A fenomenologia possibilita a reintegração de algo que é urgente e Fundamental pra psicoterapia moderna meu nome é André Toso e aqui nesse canal eu ensino psicólogos a se tornarem Seguros e referência aplicando A fenomenologia na prática Clínica já subscreve o canal para continuar me acompanhando curte o vídeo que isso me ajuda a chegar a mais pessoas o que A fenomenologia reintegra é o psicológico e o somático a psicosoma então a gente precisa ir como eu sempre gosto de fazer pra origem das palavras que alma sopro soma corpo psicossoma Seria algo como o reunir novamente alma
e corpo na mesma ciência numa mesma ciência numa mesma psicoterapia essa separação aconteceu principalmente após o modernismo após o cartesianismo em que psicológico alma e somático soma corpo ficaram separados né mas como é que a gente compreende o soma né o psiquê a gente já fala bastante vocês já conhecem né normalmente a gente tá falando de algo que não tem substância que é algo que diz respeito mais aos sentimentos às memórias a questões que não são efetivamente materiais e que são difíceis de capturar de mensurar agora o soma o corpo também tem uma visão moderna
muito equivocada na verdade tá porque quando a gente fala de corpo hoje a gente fala de um corpo praticamente morto não é um um corpo vivo um corpo real um corpo vivente tanto que a palavra soma no grego antigo ela queria dizer exatamente cadáver corpo morto depois no grego mais moderno ela se transformou em corpo e é como a gente vê hoje porém o soma que a gente tá falando aqui de psicossomático ele quer dizer um corpo vivente um corpo que é animado Ou seja que tem ânimos por trás dele que tem a alma logo
ele é um corpo psicossomático não existe um corpo desmembrado da alma ou desmembrado do Espírito ou desmembrado da da psiquê quando a gente pensa nesse tipo de corpo a gente tá pensando num objeto e não no ser humano por exemplo uma garrafa um copo ele tem um corpo morto ele não é vivente ele não tem algo um sopro um ser que o anima agora o corpo humano enquanto ele tem esse sopro enquanto ele tem essa alma essa psiquê ele está vivo ele está vivenciando a existência e depois que a gente falece ele se transforma num
corpo morto então na modernidade eh o corpo como a gente conhece ele é objeto de estudo normalmente da Medicina ou da fisioterapia enquanto a psiquê é objeto de estudo da psicologia da psicanálise da psicoterapia só que veja bem quando nós atendemos um paciente nós não atendemos Só a psiquê dele nós não atendemos só o psicológico dele assim como quando uma pessoa vai no médico ela não vai só com o corpo dela e deixa a psiquê em casa né ela vai íntegra integral e essa integralidade que faz falta nos dias de hoje para a ciência tanto
que existem diversas terapias holísticas que tenham Aparecido né terapias que às vezes tentam essa reintegração entre corpo e mente Corpo e Alma corpo mente e elas fazem sucesso elas vão crescendo elas vão ganhando espaço Mesmo muitas vezes não tendo metodologias e métodos científicos comprovadamente científicos Mas elas fazem as pessoas se sentirem melhores fazem as pessoas se sentirem mais vivas faz as pessoas se sentirem mais saudáveis e por isso elas crescem porque o que cresce é aquilo que traz benefício para as pessoas e não o que eu acho que é ciência ou o que eu acho
que é o correto ou não o aquilo que cresce normalmente é aquilo que traz algum benefício pra pessoa e as pessoas quando elas são beneficiadas por alguma dessas terapias holísticas algumas muito sérias outra menos sérias Elas mostram elas revelam um novo modo de olhar pra saúde um novo modo mais íntegro de olhar paraa saúde e A fenomenologia parte desse pressuposto da integralidade do ser de que nós devemos atender um paciente na psicoterapia como um todo como corpo mente a alma tudo articulado são cada vez mais profundos os estudos que mostram o impacto emocional o impacto
do estress no corpo e nas doenças somáticas mesmo ou seja nas doenças físicas a gente vê por exemplo a questão da homeostase da alostase né eu vou explicar rapidamente para vocês entenderem a homeostase é o equilíbrio biológico é quando o nosso corpo está em equilíbrio e a alostase é quando ele perde esse equilíbrio e normalmente a alostase acontece quando tem estress quando tem emoções difíceis então a pessoa quando ela começa a se sentir muito estressada ela começa a vivenciar questões existenciais muito difíceis complexas isso causa um desequilíbrio homeostático e todo o seu corpo começa a
criar substâncias neurotransmissores neuroquímicas a parte hormonal da pessoa também se desregula e isso começa a ocasionar doenças físicas também além dos problemas emocionais dos problemas psicológicos que a pessoa tem Então nesse desequilíbrio entre homeostase e alostase nós temos assim um uma ampla Gama de estudos que vão apontando pra importância da gente trabalhar integralmente um paciente que chega na nossa Clínica se nós tentarmos trabalhar apenas com o Falatório apenas com o falar apenas com o psicológico da pessoa apenas com o cognitivo nós vamos esbarrar em dificuldades muito grandes e a a pessoa não vai muitas vezes
melhorar a pessoa não vai progredir e a gente vai entrar naquela naquele ciclo de psicoterapia que não faz com que a pessoa evolua E isso acontece muitas vezes então nós precisamos sair dessa psicoterapia isolacionista Ou seja que isola a psiquê e tenta trabalhar apenas os conceitos psicológicos para uma psicoterapia íntegra integral holística se você preferir a palavra em que corpo e mente são tratados ao mesmo tempo E para isso a gente precisa articular novamente psicossoma fazermos uma terapia psicossomática e o que que quer dizer uma psicoterapia psicossomática é uma terapia que vai trabalhar as questões
emocionais afetivas do paciente os sentimentos do paciente mas também vai trabalhar por meio da corporeidade do paciente vai trabalhar os sentidos físicos do paciente também vai trazer vivências fenomenológicas que realmente trabalhem também do que a gente chama do Bottom to up tá então é outra coisa que eu preciso explicar para vocês existem dois conceitos existe o conceito de up to Bottom e Bottom to up o que que quer dizer isso de cima para baixo e de baixo para cima em bom português né Eh quando a gente fala de cima para baixo é o que a
nossa ciência moderna mais assim eh vislumbra que é tudo vem do cérebro o cérebro é o rei que manda todas as informações para o corpo mas hoje a gente sabe em pesquisas muito sérias que existem informações que vê de baixo para cima ou seja que vem do nosso corpo para o nosso cérebro existe um diálogo acontecendo em todo momento o cérebro não é um rei ele não Rei na absoluto ele também recebe informações principalmente do coração e hoje já tá comprovado que o coração manda mais informações tem mais receptores e transmissores de informação do que
o próprio cérebro e isso é uma evolução que tá acontecendo eh na visão do homem em que traz novamente o coração como os filósofos antigos já diziam para o centro da questão do homem então nós não trabalhamos mais apenas de cima para baixo nós não trabalhamos mais apenas do que o cérebro comanda para o corpo nós trabalhamos as duas vias e a psicossomática tem essa característica ela vai ela vai trabalhar nesse diálogo entre o que eu sinto no coro o que eu penso na mente e o que eu sinto no corpo e Aqui nós temos
que falar também um pouco mais de conceitos da neurociência e da neurof enologia porque o que nós temos são diferentes graduações de profundidade quando a gente trabalha com o ser humano né o cérebro Trino de PMA cleen diz que nós temos três camadas no cérebro que foram evoluindo conforme a evolução do homem nós temos primeiro o córtex que é o acional temos o sistema límbico que é o emocional o afetivo e temos o reptiliano que é o mais dos instintos mais corporal falando pedagogicamente aqui com vocês Nós precisamos trabalhar sempre nesses três níveis e eu
trago pra fenomenologia a ideia de memórias memórias cognitivas memórias afetivas e memórias somáticas são três tipos de memórias diferente e Cada uma mais profunda que a outra a memória cognitiva é a memória daquilo que a gente lembra do que a gente fala daquele momento que aconteceu na nossa vida é que nós temos memórias mesmo fáticas ou seja foi naquele dia aconteceu aquilo estavam presentes determinadas pessoas Isso é uma memória cognitiva que é a mais acessível que tá no córtex depois nós temos As Memórias afetivas as memórias do sentimento ou seja aquilo que eu senti quando
determinado acontecimento eh se deu não é que eu me lembro muitas vezes exatamente do que se deu mas eu tenho um sentimento dentro de mim de algo que aconteceu eu posso mesmo nem lembrar nem Recordar daquele acontecimento mas o sentimento fica gravado no meu coração quando há um gatilho e que me traz de volta a memória aquele sentimento eu sinto novamente aquilo que senti no passado a mesma coisa com as memórias somáticas ou corporais são memórias das Sensações que eu tive quando aconteceu algo né então por exemplo se aconteceu uma violência comigo quando eu ainda
não tinha cognição bem desenvolvida bem criança bem bebê e também ainda não tinha vínculos afetivos tão bem desenvolvidos Pode ser que essa sensação tenha ficado apenas gravada na minha sensação corporal no meu corpo e isso vai trazer também determinadas coisas para a vida adulta então nessas memórias abaixo da cognitiva principalmente a afetiva e a somática elas não tão estão na temporalidade cronológica como nós conhecemos elas não acontecem numa sequência temporal elas estão sempre aí porém estão veladas para nós muitas vezes a gente não se recorda do sentimento que nós tivemos em determinado acontecimento nem das
Sensações corporais mas tá sujeito a acontecer alguma coisa na nossa vida que seja um gatilho pra gente sentir novamente aquilo Porque elas estão sempre aí sempre presentes mais veladas e aqui a gente consegue trabalhar nos três níveis e consegue perceber essa informação que vem do corpo das Sensações corporais do acontecimento para passando pela afetividade aquilo que eu senti e pela minha cognição por aquilo que eu penso a respeito daquilo e essas três camadas É eu tô falando aqui didaticamente como separadas Mas elas na verdade estão interligadas sempre elas são sempre articuladas então todo acontecimento traz
memórias cognitivas memórias afetivas e memórias somáticas e ficam registradas gravadas na nossa memória na nossa memória geral e essa síntese de memórias cognitivas afetivas e somáticas abre mundo como mundo como determinada tonalidade afetiva é isso que vai abrir o mundo em determinada afinação afetiva portanto tudo tudo que aconteceu na sua vida todos os acontecimentos ficam registrado como memória mesmo que a gente não tenha acesso e essas memórias vão abrir determinada afinação de mundo um exemplo uma criança que passou por muita violência doméstica que passou por muita dificuldade desde bebê até a primeira infância eh sempre
com sensação de perigo de luta de tá num lugar inseguro conforme ela cresce As Memórias cognitivas As Memórias afetivas de medo de insegurança e as memórias corporais de sentir mesmo no corpo o medo vão abrir um mundo muito amedrontador para essa pessoa mesmo na vida adulta e às vezes ela até consegue se desconectar disso né se dissociar dessa desses problemas mas é só acontecer algo que é um gatilho de violência de medo de alguma ameaça que isso vem à tona novamente e pode até surgir um ataque de pânico então todos tudo aquilo que a gente
chama de transtorno mental ou aqui na fenomenologia nós chamamos de privação existencial tem uma ligação muito profunda com a memória e elas também são abertas por determinadas tonalidades afetivas por isso Vocês conseguem perceber a importância de nós trabalharmos a integração do psicossomático a integração daquilo que é psicológico com aquilo que é somático e também com o Racional com a racionalidade com a cognição nós não podemos trabalhar isoladamente é o que a neurof olia traz né É contra o isolacionismo do cérebro estudar apenas o cérebro como se o cérebro fosse uma maquinaria que manda sinais Independentes
do nosso corpo e Independentes de outras coisas mais misteriosas ainda como a ideia de alma ou de psiquê ou de espírito é por isso que no meu trabalho e com os meus alunos eu ensino as vivências fenomenológicas que são vivências que vão trazer exatamente um trabalho gradual em todos esses conceitos Então a gente tem as vivências cognitivas que trabalham mais essa parte da cognição e da racionalidade temos as vivências afetivas que trabalham mais o sentimento e a afetividade do paciente e temos as vivências somáticas que vão trabalhar a parte das Sensações corporais e do corpo
é uma reintegração daquilo que nunca deveria ter sido separado nunca deveria ter sido apartado que é a essência do próprio homem a essência do ser porque o homem é essa integração como ser no mundo nas palavras de hardig então nós precisamos aprender como psicoterapeutas a trabalhar essa reintegração né Eu não sei vocês como vocês se sentem quando Vocês recebem aquele paciente em que vocês não sabem o que fazer porque nada resolve nada melhora ele não consegue muitas vezes falar a respeito dos problemas mesmo quando ele fala é uma fala vazia sem muito sentido sem muita
sensação e isso vai deixando as consultas longas as consultas difíceis e o paciente parece que não evolui Normalmente quando isso acontece nós estamos naquela fase em que memórias afetivas e memórias somáticas Profundas raízes muito Profundas elas estão Vel e não conseguem vir a luz através simplesmente da cognição através simplesmente da conversa e nós precisamos descer nos andares de baixo a gente precisa fazer um trabalho mais afetivo e muitos terapeutas bons terapeutas mesmo cognitivamente conseguem fazer isso conseguem trabalhar mais a afetividade mas existem vivências específicas que aprofundam o paciente nesse lugar mais afetivo e como também
tem vivências que trabalham mais e aprofundam o paciente num lugar mais corporal mais somático só que o que é mais importante o terapeuta precisa também com ele mesmo explorar esses lugares que ele ainda não conhece também porque a maioria de nós não conhece esses lugares eu mesmo era uma pessoa extremamente cognitiva extremamente racional eu fui fazer doutorado em filosofia eu era um leitor voraz de livros né eu achava que todo o conhecimento ele estava nos livros Isso é uma ideia muito cognitiva né o conhecimento verdadeiro a sabedoria verdadeira ela está na experiência né os livros
ajudam a nos guiar a nos aprofundar em temas mas o que realmente nos traz sabedoria nos traz conhecimento são as vivencias são as experiências de vida que nós temos que nós passamos e quando a gente pensa que só a leitura por exemplo como eu pensava quando eu tava fazendo doutorado nós ficamos assim limitados às memórias cognitivas a gente não consegue descer em Patamares mais profundos né Aí eu fui conhecendo algumas técnicas principalmente de psicossomáticas alguns tipos de terapia como a experiência somática como a focalização por exemplo eh como o som embo que é uma uma
ferramenta também de psicossomática e fiz terapia nessa área fiz algumas consultas com algumas pessoas renomadas dessa área e comecei a compreender melhor que eu na verdade tava trabalhando num nível muito superficial tanto na terapia com os meus pacientes como na minha próprio no meu próprio autoconhecimento e a partir do momento em que eu adentrei mais a minha parte mais afetiva a minha parte mais somática isso mudou a minha vida como pessoa né abriu expandiu muito o meu conhecimento sobre mim mesmo e abriu também muitas possibilidades de rever conceitos que eu tinha conceitos muito cognitivos e
eu comecei a experienciar mais a vida a sentir mais a vida a est mais conectado com a existência e também comecei a aplicar isso na minha prática Clínica e ver uma transformação inacreditável nos meus pacientes e uma transformação inacreditável também na minha própria clínica que começou a crescer de uma forma que eu nunca imaginei né ao ponto de eu atender em cinco países diferentes presencialmente cobrando consultas às vezes e que eu nunca imaginei também que eu receberia para fazer um trabalho tamanho valor por quê porque aquilo que eu tinha aquelas ferramentas que eu aprendi aquilo
que eu fui desenvolvendo comigo mesmo e na Minha tese de doutorado e na minha prática Clínica auxiliavam a as pessoas de fato então uma pessoa que tem ataques de pânico e que em poucas sessões deixa de ter ataques de pânico ela paga o valor que for pela consulta porque vale a pena porque ela quer se livrar daquele sofrimento e ela vai investir Nisso porque não é mais um gasto é um investimento para uma qualidade de vida né assim como a gente os médicos são muito valorizados por isso né a pessoa tá com uma doença física
ela vai pagar quanto for para para que a doença é cesse porque é uma questão de vida ou morte e muitas vezes para muitos pacientes psicológicos também é quase uma questão de vida ou morte o sofrimento é tão atroz é tão grande que eles precisam de auxílio e a gente com essas ferramentas com essas vivências eh cognitivas eh afetivas e somáticas nós temos a a oportunidade de auxiliar esses pacientes profundamente tirar eles desse sofrimento e e isso vai ser valorizado Isso vai trazer segurança pro terapeuta e também ele se torna referência porque esse paciente que
conseguiu esses resultados ele logo rapidamente vai te indicar para outros pacientes e vai falar a respeito de você porque é raro um terapeuta que realmente auxilie o paciente profundamente que ajude ele a sair de um sofrimento muito profundo às vezes até ajuda mas demora muito tempo e com essas ferramentas isso se acelera um bocado e a gente pode trabalhar cada vez mais forte para uma vida saudável das pessoas para as pessoas se sentirem melhores se sentirem mais conectadas com a vida mais fluidas na sua existência mas a gente precisa estudar e a gente precisa também
ter as técnicas certas fazer as vivências corretas no momento correto e isso depende da sua presença como terapeuta então Eh isso é claro eu só consigo aprofundar mesmo nos meus treinamentos nas minhas mentorias nas supervisões que eu dou nos meus atendimentos a aqui eu vou te trazer um básico um uma introdução Então como que a gente pode começar né vocês aí começarem a trabalhar um pouco mais a parte somática nos seus pacientes né trabalhar mais a parte corporal né existem três fenômenos que revelam a afinação afetiva do paciente tá o modo como ele se comporta
na gravidade ou seja o modo como ele está no mundo no espaço o segundo a frequência cardíaca do paciente se tá muito rápida muito muito lenta e a respiração como é que tá o fluxo de respiração esses três fenômenos apontam a afinação afetiva assim como uma orquestra né Se o Coração estiver batendo bem ou a respiração tiver constante e tranquila e a pessoa estiver calma na espacialidade isso denota uma homeostase como eu falei lá no início ou seja um equilíbrio biológico da pessoa e psicológico ou seja a pessoa está psicossomatico estável agora quando a gente
vê na espacialidade no modo de estar no espaço o paciente muito inquieto batendo a perna eh com velocidade o batimento cardíaco muito acelerado a respiração muito rápida muito inconstante nós temos um sinal Claro aí de que ele está em alostase tem um desequilíbrio biológico e afetivo que tá trazendo esse paciente para uma aceleração e a aceleração indica ansiedade né é um indicativo de que a essa pessoa tá com ansiedade e o contrário um batimento cardíaco muito breve muito baixo uma respiração curta e um modo de estar na na na gravidade muito para baixo muito isolado
uma baixa vitalidade mostra uma alostase que aponta para uma depressão então só de Observar isso a gente já tem um possível caminho diagnóstico Diagnóstico como um conhecimento né Para nós nos orientarmos pra gente trabalhar esse paciente só nessas três fenômenos a gente já consegue observar alguma coisa e como é que a gente trabalha esses três fenômenos né a respiração Existem várias técnicas de respiração que a gente ensina lá na mentoria Existem várias técnicas de grounding que a gente chama que é para a pessoa estar mais presente na gravidade para ela sentir mais a gravidade e
existem também eh exercícios de coerência cardíaca para um reequilíbrio da frequência cardíaca do paciente esses três fenômenos que aparecem na Clínica o terapeuta precisa começar a observar em si mesmo então Observe quando você tá muito nervoso quando você tá muito agitado Observe como tá a sua respiração Como tá o seu coração como tá a sua relação com a espacialidade e tente uma afinação afetiva ou seja se afine afetivamente entre mais na intimidade com você mesmo diminuindo a sua respiração colocando seus pés no chão sentindo a sua presença é claro eu não vou conseguir aqui trazer
técnicas específicas para vocês porque é uma aula de YouTube não é um treinamento mas existem vivências em que nós podemos tirar o paciente Dea situação de ansiedade rapidamente apenas utilizando esses três orientadores a gravidade a respiração e a frequência cardíaca né então isso é só uma introdução para vocês perceberem a riqueza de possibilidades e quando a gente trabalha esses três fenômenos existe esse fenômeno do de baixo para cima o corpo Age para diminuir essa essa tensão para diminuir o stress emocional e isso vai levar uma mensagem pro nosso cérebro e a neuroquímica cerebral vai passar
a ser diferente do que era e isso é quase uma medicação natural né ou seja uma medicalização natural porque a gente muda a neuroquímica cerebral a gente consegue fazer isso tem estudos que mostram essa essa possibilidade sem a necessidade de utilizar um medicamento químico então é uma evolução da psicoterapia um novo modo de se enxergar a psicoterapia e a gente precisa se atualizar porque a psicoterapia simplesmente cognitiva ela alcança muito pouco e ela também cria uma desintegração entre diferentes abordagens porque aí começam a inventar milhares de abordagens psicológicas psicoterapêuticas psicanalíticas Cada uma mais diferente que
a outra eh criando uma dispersão na realidade que é o encontro Clínico entre paciente e psicoterapeuta e na postura fenomenológica que é a base de uma boa psicoterapia então Eh eu vejo que essa é uma oportunidade é um novo modo de enxergar a psicoterapia que nós precisamos nos aprofundar então acompanhe esse canal no YouTube com as aulas aqui Me acompanhe também no Instagram eh e Fique atento para que você possa aprofundar cada vez mais esse novo modo de ser psicoterapeuta integrando a psiquê e o soma o psicossomático integrando o ser do paciente em uma nova
em um novo modo de enxergar primeiro fazendo com você terapeuta faça com você primeiro perceba-se como um ser integral Saia Desse Frankstein que nós vivemos na atualidade na contemporaneidade de achar que as coisas estão todas separadas todas fragmentadas e que a ciência pode lê-las isoladamente não nós precisamos reintegrar as coisas precisamos ter um olhar integral sobre as coisas para ser um um olhar real e não um olhar representacional e a ciência moderna para a psicoterapia hoje ela é muito representacional ela trabalha por representação não trabalha a realidade clínica nós precisamos voltar paraa realidade clínica que
é o encontro paciente psicoterapeuta único singular e com uma capacidade e uma possibilidade imensa de auxílio pros nossos pacientes utilizando essa integração essa reintegração entre psiquê e soma entre o psicossomático integrando o ser humano tudo de bom para vocês subscreve o canal se você não é subscrito ainda e eu te vejo na próxima aula