundo é um é um espírito que resiste a Deus que não Quer repartir que não quer comungar que não quer conviver então eh a Igreja de Cristo eh ama a graça a instituição das várias eh manifestações da fé cristã não a Igreja de Cristo e as instituições cristãs não tem nada ditas cristãs não tem nada a ver uma coisa com a outra a Igreja de Cristo é conhecida pelo Cristo e as instituições cristãs são outra coisa é um odre que não onde o vinho novo não cabe Então as se você tá apegado às instituições
As instituições T uma grande tendência de acolher o espírito do mundo e de ser portanto inimiga de Deus mas quando você encontra os membros da igreja do Cristo aí você encontra as pessoas que foram acolhidas e manifestam a graça de Deus Foram acolhidas pela por Deus por sua graça e manifestam a graça de Deus então essas não resistem mas as que estão institucionalizadas resistem porque na maioria das vezes as instituições acolhem o espírito inimigo de Deus eu reagiria à pergunta por que é tão difícil compreender a graça fazendo uma outra tradução possível do Deus resiste
ao Soberbo e da Graça humilde só desfruta da Graça quem não é Soberbo quer dizer o texto que você citou de Pedro resume tudo que o Ari falou para nós hoje à noite se eu bem entendi que é justamente a a a dualidade né soberba e dependência da Graça ou você tá num lugar ou você tá no outro o Santo Agostinho Diz Que pecado é cegueira orgulho e revolta quando o Ari começa dizendo que Em Deus nós somos vivemos e existimos nos movemos e existimos e que Deus é o ser em si nós não temos
ser em nós mesmos nós vivemos de favor o que é o pecado O pecado é a pretensão de vivermos por nós mesmos sem o favor de Deus não eu não preciso do favor de Deus para viver eu tenho vida em mim mesmo Deus diz não tem você vai morrer você vai deixar de existir porque você não tem ser em si eu te dou ser o que é a soberba é a afirmação desse eu em opos ao Deus doador da vida e sustentador da vida e essa essa situação em que ou nós estamos na soberba no
orgulho na prepotente afirmação do nosso eu que não tem como diz Tomás de Aquino substância consistência e permanência nós nós som um saco vazio digamos assim então ou nós estamos no orgulho que é essa pretensa afirmação do nosso eu que não tem ser em si ou nós estamos na dependência da Graça mas o o drive que nos move o drive padrão nosso é a afirmação do eu tanto é a afirmação do eu que na parábola do credor incompassivo o que os dois devedores têm em comum é a fala ao credor tem paciência comigo que tudo
te Pagarei nós não queremos viver de favor nós não admitimos viver de favor nós não queremos ficar devendo favor a ninguém nem a Deus porque dever favor a alguém é admitir insuficiência é admitir necessidade eu preciso de você eu preciso de você não eu não preciso de você eu vou pagar não vou dever favor então a nossa vida ela ela segue dentro dessas duas possibilidades ou você tá na soberba ou você tá na dependência da Graça ou você está querendo afirmar o seu eu ou você está na condição de vulnerabilidade De rendição a Deus para
que Ele te sustente por sua graça ótimo teve uma que chegou aqui também fazendo uma menção a detrich Bon hofer com aquela famosa questão da Graça barata como um grande inimigo da igreja e a questão ela vai no sentido da gente pensar a nossa pastoralidade Quais cuidados que a Pastoral o pastor a pastora o líder comunitário precisa ter ali no seu trabalho para não se distanciar da Graça mas também não a banaliza né e eu queria acrescentar né que muitas vezes as pessoas elas querem rejeitar justamente dizendo Deus é amor mas é justiça né então
sempre aquela tentativa da igreja acho que nessa incompreensão dela da própria graça como que a gente encontra o equilíbrio tem um equilíbrio nisso é graça e ponto final como que a gente lida com isso do ponto de vista da pastoral acho que essa que é a inquietação da da pessoa aqui bom a graça barata se eu entendi bem quando eu li o bon huffer era justamente essa coisa de a graça como uma grande desculpa para abraçar o mal tudo fica por conta de a graça de Deus eh Deus é gracioso Deus é gracioso Deus é
gracioso ele vai me entender ele vai me entender eh o postura Cristã deveria ser Deus é gracioso Deus é gracioso ele vai me transformar Essa é a ideia Deus é gracioso Deus é gracioso ele vai me transformar E aí na Pastoral eu vou dizer sempre isso vamos continuar eh buscando Deus em sua graça Eu Me Lembro uma vez eu estava num no pregando em Salvador cidade do Salvador lá na Bahia E aí os jovens me levaram para jantar e e tinha eles começaram a falar do diabo eles falaram falaram falaram aí num determinado momento eu
os interrompi e disse escuta quem é aqui que tem problema com o diabo porque o espírito santo parece que tá tentando chamar atenção Para alguma coisa aqui aí uma menina levantou a mão e eu falei Qual o problema que você tem com o diabo e ela disse todos esses que ele falou aí que eles falaram aí eu falei ah tá bom aí depois terminou o jantar eu a chamei e falei olha vamos fazer o seguinte eu vou orar por você eu eu tô vindo aqui na sua comunidade mensalmente então toda vez que eu vier quando
terminar o culto você me procura eu vou orar por você tá bom tá bom E aí eh ela fez domingo o outro domingo um mês depois ela eu vim ela veio aí eu orei por ela e falei como é que você tá se sentindo Aí ela falou ah eu tô sentindo como se tivesse alguma coisa em mim que não gostou da oração eu falei tá bom até o mês que vem aí mês que vem orei de novo por ela e ela disse e disse e aí como você tá sentindo ela falou engraçado parece que aquela
coisa que tava dentro de mim perdeu força Ok até o mês que vem e assim foi sucessivamente até que um dia ela chegou para mim e disse assim pastor eu queria dizer para você que tudo na minha vida mudou é mesmo eu não tenho mais aqueles medos eu não tenho mais aquele comportamento minha vida mudou minhas relações mudaram tudo na minha vida mudou e mudou tanto que a minha mãe chamou a minim a minha irmã minha irmã também é crente igual euu só que ela é de outra igreja e aí a minha mãe falou para
ela assim você devia ir pra igreja dela porque na igreja dela as pessoas mudam de vida Que que foi que eu fiz eu disse vamos invocar Deus em sua graça porque Deus por sua graça transforma não fiz nenhum Sermão para ela não fiz nenhuma consideração sobre lei sobre ISO sobre [Música] aquilo vou orar vamos orar vamos buscar Deus em sua graça vai Transform a sua realidade e vai transformar você na sua realidade então eh essa é uma Pastoral da Graça e e a partir da Graça e eu já já já tive outras experiências jovens que
chegaram para mim dizendo Ari Eu tenho um vício e não consigo escapar desse vício na internet que que eu faço e eu falei nada não faz nada eu vou orar com você você vem aqui periodicamente eu vou orar com você e o resultado disso foi que um dia ele chegou para mim e disse não tenho mais nada não sinto mais nenhuma compulsão tudo mudou minha vida mudou tô começando a ter um contato com Deus que eu nunca tive o que que aconteceu comigo Deus por sua graça então a ideia de que a graça de Deus
nos abandona na nossa desgraça e a gente tem de ficar muito feliz porque graças a Deus a graça não vai cobrar nada da gente mesmo é uma postura miserável uma postura miserável o Caio dizia que existe gente miseravelmente salvo e infernalmente salvos é então é isso mesmo porque o camarada acha que a Graça significa Deus não vai fazer nada por mim eu vou continuar sendo esse Mulambo aqui mas eh pelo menos ele não vai me cobrar nada porque Deus é gracioso Não isso não é Deus por sua graça Deus por sua graça perdoou Deus por
sua graça criou Deus por sua graça sustentou Deus por sua graça justificou Deus por sua graça resgatou a graça Deus por sua graça fez o montão de coisa Deus por sua graça sustenta a existência de todas as coisas então agora o pessoal essa fala Deus é amor mas é justiça é verdade Deus é justiça mas o que que é justiça em Deus justiça em Deus é justificação Deus é amor e é justificação e justiça em Deus é uma nova realidade porque o texto diz que Deus vai nos dar um novo céu nova terra onde habita
Justiça justiça é uma nova realidade onde todos igualmente equitativamente desfrutam igualmente de tudo que Deus é E de tudo que Deus doa isso é justiça e eu sei que é muito difícil porque eu mesmo tive uma um trabalho hercúleo para me livrar do aspecto judicial da teologia ocidental sem abrir mão do significado da kenosis porque eu vi alguns tentando se livrar da judicialidade da teologia ocidental mas Abrindo mão da kenosis aí eu dizia não abrir mão da kenosis não dá do esvaziamento do Cristo não dá mas tende a ter uma forma porque eu concordei com
eles ajud judicialidade não cabe aqui e foi foi um trabalho sob a graça de Deus hercúleo para eu me formular de novo nessa Perspectiva da justificação Mas isso é outra história então Eh é como eu diria é tem uma coisa que eu queria destacar na sua fala Ari e jogar pro Ed que quando você exemplificou a sua Pastoral a ação sua para com aquela pessoa ela não foi ela teve uma teologia fundamentando uma ação afetuosa vem orar comigo né Eh ô Ed Qual que é a importância de uma espiritualidade Comunitária baseada na graça porque eu
acho que o ponto aqui chave Acho que pode ser esse né não é uma questão meramente teológica racional tem um afeto a gente afetado por essa graça divina como que esse afeto e essa espiritualidade pode se desdobrar no dia a dia da prática Pastoral na comunidade de fé acho que a primeira acho que a primeira coisa é nós eh rompermos definitivamente com a Pastoral do medo da culpa da condenação da ameaça do castigo toda fala Deus vai te castigar Deus vai te punir Deus não toma por inocente o pecador a mão de Deus vai pesar
na sua vida isso tudo aí na minha leitura do Evangelho é antig graça castigo não cabe na relação de Deus conosco João diz que o perfeito amor lança fora o medo medo do quê medo do castigo medo do juízo né a graça de Deus é a afirmação de Deus de que eu vou tratar você sem derramar sobre você a minha Ira e sem impor sobre você o meu castigo Esso é afirmação da Graça não é a Pastoral do medo da condenação do castigo da ameaça Deus disciplina é diferente de dizer que Deus castiga inclusive o
juízo de Deus é um ato gracioso esse juízo disciplinador de Deus de corrigir de podar a que dá fruto ele poda para que dê mais fruto isso é disciplina não é castigo poda Não é castigo poda é disciplina amorosa Hebreus fala que que assim como o pai corrige o filho a quem ama Deus corrige também o seu filho e quem não tá sob correção é bastardo Então a gente tem que tirar a ideia de que Deus se aproxima de nós na Perspectiva do castigo e e resgatar a ideia de que Deus Deus está do nosso
lado Deus Deus Deus é por nós não é contra nós a segunda coisa que eu acho importante é a gente afirmar eh e eu preguei sobre isso ontem uma das falas mais bonitas do apóstolo Paulo o testemunho dele é pela graça de Deus eu sou o que sou porque a sua graça para comigo não foi vã di há muita gente eh para quem a graça de Deus é inútil é vã E essas pessoas não são o que são pela graça ou pela ação de Deus por sua graça elas são o que são por elas mesmas
eh então gerar nas nossas comunidades e nas pessoas com quem a gente convive pastoralmente a ambição de ser transformado por Deus mediante a sua graça e a terceira coisa que eu diria é que eu aprendi isso que oposto de graça não é esforo oposto de graça é mérito vou repetir oposto de graça não é esforço opsto de graça é mérito o Paulo que os filósofos vão dizer que era mais estoico do que Cristão nessa sua fala ele diz eu esmurro meu corpo eu eu me disciplino como um atleta Olímpico eu me dedico para que tendo
pregado o evangelho a muitos Eu mesmo não venha ser eh reprovado então ele diz eu tenho um compromisso ao vulnerabilizar pela graça eu me coloco debaixo da ação e da interpelação do Espírito Santo que opera em mim o querer o efetuar existe algo do meu comprometimento Uma Vez interpelado pelo Espírito Santo de Deus tem uma resposta e mesmo o autor de Hebreus diz assim que na luta contra o pecado nós ainda não sangramos eu acho interessante essa fala do autor de Hebreus Capítulo 12 na luta contra o pecado você ainda não sangrou quer dizer eh
correndo o risco da contradição ninguém pode dizer que fracassou sem ter tentado se você não sangrou na luta você não lutou é o que o autor de Hebreus está dizendo começou a doeça largou a espada começou a a Gerar desconforto em você exigir sacrifício exigir renúncia é você não lutou você cedeu eh então eh eu acho que falta um pouco na nossa Teologia da Graça contemporâne a noção do Atleta Olímpico do combate da luta eh desse desse dessa nossa resposta humana conciliar isso com a no de graça Talvez seja eh um dos grandes desafios da
nossa Pastoral que vulneráveis a Deus por sua graça nós não somos passivos não Somos passivos e a gente tem que dar um jeito de traduzir isso e talvez André seja somente na relação venha orar comigo eh não não se pastoreia coletivamente a gente não pastoreia rebanho a gente pastoreia uma ovelha de cada vez dentro do rebanho e proporcionar as pessoas que tenham um um Pastoreio que dê atenção à sua pessoalidade a sua particularidade a sua singularidade a sua situação concreta de conflito de luta e de e de busca de transformação ou de expectativa de transformação
é uma coisa que a gente tem que cultivar nas nossas comunidades relacionamentos grupos amizades espirituais parcerias seja seja o que for assimi uma coisa que me também me chamou muito atenção na sua fala foi quando você disse que Deus ele está em Ação Social Achei bem interessante né E essa forma de Deus fazer a manutenção da graça no mundo né Ele está em Ação Social e e da sua maneira Graciosa de ser ele nos convida a atuarmos graciosamente nesse processo eu eu queria colocar para vocês aqui talvez uma oportunidade da gente desenvolver mais e esse
modo de ser no mundo desse crente salvo pela graça que Coopera com Deus gracioso que tá que está fazendo a sua ação social no mundo e e principalmente pensando à luz né Desse caos político que a gente vivenciou nos últimos anos como que a gente pode fazer uma política Graciosa amorosa no mundo hoje até como resposta talvez a esse caos posso quero começar a responder só para dar um um testemunho e um exemplo eh ontem eu estive com um casal amigo e e a esposa desse meu amigo minha amiga ela hoje trabalha num movimento e
num esforço muito M intenso de combate ao tráfico humano trabalho escravização eh tráfico de órgãos eh prostituição a pessoa sai do Brasil e vai eh para fora do país e a pessoa que contratou e aliciou detém o passaporte e a partir daí todos os abusos acontecem abusos de toda ordem Então essa minha amiga que é uma Cristã ela ela diz assim eu estou trabalhando para eh promover o resgate de pessoas que estão nessa condição e é muito bonito que esse trabalho ele tem os dois lados é um trabalho de solidariedade e de ação de engajamento
para com as vítimas desses abusos e dessas violências mas também é um trabalho de contenção do mal que o Ari tava falando por que o mal não tomou conta porque Deus diz assim para e e Deus nos usa para dizer para você não pode fazer isso você vai ser preso você vai ser encarcerado você vai ser responsabilizado pelo crime que você está cometendo Alguém tem que fazer isso Alguém tem que dizer pro Malvado para e estender a mão pra vítima do malvado para resgatá-la de uma situação que se ela não receber ajuda ela não não
será eh provavelmente não vai experimentar uma liberdade então eu acho que esse é um exemplo muito concreto de como no mundo nós Agimos como cooperadores de Deus o Deus que pela sua graça sustenta esse mundo impedindo que o mal tome conta de tudo nós somos os agentes que Deus usa para impedir que o mal tome conta de tudo tem que ter essa consciência aí a gente fala isso chega peado é ah ah uma questão que sempre se debate entre nós é eh a gente primeiro evangeliza depois se for possível a gente faz ação social isso
foi sempre me me dito o tempo todo desde que eu nasci de novo já faz várias décadas Então mas um dia eu me dei conta que Deus primeiro fez ação social depois evangelizou porque não é possível evangelizar quem não existe então primeiro Deus garantiu a existência e depois veio apresentar e essa ideia de da ação de Deus por sua graça porque se eu digo eh eu vou trabalhar aí nessa questão da fome aí do do Povo ou na questão do tráfico humano na vida daqueles que eu vou ensinar sobre Jesus e aí se eles se
converterem eu do prosseguimento fica aquela marca de que eh você se apresentou antes de socorrer e assim não faz o menor sentido tem uma pessoa que acabou de sofrer um acidente e tá precisando urgentemente de primeiros socorros e tá sob risco de vida e você diz escuta antes de qualquer coisa eu quero que você saiba quem está aqui falando com você sim sou eu eu sou o Fulano de tal é E por aí vai faz sentido isso não primeiro eu tiro o sujeito da da da eminência da morte depois que eu tirar o sujeito da
eminência da morte eu vou visitá-lo e aí quando eu for visitá-lo na melhor oportunidade eu vou me apresentar nós invertemos tudo porque nós passamos a pensar que Deus fez o que fez porque tava realmente muito carente e precisava demais de gente dizendo que ele é legal eu quase quase Deus para vir aqui no recuperando não sei o que que vocês têm aí falei Deus você preciso visitar ibab porque lá eles T um programa que recupera a gente em crise da onde nós tiramos isso gente da onde nós tiramos isso sobre a Trindade é assustador então
[Música] Eh Quando o senhor vem com a sua graça e ele só vem por sua graça ele nos mobiliza e e Comunica a nós esse atributo que é a graça essa misericórdia esse desejo de unidade esse amor e essa benignidade isso põe a gente em movimento isso põe a gente em movimento e quando ele põe a gente em movimento a gente começa a fazer o mal recuar porque as trevas não avançam é a luz que recua então quando a Trindade vem com a sua graça ele produz luz através de nós e é assim que eu
vejo que Deus age por sua graça e nós pela graça do Senhor que nos nos é comunicada porque ele é [Música] gracioso nos tornamos agentes de iluminação e iluminação é complicado porque a luz quer invadir todos os cantos da sala gente mais uma vez quero agradecer Ariovaldo agradecer você Ed por proporcionar para todos nós eu tenho certeza que eu falo em nome de todo mundo a gratidão por essa noite por esse tempo aqui de partilha de aprendizado Deus abençoe cada um de vocês Ed então boa noite gente até o próximo conversas pastorais
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