O Gênesis é uma Copia ? (Rodrigo Silva) - 5° Congresso TDI Brasil

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e nesse momento eu gostaria de convidar ele que possui graduação em filosofia pelo Centro Universitário de Assunção mestrado em Teologia histórica pelo Centro de Estudos superiores da Companhia de Jesus especialização em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém com doutorado em Teologia bíblica pela pontífice Faculdade Teológica de Assunção e também é curador do mab Museu Arqueológico bíblico do UNASP e apresentador do programa SEMAL evidências que é transmitido pela Novo Tempo Uma salva de palmas para receber Rodrigo Silva uma boa tarde a todos boa tarde agora sim muito obrigado pelo carinho eu me senti muito querido e
muito Amado Eu louvo a Deus por isso é prer estar aqui é a primeira vez que a gente consegue conciliar a agenda para estar pessoalmente aqui e eu louvo muito a Deus por essa oportunidade quarta-feira já estou indo para as escavações em Israel a gente volta para lá espero que vocês possam orar para que dê tudo certo nas escavações estamos escavando na cidade laquis que é a segunda maior cidade da Judeia depois de Jerusalém Estamos descobrindo coisas muito interessantes que confirmam o relato bíblico mas como aqui o propósito é de inteligente então eu não vou
falar das escavações de laquis vou falar mais sobre o livro do Gênesis algumas considerações literárias sobre o livro do Gênesis que eu queria considerar aqui com os irmãos aqui vocês têm uma réplica uma réplica não original uma fotografia original do manuscrito mais antigo que nós temos do Gênesis ele data de aproximadamente 100 Anos Antes de Cristo e ele foi encontrado em Herbert keram foi na caverna número 4 e ele é um dos achados mais importantes que nós temos em relação ao livro do gênes é o mais antigo normalmente a teologia ensinava até tempos atrás que
o autor do Gênesis era Moisés e Moisés seria o autor dos cinco primeiros livros Gênesis Êxodo Levítico números e que o gênesis seria uma história real cobrindo fora o período da criação ah de 1800 antes de Cristo até 1600 a época de de de José alguns colocam entre 1800 outros colocam em 1600 eu coloco em 1800 então o gênesis seria desde a origem da terra até nesse período aí por 1600 esse era quase o Consenso teológico Porém isso mudou desde o período da alta crítica para cá e muitas faculdades hoje inclusive obrigado e muitas faculdades
hoje inclusive eh protestantes católicas na Faculdade de Teologia não aceitam mais isso eh eu eu sou membro do sbl que é o society of biblical literature que é maior encontro mundial de teólogos e eu confesso aos irmãos que cada ano que eu vou o último encontro foi em sano Antônio a gente volta mais desanimado com a tendência que a teologia moderna está tomando você falar que acredita na historicidade do Gênesis você parece um idiota ali na vista de todo mundo sabe porque é um penso quase da maioria dos dos teólogos que vem da Alemanha principalmente
da Alemanha dos Estados Unidos do Hemisfério Norte que aquilo tudo é uma grande parábola mas eles também não falam isso no vácuo eles dão argumentos e eu vou analisar alguns argumentos que eles dão E como que eu poderia responder esses argumentos do ponto de vista da arqueologia primeiro Será que o gênesis foi escrito por um autor mesmo ou compilado tardiamente por vários autores segundo seria o gênesis amente uma poesia ou ele pressupõe uma narrativa histórica seria possível a produção de um texto tão complexo no período do Bronze que é quando a teologia mais conservadora coloca
a produção do livro do Gênesis e por fim seria o gênesis um plágio Esses são as perguntas que nós temos que lidar e a resposta da teologia Liberal da teologia crítica é que sim o gênesis foi escrito por vários autores Moisés é um mero mito o gênesis foi composto a partir do do sexto século da nossa era para cá o gênesis é apenas uma poesia não tem nada de narrativa histórica ali o Gênesis não poderia ser produzido no período do Bronze porque Israel não teria uma cultura tão grande para produzir um livro como esse e
sim nessa época tardia ele era apenas um plágio da literatura eh sumeriana ou literatura babilônica que também estava na região ali da Mesopotâmia só que será que realmente as semelhanças entre o gênesis e o enuma elish ou o épico do atrahasis ou do gilgames há semelhanças eu não nego isso mas será que elas são uma prova em conteste da dependência literária deixe-me contar duas coisas pros irmãos aqui da parte da teologia quando os primeiros teólogos alemães começaram a colocar a hipótese documentária na Bíblia a ideia de que o gênesis tem vários autores que é uma
uma vários retalhos de textos de épocas diferentes isso Começou no folclore alemão não começou na Bíblia isso foi importado para dentro da teologia no folclore alemão haviam havia eh historiadores que queriam colocar as camadas da formação do folclore alemão só que depois de muitos estudos perceberam que tanto no folclore alemão como na poesia grega esses estudos não levaram a nada você não tem mais nenhum especialista em folclore alemão ou em literatura grega que defenda o método crítico histórico nessas áreas os únicos conservadores que ainda continuam usando o método que já não é mais usado lá
são os teólogos e hoje por exemplo a ideia de James frazer de pegar todas as mitologias semelhantes e encontrar eh eh que uma é independente da outra isso já está bem minado na na na academia mesmo Campbell já tem muitos questionamentos a respeito dele e nós podemos dizer que a semelhança entre o gênesis e alguma literatura mesopotâmica não é necessariamente uma dependência literária mas uma fonte histórica comum uma fonte histórica comum eu sou cristão o maense também é uma instituição Cristã eu posso emitir conceitos aqui não é porque eu pulei tirei de Calvino é simplesmente
porque nós estamos abordando a mesma fé cristã somente isso mas vamos falar um pouquinho da hipótese documentária para aqueles que talvez não sejam teólogos ou não conheçam muito bem a questão da teologia ela vem de longa data você tem primeiro Jean astr que era um médico ah depois você tem Vel husen que está ali do lado e eles simplificando simplificando mesmo porque a a crítica literária é uma coisa muito Alta alta crítica é uma coisa muito Ampla quando você pega o texto do Gênesis Capítulo 1 você lê na sua Bíblia assim Olha vou ler na
tradução em português No princípio criou Deus os céus e a terra a terra porém era sem forma e vazia havia treva sobre a Face do Abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas Então Deus disse haja luz verso 4 e Deus disse e Deus fez e Deus disse e Deus separou tudo Deus Deus Deus Deus quando você pega a sua Bíblia em português e passa para o capítulo do aqui muda o nome de Deus Capítulo 2 Versículo 4 Esta é a Gênesis do céu e da terra quando foram criados Quando o senhor Deus
os criou e não havia ainda homem verso 7 então o Senhor Deus formou o homem por que que no primeiro capítulo está chamando o criador somente de Deus e no segundo capítulo muda para Senhor Deus quando você vai no hebraico é justamente isso que você tem bar Elohim criou Deus o nome de Deus é apenas Deus Elohim quando você vai pro Capítulo 2 o nome de Deus muda hashem Elohim é o nome sagrado de Deus mas Elohim então obviamente que tem que ter dois autores aqui são dois do documentos distintos porque um documento chama o
criador por um nome o outro chama de outro Se você olhar bem até parece que no Capítulo 2 Versículo 4 tem um novo relato porque Gênesis Capítulo 1 Versículo 1 começa No princípio criou Deus os céus e a terra vai falar da criação quando vai pro 2 verso 4 diz assim esta é a Gênese do céu e da terra perdão Essa é a Gênesis dos céus e da terra quando foram criados Quando o senhor Deus os criou mas esa aí você já não tinha começado essa história a história começa de novo e aparentemente contradições entre
os dois relatos o capítulo 1 e o Capítulo dois eu estou dando o argumento que a alta crítica dá para depois responder Vocês entenderam eu estou dando o argumento deles veja bem no capítulo um Deus cria Adão e Eva de maneira simultânea simultânea Você vai no Capítulo 1 Versículo 27 assim Deus criou o ser humano a sua imagem a imagem de Deus o criou homem e mulher os criou quando você vai pro Capítulo dois conta a criação um pouco diferente o homem é criado primeiro Ele dorme e depois a mulher é criada no capítulo 1
Deus cria o céu a terra e tudo que neles há antes do homem as plantas Os animais são criados antes do ser humano já no capítulo 2 pare que eles foram criados depois do ser humano Olha o que diz o capítulo 2 até eu estava ouvindo a palestra do michelson Ali sobre os sete dias da criação Parece que tem uma contradição entre a primeira parte e a segunda porque nos sete dias da criação acabaram de ver isso agora na palestra Os Vegetais as plantas são anteriores à criação do humano do ser humano mas quando você
vai no capítulo 2 diz assim eh Capítulo 2 Versículo 5 não havia Ainda nenhuma planta do Campo na terra pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra também não havia ninguém para cultivar o solo mas uma neblina subia da terra e regava a superfície do solo Então o senhor Deus formou o homem do pó da terra e ele soprou nas narinas do fôlego da vida e o homem passou a ser alma vivente e o Senhor Deus plantou um jardim na direção do éem parece então
que as plantas foram depois do ser humano porque não tinha homem ainda para cultivar o campo na primeira parte fala que todas as árvores seriam comestíveis Quando você vai na na segunda não tem uma árvore que você não pode comer na primeira parte fala do Shabat no sétimo dia Deus descansa na segunda parte não fala nem de Shabat nem de sétimo dia nem de sete dias parece que tudo foi feito num momento só na primeira o homem ao homem é dado domínio sobre toda a criação na segunda ao homem é dado domínio sobre o Jardim
não sobre toda a criação sobre o Jardim Então como é que a gente avalia essas aparentes contradições da Bíblia e outra coisa não somente as aparentes contradições como que a gente também avalia o fato de haver dois relatos eu vou me por questão de tempo vou ficar apenas na na cria ação mas vocês sabem que se eu for a história do dilúvio também parece que tem dois relatos Paralelos do dilúvio E aparentemente contra conflitantes no parece que Deus trouxe um par de cada animal no outro não animais puros trouxe sete pares animais impuros um par
Por que dois relatos do dilúvio Por que dois relatos da criação não seria isso eh indício que nós temos mais de um autor e outra vou piorar quando a gente vai também aqui em Gênesis Capítulo 15 quando fala sobre eh Abraão Na verdade o capítulo 12 começa o chamado de Abraão diz que Deus chamou Abraão da da casa da parentela dele e chama esse lugar de urdos caldeus não podia ser ur dos caldeus não existia caldeia na época de Moisés quando a Bíblia fala também que eh Ló perseguiu o Abraão perseguiu os os sequestradores de
ló até a cidade de Dan não podia chamar dan dan não tinha nascido ainda então isso aqui não seria um indício de que o gênesis foi escrito por alguém menos por Moisés vamos começar a responder essas questões a comparação tradicional que nós encontramos na maior parte dos autores é entre o autor bíblico E os autores mesopotâmicos mas lembremos de uma coisa Atos Capítulo 7 Versículo 22 me dá uma informação que os teólogos da alta crítica por talvez não considerarem muito o texto bíblico ignoram Ou pelo menos não levam em consideração e eu eu como acredito
na historicidade da Bíblia eu quero prestar atenção nisso Atos Capítulo 7 Versículo 22 atos 7 22 e Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era Poderoso em palavras e obras se Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios um grande erro da teologia europeia alemã é que ficaram Por demais comparando o gênesis com a literatura mesopotâmica mas eu tenho que comparar o Gênese com a literatura egípcia eu não vou abandonar a as comparações com a literatura da Mesopotâmia eu vou fazer isso aqui hoje mas a atenção maior tem ser dada a
literatura do Egito e aqui eu me surpreendo com muitas coisas por exemplo arbal Thomas 6 em 1887 ele já havia observado pela primeira vez que havia paralelismos muito fortes entre Gênesis Capítulo 1 e a cosmogonia egípcia de hermópolis por exemplo a a a Cosmologia de hermópolis falava da profundidade caótica o fôlego movendo por sobre as águas o espírito de Deus a criação da Luz o surgimento da Colina Em meio às águas mas o trabalho dele não foi levado a sério quando a gente pega a forma como os egípcios desenham a a criação você vê que
ela é muito parecida com algumas questões do Gênesis por exemplo o hino de Amon mostra a mesma sequência de Gênesis Capítulo 1 e disse Deus haja luz e Deus viu que a luz era boa houve tarde manhã o primeiro dia no hino de Amom diz abriu Amom R seus olhos para ver e todos se iluminaram por meio de sua visão quando ainda não havia chegado o dia o primeiro dia a fórmula do Gênesis vai omer Elohim e disse Deus em hebraico você tem lá também nos textos egípcios Amon fala e o que deveria ser se
faz P pensa e ordena o que deseja atam ou Atom tomou o anúncio em sua boca apenas uma advertência com relação aos nomes egípcios Nós não sabemos exatamente a pronúncia do egípcio faraônico a maneira como nós pronunciamos é de acordo com François champon então às vezes eu vou falar Aton aten Amon amum Tá certo Não se preocupem com essa variação na pronúncia um autor judeu Y auda Ele identificou várias semelhanças entre Gênesis 1 e 2 e textos do antigo Egito e também influências egípcias em todo o pentateuco há tantas palavras e expressões idiomáticas egípcias no
pentateuco que do ponto de vista literário é impossível dizer que aquele livro foi produzido na Babilônia a pessoa que estava escrevendo em hebraico ali tinha um substrato egípcio muito grande eh na na sua forma de pensar e um autor mais recente James hoffmeyer também encontrou importantes Paralelos entre o gênesis e a literatura egípcia daqui a pouquinho eu vou explicar para vocês eh também que uma coisa que alguns podem levantar então Moisés plagiou a literatura egípcia Vamos responder isso daqui a pouco Olha o gênesis começa berechit e é interessante que a expressão berechit é que significa
no princípio ou no começo e rexit vem da mesma raiz da palavra Hebraica ros que significa cabeça então a a cabeça criou Deus os céus a terra eu tenho até uma questão hermenêutica que eu não vou entrar no detalhe com vocês aqui mas só para vocês saberem nós temos um problema ali no hebraico de Gênesis Capítulo 1 Versículo 1 porque literalmente em hebraico está escrito em princípio não no princípio em princípio literalmente é assim que está escrito lá mas se está escrito em princípio Por que que 100 das bíblias traduzem no princípio Será que 100%
das bíblias estão erradas inclusive as bíblias judaicas eu só tenho uma explicação Que Eu Não Vou defender Minha tese aqui a única maneira de eu traduzir aquilo por no princípio sendo que não tem artigo próprio ali artigo definido é se ali estiver falando de nome próprio de uma pessoa e nós temos bons rabinos que falam que o princípio tem um então o princípio ali é uma pessoa não é um tempo através de uma pessoa chamada resit criou Deus os céus e a terra e quando você vai pro Novo Testamento esse reit o princípio é o
verbo eu não vou delongar disso aqui mas nós temos argumentações gramaticais sobre isso olha que interessante como é que os egípcios começam o relato da criação deles eles falam sempre do zep tpj e zep tpj significa a cabeça primordial tanto é que o desenho é uma cabeça como no Gênesis você tem expressões como por exemplo a kem e nebi que significa martelar um metal e em que pesa o fato de que a cúpula que o céu a expansão dos céus raquia não é algo sólido como muita gente pensa a palavra raquia seria melhor traduzida por
expansão dos céus e não por um domo Mas é interessante que a raquia tem uma relação com nebi também Badalo qu Deus fala que ele separou as águas também nós temos muito isso uma relação no nos na literatura egípcia meric caré que é uma literatura da 10ª dinastia século X antes de Cristo ela tem um texto também que fala da criação e olha o que ela menciona que o no grande tratado da sabedoria que a divindade colocou limites nas águas deu o fôlego de vida a seus narizes porque são semelhanças daquele que surgiu de sua
carne há muita semelhança entre a forma como isso aqui fola e o gênesis antes de eu continuar deixa-me apenas explicar os irmãos uma coisa antes que alguns pensem no plágio isso aqui para mim até agora não está evocando um plágio de Moisés está evocando uma aia de Cultura egípcia daquele que escreveu o gênesis Esse é o meu ponto quem escreveu Gênesis estava muito mais aculturado ao Egito do que a qualquer relato da Mesopotâmia Esse é o ponto e com isso aqui eu encontro dificuldade para aceitar a tese tão bem colocada aí em tantos congressos que
o gênesis é um plágio da literatura sumeriana porque quem escreveu O Gênesis não segue nada da literatura sumeriana senão algumas semelhanças no relato mas semelhanças por semelhanças como eu falei se os dois estiverem falando do mesmo evento É lógico que eu vou encontrar semelhanças outra coisa mais embora exista quase uma dúzia de Mitos egípcios da criação os quatro mais importantes são aqueles que surgiram quatro lugares principais de culto Heliópolis mfis hermópolis e Tebas esses quatro eh interligam entre si e eles mostram uma coisa interessante a primeira coisa que me chamou atenção é que todos esses
mitos egípcios eles separam duas narrativas eles contam primeiro a criação do céu da terra e das águas quase não dando muita ênfase a criação do ser humano e só no segundo momento no segundo relato eles falam com destaque da criação humana só no segundo destaque É como se eu por exemplo a história de Martinho Lutero Tá certo e no primeiro momento eu falar assim pois é Martinho Luther foi um reformador europeu que em 1517 foi o precursor da reforma protestante quando ele rompeu com o catolicismo Martinho Lutero era da Alemanha Ele estudou em erfurt Ele
estudou direito que que eu fiz num primeiro momento eu falei do Martinho Luther de uma maneira muito genérica ficando apenas como um europeu num segundo momento eu volto à lupa agora para o personagem Martin Lutero falando que ele estudou direito que Ele estudou em erfurt na Alemanha eh falei que era da Alemanha antes eu não falei de qual país Ele era falei apenas que era europeu alguém que vir esse relato a posterior pode pensar que é uma contradição Martin Luter era europeu ou alemão nós sabemos que hoje isso não é uma contradição mas alguém que
não conheça esse contexto pode no futuro falar olha o Prim primiro relato dizia que ele era europeu o segundo dizia que era alemão são dois relatos distintos não necessariamente o grande problema da al crítica é que ela surgiu desculpem-me ser franco nisso aqui por teólogos a maior parte deles alemães Ant semitas e que nunca tinham saído da Alemanha para ir pra terra santa para investigar arqueologia então há muitos anacronismos Esse é o problema quando você vai investigar o texto no local onde ele foi encontrado você vê que Muitos daqueles paradigmas não fazem sentido algumas coisas
que parecem contradição não são Olha o que interessante Cyrus Gordon ele mostrou nesse segundo relato da criação da humanidade os egípcios davam ênfase a como a humanidade foi criada e fala inclusive do do Deus rum e da sua esposa requet na criação do ser humano você tem a requet que tem a cabeça de sapo que está aqui embaixo e o Run que tem a cabeça de um carneiro e eles estão criando a o o ser humano e Vocês conseguem perceber que parece uma mesinha Aquilo não é uma mesa aquil é uma roda de Oleiro se
é uma roda de Oleiro o ser humano tá sendo criado de quê do barro e aquilo que a requet está na mão é a anc é a vida eterna e ela coloca a anc nas narinas do ser humano para que ele passe a ser uma Bá que é uma uma alma que vive eu confesso para os irmãos que quando eu vejo essas semelhanças a primeira coisa que eu penso é o seguinte por que que eu acho que não foi um plágio eu vou mostrar no final da palestra porque que eu creio que não é um
plágio mas no início deixe-me apenas advogar uma tese que todos esses mitos assim como o gênesis são oriundos da tradição adâmica como houve uma uma história adâmica real evidentemente que a aqueles que vão contar essa história vão ter elementos similares entre si sem necessariamente um ter plagiado o outro o que eu estou descobrindo aqui é que o relato da criação do homem do pó da terra como um vaso de Oleiro e e interessante que até em hebraico a palavra para fabricar o ser humano eassa é é tanto pro ser humano como para pro homem como
paraa mulher quando fala criar o homem fala yatsa que é é como se Deus pegasse o barro e fizesse um jarro assim de qualquer jeito quando vai falar da mulher é Ban Aí você pega o jarro e dá todo o contorno todo ou seja o homem foi feito a machadada a Eva foi feita mais bonitinha é o hebraico diz isso quando fala assim que o homem Deus fez o homem do pó da terra é yatsar pegou o o barro e fez assim e quando eu fala que fez a mulher é Ban é outro verbo Olha
aí outros outras paredes egípcias mostrando também a criação do homem o Deus rum ali então nós temos dois tipos Paralelos de relato um primeiro que relata a criação de deus da terra ali você tem a a chu a aquele homem deitado representa a terra tá certo e aquela mulher em pé representa o céu e o outro relato dando atenção à criação do ser humano Então como falei com vocês tem esses quatro centr centros de culto Heliópolis mfis hermópolis e Tebas e eles têm muitos pontos similares eles falam do Caos o surgimento da terra seca das
águas e dois relatos da criação e Deus o Deus da criação geral que não revela o nome dele isso é importante isso é importante Deus não revela o nome dele na criação geral e por quê depois vou explicar vocês por E aí vem depois um segundo relato a criação do ser humano os egípcios reconheciam a criação por três atos autocop palavra divina e modelagem do barro não temos autocop na Bíblia mas temos a palavra divina e a modelagem do Barro Então como falei a a o nome pode ter uma pronúncia diferente Amon ou amun é
o Deus Criador em Tebas Mas quando você vai em mfis esse Deus Criador é chamado de ptá em Heliópolis o Deus Criador é chamado de atum ou de rá e eu tenho em casa alguns textos hieroglíficos interessantes que numa primeira parte o Deus Criador tem o nome dele escrito de um jeito numa segunda parte de outro jeito depois de outro jeito então eu percebo que fazia parte do estilo de escrever egípcio mudar o nome do Deus Criador para dar uma ênfase diferente a um aspecto dele então quando eu pego essa realidade egípcia e e volto
pro Gênesis o fato de o capítulo um Deus ser chamado por um nome no capítulo dois Deus ser chamado por outro nome não é nem de longe indício de dois autores era apenas o indício de que quem escreveu estava escrevendo aos moldes do que eram escritas à literaturas egípcias Vocês entenderam porque quando você queria destacar um aspecto da divindade se chamava por um nome quando queria destacar outro chamava por outro nome e estava no mesmo relato no mesmo relato agora olha que interessante Amon ele é chamado como oculto você tem aqui itur a remf em
egípcio significa a ti ó grande Deus cujo nome é desconhecido ren é o nome tem aquela boquinha com aquela aquele mar ele ren ren renf F é o é a a terceira pessoa o nome dele eu tu ele o nome dele o seu nome é desconhecido a e o seu grande nome ra né e i ra RF o seu grande nome é desconhecido os egípcios entendiam e preste atenção que curioso isso que se o Deus grandioso revelar o verdadeiro nome dele para você de cara você terá poderes mágicos sobre ele então não era bom saber
o nome desse Deus senão você poderia manipulá-lo e Eles guardavam os nomes dos Deuses usando outros nomes no lugar mais Gerais agora raciocinem comigo onde que o povo hebreu estava quando Moisés foi buscá-los para tirar da terra da escravidão no Egito eles ficaram séculos como escravos no Egito eu não sei quantos dos que estão aqui presentes são descendentes de Libaneses italianos ah alemães mas talvez muitos que sejam D descendentes de pessoas que vieram pro Brasil nos anos 50 nos anos 60 você só é descendente mas você não sabe nem falar o idioma do seu ancestral
talvez nunca foi lá Muitos são assim quantos japoneses aqui do bairro da Liberdade São japoneses tem sobrenome de japonês tem o olho de japonês mas ele gosta de arroz com feijão ainda toce pro Corinthians eu de futebol não entendo nada eu eu eu sou uma lástima qualquer time que eu falasse aqui ia ter uma assim não eu sou tão eu sou tão distraído com com futebol que eu tô conseguindo não vou falar quem com o jogador de futebol uma camisa assinada por jogadores pra gente poder fazer dinheiro e mandar pro Rio Grande do Sul aí
eu cheguei para ele na cara de pau e pedi assim você consegue então uma camisa para mim do Corinthians e tudo e tal ele Rio falou assim tudo bem mas já tem tem um bom tempo que eu sair do Corinthians eu tô agora no outro time assim que eu entende futebol viu se se futebol fosse religião seria ateu mas Vocês entenderam a comparação que eu fiz dos Japoneses do Brasil agora imagina que isso aconteceu também com os hebreus no Egito Eles podiam até em casa falar hebraico uns com os outros ali como o japonês pode
até em casa falar japonês alguma coisinha ali tem alguma tradição mas em grande parte o povo hebreu que saiu do Egito era egípcio Vocês entenderam a minha fala o povo hebreu que saiu do Egito era egípcio Quando Moisés tem a visão da sarça ardente a primeira pergunta que ele fez quando Deus apareceu para ele foi Qual Qual o teu nome e no primeiro momento o que que Deus fez não revelou o nome dele por que está perguntando acerca do meu nome Pareci até com a pergunta que Jacó tinha feito também por se Deus revelasse o
nome dele de cara Moisés podia com background egípcio ter uma ideia que podia manipular Deus no princípio não falou o nome dele o povo hebreu que foi o primeiro a receber o gênesis isso que nós precisamos entender e os teólogos da alta crítica também não entenderam isso o Gênesis não foi escrito para os brasileiros do Século XXI embora espiritualmente a sagrada escritura se destina a todos nós eu não nego isso é claro a Bíblia foi escrita por para toda a humanidade mas do ponto de vista literário o Gênesis não foi escrito para atender as demandas
cognitivas do Rodrigo no século XX ela foi escrita para atender aos hebreus que tinham saído do Egito sendo assim se de cara no primeiro capítulo Deus revela o nome dele pedagogicamente Moisés não estaria fazendo um bom negócio por isso que o nome de Deus foi revelado no capítulo dois quando eu fala da criação da humanidade repito irmãos não significa que Moisés estava endossando paganismo não mas vocês sabem que tem questões que são culturais deixa-me dar um exemplo para tornar bem didático o que que eu quero dizer é só um detalhe que eu acabei de ver
que alguém perdeu uma carteira e tá aqui em cima olha Maria Cristina Ribeiro Pinheiro tá aqui uma carteira de motorista aqui não vou entregar para alguém aqui a gente tinha avisado antes ningém Ah tinha tá então pronto é que arqueólogo encontra tudo se fosse um biólogo ele ia falar não i d na o arqueólogo encontra é esse que é o problema a arqueólogo e Detetive meu amigo mas voltando a que eu estava dizendo eu eu explico isso com detalhe para não parecer que Moisés estava endossando paganismo ou sendo contaminado pelo paganismo Tem coisas que são
culturais eu vou dar um exemplo para vocês quando alguém espirra por educação O que que você fala Sa mas isso é Pagão sabiam disso vem desde a época Romana e depois na Romana bizantina e medieval na época medieval acreditar quando a pessoa espirrava a alma da pessoa saia pela boca então você tinha que gritar uma bênção para que a alma voltasse Essa é a origem Essa é a origem do saúde bless agora eu pergunto a vocês você vai parar de falar saúde por causa disso vai parar você não tá sendo Pagão hoje você está sendo
apenas educado eu vou piorar se Jesus Cristo estivesse aqui agora e alguém espirrasse Jesus ia falar saúde ou não não Jesus ia falar saúde ou não ia Olha bem se é uma questão de educação eu vou eu vou responder com uma comparação bíblica Jesus chava os meses do ano por nomes pagãos porque na época do do Judaísmo do segundo século os meses mudaram de de de nome o mês de Abib que é o mês da primavera virou o mês de Nissan que veio da Babilônia e Jesus falava uma língua pagã também que eu era aramaico
língua da Babilônia Jesus falaria saúde por educação os irmãos entenderam por educação Se Jesus tivesse aqui Jesus falaria assim vai com Deus e ele estaria negando a onipresença de Deus os irmãos entenderam há coisas que são pagãs e nós não podemos ter relação alguma com elas eu não estou negando isso mas há coisas que são simplesmente culturais se Moisés no primeiro capítulo já colocasse berechit bará hashem Elohim os judeus iam pensar assim Ah os hebreus Esse é o nome de Deus então vamos manipulá-lo como ele não escreve escreveu pro Rodrigo ele escreveu para os hebreus
no início ele não revelou o nome de Deus por isso que o gênesis tem dois relatos para que aquele povo pudesse entender ogdoad por exemplo ele também mostra os os quatro pares de divindades que criam tudo a a água o céu a terra e é muito parecido com a estrutura do Gênesis aqui tá aquilo que eu já tinha falado com vocês e quando eles criam eles criam tudo sempre em duplas E por que essa dualidade isso aqui é importante tudo no na cultura egípcia era doal eles falam do alto Egito e do baixo Egito o
faraó tinha duas coroas a coroa branca e a coroa vermelha coroa do alto Egito e do baixo Egito você tinha o Rio Nilo e o deserto as Terras Altas e as terras baixas o faraó era chamado Senhor das duas terras toda a mentalidade egípcia era em duplas em duplas eles raciocinava Assim vocês sabem que às vezes nós não percebemos o padrão de raciocínio que nós temos pela cultura vou dar um exemplo para vocês e quando eu estava escavando na USP Eu lembro que uma vez eles contavam lá de uma arqueóloga eh índia de origem indígena
que ela escavava lá na Amazônia uma das maiores especialistas em arqueologia da Amazônia e ela escavava em Redondo sempre que a gente aprende a técnica de escavação a a gente escava quadrículas é sempre quadrado essa arqueóloga Doutora pela USP quando ela dirigi os sítios arqueológicos lá ela escavava buracos redondos Por que que vocês acham que ela escavava redonda e não quadrado indígena cultural porque o indígena o background cultural dele é todo em cículo é o ciclo da água é o ciclo do tempo é a oca que é em ciclo a aldeia eles colocam tudo em
ciclo tudo em círculo Então ela também na hora de escavar não fazia sentido para ela fazer um quadrado ela fazia um círculo se Moisés fosse escrever um tratado Arqueológico para essa indígena ele I ensinar em ciclo não em quadrado então ele estava falando com os hebreus numa linguagem que eles pudessem entender e qual que era a linguagem que eles entendiam pares pares que eles viviam na terra que eles ouviam Tudo aos pares as divindades aos pares o alto Egito baixo Egito a coroa uma a coroa dois do Faraó ou o Senhor das duas terras então
por isso para ficar didático o gênesis também tem que vir aos pares dois relatos da criação dois relatos do dilúvio e não tem nada a ver com dois autores é apenas uma maneira de facilitar e não somente isso Vejam as dualidades que aparecem ali não dualismos dualidades é diferente tá bom primeiro dia olha como é que Moisés fala de uma maneira para facilitar o entendimento de um Hebreu que estava na cultura egípcia Deus faz separação entre a luz e as trevas Por que que ele não chama o dia apenas de dia não tarde e manhã
água de cima água de baixo porção seca que são os mares ervas que D semente árvores que dão fruto luminares luminar maior do dia luminar Menor da noite Estações Dias anos vida marinha vida nos ares animais domésticos animais selvagens homem mulher Deus estava respondendo Moisés estava sob inspiração Divina escrevendo para os hebreus então o grande anacronismo de alguns teólogos liberais é que eles pelo antissemitismo que pegou universidades como stutgart e outras da Alemanha grandes Universidad E essas universidades não queriam nada de background judaico abandonaram o Judaísmo e por não entender a mentalidade e quando eu
falo judaísmo não tô falando do do judeu europeu da idade tô falando do judeu do passado não tinham contato com a terra nunca tinham ido lá era só Palestina não tinha ainda arqueologia não tinha nada então eles não sabiam a que povo aquele texto estava respondendo então realmente se eu não entendo para quem o texto foi dito eu vou analisar como se ele tivesse sido escrito para mim e na minha concepção eu sei que tem editores aqui pessoas que representam editoras você jamais aceitaria um livro escrito por mim que eu começo a história daqui a
pouquinho eu começo de novo a mesma história que eu tinha começado você você ia mandar eu corrigir se eu escrevesse um livro hoje como Moisés escreveu o gênesis a editora ia me devolver o manuscrito para refazer é Claro porque eu tô escrevendo para brasileiros ele tava escrevendo para Hebreus aculturados ao Egito e é curioso que aí eu mesmo lá na Mesopotâmia Eu também Encontrei pelo menos dois casos não tão forte como o Egito mas pelo menos dois casos de um relato duplo da criação e esse aqui por exemplo que fala o primeiro relato com enqu
e Ná e nós temos também um outro que é o atres o épico do atra rasses que fala que primeiro eh os deuses criam o paraíso Deuses para trabalhar no Paraíso e somente depois que cria a humanidade está aí no no époco do atra rassis que inclusive vai falar do dilúvio também agora olha que coisa mais interessante olha por isso que ao mesmo tempo que eu sou um acadêmico eu sou um crente E perdoe-me se eu não conseguir separar as duas coisas não me peçam para fazer isso como acadêmico eu encontro certas coisas que a
minha fé fala assim uau não é possível eu falei que Moisés escreveu de uma forma egípcia Ficou claro isso para ficar didático para um povo que estava acostumado à cultura egípcia agora olha que interessante pela lógica Moisés tinha que escrever em que língua que que você acha que que língua você acha que Moisés tinha que escrever na língua dos egípcios ou na Língua Portuguesa ou na língua inglesa í egípcio não eu perguntei para ele que eu tô achando interessante como é que tá prestando atenção as crianças e alguém me perg tô lá da Rede Super
as crianças vão conseguir entender entendem e aqui olha porque que eu não tenho fé suficiente para ser ateu Como diz Norman geisler Você lembra aquele texto de Atos lá que eles falavam e cada um entendia na sua própria língua o meu programa Evidências as crianças entendem na língua delas explica isso explica Espírito Santo você tá Como é que é seu nome Nat naan Tá certo ele tinha que escrever nessa língua aqui Natan ó eu tenho laser aqui não tem ó ele tinha que escrever nessa língua aqui ó porque é óbvio é óbvio lul mesmo que
eu saiba falar em outros idiomas se me pedir para escrever um livro eu prefiro escrever milhões de vezes em português é a minha língua ou Moisés também se ele não quisesse escrever em egípcio ele podia escrever na L na na escrita coniforme lá da Mesopotâmia mas Deus falou você não vai escrever em nenhuma das duas você vai escrever em hebraico mas como escrever em hebraico se não existia escrita Hebraica aí deixa voltar aqui O slide mostrar uma coisa tanto a língua egípcia como a língua sumeriana e depois o acadiano são línguas silábicas você lê lê
você lê assim ó li shanum acad tum assim que que se lê em acadiano em egípcio é tudo silábico mas quando Moisés fugiu de Faraó ele foi pra terra de midiã e na terra de midiã perto ali da península do Sinai onde tá lá ABC foi inventada uma forma de escrita de mineiros não mineiros de Belo Horizonte Eu queria tanto que fosse eu ia puxar Eu Sou de BH mas ia tá sendo e eh falso aqui mineiros que trabalhavam nas minas de turquesa eram homens provincianos que não tinham cultura suficiente para escrever na elaborada língua
dos faraós nem na Língua coniforme Lá da Mesopotâmia então sabe o que que eles fizeram eles inventaram o alfabeto o alfabeto não foi inventado pelos fenícios o alfabeto já exti ia pelo menos 500 anos antes inclusive lá nessa escavação arqueológica que nós estamos participando lá em laquis eh ano retrasado uma das alunas da nossa universidade lá no tenesse ela encontrou um pente pensou que era um pedacinho de osso colocou na na cesta ali não deu muita importância levaram para laboratório e perceberam que era um Marfim isso já chamou atenção porque Marfim Israel então certamente era
alguma coisa importada quando a professora que era um pente de mafim e ampliou ali estava uma escrita alfabética datada entre 1800 e 1500 anantes de Cristo a mais antiga escrita alfabética encontrada em Israel no sítio arqueológico que nós estamos explorando Quando eu digo escrita alfabética essa escrita começou por pessoas simplórias olha como é que o Espírito Santo usa as coisas fracas para representar para né envergonhar as grandes eles inventaram as letras olha olha as letras que eles inventaram Parece coisa de criança já que eles não podiam escrever com as letras egípcias nem com as conformas
eles adaptaram isso aqui por exemplo é a letra eh seria o re aqui vai ser o beit Essas são letras eh isso aqui foi encontrado no Egito em vários exemplares por exemplo nessa finge pequena aqui também na parede das minas a língua dos Mineiros eles encontraram e também serabit Elim as escritas todas escritas simplórias de pessoas que eram muito provincianas para escrever de maneira tão complexa como mandavam os faraós então eles escreviam assim e foi essa escrita silábica primitiva agora tô falando no sentido evolucionista da palavra primitiva Vocês entenderam eu não acredito na evolução das
espécies mas na evolução da escrita pode falar escrita primitiva foi nessa escrita primitiva que Moisés começou a escrever o gênesis e foi essa escrita primitiva que virou depois a nossa escrita Hebraica e até a que nós temos hoje quer ver por exemplo eh olha a letra O Alf do do hebraico hoje é assim ó assim que é o Alef mas como é que o Alf era desenhado nessa época aqui aqueles mineiros ou os egípcios faziam assim essa letra aqui do do boi tá certo que a letra u u ó ela temesse som mais cultural aqueles
Mineiros do Sinai Eles não sabiam fazer desse jeito tão bonito assim quando eu falo letra do egípcio lembra que é sempre uma sílaba tá bem aqui passou a ser uma letra mesmo mas não tá um boi mais fraquinho E por que que os mineiros do Sinai escreveram esse boi mais fraquinho vamos falar de onomatopeia onomatopeia é quando você imita o som de algo ou de um animal isso varia de país para país por exemplo como é que o cachorro faz em português auau e em inglês vuf vuf vuf como é que é A onomatopeia de
gemido em português ai como é que é o gemido em inglês out não muda de país para país pra gente como é que o boi faz mas boi não faz bu a gente chama boi de boi porque a gente pensa que ele faz bu mas boi não faz bu nem mu eu nunca vi boi fazend assim com o beiço né que boi é beiço nãoé lábio nunca vi a gente que a gente que traduz para português o que ele tá fazendo sabe como é que eles imaginavam o som do boi ó ó Então essa forma
ó virou um som uma letra O ó essa letra Ô perdão voltando essa letra evoluiu e começar a desenhar desse jeitinho é o mesmo boi ó as orelhinhas OS os chifres a orelhinha is aqui já quando os fenícios fizeram ó aí depois os gregos a colocaram assim depois assim os latinos vieram e colocaram assim e a virou a posso posso dar mais um exemplo para vocês Essa foi a primeira letra que os mineiros inventaram e os fenícios aperfeiçoaram a outra letra ele a outra letra é isso aqui ó Isso aqui é o desenho em egípcio
você lê isso aqui como sendo per per e significa casa aí eles desenhavam no início assim os mineiros também como sendo casa mas depois eles pensar assim não pera aí tá errado porque o egípcio mora numa casa de tijolos os mineiros como nômades moravam em quê onde é que nômade mora tenda então eles desenhavam uma tenda é como se fosse o chão e a tenda aqui ó A Tenda e o cercadinho dela você faz a tenda e põ um cercadinho de pedra e sabe como é que o egípcio chama casa de per sabe como é
que eles chamavam casa bait bait então isso aqui virou a letra Vit bait depois os fenícios aperfeiçoar ela ficou assim os gregos fizeram assim e ela virou a nossa letra b a b Alf bait agora qual que é a vantagem espiritual de tudo isso vocês vão entender daqui a pouquinho olha no início como é que o re era desenhado a letra re que é a palavra R cabeça depois foi Mudando mudando até ficar no formato atual assim é o alfabeto que foi encontrado ali na península do Sinai e provavelmente Moisés escreveu o gênesis usando esse
tipo eh de letra um pouco mais cursiva mais primitiva né dá só uns dois exemplos para vocês olha quando eles iam escrever o nome Deus seria o Alf que é o boi a força Tá certo e o lamed que é um cajado Então como Deus sendo aquele aquele aquele forte que conduz que o boi é o forte que conduz quando eles quam falar do pai o forte da Casa Av e assim foram formando as palavras olha o milagre o fato de Moisés ter escrito nessa língua nesse nessa escrita primitiva dos mineiros permitiu que o gênesis
pudesse ser lido durante todos os séculos Desde aquela época até hoje se ele houvesse escrito na linguagem egípcia teríamos que esperar até a época de François champon para poder decifrar o gênesis e poder ler porque só em 1822 que François champon decifrou a pedra de roseta que a gente pudesse ter a gente pode ler imagina se Moisés tivesse escrito na língua do faraó Às vezes a lógica humana não é bem a lógica de Deus né Eu quero terminar aqui porque eu só tenho 10 minutos respondendo a questão da poesia alguém pode falar assim a poesia
pode traduzir história sim porque o hino nacional traz a história do Brasil de uma forma romanceada ali na na poesia mas não pode levar a a fogo e ferro aquilo só que deixa-me dizer a vocês que em primeiro lugar poesia na Bíblia não é o mesmo sentido de poesia romântica que nós temos a poesia para eles tinha um sentido de dar ênfase facilitar a memorização a Rara raramente você vai encontrar rima na poesia Hebraica raramente a maior parte da poesia Hebraica são Paralelos lembra que começou com Moisés tendo uma uma mentalidade toda paralela por causa
dos egípcios olha como é que o Salmo é colocado em paralelo senhor como tem multiplicado os meus adversários São muitos os que se levantam contra mim é a mesma coisa dita de duas maneiras perceberam Olha o Salmo 491 ouvi isso isto todos os povos inclinai os ouvidos todos os moradores do mundo é a mesma coisa ou não é Amós 5:24 corra porém o juízo como as águas e a justiça como um Ribeiro Impetuoso você pega o Salmo 1 verso 6 porque o Senhor conhece o caminho caminho dos justos porém o caminho dos ímpios perecerá aqui
é um paralelismo antitético no primeiro você fala a mesma coisa com palavras diferentes no segunda forma você coloca ideias Opostas em paralelo Salmo 96 germina e Brota pela manhã mas a tarde murcha e seca olha por exemplo o Salmo 51 compadece-te de mim ó senhor Ó Deus segundo a tua benignidade apaga as minhas transgressões segundo a multidão da tuas misericórdias lava-me completamente da minha iniquidade purifica-me do meu pecado pois eu conheço as minhas transgressões meu pecado está sempre Diante de Mim contra ti contra ti somente pequei fiz o que é mal diante dos teus olhos
os irmãos estão percebendo como é que a mentalidade deles é sempre de Paralelos se a mentalidade de Paralelos eu não devo me surpreender do Gênesis ser escrito em forma de paralelo não tem nada a ver ser dois autores é apenas a maneira como eles raciocinam por que que eles faziam em paralelo para facilitar a memorização por isso que a poesia era algo assim presta atenção que isso aqui é importante você tem que decorar agora o mais curioso Gordon ver ele não somente ele tem vários outros autores gerad kuto Lor L eles destacam que o gênesis
tem elementos de poesia mas aqui que tá o pulo do gato não é poesia pura há vários livros que eu poderia citar por exemplo Walter Kaiser que defendem que o gênesis muita gente fala a poesia do Gênesis em termos hebraicos Gênesis não é poesia pura não vou dar os argumentações aqui por causa do tempo além guios gesenius também Gênesis não é poesia pura vou dar só um exemplo para vocês embora haja elementos de poesia no Gênesis em vários momentos ele quebra a narrativa poética para mostrar que ele é uma história por exemplo esse vav consecutivo
o vav é aquela letrinha que está destacada em vermelho ali você tem o vav conjuntivo o vav conjuntivo é quando você quer falar um e por exemplo o rei e o cavalo ramel V rasus O Rei e o cavalo anive eu e você tudo bem mas tem um outro vá que é o vá consecutivo esse vav consecutivo ele só é usado em narrativas históricas e o gênesis está repleto Gênesis ali de vav eh consecutivo Por exemplo quando fala berechit bar l ramar no princípio que o Deus dos céus e a terra ver raret e a
Terra era sem forme vazia isso que na sua tradução em português aqui da João Ferreira de Almeida ou a nova versão internacional e a Terra era sem forma vazia esse Não é vá conjuntivo é vá consecutivo Isto é próprio de narrativas históricas então você pode até não acreditar nessa narrativa mas você não pode dizer que o autor não estava escrevendo história Robert maab que é doutor em línguas e literatura do Antigo Testamento ele escreveu um tratado um trabalho muito importante e ele fala o seguinte o que é pertinente a este argumento é que o vav
consecutivo que é mencionei para vocês aparece 55 vezes nos 34 Versículos encontrados em Gênesis 1 1 a 23 assim o vav Ah consecutivo no prólogo da narrativa do Gênesis é consistente com material narrativo encontrado no restante do Gênesis então nós estamos falando de algo eh real eu não vou poder argumentar aqui mas há muitas pessoas também que para adequar o relato bíblico ao relato evolucionista tentam transformar os dias da criação em dias simbólicos primeiro não são Eu lamento por causa do tempo eu não vou poder argumentar mas eh tem inclusive o declaração do Dr Robert
macabe também que ele mostre que o yom como ele yom é dia em hebraico da maneira como ele está no Gênesis ele não pode referir-se a outro período de tempo senão o dia de 24 horas há muitos biblistas e hebra que dizem isso então tentar adequar os dias da criação a eras infinitas para a adequar o relato bíblico A Teoria evolucionista não é condizente com o que está no relato bíblico repito alguém pode até fazer isso mas não as custas do que está no texto original hebraico e eu quero eh também a questão do vael
toledot Essas são as gerações isso também é próprio de narrativa histórica eu quero dizer só mais uma coisinha aqui para terminar quer dar um último argumento PR os irmãos esse trabalho do bold Foi incrível ele fez uma amra aleatória estratigráfica de 48 textos narrativos e 49 textos poéticos e o que que ele descobriu quando você fala verbo Infinito ou verbo finito é o verbo completo em hebraico Tá certo pode ser o verbo pretérito se quiser não é bem o passado vamos colocar como fosse o verbo passado é um verbo completo aí o seguinte na poesia
na poesia você tem uma uma situação do verbo finito que é diferente da narrativa histórica Então vou mostrar para vocês vejam bem quando eu pego Êxodo 14 Êxodo 14 eu tenho a narrativa histórica do Povo o Êxodo 15 Eu tenho aquele Cântico Vamos abrir aqui a a Bíblia rapidamente eu não quero delongar muito no meu tempo aqui mas isso é um detalhe que eu queria compartilhar com os irmãos Quando nós vamos aqui em Êxodo capítulo 15 Você tem o cântico de Moisés Cântico isso aqui é poesia aí a gente percebe o seguinte quando o Êxodo
14 foi escrito o que está em verde é esse verbo perfeito ou verbo pretérito Olha a quantidade de uso do verbo pretérito ou perfeito em Êxodo 14 Quando você vai para Êxodo 15 que muda para uma canção um hino uma poesia Olha como os verbos pretéritos diminuem acentuadamente e em vermelho e amarelo você tem um uso maior do imperfeito e do perfeito perceberam Olha a diferença de Êxodo 14 Êxodo 14 olha como é que os verbos pretéritos são muito maiores do que o imperfeito e o perfeito mas quando vai para exodo 15 que é uma
um hino uma música olha como é que diminui acentuadamente o verbo pretérito e você tem os outros ali Quando você vai para juízes Capítulo 4 que também juízes Capítulo 4 que também é a mesma situação olha como é que o verbo pretérito se destaca na parte narrativa histórica e como é que ele fica diminuído na parte eh de hino de poesia de canção e assim por diante agora vamos aplicar esse mesmo padrão a Gênesis Capítulo 1 olha como é que o verbo pretérito está e quando a gente vai por exemplo pro Salmo 104 que é
uma poesia Aí sim o Salmo 104 é uma poesia da criação olha como é que o verbo pretérito diminui e o imperfeito sobe não sei se ficou Claro esse argumento aqui para os irmãos estatisticamente falando Gênesis Capítulo 1 está na mesma condição literária de Juízes 4 de Êxodo 13 e não de Salmo 104 a mesma coisa acontece com o dilúvio e por fim meus irmãos eu termino aqui com uma parte espiritual se eu disser que o gênesis é uma figura de linguagem se eu disser que o gênesis é uma novela se eu disser que o
gênesis é uma lenda é uma alegoria uma história eu estou criando muitos problemas teológicos por quê em primeiro lugar eu estou desmentindo Jesus porque Jesus quando fala da volta dele ele compara os dias anteriores ao dilúvio se o dilúvio for um mito então a volta de Jesus também é um mito Jesus quando fala do casamento ele ele usa como argumento Adão e Eva se não ouve Adão e e Eva então eu sei mais de Bíblia do que Jesus que eu estou desmentindo Jesus eu tô falando que é uma alegoria Jesus acreditava é porque Jesus era
pré-moderno quando Paulo fala que por um homem Adão entrou o pecado no mundo e o pecado à morte quando eu digo que Adão é uma figura de linguagem eu estou sabendo mais de Bíblia do que o apóstolo Paulo quando a Bíblia fala que o o o dilúvio foi Universal e eu falo que foi só uma inundação eu tô dizendo que Deus é mentiroso porque Deus falou com Noé que nunca mais ele mandaria um dilúvio como aquele no mundo e e o Rio Grande do Sul se o dilúvio fo uma inundação Então Deus quebrou a promessa
dele que nós tivemos inundação no Rio Grande do Sul então nós temos que tomar muito cuidado porque são muitas partes do novo testamento que tratam o gênesis como história real e a base dos Evangelhos é o gênesis se eu tirar essa base a pirâmide toda começa a cair porque se não houve o relato da criação Como como é se não houve o pecado original então a morte o abrolho o o espinho a a dor de parto todas as coisas que nós temos hoje como consequência do pecado não são coisas consequências do pecado são coisas naturais
não houve um pecado que trouxe essas coisas se não houve o pecado que trouxe essas coisas então também não há necessidade de remissão se não há necessidade de remissão O que Jesus veio fazer na cruz do Calvário chama minha atenção que uma das últimas mensagens do Apocalipse Capítulo 14 é vi um outro anjo voando pelo meio do céu com a mensagem para ser dada a todo aquele que habita sobre a terra dizendo com grande voz temei a Deus e dá-lhe glória Pois é chegada a hora do seu juízo e adorem aquele que fez o céu
a terra o mar e as fontes das águas Por que será que Deus inspirou o apóstolo João a ver um anjo dizendo que essa seria a mensagem para tempo do fim é porque talvez ess é a mensagem que precisa ser resgatada porque senão tudo cairá o gênesis é a base do evangelho que Deus abençoe a todos
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