KANBAN O que é? Sabia que esse método ou sistema aumenta muito a produtividade e eficiência de qualquer tipo de negócio? E por ter uma abordagem simples e eficiente, o Kanban é essencial para uma boa gestão de projetos.
Por isso, se quiser aumentar sua produtividade e organizar seus trabalhos, entenda tudo o que você precisa saber sobre o Kanban de um jeito resumido e bem prático! E ainda, os 05 Passos Bem Simples para implementá-lo no seu negócio do jeito certo! Você quer receber dicas e informações para montar seu negócio próprio.
Então se inscreva nesse canal e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para abrir sua própria empresa. Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos: 1. O QUE É KANBAN?
2. SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 3. COMO FUNCIONA?
4. 05 PASSOS PRÁTICOS DE COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO Então, vamos lá! 1.
O QUE É KANBAN? O termo “Kanban” é de origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”. Ele propõe o uso de cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento da produção dentro de um negócio ou projeto.
Kanban é um sistema visual de gestão de trabalho ou do fluxo de produção em empresas e projetos. Ele utiliza cartões coloridos (ou post-its). E é justamente por isso que também é conhecido como gestão visual, em razão do uso de cores dos cartões como sinalizadores.
Ou seja, é uma forma de registrar tarefas e ações por meio de simbologias visuais. O foco do Kanban é priorizar a produtividade e a organização das entregas. O objetivo é proporcionar um trabalho mais transparente e direcionado.
Em geral, o conceito de Kanban pode ser definido por três pontos: Sistema visual: um processo, definido em um quadro dividido por colunas para organizar o trabalho em segmentos ou status. E em cada espaço, coloca-se um post-it no lugar apropriado para indicar onde cada item está no fluxo de trabalho como um todo. Cartões coloridos (ou post-it): que descrevem o trabalho real que está no determinado processo.
Trabalho em andamento: que permite atribuir os limites de quantos itens podem estar em andamento em cada segmento ou estado do fluxo de trabalho. Dessa maneira, o Kanban consegue trabalhar um fluxo de trabalho que busca indicar (e limitar) o trabalho em andamento. E isso ajuda a deixar os trabalhos mais tangíveis e realistas.
Mas isso vamos explicar daqui a pouco. E existem três tipos principais de Kanban: de produção, de movimentação e o e-kaban. PRODUÇÃO: Neste modelo, o Kanban é divido em 3 colunas: o que precisa ser feito (to do), o que está sendo feito (doing) e o que foi feito (done).
E em cada coluna, colocam-se os post-its (ou cartões) com uma breve descrição de cada tarefa que precisa ser realizada, juntamente com prazos e responsáveis por cada uma. E a medida que as tarefas começam, os post-its são realocados para a coluna posterior, até chegar na sua conclusão. MOVMENTAÇÃO: Já o Kanban de Movimentação é muito utilizado em linhas de produção.
Aqui, limita-se a quantidade de tarefas possíveis de serem realizadas ao mesmo tempo. Por exemplo: imagine um produtor de café. Vamos supor que ele precisa produzir um lote de 200 pacotes de café.
Porém, ele só consegue produzir 20 pacotes por vez. Desse modo, a produção dele precisa seguir 3 passos: a coleta, torra e embalagem. Assim, ao iniciar seu processo, o produtor só conseguirá produzir 20 pacotes por vez.
Ou seja, ao começar a coleta, ele precisa trabalhar esses 20 pacotes neste processo para começar o próximo passo, que neste caso, seria a torra. E só assim, os próximos 20 pacotes poderiam começar o processo da coleta novamente para depois chegar na torran. E assim, consequentemente.
Seguindo este método, o lote vai sendo produzindo em partes, respeitando as limitações de produção. E ainda, sem sobrecarregar nenhuma das etapas, o que evita gargalos. E caso alguma etapa fica ociosa ou sobrecarregada, é preciso realizar ajustes para evitar que isso ocorra.
E é por isso que o Kanban é bastante poderoso. E-KANBAN: Este é o Kaban eletrônico. Ou seja, são utilizadas ferramentas eletrônicas, adaptando o Kanban para o ambiente digital.
Esse tipo ajuda a agilizar os processos ainda mais com a ajuda da tecnologia. E hoje em dia, existem muitas ferramentas para isso. Como exemplo, podemos citar o Trello, Jira e Kanban Tool.
O E-KABAN ajuda a automatizar processos também e ser ainda mais eficientes e ágeis. Até porque tudo fica disponível online. E as informações são atualizadas em tempo real, literalmente.
2. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS SIMPLES DE SER APLICADO O Kanban é muito simples e prático de ser aplicado. E por não exigir investimentos altos (basta ter post-its e um quadro), ele pode ser utilizado por qualquer tipo de negócio.
E por usar referências visuais, os processos ficam mais rápidos e a identificação das demandas são mais nítidas. E isso faz com que possíveis burocracias sejam diminuídas ou até eliminadas. PRIORIZA O QUE IMPORTA Além disso, por limitar a quantidade de atividades e gerenciá-las de maneira prática, as equipes envolvidas focam naquilo que realmente importa e traz resultados.
E assim, elimina-se as atividades que não contribuem com os resultados finais e representariam perda de tempo. OTIMIZA OS PROCESSOS Outro ponto importante é que o Kanban ajuda a reduzir o tempo necessário para finalizar cada tarefa. Literalmente, encurta caminhos.
Porque ao deixar bem claro que é preciso ser feito, todos os responsáveis saberão muito bem o que precisa ser feito. Desse modo, conseguem produzir mais com a qualidade esperada. EQUIPE FOCADA E, consequentemente, sua equipe terá mais foco, evitando que membros das equipes envolvidas fiquem ociosos.
Como as tarefas e status estarão bem claras no quadro com os post-its, todos os responsáveis saberão o que precisa ser trabalhado com as suas respectivas datas de entregas. E assim, continuar produzido os próximos passos. REDUÇÃO DE CUSTOS E DESPERDÍCIOS E, claro, no final, os custos da empresa são reduzidos e desperdícios são evitados.
E esse é um dos principais objetivos do método Kanban. Até porque os processos são otimizados, desperdícios evitados e as entregas são feitas de modo assertivo e com qualidade. 3.
COMO FUNCIONA O KANBAN O Kanban se baseia no sistema de “produção puxada”. Ou seja, trata-se de um sistema visual que busca gerenciar o trabalho conforme ele se move pelo processo. Em outras palavras, visualiza o fluxo previsto, com todas as etapas envolvidas e o trabalho real.
E seu objetivo é identificar os possíveis gargalos, fazendo correções para que haja fluidez nas atividades da empresa. Como falamos anteriormente, o Kanban é composto por três colunas básicas: tarefas a serem feitas, tarefas sendo executadas e tarefas concluídas. Mas isso pode ser ajustado de acordo com a sua necessidade.
TAREFAS A SEREM FEITAS (TO DO): Geralmente, esta coluna é a primeira do Kanban. Aqui, lista-se as tarefas importantes que precisam ser feitas. É muito importante que cada tarefa seja escolhida da maneira estratégica e que realmente trará resultados.
Quando cada tarefa começar a ser realizada, ela é movida para a próxima coluna, que é a de "tarefas sendo executadas". TAREFAS SENDO EXECUTADAS (DOING): Nesta coluna, ficam todas as tarefas que estão sendo realizadas. E assim, ficará claro tudo o que está sendo trabalhado em um determinado momento e quando serão entregues.
Desse modo, quando cada tarefa for realizada, ela é movida para a 3a coluna ("tarefas concluídas"). Sendo assim, abre-se espaço para começar uma nova tarefa que estava considerada na 1a coluna ("Tarefas a serem feitas"). TAREFAS CONCLUÍDAS (DONE): E aqui, ficam as tarefas já concluídas.
E o objetivo é arrastar todos os cartões até aqui para realizar e entregar todo o projeto ou processo em questão. LIMITE DO TRABALHO EM PROGRESSO: E um ponto importante é que visualizando todo o processo do Kanban, é possível enxergar o fluxo de trabalho no geral. E assim, garantir a qualidade esperada dentro dos prazos estipulados.
Ou seja, ter tangibilidade e coerência. 4. 05 PASSOS PARA APLICAR NO SEU NEGÓCIO 1- PREPARE A EQUIPE Deixe bem claro como funciona o método Kanban para sua equipe e explique o motivo dele ser utilizado.
Mostre os benefícios que serão alcançados com o Kanban. Fazendo isso, todos os envolvidos conseguirão produzir ainda mais, já que saberão exatamente o que se espera dele. 2- ORGANIZE AS ETAPAS DE TRABALHO Agora, organize as colunas do seu Kanban, que são "Tarefas a serem feitas", "Tarefas sendo Executadas" e "Tarefas Concluídas".
Aqui, entenda quais tarefas precisam ser realizadas e organize os responsáveis por elas, bem como os prazos a serem cumpridos. 3. DEFINA AS TAREFAS PRIORITÁRIAS Analise e aponte quais são as tarefas mais importantes e urgentes do processo.
Isso ajudará a manter o foco de toda a equipe onde realmente interessa. Fazendo isso, você conseguirá atingir as metas de modo eficaz e organizar a equipe de acordo com as entregas a serem feitas. 4- COMECE O PROCESSO Agora, é hora de por a mão na massa e começar a trabalhar cada tarefa, de fato.
Organize as equipes e mantenha o controle de cada passo e de cada trabalho que está sendo realizado. Bem como aqueles que serão feitos posteriormente. 5- ACOMPANHE O PROCESSO DE PERTO E, por fim, acompanhe tudo de perto.
Monitore sempre o que está sendo feito, como está o andamento de cada ação e como está a performance em geral. Dessa maneira, você conseguirá garantir a qualidade esperada e que os prazos sejam cumpridos. E ainda, realizar possíveis ajustes ou mudanças de percurso no meio do caminho.
Viu como o Kanban pode ser extremamente poderoso para o seu negócio? Essa metodologia aumenta a eficiência dos processos e permite maior flexibilidade em todos as partes da sua empresa. Com certeza, ele agregará muito valor para o seu negócio e trará ótimos resultados quando bem trabalhado.
E só pra recapitular o que falamos aqui: 1. O QUE É KANBAN? 2.
SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 3. COMO FUNCIONA? 4.
05 PASSOS PRÁTICOS DE COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? E se gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Se quiser se preparar ainda mais, baixe agora o nosso e-book grátis com as 11 perguntas chaves pra descobrir se está pronto(a) para abrir um negócio próprio ou não. Vamos deixar o link de download aqui na descrição deste vídeo, combinado? E não deixe de se inscrever nesse canal e ficar por dentro de todas as nossas novidades de como montar e gerenciar seu próprio negócio.
E se puder, já deixe o seu like para ajudar este canal. Um abraço e até a próxima!