[Música] Fala aí galera tudo bem com vocês eu sou Francisco porfiro sou professor de Filosofia e hoje a gente vai falar sobre uma figura muito importante muito polêmica no século XX Simone de Bovo filósofa francesa contemporânea é existencialista que influenciou fortemente ali os e o movimento feminista do século XX principalmente ali nos anos [Música] 60 pessoal Simone de Bá ela estava vivendo na França ali em um período em que a filosofia chamada Continental né diferente da filosofia que estava sendo desenvolvida em parte da Alemanha e na Inglaterra né Principalmente uma filosofia que estava sendo desenvolvida
ali na Alemanha mais ocidental e também no na França Principalmente um Pou pouco na Itália esses pensadores eles estavam muito voltados para o existencialismo desde a desde ali do das primeiras Chamas vamos dizer assim do existencialismo com niet com Kirk e depois com a teoria de heidegger né então Simone de Bovo Ela está junto ali com Sartre que não por acaso também era seu companheiro né eles eram eles eram casados eles foram casados e e eles estavam desenvolvendo uma nova teoria existencialista Frances que que seria esse existencialismo né uma filosofia que vai estar ligada mais
as questões voltadas para a existência humana para a vida humana aqui na terra a vida cotidiana Uma Vida Prática né a existência e a gente pode falar de uma de perguntas existenciais né o sentido dessa vida o porqu da vida humana ser do jeito que é o porqu dessa organização etc Simone de Bovo Então ela está trab and ali com noções existencialistas mas ela vai dar também uma nova roupagem para isso e a gente pode falar aqui primeiramente né da da frase famosa frase de Sartre que é a existência precede A Essência tá que é
o Pilar ali do existencialismo o que que isso quer dizer isso quer dizer que a nossa vida né ela ela vem antes de qualquer denominação de quem nós somos então eu enquanto Fran eu vou vivendo cada dia e vou construindo a minha Essência vou construindo quem eu sou né não tem nenhuma pré-determinação de quem eu sou sou eu quem faço isso E aí isso nos remete a outra frase de Sartre que é o ser humano está paradoxalmente condenado à liberdade né olha só a gente pensa aqui que isso é bem paradoxal mesmo por quê Porque
liberdade e condenação parecem coisas distintas né Sartre tá falando que o ser humano ele é livre o tempo todo nós somos feitos para liberdade para escolha então todo modo que eu decido agir mesmo que seja sob pressão né é uma decisão minha eu posso decidir não fazer algo que me obrigaram a fazer eu posso resistir Então a gente vai se construindo a partir disso E aí isso nos leva a entender a noção de condição humana ser humano ele está sempre condicionado nós vivemos né sob condições então eu por exemplo eu estou na condição de ser
humano né Eu estou na condição de homem na condição de professor na enfim eu tô condicionado por vários elementos E aí a Simone de Bovo vai pegar essa noção de condição humana e vai trazer para o elemento específico em relação às mulheres ela vai falar que há então uma condição feminina bovar Então vai partir da sua primeiro da sua vivência prática né enquanto mulher e também da da dos seus estudos vamos dizer assim para elaborar uma teoria para para colocar a ali no papel né o modo como a mulher ela vai ser na sociedade castrada
de sua liberdade em contraposição se a gente for pegar em contraposição ao homem ela vai falar por exemplo né que enquanto crianças o menino sempre é ele é estimulado a desenvolver a sua liberdade né o menino sempre é estimulado a maior criatividade é estimulado a mostrar mais a demonstrar mais sua força e sua energia enquanto a mulher desde criancinha ela é reprimida quanto a isso né então a A menina é sempre ensinada aquele entre aspas comportamento de mocinha né enquanto o menino é estimulado a essa liberdade e aí é a partir disso que se que
Bovo vai identificar então que há uma criação social do que é o gênero mulher e do que é do o gênero homem né ela tá lembrando aqui que ela não tá falando de meramente de sexo biológico mas de gênero né como que esses gêneros vão ser desenvolvidos na sociedade eh e aí ela fala então que a mulher ela ela foi colocada em um segundo plano né E aí a gente faz uma uma ponte aqui ó segundo plano segundo sexo segundo sexo é o título do livro dela sobre essa teoria feminista né um livro publicado aqui
eh em dois volumes né onde ela vai desenvolver todo esse todo esse processo né de criação da sociedade do que é ser a mulher e do que é estar na condição feminina bom pessoal par exemplificar né para ficar mais prático aqui essa teoria que a que a simonea de bovar tá trazendo eu trouxe para vocês alguns anúncios antigos como por exemplo esse anúncio de panelas né dos anos 50 olha só a associação que é feita entre os artigos os utensílios domésticos né a panela no caso e a mulher colocando aqui a mulher no caso a
dona de casa né com aquela roupinha eh o o vestidinho avental a roupa da típica dona de casa dos filmes americanos dos anos 50 né e e e o modo então que essa mulher ela fica nessa posição de quem cuida do Lar de que encher fio Lar porque segundo a Simone de Bovo né havia toda uma criação da menina para isso então não é natural essa ideia ah da da de que a mulher ela tem mais habilidade para cuidar dos filhos ah a mulher tem mais habilidade para cuidar do Lar Não isso não é natural
dela Simone de bova tá colocando que isso é desde criança reforçado nas meninas e não nos meninos né E aí cresce e a sociedade continua esse estímulo através de propagandas de anúncios dos produtos né através do das normas sociais que sempre vão reforçar essas ideias nessa outra imagem Aqui nós temos uma sessão de fotos publicada em uma revista norte-americana nos anos 50 com a modelo pinap betat page eh e essa sessão de fotos ela ela tá colocando ali ela tá ironizando né o ela ou melhor ela tá ela tá reforçando o estereótipo da mulher no
volante né um estereótipo que infelizmente ainda temos até hoje na nossa sociedade que a Mulher dirige mal de que a mulher não sabe dirigir e colocando também a questão da eh aquele estereótipo da mulher como um uma pessoa fútil né então é outra é outra é outra maneira vamos dizer assim de se reforçar essas ideias de que a mulher sempre tá sendo relegada a desenvolver certas atividades a ficar no segundo plano Ou seja a ser considerada o segundo sexo Olha só pessoal citação citação retirada da do segundo sexo de Simone de Bá onde ela vai
dizer ninguém nasce mulher torna-se mulher nenhum destino biológico psíquico econômico define a forma que a fêmea humana assume na sociedade é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino ou seja seja ela está dizendo então que o que se entende o que a sociedade entende por mulher né é o que que a sociedade mesmo cria e imponho isso como sendo algo natural a mesma coisa para o homem a sociedade entende né espera um papel um certo papel dos homens e cria os homens para isso
e fazem com que os homens desenvolvam esse papel na sociedade tá o que ela tá querendo dizer é que isso não tem nada de natural isso não nasce com as pessoas tá então a mulher ela não nasceu com isso dentro dela Ela foi ali sendo moldada vamos dizer assim PR chegar no ponto em que ela chega então é isso pessoal por hoje é só espero que vocês tenham gostado aí da nossa videoaula pode curtir compartilhar à vontade se inscreva aí no nosso canal também pode acessar o nosso material F tá aqui na descrição do vídeo
se tiver alguma dúvida pode deixar comentário e até a próxima i