é um país dividido assim é a África do Sul lugar que enfrentou quase 50 anos de uma forte segregação racial o chamado o Apartheid uma azul fim do regime em 1994 não colocou um ponto final nos problemas sociais de lá a nossa reportagem foi até a África do Sul conhecer de perto os escolher Caps locais de extrema pobreza de brancos e negros convivem lado a lado e E essas cenas não seriam tão forte se fossem um lugar diferente da África do Sul e olha o país marcado por uma história de segregação racial e perseguições há
27 anos depois do fim do apartheid a imagem de brancos da melhoria africânder em situação de miséria extrema mostra uma realidade até então impensável e nós estamos em krugersdorp periferia de johanesburgo que a gente vê aqui o que ele chama de esportes ou acampamentos improvisados casas feitas de lata em terrenos públicos onde as pessoas que moram não pagam aluguel e tem acesso a bem poucos serviços básicos a gente vê as condições de higiene são mínimas tem muita sujeira muitos Entulhos é simples vivem durante todo o tempo do Apartheid da segregação racial locais assim eram conhecidos
por serem formados apenas por comunidades de negros e essa situação que tem mudada na África do Sul que agora famílias brancas também entraram para pobreza e começa a conviver em locais de extrema dificuldade de vida e a língua líder comunitário 50/500 ruins e bem uns quatro 500 o governo te deixa a viver de graça você não paga aluguel nem água ou esgoto e ver aqui Cigano parecer pobre significa viver de favor no terreno do governo Afinal vai sair é porque eu já tenho net views né pois o local foi construído ao lado de um lixão
[Música] e olha só com uma que são os interiores das casas aqui no espere quente aqui onde é demora São casas feitas de placas de metal escorados por pedaços de madeira se a gente tirar já é muito perigo tem o risco da casa vira baixo é muito apertado não tem espaço quase aqui as roupas ficam todas penduradas numa espécie de varal existe sujeira um cheiro ruim também aqui a gente sabe que ela não tem água tem que pegar água fora para cozinhar mas não tem banheiro não tem chuveiro a cama a gente vê também bem
velha com cobertas bem suadas a rádio livre pergunto para AD como ela se sente por morar ali quero sair daqui mas não consigo não tem condições nem de visitar a minha família foto eu achei a minha sorte foi isso me sinto envergonhada mas fazer o que né e a população aqui Depende de banheiros químicos e apenas uma vez por semana caminhões do governo limpam as cabines [Música] só nesse Campo São mais de 60 família de brancos aqui também a negros já em outras dezenas de Campos espalhados pelo país apenas brancos e os filhos de Nikita
nasceram na miséria eu tinha está ficando tal é difícil viver aqui tem pessoas se julgando o tempo todo mas pelo menos é uma teto para eu criar os meus filhos e levinho nas quatro guerras a vizinha dela trick de 52 anos trabalhou por décadas como enfermeira e hoje Depende de ajuda para comer aí que tu me em hoje eu me coloco no lugar dos negros desse país e vejo como a vida deles sempre foi difícil hoje ela é obrigado a limpar casas por aproximadamente 40 reais o dia o que ela ganha limpando a casa de
uma pessoa durante horas e mais horas ela disse também que quando se mudou para um campo como esse foi muito difícil porque eu vi muito preconceito dos amigos brancos eles falaram para ela que que você Branca tá fazendo um local como esse E aí dá para entender a razão da pobreza Branca ser tão impactante nesse país é preciso voltar na história a nossa equipe conversou com especialistas e o show no escritório da Universidade de Pretória explica que durante o Apartheid o governo resgatava os brancos de qualquer dificuldade para a gente só ficou para a gente
entrar no menu criado os programas de emprego porque é inaceitável tem Branco pobre e o Apartheid significa literalmente separação na língua local o regime que começou no país em 1948 privilegiava a minoria branca e deixava a imensa maioria Negra e Pobre à mercê de lei separatistas durante quase 50 anos os negros não podiam votar adquirir terras e tinha uma circulação pelo país controlada e depois de passar quase 30 anos preso Líder Popular Nelson Mandela chegou à presidência da África do Sul em 1994 o que colocou um ponto final no Apartheid a lei da alça madeira
sei que nós sim a Nelson Mandela disse certa vez que aqui ver um negro pobre é normal ninguém se choca mas quando você vem um branco pobre isso se torna uma tragédia quando na verdade não é uma tragédia apenas é o que é quase três décadas depois perguntamos ACL negro vizinho de brancos Miseráveis como ele encara a situação festa aí me deu as cartas que quando eles começaram a chegar foi difícil aceitar os justamente pelo passado mas eu não guardo rancor dos brancos de Fátima a e os brancos de apresentam oito por cento de 55
milhões de sul-africanos e e se hoje a pobreza é evidente entre uma pequena parte da minoria africânder o legado do Apartheid prevalece nos imensos bolsões de pobreza Negra desde que o regime de perseguição aos negros acabou o governo passou implementar uma política chamada AB e Black economic empowerment em português empoderamento econômico dos negros e na prática empresas devem privilegiar negros em vez de brancos na hora de contratar independente da qualificação profissional [Música] é a taxa de desemprego entre homens e mulheres negras é muito maior do que entre homens e mulheres brancas mesmo assim para especialistas
o programa de empoderamento dos negros é um fracasso O que é uma boa ideia mas a implementação foi feita de forma errada então eu baixo aqui esse programa precisa ser reescrito do zero porque não dá para consertar algo que não está funcionando o principal problema segundo este economista que ao se colocar em prática um programa que privilegia apenas uma parcela da população se cria um outro problema muito maior Melissa daqueles felicidade são africanos acreditam que isso só ajudou a aumentar as desigualdades só que deixar nos aos poucos e este professor vai além do que veio
muito cuidado ao dizer isso mas eu diria que esse programa que uma espécie de racismo reverso onde eu certo aqui na África do Sul e acho difícil que alguém discorde de mim nesse ponto não funciona é legal mesmo eu não consigo um emprego por ser Branco eles estão fazendo um aparthaid e ao contrário o Zé ficou aqui na África do Sul temos esse grande problema Nós não vemos a pobreza como um todo ainda falando de forma dividida entre a pobreza de negros e pobreza de brancos essa o problema país dividido oi oi e estas imagens
são de um documentário lançado em 2009 retratando à crescente pobreza branca na África do Sul a diretora diz que o problema não é recente mas ainda choca os sul-africanos Principalmente quando os pobres são brancos Às vezes o nosso poverty in Africa tem muita pobreza nesse país entre os negros ainda é muito maior e tu não mudou fiz um filme sobre a pobreza Branca mas sei bem que pelas ruas pobreza entre os negros é muito maior e mais extremo de estresse Orlando para ela que já lançou também o filme sobre a miséria entre os negros do
país a pobreza uniu brancos e negros Mas entre os brancos Ela percebeu algo diferente the best friends best friends Black of White of the black tem uma diferença entre pobreza Branca EA Negra a pobreza Negra tem um fundo uma esperança de que as coisas podem mudar serem diferentes mas a pobreza branca não ele simplesmente não tem esperança nada parece que para eles a vida nunca vai melhorar mora ali e as tensões raciais ainda pulsam na sociedade sul-africana Nós visitamos um projeto social que só atende brancos uma fazenda coletiva para abrigar Famílias vulneráveis laser a líder
do erro que foi explica essa fama resgata essas pessoas que não conseguem emprego damos moradia comida roupas e as ensinamos novas habilidades até que elas consigam recomeçar a vida são versos famílias que vivem na comunidade todos recebendo doações de comida por exemplo eles ganharam um porco eles mesmos Mataram um animal cortar em pedaços e agora estão preparando aqui nessa panelona com fogo a lenha é alimentação que eles conseguem ser pedir doações que depois são distribuídas dessas famílias que eram famílias de moradores de rua e agora encontra ok uma possibilidade de ter um pouco mais de
dignidade de vida melhor Leifert explica tô vendo eles também queriam animais como Patos e galinhas e cultivam vegetais e ela lamenta o que está acontecendo no país podendo ter muita coisa a parte do povo está sofrendo e muito não tem culpa pelo passado eu vejo devastação raiva falta de esperança é o que me a gente está enfrentando em um linha aqui é preguiçoso é a nota dez dias eu pergunto se o povo dela significa apenas os brancos e que és sim a culpa é da política do governo de empoderamento dos negros em dez contra um
bom então são essas cabanas que eles constroem para as famílias que chegam a gente vê que são condições muito melhores do que os acampamentos com casas de lata com casas de placas de Ferro são cabanas feitas de madeira não são luxuosas mas são dignas é tudo muito limpo tudo muito organizado e a gente vai mostrar como é que é lei se nos mostra orgulhosa o interior da cabana explica que cada família tem apenas um ano para morar ali até que começar a vida Pai perguntou se ela aceitaria um membro na fazenda ela responde que poderia
indicar a assistência do governo a uma família negra mas que no projeto social dela não há lugar para eles pergunto se isso não é segregação e é esse daqui mas é o governo que queria segregação um por mês que impedem brancos de conseguir empregos e é de 30 anos garante que já foi milionário Antes de morar na fazenda Ele conta que passou seis meses nas ruas e isso era somente dois anos eu tinha uma casa de dois andares 44 carros dinheiro no banco que é de tudo ele disse que já chegou a ter um salário
de mais de 40 mil reais mas alguns anos foi demitido e nunca mais conseguiu trabalho esse não era o Rei Cold para o Freio que eu the income o argumento é que são branco e que a empresa precisa agradar ao governo para conseguir ponto de acordo com a política pública e conseguir fazer negócios e fabricantes em Deus padre pela sua filha a way nos leva até acabando Onde está alojado com a família ele lembra que só a garagem da antiga mansão gera mais espaçosa que o novo lugar então ele disse que as crianças nasceram na
riqueza morava numa casa grande agora esse aqui é o quarto dele e da esposa que tá fora no momento e esse aqui é o quarto das crianças que a gente vai ver e ele reclama principalmente que elas têm que dividir uma cama para poder dormir estou pagando o preço pelas coisas que meu pai e meu avô fizeram lá atrás esse poder também do próximo E aí o centro de Joanesburgo dezenas de moradores de rua aguardam para tomar um banho nesse trailer com chuveiros móveis a ação social organizada pela Igreja Universal da África do Sul oferece
as pessoas também um kit de higiene pessoal e roupas novas com o novo homem diz o rapaz que acabou de sair do banho e ele é estranha a presença de um branco entre eles é Curtis vítima de um AVC também é morador de rua e ele só fala africânder a língua da minoria Branca Helena também mexi os melhores o Bispo Marcelo Pires líder da igreja na África chegou ao país em 1994 ele também está surpreso que nós estamos vivendo aqui é algo que é completamente fora do Imaginário um branco sentado com ler Unidos na dor
do desespero não isso é completamente fora da nossa imaginação o branco jamais precisou mendigar Por que a prioridade do governo era o branco hoje a prioridade do governo se tornou o país e porque o branco e está na minoria e o negro está na maioria o negro continua sofrendo muito diante dessa realidade no país a Igreja Universal Estendeu o trabalho de doação de cestas básicas ao o uso onde vivem os brancos e voluntários e pastores pela primeira vez chegam ao local que mostramos no início da reportagem de forma que eu estou muito acostumado a em
lugares como esse e até piores do que é e mais se eu nunca vi pessoas é os brancos né vivendo nessa resposta quem era elitizado Já desceu mas desceu muito rápido para o ruim e quem já estava ruim ficou pior a E agora tem integrantes da Igreja Universal negros eu tive imagem entregando comida para um branco isso simbolicamente no país de segregação racial passada também tem um peso muito forte isso é em evolucionário É porque no tempo de uma patente e o branco na sua maioria não ajudava o negro ah e hoje o negro ajuda
o banco ser revolucionário olha só que interessante Bispo Marcelo Pires está conversando aqui com algumas das integrantes da Igreja Universal aqui na África do Sul são todas nascidas depois do fim do apartheid ele perguntou eras como é que você se sente em vendo essa situação Vocês que são negras que tem manter passado que passaram tanto sofrimento agora entregando ajuda para Famílias brancas Miseráveis elas falaram seguinte importante para a gente é trazer esperança para essas pessoas independente da cor da pele e num país marcado pela segregação racial essa jovem se espanta com o ato que está
participando esse mais nada sem a minha voz tivesse viva não iria acreditar e faz voluntária segue pelas ruas distribuem alimentos inclusive para brancos que um dia também fizeram parte do Apartheid e ajuda é bem-vinda essas cenas não sejam tão fortes se fosse em um lugar diferente da África do Sul [Música]