[Música] [Música] do Alto da Cruz Cristo viu toda a [Música] história viu aquele mesmos Apóstolos que naquele instante o abandonavam deixando tudo para trás e dedicando-se a levar a verdade que ele L transmitiu a todos os povos viu asações de cristãos TRS séculos deramar se s pores verade e que o seu sacrifício vergam e conquistaram o maior Império que já existiu [Música] e ele viu sua igreja perpetuada nos séculos triunfando as oposições convertendo as nações e dando permanente testemunho da Verdade im morora que ele a ela confiou Olá seja bem-vindo à primeira aula do curso
história da igreja o começo eh para quem já me acompanha aqui no canal ou é aluno da escola de história da igreja sabe que nós já tratamos aqui das origens da Igreja Católica do primeiro século etc mas nós decidimos apresentar aqui um novo conteúdo sobre os primórdios sobre a origem da igreja sobre o começo da igreja tal como Como é o próprio nome deste curso considerando a necessidade de nós olharmos para a raiz de todo o edifício da igreja e relembrar relembrar alguns pontos necessários eh que nos orientarão sobre como estudar a história da igreja
como um todo não apenas o primeiro século mas toda a história da igreja não nessa ânsia de retornar as origens de restaurar o o a igreja tal como era no princípio enfim nada disso essas ideias são falsas não não é uma não são ideias adequadas mas olhar ponto de vista espiritual e histórico para as origens da igreja e extrair dali eh conhecimentos instruções orientações necessárias para entender de onde nós viemos qual é a missão da igreja como a igreja ela ela irá desenvolver ao longo dos séculos futuros a missão que ela recebeu do seu Redentor
Enfim então e é necessário para compreender isso compreender o que nós trataremos aqui nessas quatro aulas um breve resumo do que nós trataremos nessa primeira aula nós eh traremos algumas considerações Nós faremos algumas considerações a respeito de o por estudar a história da igreja e de como estudar a história da igreja E por quê eu vejo desde que eu comecei a estudar a história da igreja já há 14 anos e sobretudo quando percebendo como algumas pessoas tratavam a história da igreja aqui na na internet eu percebi que havia alguns equívocos a respeito de a necessidade
da necessidade de se estudar a história da igreja as pessoas parece parece que elas TM uma compreensão inadequada a respeito do que é a própria história da igreja talvez você tenha essa compreensão equivocada e eu gostaria de propor algumas reflexões a você nesse sentido para ajudá-lo a corrigir eventuais equívocos nesse sentido então nessa primeira aula nós trataremos disso O que é a história da igreja para isso nós compreenderemos em primeiro lugar o que é a igreja tá e como estudar a história da igreja na próxima aula na aula de amanhã nós iremos mergulhar nos alicerces
da igreja em nosso senhor Jesus Cristo e nos apóstolos na era Apostólica desde a a ascensão de Nosso Senhor até a a morte de São João na terceira aula nós trataremos do contexto em que a igreja surgiu e que é essencial para compreender não apenas os primeir primeiros séculos da da história da igreja mas todo o resto o contexto em que a igreja surgiu que contexto é isso o império romano é necessário compreender o mundo que Deus escolheu para se encarnar e na quarta aula nós iremos compreender a posição da igreja neste mundo Romano neste
Império Romano o porqu de o império romano ter feito oposição à igreja desde pelo menos a década de 60 do primeiro século e como a igreja vai lidar com esta força perseguidora que será o império romano esta base né Nós compreendendo este primeiro século nós temos a base para compreender tudo que virá depois é necessário conhecer as origens da igreja certo então é mesmo quem já me acanha mesmo quem já acompanha as nossas aulas semanais mesmo quem é aluno da escola de história da igreja é necessário conhecer é necessário este curso sobretudo esta primeira aula
aqui tá Então fique conosco é gostaria de lembrar também que o material de apoio ele faz parte eh do curso ele vai ser enviado é no grupo após a aula portanto tentem ler o material de apoio depois tá e eu gostaria de lembrar que essas e enfatizar que essas quatro aulas são as primeiras quatro aulas do nosso curso de História Universal da igreja certo que é um curso principal da escola de história da igreja que já tem hoje esse curso principal é 105 aulas certo o objetivo é nós chegamos até os tempos mais recentes as
últimas décadas e nós já estamos lá no momento no no século X no final do século X já pro início do século XI então Eh se Se você quer ter acesso já a a esse conteúdo na escola de história da igreja você já pode se matricular agora mesmo o link está na descrição mas veja bem fique tranquilo que mesmo que você não se matricule na escola de história da igreja esses essas quatro aulas já serão suficientes tá para você compreender o primeiro século da igreja essas aulas elas não dependem das posteriores então mesmo que você
não possa se matricular no momento continue conosco que eu tenho certeza que o seu aprendizado está garantido e para quem não me conhece eu sou Lucas Lancaster eu estudo história da igreja há 14 anos eu sou eu já publiquei dois livros eh de história da igreja relacionados à história da igreja Santo Atanásio e a crise Ariana e São Luís o rei da coroa de espinhos e eu né sou fundador da escola de história da igreja que já com seus 2 anos e meio de existência eu acredito que seja a escola aula mais completa de história
da igreja na internet e um último aviso Antes de nós começarmos isso é muito importante é fundamental que vocês nos ajudam curtindo compartilhando né a aula para ajudar o canal porque o YouTube Google não ajuda né você já devem imaginar não ajuda então eles diminuem a veiculação de conteúdo religioso então é necessário que nós precisamos de vocês que nós cresçamos então comentem né comentar é muito importante não não apenas no chat mas também na aba de comentários aqui embaixo e curtir compartilhar etc né quem não estiver inscrito no canal se inscreva Enfim então Eh Isso
vai nos ajudar muito e que eh Deus recompense eh Então vamos eh dar início bom nessa primeira aula nós procuraremos estabelecer o alicerce de tudo que virar a compreensão do que é a história da igreja como estudá-la e por estudá-la quando nós queremos adquirir o conhecimento de algo o primeiro passo é esse entender o que é este algo O que é esse objeto de estudo ou na linguagem mais Escolástica O que é esse sujeito de estudo no caso a história da igreja estabelecemos os métodos que nós seguiremos para conhecer isso que nós desejamos conhecer e
estarmos bem fundamentados no porquê deste deste estudo justamente para perseverarmos nesse estudo porque pessoal estudar conhecer não é fácil adquirir o conhecimento de alguma coisa é trabalhoso não existe conhecimento rápido fácil não no máximo conhecimentos superficiais que no mais das vezes não é autêntico conhecimento então é necessário perseverança e não há perseverança se nós não temos aquela motivação interior para seguir em frente é o porquê é a finalidade essas bases nós procuraremos alicerçar hoje certo então permaneçam conosco né assista com calma esta aula porque ela realmente muito importante ela vai trazer imagino que ela vai
trazer algumas luzes para vocês sobre vários pontos que talvez vocês já maisis tenham refletido e que será fundamental para vocês compreenderem não apenas a história da igreja mas a própria história humanidade e a igreja em si mesma tá tudo está relacionado aqui então vamos tratar tudo de modo bem pormenorizado com bastante calma para vocês compreenderem Bom a a história da igreja não será bem aprendida se nós não soubermos o que é a própria igreja e aqui naturalmente eu sou católico o conteúdo que eu Ministro aqui é um conteúdo de história católica então a visão que
eu apresentarei aqui é a visão da Igreja Católica isso fique claro certo então o que é a igreja esse é o ponto de partida Esse é o ponto de partida aqui essa pergunta a resposta a essa pergunta O que é a igreja ela comporta quatro respostas que se relacionam e formam o todo em primeiro lugar a igreja a igreja católica ela é uma sociedade perfeita fundada por Deus quando eu falo aqui sociedade perfeita Essa é inclusive uma denominação essa é uma uma e uma descrição uma definição que se cristalizou sobretudo a partir do Concílio de
Trento no século X e o perfeito aqui não se trata de um de um de uma qualidade elogiosa não o que é perfeito em latim perfectos significa acabado terminado completo algo é perfeito quando não lhe falta nada dizer que a igreja é uma sociedade perfeita significa dizer que ela é dotada de todos os elementos necessários para ela existir todos os elementos suficientes para para que a igreja cumpra a sua missão através de todos os tempos e em todos os lugares o seu fundador lhe deu tudo que ela precisa para existir e se perpetuar ao longo
do tempo para exercer a sua missão ela é dotada de uma hierarquia de uma organização própria que eh permanece sempre imutável e Quem é o fundador da igreja é o próprio Deus que se fez carne nosso senhor Jesus Cristo o evangelho está repleto de citações que tratam diretamente da fundação da igreja sobre esta pedra edificarei a minha igreja Mateus 16:18 apenta as minhas ovelhas disse ele disse Cristo a São Pedro no final do Evangelho de São João quem vos ouve a mim ouve Lucas Lucas 10:16 né ele disse aos Apóstolos Cristo fundou uma igreja isso
é demonstrado tanto pela fé seja pela Divina Revelação quanto pela história e ess a fé e a história mostram que essa igreja é Una Santa católica e Apostólica e em razão da igreja local fundada pelo príncipe dos Apóstolos São Pedro ela é Romana Então esse é o primeiro ponto claro que não dá para nós não iremos desdobrar isso aqui em termos de conteúdo catequético Não não é nosso objetivo aqui então este é o primeiro ponto que é necessário compreender a igreja ela é uma sociedade perfeita fundada por Deus Deus sem isso todo o resto não
há não faz sentido o segundo ponto né a igreja ela é o corpo de Cristo isso lembrou isso nos lembrou em 1943 o Papa Pio X na sua belíssima Encíclica mist de corporis recuperando né fazendo eh brilhar o que está no próprio evangelho e o que são Paulo ensinou né no evangelho Cristo eh diz eu sou a vi E vós os apóstolos os discípulos sois os Ramos né Lucas 15 Lucas 15:5 e São Paulo na primeira carta aos Coríntios Capítulo 12 ele diz porque como o corpo é um todo com muitos membros e todos os
membros do corpo embora muitos formam um só corpo assim também é Cristo em um só espírito fomos batizados todos nós para formar um só corpo judeus ou gregos escravos ou livres e todos fomos impregnados no meso do mesmo espírito assim o corpo não consiste em um só membro mas em muitos então a igreja ela é uma sociedade perfeita fundada por Cristo e ela é ao mesmo tempo o corpo Místico de Cristo e por ser o corpo Místico de Cristo e aqui o quarto ponto a igreja ela é a continuação do próprio Cristo enquanto seu corpo
na história entendam esse ponto sendo a igreja o corpo de Cristo o corpo ele assumiu um corpo ao se fazer homem no ventre da Virgem Maria certo por consequência a caminhada da igreja ao longo do tempo a história da igreja ela é a continuação da própria realidade da Encarnação quando nós conhecemos a história da igreja nós conhecemos a continuação da vida de cristo nesse mundo meus caros a vida de Cristo nesse mundo não cessou com a ascensão claro que com a ascensão o corpo físico de Cristo subiu aos céus mas o seu corpo Místico continua
na igreja aquela história continua na igreja o Novo Testamento a Nova Aliança continua o Novo Testamento ele não é um livro ou um conjunto de livros que se encerra no Apocalipse né como é necessário sempre frisar a revelação da verd a revelação Divina ela termina de fato com a morte do último apóstolo que é por sinal o autor do do Apocalipse mas o testamento em si a aliança não termina ali ela se perpetua até o fim dos tempos tanto é que ele diz na Última Ceia a Eterna Aliança então compreender eu vou enfatizar isso porque
é necessário que vocês que isso se enraíze conhecer a história da igreja é conhecer a continuação da his da Encarnação manifestada em qu na vida dos Santos sobretudo nas lutas que a igreja travou contra as forças das Trevas contra os impérios deste mundo que lhe fizeram a oposição como a igreja agiu na ordem temporal ordenando todas tudo aquilo que diz respeito ao ser humano a Deus e em resumo cumprindo aquilo para o qual ela existe que é é levar a salvação para todos os povos ora nosso senhor Jesus Cristo disse aos Apóstolos como o pai
me enviou Eu também vos envio Cristo desceu do céu para levar a salvação a todos os homens e ele envia os apóstolos à igreja para levar a salvação a todos os homens a salvação que ele nos conquistou conquistou para nós na cruz como se deu isso nós conhecemos na história da igreja então este é o terceiro ponto então primeiro a igreja é uma sociedade perfeita fundada pelo próprio Cristo a igreja é o corpo Místico de Cristo terceiro a igreja é a continuação da Encarnação ao longo da história mas a e esse é o quarto ponto
a igreja não se restringe a este mundo nos ensina a fé é que a igreja ela existe neste mundo é a igreja militante somos nós estamos militando lutando contra o Tríplice inimigo da alma humana Mas ela está também no purgatório a igreja pesente e no céu a igreja Triunfante as três são uma só igreja Unidas indissoluvelmente Esse é o dgma da comunhão dos Santos comunhão que não se rompe com a morte Como diz São Paulo e como o próprio Cristo disse na sua belíssima oração sacerdotal após a Última Ceia quando ele pede ao pai que
nós que a igreja fosse uma só sempre aquela belíssima oração que ele faz ele reza pelos Apóstolos e depois diz não peço somente por eles ou seja pelos Apóstolos mas também por todos aqueles que por sua palavra crerão em mim ou seja todas as gerações de católicos de todos os séculos Até nós que eles sejam um como eu e vós somos um Cristo compara Cristo compara a unidade que há entre os membros da igreja com a unidade que há entre ele e o pai as duas primeiras pessoas da Santíssima Trindade a união que há entre
o pai a união de substância que há entre o pai o filho e o Espírito Santo é a união mais plena mais perfeita mais indissolúvel que existe está ali na própria natureza divina e Cristo faz questão de comparar esta união com a união que haverá de existir entre os membros da sua igreja porque e ela e naturalmente a morte não separa essa unidade não rompe essa unidade então sem essa compreensão sem essa a compreensão desses quatro pontos nós não compreendemos nada que virá depois Isso é o que é a igreja eu vou repetir para que
fixe a coisas que é necessário que nós que se repita justamente para que se enraíze na nossa memória a igreja é uma sociedade perfeita fundada pelo próprio Deus é o corpo Místico de Cristo que continua ao longo da história e que ultrapassa a história para Além Deste Mundo que é a comunhão dos Santos certo então nós já sabemos o que é a igreja católica ok e além desses quatro pontos é necessário ter em mente algo que é fundamental para todo o restante para toda para compreensão de toda a história da igreja mas este ponto nós
trataremos daqui a pouco bom Antes de nós falarmos exatamente do que é o estudo da história de igreja eh eu gostaria de apresentar aqui alguns equívocos sobre Na verdade o que não é a história da igreja tá eh três equívocos que são perceptíveis três três versões três visões errôneas ou incompletas pelo menos do que é a história da igreja e que eu eu percebi sobretudo aqui na na internet neste neste tempo nesses meus anos de estudo e de ensino da história da igreja três erros O primeiro é aquele equívoco das pessoas que pensam que o
estudo da história da igreja é o estudo das boas realizações civil iis da igreja ao longo do tempo aqu aquela pessoa que fala assim nós vamos conhecer a história da igreja vamos entender que a igreja construiu a civilização ocidental como se a história da igreja fosse isso mostrando a contribuição da igreja pra ciência pra arte PR organização política e social e e organização social tudo isso faz parte faz parte é claro que faz no nosso curso nós trataremos com detalhes de né ao longo das nossas mais de 100 aulas trataremos eh com detalhes disso mas
quem pensa que a história da igreja é só isso ignora o Óbvio e e e por consequência coloca em risco todo todo o resto ignora que a missão da igreja é essencialmente espiritual e que o a contribuição o contributo civilizacional da igreja é fruto dessa missão espiritual e não o objetivo dela vejam é seria como pensar que os Mártires dos primeiros séculos morreram pensando no apoel civilizacional da idade média e não eles morreram para não negar a Cristo pela salvação das suas almas eles não eles não morreram pensando na Fundação da Universidade de Paris no
século XI então conhecer a história da igreja não é conhecer a contribuição civilizacional da da igreja ao mundo não isso toda essa contribuição civilizacional que de fato há está no bojo de algo muito maior que é justamente a razão de ser da igreja para que a igreja existe para trans tira a doutrina Redentora revelada a ela pelo próprio Deus e através dos sacramentos né e ministrar os sacramentos que são canais da Graça que Cristo OB teve para nós na cruz é para isso que a igreja existe para levar as almas para o paraíso o contrário
disso é é o que Romano améri chama de cristianismo secundário o cristianismo a serviço da da sociedade da da política enfim esse esse cristianismo filantrópico Todo o Bem que a igreja já fez ao longo dos séculos para a civilização é uma consequência de algo bem maior então este é o primeiro equívoco quem já chega falando de ensinar a história da igreja ensinar a que a igreja construiu a civilização ocidental ess pessoa não entendeu o que é a história da igreja agora um segundo erro segundo equívoco ou uma segunda visão limitada sobre o que é a
história da igreja é aquela que entende a história da igreja como uma uma mera resposta que é necessária Verdade mas uma mera resposta às acusações infundadas falsas e ou ou distorcidas os inimigos da igreja lançam contra ela né entendendo que se deve estudar a história da igreja para responder as mentiras protestantes marxistas ou racionalistas várias vezes né Eu já fui falar né de história da igreja por aí a as pessoas pensam que eu vou falar o que eu vou desmentir mitos sobre a história da igreja pelo amor de Deus Gente pelo amor de Deus isso
é só uma parte essa defesa poética a partir da história é extremamente necessária no entanto restringir a ela o estudo da história da igreja é um absurdo isso esvazia fazer isso esvazia o estudo da história da igreja daquilo que há de mais belo mais edificante nesse próprio estudo então primeira primeira coisa vou repetir estudar a história história da igreja o estudo da história da igreja não é apenas para compreender o que a igreja fez de bom para civilização Não é só isso segundo não é apenas para responder às acusações que são lançados lançadas contra a
Igreja pelos seus inimigos não não é só isso são uma parte necessário necessário mas só uma parte agora um terceiro equívoco o terceiro equívoco é algo que eu chamo de daqui a pouco eu vou voltar um pouco e a falar disso eh o caráter que eu chamo de instrumental da história da igreja porque as pessoas elas vem a história como como nós essa a intelectualidade né que tá que está nascendo aqui no Brasil e que ministra cursos dá aulas aqui na internet enfim ela recorre quando nesses assuntos de humanidade de Filosofia de política de de
de eh de todo tipo de literatura tudo isso recorre recorrem a história e frequentemente a história da igreja como instrumento para a suas ciências né Por exemplo você vai falar da da situação política atual vai se fazer toda uma reconstrução Histórica de como nós chegamos no momento em que nós estamos hoje é necessário só que o que eu mais vejo eu digo aqui com sinceridade São pessoas que reduzem a história a isso e reduzem a história da igreja a isso há uma mera narrativa que serve de instrumento para outras ciências isso tanto na história quanto
na história da igreja e como são pessoas que tem outras áreas de estudo não não são obrigadas a se tornar especialistas em história da igreja acabam barando demais este conhecimento que é tão rico que é tão necessário e tão como daqui a pouco eu direi tão exigente tão ciumento tá esse curso aqui e ele tem um objetivo ele propõe uma abordagem completamente diferente Apesar de ele né tratar né Depois que depois dessas aulas iniciais e tratar abundantemente do contributo civilizacional da igreja e também de responder seja direta seja indiretamente à acusações esse curso Segue uma
linha distinta ela está linha que está embasada na realidade ontológica da igreja aquilo que a igreja é que é que é o que nós dissemos agora mesmo uma sociedade perfeita fundada por Deus para levar a salvação a todos os povos seu corpo Místico continuação dela ao longo dos tempos e que transcende este mundo Este é o nosso ponto de partida Aqui Esta é a nossa base Ok bom e como nós esse caminho como nós devemos percorrer esse caminho Como estudar a história da igreja em primeiro lugar considerando isso que nós expusemos acima n a igreja
fundada por Cristo continuação dele na história seu corpo uma comunhão que transcende esta vida é o primeiro ponto segundo considerando que a história da igreja é muito mais do que responder às acusações dos inimigos e mostrar as grandes coisas que a igreja fez pela civilização tá é o terceiro ponto segundo segundo ponto o terceiro é justamente evitar cair no erro oposto porque se haver se haverá alguns que consideram que a história da igreja é simplesmente isso né a contribuição dela para a civilização haverá aqueles que lerão a história da igreja como que arrancando a igreja
da história pensar na igreja como uma realidade invisível apenas espiritual quase protestante achando que a história da igreja é simplesmente a a narrativa das da vida dos Santos não até porque os santos estavam muito bem aqui neste mundo a igreja ela é chamada a agir neste mundo a agir na história para ordenar tudo a Cristo e assim levar todos os homens para o céu como diz o padre sertil a cruz eu gosto sempre de repetir isso a cruz de Nosso Senhor não estava flutuando nos ares ela estava enraizada ela estava fincada na terra ela estava
lá fincada em Jerusalém na província da Judeia no Império Romano ela lá ela estava ali não estava pelos ares tá agora quarto ponto e aqui é necessário que nós nos detenhamos um pouco nós precisamos parar de achar de tratar a história como uma brincadeira Vejam a a história isso é fruto já de de reflexões que eu já eu fiz depois desse desses eh desse tempo eh ensinando a história da igreja aqui na na internet a história meus queridos a história ela é uma ciência Ela não é uma narrativa um caso que qualquer um conta não
ela é uma ciência com seus métodos com seus rigores com suas exigências E como eu falei na internet brasileira a história está muito vulgarizada ela está muito barateada e como eu gosto de dizer sempre a história ela é uma ciência muito ciumenta muito ciumenta Por quê Porque ela exige dedicação conhecer a fundo determinado período histórico não basta não não eh para conhecer a fundo determinado período histórico determinada realidade eh eh de de determinada época ou compreender uma pessoa exige o aprofundamento em muitas fontes diferentes não apenas uma ela a história ela como que exige de
nós uma dedicação para compreender bem Vocês que são alunos não necessariamente eh deverão estudar eh alguns sim se se chamarem se se sentirem vocacionados a isso mas imagino que a maior parte não não precisarão se aprofundar em muitos livros não nas aulas nas aulas eu já consulto vários livros é sempre fundamental isso recorrer a várias obras diferentes para para para considerar a posição né claro que as narrativas eh da das fontes primárias daquelas pessoas que viveram na época ou imediatamente depois e as opiniões as posições de vários historiadores diferentes a respeito daquele tema isso eu
faço nas aulas nenhuma aula é baseada em um autor só em e dois autores são cinco seis sete autores que eu consulto para cada aula justamente para para poder contrapor vários pontos de vista construir o todo de determinado assunto de modo sólido para vocês eu tenho uma preocupação muito grande Nisso porque eu sei que eu não estou narrando uma história qualquer agora eh e é por isso justamente que eu criei a escola de história da igreja né para proporcionar isso a vocês para proporcionar isso com seriedade com aprofundamento para que vocês a partir de vários
autores que eventualmente vocês não lerão se lerem maravilha mas talvez não lerão por caus dificuldade da língua Ou até de tempo ten um conhecimento sólido né inclusive reforço para quem chegou agora derem né se eu fica um convite para você se matricular na escola de história da igreja este curso aqui essas quatro primeiras aulas são as quatro primeiras aulas do nosso curso principal né nosso curso de História Universal da igreja que se estenderá até os as décadas mais recentes e que já no presente momento está lá no no século X final do século X então
o o link para e você se matricular está aqui na descrição Então a nossa preocupação aqui é essa certo e eu vejo também uma uma coisa uma dificuldade no em certos historiadores metafísicos você chamar de historiadores metafísicos por quê são normalmente eh historiadores aqui entre aspas tá pessoas que eventualmente se metem a falar de história história da igreja eh os o esses histori Ades que que são eh filósofos na verdade eh eles têm uma dificuldade de compreender o seguinte a história e a história da igreja para compreendê-la para aprender aprendê-la é necessário observar a atuação
de cada personagem a atuação individual de cada personagem dentre os mais relevantes pelo pel menos em determinado momento atuando em cada tempo em cada contexto né alguns movidos é por princípios elevados outros eh às vezes até pela ausência de princípios outros movidos pelos instintos de sobrevivência né alguns estão mais atentos alguns desses personagens históricos estão mais atentos para o que os os para o que os cerca do que outros né Eh uns são movidos pela fé pelo amor outros pelo medo pela ganância enfim né mas todos estão lá no mesmo barco né que que está
ali e atravessando os mares a história é isso né os indivíduos que fazem e e Dada época talvez não tenham e a a percepção da das implicações dos seus atos nas eras nas nos tempos futuros né e e e não sabem o o eventualmente o espaço que eles ocupam nessa longa cadeia que é a a nesse vasto Oceano do tempo mas mas isso existe isso existe essas particularidades o papel de cada um existe e enquanto historiador é minha né minha tarefa observar mostrar a vocês os indivíduos eu já fiz em duas ocasiões enquanto biógrafo de
dois Santos Mas eh e compreendendo o papel de cada um um desses indivíduos dos Santos principalmente Mas de todos os outros personagens que estavam ali envolvidos na história da igreja qual foi o papel deles o papel deles no mundo o papel deles na história do qual fizeram parte né então é é como eu gosto de dizer é um duplo movimento um movimento de em primeiro lugar individualização né pelo qual nós percebemos o papel de cada pessoa em cada época em cada um em cada momento histórico desses 20 séculos né cada pessoa no seu papel mais
íntimo em face do todo e ao mesmo tempo de um esforço de generalização né pelo qual nós percebemos as as sociedades as comunidades as ações as épocas atravessando os mares né até o o o destino final tal como tal como a própria barca de São Pedro né então vejam Deus enviou os seus Apóstolos há 20 séculos e para fazer de todos os homens salvos para fazer de todos os homens e de todas as nações membros da igreja ok a igreja ela é por Excelência esse esse espaço no qual cada membro tem o seu papel e
no qual cada membro e no qual todos os membros integram o corpo não é então Eh analisar as peculiaridades de cada época de cada contexto as particularidades de cada indivíduo dentre os mais relevantes da narrativa da história e a partir desse dessas análises remeter ao todo da história é uma dificuldade imensa para esses historiadores metafísicos né porque eles estão acostumados a tratar ali da de de de princípios filosóficos de realidades essenciais de essências então eles têm dificuldade de tratar ali do particular né eles el eles eles como que reduzem realidades complexas a fórmula simples né
descrevem Eh a acontecimentos assim bem bem bem repleto de particularidades de dificuldades que exigem do Historiador um esforço maior para entender de fato o que que estava acontecendo ali eles fazem uma uma uma normalmente baseados apenas em um ou outro Historiador eles fazem uma análise superficial de determinada época e te entrega como se fosse a verdade sem nenhuma compreensão do que h de mais íntimo de particular e de excepcional em cada época então né mas há também aqueles que negam que negam aí já o oposto aqueles que negam o O que torna as várias épocas
um todo por exemplo as cruzadas elas são uma realidade de 200 anos que eh eh repleta de peculiaridades muito além da até muito além da da divisão que se faz né de de de primeira segunda terceira oito ou nove cruzadas não ali naqueles 200 anos há ali uma complexidade profundíssima de acontecimentos e de interesses de enfim no entanto não há como negar que há ali naqueles 200 anos um todo que explica aquele movimento inteiro sem negar as particularidades é necessário portanto um meio termo né e os meus dois Mestres nesse nesse aspecto são dois historiadores
que estão profundamente alicerçados na filosofia na teologia ou seja são dois autores aros pai e filho Ruben caldeir bch e o Padre Álvaro caldeir que estando que são eh que são pessoas especulativas que pensam nos aspectos mais filosóficos da existência etc mas que sabem fazer essa transição para o particular da história né Então pessoal não caiam n não não caiam em descrições muito muito rápidas apressadas da história da igreja cada época são 20 séculos são 20 séculos É necessário compreender com calma com paciência com carinho e dedicação esta história certo agora um outro equívoco que
nós devemos nos desembaraçar ao estudarmos a história da igreja e que eu eu cheguei à percepção a respeito disso bem recentemente do momento que eu estou gravando essa essa aula é a uma ideia muito vinculada aí na internet que é de verdadeira história a verdade sobre tal coisa a verdade sobre aquela outra coisa enfim e eu mesmo e eu faço aqui com meha culpa tem várias vezes em em eu já disse isso na talvez não não eu disse verbalmente mas em em em anúncios etc a verdade sobre a Idade Média a verdade sobre aquilo é
verdade sobre a história disso qual é o problema de se dizer isso e e agora eu eu acho que eu adquiri uma uma uma percepção mais sólida a respeito dessa questão a verdade ela existe de fato a verdade ela existe ela não é subjetiva só que quando eu digo que vou dizer a verdade a respeito de uma coisa eh ou eu estou é cometendo um pleonasmo estou dizendo Óbvio ou eu estou na verdade arrog para mim um conhecimento que não tenho intenta Olha eu posso dizer que vou dizer a verdade simplesmente no sentido de que
pessoal eu não vou eu não vou mentir para vocês quando eu falo vou falar a verdade sobre a história da igreja querendo dizer eu não vou mentir mas eu acho que eu não preciso chegar aqui falando pessoal não vou ensinar mentiras aqui seja falari em verdade nesse sentido É desnecessário a gente já parte do pressuposto de que o outro não está mentindo para nós não tem pelo menos não tem a intenção de faltar com a verdade conosco ou seja Falar de verdade da história da igreja nesse sentido seria uma redundância absurda seria como eu declarar
eu não vou falar a mentira sobre a história da igreja dizer isso agora a a outra opção a outra alternativa seria dizer que né quando eu digo que que vou ensinar a verdade sobre a história da igreja seria dizer que eu sou dotado do conhecimento pleno a respeito da história da igreja Vejam a ciência histórica não é assim sempre é possível aprofundar melhorar corrigir nem sempre acerto nos meus juízos históricos sempre Procuro acertar sou muito criterioso Sou eu por vezes eu sou até escrupuloso por vezes essas aulas semanais eh não eh acontecem na data às
vezes eu adio pra próxima justamente porque o tema exigiu de mim que algumas que algumas pontas soltas fossem corrigidas fossem eh cortadas para que eu não fosse leviano nas minhas afirmações para que eu tivesse tempo de consultar outros autores que me dessem uma compreensão mais mais completa mais aprofundada mais segura porque a ciência histórica pessoal nós não podemos entender a ciência histórica como simplesmente a a enunciação de uma doutrina a doutrina está na base como nós veremos daqui a pouco a fé católica está na base de todo o meu ensino ela é a verdade agora
como foi a a relação do Papa símaco com os ostrogodos no começo do século vi se eu disser que vou aqui trazer a verdade sobre este assunto eu estou como que querendo dizer que eu vou dizer tudo o que é possível compreender a respeito deste tema e sempre há algo mais para se conhecer sempre é possível se aprofundar mais sempre é possível a partir de outras fontes a partir de fontes às vezes que nós nem descobrimos documentos antigos que estão perdidos em bibliotecas na Europa nós né aprofundarmos o conhecimento ou seja não se trata de
relativismo não se trata de subjetivismo não se trata de ai a verdade está sendo construída não é a nossa compreensão a nossa apreensão da Verdade histórica que cresce né eu não eh nós e isso é claro e há um e Há também um risco nisso nos coloca como que reféns prisioneiros dos nossos próprios erros porque se eu disse que eu se que eu que eu me propus a dizer a verdade sobre tal tema se eu tenho acesso a um documento há uma obra que racionalmente pela razão me mostra que aquilo que eu disse não era
bem assim como fica então aqui pessoal eu não tenho nenhuma pretensão de dar a vocês a verdade completa sobre a história da igreja católica não mas a partir de muitas Fontes que eu disponibilizarei aqui muitas Fontes tentarmos nos aproximar ao máximo de como estes grandes acontecimentos se deram analisando seus contextos as suas particularidades os indivíduos envolvidos e sobretudo a ação de Deus em cada um deles sempre sendo possível corrigir algo quando necessário aprofundar né a nossa compreensão para assim o conhecimento crescer né a verdade a base que é a verdade revelada ela já está dada
já está dada nessa verdade não é necessário Não há nada mais a se acrescentar ela já está dada agora as verdades históricas tal como se deram ao longo do tempo nos aprofundarmos no conhecimento delas sempre sempre será possível um documento essencial da história da igreja o cânon de muratori um um cânon um um texto da igreja romana do começo do século no final do século I no tempo do Papa São Pio I que lista lá os livros reconhecidos como canônicos pela igreja romana no novo testamento para nós esse esse esse cânon esse texto ele é
um dado já Óbvio já está presente em todos os livros mas ele foi encontrado no século XVI antes do século XVI não se sabia da existência desse documento que é tão importante né quantas informações a a simples existência daquele texto não trouxe paraa compreensão da história da igreja no século XVI então é aqui é um o que eu tô dizendo é justamente isso não pensem que eu vou dar aqui para vocês fórmulas históricas não porque o conhecimento é sempre possível de aprofundamento aprofundamento né Eu mencionei bibliografia n frequentemente as pessoas Esse é um ponto também
muito relevante muitas vezes pessoas elas elas me perguntam né qual livro eu indico para estudar a história da igreja eu irei oferecer aqui disponibilizar a biografia do dos módulos mas mas eh eh É necessário compreender uma coisa existem autores que que eu estudo mas cujas obras eu não recomendo por sei que há alguma coisa ali que nem todos terão o ento necessário para discriminar né que é errado ou que é certo então é muito difícil isso né quando a gente sugere um livro de História na prática parece que a gente tá sugerindo tudo que tá
a gente está subscrevendo tudo que está escrito ali e quase nunca é o caso e algumas vezes com certeza não não é o caso né então Eh é por isso que eu digo né a compreensão da história da igreja ela nunca poderá ficar restrita ao ao estudo de um livro só de uma coleção só né então por isso que e esse né um mais uma mais uma orientação sobre isso de como estudar a história da igreja sempre consultando várias Fontes sempre consultando vários historiadores e sobretudo historiadores e este é o último a última recomendação né
compreender a história da igreja a luz da doutrina revelada por Deus né a fonte segura da Verdade a não nós não compreendemos a história da igreja católica sem compreendermos a fé que ela guarda a doutrina que ela guarda aquela verdade revelada por Deus a ela tá bom qual é o meu pensamento aqui né que orientação que escola né historiográfica eu sigo é aquilo que eu já disse para os meus alunos várias vezes a escola histórica católica o sentido católico da história aquilo que está ali alicerçado em Santo Agostinho e que o Papa Leon xi exprimiu
com detalhes na na sua en super número consideres de 1883 a história da igreja né é vista sob aquele Prisma espiritual espiritual não como uma realidade mundana não como uma instituição apenas humana mas como uma instituição fundada por Deus para a salvação de todos os homens e que está orientada finalidade própria do homem que é a salvação vamos entender um pouco melhor esse ponto que é necessário que nós tenhamos muito de modo muito enraizado na na nossa na nossa mente na nossa inteligência falei de finalidade a história que se orienta está orientada para uma finalidade
que é a própria finalidade do homem que é a sua salvação como a fé católica vê a história ela identifica no ser humano alguém que é Peregrino Na expressão de Dom prosper genger no seu sentido católico da história O Peregrino em demanda da eternidade a alma na busca do infinito o homo viator o homem que caminha o homem Caminhante há um sentido quando nós falamos em sentido católico da história a essa expressão sentido tem dois significados um enquanto diz um signif que significa Justamente que a história ela tem um significado e ao mesmo tempo por
outro lado a história tem um sentido enquanto termo enquanto ponto final enquanto local para o qual a história a minha e que local é este Justamente a finalidade própria do homem o sentido católico da história e a visão Católica de história é antinaturalista ou seja não julga que os fatos históricos se explicam meramente por razões humanas os historiadores naturalistas eles eles excluem o sobrenatural a ação do sobrenatural na história acha que tudo é explicado por razões humanas e que não há uma finalidade na história e um significado nos acontecimentos não a visão católica da história
tal como nós nós temos inclusive na escola de história da igreja um curso sobre isso é o sentido católico da da história eh o sentido a visão Católica de história Ela nos mostra o caminho para o qual a humanidade se direciona certo e para um católico não há como ler a história de modo diferente existem aqueles positivistas que se podem positivistas da história que que querem excluir completamente o sobrenatural da história as as interpretações valorativas dos acontecimentos históricos em nome de uma suposta pureza da historiografia e muitos se dizem católicos mas Não não é possível
de ser Dom prosper G no seu sentido católico da história ele diz assim nem o homem e nem a sociedade nem a história explicam-se fora da ideia católica se a providência não é somente um nome se a Encarnação não é uma lenda se a ordem Sobrenatural não é um Delírio se a eternidade não é uma ilusão Então esse imenso Conjunto das vidas humanas que é a história apresenta ao homem um seno um escopo uma lei uma direção não se pode dizer que não há nada além de datas e fatos como se fosse um mero espetáculo
Nem que a humanidade no decorrer de sua longa vida nada teve de fazer ou de conquistar que fecha aspas então na história né a está ali impressa a lei do destino temporal aqui neste mundo e o destino espiritual no outro mundo do homem do homem certo nós não podemos excluir o sobrenatural e não apenas e quando eu falo Excluir o sobrenatural não apenas negando a ação do Sobrenatural ao longo da história mas negando que a finalidade da história é sobrenatural ela aponta para algo que é Supra histórico além da história certo e repito já disse
mas vou repetir aquele momento Aliás a no local Locus em que nós encontramos a chave da história a explicação última da história o fato essencial que os fatos essenciais que dão sentido para todos os demais fatos são três momentos centrais da história humana a criação e a queda a Encarnação e o Calvário a vida de Cristo com a redenção a redenção e o juízo final desde a redenção desde a cruz desde o Calvário até o juízo final nós temos o quê Nós temos a igreja a igreja está no centro da história e logo todos os
fatos históricos serão lidos a partir do que se passa com a igreja né e eh tem uma frase muito bonita de Bossuet né ele ele diz o seguinte Bossuet aqui com Santo Agostinho esses dois autores n Santo Agostinho e bossu parece que nos dão a eh Santo Agostinho na na Cidade de Deus e bossu na no discurso sobre a história Universal como que nos dá a chave pela qual nós devemos ler a história humana ele diz assim Deus fez uma obra entre nós que desapegada de qualquer outra causa e não dependendo senão de si preenche
todos os tempos e todos os lugares e que leva para toda a terra com a marca da com a marca de sua mão o caráter de sua autoridade dois pontos essa obra é Jesus Cristo e sua igreja a história da humanidade é toda dominada por Cristo e pela igreja antes de Cristo como uma preparação para a vinda dele e depois de Cristo como a realização da sua vinda a salvação doss homens de todas as épocas e a até a consumação da história na no juízo final na qual no qual todas as épocas e não apenas
os indivíduos mas também as épocas serão julgadas Portanto o historiador católico Ele lê a história humana e daqui a pouquinho Quando eu falar dos porquês de se estudar a história da igreja o voltar a isso o historiador católico lê a história humana fazendo julgamentos fazendo juízos juízos de quê sobre em que proporção cada época os homens de cada época se aproximam mais ou menos do que é a exigência do evangelho e da Fé certo e quando nós nós olhamos para a história da igreja como um todo a minha visão aqui eh eu inclusive uma vez
eu vi uma uma pessoa que se propunha ensinar a história da igreja dizendo que todas as épocas elas são iguais perante Deus obviamente do ponto de vista metafísico essa afirmação pode até ser ser verdadeira na medida em que o o tempo o tempo a realidade do tempo é o a mesma e que perante Deus de fato a a distância entre o eterno Deus que é o eterno e a realidade do tempo temporal é um abismo infinito de modo que todas as épocas são iguais perante Deus agora no sentido valorativo não no sentido do valor de
todas as épocas não uma pessoa que afirma isso isso na verdade é um Liberal porque não consegue identificar que existem épocas nas quais as pessoas as comunidades as sociedades as nações se aproximam mais ou menos do que é a exigência da fé católica e essa é a razão pela qual as épocas serão julgadas todas as épocas não são do ponto de vista do seu valor dos seus méritos iguais perante Deus existem épocas que são sim superiores às outras e o que nós podemos ver ao longo de toda a história da igreja tal como nós veremos
ao longo de todo o curso que se inicia é um momento de Ascensão da igreja neste mundo que corresponde grosso modo ao primeiro milen momento de apo que corresponde Aos três primeiros séculos do segundo milênio e um momento de progressiva decadência momento de progressiva decadência que começa no século X que vai ser aprofundando com o passar dos séculos e que prepara a vinda do anticristo tal como Está anunciado na própria escritura não há como fugir dessa interpretação não há como fugir dessa lente a história ela caminha ela caminha para a vinda do anticristo que será
sucedido é claro pelo pela volta de Nosso Senhor pela pelo Juízo Final etc mas esse momento de preparação para a Vi vinda do anticristo Começou já a alguns séculos desde o momento em que a igreja ela vai perdendo progressivamente e cada vez e com cada e com uma velocidade cada vez maior a sua influência sobre as nações então é necessário então pontuar aqui esses essas duas coisas O que é o sentido católico da história e como ao longo da história da igreja nós podemos ver esse momento de ascensão de Apogeu e depois de decadência que
já estava previsto que já estava eh dito eh nas profecias e que prepara os últimos acontecimentos os acontecimentos do fim do mundo certo e para que né eu disse isso né que por que que eu ia tratar disso por que estudar a história da igreja bom nós podemos apontar quatro razões principais pelos quais se deve estudar a a história da igreja uma coisa que eu sempre disse desde o começo aqui né no nosso no nosso trabalho é para nós conhecermos a nossa própria história entendam bem quem é batizado e é membro da igreja faz parte
de uma história que antecede em milênios o seu próprio Nascimento você que é membro da igreja católica batizado portanto né portanto é membro quando você é batizado Você pertence a uma história que começou a 2000 anos quando o filho de Deus se fez homem e que continua pelos séculos você deve encarar a história da igreja não como uma coisa que transcende a sua vida não mas que faz mas do da qual você faz parte nós devemos considerar a história da igreja que não estou pessoal falando e em em em num sentido sentimental não mas um
sentido espiritual Profundo ontológico no ser da sua própria alma Você pertence a essa história não se trata de uma atitude sentimental mas de uma atitude espiritual de entender o ser das próprias coisas a história da igreja é a sua história o que os santos viveram ao longo de todos os séculos o que a igreja enfrentou ao longo de todos todos os séculos desde o momento em que Cristo enviou os apóstolos para a evangelização de todas as nações até hoje tudo isso é a sua história a história da família a qual você foi integrado a história
do corpo ao qual você foi integrado quando do seu batismo Então esse é o primeiro ponto conhecer a história da igreja é conhecer a sua própria história agora segundo ponto para ler a história humana através da história da igreja essa é uma segunda finalidade muito importante o católico ele estuda e vê a história vê tudo quanto existe na verdade mas sobretudo a história a partir do Calvário ver a história como Cristo vi a história desde a cruz ele sabe isso é o que é ensinado Eu recomendo muito nós temos né na escola de história da
igreja um curso o sentido católi da história baseado na obra homônima do de Don prosper Ganger um beneditino do século X ele mostra né que a história ela tem um sentido ela tem um começo que é a criação e a queda um meio a Encarnação que divide a história em antes e depois um momento ali que se dá a fundação da igreja e um fim que é o Juízo Final consumação dos séculos etc ele vai ler a história humana o católico ele vai ler a história humana tal como um católico lê reconhecendo a ação de
Deus ao longo dos séculos eh medindo julgando os povos as civilizações as épocas pelo termômetro com o qual devem ser medidos que é o termômetro da Santidade a história humana desde a vinda de Cristo ela tem uma linha condutora que é que é a igreja e tudo gira em torno dela Se nós queremos julgar cada época analisar cada época e o e o e o eh e o historiador faem juízos né para aprofundarem mais esse tema assistam uma aula que tá aqui no canal acho que ela se chama e eu sou um Historiador Imparcial algo
assim uma live que está disponível eh o historiador ele faz juízos e qual é o juízo que o católico deve fazer de cada época o Papa Leão 13 aqui o o historiador católico ele faz o juízo de cada época como julga um ser humano individual ou seja de acordo com a sua uma aproximação maior ou menor de Deus a história cada etapa da história é julgada de acordo com isso também quanto cada época se aproximou ou se afastou de Deus então conhecendo a história da igreja nós conhecemos nós conseguimos ver a história da humanidade de
forma completa ok uma terceira finalidade e essa é fundamental eh compreender a história da igreja isso não prosperer enfatiza muito também eh conhecer no sentido católico da história né ele fala que a história é a maior prova da origem Divina da igreja ora o o modo como a igreja sobreviveu a todas as tempestades ao longo dos séculos como ela conquistou o império romano como ela suportou sobreviveu todas as adversidades e dificuldades que o mundo e o demônio lhe opuseram vejam isso tudo é uma prova incontestável de que ela é de Deus conhecendo o que né
Eh a a como ela sobreviveu das suas próprias crises internas como ela venceu as heresias como ela venceu os cismas Todas aquelas ameaças internas que foram sendo suscitadas pelo demônio ao longo dos séculos tudo isso é prova da da da divindade da igreja da veracidade da fé que ela guarda e portanto nos possibilita a crescer na fé e por último quarto lugar conhecer a história da igreja nos mostra onde está a verdadeira fé da igreja por quê em épocas de crise na igreja como a nossa não é em que considerável parcela do clero nem sequer
mais ensina o que a igreja sempre ensinou é necessário que nós recorramos àquela lição de São Vicente de lehan um monge no século do século 5 eh que dizia o seguinte se você quer saber qual é a fé da igreja católica a verdadeira fé da igreja né procure aquilo que foi crido sempre por todos e em todo lugar ou seja em todas as épocas para saber o que foi crido sempre por todos em todo lugar é necessário conhecer a história da igreja O que foi ensinado na época dos apóstolos na época dos Mártires na idade
média na época tridentina enfim a história da igreja possibilita tudo isso Vejam a história da igreja é sim um instrumento mas um instrumento para nós conhecermos a própria história da humanidade crescermos e a na na na própria fé certo então essa essa primeira aula pessoal ela teve como como objetivo lançar não é este alicer compreender o que é a igreja para que ela existe o que é a história da igreja o que a história da igreja não é como estudar a história da igreja e porquê e assim né seguimos o caminho seguro a partir dos
melhores autores né Sem eh eh e sem deixarmos de perseverar porque nós sabemos a nossa finalidade a finalidade do nosso estudo certo na próxima aula aula dois nós mergulharemos na história da igreja propriamente dita conhecendo a origem da igreja como o nosso senhor Jesus Cristo fundou a igreja católica Em que momento a igreja surgiu e como a igreja ela se desenvolveu na época Apostólica né tal como narrado nos Atos dos Apóstolos e nos acontecimentos imediatamente seguintes até a morte do último Apóstolo então eu espero você na próxima aula e enfatizo o convite Se você quer
ter acesso a todo o curso da de história da igreja eh do qual esta é apenas a a primeira aula eh se matricule na escola de história da igreja o link está aqui na descrição e não deixe de ler material de apoio material Extra certo que vai possibilitar que vocês eh assimilem com maior eh profundidade o conhecimento eh que foi ministrado nessa o conteúdo que foi ministrado nessa aula e peço também que vocês comentem aqui na aba de de comentários o o maior aprendizado dessa aula e não deixem de e compartilhar de curtir quem não
estiver inscrito no canal e se inscreva então espero você amanhã fique com Deus