boa noite irmãos bom estar com vocês hoje conhecendo esta igreja uma igreja aqui pertinho da igreja ficar dez ou 15 minutos daqui mas eu nunca tinha entrado aqui a primeira vez que eu entro nessa igreja sempre passei em frente sabia onde era sabia que estava que essa igreja mas nunca tive a oportunidade e agora então graças ao reverendo alex e ao jm c estou tendo a oportunidade de estar aqui com vocês e conhecendo também o seminário e seminário acerca do qual eu ouço falar muito bem e que eu tenho recomendado há muitas pessoas que perguntam
para mim hoje devem estudar teologia no seminário que eu tenho apontado que tenha indicado praça para todas as pessoas que perguntam pra mim onde da tecnologia é o jm se á então hoje é uma alegria poder estar mais perto de vocês acerca de quem tem ouvido falar tão bem ao longo dos anos e vai ser uma alegria também pela graça de deus poder compartilhar com vocês um trecho da palavra de deus que trata da obediência do rei que é o tema o tema desta noite ou desta palestra de uma das palestras desta noite e para
falar sobre esse assunto eu quero convidar vocês abrirem as a palavra de deus a bíblia na carta de paulo aos filipenses um texto muito conhecido especialmente dos seminaristas que já estudaram cristologia certamente já no primeiro ano e que vão acompanhar a leitura de que ele pense os dois versículos 5 a 11 filipenses 2 de 5 a 11 o nosso texto é o texto que fala sobre a que nossas de cristo o alto esvaziamentos o esvaziamento de cristo e é com base nesse texto que nós vamos falar sobre a sua obediência ou alguns aspectos da sua
obediência diz assim filipenses 2 de 5 a 11 têm voz o mesmo sentimento que houve também cristo jesus pois eles subsistindo em forma de deus não jogou como usurpação ser igual a deus antes a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo tornando-se em semelhança de homens reconhecida figura humana a si mesmo se humilhou tornando se obediente até à morte e morte de cruz pelo que também deus ressaltou sobremaneira ele deu um nome que está acima de todo o nome para que é o nome de jesus se dobre todo joelho nos céus na terra
e debaixo da terra e toda língua confesse que jesus cristo é senhor para glória de deus para explicar que o senhor vos abençoe enquanto estudamos esse texto senhor deus obrigado por sua palavra obrigado pela palestra que já ouvimos obrigado pelos desafios que ela representa na nossa vida que ela não fique apenas na nossa lembrança mas que ela produza transformações no nosso caminhar com o senhor também pedimos por essa palestra agora que o senhor nos ajude dando lhes um coração aberto ajudando nos a compreender a sua palavra e fazendo com que ela de alguma forma frutifique
no nosso caminhar pedimos isso sob sua dependência nós colocamos agora em nome de jesus amém irmãos carta de paulo aos filipenses é importante que nós antes que entremos no texto que está sob a nossa análise é importante que nós façamos algumas considerações preliminares a acidade de philips é importante conhecer alguns aspectos acerca da cidade de filipos para que os irmãos compreendam a relevância desse texto para a igreja e para a qual este texto foi escrito a cidade de filipos ficava na macedônia norte da grécia e ela tinha esse nome porque filipe segundo da macedônia pai
de alexandre o grande conquistou essa cidade no ano 360 antes de cristo e mudou e e passou o nome dela é substituir o nome dela para filipe campos e era uma cidade muito importante até porque ela ficava na rota de uma das principais estradas do lado das províncias a leste do lado leste do império romano a famosíssima via e ignácia essa essa estrada existe até hoje inclusive com partes dela bem calçadas até mais conservador do que a fernão dias que o tempo todo dia vai pra casa que mostra que a habilidade dos romanos para construir
estradas é insuperável ano não superaram até hoje e por estar situada nessa estrada na via ignácio essa cidade na cidade próspera na cidade que adquiriu um status muito importante nos tempos romanos ela foi elevada à condição de uma colônia romana e por causa disso as pessoas que viviam nessa cidade especialmente oficiais romanos soldados romanos essas pessoas desfrutavam do juiz e tallinn com elas eram cidadãs de roma ainda que vivessem longe de roma eram consideradas cidadãs romanas então nessa cidade havia no ar no ambiente havia uma certa disposição para o orgulho para o censo de grandeza
nós somos de filipos nós somos da colônia júlia augusta filipenses e olha que bonito somos da colônia júlia alguns da pele pense que somos cidadãos romanos há alguns ali até falavam latinhas se vestiu como romanos e havia então esse sentimento de orgulho o apóstolo paulo fundou a igreja de filipos durante a sua segunda viagem missionária ele a não tinha planos de ir pra lá mas quando nós lemos atos 16 versículos 6 a 12 nós aprendemos que ele teve uma visão e nessa visão um homem apareceu mas o nome macedônia apareceu diante dele disso passa e
disse passa a macedônia e ajuda-nos ele não obedeceu à visão e foi e aí então trabalhando lá em filipos ele e ele fundou a primeira igreja em solo europeu a igreja de filipos era a primeira igreja fundada em solo europeu um ano depois por volta do ano 62 talvez com o apóstolo paulo estava previsto a primeira prisão em roma o apóstolo paulo escreveu a carta aos filipenses nós não sabemos que o apóstolo paulo estava preso porque ele menciona as suas algemas no capítulo ver se com sete não vou ver agora no versículo 3 ele também
fala da sua prisão e fala das suas cadeias no versículo 17 também do capítulo ele fala novamente nas suas cadeias então nós temos informações aqui no capítulo onde ele estava preso e muito provavelmente ainda que existam outras teorias sobre prisão de cesaréia em éfeso muito provavelmente essa presença em roma e escreveu então essa carta se ele estava preso em roma escrever esta carta então por volta do ano 62 e ela foi escrita irmãos é interessante porque a carta aos filipenses foi escrita num tom de gratidão o apóstolo paulo estava contente porque havia recebido uma ajuda
um presente dos filipenses seus irmãos olharem no capítulo 4 os versículos 10 a 20 os irmãos vão ver a alegria do apóstolo paulo porque ele recebeu uma tarde boa dos filipenses e os filipenses tinham participado já outras vezes do sustento do apóstolo paulo eo apóstolo paulo então escreve alegre satisfeito com essa igreja que o ajudava tanto a a carta aos filipenses é uma das cartas do apóstolo paulo que mantém um tom bastante c no alegre amigável a palavra alegria e ou referências a alegria aparece diversas vezes em filipenses porque apóstolo paulo está bastante satisfeito com
essa igreja é uma é uma carta que não têm tantas broncas tem algumas broncas sim claro porta para mim ia perder essa oportunidade mas é é uma carta light é uma carta leve é uma carta em que ele mostra a sua apreciação ea sua satisfação com aquela igreja igreja de filipos mas como eu mencionei e nem tudo é perfeito se vocês seminaristas do josé manoel da conceição sonham como a igreja perfeita pode terminar agora isso não vai acontecer você nunca vai encontrar beleza perfeita que neste mundo se havia uma igreja que poderia se aproximar um
pouco disso talvez você goste de filipos quando comparamos com as outras igrejas do novo testamento mas a ida de felipe tinha problemas também quando nós olhamos por exemplo o versículo 27 nós aprendemos nós temos aí algum indício de que faltava unidade um pouquinho de unidade na igreja e porque faltava um pouquinho de unidade na igreja porque havia um problema básico na igreja que era o orgulho que caracterizava o ambiente cultural de filipos que tinha penetrado na igreja e esse orgulho então gerava essa falta de unidade o versículo do capítulo 1 versículos 27 dá indícios disso
o próprio texto que está diante de nós quando ele diz tem de voz o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus e lhe dá indícios de que esse sentimento estava faltando na igreja de philips e nós vemos nos versículos um a quatro do capítulo 2 a sua ênfase para que eles nada fizessem por partidarismo vanglória mas sim por humildade considerando cada um dos outros superiores a si mesmo estou lendo 2 3 versículo 4 nato não a cada um em vista o que é propriamente seu senão também cada qual que é dos outros isso tudo
mostra que aqueles irmãos eles viviam no ambiente também marcado pelo orgulho por intrigas decorrentes desse próprio orgulho é é no capítulo 42 que nós temos uma alusão às conhecidas e vod e cintiq duas mulheres que não se davam bem o texto diz no versículo 343 rogo é voz de roubo assim que pensa em concord mente no senhor eram duas mulheres que brigava hoje em dia as mulheres não brigam mais mas naquela época na época dos homens primitivos as mulheres brigavam entre elas uma com as outras não se davam bem nas igrejas que o problema era
um crente de verdade e vod e cinco eram mulheres crentes sérios e dedicados do trabalho mas não se davam bem uma talvez não gostasse do penteado da outra uma chapa outra medida alguma coisa sem essas coisas mulheres falam enfim mas havia falta de unidade na igreja de filipos ainda que fosse uma igreja excelente e outros problemas também quando nós vemos o capítulo 3 versículo 22 aprendemos que estava sendo ameaçada por aquela aquela doença aquele mal que não larga a igreja nunca ameaça dos falsos mestres acautelai vos dos cães quem são os cães são os falsos
mestres os cães há uma alusão à sua impureza e ao seu perigo os cães calvino nos institutos no seu tempo também chama os falsos mestres de cães e dizem que eles vivem a ladrar a latir causar um pouco mais pesado o apóstolo paulo paulo fala causa dos cães ele fala que é cão ainda fala que late é mais pesado ainda e ele fala a cautelares dos maus obreiros acauteladas da falsa circuncisão havia o perigo dos falsos mestres andando à igreja de filipos mas o problema que preocupa mais o apóstolo paulo pelo menos nesse caso aqui
é diferente do que acontece em colossenses quando se preocupar mais com o problema da heresia oprah maior que preocupa apóstolo paulo aqui era a questão da humildade naqueles irmãos e como ele trata dessa questão é interessante notar como ele trata da gestão ele trata dessa questão usando a tecnologia o texto o texto da carta mais carregado com a carga mais pesada com a carga teológica mais pesada é o texto que nós lemos ele pensa os dois de 5 a 11 é o texto que têm a carga mais pesada de teologia que ele usa esse texto
um texto de cristologia complexa um texto de cristologia elevada profunda ele usa esse texto não para apresentar teorias teológicas posições teológicas para apresentar os seus insights cristológico não ele apresenta esse texto para resolver uma questão prática dentro da igreja e aqui nós encontramos então o valor da tecnologia vocês que estão estudando teologia vocês os seminaristas em especial valoriza esse estudo com todo o seu coração porque é a teologia que vai servir para resolver os problemas da igreja que você vai estrear se você não conhecer teologia você não terá ferramentas para solucionar os problemas da sua
igreja você será como engenheiro que não sabe fazer cálculos e vai seguir suas intuições vai vai tirar suas medidas e fazer os seus cálculos no olho o que vai acontecer com 50 difícil é construir a desabar muitos pastores dizem assim eu sou pastor não sou teólogo essa é uma das frases mais nós que alguém pode dizer se você não é teólogo você não pode ser pastor é impossível nós temos que gastar anos e anos formando pastores desconheço teologia para que possam pastorear com qualidade para que possam solucionar os problemas das suas igrejas locais das suas
comunidades locais com ferramentas verdadeiras não através das suas instituições pessoais da organização que vai funcionar não paulo percebeu uma igreja de filipos um problema prático intrigas brigas orgulho divisões e ele tenta resolver esse problema usando a cristologia a cristologia não serviu não servia para ele apenas para a debater como aconteceu na igreja antigos grandes debates teológicos ainda que tem um grande importância nós não podemos perder de vista seu aspecto vivencial o seu aspecto prático o seu aspecto aplicativo paulo fez isso e quando fez isso ele escreveu esse texto e ao escrever esse texto para lidar
com essas questões ele deixou transparecer no texto três verdades acerca da obediência de cristo esse é o nosso tema obediência do rei quando paulo escreve-se hino cristológico e é isso que o texto é um hino cristológico a poesia há muitos dizem que talvez não tenha sido paulo que escreveu mas ele usou é material é preexistente ou material extra bíblico se isso acontecer ou não isso não fere o doutrina da inspiração bíblica adulta da inspiração bíblica admite o uso de material extra e blico vocês vêem exemplos disso no novo testamento os escritores usando material extra bíblico
para compor a palavra de deus não tem problema supervisão do espírito santo a admite que seja feito de forma elegante infalível a não sabemos pode ser que sim mas é mais provável que seja o próprio apóstolo paulo que tem escrito mesmo o texto ele mesmo tem escrito a a poesia e e se ela existir de alguma forma antes dele com cor ela como está agora ele adaptou pode ser isso mas nada disso como eu disse para vocês nada disso fere o princípio da inércia da infalibilidade da inspiração o fato é que é um hino inspirado
por deus é um hino que o próprio espírito santo um moveu o apóstolo paulo a escrever e nós estamos aqui então diante da palavra de deus elefante infalível e esse trecho mostra ele traço está com estão consubstanciados nele três verdades sobre a obediência de cristo eu gostaria que vocês me acompanhassem na medida em que nós formos detectando essas verdades a nós temos quantos minutos é 40 minutos 30 minutos não sei trinta isso 35 então passou a puxar meu paletó quando a 35 pastor alex possível a vitória deixa o passar do tempo eu costumo falar em
vez de uma hora e vinte é o meu tempo meu tempo é uma hora e vinte eu vou tentar reduzir bastante já consigo falar tudo em 35 minutos aqui conseguir enfrentar a primeira verdade que você deve acompanhar aí está consubstanciada nos versículos 56 prestem atenção na primeira verdade é a seguinte a obediência humilde de cristo foi precedida por uma disposição sacrificial vou repetir a obediência humilde de cristo foi precedida por uma disposição sacrificial presta atenção no que diz o texto observa que diz assim entende em vós o mesmo sentimento há um sentimento que houve em
cristo jesus na realidade essa essa tradução traduzido como sentimento não não expressa exatamente o que está dizendo oh oh oh verbo flo neo que é usado aqui aqui na forma flor ney não posso falar pra vocês que são seminaristas em que estou falando a esse e se a esse verbo indica a da idéia de disposição mental pensamento ou seja ele está dizendo tendo em vós a mesma disposição nem tal que houve em cristo ou seja o senhor jesus antes de obedecer antes que houvesse obediência da parte dele vai faremos mais essa obediência na sequência do
texto antes que ele colocasse as providência em prática houve nele dentro dele uma disposição mental favorável a essa a se sacrificar a cidade a obediência humilde de cristo foi precedida por essa disposição mental de se sacrificar amo a outros tipos de obediência os pais em casa sabem que nem todo obediência é acompanhada de uma disposição mental favorável se obedece mas obedecem de má vontade em obediência à vontade ela mais irrita o pai do que o que deixa o país satisfeito o pai te fala quer saber deixa que eu faço agora esse tipo de obediência ainda
que surta algum fruto ainda que tenha algum resultado é é na realidade uma obediência que ofende a obediência ofensiva ela não é acompanhada de uma disposição de coração mas o que nós vemos aqui no nosso rei na beleza do nosso rei na beleza do rei expressa em sua sede em ciência é a existência dessa disposição favorável ao sacrifício essa disposição mental voltada para a humilhação e o sacrifício texto continua atende em vós o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus pois ele e aí vem com um trechinho curioso o texto depois ele existindo em
forma de deus note bem deus não tem forma nem a palavra de amor fé em deus não tem forma palavra forma que ela a deve ser entendida como posição ainda que ele ocupasse a posição de deus ou pode ser entendida como natureza essa palavra aparece novamente no versículo 7 o texto diz que ele assumiu a forma de servo é exatamente a mesma palavra e aí dando a entender então que assumiu a posição de cervo ou a natureza de um cervo o senhor então eles subsistindo em forma de deus ou existindo nessa natureza divina ele e
aí vem agora o conteúdo dessa disposição mental o que havia na sua mente que o levou a obedecer é importante que não saibamos o que vinha em sua mente que o levou obedecer o texto disso ele não julgou como usurpação o ser igual a deus à sua disposição mental que um conteúdo e conteúdo era esse ele não julgava não julgou por usurpação ser igual a deus essa tradução da revista atualizada ela não deixa as coisas muito claras para nós o que significa isso não jogou como usurpação na realidade o significado disso é o seguinte ele
não julgou que ser igual a deus era algo aqui ele devia se apegar para seu próprio benefício vejam a sua disposição mental prévia ele não jogou que deveria se apegar a sua posição divina se apegar a isso para extrair disso benefício próprio a disposição mental que precedeu a obediência do rei veja o 24 como isso tem que estar presente para que haja paz na igreja o texto diz não tenha cada um em vista o que é propriamente seu desejo não se apegue aquilo que você considera seu privilégio é a atitude que teve cristo não se
apegou à sua posição de glória divina ele não fez isso e o texto de emitir o senhor jesus tenha isso como padrão é isso que precede a obediência isso que leva o homem a obediência essa disposição de não se apegar aquilo que é privilégio seu você vê um exemplo disso no capítulo 2 ainda nos versículos 19 a 21 veja o que diz o texto a companhia na sua bíblia um pastor aqui é um exemplo de um pastor um pastor timóteo vejo que ele faço paulo diz assim espero porém o senhor jesus mandarmos timóteo mais breve
possível a fim de que eu me sinto animado também tendo conhecimento da vossa situação porque ninguém tenho de igual sentimento aqui não é palavra sentimento que está em 25 não aqui é outra palavra não é a palavra risos option é outra palavra grega não é a palavra que está lá há por que ninguém tenha igual sentimento que sinceramente cuide dos vossos interesses de moto ele tinha essa disposição mental de cuidar dos interesses dos outros se desapegar dos seus privilégios apóstolo paulo mostra o contraste de tipo de moto com outros mestres e depois todos eles os
mestres falsos buscar o que é seu próprio e não o que é de cristo jesus ele mostra que o exemplo de alguém que tinha à disposição como de cristo de não se apegar aos seus privilégios e essa disposição mental ela antes said a obediência sem essa disposição mental não há obediente o senhor jesus teve essa disposição mental não se apegar à glória aos privilégios a grandeza da qual ele daquele poder desfrutar não se apegou a isso se é melhor abrir mão disso então foi obediente o senhor ordena que nós cristãos cuidamos dos outros visitamos os
enfermos abrimos mão é de alguns privilégios que temos de fazer o nosso dinheiro para realizarmos algumas funções que devem honrar o que serve a honra nós muitas vezes nós temos uma disposição mental que passa longe do desejo de sacrificar se e porque temos essa disposição mental diferente dessa do senhor nós não obedecemos sem essa disposição mental na obediência e o senhor mostrou a beleza da sua obediência ao revelar essa disposição mental e não se apegar aos seus primeira vez uma senhora me telefonou para reclamar da igreja disse assim pra mim o assunto está muito triste
com as senhoras da igreja porque agora são boazinhas porque eu fiquei doente e nenhuma veio me visitar nenhuma nenhuma eu também não tinha aí pra isso e olha isso fazer um café ruim para o show fazendo gol estou fora lamento muito e ouvir o choro dela a alimentação dela no final da conversa perguntei para o seguinte irmã mas quantos anos que a senhora é membro da nossa igreja disse há uns dez anos é pastor e quantos irmãos doentes a senhora visitou nesses dez anos tudo tudo na verdade se postou um vídeo de ninguém então minha
mãe essa bronca sabe que a senhora também porque o problema da irmã é que a irmã está apegado aos seus privilégios como membro da igreja armênia pegou esses privilégios eu como membro da igreja tenho meus privilégios e se apegou tanto aos seus privilégios que não foi capaz de abrir mão nem um pouquinho de nada serviu para visitar outras pessoas também a senhora é culpada exatamente do crime que a senhora com os outros ela saiu da igreja a fazer o que não consigo agradar todo mundo não conseguiu dar um ok essa é a primeira verdade versículo
5 e 6 a obediência humilde de cristo foi precedida por uma disposição sacrificial cristo na sua mente não jogou que os seus privilégios divinos era algo aqui ele deveria se apegar mas a segunda verdade a companhia not it segunda verdade está consubstanciada nos versículos 7 e 8 a companhia na sua bíblia e os versículos 78 dão ensejo a que nós pronunciamos a seguinte verdade a obediência humilde de cristo foi manifesta uma humilhação extrema a obediência humilde de cristo foi manifesta uma humilhação extrema vamos caminhar veja o que diz o texto o versículo 7 o texto
disso antes a si mesmo se esvaziou o que significa esvaziar-se é aqui que nós temos a palavra a a alusão ao substantivo que nos isso daí o nome das diversas teorias que os seminaristas aqui já estudaram as diversas teorias que note casas na minha época de seminarista de uma teoria que note que em voga na década de 80 havia teoria que note cuca que dizia que cristo abriu mão dos seus atributos de alguns dos seus atributos enquanto esteve aqui na terra o atributo clássico que era mencionado na época era a onipresença não diziam cristo abriu
mão da sua onipresença enquanto esteve aqui nesta terra essa assim diziam com base em filipenses 27 essa era essa a proposta daquela teoria que note cuca ou diziam olha ele também abriu mão da sua onisciência porquê daquele dia e hora ninguém sabe nem mesmo um filho a gente está vendo durante o tempo em que ele esteve aqui ele abriu mão da sua onisciência então cristo se esvaziam abrindo mão de alguns dos seus atributos divinos o grande problema dessa teoria é que note que não é das piores a piores do que essa mas o grande problema
dela é que ela não se encaixa no ambiente textual que estamos lendo esse texto não fala nada de tributos esse texto não fala nada de abrir mão de tributos esse texto fala do do senhor jesus se despojar ficar a ficar vazio abrir mão de toda a sua glória do desfrute da sua grandeza isso é esvaziar se é ele se despojar abrir mão dos seus privilégios isso é se esvaziaram sem nós falamos bastante sobre o esvaziamento de cristo mas lembrem-se o apóstolo paulo começa o texto dizendo tem voz o mesmo sentimento ou seja todos nós deveríamos
nos esvaziar a teoria que note que a bíblica ela é extremamente vivencial aplicativa o senhor se esvaziou esvazie se o homem que é o contrário do homem e esvaziado que se esvaziou é um homem cheio de si e se não se esvaziou ele é cheio de si e orgulhoso e mais do que isso não somente orgulhoso ele se apega aquilo que é seu e aos seus privilégios e por isso na obedece obedece ao senhor mas o senhor jesus eles esvaziando alguns anos atrás eu fui ontem pelos estados unidos e eu cheguei naquele país e fiquei
deslumbrado com a riqueza ea beleza daquilo tudo é um sonho muitos aqui foram já pra lá é um sonho você não tem cachorros vadios na roma tóquio tomado de cachorro invadiu na rodada com saudade nos estados unidos você não vê mato nas calçadas lixo espalhado nada disso é uma maravilha é uma câmera lote é a terra média é menos direct coisa fantástica só que isso não existe é um sonho só que eu não quero mais embora eu vou ter que ficar deprimido e aconselhamento não estava agüentando mata fiquei muito mal muito mal quando voltei mas
lugar maravilhoso que lugar tudo funciona tudo é lindo tudo bem cuidado limpinho as coisas todas as casas tudo maravilhoso queremos ir embora e aí o missionário que estava passando as férias em solo americano daquela região jorge estava lá eu disse prever quando é que você vai aposentar e voltar pra cá está no brasil né completa contando nos dedos hora de voltar para sua terra esse lugar maravilhoso aqui para sempre falta muito a se aposentar nesse marcos na verdade eu comprei o meu jazigo no brasil o humor dói não pode ser verdade o que o que
você tem é verdade eu comprei o meu jazigo no brasil só que abandonei de títulos aqui para trás lá o brasil eu comprei meu túmulo eu falei só pó só faltas em brasília aí é só esvaziar muito né mas nota e se esse missionário ele deu o exemplo de alto e zoneamento ele abriu mão dos seus privilégios para servir ao senhor para obedecer ele se erros vazio como foi que o senhor se esvaziou o texto vai explicar como o senhor se esvaziam e na sequência disso a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo
veja a palavra forma novamente ele assume a posição ea natureza de um escravo ele desceu da glória o trono do governo do universo e assumiu a posição ea natureza de um escravo judeu o texto prossegue ele tornou-se em semelhança de homens os seminaristas por favor é ficar atentos para essa pressa pegadinhas a isso cai na prova quando fala semelhança de homens podem surgir a idéia de dos iatistas vocês sabem sinaliza o que é o do ceticismo aqueles teólogos que comer muito doce eram todos os diabéticos certo não os dos petistas eles se apegavam institucional por
causa do verbo do hotel aparentar e ele se apegava à idéia de cristo em apenas uma aparência humana é uma espécie de fantasma só tinha um só parecia ser humano especialmente no aspecto físico corpóreo mas não tinha um corpo físico de fato não era humano de fato daí a palavra do ceticismo isso isso aflorou nos dias do novo testamento que cresceu bastante no segundo século na frança no segundo século segundo ele tinham mais de 800 seitas que propunham idéias dos sete casas que ficaram conhecidas como o gnosticismo desenvolvido mais desenvolvido no século 21 mas há
há há essa esse texto pode sugerir a idéia de que ele tinha apenas uma semelhança humana mas há mais a palavra o melhor material que aparece aqui é aponta para o fato dele ser exatamente igual aos homens numa doce tista aqui e pra ir pra fortalecer a a ideia ante dos ética do texto o versículo 7 conclui dizendo e reconhecido em figura humana palavra figura é a palavra esquema que se refere à forma física o senhor jesus assumiu uma forma física humana ele foi verdadeiramente humano isso significa o caso do senhor se esvaziar abriu mão
dos seus privilégios da sua grandeza da sua glória e desceu aqui não como um homem comum mas como um escravo e ele então diz o versículo 8 se humilhou paulo continua explicando que é esvaziar se vejam que é esvaziar se ele então se humilha tornando se obediente e aqui chegamos o elemento central o senhor se torna obediente à obediência como sendo um dos fatores centrais no alto e esvaziamentos se você quiser se auto esvaziavam paulo ensina não basta ser humilde tem q tem q tem q ter uma obediência humilde de uma humildade obediente e veja
uma seqüência agora quando nós chegamos no versículo 8 nós nos deparamos com uma escada é uma escadinha de três degraus uma estadia de três degraus que desce os degraus que descem vejam a sequência da descida na realidade a descida já começou no versículo 7 ele se esvaziou se servem o veículo então diz a si mesmo se humilhou e se humilhou como aprendemos no versículo 7 ele se fez homem e servo servo e homem e aí vai descer mais tornando-se obediente até a morte de ser um degrau a mais afundou mais na sua obrigação e aí
o versículo prossegue disse e morte de cruz desce mais ainda nossa obrigação porque a morte de crô suair a morte mais humilhante e degradante que alguém poderia experimentar quando nós lemos os evangelhos nós fazemos isso atentamente com pregadores observando os detalhes do texto e nos apegando esses detalhes um dos aspectos que nos chama a atenção e os pastores e seminaristas que estão aqui sabem disso um dos aspectos que nos chama a atenção que nos intriga num primeiro momento é a ausência de detalhes acerca da execução da crucificação a execução do senhor não há muitos detalhes
o texto diz que ele foi crucificado e começa a falar de coisas ao redor ltda cruz eventos que aconteceram ao redor da cruz não dá detalhes da execução por que isso acontece os escritores antigos eram extremamente lacônicos quando tratavam da crucificação porque é muito simples a crucificação a morte tão degradante ou renda que as pessoas não gostavam de falar dela se alguma família tivesse o membro dela que tivesse sido crucificado elas evitavam dizer isso elas diziam olha aí ele morreu ele foi ele foi executado pelos romanos mas evitavam dizer ele foi crucificado tamanha a a
vergonha e horror dessa morte eu poderia descrevê la em alguns detalhes mas isso não seria muito elegante aqui também o tempo não permitiria se você quiser ter uma noção do que era uma crucificação entre no site da nossa igreja www igreja redenção ponto org.br e procure a palestra a crucificação de cristo do médico cientista evangelista leandro o é ele vai dar detalhes da crucificação e você vai ver o que ela é mas as pessoas naqueles dias evitavam até mesmo falar a palavra crucificação tamanha tamanho horror que evocava lembra um pouquinho o modo como os nossos
pais nossos avós se referiu ao câncer na minha época de criança faz tanto tempo assim ah ah ah ah minha mãe ela não falava a palavra câncer ela falava ao pessoa está com uma doença 6 ela está com uma doença ruim não dizer a palavra câncer porque essa palavra causava certa época financia as pessoas assim também era com a crucificação então nós vemos aqui nesse texto o versículo esse degrau a o senhor vai descendo o degrau os degraus da humilhação até a humilhação máxima que um homem poderia experimentar ele sai da exaltação máxima como ninguém
jamais provou e experimenta a humilhação máxima como ninguém aqui jamais provará jamais poderia provar e o texto então diz que ele foi obediente note bem o que significa nesse texto a palavra obediente ele foi agredido até a morte o que significa ser obediente aqui nesse texto o senhor jesus foi obediente a a lei de deus o senhor jesus cumpriu toda a lei de deus ele foi obediente em cada detalhe da lei mas não é bem essa obediência que o texto está falando esse texto está falando da obediência de cristo no cumprimento das suas funções messiânicas
atentos para isso cristo foi obediente no cumprimento de suas funções messiânicos ele foi agredido até a morte porque há entre entre as suas funções messiânicas estava tarefa de dar a sua vida como propiciação pelo pecado e ele então assumiu essa função e saem do messias ele obedeceu aquilo que estava imposto sobre ele na função que ele estava desenvolvendo e morreu então em nosso lugar é importante saber isso porque os seminaristas aqui certamente vão enfrentar uma outra pegadinha em hebreus no capítulo 5 de abril 59 veja o que diz o texto texto diz assim embora sendo
filho aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu alguém pode pensar então jesus era desobediente aprender a obedecer depois de sofrer bastante é isso embora sendo filho aprendeu a obediência pelas coisas sobre ele era um filho rebelde mas como já diz a bíblia quem não vem por amor do imperador não sabiam disso não né dizem que disse mas ele sofreu e aprendeu obediência ea então os seminaristas ficam com o cabelo em pé na hora das provas de texto como isso aqui mais uma vez esse texto aqui de brews 8 assim como hebreus com assim como teve
filipenses fala da do crescimento de cristo no cumprimento de suas funções messiânicas essa evidência de que fala aqui cristo cresceu no cumprimento de suas funções neste ano e apreender a obediência significa que ele teve uma experiência vivencial de ir cumprindo seus deveres com o messias até o ponto de completar essa tarefa e ser o messias perfeito do ponto de vista funcional é isso que significa esse texto versículos 8 e 9 do capítulo 5 o senhor fez isso foi obediente na realização das suas funções e nós vemos esse mesmo exemplo no versículo 30 um pastor que
realizou a mesma coisa veja o versículo 30 falando sobre e afrodite tu que era pastor em filipos o texto diz visto que por causa da obra de cristo e para freud tu chegou às portas da morte vejo obediência no cumprimento das suas funções na obediência que o leva até às portas da morte e se dispor a dar a própria vida para suprir a vossa carência de socorro para comigo o pastor que imitou cristo sendo obediente não só aos aspectos morais da palavra de deus mas sendo obediente a a aquilo que diz respeito ao seu chamado
ministerial o trabalho pastoral seminaristas queridos muitas vezes envolve tarefas que temos que obedecer com pastore senhor nos deu para realizar os deveres que envolvem humilhação quando nós pastores vamos ao hospital visitar um doente muitos médicos enfermeiras no trato com pessoas estão atrapalhando realizando um trabalho inútil e nos sentimos desse preço a zombaria revelada a irritação de pessoas que olham para nós como que dizendo vocês estão aqui nos atrapalhando nós estamos fazendo um trabalho útil e vocês estão aqui realizando trabalhos inúteis fazendo a gente perdendo nós percebemos o desprezo ea humilhação quando realizamos os nossos trabalhos
você seminarista está disposto a ser obediente à obediência ministerial assim como o senhor e ser obediente ao ponto de ser humilhado o senhor jesus foi obediente no seu ministério no cumprimento das suas funções messiânicas e foi humilhado porque foi obediente até a morte muitas vezes quando compramos nossas funções pastorais dentro da igreja somos humilhados pelas nossas próprias ovelhas quando temos que a demonstrá las discipliná-los somos humilhados e desprezados por elas porque cumprimos a nossa função muitos pastores covardes deixam de cumprir a sua função para não serem humilhados e desprezados e se essa é a disposição
que há no seu coração de fugir da humilhação do desprezo no cumprimento de suas funções saia do seminário você está no lugar errado o pastor adepará homens corajosos para homens que cumprem a sua função mesmo que isso tenha um preço alto preço dominação alguns alguns anos atrás poucos anos atrás recebeu a notícia através de um pastor coreano amigo meu pastor que nasceu na coréia do norte é indiferente a coreia do sul que é bem o que é onde ela é conhecida a coreia do norte onde era proibido ele falou e na coréia do norte notícia
de que uma empreiteira estatal claro que se a estatal a abrindo uma estrada a encontrou enquanto abrir um punho encontrou uma igreja subterrânea imediatamente os funcionários devem comunicar às autoridades de pastor foi preso o pastor foi preso no cumprimento dos seus deveres em meio a sua obediência ministerial ea ordem das autoridades foi a seguinte passem sobre ele com o rolo compressor e foi assim que ele morreu esmagada é 10 obediência que paulo fala aqui é obediência ministerial de alguém que vende compra suas funções mesmo quando isso tem um custo elevado e finalmente estou com três
minutos e acabou mais um minuto mais um minuto não vou chegar uma hora e vinte obediência humilde de cristo foi galardoada com exaltação eu gosto mais dessa parte a obediência humilde de cristo foi galardoada com exaltação os versículos 9 11 mostram isso pelo que também deus o exaltou sobremaneira ele deu nome que está acima de tudo novo alguns dizem que esse texto de felipe em si é um texto em ver como assim um texto em ver porque alguns acertaram eu vi você fazendo gesto é o texto em ver o texto desce e depois só jhr
do pinheiro grande historiador da reforma protestante disse que a trajetória da igreja deve ser semelhante a trajetória do seu senhor da manjedoura para frutos da cruz para coroar o evangelho moderno fala da manjedoura para a coroa mas esse não é o processo de deus de glorificação é da manjedoura para cruz e da cruz o senhor galardoa com exaltação o seu servo que é obediente claro que todo cliente vai pro céu nós cremos na preservação e na perseverança dos santos somos calvinistas amém nem e não só os pentecostais se fossemos o grupo seria mais forte nós
queremos que uma vez salvos salvos para sempre mas nós queremos também que o senhor irá exaltar o seu servo que o obedeceu com humildade com o despreendimento o senhor desceu ao mais profundo abismo da obrigação nós o senhor o elevou exaltou ao mais alto posto de glória e lhe deu um nome acima do nome nós não temos que nos preocupar com o nosso nome o senhor é o administrador da posição dos nomes ele coloca os nomes na posição que ele quer nós temos que nos preocupar em diminuir o nosso nome considero o outro superior a
si mesmo disse paulo no começo no capítulo isso considero outro superior diminuam seu nome o senhor é que administra os nomes e coloca um sobre o outro e ele fará isso com seus servos um dia porque o próprio texto de felipe pences o capítulo 3 versículos 20 e 21 disso é que mesmo que haja uma humilhação presente aqui agora mesmo que a nossa obediência imitando o senhor seja uma obediência que nos une ele ela será galardoado um dia e de uma forma especial pois a nossa pátria diz 3 20 está nos céus de onde também
aguardamos o salvador o senhor jesus cristo o qual transformará o nosso corpo de humilhação para ser igual ao corpo na sua glória a obediência humilde será alargada de forma especial com exaltação queria dizer a palavra que eu tinha a lidar nesta noite que deus abençoe imitando o senhor na obediência humilde ambiente humilde que é precedida por uma disposição mental sacrificial na obediência humilde que se manifesta em humilhação extrema na obediência humilde que será galardoado com a exaltação que deus abençoe