Curso de Arduino Para Iniciantes: Aula 2 - Variáveis (2022)
28.38k views3723 WordsCopy TextShare
Lobo da Robótica
Na Aula 2 do Curso de Arduino Para Iniciantes você vai aprender o que são Variáveis, e para que as v...
Video Transcript:
o Arduino e variáveis seja bem-vindo aula 2 do curso de Arduino para iniciantes e nessa aula que eu vou falar para você o que são variáveis para que que serve as variáveis e Como que você pode utilizar as variáveis dentro dos algoritmos na programação Arduino se você quiser aprender tudo isso é só você assistir esse vídeo até o final então solta a vinheta [Música] E aí e Paula Mateus aqui seja bem-vindo aí canal e aqui a gente fala sobre programação Arduino internet das coisas e o mundo de Tecnologia em geral se você quiser receber as notificações dos próximos conteúdos é só você fazer sua inscrição nesse vídeo aqui para receber sempre que eu postar um vídeo novo E lembrando que essa daqui é a aula 2 da série de vídeos sobre o curso de Arduino para iniciantes que eu tô fazendo Você não assistiu à aula uma ainda é muito importante eu dou uma visão geral sobre a programação Arduino você pode dar uma olhada lá Inclusive eu utilizo um simulador para testar o Arduino e você pode utilizar aí no seu computador também você não precisa nem ter a plaquinha para fazer os exercícios lá e para aprender essa plataforma essa aula que eu vou falar para você o que são as variáveis para que servem as variáveis e como que você utiliza as variáveis nos seus algoritmos a partir de agora é uma bem importante eu espero que você curta que você assista até o final para você aprender no começo ao fim tudo que você precisa saber sobre as variáveis no Arduino mas antes de iniciar o tenho dois recados Olha só o primeiro deles é óbvio você precisa descer aqui nos comentários e deixar o seu #lobo estou aqui para mim saber que você passou por bom saber que você teve aqui que o segundo recado é mais importante ainda da semana do dia 22 ao dia 26 agora de novembro vai rolar black friday do Lobo da robótica Então a gente vai fazer condições especiais do treinamento de Arduino pro curso completo de Arduino Por sorte o rack para o curso de internet das coisas e também para o kit é um kit Arduíno kit completo para iniciantes se você quiser receber essas condições você precisa descer aqui no primeiro link da descrição e entrar no grupo do WhatsApp porque é lá dentro que a gente vai mandar esse as ofertas Então vai ser do dia 22 ao dia 26 não ser ali cinco dias né da segunda até na sexta que finalizam a sexta do Black Friday e se você quiser receber suas condições que a gente nunca fez antes é só você entrar no grupo lá para receber a gente não vai postar isso em nenhum outro lugar eu não vou divulgar isso em nenhum outro lugar você precisa estar lá dentro do grupo para você receber essas ofertas então se você gosta do mundo da tecnologia se você gosta da programação Arduino se você quer aprender mais sobre Arduino programação de internet das coisas programação de automação residencial você precisa entrar no grupo para receber e essa é a chance que você tem que entrar com uma condição exclusiva dentro desses treinamentos então desce aqui ó no primeiro link da descrição e entra no grupo do WhatsApp lá para você receber essas ofertas lembrando do dia 22 ao dia 26 não tem depois e não tem é só nessa semana Beleza então vamos lá vamos começar aqui o nosso estudo sobre as variáveis do Arduino que a primeira coisa que eu preciso te explicar é o que são as variáveis e para te explicar isso eu preciso que você lembra de um conceito bem importante que provavelmente você aprendeu no ensino médio ou se você fez técnico ou graduação você relembrou isso depois você lembra da fórmula de báskara só nossa forma de básica isso aí talvez eu lembrasse 15 anos atrás mas agora não é mais não hein a fórmula de Bhaskara eu não sei se você lembra mas ela tem algumas letras e alguns números tá então ela tem lá o b e o c lembra lá mais ou menos bem raiz quadrada de alguma coisa enfim existe lá ele vai falar que eu sou lembro também né por aí Quebrou as perna né mas tem las letras a b e c Você lembra para que que significa essas letras a b e c as letras a b e c las representaciones em algum número você lembra disso a gente substitui ali o ar por um número o b por outro número que você por outro número para achar o resultado da Fórmula de báskara E por que que a gente usa o a Bios e para representar esses números na equação Porque como é uma fórmula a gente pode substituir o a b e o c por qualquer valor para a gente chegar no resultado da nossa resposta então o ar ele pode ter qualquer valor o bebê ele pode ter qualquer valor e os e ele também pode ter qualquer valor a mesma coisa vale para quando a gente fala de variáveis dentro da programação Arduino as variáveis nada mais são do que nomes que você dá para valores Isso significa que essa variável pode receber qualquer valor então quando eu declaro uma variável do tipo inteiro eu posso atribuir a essa variável aí esse nome qualquer valor pode ser cinco pode ser 50 pode ser 200 pode ser 9. 522 pode ser qualquer valor e eu consigo trabalhar com esses valores ao longo do meu algoritmo por exemplo assim ó imagina que você precisa fazer um algoritmo para somar 2 o que o usuário digita imagina que você fez um algoritmo que o ali o teu probleminha com Arduino e esse programinha ele vai receber o número que o usuário digita ele vai receber o outro número que o usuário digita ele vai somar esses dois números e apresentar para o usuário pode ser para um tipo de sistema para algum tipo de gerador de senha para qualquer coisa mas o importante é você entender que o usuário ele vai digitar esses valores e você como projetista do algoritmo né projetista do projeto você vai ter que pegar esses dois valores e somar só que não tem como você saber durante a programação Quais são os valores que o usuário vai digitar ele pode digitar cinco 50/200 900 encontro o outro valor e pode estar 249 mil dez mil Então não tem como você saber isso antes não tem como você programar o algoritmo já prevendo Qual é o número que o usuário vai digitar como que a gente faz então essa esse cálculo né esse algoritmo você vai pegar atribuir o valor que o usuário digita para uma variável atribuiu o usuário o outro valor que o usuário digita para outra variável e você vai e as duas variáveis essas variáveis elas podem assumir qualquer valor que o usuário digitar durante o programa que ele está sendo executado então você não precisa saber previamente o que cada pessoa vai digitar você simplesmente coloca uma variável a louca um espacinho de memória esses passinhos eles vão ser substituídos pelos valores que a pessoa digita é por isso que é tão importante você utilizar as variáveis Mas você sabe aonde que as variáveis ficam armazenadas dentro de um microcontrolador basicamente existem dois tipos de memória a gente tem a memória RAM EA memória ROM a memória RAM ela é uma memória volátil Ou seja a memória que ela é apagada sempre que você Remove a alimentação do microcontrolador enquanto a memória ROM é onde ficam armazenados os algoritmos ou os dados permanentes que é quando você salva alguma coisa e você pode tirar energia no microcontrolador que mesmo assim ele vai conseguir salvar aqueles dados ali e esses dois tipos de memórias né eles armazenam dados diferentes no caso das variáveis e armazenadas dentro da memória RAM então se você atribui o valor para uma variável e você Remove a alimentação do microcontrolador você desliga ele os valores eles são apagados o Arduino ele não salva esses valores na memória eu vou te mostrar daqui a pouco no algoritmo então você não pode é salvar um valor em uma variável e esse valor você queira trabalhar com ele depois Porque se esse microcontrolador ele desliga você perde o acesso a esse valor porque ela é apagada literalmente quando a gente tira a alimentação do microcontrolador quais são os tipos de variáveis a gente já vai fazer na prática daqui a pouco você pode atribuir que no Arduino existem cinco tipos de variáveis é muito importante por sinal tá tem a variável do tipo yin e essa variável é a mais simples de todas a variável do tipo int ela consegue guardar um valor inteiro um número inteiro eu não vou inteiro significa que ele não tem, Beleza o número inteiro ele não tem, é um número como 1 2 5 10 15 porque imagina assim ó e você vai criar um projeto para Contagem bom então você precisa contar as peças que passam numa esteira você vai usar o Arduino para isso e você também vai utilizar uma variável para armazenar essa Contagem Porém você concorda comigo que não tem como passar duas peças e meia ou passa uma peça ou passa duas peças não tem como passar duas peças e meia ou três peças e meia tenho para fazer o armazenamento desses dados que a gente usa um tipo de variável inteira ela vai contar 1 2 3 4 5 e assim por diante sem vírgulas no número depois a gente tem o tipo de variável chamada de fruit variável front é a variável que consegue armazenar números com, então se você precisar armazenar o valor de uma temperatura por exemplo como 36. 5 graus você utiliza uma variável tipo pilote a terceira variável e não menos importante é variável do tipo puxar tá favorável tipo caractere a gente consegue armazenar um caractere dentro dessa variável e ela é muito utilizada para gente fazer comparações por exemplo Imagine que você quer criar um algoritmo que toda vez que a p o Ge no teclado você quer que o algoritmo seja executado o que ele faça alguma coisa ou que o Arduino acione uma lâmpada ou pior do hino aciona o ar condicionado por exemplo você pode utilizar uma variável do tipo puxar para você armazenar o que a pessoa tá digitando então você consegue armazenar um caractere sendo ele uma letra ou um número você consegue fazer o armazenamento dos dois eu vou abrir um parêntese aqui porque existe também um ponteiro de charque é um tipo de texto que a gente consegue armazenar é como se a gente Gracie um do vetor com vários espacinhos com vários caracteres a gente armazenar um texto mas isso é um pouco mais complexo eu não vou abordar aqui nesse momento existe também a variável do tipo string variável do tipo string é literalmente um ponteiro deixar você consegue armazenar um texto você consegue lá e digitar um texto grandão lá dentro dessa variável do tipo string você consegue apresentar coisas para o usuário textos para usuário texto sim display tudo utilizando a variável string inclusive você consegue salvar dados que a pessoa tá digitando dentro desse tipo de variável e a última variável e não menos importante é variável O que é variável booleana não sei se você já ouviu falar ou não mas é esse tipo de variável eles conseguem armazenar ou comparar dados de verdadeiro ou falso e para você entender isso é bem simples quando você entra na sua casa você liga o interruptor ali da parede para acender a luz esse interruptor ele tem duas fases certo tenho ligado e desligado o booleano funciona da mesma maneira ele tem um estado que é ligado ou Verdadeiro ele tem um estado que é desligado ou falso e você consegue armazenar esses dados de verdadeiro ou falso dentro da variável do tipo Bull esse tipo de variável muito utilizada para fazer controle de luzes e de acionamento de aparelhos eletrônicos que se usa bastante tipo de coisa agora você precisa vir aqui no computador comigo que eu vou te mostrar como que você faz para utilizar as variáveis dentro do simulador E como que você usa as variáveis nos seus algoritmos vem cá bom ele é só tô aqui com a minha colinha então eu preciso te mostrar isso aqui ó para você declarar uma variável para você atribuir um valor né para dentro de uma variável você vai usar essa sim táxi aqui ó é o tipo da variável mas o nome dela é igual ao valor Então olha aqui embaixo imagina que eu criei uma variável do tipo inteira ou seja para mim armazenar um número inteiro dentro do nome Zinho num tá foi esse aqui o nome que eu dei para minha variável num eu vou atribuir o valor de 50 para essa variável então eu uso essa sim táxi aqui ó em né é o tipo da variável o nome dela igual a 50 Vale lembrar que o igual nesse caso aqui ele tá dizendo que atribuição não tô fazendo uma comparação de igualdade o igual aqui ele é representa atribuição então eu tô atribuindo-a ao número avaliador não o valor de 50 Se eu quisesse fazer uma comparação da linguagem de programação do Arduino eu uso igual igual igual igual a uma comparação nesse caso tô comparando-se o que tem dentro da variável não é igual a 50 mas como eu não quero comparar eu quero atribuir pegar os 50 e a louca nesse espacinho de memória aqui eu vou utilizar apenas um igual essa é assim táxi aqui tem alguns recados Olha só você não pode usar caracteres especiais aqui a variável então eu não posso chegar aqui por exemplo e começar a variável como um parentes ou colocar um ponto vou colocar uma, não pode utilizar se não pode usar acentuação então eu não posso vir aqui e colocar um assento aqui por exemplo nua não posso fazer isso e o orgulho não vai deixar eu utilizar uma variável dessa maneira eu não posso utilizar também a primeira letra como um número então eu não posso vir aqui e começar uma variável como oito num por exemplo não posso fazer isso porém eu posso colocar número no final da variável posso vir aqui e colocar no nome dela O número aqui no final eu só não posso começar com o número e eu também não posso utilizar variáveis reservadas o que eu quero dizer com isso dentro aqui do Arduino tem a função if e else daqui a si e os e não se você não assistiu à aula um volta lá e assiste aula um antes eu não posso por exemplo dar um nome da minha variável como ir porque essa é uma palavra reservada da ordem ela tem uma outra função dentro do algoritmo então eu não posso utilizar variável não posso utilizar palavras reservadas tem que ser uma palavra única para dizer que àquela variável é sua e foi você que criou agora a gente vai ter a prática usando o simulador tinkercad tão vou vir aqui para o meu simulador eu já tô com ordens aqui dentro vou abrir a água Cold aqui no cantinho show de bola ao invés de fazer a programação em blocos eu vou fazer a programação um texto tá porque eu sei que é bem mais complexo eu consigo fazer muito mais coisas utilizando a programação um texto a primeira coisa que você precisa saber aqui do algoritmo é que a gente vai simular a comunicação serial olha só que interessante você pode ver que tem um cabo USB aqui né um desenho de um cabo USB e quando eu dou Play aqui eu dou um start simulations ele liga esse cabo USB no meu Arduino significa que primeiro eu tô alimentando o Arduino com o meu cabo USB alimentação elétrica e eu também consigo ler as coisas que o Arduino tá fazendo através do meu computador olha só que interessante Então eu posso programar o Arduino aqui vira aqui embaixo ou no serial monitor que é uma espécie de comunicação que eu tenho entre o meu computador e o Arduino e Vale lembrar que a comunicação serial é utilizado a prova várias coisas você pode utilizar comunicação serial para conectar o Arduino módulo wi-fi o Bluetooth no módulo ethernet e várias outras coisas e um recado bem importante também é que se você tá utilizando a comunicação serial ele faz aqui através da porta 1 e 2 então você não pode utilizar essas portas se você tiver utilizando a comunicação serial imagina que é uma espécie de conversa um chat Zinho que você abre com Arduino que você consegue enviar comandos e receber dados dele através da comunicação serial para gente utilizar a comunicação serial primeiro de tudo e apagas esses algoritmos aqui mas a gente precisa dizer por lindo que a gente quer fazer a comunicação serial então eu vou dar o seguinte comando serial dentro aquele void setup.
Being 9600 entre parênteses e no final preciso colocar um ponto e, se você não assistiu à aula a gente já falou disso não não mas vamos acelerar aqui para não ficar muito longo essa aula Beleza eu vou teclar algumas variáveis aqui agora olha só que interessante lembra que eu falei para você que se eu quiser mas eu não valor inteiro eu preciso utilizar uma variável do tipo int então eu vou decorar aqui ó int e o valor o nome da variável vai ser num e eu quero atribuir para essa variável o valor de 9688 Esse é o valor que eu quero atribuir para mim avaliava eu posso criar também uma variável do tipo float Então vou criar aqui ó flute vou dar um nome para essa variável eu vou colocar um dois e vou atribuir o valor para essa variável de 15688. Cinco Lembrando que como a linguagem de programação é inglesa né a gente escreve os algoritmos em inglês a gente utiliza o ponto ao invés da vírgula, tem uma outra função aqui dentro dos algoritmos então se você quiser colocar um número quebrado utilize aqui é o ponto para representar a, beleza aí a gente pode criar também uma variável do tipo shar eu posso vir aqui colocar achar colocar o nome dela como o caractere e vou atribuir o valor para essa variável de se Lembrando que para você declarar uma variável do tipo caractere você precisa colocar aqui ó entre "pode ser" Páscoa simples ou "duplas não tem problema nenhum E tem também o tipo de variável string Lembrando que estranha com S maiúsculo e eu posso colocar aqui ó um texto para ela e entre aspas também eu posso vir aqui e digitar um texto Olha só eu sou um o texto beleza eu sou um texto posso vir aqui e já tem um teste eu também posso utilizar o último tipo de variável né não menos importante mas bem utilizada também que é o tipo bulbo eu não posso colocar aqui Boo é tipo botar o nome dela de tipo e eu vou atribuir como posse beleza eu declarei aqui ó os 5 tipos de variáveis que a gente falou e eu posso ao longo do meu algoritmo agora trabalhar com essas variáveis eu posso vir aqui no void loop por exemplo ou aqui no void setup tanto faz e colocar sim serial ponto print l n para mim exibir alguma coisa e aqui dentro dos parentes eu posso escolher qual o número qual o valor de variável que eu posso mudar aqui dentro olha só que interessante Vou colocar aqui ó eu quero exibir o valor de um Então vou colocar serial ponto print LL abre e fecha parentes num dentro dos parênteses; se eu dar um start Simulator você vai ver que vai aparecer aqui para mim o valor 9688 que é justamente o valor que a gente atribuiu dentro da variável num Legal né a gente pode fazer a mesma é bem com qualquer uma dessas variáveis então eu posso vir aqui pegar o meu texto e pedir para o Arduino exibir o meu texto Dentro da série ao Olha só serial.