Como as vinhetas da Globo manipulavam suas emoções (principalmente a do Supercine)

2.1M views2730 WordsCopy TextShare
Aprofundo
📩 Contato Comercial: aprofundo@pypa.ag Nesse vídeo eu vou te provar como a vinheta do Supercine é ...
Video Transcript:
tem uma sensação que eu sei que você lembra você tá no seu quarto ou na sala quase dormindo e ouvi isso [Música] oferecimento nova linha Dove controle de queda lugar de cabelo é na cabeça e de repente você é tomado por sentimentos noturnos com as luzes da cidade batendo na janela alguns carros passando a geladeira fazendo barulho a melancolia e solidão batem sabendo que você vai ver um filme de investigação suspense ou terror Você pode achar que tudo isso é coincidência mas não é nesse vídeo eu vou te provar como a vinheta do Supercine é
meticulosamente pensada para manipular suas emoções em como ela mistura Jazz nostalgia e até o Capiroto [Música] Tudo começa com um dos maiores designers do mundo o Hans donner o Hans doner nasceu na Alemanha em 1948 mais cedo foi viver na Áustria em 1974 Depois de ler uma reportagem sobre o design publicitário produzido por profissionais Brasileiros decidiu ver o país na época a Globo não tinha um departamento de arte e as aberturas dos programas eram realizadas por uma firma terceirizada ao ver os trabalhos do designer Walter Clark diretor-geral da Globo na época o contratou imediatamente em
1975 ele se mudou para o Brasil com o seu primeiro trabalho aqui que foi a criação da nova marca da Rede Globo tipo só isso né Tipo esse é o trabalho do cara a partir daí Ele formou o departamento de bibliografia que cuida de toda a programação visual da empresa e de todos os seus produtos novelas jornalismo programas infantis Esporte humor e vários outros revolucionou o design brasileiro justamente por sua forma e fora da caixa de utilizar tecnologia 3D formas geométricas e atores em live-action para realizar suas Faces visuais que marcaram quase todos os brasileiros
ele a sua equipe criaram uma abertura do Fantástico do Planeta dos homens de 76 Viva o Gordo Tv Colosso Jornal Nacional Jornal Hoje a polêmica vinheta da globeleza E também o plantão da Globo eu sei que parece Óbvio mas já notou que conforme o dia vai anoitecendo os telejornais também vão isso é o poder e o dever do Design mas quando chegava na parte da música Era o próprio Bonner que escolhi os compositores vamos por exemplo pensar no plantão da Globo no começo existiu um plantão Globo em edição especial e se você acha que o
atual dá medo se liga nesse aí Globo informa em edição depois é chamada virou o plantão do telejor que geralmente passava no horário mas o Boni sabia que precisava de um plantão híbrido para passar em qualquer horário e que chamasse a atenção de quem tava assistindo a emissora então promoveu um concurso interno para eleger a melhor trilha e o ganhador foi o João Nabuco com essa música horripilante que a gente conhece até hoje mas por que que essa música causa tanta angústia no brasileiro o design com as câmeras voadoras se aproximando da tela girando O
Globo vai entender que o acontecimento a ser noticiado tá sendo visto pelo mundo todo e tem um impacto minimamente Nacional o escrito plantão na tela junto com a logo do canal gigante ficam congelados por alguns segundos até a música acabar gerando uma sensação de ansiedade aversão considerada mais amedrontadora é essa que tem luzes vermelhas piscando assim o primeiro plantão da Globo nesse formato foi ao ar em 19 de Agosto de 1991 no intervalo da Tela Quente noticiando a crise na União Soviética o plantão criou uma associação a nossa cabeça que sempre remete alguma tragédia a
morte de alguém importante guerras e desastres era sempre alguma notícia que iria impactar as nossas vidas de alguma maneira o contexto do plantão era sempre inesperado ele geralmente entrava cortando a programação no meio sem aviso por isso muitas pessoas levaram um susto quando a música entrava e a música criada por João na boca em sua composição é bem simples mas muito efetiva ela tem dois arranjos que quando tocados juntos dão uma sensação de urgência e credibilidade a melodia do baixo é um fato com quinta [Música] é uma forma de acorde chamada de power shard que
é muito usada em Rock seja em heavy metal que enfim para ser uma nota mais pesada e repetitiva e a melodia que rege a trilha tem um trickzinho bem legal no campo da ciência ainda permanece um enigma mas a percepção é que acordes maiores emane uma sensação de alegria enquanto acordes menores evocam uma sensação de tristeza pelo menos essa é a percepção da maioria das pessoas no século 19 Herman Von hels um pesquisador alemão demonstrou que acordes menores Dão origem a padrões de ondas sonoras mais intrincados menos harmônicos e menos confortáveis para o processamento auditivo
essa peculiaridade poderia explicar a sensação de tristeza que experimentamos ao escutá-los Só que tem um furo de roteiro aí se esse fenômeno é puramente biológico a gente pode dizer que todo mundo tem essa percepção certo não as tribos adotam uma abordagem completamente oposta do acidente para essas tribos acordes menores Associados a emoções positivas ao passo que acordes maiores estão relacionados a emoções negativas mas considerando que você seja uma pessoa que perceba acordes maiores como felizes e menores como tristes o que o João Nabuco faz aqui é brincar com as suas emoções a escala que o
compositor usa aqui se chama falídio Ou seja é um conjunto de regras para se seguir na Melodia mas as regras existem para serem quebradas se Nabuco fosse seguir exatamente o que a escala diz ele usaria um ré menor ou seja uma nota que evoca tristeza [Música] Mas em vez disso ele toca um ré maior Ou seja uma nota que evoca alegria [Música] a melodia junta Então fica assim um misto de alegria e tristeza que faz você ficar confuso sobre o que sentir tudo isso ao som de uma nota pesada e repetitiva e assim nasce uma
obra-prima das vinhetas da Globo se você está curtindo esse conteúdo até agora se inscreve no canal para não perder outros vídeos e deixa o like que é de graça isso me ajuda muito e se você quiser assistir os vídeos do canal antes de todo mundo conversar comigo sugerir pautas e ainda me ajudar a expandir o projeto aperta nesse botãozinho aqui chamado seja membro se o valor couber no seu bolso você vai me ajudar muito a manter esse canal ativo obrigado agora outra vinheta que gerava incômodo e urgência nas pessoas era do acerto o seu relógio
no horário de verão [Música] a trilha tem um ritmo acelerado com várias notas tocadas em sequência ela causava uma sensação de urgência justamente sugerindo que o tempo está passando o relógio tá correndo e você precisa acertar o seu relógio se não vai ficar o tempo errado a vinheta dava quase uma ordem para quem existia se você não acertar o seu relógio você vai estar vivendo no tempo errado e você tinha que sair acertando o relógio de pulso da cozinha do celular na época quando não tinha essa opção automática do computador e etc e tinha a
vinheta que passava meia-noite para você adiantar ou atrasar o seu relógio que aflição hein meu Deus e os mesmos conceitos seguem várias vinhetas antigas que marcaram a nossa vida como por exemplo do intercine tinha esses acordes pesados sendo alternados pela percussão a do corujão que a gente nunca assistiu o filme até o final e ficava tipo OK tá tarde pra caramba e eu ainda tô acordado vou me ferrar amanhã essa sensação também vinha com a vinheta do Domingo Maior mais conhecida do acabou o fim de semana o Jazz do Programa do Jô que era calmo
melódico e tranquilo assim como seu programa [Música] mas de todas essas vinhetas a que mais me entregou durante todos esses anos foi a do Supercine e finalmente eu descobri o porquê primeiro o design a vinheta do Supercine em questão de gráficos é uma das mais simples o conceito segue o caminho de rolos de filmes entrelaçando Até formar um s de super enquanto as cores são predominantemente azul e amarelo uma paleta bem noturna e é isso eu não tenho muito mais o que prestar atenção tendo design é tão simples o que se destaca é a música
Roger Henry é músico Maestro e compositor e responsável por mais de duas mil trilhas da Rede Globo incluindo entrevista revista Época ele diz em quase 40 anos de carreira eu brinco que eu sou um homem invisível porque ninguém sabe que eu existo é um trabalho enorme Como no cinema e se ninguém percebe é porque tá bem feito a sessão começou em 1981 sendo exibido nas noites de sábado após a novela das 8 horas passando filmes mais adultos e com te esse violento e sensual em função do seu horário de exibição de 1981 até 1984 ela
tinha uma vinheta mais longa com outra música ainda nessa pegada no ar mas bem diferente do que a consagrou a nova vinheta estreou em 84 sendo reformulado diversas vezes conforme a tecnologia e os aspectos das TVs e o mudando até chegar nessa aí que é atual que daqui a pouco eu falo sobre isso mas por que que justamente essa trilha causa tanto estranhamento e melancolia Tudo começa [Música] o gênero nasceu nos Estados Unidos principalmente entre as comunidades afro-americanas no final do século 19 e início do século 20 combinando diferentes tradições musicais como músicas africanas europeias
e americanas foi um dos primeiros estilos a dar grande destaque a improvisação onde os músicos criam novas melodias e ritmos no momento isso trouxe uma nova dimensão a música permitindo que os músicos se expressassem de maneira única a cada apresentação Além disso O Jazz também desafiou as normas musicais da época incorporando elementos rítmicos e harmônicos inovadores e teve um papel fundamental na Luta pelos direitos civis nos Estados Unidos pois permitiu que os músicos afro-americanos se afirmassem e fossem reconhecidos por sua criatividade ao longo do tempo influenciou muitos outros estilos musicais e deu origem a várias
semificações como swing o funk o Fusion e até o conhece hoje como lo-fi associação do Jazz com bares vida noturna e à noite tem raízes históricas e culturais que remontam as origens do próprio gênero musical nos primórdios do Jazz muitas das apresentações aconteciam em ambientes noturnos como clubes bares e cabarés isso estava relacionado ao fato de que muitos músicos de Jesse é um artistas itinerantes ou trabalhavam durante o dia em outras ocupações então eles costumavam tocar a noite o ambiente noturno proporcionava um espaço mais descontraído e íntimo onde as pessoas podiam relaxar socializar e dançar
durante o período de proibição nos Estados Unidos quando a venda de álcool tava proibida os bares clandestinos se tornaram locais populares para as pessoas se reunirem consumirem bebidas e legais o Jazz muitas vezes era tocado nesses lugares contribuindo para a associação do gênero com ambientes noturnos e uma certa rebeldia cultural por isso para uma sessão de filmes mais adultos e um sábado à noite um Jazz é para outro quebra-cabeça fazer sentido a gente precisa entender o conceito de consonância e dissonância acordes consonantes eles são instáveis e harmoniosos transmitindo uma sensação de repouso e conclusão as
suas notas se encaixam bem em umas com as outras gerando uma sensação agradável para o ouvido [Música] por outro lado acordes dissonantes são acordes que soam instáveis [Música] gerando Uma expectativa e uma necessidade de resolução para um acorde consonante [Música] as suas notas têm combinações que geram atrito sonoro gerando uma sensação de aflição esse sons estão por toda parte na nossa vida por exemplo o código sonoro que indica que o seu fone JBL conectou no Bluetooth é [Música] mas o código sonoro que indica que o seu Android está com bateria baixa é esse aqui [Música]
tudo certo Opa mas acho que tem algo errado hein ou seja na maioria dos casos quando um acorde dissonante é tocado o nosso ouvido pede por uma conclusão de relaxamento só que o Roger não faz o que o nosso ouvido espera na verdade ele faz isso [Música] tá Lucas mas o Jazz era feito para relaxar ficar de boa e curtir a noite então porque que essa trilha causa o efeito contrário nas pessoas a trilha do Supercine utiliza acordes consonantes e dissonantes assim como em várias músicas de jazz mas não é qualquer acorde dissonante é um
chamado trítono lembra que Eu mencionei o sete pele lá no começo então a história começa assim durante a Idade Média a Igreja Católica exercia uma influência significativa sobre a música e a sua teoria músicos e teóricos musicais trabalhavam seguindo as regras e princípios da igreja o trítono devido a sua natureza dissonante não se encaixava bem nas estruturas rígidas da música sacra e era considerado um acorde do diabo o termo diabolos e música que significa o Diabo na música em Latim era frequentemente usado para se referir ao triturou acredita-se que essa Associação tenha sido influenciada pelo
Desejo da igreja de manter a música sacra harmoniosa e agradável aos ouvidos evitando os intervalos dissonantes que poderiam criar uma sensação de desconforto ou perturbação essa associação do Triton com o diabo foi amplamente perpetuada por teóricos musicais e essa reputação maligna do intervalo também pode ter sido influenciada por crianças culturais superstições da época e por ter sido utilizado em várias músicas de heavy metal mas segundo outras fontes o termo diabolos e música Era só para dizer que era difícil cantar esse intervalo por isso o nome [Música] Além disso o fator da memória afetiva é algo
muito presente a sensação de medo e desconforto vem desses acordes Mas também se relaciona quando assistimos o Supercine quando éramos crianças e adolescentes o sentimento de estar acordado tão tarde assistindo um filme que você não deveria ver causa esse momento quase perigoso a reformulação da identidade da Globo era inevitável e eu por trabalhar com designer tanto tempo fiquei apaixonado pelo re branding que a marca sofreu tudo parece funcionar perfeitamente é colorido jovem diverso e moderno e de algum modo ainda perpetua tudo que o Hans criou mas quando o assunto são as novas vinhetas e quase
todas elas agora tem um aspecto minimalista branco e muito sem graça as trilhas também são plásticas e genéricas É uma pena o incrível entender que essa sensação de medo não é um puro acaso o poder da Globo vai muito além do que a gente imagina tanto design do Hans donner que revolucionou a emissora e o design no mundo como um todo até a meticulosa escolha das trilhas do João Nabuco do Roger Henry e de todos esses outros e outras que a gente nem sabe o nome Mas querendo ou não fizeram a trilha sonora das nossas
vidas Talvez seja o saudosismo talvez seja nostalgia sei lá depois de todos esses anos essa trilha além de medo pode causar saudade de um tempo mais simples onde a sua única preocupação era saber se você ia ter medo do filme que ia passar ou se você podia tá assistindo aquele filme até tarde amanhã domingo eu preciso dormir já tá tarde então boa noite Oi meu nome é Lucas Seixas eu sou jornalista e criador de conteúdo para mais conteúdos para saber de bastidores e ficar atento Quais são os próximos vídeos me segue no Instagram @a profunda
ideias e para mais conteúdos rápidos no Tik Tok no arroba aprofundo quando eu tô gravando esse vídeo a gente está quase nos 25 mil inscritos e quase 450 mil visualizações Eu nem estou acreditando gente de verdade isso aqui parece um sonho muito obrigado se você gosta do trabalho que eu faço aqui no YouTube considere ser membro do canal que assim você pode assistir os vídeos dois dias antes você pode trocar uma ideia comigo sugerir pautas é bem legal eu tenho certeza que você vai curtir além de me ajudar a continuar fazendo esse canal crescer e
tá ativo é isso Até a próxima de novo muito obrigado por ter assistido esse vídeo até o final e a gente se ver daqui a pouco até mais [Música]
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com