Thomas Kuhn | O que é Ciência? A Estrutura das Revoluções Científicas

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o Olá queridos alunos Professor Daniel Gomes aula de hoje é um tema que vocês me pediram várias vezes já recebi muitos pedidos para gravar sobre esse assunto na aula de hoje nós podemos uma síntese de um texto de um autor chamado Thomas khun um texto chamado a estrutura das revoluções científicas no qual ele discutir o que é Ciência e o que é uma revolução científica uma discussão muito atual muito importante para vestibulares Provas e Concursos e vamos tentar fazer uma síntese legal dessa questão [Música] Oi querida a primeira coisa importante o texto a estrutura das
revoluções científicas do Thomaz khun é um texto de 1962 Olha o título a estrutura um em 62 esse título refere-se a muitas coisas em 1958 o autor francês chamado ler isso os havia escrito um texto para ver publicado um texto chamado antropologia estrutural Então se em 62 você fala em Estrutura Provavelmente você está dialogando com a corrente estruturalista e isso esclarece muito do texto do Thomaz com Vamos ler o que é estrutura na visão de alguns autores aparecer aí para vocês bom o Russell por exemplo ao definir a estrutura ele fala assim em sentido lógico
a estrutura é um mapa ou plano de uma relação quer dizer disse que duas relações tem a mesma é a mesma estrutura mesma forma o mesmo sistema e quando o mesmo plano Vale para ambas Ou seja quando são análogas tanto quanto uma carta geográfica tem analogia com a região que representa então a estrutura ela tem uma objetividade nela não é só uma construção mental nesse sentido o e é o número relação conceito Generalíssimo que equivale a plano construção Constituição e assim por diante então de alguma maneira a estrutura pode ser entendida a partir desse texto
primeiro como unidades elementares dos fenômenos históricos tô à dois fenômenos históricos diferentes pelas duas guerras é mas elas teriam um e em comum elas teriam uma unidade elementar em comum vamos ver agora o que o próprio estou se fala disso é o e da antropologia estrutural é definido como o sistema de elementos da o que uma modificação qualquer de um implica a modificação de todos os outros considerando-a como um modelo conceitual que deve dar conta dos fatos observados E permitir que se prevê veja De que modo reagir ao conjunto no caso da modificação de um
dos elementos tô com a gente fala de uma estrutura há uma conexão entre os elementos dessa estrutura de madeira aqui um afeta os outros para falar de um jeito simples e compreensível o livro do Thomaz khun a estrutura das revoluções científicas É sobre o e das revoluções científicas é sobre essa estrutura quer dizer é sobre o elemento fundamental de funcionamento das revoluções científicas tão a revolução científica do Einstein EA revolução científica do o Ero muito diferente de épocas diferentes com experimentos e descobertas diferentes mas elas teriam uma estrutura incomum o funcionamento em comum então a
primeira coisa importante a se dizer é que esse é um pouco objetivo do texto encontrar este elemento básico esta unidade básica das revoluções científicas e junto a isso talvez até tão mais importante que isso o texto do Thomaz khun tem uma ideia traz uma ideia específica sobre as ciências a ideia de que a ciência é história da ciência não é uma história progressiva e linear em direção a uma verdade única é isso que falaremos agora Então nesse sentido Thomas khun se opõe a uma visão muito forte na época dele de história da ciência muita gente
na época dele acreditava que a ciência seria como um grande muro um muro muro no qual cada cientista cada descobrimento seria Oi Roberta seria um tijolinho nesse muro né que eu muitos acreditavam na época não tô mais com que a história da ciência como um único grande muro no qual os cientistas e um colocando cada vez mais tijolinhas cada vez mais tijolinhos para fazer o grande muro da ciência e aí os manuais os livros de história da ciência geralmente apresentado a história da ciência como um conjunto de descobertas não alguém descobriu isso aqui outro descobriu
ali ou tu descobriu acolá e aí o historiador da ciência ficava encontrando a isso aqui acertou isso aqui é Rose aqui acertou esse erro geralmente a história da ciência era apresentada dessa forma o que eu tô mas com está dizendo é que esta forma de apresentar a história da ciência está errada e quase todo mundo concorda hoje que é uma forma errada por quê que é uma forma errada porque fica aparecendo que todos os cientistas de todas as épocas estão falando de uma mesma coisa netgalileu ainstein e Aristóteles estão tentando resolver os mesmos pro o
mesmo as questões e tem uma concepção de mundo igual e aí só que não acertou outro e vou tu acertou e a questão do Thomaz com a que cada época tem problemas distintos tem questões extintos o como somos com vai chegar os a justamente exemplo não dá pra gente comparar Galileu e Aristóteles porque eles operam a partir de noções distintas de questões distintas e problemas instinto o exemplo que ele usa é o do pêndulo né O Galileu ao ver isso aqui ele viu um pêndulo o Aristóteles via um corpo se deslocando para o seu lugar
de natureza quer dizer são duas concepções diferentes de mundo do que a movimento do que as 15 né do que a própria natureza humana para comparar e da história da ciência não é linear porque em épocas diferentes eles estão operando a partir de paradigmas diferentes Esse é o contexto o conceito que ele vai introduzir o conceito de paradigma e uma revolução científica é justamente quando há uma mudança de paradigma estão em vez da história o seu uma linha em direção a verdade única na qual todos estão trabalhando com as mesmas questões ela é composta por
pessoas de épocas diferentes trabalhando com distintos paradigmas EA revolução científica é a passagem de um paradigma para o outro mas o que é um paradigma os paradigmas então só suposições pressupostos os conceitos os métodos as teorias as pesquisas que unificam as práticas dos cientistas Então veja por quê que o cientista x pode discutir com um cientista Y algo sobre a evolução dos tigres porque ambos trabalhos sobre o mesmo a parar de mesmo paradigma que o paradigma da evolução oddish evolução aí eles conseguem discutir-se ou não acredita que a evolução existe acontece fica até difícil de
discutir por que estão operando com conceitos teorias perspectivas pontos de vistas distintos ao momento do livro que eu tô mais com os uma frase como exemplo e fala uma frase que diz a a onde eu vi uma lua Agora vejo um satélite quer dizer quando o mundo um paradigma não é que o mundo muda o mundo continua aí diferente a nós mas muda a maneira como nós percebemos esse mundo nos relacionamos com esse mundo enxergamos esse mundo né Você sabe quando a gente usa a palavra paradigma no dia a dia né quando você fala nossa
acontecido eu tive uma experiência nova e bem os paradigmas nessa pessoas falam isso nosso uma experiência muito louca na minha viagem mudei nos paradigmas quer dizer que a pessoa quer dizer que ela mudou a maneira de enxergar o mundo o mundo não é diferente mas ela vive num mundo diferente não é coisa a gente muda o paradigma o mundo não muda mas o mundo que a gente vive muda o mundo tão o que o ser humano enxerga no mundo depende tanto do mundo devo tomar com quanto do que a nossa experiência conceitual prévia nos ensinou
a ver no mundo então os cientistas conseguem dia é justamente porque eles operam dentro de um paraíba então agora estão surgindo muitos artigos científicos sobre o coronavírus quando o médico publica um artigo sobre o coronavírus ele não vai explicar no artigo dele tudo sobre a O que é um vírus o que é a teoria da evolução Quem foi dar vem essas coisas são tem que aguentar né como se fala em inglês são tomadas ali como verdades como pressupostos ele vai te explicar tudo isso de novo quer dizer geralmente isso que não precisa ser explicado isso
que é take for granted não é isso que é colocado como verdadeiro como pressuposto faz parte do paradigma então se eu escrevo um artigo uma história na área de história sobre a Revolução Francesa eu não vou começar um artigo falando olha gente lembre-se de história diz respeito à mudança lembre-se que para os historiadores todos os seres humanos são filhos do seu tempo porque isso é é tomado como verdade como pressuposto não sei explicar é o paradigma né E é claro quanto mais um paradigma está estabelecido mais a ciência fica difícil para quem não é da
área e se para as pessoas da áreas a evolução é óbvia na área da biologia por exemplo é um paradigma que aceita pela maioria ali no caso da história a questão do tempo possa inflar maioria para quem é de fora fica mais difícil porque os textos científicos tem mais pressupostos então Thomas como falar uma coisa interessante quanto mais difícil é um texto científico para quem não é da área melhor porque significa que a ciência está mais desenvolvido ao paradigma está mais sofisticado é claro Thomas Kuhn não está dizendo que é bom que as pessoas sejam
excluídos das ciências obviamente ele vai defender a importância da divulgação Científica a divulgação Científica um pouco que a gente tá fazendo aqui nesse momento ela tem como função fazer Justamente esse diálogo com a comunidade com as pessoas externas à produção científica mas é normal que um artigo científico seja difícil para alguém que é de fora porque ele opera com vários paradigmas com vários pressupostos é normal não tem nenhum problema a questão é que além da produção dos artigos científicos as Universidades devem a divulgação Científica para conseguir dialogar com os outros e sim dito isso eu
acho que ficou Claro para vocês o que é um Paradigma e aí a revolução científica é quando a gente muda o paradigma então usar um exemplo bem fácil vamos supor é que eu encontrei uma forma eu sou um cientista que estuda a pasta de dente e aí encontrei uma forma de fazer uma pasta de dente com gostinho mais agradável Isso é uma revolução científica não eu não mudei os paradigmas sobre o flúor sobre o funcionamento do doente Sei lá eu só fiz uma descoberta dentro de um paradigma existente quando você faz uma descoberta dentro de
um paradigma existente você está solucionando um problema com quebra-cabeça agora se ao fazer essa descoberta da pasta de dente eu mudei a percepção que a comunidade científica tem sobre dente flúor tá aí pode ser uma revolução científica porque eu mudei o paradigma na maior parte do tempo os cientistas não fazem res e não não é a parte do tempo à atividade científica opera tranquilamente dentro de paradigmas então tem lá o paradigma da evolução e são feitas várias descobertas várias coisas dentro daquele paradinho essas descobertas ele chama de quebra-cabeça aliás um paradigma ele é poderoso um
paradigma ele é fértil justamente se ele possibilita que as pessoas resolvam vários problemas então para de mandar vi mista possibilitou as pessoas resolverem vários problemas tá os paradigmas x ou Y possibilitam aos cientistas humanos das humanidades resolver em várias questões essas resoluções são quebra-cabeças para resolver um problema dentro do paradigma a maior parte da atividade científica é isso é uma coisa mais banal mas cotidiana e muito importante agora um ainstein não apenas resolver o problemas dentro do que já sabia ele mudou a maneira como as pessoas enxergavam um tempo espaço enfim é uma revolução científica
vamos falar um pouco melhor sobre isso bom então paradigma científico ele tem que ser suficiente para resolver uma série de problemas e ele tem que ser aberto o suficiente para suscitar despertar novos problemas com a partir do que uma Einstein estabelece várias outras coisas foram descobertas discutidas ou revistas na ciência e por exemplo a partir de uma Einstein o a partir de um Milton os cientistas mudam a sua concepção de tempo de espaço difícil que fica não sou físico eu vou falar muito para não cometer o erro de falar besteira né eu comecei a probabilidade
é isso falar uma besteira mas a questão é quando a gente muda aqui um paradigma para outro a gente muda a nossa funções do que é aquela ciência todo o que é Biologia do que é a física do que é a química do que é a ciência histórica de maneira que a gente não consegue nem mais comparar com as teorias científicas anteriores porque elas operavam a partir de outros pressupostos estão paradigmas distintos são incomensuráveis Tô sentindo que não dá para você comparar já que eles estão operando a partir de outros padrões de outros pressupostos quando
estamos teorias científicas no interior de um paradigma são comensuráveis bom outros autores por exemplo o poker para uma crítica automático e o pai vai dizer que não tem essa de incomensurabilidade de todas as teorias de todas as regras podem ser colocadas em debate discussão e suporte nos levar as coisas novas enfim não vou entrar nesse debate aqui vou apenas esfolo aí vocês podem falar e nos comentários quê que vocês acham mas a visão do Kun é que paradigmas distintos operam com questões distintas e problemas distintas e isso nos traz uma certa incomensurabilidade entre eles dentro
de um paradigma a uma comensurabilidade Há a possibilidade do cientistas discutir pois a uma rede de pressupostos compartilhados bom então para turmas com o quê que é a ciência A ciência é uma resolução de problemas de quebra-cabeças tento de um paradigma estabelecido pensando que a ciência para tomar com Então nada tem a ver com a verdade se você não tá buscando a verdade não é isso que a ciência que a questão da ciência a ciência está querendo resolver problemas os problemas de sua época de seu tempo os problemas que aparecem às vezes esses problemas são
determinados por mim tentação às vezes esse problema são determinados como acontece hoje por uma catástrofe ecológica várias pesquisas que acontecem hoje na universidade acontecem Porque existe uma catástrofe ecológica acontecendo no planeta e a gente resolver esse problema outras pesquisas que acontecem hoje nas universidades são demandas de empresas bom né então a ciência tem a ver com resolver problemas resolvendo quebra-cabeças dentro de paradigmas e não encontrar a verdade com a história da ciência Ela não é uma linha em direção a verdade o final era uma história de resolução de problemas é uma história da ciência história
da ciência do cumprir Ela É histórica né porque a nossas concepções de ciências depende da nossa época dos nossos problemas ela é a pneu lógica né a ideia de uma ciência teleológica né destellos é a ideia de uma ciência que está caminhando com uma verdade o final quando eu falo uma história da ciência a teleológica eu digo que ela não tem esse caminho pré-determinado que os seus caminhos tem a ver com seus problemas com as suas questões e aliás o Thomas Kuhn fala sobre a importância de indivíduos né o Copérnico é importante o ar está
importante o Nilton é importante mas quando eu falo que a ciência é resolução de problemas dentro de paradigmas existe um caráter coletivo da própria pra o tempo todo isso agora a gente pode ir então para a questão mais importante como funciona então uma revolução científica Qual é a estrutura das revoluções científicas nesse sentido quando falamos em revolução científica a revolução científica pode ser uma mudança de paradigma mas pode ser também só o advento de um paradigma às vezes existe um primeiro período da história da ciência que é o período que eu tô mas como vai
chamar de pré-paradigmático ele fala por exemplo da Ótica antes do Nilton para tomar com a ótima antes do Nilton não havia um paradigma na Ótica isso não significa que não havia Ótica O que significa é que as várias pessoas que estudavam Ótica trabalhavam com pressupostos distintos EA prova disso é que cada um que a escrever sobre ótica tinha que explicar tudo o que que é o olho que que a visão tudo bate o período pré-paradigmático é um período onde não está estabelecido no qual não estava estabelecido ainda o Paradigma e um sintoma disso é todo
mundo tem que tá ficando tudo de novo de novo de novo diferente do que acontece como eu já disse para vocês quando já o paradigma bom aí nesse período pré-paradigmático a comunicabilidade fica complicado porque seus diferentes teóricos ali da Ótica estão trabalhando com pressupostos distintos como compará-lo como compará-los a comunicabilidade e a verificabilidade fica complicada com a revolução científica se estabelece então um Paradigma e dentro desse paradigma a gente tem a resolução de quebra-cabeças né então com Nilton lá ou com Galileu no século 16 no campo da física se estabelece um Paradigma e aí com
paradigma vem a ciência normal a ciência normal é aquela que é baseada nas carnes ações precedentes é aquela que baseado nas grossas nas realizações procedentes resolve lá os seus problemas então e temos a revolução científica se estabelece um novo paradigma aconteceu isso com a caneca do asta done O Galileu se estabelece uma ciência normal na resolução de quebra-cabeças bom beleza só que chega o momento e já ciência normal não dá mais conta quer dizer que os antigos paradigmas não funcionam mais então tinha uma visão x sobre a natureza até então tava beleza tava funcionando mas
aí começaram a surgir questões distintas a essas questões que desafiam paradigma são as chamadas anomalias as anomalias desafiam paradigma em geral a primeira reação dos cientistas a uma anomalia é tentar enquadrar anomalia no antigo paradigma não eu descobri uma coisa aqui que parece contradizer a Einstein a primeira coisa que eu tenho que fazer é ver se não fui eu que entendi errado É verdade não compra design tem que eu geralmente a primeira coisa que os entes assim para fazer enquadrar aquela não Maria no antigo paradigma bom mas às vezes Eles não conseguem enquadrar numa lindo
para ti bom muitas vezes as anomalias ficam e não incomodam ninguém se as anomalias ficam e não incomoda ninguém é porque ela não diz respeito a problemas que queremos resolver mas às vezes asa numa ligação um contornáveis as anomalias mostram que o antigo paradigma é falso ou melhor dizendo é insuficiente e não consegue mais dar conta dos nossos problemas tá paradigmas de outras épocas resolviam os problemas e ultrasexy mas às vezes a sociedade muda a época muda e precisamos de novos paradigmas Então por um momento Saímos da ciência normal e entramos na ciência extraordinária que
é esse período de passagem de transição do antigo ou dos antigos paradigmas para um paradigma novo vou quando se estabelece o Paraná nós temos uma revolução científica o antigo paradigma é abandonado olhar alterado incluído nesse novo e temos uma nova ciência normal É claro que eu tô mas com entende ele fala isso no livro que essa é uma visão muito esquemática ele falou os paradigmas vezes convivem tem vários mais que a é justamente é estrutura é o fundamento é a unidade básica desse acontecimento que a revolução científica então período pré-paradigmático estabelecimento de um paradigma ciência
normal aí sem anomalia dessa extraordinária EA revolução científica com o estabelecimento de um novo paradigma para resolver novos problemas procure eu falo com os paradigmas antigos resolviam os problemas da época eu estou dizendo que então que eles não eram inferiores o áudio agora que são só problemas distintos questões extintos Isso é uma história da ciência a teológica que não mostra as coisas como a verdade única e nós estamos caminhando para essa verdade não é assim que a coisa funciona portanto a história da ciência não é uma evolução em direção ao que sabemos ela é um
caminhar em direção ao que queremos saber essa eu vou resumir moral da história e diria isso e quanto pra teórico que não vimos na aula de hoje como cauper local povo era a ciência é quase que uma atividade permanentemente revolucionária o sentido que é todo mundo querendo se falsificar falsificar brotou mas com a ciência na maior parte do tempo é simplesmente a gente confirmar os quadradinhos a gente operar e ficar confirmando o paradigma as revoluções são esses grandes felinos transformação Mas eles são períodos extraordinários e não ter ido ordinários quer dizer são períodos muito questão
de muita exceção quando os antigos paradigmas não é do que queremos resolver espero que vocês tenham entendido espero que vocês tenham compreendido comente Curte compartilhe o nosso vídeo caso você queira ajudar o nosso canal a continuar ele sempre no ar sempre no YouTube lembre-se que nós temos um site com vídeos voltados aí para o Enem e para os vestibulares recomende para quem você conhece que possa se interessar também muita gente assina o nosso site só mesmo para conhecer que tem gosto pelo conhecimento fica conhecimento é uma coisa legal né Muito obrigado um grande abraço e
até a próxima
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